News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/08

Started by JotaCC, 13 de August de 2017, 09:24

Previous topic - Next topic

JotaCC

Abel Ferreira: "Somos o Braga e temos a obrigação de jogar para vencer"
O SC Braga recebe hoje o Portimonense, em jogo da 2.ª jornada da I Liga. À procura da primeira vitória no campeonato, depois do desaire na Luz (3-1), na ronda inicial, os Guerreiros do Minho vão partir com tudo para cima dos algarvios, a partir das 18 horas, no Estádio Municipal, prometeu ontem Abel Ferreira, na antevisão do encontro.
"Sabemos que temos a pressão do nosso lado, pela nossa grandeza, por jogarmos em casa, e por termos o objectivo de andar quatro primeiros lugares. O Portimonense tem uma boa equipa, um treinador muito experiente que conhece bem o futebol português, mas teremos de ser fortes e assumir o jogo, porque somos o Braga e temos obrigação de jogar para vencer", vincou o treinador arsenalista.
Com um discurso forte e sem papas na lingua, Abel Ferreira mostrou também ter a lição bem estudada para bater aquela que "era de longe a melhor equipa da II Liga no ano passado" e que entrou, esta época, com o pé direito na I Liga, com um triunfo sobre o Boavista (2-1).
"Temos de ser pacientes, mas ao mesmo tempo dinâmicos, intensos, agressivos e equilibrados. O Portimonense tem jogadores de qualidade que, na sua maioria, conhece bem o nosso futebol, mas estamos identificados com o adversário. Sabemos quais são os seus pontos fortes e estamos preparados para lutar pelos três pontos, que é o nosso único objectivo", destacou o treinador do SC Braga, determinado em conseguir aquilo que não foi feito na estreia na Luz.
Esta recepção ao Portimonense antecede a viagem à Islândia, onde os Guerreiros jogam na próxima quinta-feira, para o play-off da Liga Europa. Questionado sobre uma possível gestão da equipa, devido a esse duelo europeu, Abel garantiu "foco total" neste jogo do campeonato.
"O mais importante é o jogo de amanhã (hoje). Vou escolher aqueles que estão mais preparados para o Portimonense. Temos de perceber como está a condição de cada jogador, física e anímica. Não tem nada que ver com questões de gestão", explicou.
Nesta conferência de imprensa, Abel foi ainda desafiado a novo 'rescaldo' da estreia na Luz. Treinador do SC Braga disse "não ter gostado do resultado", mas ficou "orgulhoso" da postura dos seus jogadores, que chegaram a criar mossa no Benfica.

CORREIO DO MNHO

JotaCC

"Marcámos três golos na Luz..."

A primeira jornada já lá vai, mas o treinador da equipa minhota, Abel Ferreira, ainda não digeriu a derrota (3-1) com o Benfica, nem, sobretudo, as incidências do jogo e os desatinos da videoarbitragem.
"Marcámos três golos na Luz e ainda tivemos mais oportunidades de golo iminente. E pergunto: para que serve o videoárbitro? Digam-me... Alguém tem coragem de responder? Para que serve o videoárbitro? Ainda ontem vi um fora-dejogo tirado por meia chuteira. Se é para criar mais dúvidas... Nem quero falar mais deste assunto", atirou Abel Ferreira.
Lavrado o protesto, o treinador do Braga abordou o jogo de hoje, com o Portimonense, para a segunda jornada do campeonato. "Vamos defrontar uma equipa que tem um treinador muito experiente, que conhece o futebol português de fio a pavio. Também nós conhecemos bem o adversário. Mas nós somos o Braga e temos de assumir a obrigação de vencer. A pressão está do nosso lado, pela nossa grandeza, por jogarmos em casa e pelo objetivo de estarmos entre os quatro primeiros. Temos de ser uma equipa dinâmica, intensa, agressiva, equilibrada e paciente", disse Abel Ferreira.
O treinador do Braga convocou 19 jogadores. De fora ficaram Assis, Bakic e Stojiljkovic, por opção técnica, e Marafona, Ricardo Ferreira, Mauro, Wilson Eduardo e Dyego Sousa, todos lesionados.
Na quinta-feira, o Braga joga na Islândia, com o Hafnarfjörduer, no jogo da primeira mão da Liga Europa.


Portimonense "Motivado" e com Pires
"Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas também sabemos de que somos capazes de fazer uma surpresa. Somos uma equipa motivada e confiante", afirmou Vítor Oliveira, que chega ao jogo de Braga, hoje, com mais um trunfo, o ponta de lança Pires, que está recuperado da lesão no maxilar. O melhor marcador da última edição da LigaPro está entre os 21 jogadores convocados para a dupla operação do Portimonense: o calendário marca novo jogo já na sexta-feira, com o Rio Ave, em Vila do Conde, e a equipa algarvia fará um estágio de quatro dias em Penafiel entre os dois encontros.

JN

JotaCC

"O VIDEOÁRBITRO SERVE PARA CRIAR DÚVIDAS?"
Abel Ferreira não compreende o golo anulado a Ricardo Horta na recente visita ao Estádio da Luz e aposta numa equipa "agressiva e muito equilibrada" para bater o Portimonense

"Contra o Benfica fizemos três golos e criámos duas oportunidades iminentes. Procurámos assumir o jogo"
"O Portimonense tem um treinador experiente, que conhece o futebol de fio a pavio, mas estamos bem identificados"

Abel Ferreira Treinador do Braga

Satisfeito com "o empenho e o desempenho" dos arsenalistas frente ao Benfica, o treinador dá pouca importância aos cinco golos sofridos pela equipa nos três primeiros jogos da época



Apologista assumido do videoárbitro, Abel Ferreira entende que o sistema ainda não funciona na plenitude e foi ácido a comentar a polémica anulação do golo apontado por Ricardo Horta no jogo com o Benfica, por alegado fora de jogo do bracarense. "Para que é que serve o videoárbitro? Para que é que serve? Ainda ontem [sexta-feira], estava a ver um jogo e vi um fora de jogo por meia bota. Se é para criar mais dúvidas... Nem quero falar mais, fico por aqui", desabafou o treinador, certo de que o Braga foi um duro adversário para os encarnados, apesar da derrota por 3-1. "Foi o nosso jogo mais conseguido: fizemos três golos e criámos duas oportunidades iminentes. Procurámos assumir o jogo e ter bola, defendendo o mais longe possível com linhas curtas.Foi o primeiro jogo do campeonato, em casa de um grande adversário, e devemos considerar que vários jogadores chegaram mais tarde, como o [Ricardo] Horta. E o Hassan. Estou muito orgulhoso pela coragem que tivemos. Só não gostei do resultado. Gostei muito do empenho e do desempenho", testemunhou.
Virada a página do jogo com o Benfica, Abel espera que a receção ao Portimonense tenha um final festivo. "Teremos de ser pacientes e, ao mesmo tempo, intensos, agressivos e muito equilibrados. O Portimonense tem um treinador muito experiente, que conhece o futebol de fio a pavio, mas estamos bem identificados com o adversário. Somos o Braga, temos a obrigação de ganhar e temos a pressão do nosso lado. Pela nossa grandeza e com a ajuda do nosso público, tudo iremos fazer para ganhar", prometeu o treinador, desvalorizando os cinco golos sofridos nos três jogos oficiais desta temporada. "Estamos num processo de evolução", observou, dando ainda pouca importância ao facto de a equipa somar hoje o quarto jogo em pouco mais de 15 dias.


Baralho de Abel tem Assis e Bakic

Sem espaço na equipa, os médios Rafael Assis e Bakic voltaram a não entrar na lista de convocados. Abel Ferreira não assume, porém, que são jogadores a dispensar. "São cartas do meu baralho. Têm qualidade e eu admiro-os, mas temos várias opções para o meiocampo. Quem tem jogado, tem tido um comportamento exemplar", analisou, sendo evasivo em relação à possibilidade de o clube contratar um extremo, depois da saída de Pedro Santos. "Estou satisfeito com aquilo que tenho. Por mim, fecharia este plantel", atirou.


BRUNO VIANA ENTRA NA DEFESA
O brasileiro emprestado pelo Olympiacos substitui o sérvio Rosic. Stojiljkovic voltou a não entrar nas escolhas do treinador

A estreia de Bruno Viana com a camisola do Braga deverá acontecer contra o Portimonense. As últimas exibições de Rosic, manchadas por intervenções azaradas, deram que pensar a Abel Ferreira, tudo apontando para que o jogador brasileiro emprestado pelo Olympiacos renda o sérvio no centro da defesa. Uma alteração que o treinador tentou fintar durante a antevisão da partida desta tarde. "Jamais me ouvirão falar de um jogador. Nas minhas equipas, o primeiro defesa é o avançado e o primeiro avançado é o guarda-redes", garantiu. Se Rosic será encaminhado para o banco de suplentes, já o compatriota Nikola Stojiljkovic nem sequer figurou na convocatória. Depois de ter iniciado a época como titular, frente aos suecos do AIK (Liga Europa), o avançado perdeu influência e já não acompanhou a equipa na recente visita à Luz.



MOUSCRON DEVOLVE ARTUR JORGE

O empréstimo de Artur Jorge ao Mouscron não chegou a durar um mês. Segundo a Imprensa belga, o central adaptou-se mal e o clube resolveu devolvê-lo, estando por enquanto fora de hipótese a inclusão no grupo às ordens de Abel Ferreira. Vários clubes estão interessados no defesa oriundo da formação do Braga, que chegou a rodar no Vilaverdense e Freamunde em 2014/15, e não está posta de parte a possibilidade de se mudar para outro clube estrangeiro, também por empréstimo. Antes de rumar à Bélgica, Artur Jorge renovou o contrato com o Braga.


Videoárbitro entrou com o pé esquerdo

O videoárbitro torna-se, afinal, um meio de legitimar decisões erradas

Em 1988, o pensador Noam Chomsky, em coautoria com Edward Herman, propôs aquilo que veio a ser designado como "o modelo de propaganda", no seu seminal livro "Manufacturing Consent: The Political Economy of the Mass Media". A ideia central deste modelo de propaganda, em termos simplistas, é a de que os meios de comunicação social nos EUA são, afinal, um poderoso e eficaz meio de propaganda da ideologia dominante, funcionando como um sistema de suporte da classe dominante, através daquilo que se designa de "filtros", que vão desde a detenção dos "mass media" pelos grandes grupos económicos até a pressupostos ideológicos pré-estabelecidos, autocensura interna, etc. Em Portugal, este modelo pode ser aplicado, de forma análoga, ao futebol. É sabido que a "ideologia dominante dos três ditos grandes" tem nos "mass media" e nas instituições de futebol um forte sistema de propaganda. Desde os jornais aos canais televisivos e seus idiossincráticos comentadores, os três grandes fazem e distribuem entre si a propaganda de domínio. Os erros da arbitragem são vistos e analisados em função do benefício ou prejuízo de um desses grandes, o que se torna um absurdo. Agora, este poderoso manancial de propaganda tem um novo aliado: o videoárbitro (VAR). O VAR, introduzido com a ideia de garantir uma suposta verdade desportiva, torna-se, afinal, um meio de legitimar decisões erradas e será sempre utilizado no seio e ao serviço da máquina de propaganda dominante. Vem isto a propósito do golo anulado a Ricardo Horta no Benfica-Braga. Até mesmo os comentadores benfiquistas admitem a hipótese de ter havido um erro, erro este que se torna evidente pela mera análise das imagens: Horta estava em jogo e o golo foi mal anulado. Mas, apesar de tudo, a legitimidade da decisão de anular (erradamente) tal golo encontra-se naquele que deveria ser o garante da verdade desportiva: o VAR. Como se pode explicar tamanha incongruência? Só se consegue explicar este facto se entendermos tal mecanismo de julgamento no seio deste modelo de propaganda de que falei e que conduzirá à conclusão de que apenas servirá para garantir e legitimar, afinal, o domínio habitual dos "três ditos grandes". Mas outras perguntas se poderão levantar: como é que se concebe que o VAR tenha como fonte as imagens da BTV, que é propriedade de um dos clubes em jogo? Quem, como eu, assistiu ao jogo nesse canal sabe bem como, mesmo com o som desligado, a experiência chega a ser surrealista, tanta é a parcialidade da realização. Além disso, como funciona para o VAR o princípio interpretativo dos factos do jogo segundo o qual "em caso de dúvida, deverá prevalecer a decisão que se mostre mais favorável à equipa que ataca"? Pressupondo que podem existir dúvidas no VAR, que indicação deverá dar ao árbitro principal? De que não consegue decidir? De que a situação é duvidosa? O que, afinal, disse o VAR ao árbitro principal no golo de Horta? Uma estreia com o pé esquerdo do VAR neste primeiro jogo, logo com prejuízo do Braga (e não do FC Porto ou do Sporting) e benefício do Benfica. Daqui se pode concluir que não será por haver VAR que a verdade desportiva sairá a ganhar.

O JOGO

JotaCC

CRÍTICAS AO NOVO SISTEMA
Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, mostrou insatisfação com o sistema do vídeo-árbitro, quando confrontado com o golo anulado a Ricardo Horta frente ao Benfica. "Para que é que serve? Ainda ontem [sexta-feira] estava a ver um jogo e vi um fora de jogo por meia bota. Se é para criar mais dúvidas, fico por aqui", disse na antevisão do jogo com o Portimonense, hoje, às 18h00, em Braga.

CM

JotaCC

Abel Ferreira
Por alguma razão que o possa assistir, quatro dias deviam ser suficientes para o treinador do Braga digerir a derrota na Luz. Mas não. Abel continua a cismar com o videoárbitro e até mencionou foras de jogo "por meia chuteira". Sim, esses também são para assinalar.

JN

JotaCC

"Temos a pressão do nosso lado"
Abel Ferreira lançou aviso sério ao seu grupo sobre a qualidade de um rival difícil de superar

TÉCNICO VOLTOU À CARGA NO TEMA DO VÍDEO-ÁRBITRO GARANTINDO TER VISTO "UM FORA-DE-JOGO POR MEIA BOTA"

Após o desaire na Luz, o Sp. Braga defronta o Portimonense com a responsabilidade de garantir uma estreia vencedora perante os seus adeptos, para o campeonato. Em 2016/17, o arranque na 1ª Liga foi com um empate frente ao Rio Ave (1-1), deslize que Abel Ferreira não pretende ver repetido. "Sabemos que temos a pressão do nosso lado, pela nossa grandeza, por jogarmos em casa, por termos o objetivo de andar nos quatro primeiros lugares", destacou o treinador, lançando um aviso para o interior do grupo: "O Portimonense era de longe das melhores equipas da 2ª Liga e isso diz bem da qualidade do rival que vamos defrontar." Face ao conjunto de Vítor Oliveira, os guerreiros devem "ser pacientes, mas ao mesmo tempo dinâmicos, intensos, agressivos e equilibrados", realçou o técnico, clarificando que o oponente "tem um treinador muito experiente, que conhece bem o futebol português e tem jogadores de qualidade. Estamos identificados com o nosso adversário. Teremos de ser fortes, assumir o jogo, porque somos o Sp. Braga e temos obrigação de jogar para vencer, desde o primeiro segundo até ao último", concluiu .

Vídeo-interrogações
Quando questionado sobre o vídeo-árbitro, Abel voltou à carga depois das críticas da Luz devido ao golo anulado a Ricardo Horta: "Deixo aqui uma pergunta. Para que serve o vídeo-árbitro? Para que serve? Alguém tem coragem para me dizer? Ainda ontem [sexta-feira] vi um fora-de-jogo tirado por meia bota. Se é para criar mais dúvidas nem quero falar mais sobre isso..."


Melhor jogo foi na... Luz

Abel Ferreira surpreendeu ao registar que "o jogo mais conseguido até agora" foi precisamente no Estádio da Luz, onde a equipa saiu derrotada na última 4ª feira. "Procurámos jogar curto, com as linhas subidas, fomos uma equipa que fez três golos, que criou mais duas oportunidades iminentes, teve dinâmica ofensiva e causou mossa ao adversário", justificou, completando o raciocínio: "Claro que vivemos de resultados, mas temos de olhar para o processo, para o que fizemos. Foi o jogo mais conseguido, sempre que foi possível tivemos bola e defendemos mais longe da nossa baliza. Em todo os jogos, é isso que prometemos. Lutar para ganhar do primeiro ao último segundo. Estou muito orgulhoso pela coragem que tivemos, por colocar o adversário em dificuldades. Só não gostei do resultado, porque gostei do empenho e do desempenho." Prometendo que a "cada semana que passa, a equipa vai melhorar", Abel Ferreira salientou que "se tivesse de fechar assim o plantel, fechava", destacando estar contente com os jogadores que tem. O treinador descartou que Assis e Bakic, outra vez fora dos convocados, estejam de saída. "Estão todos dentro do baralho. São bons jogadores, que admiro e têm qualidade", avisou.

RECORD

JotaCC

INÍCIO DEMOLIDOR GARANTE TRIUNFO
ACADÉMICA DECIDIU EM 19 MINUTOS Com Ricardo Ribeiro em grande na baliza, Tozé Marreco e Zé Tiago fizeram os golos

ANDRÉ RIBEIRO BEM TENTOU CONTRARIAR O DOMÍNIO DA BRIOSA E LUISINHO AINDA ACERTOU NO POSTE

Tudo aquilo que se afigurou bastante complicado durante muito tempo tornou-se fácil e em apenas 19 minutos. De facto, depois de uma pré-época e uma jornada inaugural da 2ª Liga sem qualquer triunfo, os estudantes venceram o Sp. Braga B, por 2-0, após uma entrada muito forte que fez com que aos 19 minutos já estivesse construído o resultado. Num 4x4x2 algo dinâmico, mas que não resistiu aos vários erros individuais cometidos, o Sp. Braga B até foi a primeira equipa a criar um lance de perigo, mas André Ribeiro – o mais ativo dos arsenalistas – começou a decorar um nome: Ricardo Ribeiro. De facto, o guardião da equipa da casa, de 27 anos, defendeu tudo o que lhe apareceu pela frente, sendo fundamental para a conquista dos três pontos. A segurança demonstrada na baliza permitiu que a Briosa tivesse sucesso lá na frente com Tozé Marreco, aos 10', e Zé Tiago – que grande jogo fez o médio –, aos 19', a assinarem os golos que deram colorido à partida, dando relevo ao maior domínio e qualidade de jogo da equipa da casa.

Boa reação dos minhotos
Na segunda parte muita coisa mudou. A equipa orientada por João Aroso subiu de produção, mas nunca foi feliz na decisão final, enquanto a Académica se mostrou sempre inteligente na forma como soube gerir os momentos deste período do jogo. Luisinho, já bem perto do final, ainda teve uma hipótese flagrante para dilatar o marcador, mas a bola bateu no poste.

RECORD

JotaCC

A audácia bracarense

Sp. Braga tem plantel para se intrometer na luta entre os grandes. Muito provavelmente, não vai chegar para alcançar o título, mas poderá ser suficiente para disputar um lugar no pódio. O que os bracarenses não devem é, sob o argumento da ambição, de 'fazer mais com menos', de 'jogar olhos nos olhos', descurar o pragmatismo e a contenção. Os crónicos candidatos também baixam linhas quando visitam os rivais... A audácia de Abel Ferreira e a qualidade do Benfica, claro está, ditaram o resultado daquele que foi, até à data, o melhor jogo do campeonato.

RECORD