News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/04

Started by Bruno3429, 15 de April de 2017, 09:45

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga vs FC Porto: Jogo de alta tensão na Pedreira
Joana Russo Belo

Vai ser uma pedreira de alta tensão, a partir das 20.30 horas. Frente-a-frente duas equipas com ambições bem claras nesta recta final do campeonato nacional e, claramente, sem margem de erro: de um lado o SC Braga de olhos postos em manter o quarto lugar da tabela classificativa - o Vitória SC está na perseguição, com os mesmos 50 pontos -, do outro um FC Porto na luta pelo título nacional, taco-a- -taco com o Benfica.

Nenhumas das duas equipas quer ceder terreno para os adversários directos, daí que a pressão esteja elevada dos dois lados do campo.

Os Guerreiros do Minho atravessam o melhor momento da era de Jorge Simão, são seis jogos sem derrotas, e já vão entrar em campo sabendo o resultado dos vimaranenses em Chaves - jogo está agendado para as 16 horas - sendo que só a vitória interessa para cimentar a posição europeia e evitar a ultrapassagem do rival de Guimarães.

Já os dragões (que somam 67 pontos) estão também pressionados pelo triunfo dos encarnados, ontem, em casa, diante do Marítimo (3-0), resultado que dilatou a vantagem das águias para quatro pontos (71).


Jorge Simão apela à consistência da equipa do SC Braga
Joana Russo Belo

Consistência ao longo dos 90 minutos de jogo. É este o apelo de Jorge Simão e a receita para conseguir a meta desejada: vencer o FC Porto, no jogo grande desta noite, a contar para a 29.ª jornada da I Liga. A partir das 20.30 horas, a pedreira recebe um dos duelos mais intensos da ronda, determinante para as aspirações das duas equipas. Apesar de ser um SC Braga a querer ganhar, Jorge Simão lembra que pela frente vai estar um adversário, extremamente, motivo pela disputa do título nacional.

"Espero um FC Porto com Corona a jogar de início. Depois, espero uma equipa que se encontra envolvida pela discussão do título, uma equipa que só perdeu para o campeonato um jogo, a equipa menos batida do campeonato, a equipa mais concretizadora e uma equipa que se apresenta, como disse o seu treinador, muito motivada", explicou Simão, admitindo um SC Braga "capaz de lutar pelos três pontos e a dar uma boa réplica".

"O que espero da minha equipa é, principalmente, uma qualidade: consistência. Era o que mais gostava de ver ao longo dos 90 minutos. Gostava de ver uma equipa mais consistente. Falo numa equipa que se sinta confortável a gerir todas as fases do jogo, não estou à espera que o FC Porto tenha tanto domínio como foi no Dragão, haverá fases do jogo mais divididas, em que o ascendente estará repartido", admitiu.

Questionado sobre as escolhas do onze - e a possível aposta em Pedro Santos e Rui Fonte - o técnico recusou abrir o jogo, porque quer "surpreender" o adversário: "compreendo as pergun- tas, mas acho que também muito do que se joga amanhã [hoje], tem a ver com a capacidade de surpreender ou de criar alguma incerteza no adversário".

Lamentando as lesões de jogadores "com muita influência na equipa", Jorge Simão considera que as dificuldades têm permitido "a criação de espaço para o aparecimento de outros jovens jogadores", como Artur Jorge e Gamboa, titulares no último encontro, e Xadas e Pinho, opções no banco de suplentes, todos eles da equipa B. "Não se trata só do plantel profissional, trata- -se de um lote de jogadores com possibilidade de ser complementado com jovens valores da equipa B. Estamos com mais tempo de trabalho, mais serenidade ,o que nos permite assentar ideias e tornar-nos mais consistentes, tem sido esse o meu apelo".


Matheus titular no lugar do lesionado Marafona
Joana Russo Belo

É uma baixa de última hora. A surpresa dos convocados do SC Braga para o jogo desta noite com o FC Porto - partida a contar para a 29.ª jornada da I Liga - vai para a chamada do guarda- -redes Tiago Sá, para colmatar a ausência de Marafona.

De acordo com o clube arsenalista, Marafona sofreu, ontem, uma contusão no joelho direito e falha, assim, a recepção aos dragões, saltando o brasileiro Matheus para a baliza dos Guerreiros do Minho.

Aos 25 anos, o guardião soma apenas três jogos a titular na I Liga esta temporada, juntando- -se quatro encontros na Liga Europa e cinco na Taça da Liga.

Matheus foi titular no campeonato pela última vez em Alvalade, em Dezembro, à 14.ª jornada, precisamente o jogo de transição da era de José Peseiro para a de Jorge Simão, que terminou com o triunfo dos guerreiros, com um golo de Wilson Eduardo. Antes, tinha defendido a baliza bracarense em Arouca [1-1] e, em casa, diante do Vitória de Setúbal [2-1].

Para além da chamada do guarda-redes habitual titular da equipa B - Tiago Sá - Jorge Simão repetiu a última convocatória, voltando a deixar de fora, por opção técnica, o central Rosic, o lateral Paulinho e o avançado Stojiljkovic.

De fora dos eleitos, devido a lesão, continuam Mauro, Assis, Wilson Eduardo e Hassan.

Os 18 convocados do SC Braga são os seguintes: guarda-redes: Matheus e Tiago Sá; defesas: Baiano, Ricardo Ferreira, Artur Jorge, Marcelo Goiano, Djavan e Velázquez; médios: Battaglia, Vukcevic, Xadas e Gamboa; avançados: Fede Cartabia, Ricardo Horta, Alan, Rui Fonte, Pedro Santos e Rodrigo Pinho.

Correio do Minho

Bruno3429

MATHEUS NA VAGA DE MARAFONA
Brasileiro deve fazer estreia sob comando de Jorge Simão

Matheus avança para a titularidade na baliza do Sp. Braga. Marafona sofreu uma contusão de última hora no joelho direito e nem entrou na convocatória para a receção ao FC Porto, pelo que o brasileiro, de 25 anos, faz a estreia na 1ª Liga às ordens de Jorge Simão.

O seu último encontro para o campeonato tinha sido em Alvalade, no triunfo alcançado sob o comando interino de Abel Ferreira. A partir daí apenas competiu nos cinco jogos para a Taça CTT, entre os quais a final perdida para o Moreirense, disputada a 29 de janeiro. Ou seja, Matheus está obrigado a enfrentar o melhor ataque da prova depois de dois meses e meio sem atuar e apenas dez presenças no banco como suplente não utilizado. Pronto para qualquer eventualidade estará ainda Tiago Sá, internacional jovem com 30 jogos de rodagem na equipa B.

Entretanto, apesar da verdadeira caça ao bilhete por parte dos adeptos do FC Porto, a afluência de público aguardada pelo Sp. Braga aponta para os 20 mil espectadores nas bancadas. Ou seja, um número insuficiente para superar a maior enchente da época, de 24.836 pessoas, contra o Benfica.

Record

Bruno3429

Sp. Braga-FC Porto (antevisão): Pedreira nas contas do título?
Jogo grande da jornada às 20h30 deste sábado no Municipal de Braga
Bruno José Ferreira

A Pedreira apresenta-se como o próximo obstáculo no caminho do dragão na perseguição ao líder Benfica na luta pela liderança do campeonato. Sp. Braga e FC Porto medem forças às 20h30 deste sábado no Estádio Municipal de Braga. Siga o encontro AO MINUTO no Maisfutebol.

O MOMENTO

Sp. Braga: longe de estar a fazer uma época brilhante, Jorge Simão parece estar finalmente a conseguir estabilizar a equipa do Sp. Braga. Os bracarenses não perdem há seis jogos, desde a receção ao Benfica, na 22.ª jornada. Contudo não conseguiram somar duas vitórias consecutivas. Vêm de um triunfo pela margem mínima em Santa Maria da Feira e dividem o quarto lugar com o V. Guimarães, tendo cinquenta pontos somados. Marafona é baixa de última hora para Jorge Simão.

FC Porto: sabendo de antemão que o Benfica já fez a sua parte esta jornada, os dragões procuram voltar a colocar-se a um ponto da liderança. Depois da derrota em casa da Juventus e dos empates diante do V. Setúbal e do Benfica a trajetória foi corrigida com o triunfo (3-0) na receção ao Belenenses. O conjunto de Nuno Espírito Santo apenas averbou uma derrota na Liga, em Alvalade, na terceira jornada.

INDISPONÍVEIS:

Sp. Braga: Marafona, Mauro, Assis, Wilson Eduardo e Hassan (lesionados).

FC Porto: João Costa (lesionado).

DISCURSO DIRETO:

Jorge Simão (Sp. Braga): «Espero um FC Porto com Corona a jogar de início, que só perdeu um jogo para o campeonato, é a defesa menos batida, o ataque mais concretizador e uma equipa que se apresenta, como disse o seu treinador, muito motivada. Espero um Braga capaz de lutar pelos três pontos e dar boa réplica a este Porto. Principalmente, o que espero é consistência ao longo dos noventa minutos e uma equipa a gerir todas as fases do jogo. Não estou à espera que o Porto tenha tanto domínio como no Dragão, o ascendente estará repartido».

Nuno Espírito Santo (FC Porto): «Trabalhamos convencidos todos os dias que são seis jogos extremamente difíceis, seis jogos que queremos ganhar, seis jogos que nos possibilitarão ser campeões. Mantemos plena convicção disso. Vamos apresentar uma equipa forte e competitiva em Braga. Somos versáteis, somos capazes de apresentar, no mesmo jogo, problemas diferente ao adversário e queremos crescer cada vez mais».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O FC Porto costuma dar-se bem no terreno do Sp. Braga, tendo um registo de confrontos positivo, ainda que na época passada tenha saído da Pedreira vergado com uma derrota por três bolas a uma. Num total de 68 jogos disputados entre os dois emblemas com a cidade dos arcebispos a servir de anfitriã o FC Porto venceu 37 vezes, enquanto que o Sp. Braga venceu em apenas 15 ocasiões, registando-se ainda 16 empates. Na primeira volta os dragões venceram com dificuldades o Sp. Braga, com um golo do jovem Rui Pedro quando já passavam cinco minutos para lá dos noventa.

Maisfutebol

JotaCC

"Queremos muito ganhar este jogo"

Jorge Simão tem um "feeling" que o F. C. Porto se vai apresentar, esta noite, em 4x3x3, com Corona a formar o trio de ataque com Brahimi e Soares. Apesar de reconhecer a motivação e a força dos dragões, o treinador arsenalista quer conquistar os três pontos. "Posso dizer que espero um F. C. Porto com Corona a jogar de início. Só perdeu um jogo para o campeonato, é a defesa menos batida, o ataque mais concretizador e uma equipa que se apresenta, como disse o seu treinador, muito motivada. Espero um Braga capaz de lutar pelos três pontos e dar boa réplica. Espero consistência ao longo dos 90 minutos e uma equipa a gerir todas as fases do jogo. Não estou à espera que o F. C. Porto tenha tanto domínio como no Dragão (1-0), o ascendente estará repartido", defendeu.
O treinador do Braga apelou à capacidade de sofrimento dos jogadores na reta final da Liga: "Tudo está em aberto. O F. C. Porto vai colocar-nos mais dificuldades, mas queremos muito ganhar este jogo. Todas as nossas metas estão vivas". Simão comentou as palavras do presidente António Salvador, que disse contar com o técnico para a próxima época. "A vida de um treinador é feita de resultados. Tenho um ano de contrato, até poderia ter mais dez, mas isso não significa que o cumpra. O que me deixa confortável é a equipa", finalizou.



PSP em força no terreno


A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai empenhar todas as valências operacionais no jogo de hoje, com centenas de agentes e forças de prevenção, quer de Braga quer do Porto, para reagir em caso de eventuais incidentes de maior, apurou o JN. O policiamento será comandado pelo subintendente Pedro Colaço, chefe das Operações do Comando Distrital de Braga da PSP, que assegurou ao JN ter os efetivos adequados, mas sem quantificar o número. A Unidade Especial de Polícia destacada no Comando Metropolitano da PSP estará em Braga com o seu Corpo de Intervenção e o Grupo Operacional Cinotécnico, que se junta aos agentes da Unidade Distrital de Informações Desportivas e a Equipas de Intervenção Rápida e Divisão de Trânsito, "para assegurar a ordem pública e prevenir a ocorrência de situações ou atos perturbadores", conforme acrescentou o subintendente Pedro Colaço.



Arsenalistas resolvem cedo

Três minutos, no final da primeira parte, bastaram para o Braga arrancar para uma goleada ao A-dos-Francos, por 5-0, em jogo da 21.ª jornada da Liga, consentânea com o desnível existente entre as equipas.
Jéssica Silva foi a marcadora do segundo golo das bracarenses
O golo inicial coube a Sara Brasil, depois de um passe oportuno de Cristiana Garcia. Contudo, foi preciso esperar mais de meia hora para a superioridade arsenalista se traduzir no marcador, com o primeiro da série de três golos a ser conseguido num remate desferido do meio-campo por Jéssica Silva.

JN

JotaCC

"TENHO UM FEELING DE QUE CORONA VAI SER TITULAR..."
Jorge Simão espera uma equipa do FC Porto "muito motivada" e com André Silva no banco; boa sequência de resultados explicada com a "serenidade" das últimas semanas

"Não espero que o FC Porto tenha tanto domínio como no Dragão..."
Jorge Simão
Treinador do Braga


Por entre elogios ao FC Porto e a crença de que o Braga tem armas para vencer o jogo desta noite, Jorge Simão arriscou a previsão de que o ataque dos dragões vai ter Corona, Brahimi e Soares


Jorge Simão salientou que o tempo de trabalho e a serenidade ajudaram ao crescimento do Braga

Jorge Simão espera um FC Porto "muito motivado" na Pedreira e exige uma equipa "consistente" para vencer esta noite. Na antevisão do jogo, o treinador decidiu ainda arriscar uma previsão sobre as escolhas de Nuno Espírito Santo para o ataque. "Espero um FC Porto com Corona a jogar de início. Acho que vai ser Soares, Corona e Brahimi... Porquê? Não há nada de concreto que me faça dizer isto, é apenas um feeling", disse, antes de lançar as bases em que, no seu entender, se vai jogar esta partida. "O FC Porto está na luta pelo título, só perdeu um jogo no campeonato, tem a defesa menos batida e o ataque mais concretizador. Tal como disse o seu treinador, é uma equipa que se vai apresentar muito motivada. Apesar disso, também espero um Braga capaz de dar uma boa réplica. E espero principalmente que a minha equipa seja consistente ao longo dos 90 minutos, que se sinta confortável a gerir todas as fases do jogo. Não estou à espera de que o FC Porto tenha tanto domínio como no jogo do Dragão; desta vez acredito que o ascendente será mais repartido", acrescentou.
O Braga parte para o confronto de hoje no melhor momento da época – seis jogos consecutivos sem perder –, apesar da ausência de vários jogadores "importantes" ao longo das últimas semanas. "Estamos com mais tempo para trabalhar e mais serenidade – muito importante –, o que nos permite assentar ideias e ser mais consistentes. É por isso que estamos melhor", disse.
Quanto à continuidade na próxima época, garantida pelas mais recentes palavras de António Salvador, Jorge Simão não se compromete. "Não tenho nada de novo a acrescentar. A vida de um treinador é feita de resultados. Tenho mais um ano de contrato, mas até poderia ter mais dez que isso não significa que os cumpra, pois é assim em todo o lado e com todos os treinadores. O que me deixa confortável é ter uma equipa focada e preparada para vencer sempre", rematou.



Matheus regressa à baliza
Marafona lesionou-se no treino de ontem e cede o lugar ao guarda-redes brasileiro

Jorge Simão já não podia contar, para o jogo desta noite, com os lesionados Mauro, Assis, Wilson Eduardo e Hassan, mas o treino de ontem, o último antes da receção ao FC Porto, trouxe mais um enorme contratempo para o Braga: Ma rafo na sofreu uma contusão no joelho direito e vai ceder o lugar na baliza a Matheus. O mais recente internacional português atravessava um excelente momento de forma, tendo defendido, na última jornada, um penálti no triunfo (1-0) em Santa Maria da Feira. No entanto, hoje será substituído por Matheus, que não joga desde a final da Taça da Liga, uma partida de má memória para o Braga, mas também para o brasileiro. O guarda-redes ficou diretamente ligado ao lance decisivo da derrota (0-1) com o Moreirense, ao cometer um penál ti despropositado sobre Francisco Geraldes na primeira parte. Apesar dessa má memória, Matheus pode agarrar-se ao último jogo que realizou na Liga para encontrar confiança: o guardião foi um dos melhores em campo no triunfo em Alvalade (1-0), num jogo em que, curiosamente, também não houve Marafona (castigado). Ao todo, Matheus participou em 12 jogos esta época, tendo sofrido dez golos.


GAMBOA E P. SANTOS CONFIRMADOS
O médio e o extremo vão ser titulares frente ao FC Porto, numa opção que conduzirá Ricardo Horta até ao banco

Depois de ter começado o jogo com o Feirense no banco (tinha recuperado de uma lesão na véspera), Pedro Santos vai regressar hoje à titularidade ocupando o lado esquerdo do ataque, que tem sido preenchido por Ricardo Horta. Isto significa que Simão vai manter Gamboa no onze, tal como O JOGO antecipou no início da semana. "Gamboa é uma boa opção. Começou a época na equipa B, mas tem vindo a trabalhar com o plantel principal há algum tempo. Aos poucos conquistou o seu espaço, teve uma oportunidade no último jogo e contribuiu para o sucesso da equipa. É um jogador que dá consistência", referiu. Jorge Simão também aproveitou a oportunidade para recordar a aposta em vários jogadores que começaram a época na equipa B, como Artur Jorge, Xadas ou Rodrigo Pinho. "Estamos a construir um Braga para o futuro", disse.



ROSIC E STOJILJKOVIC AFASTADOS

Pela segunda semana consecutiva, Jorge Simão deixou Rosic e Stojiljkovic de fora da lista de convocados por uma mera opção técnica. O treinador foi convidado a explicar a opção, mas não se alongou em pormenores. "Deixei-os de fora pelas mesmas razões que ficaram o Paulinho ou o Tomás Martínez...", limitou-se a dizer, numa resposta que levou à insistência dos jornalistas no assunto. "Posso acrescentar que as minhas escolhas são tomadas em prol da equipa, prepará-la para estar mais perto de somar os três pontos. Só isso me interessa", referiu.

O JOGO

JotaCC

"Queremos muito ganhar ao FC Porto"
Técnico pretende "um Sp. Braga consistente em todas as fases do jogo" e a dar "boa réplica"

"NÃO ESTOU À ESPERA DE UM DOMÍNIO PORTISTA COMO SE VIU NO DRAGÃO. O ASCENDENTE ESTARÁ REPARTIDO"

Sendo um especialista em causar dificuldades ao FC Porto, contra o qual nunca perdeu em casa ao serviço de Belenenses, P. Ferreira e Chaves, Jorge Simão só podia encarar a receção ao conjunto de Nuno Espírito Santo com a fasquia alta. "Espero um Sp. Braga capaz de lutar pelos três pontos, dando boa réplica. Queremos muito ganhar ao FC Porto. Não estou à espera que o adversário tenha tanto domínio como aconteceu no Dragão. O ascendente estará repartido", avisou, colocando o acento tónico na consistência dos arsenalistas: "Espero um Sp. Braga consistente em todas as fases do jogo." Elencando os predicados atacantes e defensivos do FC Porto, Jorge Simão mostra-se prevenido para as mexidas de Nuno. "Conto com Corona a jogar de início", salientou, dizendo tratar-se de um 'feeling' quando questionado sobre a razão de entender que o mexicano tem vantagem em relação a André Silva, dado que refere Soares e Brahimi como os outros elementos mais ofensivos dos dragões. Quanto à responsabilidade de deixar uma imagem diferente na reta final do campeonato, Jorge Simão garante que o Sp. Braga ainda pode garantir o 4º lugar e, depreende-se do seu discurso, atingir o objetivo dos 65 pontos (neste momento tem 50 e estão 18 por disputar): "Este é um Sp. Braga para o futuro. Temos mais tempo de trabalho, mais serenidade, o que nos permite assentar ideias e sermos mais consistentes. Todas as nossas metas estão vivas."


Pedro Santos no fator surpresa

"Muito do que se joga nesta partida tem a ver com a capacidade de surpreender e criar incerteza no adversário. Deixo isso em aberto", replicou Jorge Simão quando questionado sobre a aposta de Pedro Santos no onze em detrimento de Ricardo Horta. Quanto a Gamboa, que será titular, a toada defensiva manteve-se: "É uma boa opção. Teve um bom desempenho mas não é garantido que esteja na equipa."

RECORD

JotaCC

Resultados é que pesam

A continuidade de Jorge Simão em 2017/18 está em causa, mas o técnico ***** apenas em terminar a época da melhor forma possível, deixando outras decisões para mais tarde. O facto de Salvador ter vincado, no lançamento da sua recandidatura, que Simão tem mais um ano de contrato, não suscitou reação. "Nada tenho a acrescentar. A vida de um treinador é feita de resultados. Tenho mais um ano de contrato, mas até poderia ter mais 10... Isso não significa que os cumpra obrigatoriamente, pois é assim em todo o lado e com todos os treinadores. Mas o que me deixa confortável é ter uma equipa focada e preparada para vencer este encontro. Não espero mais nada daquilo que é o nosso compromisso enquanto grupo", salientou o treinador arsenalista. Conforme Record revelou, o Chaves está atento à situação de Jorge Simão. Caso Salvador liberte o técnico após as eleições de 27 de maio, o regresso a Trás-osMontes é hipótese forte.


'Stoj' e Rosic sem explicação

Stojiljkovic e Rosic estão aptos mas não entram nos planos de Jorge Simão. São casos a fazer lembrar o afastamento sumário de André Pinto, que cumpre o contrato treinando-se na equipa B, e até de Vukcevic, neste caso de forma temporária. "Deixei-os de fora pelas mesmas razões do Paulinho e do Tomás Martínez", diz Simão sobre o assunto, terminando: "As minhas escolhas são tomadas em prol da equipa..."

RECORD

JotaCC

TÉCNICOS ENALTECEM O ADVERSÁRIO

O técnico do Braga B, Abel Ferreira, considerou que "o Portimonense dispensa apresentações", enquanto Vítor Oliveira, que continua sem poder contar com vários jogadores, classificou o Braga B como "um adversário que tem qualidade e é organizado". "Nós vimos de um ciclo com três derrotas e obviamente queremos reverter a situação", diz o veterano treinador.



ATAQUE FELINO AO TOPO

Sporting autoritário passou onde os rivais escorregaram e saiu de Braga com a liderança reforçada

"Demos dois golos de vantagem à equipa mais adulta desta fase"
José Carvalho Araújo
Treinador do Braga
"Jogadores interpretaram perfeitamente o que eu pretendia, fomos competentes"
Tiago Fernandes
Treinador do Sporting

Autoritários e mandões, os juniores do Sporting não quiseram esperar pelo desenrolar da jornada e atacaram o primeiro lugar de forma felina, agarrando-se ao topo da classificação com um triunfo contundente em Braga, terreno onde mora o último classificado da fase final mas que já derrubou, neste mesmo palco, o FC Porto e o Benfica.
Apostados em manter a liderança, os jogadores de Tiago Fernandes apresentaram-se fortes no Minho, controlando as incidências do jogo nos instantes iniciais. Em quatro minutos, os leões marcaram dois golos, ambos na sequência de pontapés de canto, definindo muito do que iria ser o encontro logo nos primeiros 25 minutos. Pedro Queirós marcou na própria baliza, depois foi Miguel Luís a fazer o segundo. A equipa da casa reagiu, podia ter relançado o jogo ainda antes do intervalo, mas desperdiçou uma grande penalidade e viu o Sporting sentenciar a partida no segundo minuto da segunda parte, com Rafael Leão a corresponder da melhor forma a um cruzamento de Thierry Correia. A correr atrás do prejuízo, o Braga não deixou de lutar, mas mantém-se no último posto. O Sporting cimentou a liderança com o terceiro triunfo consecutivo.



Capitão bracarense azarado

A manhã de ontem foi para esquecer para Pedro Queirós, capitão dos juniores do Braga. Não é que a sua exibição fosse globalmente má, mas fica diretamente ligado ao resultado final com duas intervenções fatídicas. Primeiro abriu o ativo para o Sporting numa infelicidade, ao introduzir a bola na própria baliza. Depois teve nos pés a hipótese de relançar o jogo, bateu a grande penalidade de forma convicta, mas viu o esférico esbarrar caprichosamente na base do poste, depois de até ter enganado o guarda-redes Luís Maximiano. Na manhã de ontem não teve mesmo a sorte do seu lado.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga testa forma do FC Porto em saída de risco
Marafona é baixa na baliza dos bracarenses, em jogo sem margem de erro para os portistas, que iniciaram a retoma frente aos minhotos

O resultado do jogo da Luz veio esmagar a margem de erro do FC Porto na "final" de Braga. Sem outra alternativa, os "dragões" apresentam-se na "pedreira" na máxima força e numa boa forma física sublinhada pelo primeiro lugar do pódio das equipas europeias invictas nas respectivas Ligas — os portistas levam 25 partidas sem derrotas no campeonato. Um cenário sempre moralizador, mesmo frente a um Sporting de Braga motivado pelo intervalo de seis jogos sem perder, no campeonato, o melhor da época, iniciado a seguir à derrota tangencial com o Benfica, há dois meses.

Os "guerreiros" do Minho enfrentam, no entanto, uma contrariedade de última hora, com Marafona fisicamente limitado a falhar a convocatória. A ausência do guarda-redes pode pesar perante o ataque portista, em que o treinador Jorge Simão espera ver o mexicano Corona... tal como já na semana anterior declarara Quim Machado.

Nuno Espírito Santo tem, a este respeito, a última palavra e já mostrou que não entra no jogo dos adversários — mesmo precisando de repor a vantagem em relação ao Benfica, que ontem goleou o Marítimo (3-0), deixando as contas finais ainda mais apertadas em caso de igualdade de pontos.

Jorge Simão admite, aliás, que qualquer pequena surpresa que venha a preparar para este jogo — como a aposta em Alan — funciona como um trunfo que não pretende oferecer ao FC Porto. Este, por sua, vez agita o "fantasma" de Rui Pedro, autor do golo que desbloqueou, fora de horas, o jogo do Dragão, iniciando a retoma que relançou a luta pelo título, após três empates portistas.

PUBLICO

JotaCC

"Braga foi sempre dos campos onde senti mais dificuldades"
Dragões visitam hoje o Sporting de Braga, que na temporada 2001-02 golearam por 4-0. Benni McCarthy marcou três golos, recorda no DN esse jogo e fala também da atualidade

Só dois jogadores na história do FC Porto conseguiram fazer um hat trick ao Sp. Braga no Minho em jogos do campeonato: Fernando Gomes e Benni McCarthy. O sul-africano que brilhou no Dragão entre 2001 e 2006 foi o último a consegui-lo, numa das maiores goleadas (4-0) dos dragões aos bracarenses, na temporada 2001-02. Na véspera de mais um jogo entre os dois clubes (hoje, 20.30, Sport TV1), e numa altura em que a luta pelo título não permite deslizes, Benni McCarthy recordou esse jogo ao DN e falou também da atualidade.
"Já não me lembrava muito bem desse jogo, mas lembro-me dos golos. Não era fácil jogar em Braga, as coisas só corriam bem fruto do nosso trabalho. Não era como contra Benfica ou contra o Sporting, mas era sempre um adversário muito complicado e que jogava com muita garra. Foi sempre dos campos onde senti mais dificuldades para ganhar. Nos clássicos com o Benfica e com o Sporting havia sempre muita pressão e por vezes as coisas corriam mal, mas contra equipas como o Sp. Braga não existia grande pressão e, como geralmente tinham boas equipas, tornava-se complicado", salientou o sul-africano, contando depois alguns segredos do que era o FC Porto de Mourinho, que goleou por 4-0 em Braga em 2002, quando o ex-avançado fez o hat trick.
"Para Mourinho, jogar contra Benfica, Braga ou Leiria era a mesma coisa. Se não déssemos o mesmo contra o Leiria ou Braga, em comparação com o Benfica ou com o Sporting, mesmo que nesse jogo estivéssemos muito bem, no seguinte não jogávamos. Tínhamos também uma grande equipa e isso ajudava, mas a liderança de Mourinho era inexplicável", salientou o avançado, que vê algumas semelhanças em Nuno Espírito Santo, com quem chegou a partilhar balneário no FC Porto.
Elogios a Nuno e a Pinto da Costa "Já como jogador era um líder, daqueles que puxava sempre por nós e que não nos deixava ir abaixo. Se o FC Porto está agora a lutar pelo título também é muito por obra dele, tal como quando Mourinho esteve no clube. O FC Porto começou mal a época, mas o Nuno conseguiu dar a volta. Tenho a certeza de que o seu discurso cativa os jogadores e fico a torcer para que sejam campeões. O Nuno merece, pois nunca escondeu o seu amor pelo clube", disse McCarthy, acreditando num deslize do Benfica até ao final da temporada.
"Estão na frente, mas o FC Porto não pode deixar de acreditar. Esse era o espírito quando eu estava no Dragão, foi isso que sempre me cativou no clube. Nunca desistíamos, os treinadores não nos deixavam, os mais velhos também não, era um clube de vencedores e ainda o é. Tenho a certeza de que vão acabar por conquistar o título, acredito muito nisso. O Benfica ainda joga com o Sporting? Então é mais um fator de motivação, não podem desistir", salientou o agora comentador televisivo, que não esquece o FC Porto e Portugal.
"Sei que o meu vídeo a festejar o campeonato da Europa de Portugal foi muito visto aí, mas foi tudo natural, fiquei mesmo muito satisfeito. Portugal é uma casa para mim, sobretudo o Porto. Tenho um carinho muito grande por todos, sempre fui muito bem tratado", referiu, deixando elogios ao presidente Pinto da Costa. "É dos mais apaixonados pelo futebol, tem um amor pelo clube inacreditável. Foi das melhores pessoas que conheci no futebol e já passei por vários sítios. Quero desejar-lhe tudo de bom e que possa juntar mais um título de campeão", assinalou.



Marafona é baixa inesperado no Sp. Braga. E Rui Pedro vai a jogo?
Jorge Simão espera por um FC Porto sem André Silva e com Corona-Brahimi e Soares (20.30, Sport TV ). Nuno tem plantel a 100%

Marafona é a grande ausência nos convocados de Jorge Simão para o jogo com o FC Porto (20.30, Sport TV ). O guarda-redes habitual titular da baliza do Sp. Braga lesionou-se no joelho direito e ficou impedido de defrontar os dragões esta noite. Marafona junta-se a Mauro e Hassan na lista de indisponíveis por lesão, o que significa que Matheus assumirá a baliza na receção aos dragões. Stojiljkovic, Rosic e Paulinho também não entram nas contas do treinador, aparentemente por opção. De regresso estão Gamboa, Xadas e Tiago Sá.
Jorge Simão tem um feeling sobre a tática do adversário. "Espero um FC Porto com Corona a jogar de início, que só perdeu um jogo para o campeonato, é a defesa menos batida, o ataque mais concretizador e uma equipa que se apresenta, como disse o seu treinador, muito motivada e forte com Soares, Corona e Brahimi", disse ontem o técnico, esperando "um Sp. Braga capaz de lutar pelos três pontos e dar boa réplica a este FC Porto".
Jorge Simão sublinhou que "a vida de um treinador é feita de resultados", apesar de ter mais um ano de contrato. "Até poderia ter mais dez, mas isso não significa que os cumpra, pois é assim em todo o lado e com todos os treinadores. O que me deixa confortável é ter uma equipa focada e preparada para vencer", atirou o técnico, que deverá deixar Braga no final da época para dar lugar a Abel, como o DN noticiou em primeira mão.

Do lado do FC Porto há alguma expectativa para saber se Nuno Espírito Santo vai chamar Rui Pedro. O jovem avançado da equipa B marcou ao Sp. Braga no jogo da primeira volta, um golo aos 90'+5', que valeu o triunfo aos dragões depois de meia dúzia de jogos em branco. Certo é que o técnico portista tem o plantel a 100% e pode escolher as peças a utilizar na Pedreira, na luta pelo título nacional. Os dragões, entretanto, enviaram ontem uma nota ao Chapecoense, assinada por Pinto da Costa, a pedir desculpa e a repudiar os cânticos da claque Super Dragões – "quem me dera que o avião da Chapecoense fosse do Benfica" – no jogo de andebol entre os dragões e os encarnados.

DN

JotaCC

Sp. Braga pressiona leoas

O Sp. Braga venceu ontem em casa, o A-Dos-Francos, por 5-0, em jogo antecipado da 21ª jornada da Liga, colocando pressão no líder Sporting, que apenas hoje entra em ação. Sara Brasil (13'), Jéssica Silva (39'), Natália Sanchez (41'), Cristiana Garcia (42') e Ottilia Livia (74') marcaram os golos.

RECORD

JotaCC

DUELO GOLEADORES À PORTUGUESA
FOCO Jogo entre minhotos e dragões opõe os dois melhores marcadores portugueses do campeonato
SELEÇÃO Posição de avançado assegurada

OS AVANÇADOS LUTAM PELO TÍTULO DE MELHOR MARCADOR LUSO DA LIGA

O PERFIL
Rui Pedro da Rocha Fonte nasceu a 23 de abril de 1990, em Lisboa. Está em definitivo no Sp. de Braga desde esta época. Estádio Municipal de Braga será palco da grande prova de fogo entre os melhores marcadores portugueses do campeonato, marcada para este sábado às 20h30.

À espera de cumprir a primeira internacionalização pela Seleção está Rui Fonte, do Sp. Braga, com 10 golos em 21 jogos. O avançado de 26 anos é o melhor marcador do bracarenses. Apresenta um currículo invejável: formado a meias entre o Sporting e o Arsenal, passou ainda pelo Crystal Palace, V. Setúbal, Espanhol, Belenenses e Benfica.

PERFIL
André Miguel Valente da Silva nasceu a 6 de novembro de 1995, em Baguim do Monte. Afirmou-se no FC Porto na última época. e tem sido um elemento decisivo na equipa.

Do lado do FC Porto está André Silva, com 15 golos na Liga em 27 jogos. Aos 21 anos é um dos avançados mais cobiçados pelos grandes clubes europeus. Com cinco golos em seis jogos pela seleção nacional, parece ter feito esquecer o 'fantasma' de Pauleta e afirma-se como aposta certa de Fernando Santos. Cumpriu a parte final da formação nos azuis-e-brancos

Se o prémio de melhor marcador parece estar entregue a Bas Dost, do Sporting, o título de goleador português está ao rubro e a posição de avançado da seleção nacional assegurada.n

SAIBA MAIS milhões de euros é o valor combinado dos dois jogadores pelo site 'Transfermarkt'. André Silva está avaliado em 16 milhões e Rui Fonte em 2,5.

Rui Pedro foi estrela
No último jogo entre FC Porto e Sp. Braga, Rui Pedro (19 anos) foi decisivo ao marcar o golo da vitória (1-0) dos dragões, na primeira volta.

Pizzi ameaça
Pizzi, do Benfica, é o terceiro melhor marcador português do campeonato com 9 golos.



FC PORTO: ALTÍSSIMO RISCO EM BRAGA

Em tese, este é o jogo mais difícil que o FC Porto tem até ao final do campeonato. Porque o Sp. Braga é a equipa melhor classificada de todas as que os dragões têm para defrontar até ao termo da competição, e porque o jogo é fora de casa. Lembram-se da última vez, na final da Taça?...

CM

JotaCC

MARAFONA DE FORA POR LESÃO

Marafona, guarda-redes do Sp. Braga, vai falhar a receção ao FC Porto (hoje, às 20h30) para o campeonato, devido a uma lesão de última hora. Face à ausência do internacional português, o técnico Jorge Simão foi obrigado a convocar Tiago Sá, da equipa B. Já o guardião brasileiro Matheus deverá ser o responsável para ocupar a baliza dos bracarenses. Também de fora do jogo estão Rosic, Paulinho e Stojiljkovic, por opção, e os lesionados Mauro, Rafael Assis, Wilson Eduardo e Hassan. Na antevisão do encontro, Jorge Simão afirmou que só pensa em conquistar os três pontos. "Este é um jogo que queremos muito ganhar, porque temos os nossos objetivos para cumprir."

CM