News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/05

Started by Zav, 06 de May de 2017, 14:05

Previous topic - Next topic

Zav

Já chegou uma proposta formal ao Braga por Battaglia

Imprensa grega adianta que o PAOK já fez uma proposta pelo médio argentino.

Battaglia pode deixar o Braga no final da época. O médio é um dos principais alvos do PAOK, que terminou o campeonato grego no segundo lugar, atrás do Olympiacos, e que se prepara para disputar a final da Taça frente ao AEK.
Segundo a Imprensa grega, o clube de Salónica já apresentou uma proposta formal e o Braga, que detém 80% do passe, pondera libertar o jogador mediante uma boa oferta.

Battaglia, 25 anos, chegou ao Braga na temporada 2013/14, tendo sido emprestado a Moreirense e Rosario Central. Iniciou a atual temporada cedido ao Chaves, tendo regressado ao Minho na reabertura do mercado. Leva um golo marcado em 17 jogos pelo Braga.

Ojogo

Zav

Visita VIP às obras da Cidade Desportiva

Falta pouco mais de um mês para nascer a Cidade Desportiva do SC Braga. A primeira fase do complexo, que irá albergar os escalões de formação, ficará concluída a 1 de julho. Ontem o líder da SAD visita as obras com mais de mil adeptos, e também Pedro Proença, presidente da Liga, Hermínio Loureiro, vice-presidente da FPF, João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, e outras personalidades.

António Salvador referiu que este é um projeto essencial para o futuro. «É um dia marcante para mim. Este é o projeto do século, porque, ao fim de cem anos, além do património humano que são os sócios, pela primeira vez o SC Braga vai ter uma estrutura física para os seus adeptos», salientou.

A Cidade Desportiva, que representará um investimento de cerca de 20 milhões de euros, suportados pelo clube, terá ainda um Pavilhão Multiusos e um Centro de Estágios que servirá o plantel principal.


«Temporada desastrosa a todos os níveis» - António Pedro Peixoto

«Temporada desastrosa a todos os níveis» - António Pedro Peixoto

António Pedro Peixoto entregou na manhã deste sábado a lista a José Manuel Fernandes, presidente da Assembleia-geral do SC Braga, e é agora candidato oficial às eleições do próximo dia 27 de maio, onde irá concorrer contra António Salvador.

Com o quarto lugar entregue ao eterno rival Vitória de Guimarães, António Pedro Peixoto teceu duras críticas ao atual líder da SAD.

«As pessoas têm de assumir as suas responsabilidades. Não é normal uma equipa ter três treinadores numa época, muito menos num clube com a grandeza do SC Braga. Não podemos escamotear, não vamos ficar em quarto lugar, nem sabemos se vamos ficar em quinto, isto é uma temporada desastrosa a todos os níveis! O quarto é mau, quinto impensável, o sexto... nem quero pensar nisso. António Salvador tem de ser considerado responsável máximo», referiu, acusando ainda o adversário de fugir ao frente-a-frente.

«Não vou desistir do debate, tivemos três propostas concretas para debates e aceitámos na hora. Não sei dizer quais os motivos que levam a outra lista a não aceitar, mas isto não pode passar em claro. A falta de debate num ato eleitoral é impensável, não consigo perceber a decisão. É um desrespeito total para com os adeptos. Vou continuar a desafiá-lo, não é por mim, é pelos sócios. Gostava muito de ter António Salvador à minha frente», salientou.


«Resultado demasiado penalizador» - Abel

Depois de somar a segunda derrota em dois jogos no comando técnico do SC Braga, Abel reconheceu que a expulsão de Rosic, ao minuto 24.

«A expulsão não alterou nada, passámos apenas a jogar só com um homem na frente. Não é fácil jogar com menos um jogador, mas mesmo assim assumimos a iniciativa e conseguimos criar oportunidades de golo. Conforme o jogo foi andando o Moreirense foi fazendo maior pressão e, com o acumular do nosso desgaste, eles levam os três pontos de forma feliz. O resultado é demasiado penalizador pelo que fizemos nos 90 minutos», argumentou o treinador aos microfones da Sport TV.


vitória do Moreirense frente ao SC Braga (2-1)

O Moreirense recebeu e venceu o SC Braga, por 2-1, encontro que abriu a 32.ª e antepenúltima jornada da Liga.

Ricardo Horta abriu o marcador pouco depois de os bracarenses terem ficado em inferioridade numérica, por expulsão de Rosic, aos 24 minutos. Os cónegos deram a volta na segunda parte com golos de Nildo e Alan Schons.

Com este resultado, o Moreirense dá um passo importante rumo à manutenção e deixa matematicamente o Nacional fora da corrida pela manutenção.

Já o SC Braga não poderá alcançar o Vitória de Guimarães no quarto lugar e os vimaranenses têm, assim, garantida a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa.


A bola

JotaCC

Tiro de Alan Schons abate todos os medos
Moreira de Cónegos Golo no minuto 90 derrota o Braga e despromove o Nacional

Alan Schons. Um para a história do Moreirense e um golo que pode valer uma temporada inteira e a permanência na primeira liga.

Brasileiro dos cónegos apontou um golo, quase no fim do jogo, que pode valer uma época inteira
Rosic expulso e outro sérvio, Stojiljkovic, irritado por ter sido substituído. Para completar a razia balcânica, o montenegrino Vukcevic lesionou-se.
Oito amarelos e um vermelho. A Manuel Mota já se lhe viu mais paciência.
Dérbi minhoto muito bem rasgadinho, um arraial de bola e um foguete do Moreirense no minuto 90, soltado por Alan Schons. Um golão do médio brasileiro, que vale três pontos e que praticamente assegura a permanência na elite do futebol português. Além da derrota do Braga (2-1), outra consequência: a confirmação da descida do Nacional da Madeira.
O Braga precisava de ganhar em Moreira de Cónegos para manter a possibilidade matemática de ainda poder tirar o quarto lugar ao Vitória de Guimarães. Perdeu, no que foi a nona derrota de uma temporada para esquecer, e ficou com o quinto lugar à mão de semear do Marítimo.
A equipa "arsenalista" jogou mais de uma hora com dez (o defesa central Rosic foi expulso ao minuto 24), mas até foi a primeira a marcar, com um golo de Ricardo Horta. E Pedro Santos também esteve per- to de fazer o 2-0, após slalom individual e tiro à entrada da área.
Aflito na luta pela permanência, o Moreirense nunca baixou os braços e empurrou o rival para trás. Empatou com um remate de Nildo e, já nos instantes finais, teve a recompensa naquele remate libertador de Alan Schons, disparado à entrada da área.
Na hora do tocar a reunir e de defender com dez e com todas as forças, Marafona, guarda-redes do Braga, já tinha feito outros milagres, mas nem com asas havia de chegar àquela bola.
No final, a grande festa foi do Moreirense. A equipa de Petit até pode festejar a continuidade na Liga já amanhã, se o Tondela lhe fizer o favor de perder em casa com o Vitória de Setúbal.


reações :

Parabéns aos jogadores. Foi difícil, não entrámos bem, mas alcançámos uma boa vitória. Estamos perto do objetivo"
Petit Treinador do Moreirense
Não é fácil jogar com menos um. Conseguimos um golo, mas o desgaste foi-se acumulando e o adversário foi muito feliz"
Abel Ferreira Treinador do Braga




Braga "Obra do século" pronta em 2019

O presidente do Braga, António Salvador, anunciou ontem que a cidade desportiva, "a obra do século" do clube, estará pronta em 2019 e vai custar 20 milhões de euros. Na visita às obras estiveram, entre outros, Pedro Proença, Hermínio Loureiro, João Paulo Rebelo e Ricardo Rio.

JN

JotaCC

NINHO ARSENALISTA ATRAIU UM MILHAR
Presidente António Salvador abriu as portas da futura Cidade Desportiva e assistiu a uma impressionante romaria de adeptos

Apontando para o próximo mês a conclusão do Centro de Formação, António Salvador impressionou-se com as felicitações dos visitantes. "Este projeto é dos adeptos. Foram eles que o validaram", recordou
Metade da "obra do século" do Braga, como tantas vezes a apelida António Salvador, está praticamente concluída. Dentro de um mês, o Centro de Formação, que vai albergar toda a estrutura do futebol jovem e que será dotado de sete campos, já poderá ser utilizado e o presidente do clube fez questão de mostrá-lo aos adeptos e a várias individualidades ligadas ao Desporto, Governo e poder local. Apesar de o frio e a chuva terem sido sérias ameaças, cerca de um milhar de visitantes não perdeu a oportunidade de conhecer parte da futura Cidade Desportiva dos arsenalistas e Salvador ficou tocado pelos elogios que foi registando. "Este é um dia marcante. De todas as reações que testemunhei, as mais marcantes foram as dos adeptos. Procuravam-me para me saudar por este grande projeto. É deles. Foram eles que o validaram numa das assembleias-gerais mais concorridas na história deste clube", recordou, agradecendo o apoio da Câmara Municipal de Braga (cedeu 15 hectares de terreno), da FPF e do Governo. "Partilharam da nossa visão. O Braga está ciente das suas responsabilidades e espero que a nossa Cidade Desportiva se torne a casa das seleções no Norte do país", atirou.
Cumprida a segunda fase do projeto,que prevê um pavilhão multiusos a construir a partir do edifício inacabado das piscinas (terá uma área administrativa, uma residência com 60 quartos duplos e um espaço de apoio às equipas profissionais) e um miniestádio com uma bancada coberta com 2800 lugares, a Cidade Desportiva do Braga será inaugurada a 19 de janeiro de 2019, estando previsto para 2021 o batismo da praça do centenário (o arquiteto Souto Moura foi convidado para o projeto), precisamente no 100.º aniversário do clube. Por essa altura, o Centro de Formação já funcionará em pleno e até poderá materializar a profeciado eurodeputado José Manuel Fernandes, o presidente da Mesa da AG: "Aqui vão nascer Cristianos Ronaldos."


MILHÕES
20
É o custo estimado para a totalidade da Cidade Desportiva. A primeira fase custará nove milhões.


Reunião marcada com o CA da FPF

Sem revelar a data, António Salvador afirmou ter agendada uma reunião com o Conselho de Arbitragem da FPF. "Vamos expor todos os erros graves de arbitragem que nos subtraíram dez pontos neste campeonato", disse o líder do Braga, que, no final do jogo com o Sporting, chegou a pedir a intervenção do Ministério Público no futebol português. A respeito da implementação do videoárbitro na próxima época, o dirigente elogiou "a coragem" de Fernando Gomes, presidente da FPF. "Teve a capacidade de decidir aquilo que outros não conseguiram. Vai diminuir os erros", estimou Salvador.



MOMENTOS DA VISITA



Formação Quatro pisos e 4500 m2
Com uma área total de 4500 metros quadrados, o edifício do Centro de Formação distribui-se por quatro pisos. Até uma sala de estudo está prevista.


Vista Só falta colocar o relvado
A partir da varanda do edifício do Centro de Formação, Salvador aponta para um campo de futebol 11 para jogos oficiais, com bancada coberta de 650 lugares.


Caminhada Adeptos bem dispostos
Uma multidão de visitantes cumpriu alegremente a longa caminhada pela Cidade Desportiva, sempre atenta aos pormenores da obra que estará pronta em 2019.


VIP Salvador fez as honras da casa
Com a ajuda do arquiteto Pedro Guimarães, António Salvador explicou o projeto a João Paulo Rebelo (secretário de Estado do Desporto e da Juventude), Ricardo Rio (presidente da Câmara), Sameiro Araújo (vereadora), Hermínio Loureiro (vice-presidente da FPF) e Pedro Proença (presidente da Liga).

O JOGO

JotaCC

FESTA EM DIA DE CONDENADOS
BOMBA Moreirense mais perto da permanência depois de ganhar no último minuto. Braga diz adeus ao quarto lugar

Triunfo do Moreirense atirou o Nacional para a II Liga e afastou o Braga do quarto lugar. Equipa de Petit segue a luta com o Tondela, mas agora com uma boa vantagem...

Três meses depois de ter conquistado a Taça da Liga numa final com o Braga, o Moreirense voltou a aproveitar a presença do convidado de honra para garantir uma vitória crucial na luta pela permanência. O golo de Alan Schons, no último minuto, proporcionou uma enorme explosão de alegria na pequena vila de Moreira de Cónegos, mas foi, sobretudo, um tiro na sorte de quem mais a procurou, ou ainda uma bomba com danos colaterais: com o resultado de ontem, o Nacional desceu à II Liga e o Braga perdeu, definitivamente, a possibilidade de chegar ao quarto lugar, que fica com o rival V. Guimarães. Mas há mais: agora, o Moreirense soma mais seis pontos do que o Tondela, que tem amanhã, na receção ao V. Setúbal, um jogo decisivo nesta luta que agora é a dois.
Mas o confronto de ontem foi cheio de acontecimentos. Começou equilibrado, intenso, até que dois contratempos voltaram a condicionar o Braga, com cinco minutos que são a imagem desta época; primeiro foi Vukcevic a lesionar-se (19' ), depois foi Rosic a ver o segundo amarelo na partida por uma falta disparatada (24'). Apesar disso, os arsenal is tas ainda conseguiram marcar antes do intervalo, numa vantagem que trouxe a equipa mais confiante para o arranque da segunda parte.
Nesse período, o Moreirense sentia dificuldades para contornar a boa organização defensiva da equipa de Abel, que até podia ter dilatado a vantagem. Foi então que Petit decidiu revolucionar o jogo com uma substituição: tirou um defesa-central (Diego Ivo) para lançar um médio (Alan Schons), e assumiu uma defesa a três para o ataque final. A partir desse momento, o Moreirense cresceu, empurrado pela boa dinâmica do seu meiocampo, até chegar ao golo do empate num momento de inspiração de Nildo (76'). Depois, já em cima do final da partida, chegou o tal momento de euforia através do pé direito de um herói improvável: Alan Schons.



SUBSTITUIÇÃO OPÇÃO DE ABEL DEIXOU STOJILJKOVIC A CHORAR

Quando Rosic foi expulso, Abel sacrificou Stojiljkovic (30') e a substituição deixou o avançado frustrado. No caminho para o banco de suplentes, o sérvio protestou e atirou os pulsos elásticos que usa para o chão, notoriamente irritado. Já sentado, esteve alguns minutos cabisbaixo e a chorar. A época não tem sido fácil para Stojiljkovic, apesar de até ter recuperado a titularidade com Abel.



MERCADO PAOK APRESENTA PROPOSTA POR BATTAGLIA

Battaglia pode deixar o Braga no final da época. O médio é um dos principais alvos do PAOK, que terminou o campeonato grego no segundo lugar, atrás do Olympiacos, e que se prepara para disputar a final da Taça frente ao AEK. Segundo a Imprensa grega, o clube de Salónica já apresentou uma proposta formal e o Braga, que detém 80% do passe, pondera libertar o jogador mediante uma boa oferta.



ESTREIA DE PEDRO NETO E JOGO 400 DE ALAN ADIADOS

O extremo Pedro Neto integrou a lista de convocados do Braga para Moreira de Cónegos, mas foi um dos preteridos e viu o jogo na bancada, na companhia de Djavan. Ficou assim adiada a estreia do internacional sub-17 português, depois de nesta semana ter sido promovido à equipa principal. Adiado ficou também o 400.º jogo de Alan no campeonato português.



AMBIENTE AQUECEU COM A FINAL DA TAÇA DA LIGA

Neste dérbi do Minho, a conquista da Taça da Liga, numa final frente ao Braga, não foi esquecida pelos adeptos do Moreirense, que relembraram a data do jogo (29/01/2017) numa faixa e cantaram "nós somos campeões". No final da partida houve troca de insultos entre os adeptos arsenalistas, que assistiram ao jogo na bancada de topo do estádio, e os apoiantes do Moreirense.

O JOGO

Zav

Eleições: lista de Salvador explica ausência de debate e fala em ataques inadmissíveis

Candidatura de António Salvador à presidência do Braga emitiu este sábado um comunicado.

A candidatura de António Salvador à presidência do Braga emitiu este sábado um comunicado no qual explica o motivo pelo qual não será realizado um debate televisivo com António Pedro Peixoto, também ele candidato, ao mesmo tempo que lamenta aquilo que diz serem ataques pessoais "inadmissíveis".
"Esclarece-se que o referido debate só não se realiza porque, tendo sido apontada a data de 8 de maio, não se verificou, em tempo útil para a confirmação do espaço na grelha do canal, a apresentação formal de outra candidatura que não a de António Salvador. Assim, e por uma questão de respeito pela estação televisiva, foi a esta comunicado, no dia 1 de maio, que não poderia uma candidatura
formalmente constituída e apresentada ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral do SC Braga, conforme os estatutos, debater com alguém que ainda não tivesse apresentado oficialmente a sua lista, sendo então, e apenas, candidato a candidato", surge explicado.

"Esta candidatura entende que o SC Braga merece respeito. E entende, por princípio, que o nome do Clube e da sua Direção - qualquer que ela seja - não podem ser sujeitos a insultos, mentiras e calúnias. Nesse sentido, e após os vários ataques pessoais por elementos afetos à outra candidatura a António Salvador e a um dos seus vice-presidentes, na sequência de um artigo de opinião redigido pelo também candidato Fernando Parente, entendemos como legítima a desconfiança quanto às reais intenções de quem tanto promove a existência de um debate. Os ataques pessoais ao candidato António Salvador, expressos na Comunicação Social falada e escrita, mas também e sobretudo nas redes sociais, por parte de elementos integrantes da outra candidatura, são inadmissíveis e os ataques e ameaças ao candidato Fernando Parente, expressas em telefonemas anónimos e mensagens escritas, não dignificam a campanha eleitoral e não contribuem para uma discussão séria sobre os projetos apresentados, nem engrandecem o universo bracarense nem o SC Braga. A candidatura de António Salvador continuará assim a esclarecer os associados, através das suas ações de campanha e entrevistas referindo
apenas e só o seu projeto para o próximo mandato", finaliza o documento.

Refira-se que António Pedro Peixoto é oficialmente candidato às eleições presidenciais do Braga que terão lugar no próximo dia 27 de maio, depois de ter esntregue este sábado a sua lista a José Manuel Fernandes, presidente da Assembleia Geral.

Ojogo

JotaCC

PROJETO DO SÉCULO ENCANTA SALVADOR
Presidente fez ontem uma visita guiada à nova Cidade Desportiva dos arsenalistas

Na antecâmara das eleições do Sp. Braga, agendadas para dia 27, António Salvador promoveu ontem de manhã, ainda antes de se realizar o jogo com o Moreirense, uma visita guiada à Cidade Desportiva dos arsenalistas. Uma obra que, afinal, rondará os 20 milhões de euros, mas que segundo o atual presidente virá a valer bem mais. "Há mais de dez anos que sonhávamos com esta obra. Chamo-lhe o projeto do século porque ao fim de 100 anos de clube, além do património humano que são os nossos sócios e os nossos adeptos, pela primeira vez o Sp. Braga vai ter património físico", enalteceu. A primeira fase da Cidade Desportiva deve ser inaugurada a 19 de janeiro de 2018, a segunda em 2019, mas apenas em 2021 ficará tudo concluído com a Praça do Centenário. António Salvador voltou a disponibilizar as instalações para serem a sede da Seleção Nacional quando joga a norte. "Somos hoje um clube de referência paras as seleções e acredito que vamos crescer ainda mais. A partir do próximo mês esta será a casa da nossa formação. Uma estrutura de excelência, um projeto de futuro do Sp. Braga que nos tem permitido segurar talentos, que certamente perderíamos sem esta infraestrutura. E disponibilizamo-nos para ser a casa das seleções no Norte", acrescentou.
Futuro
Há muito que António Salvador tinha este sonho e foi preciso 'partir muita pedra' para o conseguir, quase contra tudo e contra todos. O futuro dos arsenalistas, diz, só pode ser risonho. "Este é o Sp. Braga do futuro, que vai exigir esforço e o máximo de compromisso. A primeira fase custa cerca de 9 milhões de euros e a segunda perto de 11 milhões. É um importante investimento e a estrutura do Sp. Braga estará à altura para chegar ao centenário no momento mais alto da sua história", prosseguiu. Noutro âmbito, o líder dos arsenalistas confirmou a reunião com o Conselho de Arbitragem e comentou o vídeo-árbitro: "Vai diminuir o erro, por isso é que digo que é preciso continuar a trabalhar para que haja mais verdade. Temos sido prejudicados..."



Formação deixa o 1.º de Maio

Com as obras da primeira fase praticamente concluídas, a formação dos arsenalistas vai deixar o 1.º de Maio e mudar-se definitivamente para as imediações do Estádio Municipal, onde se situa a Cidade Desportiva. Para já, o centro de formação contará com uma mão-cheia de campos relvados (três naturais e dois sintéticos), um campo de futebol de sete e outro de futebol de praia. Seguem-se mais obras...

RECORD

JotaCC

FESTA ANTECIPADA COM DOIS FOGUETES
Grandes golos de Nildo e Schons deixam cónegos perto da permanência. O Nacional já desceu...

Decisão da descida resolvida, e se os homens da casa evitaram, pelo menos à vista desarmada, fazer a grande festa, a realidade é que já houve foguetes, um de Nildo e outro de Schons. Mas isto tudo tem também outra explicação, além claro do grande mérito da equipa de Petit, treinador que não esperou para apostar tudo na cambalhota do marcador e ganhou esse risco. A realidade é que o Sp. Braga começou por dar um verdadeiro tiro no pé com a 'estúpida' expulsão de Rosic que, em três minutos, fez duas faltas para nítido cartão amarelo sobre Nildo. Para uma equipa que já tinha um alteração forçada em função da lesão de Vukcevic, a expulsão de um central era um rombo demasiado sério para poder ser ignorado, mas a equipa de Abel Ferreira soube levantar-se dos escombros e ganhou vantagem com um golo oportuno de Ricardo Horta, depois de uma insistência de Goiano pela esquerda. Mesmo a jogar em vantagem numérica, era jogo para superação e Petit não esperou que a sorte viesse do céu. O treinador começou por retirar o inócuo médio Saré, apostando depois na saída de um central, perante a falta de profundidade do Sp. Braga na 2ª parte. Tudo começou com um esplendoroso remate em arco de Nildo e acabou, mesmo em cima do minuto 90, com um tiro de raiva de Schons, no primeiro golo do médio brasileiro no campeonato. Já tem aí uma bela história para contar aos netos...


Abel Ferreira
"Resultado penalizador"

Depois do brilharete na 1ª volta, como treinador interino, desta vez Abel Ferreira não se tem dado bem no comando técnico do Sp. Braga: dois jogos, duas derrotas. "Não é fácil jogar com menos um. Apesar disso, tivemos iniciativa, criámos situações de golo e até podíamos ter dilatado o marcador. Acabámos por acusar algum desgaste e com felicidade o adversário levou os três pontos. Este resultado é penalizador para nós", afirmou, sem deixar de apontar o dedo ao árbitro: "Sofremos o 1-1 face a uma desatenção após um canto e no lance do 2-1 há uma falta sobre o Battaglia que não foi assinalada."


Vukcevic falha resto da época

Vukcevic não vai voltar a jogar em 2016/17. O médio lesionou-se ontem, ainda na 1ª parte, e a lesão muscular na coxa esquerda obrigará a uma paragem que o impede de defrontar Nacional e Tondela. Está cada vez maior a lista de indisponíveis, devido a problemas físicos, de Abel Ferreira... Como se os problemas já fossem poucos, também Rosic será baixa na próxima jornada. Depois do penálti contra o Sporting, ontem o central foi expulso.



Nega ao debate gera indignação

Do dia de ontem, nota ainda para um comunicado de António Pedro Peixoto, candidato às eleições do Sp. Braga, que se mostrou indignado com a recusa de António Salvador fazer um debate. "O candidato António Salvador tinha e tem o dever de debater as ideias de cada uma as listas", afirmou Pli.

RECORD

JotaCC

Reviravolta do Moreirense faz descer o Nacional
Sp. Braga perde em Moreira de Cónegos por 2-1 e sela o quarto lugar para o Vit. Guimarães. Nacional já não evita a descida

I LIGA Mesmo antes de entrar em campo nesta 32.ª jornada (hoje, no Bessa), a equipa do Nacional da Madeira já ficou ontem a saber que vai mesmo descer à II Liga. A vitória do Moreirense sobre o Sp. Braga, por 2-1, condenou o clube madeirense a deixar o convívio com a elite do futebol português, 15 anos depois.
Além disso, e do importante fôlego que os três pontos – arrancados com uma reviravolta nos minutos finais – oferecem ao Moreirense na luta pela manutenção (seis pontos de avanço sobre o Tondela, penúltimo), o resultado de ontem selou também o quarto lugar para o Vit. Guimarães, vergando o Sp. Braga nesse duelo particular com o maior rival histórico e deixando até a equipa de Abel Ferreira sob maior pressão para defender o próprio quinto lugar.
No jogo de ontem, reduzido a dez jogadores logo desde o minuto 24, por expulsão do central Rosic, o Sp. Braga ainda conseguiu chegar à vantagem, com um golo de Ricardo Horta na primeira metade (36'), mas o Moreirense conseguiu a reviravolta no quarto de hora final, com golos de Nildo Petrolina (76') e Alan Schons (90').

DN

JotaCC

Moreirense quase a salvo despromove Nacional

O Moreirense bateu ontem o Sp. Braga (2-1) e somou 29 pontos, determinando a despromoção do Nacional da Madeira à II Liga e dispondo agora de uma importante vantagem de seis pontos sobre o Tondela (recebe hoje o V. Setúbal) na luta pela manutenção.
Na abertura da 32.ª jornada da I Liga, os bracarenses superaram duas contrariedades, com Abel Ferreira a ser forçado a substituir o lesionado Vukcevic (19'), vendo a equipa "arsenalista" reduzida a dez unidades por expulsão de Rosic, com duplo amarelo (21' e 24'). Apesar da inferioridade numérica, o Sp. Braga manteve a organização e colocou-se em vantagem na sequência de um cruzamento de Marcelo Goiano para Rui Fonte, com Ricardo Horta a beneficiar do ressalto e a inaugurar o marcador (36').
Petit respondeu ainda na primeira parte, reforçando o ataque com Sougou. Apesar de tudo, foi o Sp. Braga, já no início da segunda parte, a dispor de nova ocasião, em lance individual de Pedro Santos.
O Moreirense arriscava tudo e acabaria por ser recompensado com os golos de Nildo (76', num remate de classe) e Alan Schons (90'), que deixam a equipa de Moreira de Cónegos muito perto da salvação.

PUBLICO

JotaCC

Braga campeão «não pode ter tantos treinadores», diz António Pedro Peixoto

O candidato à presidência do Sporting de Braga António Pedro Peixoto disse hoje que para o clube almejar ser campeão nacional de futebol tem que ter estabilidade no comando técnico, o que, na sua opinião, não tem existido.
António Pedro Peixoto, que falava à margem da entrega da sua lista e consequente oficialização da candidatura ao presidente da mesa da assembleia-geral, José Manuel Fernandes, considerou que o Sporting de Braga "não pode ter tantos treinadores", uma média de "mais do que um por época" no reinado de António Salvador, que, nesta temporada, teve três técnicos: José Peseiro, Jorge Simão e Abel Ferreira.

"No meu programa, temos como princípio atingir o título nacional, mas não basta dizer que quero, tem que haver estabilidade. Não podemos ter tantos treinadores, mais que um por época é impensável para um clube que quer ser campeão. Alguns saíram porque foram contratados por outros clubes, que pagaram a cláusula de rescisão, mas a maioria foi despedida e isso não pode acontecer num clube como o Sporting de Braga. Tem que haver estabilidade ao nível dos jogadores e dos treinadores", afirmou.

O candidato mostrou-se também desagradado por António Salvador não ter ainda aceitado o seu convite para um debate.

"Tivemos dois ou três convites para um debate que aceitámos na hora, mas comunicaram-nos que não haveria debate nenhum. Não sei se é estratégia de António Salvador, mas essa atitude não pode ficar em claro, a falta de debate é um desrespeito para o ato eleitoral, para os sócios e adeptos, para a cidade de Braga e para o futebol em geral", frisou.

O antigo guarda-redes de futsal do Sporting de Braga disse ainda ter "esperança" que possa realizar-se um debate: "não vou desistir e vou continuar a desafiar, não é por mim, é pelos sócios que para votarem têm que ser esclarecidos. Há várias matérias que gostava de contrapor com António Salvador à minha frente", disse.

O advogado bracarense de 40 anos disse estar otimista quanto a uma vitória nas eleições de 27 de maio e recusou a condição de 'outsider'.

"As expectativas estão cada vez mais elevadas, se vocês andassem pela cidade viam o que estou a dizer. Pode parecer estranho para as pessoas de fora, mas as expetativas estão muito, muito elevadas e acho mesmo que vamos vencer as eleições. Um 'outsider' é uma pessoa que aparece de fora: se há pessoa da cidade sou eu, se há pessoa que gosta e é adepta deste clube sou eu".

Para António Pedro Peixoto, "o momento desportivo não é bom" e o responsável pela "época desastrosa" é António Salvador.

"Não é normal ter três treinadores numa época, ainda para mais num clube com a grandeza do Sporting de Braga. Estamos em quinto, com risco de aí não ficar também, ao quarto já não chegamos, é uma época desastrosa a todos os níveis. Competições europeias e Taça de Portugal foi o que foi, Taça da Liga foi a maior desilusão da época, pelo tem que haver responsabilidades, porque não é uma época normal. O quarto era mau, o quinto era impensável, abaixo de quinto nem quero pensar nisso, até me dá calafrios", disse.

Sobre Abel Ferreira, disse ser o seu treinador, tal como Jorge Simão o era.

"É o nosso treinador, é o melhor treinador do mundo, mas não conhecemos o seu trabalho porque não estamos no dia-a-dia. Já falei com ele várias vezes antes de ele ser treinador (da equipa principal) do Braga. É uma pessoa excecional, com um discurso com que me identifico", rematou.

FUTEBOL365

JotaCC

Braga quer Souto Moura na Cidade Desportiva
António Salvador considera que é "a obra do século" e vai custar 20 milhões de euros.

Dentro de 20 meses, o Sporting Clube de Braga vai inaugurar a Cidade Desportiva. A data - 19 de janeiro de 2019 - foi avançada ontem pelo presidente António Salvador, na visita à primeira fase da "obra do século", considera o presidente do clube, que vai custar 20 milhões de euros. "A Praça do Centenário será, para nós, a forma de homenagear todos os sócios e por isso desafiei o arquiteto Souto Moura a idealizá-la", adiantou António Salvador, sobre uma das obras previstas para assinalar o centenário do clube, em 2021. "Sei que ele gosta muito do clube e expliquei-lhe a minha visão para a praça. Acredito que a vai idealizar", disse ao CM António Salvador, admitindo que o arquiteto - que contesta no tribunal os honorários a receber pela construção do estádio municipal - ainda não aceitou o desafio. O SC Braga também vai criar o Museu do Clube, num pavilhão multiusos, que regenera a piscina olímpica abandonada, e pretende que seja um espaço interativo e inovador em termos tecnológicos. Dentro de um mês, os escalões de formação do SC Braga vão já começar a usar o edifício do centro de formação. Vai albergar toda a estrutura do futebol de formação do clube, assim como cinco relvados, três naturais e dois sintéticos, um campo de futebol de sete e um para o futebol de praia, que se somarão aos dois campos relvados de treino já existentes. "Estamos disponíveis para que esta infraestrutura seja a casa das seleções nacionais a norte do País", disse António Salvador, que quer ainda um mini-estádio para os jogos oficiais das equipas B e feminina do Sporting de Braga.

CM