News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 07/12

Started by Bruno3429, 07 de December de 2016, 08:17

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Liga Europa: Registo perfeito de apuramentos no horizonte dos Guerreiros do Minho
Joana Russo Belo

À procura de manter o registo perfeito de apuramentos. Numa cartada decisiva rumo aos 16 avos-de-final da Liga Europa. O SC Braga recebe, amanhã, os ucranianos do Shakhtar Donetsk - equipa orientada pelo anterior técnico dos arsenalistas, Paulo Fonseca - em jogo que decide o futuro dos guerreiros do Minho na prova europeia. O SC Braga parte à procura de manter o registo perfeito de apuramentos na fase de grupos da Liga Europa, precisando de fazer igual ou melhor do que o Gent, que joga na Turquia, no terreno do Konyaspor.

Com vantagem no confronto directo, devido ao maior número de golos marcados fora [2-2, contra o empate 1-1 em casa], o SC Braga - segundo colocado do Grupo H, com mais um ponto do que o Gent - até pode perder e seguir para os 16 avos-de-final, desde que os belgas não consigam além de um empate no estádio do lanterna-vermelha do grupo.
Na análise estatística há um dado favorável aos bracarense, numa espécie de tónico extra motivacional: a equipa qualificou-se sempre para a fase a eliminar nas cinco presenças anteriores na fase de grupos da prova.

Em 2015/16, o SC Braga terminou em primeiro lugar do Grupo F, onde defrontou Marselha, Slovan Liberec e FC Groningen. Em 2011/12, o segundo lugar do Grupo H (com Club Brugge, Birmingham e Maribor) permitiu seguir em frente, tal como, na época 2008/09, o terceiro lugar do Grupo E (onde mediu forças com Wolfsburg, Milan, Portsmouth e Heerenveen) garantiu os 16 avos-de-final. Na temporada 2007/08, arsenalistas seguiram depois de ficarem em segundo, no Grupo F (Bayern Munique, Bolton, Aris e Crvena Zvezda), tal como tinha acontecido na ronda de grupos da época anterior (2006/07), onde na fase de grupos o SC Braga encontrou AZ Alkmaar, Sevilha, Slovan Liberec e Grasshoppers.

São já sete jogos sem perder na fortaleza europeia da pedreira

É uma pedreira que se tem assumido como uma espécie de fortaleza para os Guerreiros do Minho. Em vésperas do jogo decisivo no Grupo H da Liga Europa, a análise ao registo caseiro deixa antever um cenário optimista para os arsenalistas, dependentes apenas de si próprios para selarem o apuramento para os 16 avos-de-final da competição, um dos grandes objectivos.

E os registos traduzem um saldo mais do que positivo do SC Braga a jogar em casa na fase de grupos da Liga Europa: arsenalistas não perdem há sete jogos na pedreira, somando seis vitórias e um empate em duelos da fase de grupos. Empataram na recepção ao Gent (1-1), venceram o Konyaspor (3-1) e, na época passada, ganharam ao Groningen (1-0), Marselha (3-2) e Liberec (2-1). Na temporada 2011/12, venceram o Birmingham (1-0) e o Maribor (5-1), ano em que se contabiliza a última derrota em fases de grupos: foi na recepção ao Club Brugge (1-2).

A juntar a este saldo positivo da Pedreira, o SC Braga - finalista vencido em 2011 - seguiu sempre em frente em todas as cinco presenças anteriores em fases de grupos da Liga Europa e extinta Taça UEFA.

O lado negativo é que nunca venceu em sete jogos frente a equipas ucranianas: soma dois empates (Dynamo Kiev, em 2011), para além de cinco derrotas diante do Shakhtar. Sob o comando de Mircea Lucescu, o emblema ucraniano venceu o Braga de Domingos Paciência, por 3-0 fora e por 2-0 em casa, na fase de grupos da Champions 2010/11. Na época passada, eliminou os arsenalistas de Paulo Fonseca nos quartos-de-final da Liga Europa, com triunfos por 2-1 e 4-0. Esta época, os ucranianos venceram, em Lviv, 2-0.

Correio do Minhho

Bruno3429

PODERIO CASEIRO REFORÇA AMBIÇÕES
Minhotos estão invictos na Pedreira, marcaram em todas as partidas e levam 6 vitórias seguidas

Em Braga manda... o Sp. Braga! José Peseiro deu a António Salvador o poderio caseiro de que o presidente tanto gosta e essa qualidade terá de ser confirmada amanhã, diante do Shakhtar Donetsk, num embate decisivo para as ambições da equipa arsenalista na Liga Europa. A vitória garante desde logo o apuramento para a fase seguinte. Os outros dois resultados já deixarão os guerreiros dependentes do que o Gent fizer no terreno do Konyaspor.

José Peseiro e os seus jogadores não querem depender de mais ninguém e acreditam que é possível travar o favoritismo do Shakhtar. Como se disse, em Braga são eles que mandam. Até ao momento, os arsenalistas ainda não perderam na Pedreira, levam seis vitórias consecutivas e marcaram em todos jogos. São 21 golos concretizados em 9 partidas, 13 nas últimas cinco. Os números expressam bem as qualidades ofensivas da formação bracarense, embora em futebol seja preciso muito mais do que atacar. Na Liga Europa, o Sp. Braga empatou com o Gent e ganhou ao Konyaspor, mas entrou sempre a perder, algo que poderá ser fatal caso se repita amanhã. Paulo Fonseca lidera um dos principais candidatos a vencer a Liga Europa, ganhou os 5 jogos da fase de grupos e marcou por 17 vezes. Só que na Pedreira ninguém parece assustado pelo reencontro com o antigo treinador...

Números

5 Sp. Braga e Shakhtar Donetsk já se defrontaram uma mão-cheia de vezes e os ucranianos levaram sempre a melhor. Só venceram, marcaram 13 golos e sofreram apenas um

7 vitórias caseiras dos arsenalistas em 9 jogos realizados. A equipa de Peseiro tem mandado na Pedreira e pretende fazer história já amanhã, derrotando o Shakhtar Donetsk

21 A vitória garante o apuramento do Sp. Braga e para isso são precisos golos. Em 9 jogos em casa, os guerreiros marcaram por 21 vezes. Os ucranianos que se cuidem

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Zav

«Acho melhor treinador do Gent estar caladinho!» - Peseiro

José Peseiro considerou «maldosas» as declarações do homólogo do Gent, que lançou suspeitas sobre o duelo entre minhotos e Shakhtar Donestk, agora orientado pelo ex-SC Braga Paulo Fonseca.

«Nós também não lançámos suspeitas sobre o jogo que eles vão fazer com o Konyaspor. Acho que o melhor era o treinador do Gent estar caladinho – está a pressionar o Shakhtar. Mas não me admiram (as declarações), vindo do Norte da Europa. Acho maldoso», disse em conferência de imprensa.

Sobre a posição de Paulo Fonseca, que irá defrontar o antigo clube, Peseiro lembrou: «Eu também já estive no Braga e, quando defrontei o clube, queria vencer.»

O SC Braga está obrigado a vencer, quinta-feira, o Shakhtar Donetsk para não depender do resultado do Gent e selar a qualificação para a fase a eliminar da Liga Europa.


«Não queremos loucuras» - Peseiro

O treinador do SC Braga assegura que a campanha do Shakhtar Donetsk – invicto na fase de grupos da Liga Europa – não vai intimidar os minhotos no duelo de quinta-feira, da última jornada do Grupo H.

«Estatísticas são estatísticas, nunca iremos entrar condicionados por números. Dependemos de nós, queremos vencer para estar na próxima fase da Liga Europa. Sabemos da força do Shakhtar mas jogamos em casa, contamos com apoio dos adeptos e isso é fator mais do que suficiente para nos motivar e vencermos o jogos», disse José Peseiro em conferência de imprensa.

Outro resultado, que não a vitória, também pode servir os interesses do SC Braga mas só se o Gent não vencer o Konyaspor, no outro encontro do grupo.

«Só queremos jogar com um resultado, que é o nosso. Temos de fazer um jogo inteligente. Queremos marcar e não sofrer mas, para vencer este valoroso adversário, precisamos de ser uma equipa equilibrada. Temos de jogar com o coração mas, essencialmente, com a cabeça. Não queremos jogo de loucuras, queremos equilíbrio», rematou.


«Paulo Fonseca agora está do outro lado» - André Pinto

André Pinto diz não ter dúvidas de que Paulo Fonseca será recebido de braços abertos no regresso a Braga, mas deixa claro que o objetivo dos minhotos no jogo com o Shakhtar é só um: vencer e seguir em frente na Liga Europa.

«É alguém que agora está do outro lado. Vai regressar a uma casa onde certamente será bem recebido, como é costume dos adeptos do Braga. Mas estou apenas preocupado com a minha equipa e o meu treinador, e tudo faremos para ganhar», sublinhou o central de 27 anos, em conferência de Imprensa.

A derrota com o FC Porto, consentida já em período de compensação, num jogo em que os bracarenses se viram reduzidos a dez unidades aos 35 minutos da primeira parte, em nada irá influenciar negativamente o rendimento da equipa diante do Shakhtar.

«Estamos focados no jogo de amanhã (quinta-feira). Esse jogo é passado, analisámos o que fizemos de bom e mau e não terá qualquer influência», afiançou André Pinto, consciente de que só um SC Braga «próximo da perfeição» poderá bater o pé à equipa ucraniana.

«Sabemos da valia e do poderio do adversário e da importância do jogo», vincou.

A BOLA

Zav

PESEIRO: «JOGAR COM CABEÇA»

Treinador faz antevisão do duelo com o Shakhtar Donetsk.
José Peseiro afirmou esta quarta-feira que o Sp. Braga tem de fazer um "jogo inteligente" diante do Shakhtar Donetsk no intuito de continuar na Liga Europa.

"Números são números, estatísticas são estatísticas. Nunca iremos para um jogo condicionados por números. Temos a noção que dependemos de nós. Queremos vencer para continuar na Liga Europa", considerou o treinador na conferência de imprensa.

Peseiro destacou que o Sp. Braga tem de ser "uma equipa equilibrada", "jogar com cabeça e também com o coração" e ser "eficaz".

"Sabemos a força do Shakhtar. O que esperamos de nós é que sejamos muito bons", frisou.

RECORD

Zav

"Shakhtar? Não há qualquer receio"

André Pinto, jogador do Braga, fez a antevisão ao encontro da última jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Implicações a nível físico e psicológico do jogo do Dragão: "Só estamos focados no jogo de amanhã. Esse jogo no Dragão já é passado, já refletimos sobre o que fizemos de bem e de mal. Estamos conscientes das dificuldades e sabemos que teremos de fazer um jogo de grande nível para conseguirmos um bom resultado frente ao Shakhtar. O poderio do adversário é evidente, mas não há qualquer receio. Há antes um grande comprometimento em relação ao que temos que fazer em campo".
Os 17 golos marcados pelo Shakhtar em cinco jogos da Liga Europa: "Os números traduzem bem o seu processo ofensivo e tão são fortes na defesa. O treinador já nos alertou para isso e para o que devemos fazer para reduzir ao máximo as mais-valias do Shakhtar".


"Acho melhor que o treinador do Gent esteja caladinho"

Treinador do Gent levantou a suspeição de que Paulo Fonseca poderia facilitar no jogo com o Braga e José Peseiro não gostou.
Registo do Braga em casa: "Os números são números, estatísticas são estatísticas. A equipa não tem que ir condicionada com isso. Temos que ganhar para seguir em frente na Liga Europa, e estamos conscientes da força do Shakhtar. Vamos jogar em nossa casa e contamos com o apoio dos adeptos. São fatores mais do que suficientes para nos motivar e ganhar o jogo".
Estratégia para o jogo: "Teremos de fazer um jogo inteligente, com equilíbrio, tendo o cuidado de não sofrer golos. Teremos de jogar com a cabeça e também com o coração. Não queremos um jogo partido, de loucuras. Queremos ter eficácia, defendendo muito bem e construindo oportunidades suficientes para ganhar este jogo. Também já defrontei o Braga com a intenção de ganhar".

Adversário: "Sabemos da força do Shakhtar, mas temos mais um jogo pela frente. Os números que eles têm pode contar para a autoconfiança deles, mas nós esperamos de nós sermos muito bons. Eu acredito que podemos ser muito bons"

Lesionados: "Que me interessa falar dos lesionados se eles amanhã não podem jogar? Estamos determinados para fazer um grande jogo".

O treinador do Gent levantou a suspeição de que Paulo Fonseca poderia facilitar no jogo em Braga por ter passado pelo clube português: "Acho melhor que o treinador do Gent esteja caladinho. Nós não levantámos nenhuma suspeição sobre o jogo com o Konyaspor. O Shakhtar no último jogo que fez, frente ao Konyaspor, jogou sem vários titulares e ganhou 4-0. Será sempre um jogo difícil. Vão estar 11 jogadores do outro lado e com a intenção de ganhar. Vindo do centro da Europa, até estranho isso".


Thales e Bruno Wilson no treino do Braga

Os dois jogadores integraram o treino às ordens de José Peseiro, apesar de não estarem inscritos na Liga Europa.
O Braga voltou a treinar esta quarta-feira, tendo como principal objetivo a preparação para o último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, amanhã, frente ao Shakhtar de Paulo Fonseca.
Na sessão de trabalhos, José Peseiro chamou Thales e Bruno Wilson que, apesar de não estarem inscritos na competição, foram incluídos no treino para fazer face às ausências no plantel principal. Ricardo Ferreria, Velazquez, Mauro e Pedro Santos, recorde-se, estão lesionados.

Quanto às contas da Liga Europa, o Braga precisa vencer o Shakhtar ou esperar que o Gent não vença para seguir em frente na competição. Com a equipa de Paulo Fonseca já apurada, os minhotos ocupam o segundo lugar do grupo, com seis pontos, mais um do que o Gent. No confronto direto com a equipa belga, o Braga tem vantagem devido aos golos marcados fora.

OJOGO

Zav

José Peseiro: "Não queremos que seja um jogo de loucura"

Treinador do SC Braga realou que a sua equipa precisa de fazer um grande jogo para vencer o Shakhtar.
José Peseiro afirmou que o SC braga precisa de fazer uma exibição muito sóbrio para conseguir vencer o Shakhtar Donetsk no Estádio AXA para a última jornada da fase de grupos da Liga Europa. Na conferência de antevisão do jogo com a equipa ucraniana, o treinador 'bracarense' revelou que não pode entrar em loucuras e tem de ser eficaz.

"Sabemos que temos de fazer um jogo inteligente. Queremos vencer, marcar golos e não sofrer. Para conseguirmos temos de ser uma equipa equilibrada que joga com a cabeça. Não queremos que seja um jogo partido e de loucura. Queremos ter eficácia e construir oportunidade para vencer.

A equipa de José Peseiro vai enfrentar o Shakhtar Donetsk que ainda não perdeu na 'pedreira'. Nos últimos cinco encontros, a equipa ucraniana venceu sempre. José Peseiro tem conhecimento dessas estatísticas, mas número são apenas números.

"Numero são números, estatísticas são estatísticas. Não temos de ir a jogo condicionados com números. Dependemos de nós e queremos vencer este jogo para estar na próxima fase da prova. O Shakhtar tem muita qualidade e sabemos com o que contamos, mas estamos em casa e contamos com os adeptos.

SC Braga e Shakhtar enfrentam-se na próxima quinta-feira na última jornada da fase de grupos. A equipa portuguesa vai atrás do apuramento para os 16-avos de final da prova no regresso de Paulo Fonseca à casa do SC Braga. O treinador português saiu na última temporada dos 'bracarenses' depois de conquistar a Taça de Portugal.

SAPO DESPORTO

Zav

Convocados para o SC Braga x FC Shakhtar

O SC Braga treinou esta quarta-feira pela última vez antes de receber o FC Shakhtar para a 6ª jornada do Grupo H da UEFA Europa League (quinta-feira, 16 horas). O treinador José Peseiro tem algumas baixas no grupo, não contando com Pedro Santos, Mauro, Velázquez e Ricardo Ferreira. Assim, a convocatória para o encontro com o conjunto ucraniano conta com 19 nomes. A saber: Rosic, A. Pinto, Wilson, Bakic, Hassan, Martínez, Baiano, Djavan, Rui Fonte, Stojiljkovic, R. Horta, Tiba, Benítez, Marafona, Alan, Vukcevic, Artur Jorge, M. Goiano e Matheus.

SC BRAGA

Zav

"Temos de fazer um jogo inteligente" – José Peseiro

O treinador do SC Braga assegura que a campanha do Shakhtar Donetsk – invicto na fase de grupos da Liga Europa – não vai intimidar os minhotos no duelo de amanhã, da última jornada do Grupo H.
«Estatísticas são estatísticas, nunca iremos entrar condicionados por números. Dependemos de nós, queremos vencer para estar na próxima fase da Liga Europa. Sabemos da força do Shakhtar mas jogamos em casa, contamos com apoio dos adeptos e isso é fator mais do que suficiente para nos motivar e vencermos o jogos», disse José Peseiro em conferência de imprensa.

Outro resultado, que não a vitória, também pode servir os interesses do SC Braga mas só se o Gent não vencer o Konyaspor, no outro encontro do grupo.

«Só queremos jogar com um resultado, que é o nosso. Temos de fazer um jogo inteligente. Queremos marcar e não sofrer mas, para vencer este valoroso adversário, precisamos de ser uma equipa equilibrada. Temos de jogar com o coração mas, essencialmente, com a cabeça. Não queremos jogo de loucuras, queremos equilíbrio», rematou.

MINHO DESPORTIVO

Zav

Paulo Fonseca regressa a Braga e traz o melhor ataque da Europa

Números do Shakhtar impressionam e o Sporting de Braga está avisado.
Paulo Fonseca, um dos heróis do Sporting de Braga da Taça de Portugal conquistada em maio passado, volta amanhã à capital do Minho, agora como adversário.

O agora técnico do Shakhtar já avisou que vem a Braga para acabar o Grupo H da Liga Europa com o pleno de vitórias e do lado de cá ninguém espera facilidades pelo facto de os mineiros já estarem apurados para os 16 avos de final.

Se o Sporting de Braga, que para as competições europeias não perde em casa há sete jogos, precisa de marcar golos para ganhar e, dessa forma, seguir em frente, também terá de ter atenção aos números que este Shakhtar apresenta e que fazem dele o ataque mais concretizador desta Liga Europa.

Nas cinco jornadas anteriores do Grupo H, os ucranianos marcaram 17 golos, o que dá uma anormal média de 3,4 golos por jogo. Ninguém faz melhor do que o Shakhtar na Liga Europa e o Sporting de Braga está avisado... 

Empate ou derrota podem chegar

O Sporting de Braga apenas depende de si próprio para chegar à fase seguinte da Liga Europa, etapa que nunca falhou desde que marcou presença nos atuais moldes de competição.

Uma vitória garante automaticamente a passagem da equipa orientada por José Peseiro, mas o empate ou até mesmo a derrota podem ser suficientes para os guerreiros selarem o apuramento, bastando, para tal, que o Gent não vença o Konyaspor na Turquia, belgas que ficam a perder no confronto direto com os arsenalistas.

Quando falta uma jornada para disputar, o Grupo H é liderado pelo Shakhtar (12 pontos), seguido de Braga (6), Gent (5) e Konyaspor (1).   

Abdicam do treino

Já apurado, o Shakhtar vai abdicar do treino de adaptação ao relvado do Municipal de Braga, palco que, todavia, é bem conhecido de alguns jogadores dos ucranianos e mais ainda de Paulo Fonseca. 

Minuto de silêncio

Os jogos da Liga Europa, onde se inclui o Braga-Shakhtar, vão cumprir um minuto de silêncio em memória das vítimas do acidente aéreo que vitimou grande parte da equipa do Chapecoense, jornalistas e tripulação.

Mudanças obrigatórias e táticas

Num dos jogos mais importantes da temporada, o Sporting de Braga está obrigado a mudar alguns nomes no "onze" em relação à última partida, disputada no Dragão.

Xeka não está incrito na Europa e deve ser rendido por Pedro Tiba. Poupado no Dragão, Rosic também deve regressar à equipa, rendendo Artur Jorge no centro da defesa.

Há ainda algumas dúvidas sobre quem joga na baliza (Matheus ou Marafona), bem como no ataque (Rui Fonte, Stojiljkovic e Hassan disputam duas vagas).

Certas são as ausências dos centrais Velázquez e Ricardo Ferreira (não está inscrito na UEFA), do médio Mauro e do extremo Pedro Santos, todos eles lesionados.

DIÁRIO DO MINHO