News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Guimarães: cantaram repetidamente "Que viva Espanha".

Started by caon295, 29 de November de 2016, 13:07

Previous topic - Next topic

caon295

"Dezenas de vimaranenses assistiram de longe à chegada dos chefes de Estado da Península Ibérica e, de forma surpreendente, cantaram repetidas vezes: 'Que viva Espanha'."

Surpreendente? Se o ensino da  história nas escolas retratasse a realidade, saberiam que a reação tida pelo povo de Guimarães no século XXI foi a mesma que tiveram o povo de Vimaranes no século XII. Nunca deixaram de ser vassalos de Leão e Castela.

rpo.castro

Por isso D. Afonso Henriques se mudou para Coimbra.
A ideia da Nobreza entre Douro e Minho era mandar na Galiza mas como vassalos de Leão.
Quem não sente não é filho de boa gente.

GALEGO

Eu preferiría nao entrar neste debate por razoes obvias.
Ainda mais, para uma pessoa como eu que levo toda a vida a lutar na Espanha por derrubar os muitos prejuizos que muitos espanhois tinham e ainda tenhem cara a Portugal e aos portugueses, nao é agradável isto. Nao é porque eu entendo que esse espontáneo canto da música !Que Viva Espanha! por parte dum grupo de populares, nao deve ser interpretado como mostra de vasalhagem ou servidume a ninguém.
Eu interpreto como uma mostra de simpatía, simplemente isso, de bem receber, neste país que eu tanto amo e que se chama Portugal.
Aplicando essa teoría que eu entendo errada, os espanhois deveríam hoje censurar ao Rey de Espanha por ter mostrado homenagem e reconhecimento a D. Afonso Henriques, no acto da ceia de gala no mesmo local de Guimaraes. E isso nao poder ser interpretado assim, senao como mostra de reconhecimento e simpatía a um país tao querido como Portugal, que tem a sua personalidade, identidade e forma de ser que em todo momento deve ser respeitada.
Sería bom nao fazer de uma simple anédota uma montanha. Portugal está a dar um trato exquisito aos Reis de Espanha. Eu vi todos os videos, no aeroporto, na cidade do Porto, em Guimaraes, todas as fotos e sinto orgulho nao como espanhol, senao como bisneto de portugueses, de que o meu outro país, Portugal, mostre essa tao nobre condiçao, esa categoría que tem, essa educaçao e formas que, infelizmente, na Espanha em parte parecen perdidas.
Depois de examinar tudo o acontecido ontem, depois de ver, ler e ouvir, nao posso por menos que
exclamar com rotundidade : Que viva Portugal!

Sérgio Gonçalves

Há vídeos disso? Apenas para propagar esse momento.
Sócio nº 2014

D_PAC

#VãoTerDeContarConnosco

ruis

O que é verdade é que gostam muito de cantar músicas espanholas!! o grande embaixador deles é o que canta!!:D :D ;D
https://www.youtube.com/watch?v=0MQYkpfQuLc

HenDua

Atão agora os espanhóis já não podem gritar por Espanha?