News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/05

Started by JotaCC, 03 de May de 2017, 10:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

João Aroso entra ao serviço da equipa B

O treinador de 44 anos, que sucede a Abel no comando da equipa B do clube minhoto, assinou contrato até ao final da época 2018-19. João Aroso já orientou o treino de ontem.
Licenciado em Educação Física e Desporto, Aroso já trabalhou na seleção nacional A, no Sporting e no AEK, sempre como treinador adjunto. Como técnico principal, orientou a seleção nacional de sub-15.
Entretanto, pelos relvados anexos da "pedreira", Abel retomou os treinos da equipa principal, após a derrota da última jornada da Liga, com o Sporting (23). No início da preparação do jogo da penúltima ronda (depois de amanhã, em Moreira de Cónegos), a novidade foi a chamada do extremo esquerdo Pedro Neto, internacional sub-17 que acaba de renovar contrato até junho de 2020, com cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

JN

JotaCC

SEM QUARTO LUGAR AVANÇA O PLANO B
A quinta ou a sexta posição no campeonato vai obrigar a equipa de Abel a realizar duas pré-eliminatórias para chegar à Liga Europa

A próxima época vai arrancar cerca de duas semanas mais cedo devido à iminente perda do quarto lugar no campeonato. Primeira pré-eliminatória da Liga Europa começa a jogar-se a 27 de julho



A perda definitiva do quarto lugar do campeonato para o V. Guimarães (carece apenas de formalização nas próximas três jornadas) é mais do que uma questão de rivalidade entre os adeptos dos dois clubes. Neste caso, ficar atrás do rival do Minho terá várias consequências, capazes até de condicionar a próxima época. Ao contrário do que tem acontecido nos anos mais recentes, desta vez, e por estar na iminência de deixar fugir o quarto lugar, a equipa de Abel Ferreira será obrigada a ultrapassar duas pré-eliminatórias para chegar à fase de grupos da Liga Europa, a primeira das quais com o arranque marcado para 27 de julho (a segunda mão será a 3 de agosto, enquanto a última pré-eliminatória vai jogar-se a 17 e 24 de agosto).
Devido a isso, a pré-época do Braga vai ter de começar cerca de duas semanas mais cedo do que é normal, havendo ainda o risco, para a SAD, de, em caso de eliminação, perder uma boa fatia das receitas das últimas épocas: o prémio monetário pela participação na fase de grupos da Liga Europa é de 2,4 milhões de euros, ao qual acresce sempre outras receitas diretas ou indiretas (prémios de vitórias e empates, receitas de bilheteira, direitos televisivos, valorização dos jogadores...).
Com o V. Guimarães confortavelmente instalado no quarto lugar (tem oito pontos para gerir em nove possíveis), para o Braga é, nesta altura, indiferente, em termos concretos, ficar em quinto ou sexto lugar no campeonato, uma vez que ambas as posições obrigam à disputa de duas pré-eliminatórias. Apesar de tudo, há um aspeto positivo para os arsenalistas: está desde já garantido que o Braga será cabeça de série tanto no sorteio da primeira pré-eliminatória como, em caso de sucesso, no sorteio para a segunda. Isto porque o Braga ocupa, atualmente, o 55.º lugar no ranking de clubes da UEFA, estando até à frente do Sporting (os leões ocupam a 57.ª posição, Benfica é nono e FC Porto 13.º).
A antecipação do arranque da próxima época também tem obrigado António Salvador e Abel Ferreira a acelerar o desenho definitivo do próximo plantel, num processo que já se encontra em andamento há várias semanas.



DESTAQUES

.Arranque da época antecipado
.Obrigação de realizar duas pré-eliminatórias
.Risco de perder pelo menos 2,4 M€
.Estatuto de cabeça de série garantido



Eliminatórias: sucesso pela metade

O Braga disputou por quarto vezes uma pré-eliminatória para chegar à fase de grupos da Liga Europa, tendo seguido em frente em duas ocasiões. Em 2008/09, eliminou os bósnios do Zrinjski Mostar com duas vitórias (2-0 e 1-0), tendo ainda sido bem-sucedido, em 2011/12, frente aos suíços do Young Boys, depois de dois empates (0-0 em casa e 2-2 fora). Na lista de más memórias estão os confrontos com os suecos do Elfsborg (1-2 em casa e 0-2 fora, em 2009/10) e com os romenos do Pandurii (1-0 fora e 0-2 em casa, em 2013/14).



João Aroso quer "continuar trabalho" de Abel Ferreira


João Aroso foi, ontem, apresentado como o novo treinador da equipa B do Braga, tendo assinado um contrato válido até ao final da próxima época. "Chego com uma perspetiva de continuidade e para isso contribui muito a relação, proximidade e identificação que existe entre mim e o míster Abel Ferreira", afirmou o treinador de 44 anos, que soma passagens pela Seleção Nacional, Sporting e AEK, sempre como treinador adjunto. Alexandre Ribeiro, Rui Santos e Orlando Silva completam a equipa técnica.



EQUIPA JOCA FOI A NOVIDADE DO TREINO

Depois de ter promovido o médio Didi (equipa B) na semana passada, e de ter anunciado a presença do juvenil Pedro Neto nos trabalhos do plantel principal até ao final da época, Abel Ferreira chamou, ontem, mais um jogador da equipa B ao treino matinal, o criativo Joca. O treinador procura encontrar mais soluções para o plantel já a pensar na próxima época.



SUB-20 ÚLTIMO JOGO PARA XADAS

Xadas foi, ontem, convocado para participar no Mundial de sub-20, que se vai realizar, entre 20 de maio e 11 de junho, na Coreia do Sul. O extremo, utilizado nos últimos dois jogos (Paços de Ferreira e Sporting), vai ter de se apresentar na seleção já na próxima segunda-feira, razão pela qual terá, em Moreira de Cónegos, a última oportunidade de jogar esta época pelo Braga.

O JOGO

JotaCC

KLÉBER NA MIRA PARA O ATAQUE
SAD arsenalista já vai apertando o cerco ao goleador do Estoril, que tem contrato até 2018

OLHO NA JUVENTUDE Abel Ferreira continua a lançar as bases para um Sp. Braga de futuro e, no treino de ontem, foi a vez de chamar Joca e Didi, da equipa B. Nomes que se juntam ao prodígio Pedro Neto.

O Sp. Braga está interessado em Kléber, avançado do Estoril que tem apenas mais um ano de contrato com o clube da Amoreira. Ao que Record apurou, a SAD arsenalista tem vindo a desenvolver contactos pelo goleador nas últimas semanas, procurando colocar-se na 'pole position' para garantir os serviços de Kléber no final desta época. Afinal, António Salvador e seus pares estão devidamente informados do assédio de outros emblemas ao jogador e não pretendem perder a corrida. Aos 27 anos, Kléber é já um namoro antigo dos minhotos, que há vários anos o seguem. Agora, estando prestes a entrar no seu último ano de contrato, o Braga tenta capitalizar esta janela como uma oportunidade para reforçar o ataque. Depois da inadaptação ao futebol chinês – ali esteve duas épocas a servir o Beijing Guoan –, Kléber voltou à Amoreira, onde já tinha alinhado por empréstimo do FC Porto, que em 2011 o contratara ao Marítimo. Para já, as partes ainda vão conversando de maneira informal, mas a ideia é que o processo seja agilizado assim que termine o campeonato.

Golo na Pedreira
Com 29 jogos (20 como titular) nesta época, Kléber apontou até agora nove golos, um deles precisamente na Pedreira, no empate (1-1) à 20ª jornada da Liga. Entre os 'grandes', marcou duas vezes ao Benfica: na última ronda do campeonato e na 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.



Paulinho fora das prioridades

O médio Paulinho, do Portimonense, está fora das prioridades do Sp. Braga. António Salvador tem mantido contactos com o principal investidor dos algarvios, o empresário Theodoro Fonseca, e que se repetiram no domingo após a partida dos arsenalistas com o Sporting, envolvendo vários assuntos, mas sem existirem avanços em relação ao jogador brasileiro.

RECORD

Zav

Xeka vai render milhões ao clube

De acordo com a edição desta quarta-feira do jornal A BOLA, o Lille vai exercer a opção de compra pelo passe do médio Xeka, ação que vai render aos cofres do SC Braga cerca de 6 milhões de euros.

O médio português foi emprestado em janeiro ao clube francês, e as suas boas exibições convenceram os responsáveis do Lille a exercer a opção de compra pelo jogador de 22 anos.

Xeka foi uma das grandes surpresas do SC Braga na primeira metade do campeonato, (foi opção regular para José Peseiro), vindo da equipa B dos bracarenses.

A BOLA

JotaCC

João Aroso oficializado até 2019

Tal como Record avançou em devido tempo, João Aroso é o eleito do presidente António Salvador para assumir o comando técnico do Sp. Braga B, sucedendo a Abel Ferreira, promovido ao conjunto principal. O treinador, de 44 anos, foi ontem oficializado pelos minhotos, tendo assinado um contrato válido até 2019. Aroso, antigo adjunto de Paulo Bento na Seleção Nacional e no Sporting, já orientou o treino de ontem. "É uma satisfação muito grande representar um clube que é grande e que quer ser cada vez maior, dando passos firmes nesse sentido. Chego com uma perspetiva de continuidade e para isso contribui muito a relação, proximidade e identificação que existe entre mim e Abel Ferreira. Revemo-nos em princípios semelhantes como a exigência ao nível do compromisso e do caráter, mas também em questões mais técnicas e relacionadas com a forma de jogar", disse João Aroso ao site dos arsenalistas. O técnico admite "conhecer bem" o grupo e frisou que "a equipa B do Sp. Braga tem sido aquela que tem potenciado mais jogadores" para o plantel principal. Alexandre Ribeiro, Rui Santos e Orlando Silva completam a nova equipa técnica. Até ao fim da época, o Sp. Braga B vai defrontar as equipas secundárias de FC Porto, Benfica e Sporting.

RECORD

JotaCC

JOÃO AROSO NA EQUIPA B MINHOTA

O Sp. Braga confirmou ontem João Aroso como o novo técnico da equipa B. "É uma satisfação muito grande representar um clube que é grande e que quer ser cada vez maior, dando passos firmes nesse sentido. Chego com uma perspetiva de continuidade e para isso contribui muito a relação, proximidade e identificação entre mim e o míster Abel", afirmou o técnico de 44 anos ao site dos minhotos.

CM

JotaCC

SUB-16 Bracarense Soares ansioso pela estreia
No Torneio de Desenvolvimento da UEFA, o médio vai debutar com a camisola das quinas

A Seleção Nacional de Sub-16 prepara a participação no Torneio de Desenvolvimento da UEFA, que se realiza na Guarda entre os próximos dias 5 e 9. A equipa de Rui Bento vai medir forças com as seleções da Suécia, Turquia e Rússia.
A prova acontece um mês após conquista do Torneio de Montaigu, na qual não participou Eduardo Soares, que, agora, prepara a estreia com a camisola das quinas depois de ter substituído Félix Correia. Para o jogador do Braga, as expectativas são, por isso, enormes. "Estou ansioso pela estreia na Seleção Nacional. Sempre quis representar o meu país. Fiquei muito contente com a chamada, é sempre bom ser reconhecido desta forma, ainda que tenha sido na sequência de um problema de um colega", referiu o médio de 15 anos. Eduardo Soares acredita ser possível repetir mais uma conquista e destaca a importância deste tipo de torneios. "Defrontamos os melhores jogadores dos respetivos países", disse.
Rui Bento convocou os seguintes jogadores: João Monteiro, Alexandre Penetra, Bernardo Silva, Daniel Martins, Francisco Saldanha, Gonçalo Gomes, Jair-Tavares, Nuno-Cunha , Ronaldo Camará, Sandro Cruz e Tiago Araújo (Benfica), Tiago Matos (FC Porto), Rafael Pereira, Rai Pinto e Rodrigo Valente (Padroense), Bruno Carvalho, Eduardo Ribeiro e Eduardo Soares (Braga), Rodrigo Fernandes e Tiago Gouveia (Sporting).



BRAGA CIDADE DESPORTIVA JÁ TEM DIA DE INAUGURAÇÃO

António Salvador revelou, numa entrevista à rádio Voz do Neiva, que a segunda e última fase da Cidade Desportiva do Braga vai ser inaugurada a 19 de janeiro de 2019, dia em que o clube comemora 98 anos. O líder arsenalista anunciou ainda que entregou ao arquiteto Eduardo Souto de Moura a concretização da Praça do Centenário, que ficará localizada em frente ao futuro pavilhão multiusos.

O JOGO

Bruno3429

Um serviço direto ao SC Braga

Sem medos e receios Sara Barata deixou o Alentejo muito jovem, trazendo nas malas e bagagens o sonho de chegar ao topo no seu desporto de eleição: o voleibol. A atleta, natural de Santiago do Cacém, iniciou a prática na modalidade aos nove anos de idade no Juventude Atlético Clube, após ter sido motivada pelas colegas da escola que já praticavam o desporto. Com apenas 16 anos, a voleibolista disse aos pais que gostaria de rumar a Braga, mas eles não acreditavam que aguentasse muito tempo longe de casa, afirmando que acabaria por regressar em duas semanas. Corajosa, aventureira e apaixonada pela modalidade ficou agradavelmente surpreendida com o número de treinos que tinha por semana e com a intensidade dos mesmos, afirmando – entre risos – que nem dava tempo para ter saudades da família.

Licenciada em Educação Básica, Sara Barata é professora de 1º e 2º ciclo no Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga. Apesar de não ter sido tarefa fácil, conciliou os estudos com o seu sonho. Com um orgulho imenso, afirma que o facto de ter vindo para Braga a fez amadurecer rapidamente. Ao longo dos anos foi perdendo o sotaque do Alentejo e confessou que Braga é "a sua cidade".

Depois de 11 anos ao serviço do SC Braga, a voleibolista aceitou o convite do Atlético Voleibol Clube de Famalicão, símbolo onde foi campeã nacional e venceu a Taça de Portugal. Porém, as saudades que tinha do 'seu braguinha' fizeram-na regressar na presente temporada. Sara reconheceu que, para além de naturalmente querer jogar mais, sentiu falta de todo aquele ambiente familiar que o SC Braga sempre lhe proporcionou.

Nesta temporada, a equipa minhota teve um mau início de época e Sara aponta a união, o querer e a paixão como aspetos decisivos no alcançar da manutenção. Garante mesmo que o o objetivo só foi cumprido devido à resiliência de um grupo que nunca baixou a cabeça na derrota e que se ergueu sempre na hora das decisões.

Com Juliana Rosas como grande referência, Sara Barata indica quatro ingredientes necessários para o sucesso no voleibol: disciplina, organização, empenho e força de vontade. Com um currículo de respeito, destacou a passagem à final da Taça de Portugal – ao serviço do SC Braga – como o jogo mais marcante da sua carreira.

Sara Barata é, sem dúvida, um exemplo a seguir para os jovens desportistas deste país e assume-se, a cada dia, como uma das grandes referências do voleibol do SC Braga. Pela paixão, dedicação e orgulho com que defende um clube e uma cidade que aprendeu a amar.

Portugal nos 'quartos' do Mundial

Portugal garantiu, esta terça-feira, um lugar nos quartos de final do Campeonato do Mundo, ao vencer por 2-1 a seleção dos Emirados Árabes Unidos. A decisão foi levada quase até ao limite, com um golo de Bruno Novo, aos 23 segundos do final do prolongamento, a garantir a vitória portuguesa. A Equipa das Quinas marcou no tempo regulamentar, no segundo período, por Belchior, mas Ali Karim forçou o prolongamento nos instantes finais, num ligeiro desvio a um remate do guarda-redes Humaid Jamal. Segue-se o Brasil nos quartos de final, num jogo marcado para o dia 4 de maio, às 22h00 (hora portuguesa).

SCBraga

Bruno3429

Recursos: Sp. Braga absolvido, FC Porto não
Desp. Aves paga 1.785 euros por falta de apresentação de contas do exercício do ano anterior, certificadas por Revisor Oficial de Contas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol atendeu a um recurso do Sp. Braga, multado em 1.913 euros por factos ocorridos na receção ao Benfica, e decidiu absolver a SAD arsenalista.

O FC Porto apresentou igualmente um recurso, devido a uma multa de 4.438 euros por factos ocorridos no jogo com o Belenenses, mas neste caso o CD julgou «improcedente o presente recurso hierárquico impróprio» e manteve «a decisão disciplinar recorrida».

Por fim, nota para uma multa de 1.785 euros ao Desportivo das Aves, que garantiu recentemente a subida à Liga, por «falta de apresentação de contas do exercício do ano anterior, certificadas por Revisor Oficial de Contas ou Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, nos termos regulamentares».

Maisfutebol

Bruno3429

Atletismo em grande plano

Mais um fim de semana em grande para o atletismo do SC Braga. Em Vagos, Mário Jorge Marques alcançou a segunda melhor marca nacional do ano no lançamento do dardo, ao atingir os 62,83 metros.

Destaque ainda para os resultados alcançados pelos atletas do SC Braga no Torneio Juvenil Norte, que se disputou no Estádio Municipal dos Arcos de Valdevez, e organizado pela Associação de Viana do Castelo, com a participação de várias associações da zona norte e do país vizinho.

João Aguilar no Triplo Salto, João Peixoto nos 800 metros e Francisca Silva nos 100 metros planos venceram as respetivas provas. Beatriz Santos conquistou, ainda, o 2.º lugar na prova de Triplo Salto.

SCBraga

Bruno3429

«Xistra num caixão» vale multa superior a 1000 euros ao FC Porto

FC Porto e SC Braga são os clubes com multas mais pesadas no mapa de castigos referente à 31.ª jornada divulgado esta quarta-feira pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Ao todo, os dragões terão de desembolsar um total de 12.853 euros por ocorrências durante o jogo em Chaves. Grande parte deste valor resulta do uso de material pirotécnico (Foram usados 38 elementos entre tochas e petardos).

Mais leve é a multa por comportamento incorreto do público, 1.148 euros, devido aos cânticos dos adeptos do FC Porto que após a expulsão de Maxi Pereira gritaram «Xistra, escuta: és um filho da p...» e «Nós só queremos o Xistra no caixão.»

O relatório menciona ainda cânticos pejorativos para com o Benfica.

O somatório de multas aplicadas ao SC Braga também ultrapassa os 12 mil euros. Durante a receção ao Sporting, os delegados da Liga registaram uso de material pirotécnico, arremesso de objetivos para o relvado e cânticos inapropriados por parte dos adeptos como «Gatuno», dirigido ao árbitro, e «Sporting é m...».

Benfica e Sporting foram menos castigados: multas no valor de 3.673 euros para os encarnados e de 2.066 euros para os leões.

A Bola

Bruno3429

Seis milhões de euros de Lille para Braga
XEKA É A RAZÃO DO NEGÓCIO

Xeka foi emprestado ao Lille em janeiro, depois de se impor no onze bracarense, e o seu regresso é um cenário pouco provável.

Ao que adianta o jornal A Bola, os minhotos deverão ser contemplados com os seis milhões de euros pretendidos na opção de compra, visto o português estar a ser um dos destaques da equipa.

Nos cofres da administração arsenalista entraram 250 mil euros em janeiro pelo empréstimo, podendo agora a soma ser bastante considerável por um atleta que surgiu como sénior no clube e que poderá ser vital para as contas da próxima época.

Zerozero