News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/12

Started by JotaCC, 29 de December de 2016, 10:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Clássico das taças com olhos no troféu
Braga Rodrigo Pinho entre os 18 convocados para o ataque à Taça da Liga



Jorge Simão, treinador do Braga: "O objetivo é chegar à final e ganhar o troféu". Luís Castro, treinador do Rio Ave: "A expectativa? Chegar à final four". Da incompatibilidade de interesses faz-se o desafio desta noite, na primeira jornada do Grupo C da Taça da Liga. O da "pedreira" será, também, um duelo sempre revisitado pelos inúmeros recontros entre os clubes nas últimas duas épocas das taças, que nutriram a rivalidade e, até, um certo azedume.
Braga-Rio Ave é já um clássico. Só nas duas últimas temporadas, registam-se 11 encontros, entre os quais as renhidas meias-finais das duas últimas edições da Taça de Portugal, sempre ganhas pela equipa minhota, que venceu seis desses 11 desafios com o Rio Ave nas duas últimas campanhas.
O emblema de Vila do Conde registou quatro empates e só ganhou uma vez, no campeonato de 2015-16 (1-0, nos Arcos).
Para o Braga, este histórico com o Rio Ave é amplamente favorável e o novo treinador da equipa minhota pretende dar-lhe seguimento, até porque, verificadas as eliminações da Taça e da Liga Europa, a Taça da Liga é a única prova na qual tem reais possibilidades de ganhar um troféu esta temporada. "Este clube, pelo estatuto que tem, participa para chegar à final e para conquistar o título, como há quatro anos. Esse é o objetivo", diz Jorge Simão, que escalou 18 jogadores para o jogo desta noite. Rodrigo Pinho é a novidade na convocatória e deverá ficar no banco de suplentes, para o que der e vier. Recrutado à equipa B, o atacante brasileiro rende sérvio Stojiljkoviv, que está lesionado.


Gamboa até 2021

Pilar da equipa B do Braga, o médio de 20 anos renova e estende contrato com o clube minhoto por mais cinco temporadas. Filho do extremo Jorge Gamboa, ex-jogador do Braga, entre 1996 e 1999, João Gamboa era cobiçado por diversos clubes, nacionais e estrangeiros.

JN

JotaCC

Assis na berlinda

Jorge Simão e o propalado interesse do Braga no médio do Chaves: "Rafael Assis? É um belíssimo jogador. Se há interesse ou não, está muito dependente da análise diária que vamos fazendo. Nada está claro, mas, sendo um jogador de qualidade, está tudo em aberto".

JN

JotaCC

"RAFAEL ASSIS É UM BELÍSSIMO JOGADOR"
Jorge Simão assume predileção pelo brasileiro do Chaves, apesar de ver em Vukcevic "características" de médio-defensivo

"Esta fase de grupos da Taça da Liga assemelha-se à de um Mundial"
Jorge Simão
Treinador do Braga


Apostado em chegar longe na Taça da Liga, de preferência até à final, o novo treinador do Braga não dá por fechada a "análise ao plantel", enquadrando nessa avaliação os avançados Crislan e Pinho


Jorge Simão está ainda a fazer uma análise ao plantel, a ver se necessita de reforços

Quando encerrar o mercado de transferências de inverno, dificilmente Rodrigo Battaglia será o único reforço garantido pelo Braga, a pedido de Jorge Simão. Adivinham-se novos retoques e Rafael Assis situa-se entre as preferências do novo treinador dos arsenalistas, que deixou escapar elogios ao médio-defensivo do Chaves. "Estamos num processo contínuo de análise ao plantel. Não se pode dizer que já está tudo definido. Nada está claro, está simplesmente desanuviado o panorama. Confirmo apenas que o Assis é um belíssimo jogador. Se interessa ou não, dependerá da nossa análise em relação aos sectores a retocar. Sendo um jogador de qualidade, está tudo em aberto", comentou.
Estando Mauro fora de combate, por lesão, até ao fim da época, rareiam opções para a posição 6 e a solução imediata encontrada por Simão foi recuar Vukcevic. "Aos meus olhos, é o que tem melhores características para um posicionamento defensivo, em relação ao Xeka e ao Pedro Tiba. Se isso permitirá ao clube poupar dinheiro na contratação de um médio-defensivo, tudo dependerá da análise permanente que estamos a fazer à equipa. Essa análise terá de ser feita continuamente, sem prazos para decisões. O mercado abre em janeiro e estamos atentos", afirmou o técnico, explicando que as recentes incorporações dos avançados Rodrigo Pinho (estava nos bês) e Crislan (devolvido pelo Tondela) poderão não ser efémeras. "Conto com eles. O Crislan ainda não pode ser utilizado, mas o Pinho já pode", precisou.
Rodrigo Pinho foi, aliás, a principal novidade na convocatória para o jogo com o Rio Ave da Taça da Liga, competição que será levada muito a sério por Jorge Simão. "Em todas as competições internas, o Braga bate-se para chegar às finais e conquistar títulos. Isso aconteceu há quatro anos. Esta fase de grupos assemelha-se à de um Mundial ou de um Europeu: o primeiro jogo traça muito do sucesso. Se vencermos, a nossa percentagem de seguirmos em frente fica acima dos 50 por cento. Espero um Rio Ave a tentar vencer aqui. Se o fez na Luz [Benfica], porque não haveria de o fazer aqui?", recordou, deixando entender que vai manter o esquema 4x4x2. "A minha filosofia não está na rigidez. Não vou bater com a mão na mesa, dizendo que quem não fizer aquilo que eu quero está fora", garantiu.



GAMBOA
2021
Internacional português sub-20 e já estreado pela equipa principal, o médio João Gamboa renovou contrato até 2021. Contratado em 2014, soma 59 jogos pelos bês.



LATERAL RINGSTAD VOLTOU À NORUEGA

Sem colocação desde o princípio da época, o laterales querdo Ringstad rescindiu, por mútuo acordo, e regressou ao seu país para se comprometer com o Stromsgodset, por três épocas. Contratado há um ano ao Lillestrom e com uma internacionalização pela seleção da Noruega, o defesa disputou oito jogos pelo Braga, alinhando como titular apenas cinco vezes.



Pinho chamado empurrou Bakic
Avançado requisitado aos bês foi a grande surpresa de uma lista de apenas 18 jogadores

Uma semana de treinos com a equipa principal bastou para Rodrigo Pinho convencer Jorge Simão. Nos últimos três jogos pela equipa B, o avançado brasileiro marcou quatro golos e deixou boas indicações, entrando na convocatória para o jogo com o Rio Ave, na primeira jornada do Grupo C da Taça da Liga. Atendendo a que Simão apenas convocou 18 jogadores, não se tratou de uma chamada arbitrária, com impacto residual. Os critérios de seleção foram exigentes e pode mesmo dizer-se que Pinho acabou por precipitar a exclusão do internacional montenegrino Marko Bakic, suplente não utilizado frente ao Moreirense, na estreia do novo treinador do Braga.
Dispensado por José Peseiro depois de cinco meses de empréstimo discretos ao Nacional, Pinho será encaminhado para o banco de suplentes, mas a estreia pela equipa principal nesta época até poderá estar próxima, pois Stojiljkovic continua parado, devido a lesão, e Hassan parte já amanhã para se juntar à Seleção do Egito, apurada para a Taça de África das Nações (CAN). Foi, aliás, dentro da mesma perspetiva que se verificou a incorporação de Crislan, sabendo-se que somente Pinho poderia ser utilizado à primeira oportunidade, por não ter sido inscrito por outro clube no começo da época. Aquele que foi o segundo melhor marcador do campeonato carioca em 2015, com dez golos, passou a ter no retrovisor o argentino Óscar Benítez e o brasileiro Douglas Coutinho, ambos não convocados, na corrida aos lugares da frente. Rodrigo Pinho atravessa um período certeiro.

GOLOS
4
Nos últimos três jogos pelo Braga B, marcou golos a V. Guimarães B, FC Porto B (dois) e Benfica B, e a equipa venceu sempre.

O JOGO