News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 28/09

Started by Bruno3429, 28 de September de 2017, 08:28

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guerreiros do Minho embalados pelo sabor das vitórias
Paulo Machado

O triunfo alcançado pelo SC Braga, há duas semanas, na Alemanha, permitiu o embalo para um ciclo de vitórias que garante uma almofada de conforto aos Guerreiros do Minho na abordagem ao jogo de hoje com o Istanbul Basaksehir. Mas Abel Ferreira já alertou que pretende somar, o mais rápido possível, dez pontos nesta prova, perspectivando os dois jogos em casa que se seguem.

Os dados apresentados pelas duas equipas fazem a balança pesar para o lado dos bracarenses. No campeonato, os Guerreiros do Minho ocupam o quinto lugar, enquanto os turcos estão na sexta posição. Na Liga Europa, os bracarenses arrancaram com uma vitória no reduto do Hoffenheim (Alemanha) enquanto o Basaksehir não foi além de um empate caseiro diante do Lodugorets.

Na formação turca, há a registar ainda a ausência de Adebayor — a grande estrela da equipa — que está lesionado e não faz parte dos convocados. Porém, outras figuras emergem na equipa de Avci, com destaque para Mossoró e Júnior Caiçara, dois brasileiros que conhecem muito bem a realidade do futebol português. No caso de Mossoró, é o regresso de um jogador que deixou marcas em Braga, directamente ligado ao período de maior ascensão do clube minhoto e fez parte da equipa que esteve na final da Liga Europa em 2011.

Abel ferreira: "Queremos fazer dez pontos o mais rápido possível"

Trabalho de casa está feito. A garantia é de Abel, revelando um profundo conhecimento sobre o potencial do adversário que o SC Braga enfrenta esta noite. "Tenho de dizer que vai ser uma tarefa difícil, uma equipa que criou muitos problemas ao Sevilha, três vezes campeão da Liga Europa, que disputou uma pré

-eliminatória da Liga dos Campeões, que empatou 2-2 em sua casa e teve uma bola no ferro aos 90 minutos. Foi vice-campeã da Turquia, foi ganhar a casa do Fenerbahçe e tem jogadores experientes, de qualidade, como Clichy, Visca ou Adebayor", descreveu o técnico da equipa minhota.

O contexto deste jogo "é grande dificuldade" mas o objectivo é claro: "queremos passar a fase de grupos, fazer 10 pontos o mais rápido possível. E para isso temos de jogar para vencer. Sabemos o que temos de fazer e estamos preparados para uma batalha difícil. Vai requerer da nossa parte o melhor de nós para levar de vencido o nosso adversário", salientou.

Do lado do SC Braga, a confiança aumentou com os recentes resultados. "Esta equipa está confiante, mas realista.  Em 50 por cento dos jogos sofremos golos primeiro, mas prefiro valorizar a capacidade da equipa, o carácter que temos, o espírito de luta pela vitória em todos os jogos até ao último segundo. Não controlamos os resultados, mas controlamos as capacidades individuais e colectivas", apontou Abel.

"Temos de pensar num jogo de cada vez e o mais importante é o de amanhã [hoje]. Temos de respeitar o adversário, temos de manter o equilíbrio emocional e ter consciência das dificuldades que vamos ter. Queremos, também, lutar pelos três pontos em todos os jogos", adiantou ainda o treinador dos Guerreiros do Minho. Abel alertou ainda para potencial económico do Istambul. "É uma equipa que tem crescido muito, se quiser ir buscar algum jogador para Braga não tenho como fazê-lo e se for o contrário conseguem vir buscar jogadores ao Braga", comparou Abel Ferreira.

Correio do Minho

JotaCC

Se não podes comprá-los tenta vencer na mesma
Capacidade de virar resultados surge da crença dos jogadores

O técnico do Sporting de Braga, Abel Ferreira, puxou pela questão das diferenças entre os dois clubes ao nível financeiro, para realçar as dificuldades que admite a sua equipa terá hoje (20.05 horas, SportTV1), na rece- ção ao Istambul Basaksehir, no jogo da 2ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Técnico do Braga realça o crescimento do adversário turco e a sua grande capacidade de investimento
"O Basaksehir é um clu- be que tem crescido muito nos últimos anos e possui uma grande capacidade de investimento. Se eu quiser, não consigo ir contratar ne- nhum jogador do Ba- saksehir para o Braga. Mas já o contrário seria bem mais fácil e eles podiam vir aqui e levar jogadores. Isso diz tudo sobre a grande qualidade desta equipa e das dificuldades que vamos ter para tentar vencer", afir- mou ontem o técnico do Braga, na antevisão do jogo.
Abel Ferreira deixou for- tes elogios ao Basaksehir, mas frisou a vontade de vencer na receção aos tur- cos. "Vai ser uma tarefa difí- cil. Esta equipa criou muitos problemas ao Sevilha, no play-off da Liga dos Campeões e isso demonstra bem a qualidade do nosso adversário. No ano passado foi vice-campeão da Turquia e há pouco tempo foi ganhar a casa do Fenerbache. O capitão da equipa é um jogador experiente e com muita qualidade, tem muitos internacionais, ou seja, há todo um contexto de grande dificuldade", considerou o técnico do Sporting de Braga.
Apesar de a sua equipa ter entrado da melhor forma na fase de grupos (triunfo por 2-1, na Alemanha, frente ao Hoffenheim), Abel Ferreira considera que a tarefa braguista continua complicada, mas o objetivo de qualificação mantémse. "É verdade que nos calharam adversários difíceis, mas o nosso objetivo é muito claro: passar a fase de grupos e fazer 10 pontos o mais rápido possível", orientou, confiante. "Queremos vencer este segundo jogo e sabemos o que temos de fazer. Estamos preparados para mais uma batalha, que será difícil e requer o melhor de nós para vencer este adversário", acrescentou o treinador arsenalista.
"A equipa está confiante, mas realista. Sabe que o jogo só termina quando o árbitro apita. Temos tido a vicissitude de entrar no jogo e em muitos casos sofrermos golo primeiro. Mas prefiro valorizar a qualidade que esta equipa tem, de lutar em todos os jogos até ao último segundo. Não controlamos o resultado, controlamos as nossas tarefas individuais e coletivas e é isso que temos de fazer, em busca de lutar até ao último segundo para vencer", concluiu.


Paulinho diz ter o objetivo de ir à seleção

Melhor marcador do Braga, numa das mais bem conseguidas contratações da época, Paulinho assumiu ontem o objetivo de chegar à seleção. "Sonho é para qualquer jogador. Estando no Braga, a jogar e a marcar, claro que é um objetivo chegar lá", disse o ex-avançado do Gil Vicente. "Trata-se de uma seleção campeã europeia, tem jogadores fantásticos, o melhor do mundo, mas claro que é um objetivo e é para isso que estou a trabalhar", acrescentou. Escolhido para falar sobre o jogo com os turcos, mas sem autorização para abordar a polémica da semana passada com Samaris, Paulinho prometeu, para hoje, "ajudar a lutar pelo triunfo", perante o Basaksehir.


Ecos da pedreira

Jefferson de volta
●O técnico do Braga convocou Jefferson para a receção ao Basaksehir. O lateral cedido pelo Sporting ficou de fora da deslocação a Tondela, na última jornada da Liga (vitória por 2-1), mas está de volta. A convocatória tem 20 jogadores, pelo que dois vão ficar na bancada.
Mossoró feliz por voltar
●Médio brasileiro está de regresso a Braga e mostrou-se "feliz" pelo reencontro. No entanto, vincou a vertente profissional da visita. "Queremos vencer. Sabemos que vai ser difícil, mas estamos preparados para fazer um grande jogo aqui", disse Mossoró.
Adebayor falha jogo
●O avançado Emmanuel Adebayor está lesionado e falha o jogo com o Braga. O técnico do Basaksehir confirmou a baixa do togolês. "Esperemos que recupere para a liga turca, porque é um jogador importante. Mas queremos na mesma vencer", disse Abdullah Avci.

JN

JotaCC

ABEL MANTÉM LUTA DOS MILHÕES
Treinador do Braga pegou na capacidade financeira do Basaksehir para evidenciar a qualidade do adversário desta noite

Abel Ferreira recordou que o orçamento do Basaksehir é bastante superior ao do Braga, mas definiu o "objetivo da vitória" para atingir o mais rapidamente possível a "meta dos 10 pontos" no grupo

Discurso prudente de Abel Ferreira, que se agarrou novamente ao poder financeiro dos clubes para cimentar a ideia de que o jogo de hoje, frente aos turcos do Basaksehir, será "bastante complicado". "Vamos defrontar um clube que tem crescido muito nos últimos anos e que tem uma grande capacidade de investimento. Se eu quisesse, não conseguiria contratar nenhum jogador do Basaksehir para o Braga, mas se fosse ao contrário já seria bem mais fácil... E isso diz tudo sobre a grande qualidade do nosso adversário", começou por afirmar.
Apesar do "otimismo" e "crença na vitória", o treinador do Braga sublinhou, por mais do que uma vez, o "contexto de grande dificuldade" que a sua equipa vai encontrar no jogo desta noite, dando força à opinião expressa por Stojiljkovic, em entrevista a O JOGO, de que a partida de hoje será bem mais complicada do que a recente visita a Hoffenheim que terminou com um triunfo histórico dos arsenalistas. "Mais do que concordar com ele, tenho de dizer que vamos ter pela frente uma tarefa difícil. Esta equipa criou muitos problemas ao Sevilha [no play-off da Liga dos Campeões]; empataram fora (2-2), num jogo em que tiveram uma bola no ferro, aos 90 minutos, que lhes daria o apuramento para a Champions. O Basaksehir foi vice-campeão da Turquia, a quatro pontos do Besiktas, e ainda recentemente venceu na casa do Fenerbahçe. É uma equipa com jogadores experientes e de grande qualidade, como Clichy, Adebayor, Visca ou ainda o seu capitão [Emre]", acrescentou.
Mesmo com tantos elogios ao adversário,o objetivo é "claro" e passa por somar "uma vitória".

Treino matinal e regresso à tarde
O plantel do Braga treinou ontem de manhã. Ao final da tarde, foi a vez da equipa do Basaksehir experimentar o relvado do Estádio Municipal, já depois da conferência de imprensa de Mossoró e do técnico Abdullah Avci.



JEFFERSON JUNTA-SE À LISTA

Sem novidades no que diz respeito aos lesionados (Marafona e Wilson Eduardo continuam indisponíveis), Abel Ferreira limitou-se a acrescentar o nome de Jefferson (na foto), que tinha ficado de fora com o Tondela, à lista de convocados para o jogo de hoje. Sendo assim, foram chamados 20 jogadores para o confronto com o Basaksehir, tendo sido necessário riscar, por opção, apenas dois dos inscritos na UEFA: Bruno Viana e Robert Muric, que continua por estrear em jogos oficiais.



MOSSORÓ AGRADECE "CARINHO"

Mossoró regressou finalmente a Braga e começou por agradecer, na sala de Imprensa, o "carinho" que sempre recebeu dos adeptos do Braga. "A equipa em que eu joguei é totalmente diferente desta. Nós estivemos dois anos a formar uma base forte para atacar o campeonato e a Europa. Agora, esta equipa ainda tem muito chão para crescer. O Braga está mais forte agora do que no início da época, estão num bom momento, como ficou provado com a vitória na Alemanha",recordou o brasileiro, que hoje será titular na equipa do Basaksehir. Quem não jogará é Adebayor, uma vez que a principal estrela da equipa turca não foi convocada para o jogo de hoje devido a lesão.


Paulinho não se intimidou
Avançado já se transformou na principal referência do ataque do Braga. A Seleção é um objetivo

"O facto de ter vindo da II Liga nunca me fez sentir inferior"
Paulinho Avançado do Braga


Paulinho é o melhor marcador da equipa, com cinco golos, e não esconde que, estando num clube como o Braga, o desejo é representar Portugal. Para já, quer dar continuidade ao excelente arranque

Aos 24 anos, e depois de cinco passados na II Liga ao serviço do Trofense (uma época) e Gil Vicente, Paulinho deu finalmente o salto para o Braga no último verão. A história recente do avançado é mais ou menos conhecida: começou a temporada no final da lista de opções de Abel Ferreira para o ataque – nem sequer foi inscrito para a pré-eliminatória frente ao AIK Estocolmo –, mas aproveitou a saída de Rui Fonte, primeiro, e de Stojiljkovic, depois, para ter a oportunidade por que tanto esperava. O resto seria, no plano teórico, a parte mais complicada do processo: corresponder às expectativas com golos e boas exibições. E Paulinho conseguiu. "A verdade é que o facto de ter vindo da II Liga nunca me intimidou ou me fez sentir inferior. Trabalhei sempre para ser opção, para jogar, ser alguém em quem o treinador confiasse. Ele deume a oportunidade, agarrei-a, mas agora tenho de continuar a trabalhar, até porque ainda não conquistei nada", afirmou o melhor marcador da equipa, com cinco golos.
Os objetivos individuais estão bem altos e, por incrível que pareça, uma chamada à Seleção Nacional é agora mais do que apenas um "sonho" distante para o avançado. "Sinto que estando num clube comooBraga,ondejogoemarco golos, a Seleção passou a ser um objetivo. Não é fácil... Somos os campeões da Europa, temos jogadores fantásticos, um deles é o melhor do mundo, mas vou trabalhar para lá chegar", explicou.
Sobre o jogo de hoje, Paulinho não considera que o Braga tenha vantagem pelo seu passado nas competições europeias. "Eles estão recheados de bons jogadores, internacionais, e se nesse aspeto houver vantagem será para eles...", rematou.

O JOGO

JotaCC

Minho e Turquia cruzam caminhos
Sp. Braga recebe o Istambul Basaksehir, V. Guimarães visita o Konyaspor na 2.ª ronda da Liga Europa

Sp. Braga e V. Guimarães, principais bastiões minhotos, batem-se hoje com os turcos do Istambul Basaksehir e do Konyaspor, respectivamente, na 2.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, palco que assistiu à estreia retumbante dos "guerreiros" e viu uma pequena amostra do que os "conquistadores" podem alcançar neste regresso à UEFA.
Mais rotinado — vão para a terceira participação consecutiva na fase de grupos da prova —, o Sp. Braga volta à "Pedreira" com a ambição de chegar rapidamente aos dez pontos, marca assumida pelo treinador Abel Ferreira para tentar repetir o trajecto recente (quarto-de-final) sob o comando de Paulo Fonseca. Líderes destacados do Grupo C, os bracarenses surgem catapultados pela importante vitória na Alemanha, frente ao Hoffenheim, mas exibem naturais cautelas, até porque o plantel dos turcos impõe respeito (com nomes com Gael Clichy, Edin Visca ou Adebayor).
Abel Ferreira, que recuperou e convocou o lateral-esquerdo Jefferson, sublinha as diferenças orçamentais: "Se o Sp. Braga quisesse contratar algum jogador do Basaksehir, não teria capacidade financeira para o conseguir", alerta.
Mais assertivo, apesar de pisar terrenos pouco familiares, o treinador do Vitória apresenta-se em Konya consciente de estar perante um desafio "importante", mas que não classifica de "decisivo", o que o leva a "manter a filosofia" de conquista vitoriana.
Pedro Martins está atento ao discurso do treinador do Konyaspor: atacar os pontos fracos do V. Guimarães soa a provocação, especialmente quando existe a questão do guarda-redes, com Miguel Silva a assumir a titularidade da baliza na sequência da lesão de Douglas.
O empate caseiro frente ao Salzburgo obriga a cuidados redobrados nesta incursão a territórios otomanos, o que nesta jornada promove ainda uma rivalidade paralela, com as duas formações do Minho a verem quem consegue roubar pontos aos turcos.

PUBLICO

Pé Ligeiro

BRAGA DERROTA O BASAKSEHIR
Mais nervos, mais suor... e mais três pontos

E vão duas vitórias e seis pontos na Liga Europa para o Braga, que depois de vencer por duas bolas a uma em Hoffenheim repetiu o resultado em casa frente ao Basaksehir. Um duelo muito dividido acabou por pender para os bracarenses graças a golos de Hassan e Fransérgio, tendo o segundo surgido bem perto do apito final.

Alguns dos nomes que o Basaksehir trazia ao Municipal de Braga não davam margem para dúvidas. A equipa pode ainda não ser uma potência do futebol europeu, mas há talento de sobra no plantel. Pela defesa andavam Clichy e Manuel da Costa, em zonas ofensivas Mossoró, Elia ou Visca. De braçadeira à vista surgia Belözoglu Emre. Esse mesmo, que em tempos vestiu a camisola do Inter e que agora, aos 37 anos, continua a espalhar classe na Turquia (e hoje fê-lo na Pedreira).

Abel Ferreira não apresentou surpresas de maior, mas ainda assim optou por manter Hassan na frente e Dyego Sousa no banco, promovendo ainda a entrada de Ricardo Ferreira para o lugar de Rosic. João Carlos Teixeira e Ricardo Esgaio surgiam, a partir das alas, como as principais fontes de criação, mas o esquema acabaria por ter mudanças forçadas ainda cedo.

Mesmo a jogar em casa, a equipa minhota não fez questão de assumir o jogo desde cedo. Aliás, o Basaksehir parecia mesmo trocar a bola com bastante facilidade no arranque da partida, embora enfrentando dificuldades no último terço. O Braga ia sondando, esperando pela ocasião ideal para irromper pelo ataque fora. Ainda antes da passagem dos 20 minutos, uma contrariedade para Abel: Sequeira foi forçado a sair por razões físicas e Xadas foi lançado para o lugar de Esgaio, que recuou para a defesa e arrastou Goiano para a lateral esquerda.

Classe de um jovem e de um trintão

Coincidiu o ajuste de posições com o crescimento da equipa minhota em campo. O Braga começava a conseguir ultrapassar a barreira criada por Emre e Inler no meio-campo defensivo e o talento de alguns guerreiros começava a ver-se em campo. João Carlos Teixeira, desde logo, quis brilhar: numa bela jogada individual, a trabalhar pelo meio perante vários adversários, arranjou espaço para servir Hassan de bandeja e o egípcio agradeceu com o 1x0.

Durou apenas dois minutos a vantagem bracarense, até que Emre dispôs de um livre depois de uma falta de Raúl Silva sobre Mossoró. E mostrando que a idade não retira talento, o experiente médio bateu na perfeição e a bola só parou no fundo das redes de Matheus, que nada podia fazer. O resultado ficava repartido e o jogo também, fazendo com que o intervalo chegasse com a sensação de que a segunda parte poderia vir a coroar qualquer uma das equipas.


No suspiro final... Fransérgio

Podia pender para qualquer lado, mas durante muito as duas equipas pareceram satisfeitas com a divisão de pontos. O emblema turco voltou a entrar melhor no arranque da segunda parte mas não conseguia criar lances de real perigo e o Braga voltava a parecer não sentir a necessidade de impôr um ritmo frenético ao jogo.

Parecia mesmo estar destinado um ponto a cada equipa, mas antes do apito final haveria tempo para gritos de alegria em Braga. Uma bola longa para a área da equipa turca encontrou a cabeça de Fransérgio e o médio não perdoou. Um golo em cima do final do encontro que pendeu a balança para a equipa da casa depois de um jogo muito dividido.
ZERZERO
BRAGA SEMPRE MAIS!