News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/08

Started by JotaCC, 27 de August de 2017, 12:54

Previous topic - Next topic

JotaCC

Abel Ferreira: "Temos enorme vontade de desafiar este forte adversário"
O início da temporada está a ser positivo, considerou Abel Ferreira na antevisão da partida desta noite com o FC Porto, mas lembrou que neste momento isso não conta para praticamente nada, porque se a equipa quiser algo desta partida, terá que se mostrar em campo.
O treinador do Sporting Clube de Braga começou por lamentar o facto de a sua equipa ter tido muito pouco tempo para preparar esta recepção ao FC Porto, uma vez que se encaminha para o seu sétimo jogo no espaço de um mês. Aliás, os bracarenses tiveram apenas dois dias para preparar este duelo com os dragões, depois de uma eliminatória europeia. E tudo isso acaba por fazer mossa e conta muito. E Abel referiu isso mesmo.

"Tivemos apenas dois dias para preparar este jogo e o primeiro, na sexta-feira, foi para recuperar da partida de quinta [da Liga Europa, com o FH Hafnarfjördur]. Só hoje trabalhámos o plano de jogo", afirmou o técnico, na conferência de imprensa de antevisão da partida, acrescentando que, no entanto, a sua equipa vai jogar para tentar ganhar o jogo: "não gosto de arranjar desculpas, acho que as vitórias motivam, o primeiro grande objectivo da época foi conseguido e isso motiva os jogadores. Quero que a equipa entre com alegria, dinâmica e vontade de desafiar este adversário que é forte".

Abel Ferreira elogiou o adversário - "porventura o FC Porto mais forte dos últimos dois, três anos" - e também o técnico portista "uma pessoa muito competitiva e que quer vencer". "É uma pessoa que admiro pela história de vida que teve, era eu apanha bolas do Penafiel que, na altura, tinha três jogadores do FC Porto emprestados, o Jorge Costa, o Reisinho e o Sérgio Conceição. Do meu grupo de amigos todos gostavam do Reisinho, que tinha um talento incrível, mas eu era do Sérgio, pela determinação, raça e pela luta. Até esperava que ele chutasse para fora para eu as ir buscar", lembrou.
Quanto ao jogo, e apesar dessa admiração por Sérgio Conceição, o treinador arsenalista afirmou estar à espera de "duas equipas em busca da vitória e o SC Braga seguramente fiel à sua identidade, sempre com os olhos posto na baliza do adversário", para tentar provocar estragos e surpreender um FC Porto muito motivado.

Abel Ferreira abordou ainda este início de temporada, em que o SC Braga tem sete jogos disputados com 13 golos marcados e cinco vitórias, um saldo que considera muito positivo, mas que neste momento acaba por ser irrelevante para esta partida.

"O início desta época está a ser muito positivo: temos sete jogos disputados, 13 golos marcados, cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota. No futebol a memória é curta, mas temos que a ir avivando para se conseguir equilibrar a balança. Alguns desvalorizaram o FH Hafnarfjördur, mas recorde-se que o Portugal campeão europeu empatou com a Islândia", disse.
O SC Braga recebe hoje o FC Porto, a partir das 20.15 horas, num duelo que se disputa no Estádio Municipal de Braga, com arbitragem de Carlos Xistra.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Abel é a voz da confiança minhota



Garantido o primeiro objetivo da época, com a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa, o Braga volta a centrar o foco na Liga. Abel Ferreira lamentou só ter tido "dois dias para preparar o jogo" com o F. C. Porto, mas mostra-se confiante em travar o ciclo triunfal dos dragões. "Não gosto de arranjar desculpas. O primeiro grande objetivo da época foi conseguido e isso motiva os jogadores. Quero que a equipa entre com alegria, dinâmica e vontade de desafiar este adversário, que é forte", explicou o técnico arsenalista, prometendo uma conjunto "fiel à sua identidade e sempre com os olhos posto na baliza do adversário". Para bater o F. C. Porto, Abel Ferreira considera fundamental que os jogadores estejam "nos níveis de concentração e ambição máximos durante todo o jogo, assentes numa organização defensiva e ofensiva". No final, deixou um aviso aos dragões. "O adversário está confiante, mas vai apanhar um Braga também muito confiante", frisou.


"Gverreiras" prometem colorir as bancadas

Desde o início da época que o Braga conta com um grupo organizado de adeptos 100% feminino. "As Gverreiras" são a primeira claque feminina legalizada em Portugal e prometem fazer a diferença nas bancadas. Hoje, estreiam-se em jogos grandes, na receção ao F. C. Porto.
"Juntamente com uma colega [Aurora], optei por formar uma claque só de mulheres para apoiar o Braga. Começámos a reunir apoios antes da época começar, tivemos a aceitação do presidente e acabámos por nos legalizar. Somos um grupo de mulheres que, pelo amor e garra que ao Braga, pretendemos fazer a diferença", explica Maria Graça, Gena para os mais chegados. "Temos cerca de 90 associadas, entre os 10 e os 80 e tal anos, e muita mais gente para entrar. Queremos apoiar o Braga e fazer de cada jogo uma festa", garante e já com o jogo frente ao F. C. Porto no pensamento. "Esperemos marcar a diferença na bancada e ajudar Braga a vencer. Vamos ganhar 2-0", finalizou, confiante.

JN

JotaCC

FALHAS DE CONCEIÇÃO ERAM ALEGRIA DE ABEL
BRAGA Treinador revelou admiração pelo adversário de hoje, que mantém desde os tempos em que era apanha-bolas no Penafiel. Também houve elogios para o grande momento do FC Porto

"Vamos defrontar o melhor FC Porto dos últimos dois ou três anos..."
Abel Ferreira Treinador do Braga

Já houve um tempo em que Abel ansiava pelos remates falhados de Sérgio Conceição. Hoje, espera que ele volte a falhar, para que o Braga consiga dar sequência à "boa série de resultados"


Abel Ferreira recordou o tempo em que era apanhabolas de Sérgio Conceição, no Penafiel, e a admiração pelo adversário de hoje

Ano de 1993. Abel Ferreira contava 15 anos, Sérgio Conceição já tinha 19. O agora treinador do Braga aprendia nas camadas jovens do Penafiel, enquanto Conceição, no seu primeiro ano como profissional, acabou emprestado pelo FC Porto ao clube duriense. A admiração de Abel pelo seu adversário de hoje vem desses dias. "Na altura, eu fazia de apanha-bolas nos jogos do Penafiel. O FC Porto tinha-lhes emprestado três jogadores: o Jorge Costa, o Reisinho, que era um talento, e o Sérgio Conceição. Os meus colegas gostavam todos do Reisinho, mas eu preferia o Sérgio, pela luta, raça e entrega. Nos jogos, até ficava à espera que ele falhasse os remates para ir buscar as bolas... Já lhe disse isto pessoalmente: é uma pessoa que admiro muito pela sua história de vida, por tudo o que passou. Aprendi a admirá-lo, superou os obstáculos e hoje sente-se orgulho daquilo que fez. Vim para o Braga e ele ajudou-me numa fase em que a equipa B estava numa situação complicada. Convivi come lede for mamais próxima nessa época [2014/15]. É uma pessoa muito competitiva e que gosta de vencer. Mas eu também adoro vencer", recordou.
Contada a história, ficou o "gosto de vencer", que Abel Ferreira quer ver transportado para o confronto desta noite, mesmo que o tempo de preparação, por via da última partida europeia, tenha sido "curto". "O primeiro dia foi de recuperação e só hoje [ontem] é que preparámos este jogo", explicou. "Apesar disso, vamos lutar pela vitória com todos os nossos recursos, desde o primeiro até ao último segundo."
Isto apesar de considerar que vai defrontar"o melhor FC Portodos últimos dois ou três anos "."É uma equipa organizada, confiante e muito bem orientada. Desta vez, iremos dividir mais o jogo. E temos de estar com os níveis de concentração e ambição no máximo. É importante, frente a equipas teoricamente mais fortes, estar preparado para todos os momentos do jogo. Eles estão confiantes, mas nós também estamos. Não gosto de arranjar desculpas [aludindo aos poucos dias de preparação], porque as vitórias como a da última quinta-feira motivam os jogadores. Conseguimos o primeiro grande objetivo, os jogadores estão motivados e espero que a equipa entre com alegria, dinâmica e vontade de desafiar um adversário forte", rematou.


Final feliz como nas histórias

Quatro das cinco vitórias obtidas pelo Braga, esta época, foram alcançadas com reviravoltas no resultado. O assunto não preocupa Abel Ferreira, ainda que esse seja um aspeto a evitar no jogo de hoje, tendo em conta o poderio do FC Porto. "Os jogos de futebol têm 90 minutos, não têm 45. O importante, como nas histórias, é que o final seja feliz. Temos 13 golos marcados em sete jogos. Ainda no último falhámos várias oportunidades... O importante é que os jogadores saibam lidar com as adversidades que encontram", afirmou.


ERICK VAI ESTAR HOJE NA PEDREIRA
Concluído o negócio com o Náutico, o extremo brasileiro já estará hoje em Braga para assistir ao jogo com o FC Porto

Negócio fechado. Erick está confirmado como o mais recente reforço do Braga. O extremo brasileiro, que também pode jogar como segundo avançado, viajou ontem à noite para Portugal e hoje já estará no Estádio Municipal para assistir ao confronto com o FC Porto. A confirmação chegou pela voz do seu empresário, Guilherme Cavalcanti. "Estamos a preparar a viagem. Vamos direto para Portugal e no domingo [hoje] já acordamos lá. Num primeiro momento, ficarei lá com o Erick, mas a família vai juntar-se depois para que ele se adapte mais rapidamente", contou. Erick, uma das principais revelações da série B brasileira, vai custar 650 mil euros ao Braga, que terá de pagar mais 175 mil euros assim que o jogador cumprir dez jogos pela equipa principal. Nesta negociação, o Náutico garantiu ainda 15% de uma futura venda.


O MESMO SISTEMA MAS COM HASSAN

Apesar da "qualidade" do FC Porto, Abel Ferreira não admite prescindir da utilização de dois avançados, ainda que vá oferecer a titularidade a Hassan em detrimento de Stojiljkovic. "Os jogadores acreditam nesta ideia de jogo e não fazia sentido mudar, até porque tivemos poucos dias para preparar esta partida. Respeitamos todos os adversários da mesma forma. Se calhar, vamos ter de dividir mais o jogo, vamos defender mais... Mas não vamos mudar", afirmou Abel Ferreira, que, na convocatória, trocou o castigado Dyego Sousa pelo lateral Sequeira.


Miguel Pedro

Porquê nomear Carlos Xistra para este jogo difícil?
Carlos Xistra tem sido o árbitro com maior exposição mediática neste início de época, que não lhe está a correr nada bem

1 Contra o Aves, conseguimos a nossa quinta vitória nos sete jogos disputados até à data. Mas, para além da importância da vitória (e dos pontos amealhados), este jogo, para mim, revelou outros aspetos de igual importância. Desde logo, salientar o facto de, pela primeira vez, o SC Braga não ter "oferecido" a primeira parte ao adversário. Bem pelo contrário, contra o Aves, a primeira meia hora de jogo foi de grande qualidade, com excelentes movimentações ofensivas e muita noção e empenho tático. O que pode até estranhar o adepto mais desatento, pois neste jogo foram estreados dois laterais a titulares e nova dupla atacante. Mas cumpriram e de que maneira. Principalmente Goiano, jogador cuja entrega ao jogo eu muito aprecio e que é dotado de um "pulmão" aparentemente inesgotável. Abel Ferreira explicou no final que o "seu" Braga não tem titulares nem suplentes, nem existe, sequer, a noção de fazer equipas em modo de poupança. O que existe são jogadores que formam um plantel coeso e que terão de assimilar uma só ideia (e estratégia) de jogo. Depois, jogarão os que estiverem em melhores condições ou os que se enquadram melhor naquilo que éo o jogo e o adversário. Fez-me lembrar o Paulo Fonseca...

2 Continuando a sua senda vitoriosa, o SC Braga acabou por carimbar o passaporte para a fase de grupos da Liga Europa, pela terceira época consecutiva. Ganhamos aos islandeses com nome impronunciável, mas – sejamos sinceros – num dos piores jogos da época (talvez o pior). Mas, pondo de lado as fraquezas de novo evidenciadas pela equipa, cumpre salientar os seus pontos fortes: o espírito lutador dos jogadores que, de novo, conseguiram recuperar de duas situações de desvantagem, uma dupla de avançados que se tem mostrado eficaz e perigosa para os adversários e uns adeptos fervorosos e incansáveis no apoio à equipa, que se intensificava sempre que estávamos em desvantagem. Por tudo isso, temos de nos sentir orgulhosos.

3 Segue-se, hoje, o jogo contra o FC Porto. E, a este respeito, só posso falar sobre a nomeação de Carlos Xistra para arbitrar este clássico. Penso, sinceramente, que foi uma escolha do CA totalmente desprovida de bom senso. Passo a explicar: Carlos Xistra tem sido o árbitro com maior exposição mediática neste início de época, o qual não lhe está a correr nada bem. Basta lembrar o golo (mal) anulado a Ricardo Horta no jogo da Luz (com a inacreditável cumplicidade do videoárbitro e da Benfica TV), o péssimo jogo que fez na segunda jornada no jogo Estoril-V. Guimarães (com prejuízo do nosso rival geográfico) ou um polémico penálti marcado no último minuto do jogo Feirense-Paços Ferreira. Porquê nomear Xistra para este difícil Braga-FC Porto? Parece até que, na nossa arbitragem, não há mais árbitros com qualidade para o jogo. É, por isso, uma má decisão do CA, com prejuízo para a arbitragem e, até, para o próprio árbitro, que talvez agradecesse um período de menor exposição até que as coisas melhorassem para ele. Esperemos, apesar de tudo, que faça uma boa arbitragem...

O JOGO

JotaCC

FUT. PRAIA: LUTA ACESA PELO TÍTULO

Sporting e Braga defrontam-se, hoje, na final da Divisão de Elite, que decidirá quem ergue o troféu Depois de duas vitórias expressivas, Braga e Sporting defrontam-se hoje, na final, para decidir quem é o campeão. Na primeira jornada os leões, detentores do título, venceram por 7-2 o Amigos, enquanto o Braga, equipa que se reforçou com alguns campeões mundiais, derrotou o Nacional por 5-0. Na segunda jornada, os leões bateram o Nacional por 7-4, enquanto o Braga impôs uma derrota pesada ao Amigos, por 6-1.
Na série de permanência/ descida da Divisão de Elite, o V.Setúbal conquistou a segunda vitória, por 10-8, frente ao Vila Franca do Rosário. Já o Belenenses venceu o CB Loures, por 6-4. Na Divisão Nacional, Leixões e Varzim garantiram lugar na final, assim como a promoção ao principal escalão, depois de vencerem Chaves e Benfica Caldas da Rainha, por 4-2 e 4-1.


Paulinho

Três dos cinco golos que o Braga fez ao HF foram do antigo jogador do Gil Vicente. Grandes jogos do ponta de lança português, a aproveitar bem a saída de Rui Fonte (belo negócio para Braga e Benfica esse). O Braga entra na fase de grupos da Liga Europa, mas sofrer três golos dos islandeses foi um bocadinho de mais. Há ali problemas defensivos a resolver...

O JOGO

JotaCC

CASILLAS FALA DO BRAGA E OS MINHOTOS RESPONDEM

Muito ativo nas redes sociais, Casillas destacou as dificuldades que o FC Porto vai encontrar hoje, num estádio que admira. "Temos uma saída difícil ante o Braga. Não me traz boas recordações jogar nesse campo... Esse sim, o estádio é precioso", escreveu no Twitter. Na mesma rede social, o Braga respondeu com fair play. "Iker Casillas, és sempre bem-vindo na Muralha dos Guerreiros. Que a sorte sorria à melhor equipa em campo. Até domingo."

O JOGO

JotaCC

Final entre Sporting e Sp. Braga

Sporting e Sp. Braga defrontam-se hoje (17.15 horas) naquela que será a grande final da Divisão de Elite, com direto na CM TV. Os campeões nacionais defrontam os campeões europeus na derradeira jornada da fase final, tendo ambas as equipas cumprido o pleno de vitórias até ao momento na Nazaré. Ontem, o Sporting bateu o Nacional, por 7-4, enquanto o Sp. Braga sentiu menos dificuldades para derrotar o GRAP/Pousos, por 6-1, com o francês Llorenç a bisar. Esta temporada, os Guerreiros do Minho levaram sempre a melhor sobre o rival, nomeadamente no embate nos 'oitavos' da Euro Winners Cup, quando venceram (3-2) rumo ao título europeu. Entretanto, Leixões e Varzim asseguraram a subida à Elite após baterem Chaves e CB Caldas, por 4-2 e 4-1, respetivamente, e discutem hoje (às 10h30) o título da Divisão Nacional. Também hoje ficarão a conhecer-se as duas equipas despromovidas da Elite, sendo que o Vila Franca está em grandes dificuldades.

RECORD

JotaCC

FIÉIS À IDENTIDADE COM OLHOS NA BALIZA
Abel Ferreira rejeita alterar princípios, mas admite que será preciso "dividir mais o jogo"

"ELES ESTÃO CONFIANTES, MAS O SP. BRAGA TAMBÉM ESTÁ. VAMOS ENTRAR COM VONTADE DE DESAFIAR O ADVERSÁRIO"

O facto de ter pela frente um FC Porto em grande forma não forçará Abel Ferreira a alterar os princípios da sua equipa. O técnico dos bracarenses tem plena confiança na estratégia montada para o ataque ao Dragão, pois sente o grupo em sintonia. "Os jogadores acreditam nesta ideia de jogo e não fazia sentido estar a trocar o que quer que seja, até porque tivemos poucos dias para preparar o encontro. Não fazia sentido mudar aquilo em que acreditamos, sabendo que vamos ter de dividir mais o jogo. Vamos defender mais. Teremos um Sp. Braga seguramente a ser fiel à sua identidade e com olhos postos na baliza do adversário", afirmou o treinador, que respeita os "adversários da mesma forma", mas admite que o desta noite "será diferente". "Temos de estar nos níveis de concentração e ambição máximos, e isso assenta numa organização defensiva e ofensiva. É importante, frente a equipas que na teoria são mais fortes, estar preparados para todos os momentos do jogo. Eles estão confiantes, mas o Sp. Braga também está. Queremos cumprir a nossa estratégia desde o primeiro minuto. Conseguimos o primeiro grande objetivo, os jogadores estão motivados e espero que a equipa entre com alegria, dinâmica e vontade de desafiar este adversário, que é forte", vincou Abel Ferreira.

Quatro reviravoltas
Esta época, o Sp. Braga já produziu quatro reviravoltas, mas isso é uma situação que não preocupa Abel. "Um jogo de futebol tem 90 e não 45 minutos. O importante, como nas histórias, é que o final seja feliz. Temos 13 golos marcados em sete jogos e neste último jogo é ver as oportunidades que falhámos. Temos de saber lidar com as adversidades. Porventura vamos defrontar o melhor FC Porto dos últimos dois ou três anos, mas cabe-nos procurar ser felizes", asseverou o treinador.


A admiração por Sérgio Conceição

Abel Ferreira não esconde a admiração por Sérgio Conceição desde que se cruzou com o agora treinador do FC Porto no Penafiel, onde o técnico bracarense jogava ainda na formação. "É uma pessoa que admiro pela história de vida que teve, por tudo o que passou. Na altura em que eu era apanha-bolas do Penafiel, eles tinham três jogadores emprestados pelo FC Porto. Eram o Jorge Costa, o Reisinho e o Sérgio. No meu grupo de amigos, todos gostavam do Reisinho, mas eu gostava era do Sérgio Conceição, pela sua luta, raça e entrega. Até ficava à espera que ele chutasse as bolas para fora. Vim para Braga e ajudou-me numa fase em que a equipa B estava numa zona próxima da descida. Convivi com ele de forma mais próxima nessa época [2014/15], é uma pessoa muito competitiva e que gosta de vencer, mas eu também gosto", afirmou Abel.


Paulinho testa inspiração

Se na Liga Europa já mostrou a sua veia goleadora, com três golos em apenas dois jogos, esta época no campeonato português Paulinho ainda não fez o gosto ao pé. O duelo com o FC Porto será a quarta oportunidade do avançado na Liga NOS, a segunda como titular, depois de ter sido lançado de início também diante do Aves, na última jornada.
Com 37 jogos realizados no principal escalão, a maioria ao serviço do Gil Vicente, Paulinho procura ainda estrear-se a marcar a um grande, ele que apenas soma dois golos na competição, nas épocas 2013/14 e 2014/15, diante de Marítimo e Académica, respetivamente.
Quanto ao onze, o técnico deve efetuar três alterações face ao duelo da Liga Europa. Fransérgio, Fábio Martins e Hassan são candidatos a ocupar os lugares de Danilo, Ricardo Horta e Stojiljkovic, até por uma questão de gestão física, uma vez que houve pouco mais de três dias para preparar o encontro de hoje.

RECORD