News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/05

Started by Bruno3429, 15 de May de 2017, 08:16

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga goleia Nacional na despedida do Estádio Municipal
Joana Russo Belo

Está consolidado o quinto lugar. A Europa foi confirmada com um triunfo seguro diante do já despromovido e fragilizado Nacional, numa noite de sonho na Pedreira para o jovem Pedro Neto. Abel Ferreira lançou o extremo - de 17 anos - e o jovem formado no SC Braga brilhou com um golo e uma exibição a deixar antever um futuro promissor com a camisola dos guerreiros do Minho. Foi a despedida do Estádio Municipal em 2016/17, naquela que foi também a primeira vitória da era de Abel Ferreira no comando técnico.

Disputado a um ritmo baixo nos instantes iniciais, a história do jogo ficou marcada, desde logo, por erros defensivos dos madeirenses e um desacerto que começou com o auto-golo de César, logo aos nove minutos. Má execução técnica do central a atrasar para o guarda-redes e um desentendimento a fazer sair a bola desenquadrada. São Bento ainda tocou, mas não evitou que fosse para o fundo das redes.

A mandar no jogo, o SC Braga superiorizou-se e reclamou logo de seguida penálti, por falta clara sobre Rui Fonte na área. João Mendes mandou seguir. Pouco depois, o árbitro assinalou posição irregular a Hamzaoui, anulando o golo ao Nacional, numa das escassas vezes que os visitantes incomodaram Marafona.

Vantagem dos guerreiros ficou mais confortável com o bis de Stojiljkovic - um dos melhores em campo. Aos 37 minutos, o avançado aproveitou da melhor forma uma jogada que começou em Ricardo Horta e atirou em cheio para o fundo da baliza. Cinco minutos depois, bisou na partida num golo caricato, em mais um lance de desentendimento entre a defesa madeirense e o guarda-redes. São Bento recebeu mal um atraso, deixou a bola escapar e, ao tentar rematar, esbarrou o esférico em Stojiljkovic, que carimbou, assim, de forma caricata o terceiro golo.

No segundo tempo, foi sempre o SC Braga a aparecer com perigo, perante um Nacional sem argumentos para importunar a defesa bracarense.
Aos 72 minutos, Abel lançou Pedro Neto, jovem promessa da formação e a estreia do jogador de 17 anos - que saltou directamente da equipa de juvenis para o plantel principal - foi de sonho. Oito minutos depois de ter saltado do banco, após cruzamento de Stojiljkovic, o extremo recebeu a bola, dominou-a e rematou de pé direito em cheio para um grande golo a coroar uma estreia de sonho.

Correio do Minho

Bruno3429

Pincelada de Neto no adeus a casa

O SC Braga despediu-se, este domingo, dos jogos em casa na temporada 2016/2017. Os Gverreiros do Minho receberam e golearam o CD Nacional por 4-0, viram Alan atingir os 400 jogos na Liga e Neto – sim, aquele miúdo de 17 anos – estrear-se com um golo ao serviço da equipa principal.

No lançamento da partida Abel Ferreira havia pedido coragem, ambição e alegria e foi precisamente um SC Braga corajoso, ambicioso e alegre aquele a que se assistiu no Estádio Municipal. Os gverreiros entraram bem e com alguma felicidade cedo desbloquearam o marcador, após autogolo de César. Galvanizados e empurrados pelo forte apoio vindo das bancadas, foi com alguma naturalidade que os bracarenses avolumaram o resultado, com um bis de Stojiljkovic.

No segundo tempo, e com uma vantagem gorda no marcador, o SC Braga foi capaz de exponenciar o seu melhor futebol, produzindo diversas e claras situações para marcar. Abel Ferreira lançou Alan e Neto e o jogo ganhou, automaticamente, renovados motivos de interesse. Aos mesmo tempo que Alan – aos 37 anos – cumpria o jogo 400 na Liga, Neto fazia a sua estreia ao serviço da equipa principal. E que estreia para o jovem de apenas 17 anos que, aos 81 minutos, fez explodir de alegria, de orgulho e de emoção todos os presentes no Estádio Municipal. Primeiro jogo... primeiro golo para o jovem prodígio da formação do SC Braga. Até final, podia mesmo ter bisado no encontro, mas um remate potente passou a milímetros do poste.

Contas feitas, o SC Braga despediu-se do seu público com um triunfo seguro, categórico e muito especial. Os Gverreiros do Minho partem para a última ronda, em Tondela, com o 5.º lugar assegurado.

Ficha de Jogo

Onze inicial: Marafona, Baiano, Ricardo Ferreira, Artur Jorge, Marcelo Goiano, Gamboa, Battaglia, Pedro Santos (Neto, 72′), Ricardo Horta, Rui Fonte (Alan, 64′) e Stojiljkovic (Rodrigo Pinho, 84′)

Suplentes: Matheus, Velázquez, Djavan, Didi, Alan, Neto e Rodrigo Pinho

Golos: César (a.g, 9'), Stojiljkovic (37' e 42') e Neto (81′)


"Devíamos esta exibição aos adeptos"

Abel Ferreira, técnico do SC Braga, era um treinador naturalmente feliz com o triunfo folgado sobre o CD Nacional. O técnico destacou a seriedade, qualidade e organização da sua equipa, num triunfo que dedicou aos adeptos. Deixou, ainda, rasgados elogios a Neto.

Satisfeito com a vitória e com a exibição: "Somos profissionais, devíamos esta exibição aos nossos adeptos, a nós próprios. Foi uma época difícil, desgastante. Foi um triunfo bem conseguido. Era importante dar uma boa imagem perante os nossos adeptos. Fomos sérios, organizados, sabendo o que tínhamos de fazer"

Rendido a Neto: "Neto é um dos jogadores que temos com muito potencial. Hoje demos oportunidade ao Neto e há outros na equipa B e juniores que, continuando a trabalhar de forma séria, dedicada e com a mesma atitude, terão oportunidades nesta equipa. Neto é irreverente, tem um potencial tremendo. Este jogador dá-nos irreverência, não tem medo de encarar o adversário. É um gosto tremendo ver premiar um atleta formado no clube. Com a estrutura que temos, o futuro passa por dar mais oportunidades a estes jogadores, desde que mostrem que merecem essa mesma oportunidade".

Com fato de gala para a goleada

Gverreiros com fato de gala, este domingo, no Caixa Futebol Campus. O SC Braga B derrotou o SL Benfica B por 4-1, num triunfo tão categórico quanto justo. Leandro (45′), Jordão (79′), Bruno Wilson (82′) e Joca (90′) fizeram os golos de uma vitória que mantém acesa a chama do terceiro lugar.

A equipa liderada por João Aroso cedo mostrou que estava no Seixal para vencer, apresentando-se personalizada e dominadora nos minutos iniciais do encontro. Inspirados e acutilantes no último terço, os gverreiros foram deixando avisos sérios aos encarnados, mas André Ferreira foi adiando o golo bracarense. Contudo, em cima do intervalo, revelou-se incapaz de travar Leandro que, após contornar o guarda-redes, faturou o primeiro da tarde.

No segundo tempo, o SL Benfica B entrou mais pressionante e acabou por ter uma soberana oportunidade para empatar. Porém, Tiago Pereira encheu a baliza e travou uma grande penalidade batida por Heriberto. O SC Braga B, por Ogana, até teve uma chance para dilatar a vantagem, mas foram os encarnados – quando nada o fazia prever – a empatarem a partida por João Félix (69′). Os gverreiros responderam da melhor maneira e dez minutos depois Bruno Jordão deu nova vantagem. Galvanizada, foi com alguma naturalidade que a equipa de João Aroso avolumou o resultado, chegando à goleada com golos de Bruno Wilson (83′) e Joca (90′).

Com este resultado o SC Braga B subiu ao 5.º posto da Ledman LigaPRO com 61 pontos, estando agora a dois pontos do pódio. Na última jornada do campeonato, os gverreiros recebem o Sporting CP B no Estádio 1.º de Maio.

Ficha de Jogo

Onze inicial: Tiago Pereira, Anthony D'Alberto, Bruno Wilson, Lucas, Simão, Bruno Jordão, Loum, Joca, Tomás Martínez (Inácio, 90+1′), Leandro (Piqueti, 72′) e Ogana (Edelino Ié, 82′)

Suplentes: Harrillo, Queirós, Inácio, Trincão, David Kong, Edelino Ié e Piqueti

Golos: Leandro (45′), João Félix (69′), Jordão (79′), Bruno Wilson (82′) e Joca (90′)


Gverreiras na Final da Taça de Portugal

O SC Braga realizou, este domingo, uma exibição de luxo na segunda mão das meia-final da Taça de Portugal Allianz. Com um domínio avassalador desde o primeiro minuto de jogo, as Gverreiras do Minho golearam a CP Martim por nove bolas a zero.

Com uma entrada forte na partida, aos 20 minutos do encontro as Gverreiras já venciam por duas bolas a zero com golos de Adri (11') e Sara Brasil (20'). Encarando a partida de forma séria, a formação liderada por João Marques continuou a carregar, chegando ao intervalo a vencer por cinco bolas a zero. Sara Brasil (31'), Andreia Norton (40') e Adri (45') marcaram os golos dos últimos 15 minutos da primeira parte.

Na segunda parte, as Gverreiras não tiraram o pé do acelerador e naturalmente foram dilatando o marcador. Na passagem do minuto 48, Adri fez hat-trick na partida, consumando uma brilhante exibição. Cláudia Garcia (50') e Jéssica Silva (57' e 88') fecharam a lista de marcadoras do encontro, fixando o resultado final em 9-0.

Com esta vitória o SC Braga garantiu a passagem à final da Taça de Portugal Allianz, que se irá realizar no dia 4 de Junho pelas 17 horas e 15 minutos, no Jamor.

FOTO: Estúdios Lima

Sub-17: Desaire frente ao SL Benfica

O SC Braga perdeu, este domingo, frente ao SL Benfica por duas bolas a zero. Num jogo tático, as águias foram mais eficazes que os Gverreiros. Gonçalo Loureiro (27') e Ricardo Matos (38') fizeram os golos que deram a vitória à formação lisboeta. De realçar a brilhante exibição do guarda-redes do SC Braga, Rui Ribeiro, que evitou por várias vezes o golo do SL Benfica com fantásticas intervenções.

No próximo domingo o SC Braga desloca-se ao terreno do FC Porto, pelas 11 horas, em jogo correspondente 5ª jornada da Fase Final de Sub-17.


SC Braga escorrega em Coimbra
(basquetebol)

O SC Braga perdeu, este domingo, na deslocação à cidade dos estudantes, frente à Académica de Coimbra por 56-53.
Num jogo equilibrado e disputado até ao último segundo, a formação de Coimbra levou a melhor pela margem de apenas três pontos.
No próximo domingo, os Gverreiros do Minho recebem o Illiabum Clube, pelas 16 horas e 15 minutos, no Pavilhão de Lamaçães num jogo correspondente à 10ª jornada da 2ª fase do IV Campeonato Nacional 1ª Divisão Masculina.

SCBraga

JotaCC

FESTIVAL DE GOLOS PARA ATENUAR A DOR
Braga garantiu o quinto lugar num jogo marcado pelo recorde de Alan e pelo golo de Pedro Neto. Nacional voltou a desiludir

Uma goleada, quinto lugar assegurado, momento simbólico para Alan e um golo do sub-17 Pedro Neto: noite em grande para o Braga perante um Nacional demasiado frágil


Alan, que fez ontem o jogo 400 na I Liga, esconde a bola de Vítor Gonçalves

Quatro jogos depois, o Braga regressou às vitórias, na despedida desta época na Pedreira. Foi um jogo fácil para a equipa de Abel Ferreira, em contraste com os últimos, e serviu sobretudo para garantir de uma vez por todas o quinto lugar no campeonato – um mal menor, tendo em contas as circunstâncias de uma"época difícil e desgastante". Do outro lado esteve um Nacional em modo de despedida da I Liga, inundado por erros individuais e a justificar porque vai ser o último classificado deste campeonato.
O Braga entrou forte, a pressionar a saída de bola do Nacional, e o primeiro golo, antecedido de um erro enorme de César (marcou na própria baliza), acabou por premiar essa postura. A equipa de João de Deus ainda tentou reagir, chegou várias vezes perto da baliza de Marafona, mas um momento brilhante dos arsenalistas acabou, de uma vez por todas, com a questão do resultado: foi através de uma grande jogada coletiva, com a bola a passar por quatro jogadores (Baiano, Pedro Santos, Rui Fonte e Ricardo Horta) antes da finalização de Stojiljkovic. Pouco depois, ainda antes do intervalo, o Nacional voltou a demonstrar a razão por que vai regressar à II Liga: mais um mau passe de César, erro de Vítor São Bento e novo golo de Stojiljkovic, num momento que se arrisca a entrar para o compêndio dos mais cómicos da temporada.
A segunda parte trouxe uma partida menos intensa mas com dois momentos marcantes para os adeptos do Braga: a entrada em campo de Alan (passou a ser o estrangeiro com mais jogos, 400, na I Liga) e o golo de Pedro Neto, um menino de 17 anos e 66 dias que marcou na estreia pela equipa principal. O extremo dos sub-17, que se juntou aos grandes sem passar pela equipa B, até esteve perto de bisar já nos descontos, mas a bola saiu ao lado. Abel ganhou a aposta e ainda garantiu, com o resultado de ontem, a tranquilidade necessária para entrar sem pressão extra na próxima época.


Momento
37'

FESTIVAL COLETIVO PARA A TRANQUILIDADE. Excelente jogada de combinação do ataque do Braga, com a bola a passar por vários jogadores (Baiano, Pedro Santos e Rui Fonte) antes da assistência final de Ricardo Horta para a finalização de Stojiljkovic. Com o segundo golo, chegou também a tranquilidade para o Braga e a certeza de que o quinto lugar no campeonato já não fugia.



A Figura
Stojiljkovic:8
Esteve em três dos quatro golos

Exibição de gala de Stojiljkovic, na melhor resposta à insatisfação demonstrada pela substituição em Moreira de Cónegos. O avançado sérvio esteve em todo o lado e participou diretamente em três dos quatro golos do Braga. Criou outros lances de muito perigo tanto a finalizar como a servir os colegas de ataque. O primeiro golo foi fácil, só teve de encostar, e no segundo foi persistente no aproveitamento da fífia cometida pelo Nacional. Centrou ainda com precisão para o 4-0 final, assinado por Pedro Neto.



Abel Ferreira "Fomos sérios e organizados"
Treinador do Braga admitiu que não era fácil motivar a equipa e elogiou o jovem Pedro Neto

"O Neto é um dos jovens jogadores que temos com muito potencial. Dá-nos irreverência"

Ao terceiro jogo, Abel Ferreira conseguiu vencer. "Somos profissionais, devíamos esta exibição aos adeptos e a nós próprios, porque foi uma época difícil e desgastante. Foi um triunfo bem conseguido. Em termos de resultado, não era fácil motivar estes jogadores; fui apelando à importância de dar uma boa imagemaosadeptos.Fomossérios e organizados", destacou o treinador, que desvalorizou a luta do quinto lugar, que ontem ficou selado. "Mais do que pensar nisso, pensei na minha missão. Disse aos jogadores que independentemente da classificação, era importante estarmos focados no processo, nas ideias, porque sei que não é fácil ter três treinadores numa época. Pedi-lhes coisas simples e a nossa ideia valoriza o espetáculo", referiu. Abel elogiou Neto, que marcou na estreia. "É um dos jovens jogadores que temos com muito potencial, outros também terão oportunidades nesta equipa se tiverem o comportamento adequado. O Neto dá-nos irreverência", realçou, felicitando ainda o "campeão nacional" Benfica.



RECORD ALAN CHEGA AOS 400 E QUER CONTINUAR A JOGAR

Alan tornou-se no estrangeiro com mais jogos na I Liga (400), ultrapassando o antigo defesa brasileiro Filgueira. Aos 37 anos, o capitão deixa o futuro em aberto, mas não esconde o desejo. "Ainda não conversei com o presidente, a minha vontade é sempre jogar. Vamos esperar que a época acabe e resolver com calma", disse. "Eles vão conversar e decidir o que é melhor", comentou Abel Ferreira.


ESTATÍSTICA  NETO FAZ HISTÓRIA COM INCENTIVO DO CAPITÃO

Na estreia pela equipa principal, Neto, de 17 anos e 66 dias, fez um golo e passou a ser o mais jovem de sempre a marcar pelo Braga na I Liga, passando Palmeira. Este século, só Gonçalo Brandão (17 anos e nove dias) fez melhor. No final, Alan abrilhantou a história: "Ele ficou no quarto comigo. Eu disse-lhe 'puto, está a chegar a tua hora. Vais fazer golo'. Tem um grande futuro", atirou o capitão.



CLAQUES TOCHAS NO RELVADO E MUITAS TARJAS NAS BANCADAS

Decorria o minuto 22 quando as claques do Braga lançaram várias tochas para o relvado e obrigaram o árbitro a interromper a partida. Seguiram-se várias mensagens de protesto: "Da nascente à poente fica a dedicação de quem sente. O Braga somos nós!"; "Aos Hugos Soares o aviso está dado. Duas caras é do outro lado"; "Num país de vendidos, a coerência e mentalidade vira ilegalidade".



MOMENTO STOJILJKOVIC FESTEJOU GOLO COM ABEL

Depois de se ter mostrado revoltado com o facto de ter sido substituído na primeira parte do último jogo, em Moreira de Cónegos (devido à expulsão de Rosic), Stojiljkovic fez questão de festejar o primeiro golo de ontem com Abel Ferreira, que o tinha defendido na conferência de Imprensa da véspera. Artur Jorge somou o quinto cartão amarelo da época e vai falhar a deslocação a Tondela.



ELEIÇÕES ANTÓNIO PEIXOTO INAUGUROU SEDE DE CAMPANHA

Ao final da tarde de ontem, ou seja, antes do jogo com o Nacional, António Pedro Peixoto inaugurou a sua sede de campanha, na presença de dezenas de sócios do Braga. O líder da lista "Nós Somos Braga" considera que a sua candidatura está num "crescendo constante" e que "a cidade e a região estão a aderir às ideias". Já António Salvador estará hoje de manhã no Centro Novais e Sousa.

O JOGO

JotaCC

Minhotos a todo o gás
O Benfica B, fragilizado pelas muitas ausências, sofreu uma derrota pesada em casa. O Braga B conquistou o primeiro triunfo da era João Aroso

"Equipa está pouco rodada e é algo inexperiente"
Hélder Cristóvão
Treinador do Benfica B
"Não perspetivava um resultado destes"
João Aroso
Treinador do Braga B


O Braga B foi ao Seixal vencer o Benfica B de forma concludente por 1-4 na penúltima ronda do campeonato da II Liga. A formação encarnada apresentou-se muito improvisada, em virtude da cedência de vários jogadores para a seleção de sub-20, que irá disputar o Mundial na Coreia do Sul, e fruto também de algumas lesões. Os minhotos carregaram no acelerador e conquistaram assim a primeira vitória da era João Aroso no comando técnico da equipa B do Braga. As águias ainda conseguiram dividir o jogo no primeiro tempo, mas foram os arsenalistas a adiantar-se no marcador, à saída para o intervalo, por Leandro Antunes, aproveitando o espaço na defesa contrária para finalizar fora do alcance de André Ferreira. A abrir a segunda parte, o Benfica B desperdiçou um penálti – Tiago Pereira travou o remate de Heriberto Tavares – isto depois de uma falta de Loum, descortinada pelo árbitro madeirense, Anzhoni Rodrigues, apesar de a bola, cabeceada pelo central João Escoval, ter entrado na baliza dos bracarenses. João Félix ainda logrou restabelecer o empate, aos 68', mas a frescura física da linha avançada do Braga B foi avassaladora na ponta final do encontro. Na sequência de um tiro, de fora da área, Jordão voltou a colocar os minhotos na frente e, pouco depois, uma cabeçada do central Bruno Wilson desfez todas as dúvidas. Com os encarnados já resignados, e o técnico Hélder Cristóvão a pedir mais apoio por parte dos adeptos, acabou por ser o Braga B a cimentar ainda mais o triunfo, por Joca, aproveitando um cruzamento de Piqueti para marcar o quarto golo dos arsenalistas.

O JOGO

JotaCC

A HISTÓRIA PARA CONTAR AOS NETOS
Golos anedóticos no adeus do veterano Alan e na estreia a faturar de um jovem de 17 anos


O Sp. Braga que já tinha começado o jogo com a Liga Europa garantida, o pormenor que faltava acertar em termos matemáticos, aproveitou para passear e tudo ficou resolvido ainda antes do intervalo, com mais dois golos a roçar o ridículo. Primeiro foi Ricardo Horta e entrar no centro da defesa do Nacional como se fosse faca em manteiga, oferecendo o golo de bandeja a Stojiljkovic, sérvio que ainda marcou outro, aproveitando uma nova anedota da dupla César/São Bento, desta vez com o passe atrasado do brasileiro a sair com mais força do que seria normal e o guarda-redes a não conseguir dominar a bola. O avançado do Sp. Braga atirou-se com tudo para apanhar o ressalto e faturou com a bola a bater literalmente no seu pé direito, seguindo de gatas para ver a confirmação do 3-0. Mais anedótico era quase impossível! Certo é que Stojiljkovic conseguiu justificar o voto de confiança de Abel Ferreira, que ainda aproveitou a 2ª parte para promover a despedida de um veterano de 37 anos (Alan) e a estreia de um jovem de 17 anos (Pedro Neto). Este ainda com tempo para selar o jogo com um belo golo. É a tal história para contar aos netos...



Alan
"A minha vontade é sempre de jogar"


O jogo com o Nacional foi especial para Alan, afinal de contas não é qualquer um que completa 400 jogos na 1ª Liga. "A importância disto é muito grande. É a prova de que vale a pena trabalhar dia a dia para aguentar", referiu o camisola 30, que abriu a porta a um possível regresso na próxima época. "Ainda não conversei com o presidente sobre o futuro. Vou falar quando a época acabar, como sempre. A minha vontade é sempre de jogar", revelou Alan, antes de elogiar Pedro Neto: "Ele fica no quarto comigo. Eu disse que ele ia entrar e brilhar. E ele disse que ia marcar. Mostrou que é um grande jogador."
Do lado do Nacional, Ricardo Gomes lamentou uma época "onde correu tudo ao contrário do desejado."



Grandes ovações para Alan e Neto

Numa época com pouco para festejar, os adeptos do Sp. Braga tiveram dois motivos para sorrir (além do triunfo). A entrada de Alan, de 37 anos, que completou o 400º jogo na 1ª Liga e foi ovacionado quando entrou em campo, sendo que o mesmo aconteceu a Pedro Neto, de 17 anos, que se estreou pela equipa principal e até marcou um golo. Pela negativa, as tochas enviadas pela claque bracarense para o relvado, que obrigaram o árbitro a interromper o jogo aos 22 minutos.


Abel
"Devíamos isto aos adeptos"

Ao fim de três jogos, Abel Ferreira somou a primeira vitória e dedicou-a às bancadas. "Somos profissionais, devíamos esta exibição aos nossos adeptos e a nós próprios. Foi uma época difícil, desgastante. Era importante dar uma boa imagem perante os nossos adeptos. Fomos sérios, organizados, sabendo o que tínhamos de fazer", vincou o treinador, que elogiou a estreia de Pedro Neto e abriu a porta da equipa principal a outros jovens: "Demos oportunidade ao Neto e há outros na equipa B e juniores que, continuando a trabalhar, terão oportunidades nesta equipa. O Neto é irreverente, tem um potencial tremendo."

RECORD

JotaCC

Num jogo de deprimidos venceu o menos cabisbaixo
Primeiro triunfo da nova era de Abel à frente dos bracarenses assegurou, matematicamente, o quinto lugar

O Sp. Braga-Nacional era um jogo que não prometia muito. Frente a frente estavam duas equipas que falharam os seus objectivos para esta temporada, embora os insulares estivessem mais deprimidos, com a despromoção à II Liga ainda a remoer nos seus espíritos. E o que se vaticinava concretizou-se. Em Braga, o jogo foi caminhando para o seu fim sempre sem grande empolgamento. E o triunfo foi para os "arsenalistas", indiscutivelmente melhores do que os madeirenses.
Com a Liga Europa já assegurada graças ao empate do Marítimo durante a tarde, o Sp. Braga podia garantir matematicamente o quinto lugar. E foi isso mesmo que sucedeu no último jogo da época em casa, com o primeiro triunfo da era Abel Ferreira.
Perante uma equipa que somou apenas uma vitória nos últimos 19 jogos, um autogolo de César logo aos 9' deixou claro qual seria o rumo que a partida tomaria. O Nacional nunca mostrou ser capaz de importunar Marafona e uma sucessão de erros foi permitindo que o marcador se avolumasse.
Stojijkovic foi o homem em destaque no aproveitamento dos deslizes nacionalistas, marcando dois golos quase de rajada, pouco antes do intervalo, e Ricardo Horta ainda rematou à barra da baliza de Vitor São Bento.
No segundo tempo, nada mudou na forma como o jogo foi disputado, mas destaque para a estreia de Pedro Neto, jovem de 17 anos que saltou directamente para a equipa principal sem ter passado pela equipa B e que não precisou de dez minutos em campo para se estrear a marcar, fixando o resultado final.

PUBLICO

JotaCC

Sporting e Braga vencem e estão na final

Futebol Feminino Taça de Portugal

O Sporting e o Braga são os finalistas da Taça de Portugal de futebol feminino, depois de, ontem, terem vencido os respetivos adversários na segunda mão das meias-finais.
As leoas foram ao terreno do Estoril ganhar por 2-0, repetindo o resultado do primeiro jogo, enquanto as arsenalistas golearam, em Braga, a Casa do Povo de Martim, por 9-0, após o 8-0 em Barcelos.
A final entre a formação leonina e a bracarense está marcada para o dia 4 de junho, no Estádio Nacional, em Oeiras.
No Estoril, as leoas só em cima do intervalo conseguiram traduzir o ascendente em golos, por Diana Silva. O golo da tranquilidade surgiu logo no recomeço da partida, por Solange Carvalho.
Já em Braga, as arsenalistas impuseram-se com alguma facilidade às vizinhas de Martim, por números que espelham bem a diferença de forças e argumentos entre os dois conjuntos.
As visitantes só tiveram uma ocasião flagrante, num remate de Sara aos 65 minutos. De resto, a principal preocupação das barcelenses foi segurar a pressão das arsenalistas, para tentar evitar números idênticos aos da primeira mão.
Assegurada a passagem à final da Taça de Portugal, o técnico bracarense fez algumas alterações e ensaios tácticos, em tarde de inspiração em especial de Jéssica Silva e Adri.

JN

JotaCC

Pli deixa críticas à atual direção

António Pedro Peixoto inaugurou, ontem, a sua sede de campanha. O opositor de António Salvador às eleições de 27 de maio prometeu anunciar o nome do diretor desportivo na mesma semana do ato eleitoral (Dito é o eleito), mas também aproveitou a iniciativa para criticar a direção. "Algo está mal no Sp. Braga e daí a quantidade de pessoas que se juntam a nós. Quero que pensem bem se este é o caminho que querem. Os princípios financeiros estão a ultrapassar os princípios basilares do clube, que são os seus adeptos", disparou.



Leoas e Guerreiras no Jamor

A final da Taça de Portugal, agendada para o próximo dia 4 de junho, no Estádio Nacional, será disputada por Sporting e Sp. Braga, as duas formações que estão também a lutar pelo campeonato. As leoas visitaram o Estoril e venceram por 2-0, o mesmo resultado da primeira mão. O Sporting dominou logo na 1ª parte, só que mercê da voluntariedade das canarinhas, o jogo foi-se desenrolando a meio-campo. Seguiu-se um equilíbrio da posse da bola até aos 30', altura em que as visitantes assumiram as rédeas do jogo. Aos 42', uma jogada genial de Ana Borges terminou com um cruzamento rasteiro para Diana Silva inaugurar o marcador. No regresso do intervalo a guarda-redes do Estoril teve de se opor a Diana Silva (47') e aos 50' foi Inês Pereira a ser testada por Beatriz Fonseca. O jogo ficou resolvido aos 58', quando Solange fez o 2-0, servida por Diana Silva. Antes do final, Solange ainda viu um penálti ser travado por Catarina Bajanca.
CP Martim sem resposta
Na outra meia-final, o Sp. Braga foi verdadeiramente demolidor, goleando a Casa do Povo Martim por 9-0, no Estádio 1º de Maio. Recorde-se que já na primeira mão as arsenalistas tinham conseguido um resultado volumoso (8-0) devido à superioridade clara. Entre tantos golos, Adriana Gomes destacou-se ao apontar um hat trick no duelo de ontem.

RECORD

JotaCC

MARIANA MACHADO ESPANTA

Mariana Machado (SC Braga) venceu os 1500 metros do Meeting de Ourense, com 4m25,88s. Sendo ainda juvenil, Mariana confirmou o mínimo para o Europeu de Juniores e é atualmente a terceira do ranking europeu. A jovem, filha da antiga atleta Albertina Machado, é uma verdadeira promessa, uma vez que não havia há 19 anos uma juvenil a correr os 1500 m em menos de 4m30s. A última tinha sido Jéssica Augusto, em 1998.

O JOGO

Bruno3429

RTP1 transmite final do Jamor

A final da Taça de Portugal Feminina Allianz, que será disputada entre o SC Braga e o Sporting CP, terá a cobertura televisiva da RTP1. Esta será a primeira final da Taça de Portugal Feminina com direito a transmissão num canal de sinal aberto.

Esta magnifica final entre os dois primeiros classificados da Liga Allianz está agendada para as 17h15, no Estádio Nacional, no Jamor.

De lembrar que a final da Taça de Portugal terá, pela primeira vez, recurso ao vídeo árbitro.

Xadas titular na vitória sobre os EUA

A Seleção Nacional Sub-20 venceu, esta segunda-feira, os Estados Unidos por 2-1, no último jogo de preparação antes do Campeonato do Mundo Coreia do Sul-2017. Com Xadas no onze inicial, a Equipa das Quinas foi obrigada a trabalhados forçados. A equipa lusa até começou a perder com um golo de Adams (20′), mas foi capaz de operar a reviravolta com golos de André Ribeiro (22′) e Xande Silva (80′).

SC Braga brilha em Âncora

Com uma equipa de 14 nadadores (cadetes e infantis), o SC Braga participou no Torneio XLI Aniversário da Escola Desportiva de Viana, conde alcançou o 2.º lugar por equipas. Em colaboração com a Associação de Natação do Minho, a EDV organizou o torneio de comemoração do seu aniversário na Piscina Municipal de Vila Praia de Âncora, no dia 13 de Maio, onde estiveram presentes 15 clubes representados por um total de 233 atletas femininos e masculinos.

Os jovens Gverreiros do Minho estiveram à altura dos pergaminhos do clube, tendo demonstrado um excelente empenho e espírito de competitividade. Do somatório dos pontos alcançados nas diferentes provas disputadas, os clubes que alcançaram o pódio foram:

1.º Classificado – GD V.N. Famalicão

2.º Classificado – SC Braga

3.º Classificado – CA Pacense

Em termos individuais destacaram-se os seguintes atletas:

Milan Jevic: 1.º lugar aos 50 metros bruços em cadetes B;

Mariana Pinto: 1.º lugar aos 50 metros bruços em cadetes B;

Gonçalo Rocha: 2.º lugar aos 50 metros livres em cadetes A;

João Sousa: 2.º lugar aos 50 metros mariposa em cadetes A;

David Cruz: 1.º lugar aos 100 metros bruços e 2º lugar aos 200 metros livres em infantis B;

Maria Neves: 2.º lugar aos 100 metros bruços em infantis B;

Adriana Hutyy: 3.º lugar aos 200 metros livres em infantis B;

Lucas Pereira: 1.º lugar aos 100 metros mariposa e 2.º lugar aos 200 metros costas em infantis A;

Júlia Barros: 2.º lugar aos 200 metros costas em infantis B;

O quarteto masculino de estafetas alcançou o 1º lugar, na prova de 4x50m Estilos, constituída pelos seguintes atletas: João Sousa, David Cruz, Lucas Pereira e Milan Jevic.

O atleta Lucas Pereira obteve ainda a melhor performance por pontos com a sua prova de 100 metros mariposa no escalão de Infantis "A".

SCBraga

Bruno3429

«O Barcelona estava em cima de Pedro Neto» – António Salvador

O presidente do SC Braga, António Salvador, destacou a exibição do jovem extremo Pedro Neto, de apenas 17 anos, que marcou frente ao Nacional, e revelou que o atleta esteve perto de sair para o Barcelona.

«Estava perdido. não podia ter contrato profissional e, como a lei não protege nada os clubes, estava praticamente fora do nosso país porque tanto o Barcelona como grandes clubes ingleses estavam em cima do jogador. Tive que perder muitas horas, muitos dias com os pais e a família do Neto para lhes fazer perceber que o melhor para ele era prosseguir a sua carreira em Portugal e no Braga e que o futuro seria muito mais risonho do que se saísse agora. A bom tempo os pais perceberam isso e a recompensa foi já este jogo, o Abel Ferreira convocou-o, sem favor nenhum, e ele deu uma resposta cabal da qualidade e do porquê de grandes clubes europeus estarem interessados no Neto», afirmou António Salvador.

A Bola