News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/01

Started by Bruno3429, 18 de January de 2017, 08:07

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga fecha primeira volta do campeonato com um dos melhores registos dos últimos anos
Joana Russo Belo

O pódio no fecho da primeira volta do campeonato é um dos melhores registos de sempre do SC Braga. A equipa orientada por Jorge Simão fecha a primeira fase da época no terceiro lugar da tabela, com 36 pontos, a seis do líder Benfica e com mais dois do que o Sporting (4.º), fruto de 11 vitórias, três empates e três derrotas. São 29 golos marcados e 13 sofridos, naquela que é a terceira melhor defesa da competição.

Melhor, só mesmo Domingos Paciência na inédita época de 2009/10 - em que os arsenalistas terminaram no segundo lugar da I Liga e lutaram com o Benfica até à última jornada pelo título nacional - e Leonardo Jardim, em 2011/12, em que à 17.ª jornada o SC Braga ocupava o terceiro lugar, com 37 pontos. Nestes dois casos, o campeonato era ainda disputado por apenas 16 equipas, com um total de 30 jornadas.

Em 2009/10, o SC Braga dobrou o campeonato na liderança e à 17.ª ronda mantinha o primeiro lugar, com 42 pontos, e apenas uma derrota. Alan é o único jogador sobrevivente da equipa que se sagrou vice-campeã nacional, com 71 pontos.
Desde então, apenas Leonardo Jardim conseguiu fechar a primeira volta no pódio: em 2011/12, o SC Braga fechou a primeira fase da temporada no terceiro lugar e com mais um ponto do que este ano - 37.

Nas últimas épocas, tem sido o quarto lugar a posição mais frequente: em 2015/16, o SC Braga de Paulo Fonseca era quarto, com 29 pontos (posição em que terminou, com 58); em 2014/15, os guerreiros de Sérgio Conceição ocupavam o 5.º lugar (terminaram em 4.º, com 58 pontos) e, em 2013/14, com Jesualdo Ferreira, o SC Braga ocupava um modesto 7.º lugar (23 pontos).

Correio do Minho

Bruno3429

PEDREIRA MAIS FORTE DE SEMPRE
Arsenalistas somam 25 pontos em casa na 1.ª volta e têm o melhor registo do campeonato

O Sp. Braga é a equipa mais forte do campeonato a atuar em casa. Os arsenalistas fecharam a 1ª volta com 25 pontos conquistados na Pedreira, pecúlio no qual são igualados pelo FC Porto no Dragão, mas beneficiando de uma diferença de golos superior (16 tentos de saldo positivo entre marcados e sofridos contra apenas 15 dos dragões).

Trata-se de um registo inédito na era Salvador, onde apenas Domingos ficou perto, com 22 pontos na 1ª volta de 2009/10, mas sendo prejudicado pelo facto de o campeonato ser mais curto. Em 2016/17, Sp. Braga empatou logo na primeira partida como anfitrião, frente ao Rio Ave, mas a partir daí engatilhou uma sequência de oito triunfos consecutivos. Uma missão na qual José Peseiro somou 19 pontos, contribuindo Jorge Simão com seis pontos.

Velázquez em dúvida

O central Velázquez está em dúvida para o dérbi. Foi-lhe diagnosticada uma mialgia que carece de reavaliação. Ricardo Ferreira ainda não foi dado como apto. Com André Pinto riscado, restam Rosic e Artur Jorge aptos.

Singh desviado de Guimarães

O sul-africano Luther Singh está a um passo de se comprometer com o Sp. Braga. Trata-se de um extremo, de 19 anos, que foi dado como certo no V. Guimarães com um contrato por quatro temporadas. Todavia, a sua chegada ao Berço nunca foi oficializada e, entretanto, a imprensa da África do Sul revelou ontem que, afinal, o seu destino final vai ser a Pedreira. Singh marcou 11 golos pelo GAIS, na Suécia, mas entretanto ficou livre depois de ter sido avaliado pelo Castilla, equipa B do Real Madrid, e pelo Swansea.

Autor: Vítor Pinto

Record

JotaCC

Velázquez com mialgia na coxa esquerda

Depois do triunfo, por 2-0, sobre o Tondela, que permitiu aos arsenalistas chegarem ao final da primeira volta do campeonato em terceiro lugar, a equipa de Jorge Simão começou, ontem, a preparar o dérbi do Minho, frente ao Vitória de Guimarães, agendado para domingo. O central Velázquez, que se lesionou nos últimos minutos do duelo com a equipa beirã, deve falhar o encontro com o arquirrival.
O defesa uruguaio sofreu, no mínimo, uma mialgia na coxa esquerda, mas o diagnóstico está dependente de novos exames a que o atleta vai ser sujeito nos próximos dias.
Caso se trate de uma rotura muscular, Velázquez enfrenta uma paragem prolongada, piorando o cenário para Jorge Simão que já confirmou que não volta a contar com André Pinto, um dos capitães da equipa, que foi relegado para a equipa B, após o empate com o Nacional, na Madeira. Djavan, Ricardo Ferreira e Mauro são os outros lesionados do Braga, que folga hoje e volta ao trabalho amanhã.

O melhor Fonte
Com os dois golos que valeram o triunfo, de segundafeira, frente ao Tondela, Rui Fonte já está a viver a melhor época de sempre no principal escalão português. O jovem avançado já soma 10 golos marcados em 2016/17, seis dos quais na Liga – dois na Taça de Portugal e outros tantos na Taça da Liga –, ultrapassando os oito golos que apontou ao serviço do Braga nos 28 jogos que fez na época passada. O recorde de golos da carreira de Rui Fonte aconteceu em 2014/15, quando festejou 18 tentos, em 24 jogos, pelo Benfica B, na 2.ª Liga.

JN

JotaCC

EFICÁCIA VALE PÓDIO
O terceiro lugar no campeonato justifica-se, em parte, pela capacidade ofensiva da equipa. Qualidade dos avançados tem feito a diferença

O Braga é a equipa do campeonato que precisa de menos remates para marcar um golo e essa é uma das principais explicações para o atual terceiro lugar. Rui Fonte continua a destacar-se


Rui Fonte está a revelar uma eficácia assinalável e a contribuir para as vitórias arsenalistas

O Braga vira a primeira volta do campeonato no terceiro lugar, a apenas dois pontos do FC Porto e a seis do líder Benfica. Os números são bons, dos melhores da história do clube – em 2009/10, Domingos Paciência chegou a esta fase no primeiro lugar... –, mas estão longe de encontrar paralelo nas exibições da equipa. Primeiro com José Peseiro, agora com Jorge Simão, os resultados têm sido sempre melhores do que a produção coletiva, pelo menos na análise à vertente mais estética do jogo. A receção ao Tondela foi a repetição de tantas partidas desta temporada: exibição medíocre, resultado excelente.
O Braga tem, ou continua a ter, dificuldades em ligar o jogo ofensivo, sobretudo pela zona central, mas os factos mostram uma capacidade concretizadora (29 golos marcados) que só o Benfica (37) e FC Porto (31) conseguem ultrapassar. Este dado não deixa de ser curioso, tendo em conta que, durante a maior parte dos jogos, é notória a dificuldade que os arsenalistas sentem para criar situações de golo, sobretudo contra equipas que oferecem a iniciativa do jogo e conseguem apresentar uma organização defensiva competente.
Sendo assim, como se explica o atual terceiro lugar? E a terceira posição na lista de equipas mais concretizadoras da Liga? Numa palavra, eficácia. O Braga é a equipa que precisa de menos oportunidades e a que soma menos remates para fazer um golo no campeonato – marca a cada 4,9 remates efetuados. Neste caso, a diferença fazse, sobretudo, através da qualidade individual dos avançados do plantel, com destaque para Wilson Eduardo, Pedro Santos, Ricardo Horta, Stojiljkovic, Hassan e Rui Fonte. Entre todos, destaca-se Rui Fonte, que com os dois golos apontados ao Tondela passou a liderar, juntamente com Wilson Eduardo, a lista de melhores marcadores da equipa no campeonato (seis golos). Destes todos, o avançado é, no entanto, o que menos tempo precisa para marcar na Liga (134 minutos), seguindo-se Pedro Santos (169') e Wilson Eduardo (204').
Há outro dado ainda mais surpreendente na época de Rui Fonte, a melhor da sua carreira neste nível competitivo: o avançado tem a melhor eficácia de remate entre os avançados dos primeiros cinco classificados da I Liga, conseguindo enquadrar 82 por cento dos remates na baliza (coletivamente, a equipa tem 43%), um registo bem superior a Mitroglou (62%), Jiménez (67%), Bas Dost (51%), Jota (62%) ou André Silva (54%).



PONTARIA
82
Rui Fonte é o avançado do campeonato com melhor pontaria, enquadrando 82% dos remates na baliza. Em termos coletivos, o Braga acerta com a baliza em 43% dos remates feitos



Velázquez tem lesão muscular

Os problemas no centro da defesa não param e agora foi a vez de Velázquez voltar a lesionar-se já nos minutos finais da partida com o Tondela, depois de ter regressado à competição no jogo anterior com o Marítimo. O jogador foi ontem reavaliado, mas os exames não foram conclusivos. Para já, sabe-se apenas que Velázquez apresenta dores na coxa esquerda, faltando saber a extensão da lesão muscular. Tendo em conta o historial recente do defesa, Simão corre o risco de não poder contar com o jogador para o dérbi com o V. Guimarães.

O JOGO

JotaCC

Marega e Hassan ficam pelo nulo
Avançado do V. Guimarães foi titular no Mali, enquanto o do Braga entrou aos 76' no Egito

O duelo entre dois representantes de clubes portugueses no Grupo D da CAN'2017 terminou com um nulo entre o Mali e o Egito. Nas águias, o avançado Marega (V. Guimarães) foi titular e a referência ofensiva, mas a forte vigilância dos faraós não lhe permitiu dispor de grandes ocasiões de perigo e na melhor (aos 85'), o guardião adversário foi lesto a sair dos postes. No Egito, que logo aos 25' foi obrigado a fazer entrar o guarda-redes El Hadary de 44 anos (recorde na prova), o avançado Hassan (Braga) foi opção de Héctor Cúper apenas à passagem dos 76' e também não dispôs de oportunidades para visar a baliza contrária. Terceiro classificado em 2012 e 2013, o Mali ocupa o 2.º lugar do Grupo D, com os mesmos pontos do Egito, depois daquele que foi o quinto empate na atual CAN em oito jogos. No outro jogo do grupo, o Gana impôs-se ao Uganda por 1-0, naquela que foi a terceira vitória da atual prova. Com o extremo Kizito (Rio Ave) no onze, mas a ser substituído aos 57', os ugandeses caíram devido a um penálti convertido por Andre Ayew (32').Hoje inicia-se a segunda jornada, com os jogos do Grupo A: Gabão–Burquina Faso e Camarões–Guiné-Bissau.

O JOGO

Bruno3429

Velázquez pode falhar 'derby'

Sem tempo para folgas, o plantel trabalhou tendo em vista o próximo jogo da Liga, que é nada mais, nada menos do que o mais apetecido por todos os adeptos bracarenses: o derby minhoto frente ao Vitória de Guimarães.

No entanto, a semana não começou da melhor maneira para Jorge Simão, que viu Emiliano Velázquez sair lesionado do jogo frente ao Tondela. O internacional uruguaio sofreu uma mialgia na coxa esquerda e só hoje é reavaliado de modo a apurar o tempo de paragem, estando assim em dúvida para domingo. Ricardo Ferreira também continua entregue ao departamento médico, bem como Djavan e Mauro, mas o defesa-central deverá ter alta nos próximos dias.

Opção são também Battaglia e Xeka, que estavam em risco de exclusão caso fossem admoestados diante do Tondela, mas ambos terminaram o jogo com a folha disciplinar em branco, pelo que deverão formar novamente o meio-campo diante do rival minhoto.

A Bola

Bruno3429

Coelho, Nilson e Brito na Seleção Nacional

Jorge Braz, Selecionador Nacional de Futsal, divulgou esta terça-feira a lista de convocados para os encontros de preparação diante da Rússia, agendados para 27 e 29 de janeiro. Dos 14 convocados fazem parte Nilson, André Coelho e Tiago Brito, gverreiros do SC Braga/AAUM. A Seleção Nacional de Futsal, quarta classificada no Campeonato do Mundo Colômbia 2016, joga, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, nos dias 27 (21H15) e 29 de janeiro (14H30) os seus primeiros jogos de preparação de 2017 diante da congénere russa, tendo em vista a qualificação para o Campeonato da Europa Eslovénia 2018.

Eis a lista completa de convocados:

AD Fundão: Márcio;

Futsal Azeméis: Cristiano;

El Pozo Murcia (Espanha): Cardinal;

Inter Movistar (Espanha): Ricardinho;

SC Braga/AAUM: André Coelho, Nilson e Tiago Brito;

SL Benfica: Bebé, Bruno Coelho, Miguel Ângelo e Fábio Cecílio;

Sporting CP: André Sousa, João Matos e Pedro Cary.

Fim de semana de sucesso para o Atletismo

Fim de semana de grande sucesso para a secção de atletismo do SC Braga. A Legião de Gverreiros esteve presente em provas em três cidades distintas do país.

Em Mafra, numa prova a contar para o Campeonato Nacional de Marcha, o atleta bracarense António Pereira, sagrou-se vice-campeão nacional da marcha na distância de 30Km.

Em Lisboa, no complexo do Jamor, com a presença dos melhores atletas nacionais de estrada, o bracarense Luís Saraiva alcançou um excelente 5.º lugar nos 10 km do Campeonato Nacional de Estrada em Seniores, com um tempo de 30,18 m, onde o vencedor foi o atleta sportinguista Hélio Gomes com o tempo de 29,58 m.

Em Braga, no triatlo Jovem, competição organizada pela Associação de Atletismo de Braga, que decorreu no Parque de Exposições, o SC Braga apresentou-se ao seu melhor nível com a conquista de 8 pódios, com destaque para as vitórias alcançadas pelas atletas Sofia Esteves e Francisca Silva na categoria de Juvenis.

Também em Braga, o atleta João Ferreira alcançou um brilhante 3.º lugar na Taça de Portugal de Velocidade e Barreiras em pista coberta.

Por fim, em Guimarães, o atleta Tomás Lima, destacou-se ao alcançar o 3.º lugar no Campeonato Regional de Corta Mato Curto na categoria de Juvenis, na distância de 4 Km.

Xadas nos Sub-20 de Portugal

Emílio Peixe, selecionador nacional Sub-20, divulgou esta terça-feira a lista de convocados para o encontro de preparação frente à Coreia do Sul, a disputar dia 25 de janeiro, no Estádio Nacional, pelas 15h00. A Equipa das Quinas, que garantiu a presença na fase final do Campeonato do Mundo da Coreia do Sul 2017, enfrenta em encontro de preparação a congénere anfitriã do torneio. Para esta partida, Emílio Peixe chamou 23 jogadores.

Eis a lista de convocados:

SL Benfica: Buta, Diogo Gonçalves, Florentino, Francisco Ferreira, Gedson Fernandes, João Carvalho, José Gomes, Pedro Rodrigues; Ruben Dias; Yuri Ribeiro

FC Basel 1893: Pedro Pacheco

FC Porto: Diogo Costa, Diogo Dalot, Jorge Fernandes e Bruno Costa.

FC Zurich: André Ribeiro

Sporting CP: Luis Maximiano; Pedro Delgado; Pedro Empis; Pedro Silva; Ronaldo Tavares

SC Braga: Xadas

Vitória SC: Mimito

Hassan utilizado no empate do Egito

A seleção do Egito deu início, esta terça-feira, à sua campanha na CAN 2017′ com um empate a zero diante do Mali. Ahmed Hassan, avançado egípcio do SC Braga, iniciou a partida no banco de suplentes, tendo sido chamado por Hector Cuper aos 76 minutos para render Mohsen. Os faraós estão inseridos no grupo D, juntamente com o Mali, Gana e Uganda. Na próxima ronda, o Egito defronta o Uganda, numa partida agendada para o próximo sábado, dia 21 de janeiro.

SCBraga

JotaCC

Benfica tira André Coelho ao SC Braga
Internacional português estava no arsenalistas desde 2013.

André Coelho vai reforçar a equipa de futsal do Benfica. O jogador universal de 23 anos deixa assim o SC Braga.

Depois de dar nas vistas no clube bracarense onde se encontra desde 2013, André Coelho muda-se assim para o clube encarnado.

Recorde-se que o jogador foi chamado para os compromissos da seleção nacional que tem agendados dois particulares frente à Rússia no dia 27 e 29 de janeiro.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Benfica contrata André Coelho ao Sp. Braga
Internacional português em alta esta temporada

André Coelho vai ser reforço do Benfica segundo Record apurou. O universal do Sp. Braga, de 23 anos, tem sido um dos destaques da formação de Paulo Tavares na formação bracarense.

O internacional português está no Sp. Braga desde 2013 e faz parte da última convocatória da Seleção Nacional que tem particulares agendados ante a congénere russa, a 27 e 29 de janeiro.

RECORD

Bruno3429

Taça CTT: Vitória FC x SC Braga

O SC Braga vai disputar a "final four" da Taça CTT e os bilhetes para a meia-final, que opõe os Gverreiros do Minho ao Vitória FC, já estão à venda na SC Braga Store e nas bilheteiras do Estádio Municipal. O encontro, que se disputa no Estádio Algarve, está agendado para quarta-feira, dia 25 de janeiro, às 20h45.

Os bilhetes contempla três categorias, cujos preços oscilam entre os 5, os 10 e os 15 euros. Também se encontra disponível a viagem para o Algarve pelo valor de 26,50€ (sem bilhete incluído). As reservas das viagens deverão acontecer até terça-feira às 15h00 e pressupõe, no mínino, 48 interessados.

SCBraga