News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

DONOS DISTO TUDO - DDT's

Started by Mais Norte, 18 de February de 2017, 00:05

Previous topic - Next topic

Mais Norte


Escrevi este tópico há uns tempos depois de ter lido esta expressão - SÊ GVERREIRO, SÊ DIFERENTE - escrita, penso eu, por alguém neste fórum, mas não consigo agora identificar quem terá sido. Penso que traduz o que todos pensamos.

Achei oportuno publicá-lo hoje. Vá lá saber-se porquê...


SÊ GVERREIRO, SÊ DIFERENTE.


Em Portugal, futebolisticamente falando, há quase cem anos que se nasce, cresce e morre debaixo  do clima opressivo dos DDT.

DDT - DDT - DDT.

DONOS DISTO TUDO.

Também foi o primeiro pesticida da era moderna. Mas eles, os DDT, é que são a praga e não o pesticida que a pretende exterminar.

Benfica, Porto e Sporting, é isso, adivinharam, não necessariamente por esta ordem, com diferentes pesos e medidas,  têm alternado nos ciclos, quase sempre com a mesma imagem: atropelo das regras desportivas, financeiras e até cívicas, controle grosseiro dos meios de comunicação social, utilização de tribunos mais ou menos pagos, admito que pagos mesmo em espécie, notoriedade ou favores, jagunços à ordem e à desordem.

Dominam tudo: Federações, Ligas, Conselho de Arbitragem, Federação, televisões, jornais e, sobretudo, a cabeça dos cidadãos.

Nascer em Portugal significa que temos de ser, inexoravelmente, parte dos DDT. Se não és DDT não és nada.

Tomem nota: DDT.

Se não pertencem aos DDT's deste país estão  lixados.

L-I-X-A-D-O-S.



É até comum ver transcrito em notícias post mortem  de uma qualquer figura, mais ou menos pública, a referência, por exemplo, a um "sportinguista discreto e afável" ou a um "membro da alta burguesia nortenha e dragão de ouro", mas também pode ser um "filho da aristocracia transmontana e plebeu do Benfica"....

Podemos mesmo assistir a um programa na SportTV com a participação de três padres. São os três afectos aos DDT. Conversam sob o manto diáfano da sua serenidade a respeito de off-sides, penaltis, cartões vermelhos e roubos de catedrais. Suponho que esquecem, naqueles momentos de pública expressão sublime de sentimentos, o sentido da defesa dos mais fracos para ficarem ao lado dos ricos e poderosos deste mundo. Contranatura, talvez. Fora da regra, certamente.

Os DDT estão em toda a parte. Nas repartições públicas, nas empresas, nos grandes consultórios de advogados, nas polícias, nos governos, nas Câmaras Municipais, nos grandes e pequenos jornais, nos de expansão nacional e nos locais, em associações dentro do Parlamento. São presidentes de câmaras, deputados da República e municipais, ministros e directores de multinacionais.São como uma praga que a sua designação como pesticida, DDT, pretende camuflar.

Têm um lugar privilegiado nas televisões, nas rádios e nos jornais.

Os DDT compram tudo. Geralmente caro. Compram à esquerda, compram à direita e ao centro, acima e abaixo.

E compram, compram sempre, desmedidamente, mesmo que não tenham dinheiro para comprar. 

Juntam-se nos cafés e batem no peito juras de amor eterno. Olham com desdém, e com um sorriso desconfortável, as minorias estranhas à sua própria identidade.

São uma espécie de "sem terra" à procura de um lugar.

Se não és DDT estás tramado.

Quando lhes perguntam de onde são, lá têm que responder que são de Trás da Baleia, mas do Benfica, que os primos são de Cimo da Burra e do Sporting, quanto aos tios, é bom de ver, de Cantarinha do Rio e do FCP. Pertencem a DDT's diferentes, é certo, mas, atenção, são todos encartados, de confraria, com direito a toga e a capelo. E é este "acrescento" à sua identidade que faz deles parte de um todo mais vasto e mais poderoso, que os faz sentir parte de algo grande, grande embora distante. Grande, mas que, pensando só neles, não pode ser grande coisa.

E incham, incham, incham tanto que acabam por rebentar.

Há a nação benfiquista, o reino do leão e a geração portista, todos irmanados na demanda pelo seu bocadinho de mundo maior.

Se não és DDT alteras o rumo de todas as conversas e voas como um ET vindo de uma galáxia distante.

Consegues ser humano onde eles são vulgares.

Claro que há verdadeiros adeptos do Porto, do Benfica e do Sporting. E muitos. Com estes, podemos viver e conversar. Neles encontramos a mesma paixão e os mesmos sonhos. A mesma alegria de viver o futebol. À medida de cada um. Esses também são dos nossos. Com eles podemos viver o jogo. Intensamente. Os outros, os DDT, escusam de ir à bola. Sumam-se.

ET ou DDT?

Eu não hesito. Vou pelo primeiro.

Em cada jogo sei que sou capaz de voar.

FORÇA SC BRAGA.


















100%SCB

Mais vale estar lixado ou ser ET que ser DDT  :) ;)

BRAGA SEMPRE
FORÇA BRAGA

SCB Monsul

É Portugal, país dos parolos.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

magico_scbraga

Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

abesbilico

já me tinham dito que parecia um ET....
COM O BRAGA PARA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, MESMO QUE NUNCA SEJA CAMPEÃO!