News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Câmara Municipal de Braga sai do capital da SAD?

Started by Olho Vivo, 19 de September de 2016, 00:06

Previous topic - Next topic

tiago1992

Quote from: ruilopes on 01 de November de 2016, 11:39
Quote from: JCosta on 31 de October de 2016, 22:24
Quote from: ruilopes on 31 de October de 2016, 21:05
Anonimo ,acho que não pode ser pois fica com uma participação classificada....
Qual é a posição do clube? Podemos estar a beira de perder o control da sad? O oliveirinha se ficar com esta parte com quanto fica ?????

Fica com mais 1 ou 2% que o clube.
Os pequenos acionistas passam a ser decisivos


Alguém me consegue dizer as participações ( % ) que havia antes desta venda ?
Salvador tinha 5000 acões ? correto
Manuel Sá Serino ?
O dono da ABB ?

Neste momento acho que o clube deixou de mandar na SAD !!


Pelo que percebo (que confesso não ser muito) é verdade isso...Ou seja podemos vir a ter um presidente do clube que não seja presidente da SAD...

Olho Vivo

Quote from: tiago1992 on 01 de November de 2016, 12:40
Quote from: ruilopes on 01 de November de 2016, 11:39
Quote from: JCosta on 31 de October de 2016, 22:24
Quote from: ruilopes on 31 de October de 2016, 21:05
Anonimo ,acho que não pode ser pois fica com uma participação classificada....
Qual é a posição do clube? Podemos estar a beira de perder o control da sad? O oliveirinha se ficar com esta parte com quanto fica ?????

Fica com mais 1 ou 2% que o clube.
Os pequenos acionistas passam a ser decisivos


Alguém me consegue dizer as participações ( % ) que havia antes desta venda ?
Salvador tinha 5000 acões ? correto
Manuel Sá Serino ?
O dono da ABB ?

Neste momento acho que o clube deixou de mandar na SAD !!


Pelo que percebo (que confesso não ser muito) é verdade isso...Ou seja podemos vir a ter um presidente do clube que não seja presidente da SAD...

Não é assim, de todo. Como já tinha dito, as acções detidas pelo clube garantem um conjunto de privilégios estatutários, em particular, o direito de veto na gestão da SAD o que, em princípio, assegura a questão do controlo da gestão.

No entanto, é verdade que um accionista com uma participação muito significativa na SAD pode pretender ter alguma influência na gestão. De qualquer forma, só por cedência do clube pode, no actual contexto, algum accionista ganhar o controlo da SAD.

De resto, falta perceber quem adquiriu realmente as acções. A Olivedesportos - que passaria a ser a maior accionista da SAD, com à volta de 38% do capital? O próprio clube - através de uma sociedade controlada por si? Um accionista individual? Sinceramente, sem ter qualquer informação privilegiada, "cheira-me" que esta aquisição já estaria "cozinhada"...

LS

Óbvio que estava cozinhada e bem cozinhada.

Mas não tinhamos ouvido já o nosso presidente dizer que queria adquirir para o clube as acções da CMB?

tiago1992

Quote from: Olho Vivo on 01 de November de 2016, 13:23
Quote from: tiago1992 on 01 de November de 2016, 12:40
Quote from: ruilopes on 01 de November de 2016, 11:39
Quote from: JCosta on 31 de October de 2016, 22:24
Quote from: ruilopes on 31 de October de 2016, 21:05
Anonimo ,acho que não pode ser pois fica com uma participação classificada....
Qual é a posição do clube? Podemos estar a beira de perder o control da sad? O oliveirinha se ficar com esta parte com quanto fica ?????

Fica com mais 1 ou 2% que o clube.
Os pequenos acionistas passam a ser decisivos


Alguém me consegue dizer as participações ( % ) que havia antes desta venda ?
Salvador tinha 5000 acões ? correto
Manuel Sá Serino ?
O dono da ABB ?

Neste momento acho que o clube deixou de mandar na SAD !!


Pelo que percebo (que confesso não ser muito) é verdade isso...Ou seja podemos vir a ter um presidente do clube que não seja presidente da SAD...

Não é assim, de todo. Como já tinha dito, as acções detidas pelo clube garantem um conjunto de privilégios estatutários, em particular, o direito de veto na gestão da SAD o que, em princípio, assegura a questão do controlo da gestão.

No entanto, é verdade que um accionista com uma participação muito significativa na SAD pode pretender ter alguma influência na gestão. De qualquer forma, só por cedência do clube pode, no actual contexto, algum accionista ganhar o controlo da SAD.

De resto, falta perceber quem adquiriu realmente as acções. A Olivedesportos - que passaria a ser a maior accionista da SAD, com à volta de 38% do capital? O próprio clube - através de uma sociedade controlada por si? Um accionista individual? Sinceramente, sem ter qualquer informação privilegiada, "cheira-me" que esta aquisição já estaria "cozinhada"...

Obrigado pelo esclarecimento e peço desculpa pela informação errada que passei...

Lipeste

#44
O Clube, apesar de não deter a maioria do capital social da SAD (nunca o deteve)., detém a totalidade das 400 mil acções de categoria A que lhe conferem privilégios especiais (as restantes 800 mil são de categoria B e estão distribuídas por diversos  accionistas...neste momento não sei se o clube detém ou não acções de categoria B).

Os privilégios especiais das acções de categoria A detidas pelo Clube  estão enumerados na pag 50 e seguinte do RC da SAD 15/16 em:

C.5. ANEXO
1. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE

Mais Norte


Também estou bastante curioso em saber quem investiu um valor tão significativo nas acções. Tenho as minhas suspeitas e penso que é mesmo um investidor individual. Certo, certo é que fiquei a ver as acções voar e não apanhei nenhuma. Mas amanhã vou confirmar.

Estranho - ou não?- o pouco relevo dado pela imprensa a esta notícia.

É mesmo preciso acreditar no projecto para investir desta forma. Bom sinal para a SAD e para o CLUBE.




PAF

As acções esteja onde estiverem não é grande problema para o clube. Quem investiu tal como no passado tem interesses no clube, só esse motivo pode levar alguém a gastar "tanto" (entre aspas porque para quem deita assim fora 200mil euros é porque tem muito e 200mil devem ser trocos) dinheiro assim ao desbarato.
Deixa a entender que a Câmara podia fazer mais algum com o negócio (ou não já que acções do Braga valem tanto como quase nada na realidade). Para nós contribuintes ficou o assunto arrumado, embora com um rombo bem grande, lá se foram 800mil assim a voar e isto também custa num país onde falta dinheiro por todos os lados principalmente em serviços essenciais.

Olho Vivo

Quote from: PAF on 01 de November de 2016, 19:28
As acções esteja onde estiverem não é grande problema para o clube. Quem investiu tal como no passado tem interesses no clube, só esse motivo pode levar alguém a gastar "tanto" (entre aspas porque para quem deita assim fora 200mil euros é porque tem muito e 200mil devem ser trocos) dinheiro assim ao desbarato.
Deixa a entender que a Câmara podia fazer mais algum com o negócio (ou não já que acções do Braga valem tanto como quase nada na realidade). Para nós contribuintes ficou o assunto arrumado, embora com um rombo bem grande, lá se foram 800mil assim a voar e isto também custa num país onde falta dinheiro por todos os lados principalmente em serviços essenciais.

Cada acção da SAD tem um valor contabilístico, à data do último relatório e contas, de perto de 10 EUR! A questão é que, como o clube reserva para si o controlo da SAD, pelo facto de deter acções "especiais" que lhe garantem o controlo da gestão, esse valor patrimonial não é transponível para o mercado. Outra coisa sucederia se o clube não tivesse quaisquer direitos "especiais" sobre a SAD.

Ainda assim, parece-me que a CMB poderia ter feito melhor negócio...

PAF

As SADs neste modelo só servem para negociatas, nada mais. As acções até podiam valer 100€ cada no relatório, se não há dividendos hoje, nem nunca houve, nem nunca haverá, quem investe tem que ter outros interesses que não os directamente financeiros como é norma para quem investe em acções. Eu já tive acções do clube... dei-as ao clube, única forma de as despachar sem custos!
O valor em si da venda, não acho que seja fácil conseguir mais que 1€ a não ser em negociatas como disse atrás. Se aqui o foi, se o preço fosse mais alto não sei se o interessado continuaria a sê-lo. Basta pensar no valor das acções dos chamados grandes... as do tricampeão nacional, maior clube do mundo e arredores, que ainda ontem apresentou 20milhões de lucro valem 94 cêntimos cada, 5% abaixo do valor de venda das do Braga, as do Sporting 61 cêntimos e as do Porto 59 cêntimos.
Espero que apareçam investidores também para o ABC. A Câmara deve servir para governar os cidadãos não clubes de futebol e andebol. (obviamente colaborando com eles sempre)

Olho Vivo

Quote from: PAF on 01 de November de 2016, 20:04
Basta pensar no valor das acções dos chamados grandes... as do tricampeão nacional, maior clube do mundo e arredores, que ainda ontem apresentou 20milhões de lucro valem 94 cêntimos cada, 5% abaixo do valor de venda das do Braga, as do Sporting 61 cêntimos e as do Porto 59 cêntimos.

Sem querer discutir os teus argumentos, as SAD dos três metralhas não são grandes exemplos. Sem querer tirar demasiadas conclusões de uma comparação com empresas de dimensões tão diferentes, a verdade é que as SAD dos metralhas apresentam um valor contabilístico por acção incomensuravelmente inferior ao da nossa - a SAD do Benfica ronda 1 EUR/acção (mas apenas porque apresentaram lucros na última temporada, de outra forma estariam avaliadas em pouco mais do que zero), as dos outros até julgo que estarão em falência técnica, i.e., têm um valor contabilístico negativo.


(S)oon(C)hampion(B)raga

Já é público o nome de quem comprou as acções.

Foi anunciado pela CMVM ontem
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

guerreiro1921

Quote from: (S)ó(C)om(B)enenos on 04 de November de 2016, 16:06
Já é público o nome de quem comprou as acções.

Foi anunciado pela CMVM ontem
E qual é o nome?

AMartins


rpo.castro

Quem não sente não é filho de boa gente.

Arsenalista

#54
A edição de hoje do desportivo 'OJogo', vem uma crónica na secção dedicada ao Braga, que levanta um pouco o véu sobre quem terá sido o investidor que adquiriu as acções da SAD vendidas pela CMB no passado mês de Outubro, ao que tudo indica terá sido uma sociedade de "dealers" sediada nos estados unidos, dessas que investem algum capital de risco, mas não avança muitos pormenores sobre qual a sua finalidade com este investimento.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

GALEGO

Quote from: Arsenalista on 20 de November de 2016, 15:23
A edição de hoje do desportivo 'OJogo', vem uma crónica na secção dedicada ao Braga, que levanta um pouco o véu sobre quem terá sido o investidor que adquiriu as acções da SAD vendidas pela CMB no passado mês de Outubro, ao que tudo indica terá sido uma sociedade de "dealers" sediada nos estados unidos, dessas que investem algum capital de risco, mas não avança muitos pormenores sobre qual a sua finalidade com este investimento.

Agora era interessante saber -depois da entrada do fundo americano- com detalhe, cómo fica distribuido o capital social da SAD, quanto detém cada accionista, e quem corta o bacalhau a partir de agora... Dito de outro modo : até qué ponto Olivedesportos+Americanos podem ter força decisiva? (falo por falar... mas haverá alguem que possa informar com conhecimento de causa. Fica emprazado para clarificar um pouco este assunto...)

Luís Duarte

Já alguém explicou mais atrás que as acções pertencentes ao clube têm mais "força decisiva" do que as outras. Se é exactamente assim que funciona ou não, isso já não sei.

PAF

Quote from: Luís Duarte on 20 de November de 2016, 22:24
Já alguém explicou mais atrás que as acções pertencentes ao clube têm mais "força decisiva" do que as outras. Se é exactamente assim que funciona ou não, isso já não sei.
É mesmo assim, na SAD do Braga manda o Braga mesmo tendo posição minoritária (o mesmo nas outras dos grandes por exemplo e em minha opinião só por isso não apareceu ninguém para comprar estes clubes até agora e fazer deles o seu brinquedo.)
Qual o objectivo? Estranho no mínimo, mas vamos ver o futuro.

eumesmo

Quote from: Olho Vivo on 01 de November de 2016, 13:23
Quote from: tiago1992 on 01 de November de 2016, 12:40
Quote from: ruilopes on 01 de November de 2016, 11:39
Quote from: JCosta on 31 de October de 2016, 22:24
Quote from: ruilopes on 31 de October de 2016, 21:05
Anonimo ,acho que não pode ser pois fica com uma participação classificada....
Qual é a posição do clube? Podemos estar a beira de perder o control da sad? O oliveirinha se ficar com esta parte com quanto fica ??? ??

Fica com mais 1 ou 2% que o clube.
Os pequenos acionistas passam a ser decisivos


Alguém me consegue dizer as participações ( % ) que havia antes desta venda ?
Salvador tinha 5000 acões ? correto
Manuel Sá Serino ?
O dono da ABB ?

Neste momento acho que o clube deixou de mandar na SAD !!


Pelo que percebo (que confesso não ser muito) é verdade isso...Ou seja podemos vir a ter um presidente do clube que não seja presidente da SAD...

Não é assim, de todo. Como já tinha dito, as acções detidas pelo clube garantem um conjunto de privilégios estatutários, em particular, o direito de veto na gestão da SAD o que, em princípio, assegura a questão do controlo da gestão.

No entanto, é verdade que um accionista com uma participação muito significativa na SAD pode pretender ter alguma influência na gestão. De qualquer forma, só por cedência do clube pode, no actual contexto, algum accionista ganhar o controlo da SAD.

De resto, falta perceber quem adquiriu realmente as acções. A Olivedesportos - que passaria a ser a maior accionista da SAD, com à volta de 38% do capital? O próprio clube - através de uma sociedade controlada por si? Um accionista individual? Sinceramente, sem ter qualquer informação privilegiada, "cheira-me" que esta aquisição já estaria "cozinhada"...


Alguém tem os estatutos da SAD?
Para confirmar a veracidade da informação?


@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa