News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/02

Started by Kintaro, 24 de February de 2007, 10:27

Previous topic - Next topic

Kintaro

Jorge Costa em semana louca

Ao contrário do que é hábito, o treino de ontem começou sem a presença do técnico principal, com a sessão a ser conduzida pelo adjunto Jorge Vital e pelo preparador físico Miguel Cardoso. A interrogação nasceu e admitiu-se que pudesse ter a ver com a preparação do jogo com o Tottenham - designadamente a elaboração do programa de observações da equipa inglesa que, este fim de semana, defronta o Bolton para a Premier League - mas não, a razão nada tinha que ver com aspectos desportivos, muito pelo contrário, revelando-se afinal como a soma de mais uma alegria a um homem que, desde o início desta semana, tem razões para andar de peito feito. Conforme comunicado ontem publicado no sítio do Braga na internet, a razão do atraso do técnico Jorge Costa teve a ver, exclusivamente, com o facto de ter sido pai pela terceira vez. A notícia dava ainda conta que a criança, do sexo masculino, nasceu eram 13h50 e que tudo correu bem, estando a mãe e o rebento de boa saúde.

No prazo de quatro dias, Jorge Costa juntou mais um estatuto ao seu impressionante currículo desportivo, ao asumir o cargo de treinador principal do Braga, fez história na sua primeira aventura como treinador principal ao ganhar em Parma e qualificar a equipa para a fase seguinte da Taça UEFA e foi pai pela terceira vez, razões de sobra para andar feliz da vida e, como quase sempre acontece nestas ocasiões, ver o futuro em tons de grande optimismo.

O plantel já estava avisado do facto e pouco depois, quando o técnico chegou ao relvado, começou a ser cumprimentado pelos seus adjuntos e jogadores. De resto, alguns deles também tiveram dificuldades em chegar a Braga na hora combinada, por força de um acidente na A3, que condicionou durante algum tempo o trânsito naquela via de ligação Porto-Braga.



Dito, capitão do Braga na eliminatória com o Tottenham
"O Tottenham tinha uma equipa muito forte. Jogavam lá o Glen Hoddle, o Ray Clemence e o Ardilles"

Que memórias guarda da eliminatória de 83/84? O resultado final com o Tottenham (0-3) espelha o que se passou no relvado?
Lembro-me que jogamos de peito aberto frente a uma equipa que acabou por vencer a Taça UEFA. O Tottenham tinha uma equipa muito forte. Jogavam lá o Glen Hoddle, o Ray Clemence, o Ardilles, entre outros grandes jogadores. O Braga quase não tinha experiência na Europa e pagou caro essa ousadia. É que nem para o empate jogamos. Defrontar uma equipa daquela dimensão já era para nós um prémio. Como exemplo disso, o nosso treinador, que era o Quinito, lançou o Rifa, com 17 anos, nesse jogo. No final, porque ninguém gosta de levar três golos, o sabor foi amargo.

"Em Londres, continuamos de peito aberto, para não perdermos as características"

No jogo da segunda "mão"ainda acreditaram num milagre ou queriam apenas limpar a face?
No jogo em Londres continuamos de peito aberto, para não perdermos as características do que vínhamos fazendo no campeonato português. Sempre jogando um futebol alegre e ofensivo. O Tottenham aproveitou-se disso e marcou o dobro dos golos que havia conseguido em Braga.

"Tem tudo para ser uma eliminatória mais equilibrada do que a dessa época"

E agora, vinte anos depois, o que mudou nas duas equipas que se vão reencontrar na Taça UEFA?
O Tottenham não é tão forte como o da altura e o Braga tem hoje jogadores com alguma experiência nas competições europeias, o que joga a favor da equipa portuguesa, sem esquecer o facto de, internamente, há alguns anos estar a jogar a um nível muito bom, o que faz com que encare as coisas com mais optimismo. Tem tudo para ser uma eliminatória mais equilibrada do que a que vivemos nessa época.



Uma Sociedade das Nações

Os "spurs" são um espécie de Sociedade das Nações, com um plantel oriundo dos mais variados países. Liderado por um holandês (Martin Jol) coabitam um português (Ricardo Rocha), dois egípcios (Mido e Ghaly), um finlandês (Tainio), um marfinense (Zokora), um coreano (Young Pyo-Lee), um canadiano (Stalteri), três franceses (Malbranque, Chimbonda e Ekotto), um búlgaro (Berbatov), um checo (Cerny), um suíço (Ziegler), para além de ingleses e de qualidade, como são Robinson, Ledley King, Jenas, Defoe, Lennon ou Murphy. Forte em White Hart Lane, sobretudo pelo poder de Berbatov e Defoe, sempre bem municiados por Jenas ou Lennon, dois médios de muita qualidade, o Tottenham revela, por vezes, alguma irregularidade, factor que o Braga poderá aproveitar. A bola circula bem pelo meio-campo, e quando chega ao ataque, há a destacar a mobilidade de Robbie Keane, um jogador muito perigoso, porque joga bem nas duas faixas e é rápido a executar. O búlgaro Berbatov, ex-Bayer Leverkusen, é letal na área, e Defoe é um goleador imprevisível. Na defesa, Robinson garante segurança, tal como Ledley King, bem secundado por Gardner e Ricardo Rocha.



Ricardo Rocha triste por falhar

Ricardo Rocha jogou esta época pelo Benfica na Liga dos Campeões, e porque os encarnados "caíram" para a Taça UEFA e as duas equipas podem chocar a partir dos quartos-de-final, o central português não tem luz-verde para poder defender a camisola do Tottenham na prova europeia. Aos microfones da TSF, o defesa, elogiou o potencial do Braga mas mostrou-se "triste" por não poder actuar, relembrando a possibilidade da equipa londrina poder encontrar o Benfica. "Há essa possibilidade, mas o Tottenham tem de passar os seus obstáculos e o Benfica também. Claro que seria bonito", destacou. Ricardo Rocha já enviou uma mensagem ao amigo Castanheira, jogador do Braga. "Enviei-lhe uma mensagem de felicitações pela vitória".



Percurso
Fase de grupos

Besiktas-Tottenham 0-2
(Ghaly, 32'; Berbatov, 63')

Tottenham-Bruges 3-1
(Berbatov, 17', Robbie Keane, 73') (Ibrahim, 14')

Bayer Leverkusen-Tottenham 0-1
(Berbatov, 36')

Tottenham-Dínamo Bucareste 3-1
(Berbatov, 16'; Defoe, 39' e 50') (Mendy, 90+1)

16 avos-de-final

Isento. O Feyenoord que seria o adversário foi afastado da UEFA devido ao comportamento dos adeptos no jogo com o Nancy



Curiosidades

15 - Número de golos marcados por Berbatov, máximo marcador em todas as provas.

7 - Número de golos marcados por Berbatov e Defoe, melhores marcadores dos "spurs" no campeonato.

5 - Número de golos marcados por Berbatov, máximo marcador na Taça UEFA.

5 - Robinson, Ledley King, Jenas, Lennon e Defoe são habitualmente chamados pelo seleccionador inglês Steve McClaren. Não há muitas equipas em Inglaterra que se podem gabar disso.

16 - Número de títulos importantes conquistados pelo clube, assim divididos: 2 campeonatos, 8 Taças de Inglaterra, 3 Taças da Liga, 1 Taça das Taças, 2 Taças UEFA.



Plantel

Guarda-redes
1 - Robinson
12 - Cerny
17 - Alnwick

Defesas
2 - Chimbonda
3 - Young-Pyo Lee
7 - Stalteri
16 - Ziegler
20 - Dawson
22 - Huddlestone
26 - Ledley King
30 - Gardner
33 - Ricardo Rocha
32 - Ekotto
29 - Ifil
35 - Dervite
38 - Lee

Médios
4 - Zokora
6 - Tainio
8 - Jenas
13 - Murphy
14 - Ghaly
15 - Malbranque
25 - Lennon
24 - O'Hara
19 - Taarabt

Avançados
9 - Berbatov
10 - Robbie Keane
11 - Mido
18 - Defoe
28 - Barnard
39 - Barcham 

in OJOGO





Rodriguez: El patrón
PERUANO OCUPOU EM DEFINITIVO O LUGAR DE NEM


Os adeptos já lhe chamam "El patrón". O peruano, que chegou a Braga em Janeiro, ocupou em definitivo o lugar de Nem e o sector defensivo melhorou. Humilde, Rodriguez evita vangloriar-se. "Sou o melhor? Sou apenas mais um. Elegeram-me para ser titular e ajudar a equipa; agora, só tenho de justificar em campo a aposta", destacou. "A decisão é do treinador e estou cá para fazer o meu trabalho. Tenho feito bons jogos, creio eu, mas não posso esquecer que a última decisão nunca depende de mim. Eu só posso contribuir para ser titular. Se treinar bem, tenho possibilidades de entrar nas escolhas do treinador, mas depois é sempre ele a decidir", resumiu.

"Encantado" por ter ajudado a fazer história na eliminatória com o Parma, centra agora as suas atenções na luta do campeonato para garantir a qualificação europeia. "Temos de pensar no jogo com o Estrela da Amadora com serenidade para não deixarmos fugir mais pontos. Logo se verá se vamos ou não qualificar-nos para a Taça UEFA, mas temos de pensar jogo a jogo."

in Record





Sp. Braga: Após vitória em Parma
Jorge Costa pai pela terceira vez

Jorge Costa foi pai pela terceira vez. Depois da vitória do Sporting de Braga em Parma, e consequente passagem aos 'oitavos' da Taça UEFA, o antigo internacional português viu ontem nascer Salvador.
   
Pouco passava das 13h50, na Clínica da Boavista, no Porto, quando o novo técnico bracarense conheceu o seu terceiro rapaz, que nasceu com pouco mais de 2,800 quilogramas. Um dia feliz para Jorge Costa marcado também pelos rasgados elogios da UEFA após o triunfo sobre o Parma na sua estreia à frente dos arsenalistas. "Uma estreia de sonho", assim se referiu o organismo, no seu site, à primeira prestação do ex-defesa como treinador principal.

Segundo a UEFA, Jorge Costa "terá aprendido alguns segredos sobre a melhor forma de dar nas vistas", com José Mourinho com quem trabalhou no FC Porto. O organismo também fala no "toque de Midas" que o antigo adjunto de Rogério Gonçalves pode imprimir no Sp. Braga, mas, ainda assim, atribuiu aos ingleses do Tottenham o favoritismo nos oitavos-de-final da Taça UEFA.

in Correio da Manhã





Sp. Braga prepara "operação Estrela"

Regressados de Itália na madrugada de ontem, os futebolistas do Sporting de Braga realizaram, ao princípio da tarde, uma sessão de trabalho, começando a preparar a recepção ao Estrela da Amadora.

in Diário do Minho

Pé Ligeiro

#1
Rodriguez: El patrón
PERUANO OCUPOU EM DEFINITIVO O LUGAR DE NEM


Os adeptos já lhe chamam "El patrón". O peruano, que chegou a Braga em Janeiro, ocupou em definitivo o lugar de Nem e o sector defensivo melhorou. Humilde, Rodriguez evita vangloriar-se. "Sou o melhor? Sou apenas mais um. Elegeram-me para ser titular e ajudar a equipa; agora, só tenho de justificar em campo a aposta", destacou. "A decisão é do treinador e estou cá para fazer o meu trabalho. Tenho feito bons jogos, creio eu, mas não posso esquecer que a última decisão nunca depende de mim. Eu só posso contribuir para ser titular. Se treinar bem, tenho possibilidades de entrar nas escolhas do treinador, mas depois é sempre ele a decidir", resumiu.

"Encantado" por ter ajudado a fazer história na eliminatória com o Parma, centra agora as suas atenções na luta do campeonato para garantir a qualificação europeia. "Temos de pensar no jogo com o Estrela da Amadora com serenidade para não deixarmos fugir mais pontos. Logo se verá se vamos ou não qualificar-nos para a Taça UEFA, mas temos de pensar jogo a jogo."

IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Sp. Braga: bilhetes para o jogo com o Tottenham custam entre 15 e 40 euros

O Sp. Braga anunciou esta sexta-feira que vai colocar à venda os bilhetes para o jogo da primeira-mão dos oitavos de final da Taça UEFA, frente ao Tottenham, a partir da próxima terça-feira. O jogo, recorde-se, terá lugar nove dias depois, na quinta-feira, dia 8 de Março, no estádio Municipal de Braga.
Os preços praticados pela administração do Sp. Braga são basicamente iguais aos do jogo com o Parma, apenas com a diferença de serem cinco euros mais baratos para os sócios sem lugar anual e cinco euros mais caros para os adeptos em geral. Desta forma, sócios com lugar anual pagam 15 euros, sócios sem lugar anual pagam 20 euros, acompanhante de sócio paga também 20 euros, adeptos em geral pagam 40 euros. Os sócios com menos de 16 anos têm os ingressos mais baratos, apenas a cinco euros.



Ricardo Rocha e o Sp. Braga: «Sou mal recebido, mas o clube é especial para mim»

O Sp. Braga vai encontrar o Tottenham, de Ricardo Rocha, nos oitavos-de-final da Taça UEFA. Uma eliminatória que não deixará de ser especial para o defesa, uma vez que vestiu a camisola dos minhotos durante três épocas. O central, que não poderá jogar pelos ingleses, prevê «um grande duelo» e dificuldades para os bracarenses na deslocação a Londres, porque, como explicou ao Maisfutebol, o ambiente é infernal.
O português não esquece a sua passagem pelo Sp. Braga, mas também não esquece que os bracarenses nunca o receberam da melhor forma depois de ter assinado pelo Benfica. Embora as palavras de Ricardo Rocha transpareçam alguma mágoa, este não deixa de mostrar que uma parte do que é hoje o deve ao clube minhoto: «Vai ser um grande duelo entre duas grandes equipas. Vão tentar dar o seu melhor. Vencerá o melhor. Joguei pelo Sp. Braga e, embora seja mal recebido pelos adeptos, o clube é especial para mim. Tenho as melhores recordações da minha passagem por lá, porque foi ali que me fiz jogador, na passagem das camadas jovens para o futebol profissional. Tem subido muito, em termos do campeonato nacional, e foi o clube que me permitiu chegar ao Benfica.»
«Em casa teve sorte, em Parma conseguiu um grande resultado»
Ricardo Rocha diz que «ainda não pediram conselhos» sobre a equipa portuguesa, mas que já se fala sobre a formação orientada por Jorge Costa, que deixou boa impressão nos ingleses: «O Sp. Braga ganhou os dois jogos e esteve muito bem. Em casa teve a sorte do jogo. Não acompanhei a partida com muita atenção, mas tivemos pessoas do Tottenham a ver o jogo e disseram que se tratava de uma boa equipa. Conseguiu um grande resultado em Parma que, embora esteja num momento menos bom, é uma equipa de grande nome. Ainda não pediram conselhos, mas todos falam comigo sobre o assunto. Dizem que o Sp. Braga é uma equipa forte e difícil.»
«Se Jorge Costa for tão bom treinador quanto jogador terá sucesso»
Jorge Costa estreou-se como técnico principal no jogo da segunda mão dos 16 avos, frente ao Parma. Um bom arranque para o antigo jogador, que venceu e garantiu a passagem à fase seguinte. Ricardo Rocha preferiu não se alongar em considerações sobre as alterações no comando técnico bracarense por não saber «os motivos que levaram à mudança», mas não deixou de elogiar o novo técnico: «Se Jorge Costa provar como treinador o que provou enquanto jogador tem tudo para ter sucesso.»



Rocha e a desilusão de ficar de fora da UEFA: «Não sabia que não podia jogar...»


Ricardo Rocha já jogou na Liga dos Campeões pelo Benfica, por isso está impedido de jogar pelo Tottenham frente ao Sp. Braga, para a Taça UEFA. Chegou a Inglaterra com a ideia de que poderia actuar, uma vez que se tratam de provas diferentes, mas os regulamentos são claros. Em conversa com o Maisfutebol, o defesa mostra-se resignado: «É difícil ficar de fora, porque queremos jogar sempre. Não sabia que não podia jogar. Só me disseram depois. Como joguei pelo Benfica para a Liga dos Campeões e esta é uma competição diferente, pensei que podia actuar. Mas, pronto, vou torcer por fora. Resta dar apoio.»
Apesar de a nacionalidade e o passado ligarem Ricardo Rocha ao Sp. Braga, o defesa é peremptório ao afirmar que não se sentirá dividido quando assistir às duas partidas: «Não posso sentir-me dividido. O Tottenham é a minha equipa, o clube que represento. Ficar de fora não me tira a determinação.»
IN MAISFUTEBOL

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


ECOS DE BRAGA
JVP elogia coragemdo amigo Jorge Costa



João Pinto foi um dos melhores do Braga no jogo de anteontem com o Parma


JVP elogia coragem do amigo Jorge Costa

Foi com natural alegria que os jogadores do Braga viveram os momentos que se seguiram à vitória sobre o Parma, que deu ao clube um histórico apuramento para os oitavos-de-final da Taça UEFA. João Pinto, uma das figuras do jogo de anteontem, estava particularmente satisfeito com a qualificação, conseguida no primeiro jogo em que a equipa bracarense teve Jorge Costa como treinador principal.

"Fico feliz por ele. Teve a coragem de assumir a equipa, num contexto difícil, e está de parabéns. Neste momento de euforia, também não nos devemos esquecer de Carlos Carvalhal e Rogério Gonçalves, treinadores que já saíram do clube mas também contribuíram para este triunfo. São óptimas pessoas e penso que merecem ser lembradas", afirmou o internacional português, depois da partida realizada em Itália.

JVP disse, também, que o Braga foi recompensado pelo empenho colocado em campo no estádio Ennio Tardini. "Merecemos esta passagem pela boa exibição que fizemos, apesar de reconhecer que tivemos alguma sorte na segunda parte. Depois da expulsão de Frechaut, as coisas tornaram-se mais difíceis e tivemos de sofrer bastante", referiu, começando já a pensar na próxima eliminatória europeia, em que o Braga terá os ingleses do Tottenham como adversários.

"Já joguei em White Hart Lane e conheço bem o ambiente que nos espera na segunda mão. Será ainda mais difícil do que os que já ultrapassámos, mas enquanto estivermos na Taça UEFA, não vamos baixar os braços. Temos o direito de sonhar um pouco mais nesta competição".

O primeiro embate com os "spurs" está marcado para daqui a menos de duas semanas, e João Pinto entende que a equipa minhota deve aproveitar os próximos jogos, sobretudo o de depois de amanhã com o Estrela da Amadora (20 horas), em casa, para voltar aos bons resultados na Liga portuguesa. "Esta vitória sobre o Parma fez elevar a moral do plantel. Dá-nos mais confiança e faz com quem continuemos a acreditar no nosso valor", comentou.

O ex-boavisteiro, um dos melhores em campo no jogo de Parma, no qual regressou à titularidade, foi poupado no treino de ontem à tarde, mas estará disponível para defrontar o Estrela.


Madrid e Vandinho treinam com limitações

Menos de 24 horas depois da vitória sobre o Parma, o plantel do Braga começou a preparar o jogo com o Estrela da Amadora. Madrid e Vandinho continuam a trabalhar de forma condicionada, e não estarão aptos para a partida.



Treino de amanhã será à porta aberta

O último treino dos minhotos antes da recepção aos amadorenses será realizado à porta aberta. Ao contrário do habitual, os adeptos terão acesso à sessão, que terá início às 10.30 horas.



Jorge Costa foi pai pela terceira vez

Jorge Costa está mesmo a viver um momento especial. Depois da estreia vitoriosa como treinador, em Parma, teve ontem mais uma razão para festejar, com o nascimento do terceiro filho.



Adeptos em festa de madrugada


A equipa bracarense voltou a Portugal a seguir ao jogo de Parma, tendo chegado de madrugada. Apesar da hora, muitos adeptos estiveram no aeroporto, para vitoriar os jogadores. Jorge Costa também foi muito aplaudido.
IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

Kintaro

Ricardo Rocha não pode jogar com o Braga

Pelo facto de já ter representado o Benfica nas competições europeias desta época, e de a equipa da Luz estar agora a competir na Taça UEFA, depois de ter ficado em terceiro lugar no seu grupo na primeira fase da Liga dos Campeões, Ricardo Rocha não poderá alinhar pelo Tottenham na eliminatória com o Braga. O central, que foi contratado pelo emblema londrino ao clube lisboeta no mercado de Inverno, por cinco milhões de euroes, falhará, assim, o reencontro com a equipa que o lançou para a ribalta do futebol português, e de onde se transferiu para o Benfica.

Apesar de já saber que irá ficar de fora dos dois jogos com o Braga, o internacional português afirmou ontem que ficou satisfeito com o facto de ter sido a equipa minhota, e não o Parma, a avançar para os oitavos-de-final. "Poderei voltar a ver alguns amigos, como o Castanheira. Já lhe enviei uma mensagem de felicitações pela vitória e a dizer-lhe que vamos reencontrar-nos em breve", revelou, mostrando natural tristeza por "não poder jogar nas provas europeias", até porque o Tottenham tem ambições de chegar longe na Taça UEFA, talvez mesmo à final, onde até poderá encontrar o Benfica "Claro que já pensei nisso, pois essa possibilidade existe. Mas o Tottenham tem de passar primeiro os seus obstáculos, assim como o Benfica. Agora, claro que seria uma final bonita".

Ricardo Rocha deverá voltar à titularidade no jogo de amanhã à tarde com o Bolton, depois de não ter sido opção do treinador Martin Jol na partida da passada quarta-feira com o Everton, que os "spurs" ganharam por 2-1. Recorde-se que, para além do campeonato e da UEFA, a formação londrina ainda está em competição na Taça de Inglaterra, tendo o Chelsea como adversário nos quartos-de-final, marcados para o próximo dia 11 de Março, no fim-de-semana que intercala as duas partidas com a equipa agora orientada por Jorge Costa (8 de Março, em Braga, e 15 de Março, em White Hart Lane.

in JN





Um colosso adormecido
Desde 1991 que o Tottenham não conquista qualquer título para engrossar um palmarés vasto. O colosso parece adormecido, todavia o plantel está repleto de internacionais e conta com algumas estrelas.

Fundado em 1882, o Tottenham Hotsupr é um emblema com sede no bairro de Tottenham, sediado no norte de Londres. A equipa  britânica já foi um colosso europeu e conta mesmo com um recorde no campeonato inglês, que numa única temporada somou 31 vitórias (1960/61).
De um passado orgulhoso, o Tottenham não tem vivido dias de glória nos últimos anos e não conquista mesmo um troféu desde 1991, ou seja, a última grande vitória já leva dezasseis anos.

Apesar disso, a equipa actual, orientada pelo holandês Martin Jol, possui diversos internacionais nas suas fileiras. Para além do português Ricardo Rocha, que curiosamente começou no Sporting Clube de Braga e foi recentemente transferido do Benfica para os Spurs, a formação londrina, que ocupa o modesto décimo lugar no campeonato, possuiu diversos perigos. Desde já a sua frente de ataque apresenta dois nomes de grande respeito nas Ilhas Britânicas: o irlandês Robbie Keane e o internacional  Jermain Defoe. Todavia também o egípcio Mido e o búlgaro Berbatov são unidades categorizadas.

Paulo Robison é guarda-redes da selecção nacional inglês, tal como o defesa-central Ledley King. Jermain Jenas é outro internacional inglês, mas o rol dos internacionais é bastante extenso: Chimbonda e Malbranque (França), Tainio (Finlândia), o orgulho canadiano Paul Stalteri, Didier Zokora (Costa do Marfim), Lee Young-Pyo (Coreia do Sul), Hossan Ghaly (Egipto), Danny Murphy (Ingla-terra), bem como o jovem prodígio inglês Aaron Lennon.

O onze mais utilizado por Martin Jol, estruturado num 4x4x2 clássico e bem ao estilo inglês, apresenta Paulo Robinson na baliza, o sector defensivo formado por Pascal Chimbonda e Lee Young-Pyo nas laterais e Dawson e Gardner no eixo central; o meio-campo é composto por Lennon, Jenas, Zokora e Tainio, ao passo que Keane e Berbatov forma a dupla de ataque.



A história volta a repetir-se
Jorge Costa teve uma estreia fantástica e colocou o Sporting Clube de Braga nos oitavos-de-final da Taça UEFA, feito que acontece pela segunda vez no espólio minhoto da Taça UEFA. Os bracarenses estão em alta no velho continente.


Em 1997/98, sob a batuta de Fernando Castro Santos, o Sporting Clube de Braga atingia pela primeira vez os oitavos-de-final da competição. Na altura ultrapassaram os holandeses do Vitesse e os georgianos do Dinamo Tibilisi e acabou por ser travado pelos germânicos do Schalke 04, formação que venceu a competição nessa temporada. Nove épocas depois de ter obtido o recorde na UEFA, o Sporting Clube de Braga volta a repetir a história, todavia num ano atípico, e num jogo que teve o condão de pintar de dourado a estreia do terceiro técnico da época Jorge Costa.

O jogo em Parma rotulou ainda o emblema bracarense de verdadeiro carrasco das equipas italianas. É um feito praticamente inédito em Portugal, todavia os bracarenses conseguiram, e em jogos a eliminar, afastar dois conjuntos transalpinos na mesma temporada: na primeira eliminatória foi o Chievo Verona e agora nos dezasseis avos de final foi a vez do Parma. Pelo meio, na fase de grupos, ficaram os campeões checos do Slovan Liberec e os gafanhotos suiços do Grasshoppers, ao passo que o Sevilha, actual detentor do título, e os holandeses do AZ Alkmaar também seguiram viagem.

Curiosamente, tal como os bracarenses, as duas equipas do grupo C também conquistaram o bilhete para os oitavos de final da prova.
Agora segue-se o confronto com o Tottenham, onde os minhotos, em novo reencontro com a história, vão tentar quebrar um novo máximo. Em Braga o jogo já mexe e os bilhetes estão à venda a partir de terça-feira. Repetem-se os preços  do Parma.

in Correio do Minho




FC Porto-Sp. Braga joga-se no dia 3 de Março

O FC Porto recebe o Sporting de Braga no dia 3 de Março, em partida a contar para a 20.ª jornada, anunciou esta sexta-feira a Liga de clubes.

O jogo realiza-se a um sábado, naquele que será o regresso do técnico Jorge Costa a uma casa que o acolheu durante muitos anos e onde conquistou muitos títulos.(..)

Jogos:

2/03 (sexta-feira)
Paços de Ferreira – Vit. Setúbal, 20:30 (SportTV)

3/03 (sábado)
FC Porto - Sp. Braga, 19:15 (SportTV)
Desp. Aves – Benfica, 21:15 (TVI)

4/03 (domingo)
E. Amadora – Marítimo, 16:00
Beira-Mar - Naval, 16:00
Nacional – Académica de Coimbra, 16:00
U. Leiria - Sporting, 19:45 (SportTV)

5/03 (segunda-feira)
Boavista - Belenenses, 19:45 (SportTV)

in Sportugal