News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/08

Started by JotaCC, 09 de August de 2017, 08:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

Guerreiras querem começar a época a vencer a Supertaça

Depois da época de estreia positiva, sendo vice-campeãs nacionais e finalistas da Taça de Portugal, a equipa de futebol feminino do SC Braga já trabalha com afínco na preparação da nova temporada 2017/18, e com ambição renovada de "fazer ainda melhor", destaca o treinador João Marques.
Novo plantel das Guerreiras conta com dez caras novas, com destaque para a aquisição de mais duas internacionais portuguesas, Laura Luís e Dolores Silva, que estiveram recentemente com a Selecção no Europeu'2017, na Holanda, e que chegam provenientes da Bundesliga da Alemanha.
"É uma equipa escolhida por mim, à base de jogadoras portuguesas, apenas com duas estrangeiras. É um plantel que dá garantias para a época ambiciosa que queremos fazer, e prometemos que vamos praticar bom futebol para este clube e para os nossos fantásticos adeptos que merecem e que muito nos apoiaram na época passada", afirmou o treinador 
João Marques, referindo que "falta mais uma central e uma extrema" para completar o plantel, mas se não for possível, o treinador do SC Braga destaca que tem a equipa B, onde pode "resgatar algumas jogadoras que já estejam prontas para jogar na equipa principal".
Apesar de "confiante e ambicioso" para esta época, onde promete uma equipa a dar tudo em campo para "oferecer títulos ao SC Braga", João Marques prefere pensar "jogo a jogo", e nesse sentido o foco das guerreiras está, para já, na primeira batalha da Supertaça, frente ao Sporting, a 3 de Setembro.
"É um bom jogo para começar a época e vamos estar preparados para lutar pelo troféu. O nosso adversário reforçou-se muito para esta época, está muito mais forte, mas nós também estamos. Vamos estar bem preparados para essa final, e se formos eficazes, de certeza, trazemos a Supertaça para Braga", frisou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

SP. BRAGA CRESCE COM A CHAMPIONS
Clube prepara participação inédita na prova

Contra todas as expectativas, o Sp. Braga chegou à final do playoff de futsal na última temporada, cedendo apenas ao quarto jogo, perante o campeão Sporting. O bom desempenho dos minhotos não passou despercebido e dois dos mais influentes jogadores saíram para o Benfica, casos de Tiago Brito e André Coelho, dupla que se juntou a mais cinco jogadores que deixaram o clube.

"Entrou muita gente e saiu muita gente. Este é um projeto a quatro anos e queremos começar a construir uma equipa, que é muito jovem. Os reforços têm qualidade, o trabalho da equipa técnica foi bem feito, mas são muito novos, alguns deles vêm do Brasil e nem conhecem o nosso campeonato. Temos de perceber que vamos ter aqui muito trabalho pela frente", alertou o técnico Paulo Tavares, consciente que "não é fácil fazer melhor" do que a última época e admitindo "falta de experiência" de alguns dos sete reforços confirmados para 2017/18: "É preciso tempo para eles crescerem, mas a motivação está cá".

"Eliminar um Benfica ou um Sporting, que têm orçamentos muito superiores, não é fácil. O objetivo passa, sobretudo, por acabar nos primeiros quatro lugares no campeonato, ir longe nas taças e é um sonho passar a UEFA Futsal Cup, até porque estamos no grupo da morte", sublinhou, esperançado na recuperação do habitual titular da baliza.

"O Vítor Hugo é uma peça importantíssima, até pela sua experiência, porque é isso que nos falta", indicou o técnico.

"UEFA Futsal Cup vai fazer-nos crescer"

André Machado, capitão do Sp. Braga que vai cumprir a 15.ª temporada ao serviço do clube, espera "mais dificuldades" a nível interno para os guerreiros do Minho na nova temporada. Já sobre a UEFA Futsal Cup realçou que é "um sonho tornado real".
"Esta experiência vai fazer-nos crescer um bocadinho e é um prazer enorme para mim poder participar nela", aponta o jogador de 34 anos.
"Sinto-me bem, em forma, até porque fiz os jogos todos no último ano e, possivelmente, foi a minha melhor temporada. Essa é a minha dica para o que aí vem", rematou.

RECORD

JotaCC

Abel pede coragem e os olhos na baliza

BRAGA O treinador da equipa minhota vai à Luz com humildade – "o Benfica tem melhores jogadores e melhor treinador" –, mas não entrega os pontos da primeira jornada da Liga. "O rival é forte, mas vamos enfrentá-lo olhos nos olhos, com confiança, com coragem e sempre em busca do golo", afirma Abel Ferreira.
"Do onze habitual do Benfica, só um é novo. O resto conhece muito bem o clube e a dinâmica do seu treinador. Admiro muito Rui Vitória, desde os tempos em que nos defrontámos quando ele ainda estava no Fátima. Será um jogo difícil, mas também uma oportunidade de nos superarmos", acrescentou o treinador do Braga.
Na Luz, Abel já não terá o avançado Pedro Santos, transferido para o Columbus Crew, dos Estados Unidos, confirmou ontem o Braga. "Era esse o desejo do jogador. Já me tinha dito na época passada. Não foi novidade para mim. Abre oportunidade para outro guerreiro, o Xadas ou outro", disse o treinador.
O trespasse de Pedro Santos rende 2,2 milhões de euros ao Braga. O jogador de 29 anos assinou contrato de três épocas com o clube da liga americana. Fez 114 jogos oficiais pelo Braga, marcou 24 golos e venceu a Taça de 2015-16.

Wilson Eduardo e Stojiljkovic ficam de fora

Wilson Eduardo não vai ao jogo com o Benfica por estar lesionado (adutor direito). Stokiljkovic fica de fora por opção técnica. Para esta vaga, o treinador Abel Ferreira escalou um estreante, Paulinho. Jordão e Neto também terão a alternativa na Luz. Outras baixas: Marafona, Mauro e Ricardo Ferreira, lesionados de longa data; e Dyego Sousa, castigado.

JN

JotaCC

"TRANSFORMAR O RUÍDO DA LUZ EM GASOLINA"
Abel Ferreira espera que a Luz ilumine o caminho dos minhotos neste campeonato e lança o desafio aos jogadores para atuarem com coragem e contrariarem o favoritismo do Benfica

"Espero que seja a luz que ilumina o nosso caminho para esta época"
Abel Ferreira Treinador do Braga


Para o treinador, o Braga terá de ser capaz de contrariar o ambiente que vai encontrar para dividir o jogo com o Benfica. Alerta para o perigo de Jonas e promete jogar "olhos nos olhos" com os lisboetas


Abel quer uma equipa desinibida e a jogar olhos nos olhos no Estádio da Luz

O arranque de campeonato na casa do tetracampeão nacional não assusta Abel Ferreira, bem pelo contrário. "Espero que seja a luz que ilumina o nosso caminho para esta época. É um desafio, uma oportunidade e, se queremos estar entre os melhores, temos de os defrontar olhos nos olhos, em casa deles, estádio cheio a puxar pelo adversário. Sempre juntos, organizados e à procura do golo é o que eu espero da minha equipa", recomenda o treinador.
Frente a frente estarão duas equipas com sistemas táticos idênticos, o 4x4x2, sendo que o Benfica tem um jogador que pode fazer a diferença. "São dois sistemas táticos com dinâmicas semelhantes, mas também diferentes. O Jonas é um jogador que é exímio a ocupar espaços, não corre muito, mas ocupa bem os espaços e decide melhor ainda. Importa é o que seremos capazes de fazer num estádio cheio e transformar esse ruído na nossa gasolina e disputar o resultado com o adversário, lutar até ao último segundo pela vitória", sublinha Abel Ferreira, que não viu um Benfica de duas caras frente ao V. Guimarães, na Supertaça. "Foi o primeiro jogo, aconteceu-nos o mesmo no primeiro jogo oficial. O Benfica é forte nas transições. Financeiramente é impossível competir com eles, mas desportivamente podemos nivelar forças", frisa, recusando comparar os duelos com o AIK ao de hoje. "Foi uma passagem sofrida, mas merecida. É um desafio diferente, o primeiro jogo do campeonato. Que tenham coragem, foi o desafio que lhes lancei, pois queremos ter os olhos postos na baliza adversária", reforçou o treinador.
Por esta altura, Fábio Martins centra atenções, porque foi titular na Suécia e ficou na bancada na segunda mão. "E amanhã [hoje] até pode ser titular... Quanto mais forte mentalmente for o jogador, mais preparado está. Só há espaço para os melhores, não chega ser bom, tem de ser excelente. Ele sabe a confiança que tenho nele, comigo não há casos, há oportunidades, e o estatuto é a equipa. São os jogadores que fazem a equipa, não os treinadores", comentou Abel Ferreira.


Admiração por Rui Vitória
Abel Ferreira elogiou o adversário e em particular Rui Vitória. "O Benfica é forte, tem dominado o futebol português e apenas terá um jogador novo no onze. Os outros conhecem bem o clube e a dinâmica do treinador, cuja postura admiro muito desde que nos defrontámos estava ele ainda no Fátima (Sporting-Fátima, Taça da Liga, 2007/08). O Benfica tem melhor treinador, porventura melhores jogadores, mas veremos dentro do campo se tem melhor equipa e melhor estratégia. Estão reunidas as condições para um bom espetáculo", disse.


STOJILJKOVIC JÁ NÃO FOI CHAMADO
O facto de não ter sido convocado é mais um sinal que aponta à saída. Assis e Bakic também continuam de fora das escolhas de Abel

Como O JOGO escreveu ontem, o Braga quer reduzir o plantel e, nesse sentido, há três jogadores que poderão estar de saída, porque não têm sido opção e há alguns clubes muito atentos a essa situação. Entretanto, Abel Ferreira divulgou a convocatória para a visita à Luz e esses três elementos (Assis, Bakic e Stojiljkovic) ficaram de fora. De resto, os dois médios não têm qualquer minuto nesta época – não foram inscritos na Liga Europa –e o avançado só jogou na Suécia (foi suplente não utilizado na segunda mão). A convocatória é mais um sinal no sentido destas saídas. Abel adiantou pouco: "Temos a equipa B com recursos, jovens como Jordão, Xadas e Neto, jogadores com experiência e irreverência. Vamos arrumar a casa e muita coisa pode acontecer até ao fecho do mercado, e os jogadores têm de saber lidar com isso."


WILSON EDUARDO É BAIXA

Além de Ricardo Ferreira e Dyego Sousa, Abel Ferreira também está privado de Wilson Eduardo  para o jogo desta noite. O extremo, que era um forte candidato à titularidade, sofreu uma lesão no adutor direito e foi o próprio treinador quem confirmou a indisponibilidade. "Teve uma recaída", disse. Com Xadas certo no lado direito do meio-campo, Abel tem Ricardo Horta e Fábio Martins como hipóteses para o lado esquerdo. Na lista de eleitos, destaque ainda para o regresso de Bruno Jordão, que foi à Suécia, e para as estreias de Pedro Neto e Paulinho.


Xadas e Ricardo Horta estreiam-se no onze
ALAS Sem Pedro Santos e Wilson Eduardo, Abel vai lançar o internacional sub-20 e optar pelo ex-Málaga em detrimento de Fábio Martins

O Braga vai entrar no campeonato com uma dupla de extremos completamente diferente das que foram utilizadas de início nos jogos com o AIK, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa

Abram alas para Xadas e Ricardo Horta. Serão estes os extremos que Abel Ferreira vai lançar frente ao Benfica, tratando-se, assim, de duas estreias no onze, nesta temporada. A titularidade de Xadas era expectável desde a boa entrada que o jovem internacional sub-20 teve no jogo com o AIK – substituiu Pedro Santos ao intervalo – e ganhou ainda mais força com a transferência do camisola 23 para o Columbus Crew (MLS). Suplente utilizado nos dois jogos anteriores, Xadas prepara-se para entrar no onze pela primeira vez, preenchendo o lado direito do meio-campo.
Perante este cenário, passaram a existir mais dúvidas sobre o lado esquerdo. Wilson Eduardo, titular na segunda mão com os suecos, era o principal candidato. Mas, entretanto, lesionou-se e abriu a discussão entre Fábio Martins e Ricardo Horta. A aposta de Abel vai recair no antigo extremo do Málaga, que não foi utilizado na Suécia e que entrou no prolongamento (106 minutos) da segunda mão para o lugar de Wilson Eduardo.
Dos extremos do plantel, só o jovem Pedro Neto ainda não jogou, mas já foi convocado para a partida de hoje. Recorde-se que no primeiro jogo oficial da temporada, Abel Ferreira, de início, optou por Pedro Santos e Fábio Martins. E no segundo manteve a aposta em Pedro Santos e escolheu Wilson Eduardo em detrimento de Fábio Martins, que de forma surpreendente saltou do onze para a bancada. Hoje, estará no banco.
As alterações no onze poderão não ficar por aqui. No centro do meio-campo, há a possibilidade de Abel Ferreira colocar Vukcevic na posição ocupada por Danilo nos dois jogos anteriores. O brasileiro foi titular nas duas partidas com o AIK, mas, face às dificuldades sentidas pela equipa na segunda mão, saiu aos 67 minutos para a entrada de Vukcevic. O montenegrino destacou-se e pode ter agarrado o lugar, ao lado de Fransérgio.


APOIO
1500
O Braga solicitou ao Benfica uma segunda remessa de bilhetes e contará com o apoio de milhar e meio de adeptos no Estádio da Luz no encontro desta noite


Pedro Santos tinha vontade de sair
Abel diz que o Braga tem "recursos para suprir qualquer ausência" e que "abriuse uma oportunidade para o próximo guerreiro, Xadas ou outro"

Pedro Santos foi ontem oficializado como reforço dos norte-americanos do Columbus Crew, que o apresentou como o jogador mais caro da história do clube (cerca de dois milhões de euros). "Estou muito contente por estar aqui. O Gregg Berhalter [diretor desportivo e treinador] falou com o meu agente, mostrou interesse e eu aceitei. Em Portugal, as equipas são mais táticas, é difícil. Mas não há assim tanta diferença. É bom para todos ganhar experiência e título" – estas foram as primeiras palavras de Pedro Santos como jogador do Columbus Crew. O Braga desejou-lhe "os maiores sucessos" e enalteceu a "dedicação e a paixão com que defendeu o clube". Por sua vez, Abel disse que a saída de Pedro Santos "não foi novidade". "Era uma vontade do jogador, já mo tinha dito na época passada", revelou.

O JOGO

JotaCC

Braga vai jogar "olhos nos olhos" frente ao Benfica
O técnico Abel Ferreira garantiu ontem que o Sp. Braga vai ao Estádio da Luz jogar "olhos nos olhos" para vencer o Benfica, hoje, na 1.ª jornada da I Liga. "Espero que este jogo seja a luz que ilumina o nosso caminho para esta época. É um desafio, uma oportunidade, se queremos estar entre os melhores temos que os defrontar olhos nos olhos", afirmou na antevisão da partida.

DN MADEIRA

JotaCC

"FAZER DO RUÍDO A NOSSA GASOLINA"
DESEJO Técnico dos bracarenses acredita que é possível nivelar forças

TREINADOR DIZ QUE É POSSÍVEL DISCUTIR DESPORTIVAMENTE

"Queremos fazer desse ruído [dos adeptos do Benfica] a nossa gasolina e disputar o resultado até ao último segundo. Financeiramente é impossível competir com eles, desportivamente acredito que possamos nivelar forças." É com este espírito que Abel Ferreira, treinador da equipa de futebol do Sp. Braga, aborda o jogo desta noite, no Estádio da Luz, frente ao Benfica.
Abel Ferreira deixou elogios à qualidade do futebol do Benfica, mas lança um desafio
"Espero que este jgo seja a luz que ilumina o nosso caminho para esta época. É um grande desafio, uma oportunidade. E se queremos estar entre os melhores temos de os defrontar olhos nos olhos", disse Abel Ferreira, que acrescentou depois: "o estádio vai estar a puxar pelo adversário e nós vamos tentar ser organizados e compactos, sempre à procura da essência do jogo, que é o golo".
O treinador do Sp. Braga deixou grandes elogios à equipa do Benfica. "Tem dominado o futebol português nos últimos anos. Tem melhor treinador, porventura melhores jogadores. Mas vamos ver dentro de campo se tem melhor equipa e também a melhor estratégia", juntou ao piropo, quase em jeito de desafio.
Sobre a sua equipa, Abel Ferreira garante que está preparado para jogar a época sem Pedro Santos, que abandonou o clube rumo à Liga norte-americana. "Abre uma oportunidade para o próximo guerreiro, que pode ser o Xadas ou outro."


SANTOS NO COLUMBUS

Columbus Crew, da Liga norte-americana de futebol, oficializou a contratação de Pedro Santos, ex-capitão do Sp. Braga. O médio custou perto de 2 milhões de euros.

CM

JotaCC

Juventude alimenta temporada histórica
Guerreiros motivados para a nova época depois de uma temporada em que garantiram o acesso à UEFA Futsal Cup. Entrosar equipa é a prioridade

"Reforços têm qualidade, mas são muito jovens" Paulo Tavares Treinador do Braga/AAUM
"Esperam muito de nós esta época. O objetivo é lutar pelos quatro primeiros lugares" André Machado Capitão do Braga/AAUM




Seis reforços, a maioria brasileiros, são aposta para tentar suprimir saídas de peso do plantel. Sonho europeu e estatuto de vicecampeão são motivação extra para a equipa de Paulo Tavares
O Braga/AAUM já trabalha tendo em vista a preparação da nova época. Depois de uma temporada histórica, em que discutiu a final do campeonato com o Sporting, os holofotes estão em cima dos bracarenses como principal outsider do futsal nacional e estreante na UEFA Futsal Cup. Do plantel saíram sete jogadores, com principal destaque para Tiago Brito e André Coelho, que se mudaram para o Benfica, sendo que essas saídas foram colmatadas com a contratação de jovens jogadores.
Paulo Tavares continua no comando técnico pela quinta época consecutiva e assume que tem pela frente uma tarefa árdua. "Perspetiva-se uma época de muito trabalho, saiu muita gente, entrou muita gente e apenas conseguimos contratar jovens para construir uma equipa num curto espaço de tempo. A época começa dentro de um mês e em outubro temos já a UEFA Futsal Cup", referiu o técnico, lamentando a inexperiência dos reforços: "Têm qualidade, mas são muito jovens, estamos a falar de jogadores com 19 e 20 anos, os do Brasil nem conhecem o nosso campeonato", atirou. Admitindo que "não é fácil estar novamente num afinal eliminando o Sporting ou o Benfica ", o treinador sublinha que "é preciso muito trabalho com os pés bem assentes no chão".

O capitão André Machado, que vai para a 15.ª época no clube, assume que"toda agente espera muito" dos bracarenses, acrescentando que"será difícil conseguir o objetivo de lutar pelos quatro primeiros lugares do campeonato". Pedro Ferraz (ex-Tabuaço), Tiago Fernandes (ex-Benfica), Ludgero (ex-AEL Limassol), Cássio (ex-CS São João), Gabriel Rosa (ex-Guarany), Gustavo Soares (ex-Capagril) e Ruan Silvestre (ex-Corinthians) são as caras novas do grupo de Paulo Tavares.

O JOGO

JotaCC

Marques rejeita candidatura

Com 10 reforços e uma equipa B que comprova a aposta do presidente António Salvador no projeto, João Marques, técnico do Sp. Braga realça que os adeptos arsenalistas "já mereciam" celebrar um êxito do futebol feminino depois do campeonato perdido para o Sporting em 2016/17.
"Na época passada, tivemos muito apoio dos nossos adeptos, mas infelizmente não conseguimos vencer. Este ano estamos com muita vontade de trazer títulos para o clube, pois estes adeptos foram espetaculares", referiu João Marques, à margem de um treino no Estádio 1º de Maio. "Candidatos ao título? Assumo que somos candidatos a vencer o próximo jogo. Só prometo entrega e dedicação", limitou-se a declarar.
Já Dolores Silva, internacional portuguesa ex-USV Jena e um dos reforços, explicou o que poderá oferecer à equipa: "Espero contribuir com a minha experiência, daquilo que aprendi lá fora."

RECORD

JotaCC

Wilson 'riscado' da Europa

Depois de na semana passada ter sido Dyego Sousa a lesionar-se na véspera do jogo com o AIK, ontem ficou-se a saber, e apenas pela boca de Abel Ferreira, que Wilson Eduardo ia falhar a deslocação ao terreno do Benfica. O treinador disse que o avançado teria tido "uma recaída" de um problema físico antigo, mas a verdade é que a lesão é bem mais grave ao ponto de ter sido excluído da lista para o playoff da Liga Europa. Wilson Eduardo deve parar cerca de um mês e, assim, falha os jogos com o FH Hafnarfjordur para além das jornadas do campeonato com Benfica, Portimão, Aves, FC Porto e provavelmente Boavista. Para além do avançado, os arsenalistas também 'riscaram' das opções Ricardo Ferreira (lesionado) e Pedro Santos (vendido), sendo que os dois primeiros podem ser inscritos novamente para a fase de grupos. O lateral Sequeira, Neto e Paulinho são opção para o FH Hafnarfjordur.
Em relação ao jogo de hoje, Ricardo Horta e Xadas devem ser as opções para os corredores do ataque. O primeiro já entrou no decorrer do prolongamento da 2.ª mão contra o AIK, enquanto o segundo somou 52 minutos na 3ª pré-eliminatória e foi mesmo decisivo na 2.ª mão.


Fábio Martins volta quando for... excelente

Foi com surpresa que Fábio Martins saltou do onze para a bancada na eliminatória europeia diante do AIK. Abel não virou a cara à resposta, mas, no fundo, pouco esclareceu. "Amanhã [hoje] até pode ser titular. Quanto mais forte mentalmente for o jogador, mais preparado está. Só há espaço para os melhores, não chega ser bom, tem de ser excelente. Ele sabe a confiança que tenho nele e comigo não há casos nem estatutos. Há oportunidades", referiu o treinador.


Sem dramas na hora de mais uma despedida

Inesperadamente, os arsenalistas perderam um titular. Pedro Santos rumou à MLS e Abel Ferreira tem mais um problema para este jogo e para os próximos. Ou talvez não... "Temos recursos para suprir qualquer ausência. O Pedro Santos não foi novidade para mim, pois sair já era uma vontade antiga do jogador. Abre uma oportunidade para o próximo guerreiro, pode ser o Xadas ou outro", referiu, desvalorizando a saída de um dos capitães: "As referências são o símbolo e a bandeira. Os jogadores tiveram uma história bonita, mas a vida é assim. O clube fica e os jogadores passam." Confiante na resposta dos jovens da formação, o treinador assume mais mudanças até ao fecho do mercado, nomeadamente em termos de dispensas.


Pedro Santos bateu recorde

O Columbus Crew oficializou, ontem, Pedro Santos como o jogador mais caro de sempre do clube e, numa manobra de promoção exemplar, o emblema da MLS disponibilizou vídeos do extremo e até do treinador a comentar a contratação. Pedro Santos foi vendido por 2 milhões de euros e terá o seu primeiro jogo já dentro de quatro dias.

RECORD