News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/12

Started by Bruno3429, 20 de December de 2016, 10:45

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Arrancou nova era de Jorge Simão
Joana Russo Belo

É o início de uma nova era em Braga. Jorge Simão já começou a trabalhar na pedreira, dando início à preparação do dérbi minhoto da 15.ª jornada da I Liga, com o Moreirense, agendado para quinta-feira.
O novo treinador - que é apenas hoje apresentado de forma oficial à comunicação social - orientou um treino vespertino, que decorreu à porta fechada e longe dos olhares de adeptos e imprensa, horas depois da importante vitória dos arsenalistas em Alvalade, diante do Sporting, com um golo de Wilson Eduardo.

Presidente António Salvador e Rui Casaca, director executivo do clube bracarense, seguiram de perto o primeiro treino do novo timoneiro.
Jorge Simão, de 40 anos, sucede a José Peseiro no comando técnico e chega com a equipa bracarense no terceiro lugar da I Liga e com ambição de fechar o ano de 2016 no pódio do campeonato.

Para o encontro com o Moreirense, já está de regresso às opções o guarda-redes Marafona, depois de ter cumprido castigo na última ronda, dando lugar à titularidade de Matheus frente aos leões.
De fora, devido a lesão, continua o quinteto composto por Velázquez, Rosic, Mauro, Pedro Santos e Stojiljkovic.

II Gala Legião de Ouro encerra 96.º aniversário do SC Braga

O SC Braga vai realizar a II Gala Legião de Ouro, em Janeiro, momento alto que encerra as comemorações do 96.º aniversário do clube arsenalista. A efeméride é assinalada no dia 19 de Janeiro, sendo que os festejos se prolongam até ao dia 23, data em que o emblemático Theatro Circo recebe a Gala dos Guerreiros do Minho.

Aniversário é assinalado, no próximo dia 19, com o hastear da bandeira no Estádio Municipal de Braga, pelas 10 horas. Segue-se, às 11 horas, uma missa na Capela do Cemitério Monte de Arcos, seguida de romagem à campa dos fundadores do clube e de sócios recentemente falecidos;
Ambas as cerimónias são abertas a todos os sócios.

No dia 21, terá lugar a entrega dos emblemas de ouro e prata (50 e 25 anos de associado), cerimónia no Auditório do Estádio Municipal de Braga, a partir das 10.30 horas, seguindo-se uma visita ao estádio e almoço-buffet na Tribuna Prestige para todos os agraciados.
O momento alto das comemorações será no dia 23 de Janeiro, data em que se realiza a II Gala Legião de Ouro, no Theatro Circo, a partir das 20.30 horas. Esta cerimónia - que encerra as comemorações do 96.º aniversário do SC Braga - destina-se a galardoar aqueles que mais se têm distinguido na defesa e na projecção dos valores do clube.

Serão entregues os seguintes galardões: Atleta Amador do Ano; Jovem Atleta do Ano; Atleta Revelação do Ano; Funcionário do Ano; Parceiro do Ano; Prémio Fidelização Corporate; Prémio Gverreiro Solidário; Dirigente do Ano; Prémio Carreira; Prémio Saudade; Atleta do Ano; Futebolista do Ano; Treinador do Ano; Gverreiro de Ouro e Mérito e Gverreiro de Honra.

Correio do Minho

Bruno3429

JORGE SIMÃO QUER ASSIS NO MIOLO
Brasileiro impressionou o técnico em Chaves e a ideia passa por recrutá-lo

Titular indiscutível em Chaves e, se dependesse de Jorge Simão, também em Braga. Assis, brasileiro de 26 anos, é desejado pelo novo técnico arsenalista neste mercado de inverno, um pretensão que já fez chegar a António Salvador.

Tal obrigará o Sp. Braga a sentar-se à mesa das negociações com o Chaves, uma vez que Assis tem contrato válido com os flavienses até ao final da presente temporada. Como se percebe, o facto da ligação ser de curta duração poderá ajudar os arsenalistas a garantir Assis como reforço no imediato, sob pena do Chaves acabar por ver sair o jogador a custo zero no verão.

No plano técnico, que é naturalmente aquele que mais interessa a Jorge Simão, o brasileiro é o médio rigoroso do ponto de vista tático e fisicamente intenso com que o novo treinador do Sp. Braga gosta de contar nas suas equipas. Se dúvidas houvesse, a utilização que Assis teve na primeira metade do ano comprova a confiança que Jorge Simão deposita no seu antigo jogador. Em 13 jornadas da Liga NOS, o médio foi titular em 12, cumpriu os 90 minutos em todas elas e só não fez a 13ª partida na prova sob o comando de Simão porque acabou por ser expulso na visita a V. Guimarães. Além deste lote de encontros, também foi titular em três partidas da Taça de Portugal.

Lembre-se que, apesar das várias opções de que o Sp. Braga dispõe para a zona do meio-campo, Mauro, aquele que era o sucessor natural de Luiz Carlos, está afastado desde novembro e tem ainda vários meses de recuperação pela frente após grave lesão. E José Peseiro até teve de promover Xeka da equipa B...

Autor: André Monteiro

Record

Bruno3429

Gverreiros à prova na Cozinha SC Braga

É entre tachos e panelas que o SC Braga assinala a época natalícia através da realização do Showcooking SC Braga de Natal, agendado para as 17h00 de 21 de dezembro, na SC Braga Store do Liberdade Street Fashion.

Andreia Norton, Susana Silva, Pedro Santos e Emiliano Velázquez preparam-se para dar a conhecer as suas apetências culinárias na cozinha do SC Braga, construída especialmente para o efeito. Será com o auxilio do Chef Vinagre, chef responsável pela alimentação das equipas de futebol do clube minhoto, que os quatro Gverreiros do Minho se preparam para mais uma batalha, desta vez dedicada a pratos natalícios.

Convidamos todos os Gverreiros a assistir à preparação antecipada da ceia de Natal do SC Braga.

Esta ação conta com o apoio de My Restaurant e Pingo Doce.

SCBraga

JotaCC

Treino vespertino no batismo de Jorge Simão
Novo técnico é hoje apresentado pelo presidente António Salvador

O primeiro dia de Jorge Simão, como treinador do Sporting de Braga, teve como momento mais importante a orientação de um treino vespertino no relvado secundário do Estádio Municipal, com a equipa já a preparar a receção de depois de amanhã (19 horas, Sport TV), ao Moreirense, em jogo da 15.ª jornada da Liga.
Treinador braguista entrou em funções e tem já o primeiro jogo depois de amanhã, com o Moreirense
À partida, Jorge Simão teria reservado a tarde de ontem para dar a palestra e seguir com a equipa do Chaves rumo ao Dragão para o jogo com o F. C. Porto, mas o convite do Sporting de Braga para que fosse o sucessor de José Peseiro trocou-lhe as voltas, acabando por ontem mesmo iniciar funções nos arsenalistas. O novo treinador chegou cedo ao Estádio Municipal, apresentou-se pela manhã, integrando-se no seu novo habitat, tendo depois preparado a sessão de trabalho que o plantel cumpriu da parte da tarde, após ter voltado de Lisboa de madrugada.
A sessão vespertina decorreu à porta fechada, mas o clube disponibilizou fotografias e agendou a apresentação oficial para hoje (12.45 horas), em conferência de Imprensa, após a realização do que será o segundo treino sob o comando do novo técnico.
Na cerimónia estará presente António Salvador que, após ter apostado no regresso de José Peseiro, desta feita preferiu um técnico, de 40 anos, que nunca trabalhou no Braga. Com Jorge Simão apresentam-se também os adjuntos Gilberto Andrade, Luís Vilela e André São Miguel, sendo que Jorge Vital transita da anterior equipa técnica.
Além do treino e da apresentação oficial, o segundo dia de Jorge Simão no seio arsenalista será ainda pontuado com a presença, a partir das 15 horas, num Circo Solidário de Natal, onde também estará o plantel, equipa técnica e presidente dos minhotos.
Para trás está, entretanto, a colaboração de Abel Ferreira, treinador da equipa B dos braguistas, resgatado à formação secundária para orientar a equipa em Alvalade e que acabou por se sair bem, como o demonstra o triunfo por 1-0, alcançado no reduto leonino.
O antigo defesa do Sporting retomou entretanto o trabalho na equipa B e amanhã (15 horas) estará no banco, na receção ao Benfica B, para a LigaPro.



Wilson caça leões e cheira recorde pessoal


Wilson Eduardo marcou, anteontem, o quarto golo ao Sporting, nos últimos cinco jogos frente aos leões, proeza a que se junta a particularidade de o avançado ter feito grande parte da formação no clube leonino, do qual se desvinculou no verão do ano passado.O atacante, de 26 anos, não vingou no Sporting, mas no Braga após alguns altos e baixos, na sua segunda época na pedreira atravessa o melhor momento de sempre, como o próprio já assumiu publicamente. Esta época, Wilson Eduardo já marcou oito golos em 24 jogos, estando apenas a três remates certeiros de igualar o seu recorde pessoal, estabelecido na temporada 2012/13, ao serviço da Académica, por empréstimo do Sporting (11 golos em 37 jogos). Foi, aliás, pela Briosa que iniciou o ciclo de golos frente aos leões, dado que então era possível os jogadores cedidos defrontarem os clubes a que estavam vinculados. Então, o golo permitiu aos estudantes empatarem com o Sporting, que deste modo perdeu dois pontos. Wilson foi depois cedido ao Dínamo Zagreb (Croácia) e ADO Den Haag (Holanda), tendo, em 2015/16, já desvinculado dos leões, assinado pelo Braga e dado sequência à tendência de marcar à turma leonina. Aconteceu por duas vezes, numa derrota em Alvalade para a Liga (2-3) e num triunfo para a Taça de Portugal (4-3, após prolongamento). A saga só não teve continuidade na receção ao Sporting, na última jornada (derrota por 0-4),sendo anteontem retomada.
O avançado, que é irmão de João Mário (Inter Milão) e está vinculado ao Braga até junho de 2018, também se tem destacado pelas assistências (cinco na Liga), o que o torna num dos mais valiosos da prova.

JN

JotaCC

JORGE SIMÃO DE IDEIAS FIXAS
Treinador orientou na tarde de ontem o primeiro treino e será apresentado hoje às 12h45. Um novo ciclo começou no Braga

"Já no Mafra dizíamos que este vai longe. Não vai ficar por aqui"
Laurindo
Jogador do Pinhalnovense

HÉLDER LOPES
"É um pouco diferente de Paulo Fonseca, mas ambos têm ideias positivas em relação ao estilo de jogo: valorizam muito o futebol e gostam de equipas a dominar" "Dizia-me que eu era jogador para outra dimensão" "Consegue tirar proveito da qualidade dos seus jogadores e motivá-los. Tinha uma relação ótima com todos"

Depois do impactante triunfo em Alvalade sob o comando do interino Abel Ferreira, o Braga começou ontem a preparar a receção ao Moreirense já com Jorge Simão ao leme. Quem foi treinado por ele só tem elogios



Conforme o previsto, Jorge Simão começou ontem a trabalhar no Braga. Apresentou-se logo pela manhã ao serviço e à tarde orientou o primeiro treino, sob o olhar atento do presidente António Salvador. Na manhã de hoje vai continuar a preparar o seu jogo de estreia, na quinta-feira, em casa, ante o Moreirense, e de seguida será apresentado oficialmente no auditório do Estádio Municipal de Braga. É o regresso das apresentações à sala de Imprensa, depois de Paulo Fonseca no relvado e de José Peseiro no centro histórico da cidade de Braga.
O técnico de 40 anos encontra o Braga no terceiro lugar do campeonato e já afastado de duas competições em que brilhou nas últimas épocas, a Taça de Portugal e a Liga Europa. Há ainda a Taça da Liga, com estreia marcada para o dia 29 deste mês, frente ao Rio Ave.
O JOGO ouviu alguns jogadores que já passaram pelas mãos do novo treinador dos minhotos e todos eles entendem que este foi apenas um passo natural para quem tem tanta competência. "É um treinador que me marcou, não só pelas capacidades técnicas que possui mas também pela pessoa que é. Uma pessoa séria, que se dedica a mil por cento. Tem ideias fixas e acredita muito no que trabalha durante a semana para aplicar ao domingo. É um treinador seguro das suas ideias", revela Hélder Lopes, antigo lateral-esquerdo do Paços de Ferreira que agora joga no Las Palmas (Espanha). Laurindo, médio do Pinhalnovense que se cruzou com Jorge Simão no Odivelas, Olivais e Moscavide (adjunto) e Mafra, toca na mesma tecla. "É um treinador muito ambicioso. Gosta muito do trabalho dele. É 24 horas futebol. Cem por cento profissional. Sempre focado no trabalho dele. Vai até ao fim com a ideia que tem, acredita que o trabalho que faz no treino vai dar frutos. Mete uma ideia em prática e acredita que no domingo está mais perto de chegar lá e ganhar o jogo", conta.
Laurindo diz que já "naquela altura em que era adjunto de Rui Gregório se via que ia chegar longe, porque assumia muitas vezes o treino; só precisava de uma oportunidade". "Este é um salto mais do que merecido e não tenho dúvidas nenhumas de que vai triunfar no Braga", reforça Hélder Lopes.
"Acredita muito no trabalho, mas acredita sobretudo nos jogadores. Leva os jogadores de tal maneira atrás dele...", sublinha João Afonso, central do Sintrense que foi orientado por Jorge Simão no Belenenses.
Neste contexto, conta uma história muito interessante. "Quando nós fomos jogar com o Benfica ou o FC Porto, ele foi buscar imagens do filme "300" para definir o que tínhamos de fazer numa luta de desigualdade. Fiquei tão fascinado com a história que tatuei o rei Leónidas [personagem principal do enredo] na perna", revela o defesa, considerando que "tudo o que está a acontecer é natural porque é um treinador moderno, de quem todos os jogadores gostam". Laurindo lembra mais dados que explicam o perfil de Jorge Simão. "Só para ver como ele é: quando ainda era professor de Educação Física e era adjunto do Odivelas, dava aulas às oito da manhã, a cerca de 30 quilómetros de Lisboa, e a seguir pegava no carro e ia sempre a abrir para chegar a horas ao treino. Não facilita nos horários. Se um jogador chega um minuto atrasado, não facilita", frisa.


Sturgeon descartado pelo técnico

A contratação de Sturgeon estava apalavrada com o Belenenses, por um valor a rondar os 500 mil euros, mas o avançado de 22 anos já não se vai transferir para o Braga. Jorge Simão, que o conhece bem dos tempos em que o orientou no Restelo (2014/15), considera que seria demasiado dinheiro por um jogador que não entraria de caras no onze. De resto, o novo técnico dos arsenalistas prefere avaliar a matéria-prima que tem à disposição e só depois tratar, juntamente com António Salvador, de possíveis reforços e cortes no plantel.


NATAL PLANTEL VAI HOJE AO CIRCO

Além do treino matinal e da apresentação de Jorge Simão, a agenda de hoje do Braga contempla ainda a ida ao Circo Solidário de Natal (15h00) por parte de equipa técnica, plantel e presidente António Salvador. Entretanto, o Braga também já divulgou o programa do 96.º aniversário, com destaque para a II Gala Legião de Ouro, no dia 23 de janeiro no Theatro Circo.



PLANTEL TREINADOR JÁ ORIENTOU DOIS

Há pouco mais de um ano, Marafona deixava o Paços de Ferreira de Jorge Simão para dar o salto para o Braga. O guarda-redes, que cumpriu castigo em Alvalade por ter sido expulso já após o jogo com o Covilhã, e o treinador reencontram-se agora no Minho. No plantel, o técnico também conhece bem Rui Fonte, avançado que orientou em 2014/15, no Belenenses.




Terceiro lugar em época atípica
Em grande na Liga mas afastado de duas competições é algo que o Braga nunca tinha vivenciado

Triunfo em Alvalade recolocou a equipa no pódio, estatuto que não encontra correspondência nos fracassos na Taça de Portugal e na Liga Europa. Desigualdade única nas épocas de maior sucesso

Numa equipa que acabou de trocar de treinador e que no espaço de uma semana se viu afastada de duas competições em que apostava forte, primeiro a Liga Europa e depois a Taça de Portugal, o terceiro lugar alcançado com a vitória em Alvalade tem algo de irónico. Nas temporadas mais brilhantes da história dos minhotos não se encontram episódios comparáveis ao atual.
Sempre que brilhou no campeonato, o Braga registou campanhas no mínimo razoáveis nas outras provas. As duas últimas épocas, nas quais obteve o 4º lugar na I Liga, são sintomáticas. Com Sérgio Conceição (2014/15), atingiu a final da Taça de Portugal e, sob o comando de Paulo Fonseca, chegou longe em todas as competições, tendo, de resto, festejado no Jamor. Na primeira passagem de José Peseiro (4º na I Liga), é verdade que também foi afastado na fase de grupos da prova europeia, nesse caso a Liga dos Campeões, mas acabou por vencer a Taça da Liga e chegar aos quartos de final da Taça de Portugal.
Com Leonardo Jardim, em 2011/12, o Braga obteve a segunda melhor classificação de sempre, o 3º lugar. Não deslumbrou nas outras Taças, mas, seja como for, passou a fase de grupos da Liga Europa. Em 2009/10, época em que Domingos Paciência levou os minhotos ao 2º lugar, a Liga Europa foi para esquecer (eliminação logo na 3ª pré-eliminatória, com o Elfsborg), mas conseguiu dobrar o ano ainda a jogar a Taça de Portugal, caindo só nos quartos de final. Algo que agora não se verifica.



PONTOS
10
Um Braga aparentemente em crise ultrapassou o Sporting na tabela. Há um ano, após a 14.ª jornada, os leões, segundos, tinham mais dez pontos do que os minhotos, quartos



Ricardo Ferreira na 10.ª dupla
Defesa-central estreou-se nesta época em Alvalade, e com sucesso, ao lado de André Pinto

O jogo com o Sporting marcou o fim do calvário para Ricardo Ferreira. No primeiro jogo sem José Peseiro, o defesa central estreou-se nesta época, depois de ter sido operado ao joelho direito no verão, na sequência de uma lesão sofrida no amigável com o Wigan, e de mais recentemente ter superado um problema no gémeo esquerdo. Ao lado de André Pinto, deu a consistência defensiva de que a equipa precisava para ser feliz em Alvalade. Uma dupla que fez furor na época passada, onde também entrava Boly, e que, salvo algum contratempo, deverá fixar-se nos próximos jogos.
O mais curioso da estreia de Ricardo Ferreira foi o facto de o Braga ter apresentado a décima dupla de centrais na presente época. Número realmente invulgar, ainda por cima quando só foram disputados 24 jogos oficiais. André Pinto/Boly; Rosic/Boly; Rosic/André Pinto; Rosic/Artur Jorge; Rosic/Velázquez; Velázquez/Artur Jorge; André Pinto/Artur Jorge; Bruno Wilson/André Pinto; Bruno Wilson/Artur Jorge; e agora Ricardo Ferreira/André Pinto foram as combinações no eixo defensivo bracarense até ao momento. Mais as lesões do que os castigos explicam tantas variações.



3 QUESTÕES A BARROSO

"No Braga, vai ter outra pressão"

1 Jorge Simão é uma boa aposta por parte de António Salvador para substituir José Peseiro?
—É uma boa aposta. O Jorge Simão tem feito bons trabalhos e, no Braga, vai ter outra pressão; vai ter de mostrar as suas capacidades. As pessoas gostam de resultados, de bom futebol, e penso que ele está no clube ideal para isso. O Braga tem projetado muitos treinadores nos últimos anos. E ele vai conseguir, com a ajuda de todos. Depois das eliminações da Taça de Portugal e da Liga Europa e da forte contestação, penso que a saída do José Peseiro era inevitável. Desejo boa sorte ao Jorge Simão – a sorte dele é a sorte do Braga.

2 O Braga tem condições para segurar o terceiro lugar no campeonato?
—O Braga tem de continuar a ganhar jogos e no final fazem-se as contas. Mas o mais importante é ganhar ao Moreirense na quinta-feira. Dou também uma palavra de apreço ao Abel Ferreira por ter vencido em Alvalade.

3 Qual é a análise que faz da época do Braga até agora, marcada pelas eliminações precoces de duas competições?
—Nas competições europeias, o Braga tinha sempre aspirações. Mas a que marcou mais foi a derrota na Taça de Portugal, porque o Braga é o campeão e acabou por ser eliminado daquela maneira, o que agravou a situação. A equipa tem qualidade, tem bons jogadores,bons treinadores, e penso que vai fazer um bom campeonato. Agora éter o apoio da massa associativa e, quinta-feira, de certeza que terá o apoio de muita gente.

O JOGO

JotaCC

Ricardo Ferreira na calha
O central do Braga já esteve em vista, como reforço, em maio passado, como O JOGO revelou

Ricardo Ferreira regressou no domingo à competição, frente ao Sporting, após recuperar de uma lesão contraída na pré-temporada

Perante a perspetiva de saída de Lindelof no próximo mês e de, no final da temporada, Luisão terminar contrato e não estar certa a sua continuidade no plantel, a SAD encarnada mantém sob olhar atento o defesa do Braga, Ricardo Ferreira. Tal como O JOGO adiantou em maio passado, este é um jogador na mira das águias há algum tempo e esse interesse não esfriou apesar de Ricardo Ferreira te restado parado, por lesão, desde a final da Taça de Portugal de 2015/16. O central, nascido no Canadá e que cumpriu parte da formação no FC Porto, lesionou-se na pré-temporada e estreou-se nesta época a jogar, e como titular, em Alvalade, no triunfo dos minhotos por 1-0.
No final da época passada, o Benfica equacionou contratar Ricardo Ferreira, de 24 anos, caso Jardel tivesse saída para a Lázio. Tal não aconteceu e, por isso, o jovem permaneceu em Braga, para onde foi com Paulo Fonseca vindo do Paços de Ferreira. O central tem contrato até 2019 e está blindado por uma cláusula de 15 milhões de euros. No entanto, o facto de ser representado por Jorge Mendes poderá facilitar um acordo entre Benfica e Braga, caso a SAD encarnada decida avançar em definitivo pelo central no final da época.

O JOGO

Bruno3429

Jorge Simão: "Só penso em ganhar"

Jorge Simão foi, esta terça-feira, oficialmente apresentado como treinador do SC Braga. Na cerimónia de apresentação, que contou com a presença de vários elementos da estrutura bracarense, o agora novo técnico da Legião mostrou-se naturalmente feliz por chegar a Braga, apresentando um discurso ambicioso e traçando, de imediato, metas para o que ainda falta disputar na temporada.

"Privilegio muito as relações pessoais e a genuinidade das pessoas. Por isso, não podia deixar de dizer aquilo que penso e sinto em relação a este momento. É muito fácil perceber a motivação com que aqui chego. Recordo que, há dois anos atrás, estava na segunda divisão B e agora estou aqui. É uma coisa inacreditável para muita gente mas, se o dissesse que o era para mim, não estaria a ser correto porque sou muito convicto daquilo que sou capaz de fazer. Isso também foi um dos aspetos importantes neste meu trajeto. Queria deixar uma palavra às gentes e à estrutura do GD Chaves, que me proporcionaram a oportunidade de chegar ao SC Braga. Deixar, também, uma palavra de apresso ao Abel Ferreira pela forma como conduziu a equipa nestes últimos dias e conquistou uma vitória muito importante para o clube.

Quero manifestar, igualmente, aquilo que me move. Depois de falhados dois objetivos, há 20 jornadas da Liga NOS e uma Taça da Liga para disputar. Não tenho coragem de chegar aqui no terceiro lugar e dizer que vamos lutar pelo quarto. Para além de lutar para nos mantermos nesta posição, nós – equipa técnica e jogadores – definimos uma meta pontual que nos vai permitir ter sempre uma meta pela qual todos iremos lutar. Essa meta cifra-se nos 65 pontos. Tem a ver com aquilo que o clube tem feito não só nos últimos anos, mas também esta temporada. O SC Braga é o quarto grande do futebol português, pensar assim é o mínimo. A ideia será sempre reforçar a posição e o estatuto do Braga, podendo intrometer-se na luta pelo pódio".

Jorge Simão expôs, ainda, a sua ideia sobre futebol, admitindo que o plantel que encontrou no SC Braga é o de maior qualidade em toda a sua carreira de treinador.

"A minha ideia sobre futebol de alto rendimento é resultados, foi por isso que aqui cheguei. O que quero é ganhar. Há é formas diferentes de o conseguir. Nunca estive numa equipa com tanta qualidade e talento individual. É um desafio".

António Salvador: o discurso na apresentação

António Salvador, presidente do SC Braga, abriu a conferência de apresentação de Jorge Simão com um discurso que aqui reproduzimos na íntegra:

"Boa tarde a todos,

Muito obrigado pela vossa presença.

No dia em que oficializamos o início de um novo ciclo para a nossa equipa de futebol, a minha primeira palavra tem de ser dirigida a José Peseiro.

Sei que no futebol tudo é julgado em função do momento, mas para lá da espuma dos resultados tenho de realçar as qualidades humanas e profissionais do treinador que escolhemos em junho, de forma convicta e racional, para conduzir o Sporting Clube de Braga.

José Peseiro lidou com um conjunto de circunstâncias inusitado e que criou em torno da equipa um ambiente adverso e que impedia que esta expressasse toda a sua qualidade. Sendo minha obrigação promover a coesão e proteger a integridade do grupo, conversei com José Peseiro e percebemos que este desfecho era inevitável.

José Peseiro fica na história do Sporting Clube de Braga. Mas fica também no coração de todos aqueles que com ele lidaram e que testemunharam a sua paixão pelo jogo, a sua devoção ao trabalho e a sua humanidade no trato pessoal.

É de elementar justiça que lhe deixe esta singela referência, que alargo ao treinador Abel Ferreira pela forma corajosa como correspondeu ao meu apelo e pela sabedoria com que liderou a equipa durante os últimos dias, conduzindo-a a uma grande vitória em Alvalade. O Abel demonstrou que o Sporting Clube de Braga está muitíssimo bem servido na sua estrutura e que tem profissionais de excelência.

A minha segunda palavra é para Jorge Simão.

Quero dizer a todos os sócios e adeptos do nosso clube que contratámos um treinador que personifica os valores do Braga.

Jovem. Ambicioso. Inconformado. Exigente. Vencedor.

Um treinador que, à imagem deste clube, construiu a sua ascensão sem benesses, apenas e só com base no trabalho, no esforço, na dedicação e na competência. Absorvendo muito depressa tudo o que o rodeia, procurando sempre ver para além do momento, traçando constantemente novas metas e novos desafios.

Jorge Simão é um treinador à Braga.

E que vai ter no Braga uma estrutura e uma equipa preparadas para, tal como ele, ambicionar e lutar sempre por mais e por melhor. Com ele terá um grupo que compreende a exigência do que é representar o Sporting Clube de Braga, um grupo de qualidade e que nunca prescindirá dos valores que nos unem e que são a divisa deste emblema, o emblema dos guerreiros.

Jorge Simão é o meu treinador, é o nosso treinador, a quem daremos, como sempre acontece nesta casa, todas as condições para desenvolver, com resultados, o seu trabalho. Estou certo de que saberá cativar o entusiasmo de todo o universo braguista e que merecerá o apoio incondicional de todos os sócios e adeptos do Sporting Clube de Braga.

É a eles que me dirijo, terminando.

Quando não atingimos os objetivos a que nos propomos, todos devemos ser confrontados. Quero que fique claro que não excluímos, não excluo, ninguém da reflexão e da crítica. Como presidente do Sporting Clube de Braga, conheço e assumo todas as minhas decisões e todas as minhas responsabilidades. Serei o primeiro a assacar de cada momento as suas consequências e o primeiro a indicar o caminho a seguir.

Olho para o futuro ciente daquilo que somos no presente e do que nos trouxe até aqui. O Braga é hoje uma força desportiva e humana respeitada e temida. Nenhum emblema em Portugal e poucos na Europa cresceram o que nós crescemos nos últimos anos.

Que nenhum de nós, sócios e adeptos do Sporting Clube de Braga, tenha a menor dúvida: o Braga é hoje um clube muito invejado.

Eu, como todos vós, sinto-o diariamente. Com orgulho, digo-vos e repito, porque a inveja alheia é a prova derradeira de que somos mesmo muito grandes.

No dia em que damos as boas-vindas a um novo guerreiro, termino com a convicção que me move e me conforta: a de sentir que com a competência e a paixão da nossa estrutura e a união de todos nós, adeptos deste enorme e único clube, o Braga será uma força indestrutível.

Mister Jorge Simão, esta é a sua casa, esta é a sua gente.

Bem-vindo.

Muito obrigado."


Simão: "Fechar o ano com um triunfo"

"Fechar o ano com uma terceira vitória consecutiva". Este é o mote dado por Simão e pelo SC Braga B para a última partida do ano de 2016. Num jogo referente à 20.ª jornada da Ledman LigaPRO, os Gverreiros do Minho recebem o SL Benfica B embalados por duas vitórias consecutivas. Do outro lado, vai estar uma turma encarnada que não vence há sete partidas, mas Simão desconfia do momento do adversário, vincando a qualidade do mesmo e antevendo um encontro extremamente difícil. "Esperamos um jogo muito difícil perante um adversário de grande qualidade. É verdade que chega numa fase complicada da temporada, mas que com certeza que vem a Braga determinado em dar a volta por cima. Estamos preparados para este desafio", começou por dizer.

O lateral esquerdo assumiu que as duas vitórias consecutivas – sobre Vitória SC B e FC Porto B – vieram trazer mais confiança ao grupo. Contudo, o jovem internacional português garante uma equipa focada e determinada em 'meter' a terceira e fechar o ano em beleza. "Vimos de duas vitórias consecutivas e é claro que estamos confiantes. Estamos focados e conscientes daquilo que temos que fazer. Queremos fechar o ano com uma terceira vitória consecutiva".

Desafiado a fazer um balanço daquilo que foi o ano 2016 a nível desportivo, Simão não esconde terem-se tratado de doze meses "recheados de coisas boas", apontando como pontos altos a estreia pela equipa principal do SC Braga e as frequentes chamadas à Seleção Nacional Sub-21. "Foi um ano de 2016 muito bom para mim, recheado de coisas boas. Estreei-me na equipa principal e fui chamado à Seleção Nacional Sub-21", disse traçando metas para o futuro: "Quero continuar a trabalhar para ajudar a minha equipa e crescer a nível individual e coletivo. Sou ambicioso e tenho como objetivo chegar à equipa principal e estar presente no Europeu 2017", apontou. O jovem de 21 anos assumiu ainda que a presença na equipa das quinas o torna mais maduro. "Sinto, claro, que me faz evoluir e tornar mais madura. Aumenta, também, as minhas responsabilidades enquanto jogador".

SCBraga

Bruno3429

«Não tenho coragem para dizer que vamos lutar pelo quarto lugar»
Jorge Simão apresentado na Pedreira
Bruno José Ferreira

Jorge Simão foi esta terça-feira apresentado oficialmente como técnico do Sp. Braga, sucedendo a José Peseiro. A apresentação do novo treinador foi acompanhada por vários elementos da estrutura bracarense.

«É muito fácil perceber a motivação com que chego aqui. Há dois anos estava na 2ªB e dois anos depois estou neste lugar. É uma coisa inacreditável para muita gente, mas para mim não. Estou convicto do que posso fazer. Gostava de deixar uma palavra ao Desp. Chaves às gentes de Chaves, ao clube, e principalmente aos jogadores, porque me trataram e receberam de forma única», começou por referir o técnico.

Quanto a objetivos, o treinador promete lutar pelo terceiro lugar. «Como de costume, não sou eu que traço os objetivos, somos nós, jogadores e equipa técnica. Já tive oportunidade de discutir isso com os jogadores, o que nos propomos fazer até ao final da época. Não tenho a coragem de estar neste lugar, e de estar no terceiro lugar e dizer que vou lutar pelo quarto. Queremos lutar para conseguir manter esta posição», atirou.

Jorge Simão prosseguiu o seu raciocínio apontando a meta dos 65 pontos como aquilo que foi estabelecido pelo grupo de trabalho. «Há um objetivo pontual que nos definimos, que nos vai permitir ter sempre uma meta pela qual todos iremos lutar que são 65 pontos.

Recusando-se a falar de forma vincada da próxima época, o técnico assinou um contrato válido para época e meia, o treinador assume o objetivo de reforçar o estatuto do clube. «Já o tinha dito antes de estar aqui, o Braga é o quarto grande e pensar no Braga como quarto grande é o mínimo. A ideia será sempre de reforçar a posição do Braga», atirou.

Jorge Simão apresentado no Sp. Braga: «Não tenho a coragem de estar no terceiro lugar e dizer que vou lutar pelo quarto»

Jorge Simão: «O regresso do Battaglia é ponto assente»
Jogador estava emprestado ao Desp. Chaves
Bruno José Ferreira

Jorge Simão confirmou que Rodrigo Battaglia regressará ao Sporting de Braga em Janeiro, depois de ter estado cedido ao Desportivo de Chaves, clube anterior do novo técnico arsenalista.

«O regresso do Battaglia é ponto assente», disse o treinador ao ser apresentado, falando depois sobre o resto do plantel.

«Relativamente a todos os outros que cá estão, nem quis sequer ouvir conversas, porque muito ruído pode contaminar a minha ideia. Vamos começar do zero com todos os jogadores. Estamos atentos, estou em constante contacto com o presidente para decidirmos o que será melhor. Se estão em terceiro lugar com 29 pontos é porque há muita qualidade», frisou.

António Salvador: «Jorge Simão é um treinador à Braga»
Presidente do Sp. Braga espera que Jorge Simão consiga cativar os adeptos
Bruno José Ferreira

Jorge Simão é um «treinador que personifica os valores do Braga». Quem o assume é António Salvador, presidente do clube minhoto, que se referiu ao novo técnico como um «treinador à Braga» na apresentação de Jorge Simão como treinador dos Guerreiros.

«Contratámos um treinador que personifica os valores do Braga: jovem, ambicioso, inconformado, exigente e vencedor. À imagem deste clube construiu a sua ascensão com base no trabalho e na competência, observando depressa o que o rodeia, traçando constantemente novas metas e novos desafios. É um treinador à Braga», referiu o líder máximo do clube.

«É o meu treinador, é o nosso treinador, a quem daremos todas as condições para desenvolver com resultados o seu trabalho. Saberá cativar o entusiasmo de todo o universo braguista. Mister Jorge Simão, esta é a sua casa, esta é a sua gente», prosseguiu o António Salvador.

O presidente do Sp. Braga aproveitou o momento para fazer um mea culpa pela perda de dois objetivos, Taça de Portugal e Liga Europa, dizendo que há ainda muito para conquistar. «Não excluo ninguém da reflexão e da crítica. Reconheço e assumo todas as minha decisões e todas as minhas responsabilidades. Olho para ao futuro ciente do que somos no presente e do que nos trouxe até aqui. Nenhum emblema em Portugal, e poucos na Europa, cresceram o que crescemos nos últimos anos. Há muito a ganhar ainda no campeonato e a Taça da Liga para poder disputar. Queremos estar na fase final e vencer», disse António Salvador.


Salvador: «Peseiro? Desfecho era inevitável»
Presidente deixou uma palavra de apreço ao ex-treinador
Bruno José Ferreira

A intervenção de António Salvador na apresentação de Jorge Simão começou com uma palavra para José Peseiro. O líder do clube salientou as «qualidades humanas» do ex-treinador, assumindo que a sua saída era «inevitável» em virtude do ambiente adverso criado em torno do treinador.

«No futebol tudo é julgado em função dos resultados do momento. Lidou com um conjunto de circunstâncias que criaram um ambiente adverso, que impedia que a equipa expressasse toda a sua qualidade. Percebemos que este desfecho era inevitável. Fica na história do clube e no coração daqueles que com ele lidaram, pela sua humanidade no trato pessoal e dedicação ao trabalho», referiu António Salvador.

O presidente do clube bracarense referiu-se ainda a Abel Ferreira, que orientou a equipa em Alvalade, destacando a «forma corajosa como liderou a equipa» no triunfo diante do Sporting.

Maisfutebol

Bruno3429

ANTÓNIO SALVADOR: «JORGE SIMÃO É UM TREINADOR À BRAGA»
Presidente não poupou nos elogios ao novo treinador e agradeceu trabalho de José Peseiro
Foto: José Moreira

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, não poupou nos elogios ao novo treinador da formação arsenalista, Jorge Simão, que vem substituir José Peseiro, despedido após a eliminação dos minhotos na Taça de Portugal, em casa, diante do Sp. Covilhã.

À margem da apresentação do novo técnico bracarense, o líder arsenalista não teve dúvidas em afirmar que Jorge Simão é um treinador "à Braga", enaltecendo a forma como o treinador subiu na carreira.

"Contratamos um treinador que personifica os valores do Sp. Braga: jovem, ambicioso, inconformado, exigente e vencedor. Um treinador que, à imagem deste clube, construiu a sua ascensão sem benesses, subindo apenas com base no trabalho, no esforço, na dedicação e na competência. Jorge Simão é um treinador à Braga e que vai ter aqui uma estrutura e equipa preparada para tal", começou por dizer António Salvador, completando: "Tal como ele, o Sp. Braga luta e ambiciona por mais e melhor. Com ele terá um grupo que compreende a exigência do que é representar o Sp. Braga. Um grupo de qualidade e que nunca prescindirá dos valores que nos unem e que são a divisa deste emblema: o emblema dos guerreiros. Jorge Simão é o meu treinador, é o nosso treinador. A quem daremos como sempre acontece nesta casa todas as condições para desenvolver com resultados o seu trabalho. Estou certo de que saberá cativar o interesse de todo o universo braguista e que contará com o apoio incondicional dos adeptos."

No entanto, e apesar da separação de caminhos entre clube e treinador, António Salvador não esqueceu o contributo de José Peseiro. "Sei que no futebol tudo é julgado em função do momento, mas para lá da espuma de resultados, tenho de enaltecer as capacidades humanas do treinador que escolhemos em junho de uma forma convicta e racional. José Peseiro lidou com um conjunto de circunstâncias inusitadas e que criou em torno da equipa um ambiente adverso. Sendo a minha obrigação promover a coesão e proteger a integridade do grupo, conversei com o José Peseiro e percebemos que este desfecho era inevitável. José Peseiro fica na história do Sp. Braga, mas fica também no coração de todos aqueles que com ele lidaram e que testemunharam a sua paixão pelo jogo, a devoção ao trabalho, a sua humanidade no trato pessoal."

Por fim, António Salvador fez questão de deixar elogios a Abel Ferreira, treinador que liderou a equipa minhota na visita a Alvalade e que saiu de Lisboa com os 3 pontos na bagagem. "É de elementar justiça que deixe esta singela referência [a José Peseiro], a qual alargo ao treinador Abel Ferreira, pela forma corajosa como correspondeu ao meu apelo e pela sabedoria com que liderou a equipa durante os últimos dias, conduzindo-a a uma grande vitória em Alvalade. Abel demonstrou que o Sp. Braga está muitíssimo bem servido na sua estrutura e que tem profissionais de excelência."

Autor: Alexandre Carvalho


JORGE SIMÃO: «PENSARMOS COMO 4.º GRANDE É O MÍNIMO»
Treinador ambicioso na apresentação

Na hora de ser apresentado como novo treinador do Sp. Braga, esta terça-feira, Jorge Simão não escondeu a ambição que traz para o novo clube: "pensar o Sp. Braga como quarto grande é o mínimo", garantiu o técnico.

"É muito fácil perceber a motivação com que chego aqui. Recordo que há 2 anos estava na 2.ª B e agora estou aqui neste lugar. É uma coisa inacreditável para muita gente. Sou muito convicto daquilo que posso fazer e foi isso que me fez fazer este trajeto e estar aqui", começou por dizer na apresentação à imprensa, ao lado do presidente dos arsenalistas, António Salvador.

Endereçando palavras de agradecimento "às gentes de Chaves" - "foram eles que permitiram que eu esteja aqui", disse -, sublinhou o trabalho que Abel realizou neste período pós-saída de José Peseiro, tendo averbado uma "vitória [frente ao Sporting] muito importante para o clube".

Quanto aos objetivos para esta época, Jorge Simão foi muito claro. "O que me move é traçar um rumo para o que queremos todos trabalhar. Não sou eu que o traço, somos nós, e já tive oportunidade de discutir com os jogadores - porque são eles que conquistam as vitórias - aquilo a que nos propomos fazer até ao final da época. Ao chegar aqui, não tenho coragem para falar num 4.º lugar estando em 3.º. O que pretendemos, além de lutarmos por conseguir manter esta posição, é ter um objetivo pontual que nos vai permitir sempre ter uma meta pela qual iremos todos lutar. Os 65 pontos são a meta pela qual nos propomos lutar. A razão pela qual chegámos a esses pontos é curiosa, não importa dizer aqui, mas tem a ver com o que o Sp. Braga tem feito nos últimos anos e já fez esta época".
E prosseguiu: "O Sp. Braga é o 4.º grande e pensar como 4.º grande é o mínimo. A ideia será sempre reforçar a posição do Braga. Todos os anos ouço façar em reduzir as diferenças para os 3 grandes, mas em que é que isso se traduz? Na época passada terminámos com 56 pontos, a 15 do terceiro: será que se terminarmos a 14 será bom este ano? Não me parece. A ideia é reforçar o estatuto de 4.º grande, podendo-nos intrometer na luta pelo pódio".

Record

Bruno3429

«Jorge Simão personifica os valores do clube» - António Salvador

O presidente do SC Braga afirmou que Jorge Simão representa a imagem do que é o clube e que o novo treinador terá todas as condições e todo o apoio para fazer o seu trabalho.

«Quero dizer a todos os sócios e adeptos do nosso clube que contratamos um treinador que personifica os valores do SC Braga, é jovem, é ambicioso, inconformado, exigente e vencedor», afirmou.

«Como treinador que é à imagem deste clube, construiu a sua ascensão sem benesses para que só com base no trabalho, no esforço, na dedicação e na competência. Absorvendo depressa tudo o que o rodeia, procurando sempre ver para além do momento, traçando constantemente novas metas e novos desafios», continuou.

«Jorge Simão é um treinador à SC Braga e que vai ter no SC Braga uma estrutura e uma equipa preparada para tal», disse.

«Com ele terá um grupo que compreende a exigência do que é representar o SC Braga, um grupo de qualidade e que nunca prescindirá dos valores que nos unem e que são a divisa deste emblema, o emblema dos `guerreiros´», acrescentou.

«Jorge Simão é o meu treinador, é o nosso treinador. Dar-lhe-emos, como sempre, todas as condições nesta casa para conseguir com resultados fazer o seu trabalho, estou certo de que saberá cativar o entusiasmo de todo o universo `minhoto´ e terá o apoio incondicional de todos os sócios e adeptos do SC Braga», concluiu o presidente do SC Braga.


«Falei com José Peseiro e percebemos que este desfecho era inevitável» - António Salvador

O presidente do SC Braga, António Salvador, iniciou a apresentação do novo treinador da equipa, Jorge Simão, dirigindo algumas palavras a José Peseiro.

«Tenho que realçar as qualidades humanas e profissionais do treinador que escolhemos em junho, de forma convicta e racional para conduzir o SC Braga», começou por dizer António Salvador.

«José Peseiro lidou com um conjunto de circunstâncias inusitadas que criou em torno da equipa um ambiente adverso que impedia que esta expressasse toda a sua qualidade, sendo a minha obrigação promover a coesão e proteger a integridade do grupo, conversei com José Peseiro e percebemos que este desfecho era inevitável».

António Salvador também aproveitou para dirigir algumas palavras a Abel Ferreira, que orientou a equipa na vitória frente ao Sporting.

«Alargo ao treinador Abel Ferreira, pela forma corajosa como correspondeu ao meu apelo e pela sabedoria com que liderou a equipa durante os últimos dias, conduzindo-a a grande vitória em Alvalade. Abel mostrou que o SC Braga está muitíssimo bem servido na sua estrutura e que tem profissionais excelentes», disse António Salvador.

«Não tenho coragem de dizer que vou lutar pelo quarto lugar» - Jorge Simão

Jorge Simão foi esta terça-feira apresentado como novo treinador do SC Braga. Ambicioso, colocou a fasquia nos 65 pontos – ao cabo de 14 jornadas, os minhotos somam 29 – e assumiu frontalmente o objetivo de defender o atual terceiro lugar da classificação.

«É muito fácil perceber a motivação com que chego aqui. Há dois anos estava na Segunda B, agora estou neste lugar. É inacreditável para muita gente. Se dissesse que seria para mim, não estaria a ser correto», começou por afirmar, fazendo questão de deixar uma «palavra de gratidão ao Chaves, às gentes de Chaves, ao clube, aos diretores e, principalmente, aos jogadores.»

«Trataram-me e receberam-me de forma única», salientou Jorge Simão, sem esquecer Abel Ferreira, treinador que orientou a equipa em Alvalade, onde «conquistou uma vitória muito importante para o clube, não só pelos três pontos, mas pela forma como conseguiu fazê-lo.»

«O que me move é chegar a um clube como o Braga neste momento. Estão 14 jornadas decorridas, dois objetivos do clube ficaram por terra. Temos 20 jornadas para disputar e a Taça da Liga. Traçámos um rumo para o qual iremos trabalhar. Não sou eu que o traço, somos nós. Já tive oportunidade de discutir com os jogadores, pois são eles que conquistam as vitórias, aquilo que nos propomos atingir esta época. Estamos no terceiro lugar do campeonato, não tenho coragem de dizer que vou lutar pelo quarto», afirmou Jorge Simão, acrescentando:

«Além de lutar para manter esta posição, há um objetivo pontual que nós, equipa técnica e jogadores, definimos: 65 pontos. É uma meta que tem a ver com aquilo que o Braga tem feito nos últimos anos e no decurso desta época.»

Aos olhos do treinador de 40 anos, o SC Braga «é o quarto grande», do futebol português.

«Pensar assim é o mínimo. A ideia será sempre reforçar a posição e o estatuto do Braga, podendo intrometer-se na luta pelo pódio. Na próxima época, veremos», referiu.

«A minha ideia sobre futebol de alto rendimento é resultados, foi por isso que aqui cheguei. O que quero é ganhar. Há é formas diferentes de o conseguir. Nuna estive numa equipa com tanta qualidade e talento individual. É um desafio», reconheceu Jorge Simão.

Quanto a eventuais alterações no plantel, confirmou que o médio argentino Rodrigo Battaglia será jogador do SC Braga.

«É ponto assente», vincou.

«Vamos começar do zero com os jogadores. Estamos atentos, estou em constante contacto com o presidente para decidirmos o que é melhor. Se estes jogadores conseguiram chegar até este ponto, é porque há aqui muita qualidade e muito talento para dar seguimento», salientou.

Jorge Simão deu palestra de 40 minutos

Jorge Simão orientou, na manhã desta terça-feira, o segundo treino desde que assumiu o comando técnico do SC Braga, o primeiro aberto à comunicação social.

Prevista para as 10.30 horas, a sessão de trabalho começou 40 minutos depois da hora prevista. Motivo? Palestra do treinador ao plantel no balneário.

À hora marcada, porém, já António Salvador marcava presença no relvado para acompanhar a preparação do jogo com o Moreirense, agendado para quinta-feira, às 19 horas, em Braga, referente à 15.ª jornada da Liga.

Velázquez, Rosic, Mauro, Pedro Santos e Stojiljkovic, todos lesionados, continuam entregues ao departamento médico.

Bruno Wilson e Thales, ambos da equipa B, integraram a preparação do plantel principal.

A Bola