News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/11

Started by Bruno3429, 17 de November de 2016, 08:19

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Xeka: reforço do futuro
Joana Russo Belo

É a grande revelação da equipa e um verdadeiro reforço de futuro. Xeka tem estado em destaque esta temporada na equipa do SC Braga, depois de ter sido recrutado ao plantel da equipa B arsenalista e da estreia com a camisola dos guerreiros do Minho na Taça de Portugal, no passado mês de Outubro, em Vila Nova de Famalicão, diante da AD Oliveirense.
Aos 22 anos, o jovem médio já foi titular em quatro partidas - uma na Taça e três na I Liga - exibições personalizadas, marcadas por um elevado nível de maturidade, o que agradou a José Peseiro, que até então procurava uma alternativa a Mauro no miolo do terreno. A juventude de Xeka não atrapalhou a ascensão e o médio depressa se integrou no grupo de trabalho, levando mesmo a melhor sobre algumas das caras novas e reforços contratados para esta época.
Com uma grande margem de progressão, a SAD do SC Braga vê Xeka como uma das apostas de futuro e fixou a cláusula de rescisão em cerca de 15 milhões de euros, tendo já avançado com a proposta de renovação do contrato por mais três anos.
De Inglaterra, surgem agora sinais de que o Leicester, Stoke City e Everton estão atentos à evolução de Xeka. Em Janeiro, devem chegar à Pedreira propostas concretas.

Correio do Minho

Bruno3429

DUPLA EM EXAME
Rui Fonte e Stojiljkovic serão titulares contra o Santa Clara

Garantir enquanto dupla os golos que têm faltado no registo individual é o desafio que se coloca a Rui Fonte e Stojiljkovic na receção ao Santa Clara. Os avançados voltam a ser titulares na Taça de Portugal, tal como sucedeu frente à AD Oliveirense, em Famalicão, e terão o seu rendimento escrutinado numa altura em que a ausência de Hassan obriga a uma reação das alternativas.

Em 11 jogos disputados, o internacional sérvio só convenceu Peseiro a dar-lhe a titularidade em 4 e obteve um golo contra o Rio Ave. Já Rui Fonte, que teve de recuperar de uma lesão sofrida ainda no Benfica, festejou um tento na sua estreia a titular, precisamente frente à AD Oliveirense, mas nunca mais finalizou com sucesso.

A curiosidade reside no facto de o golo de Fonte ter nascido de uma assistência de Stojiljkovic, que entendeu a movimentação do seu parceiro a rasgar a grande área pelo corredor central. No total de 176' de utilização simultânea esta época esse foi o único ponto de relevo, mas que dá corpo à intenção arsenalista de aumentar a contundência no ataque. O foco está apenas colocado na Taça de Portugal, mas não seria desagradável resolver rapidamente a eliminatória sem desperdiçar energias com a Liga Europa já no horizonte.

Autor: Vítor Pinto

Record

JotaCC

Guerreiros com o foco no jogo da Taça

Quatro treinos, incluindo o de ontem, com todo o efetivo dedicado à preparação do próximo jogo, no domingo, para a Taça de Portugal, com o Santa Clara. Pela primeira vez em quase duas semanas, José Peseiro, treinador da equipa minhota, teve todo o plantel à disposição, após os compromissos da agenda FIFA.
Ricardo Horta, que ainda anteontem jogou pela seleção sub-21, na partida particular empatada na Holanda (1-1), foi o último internacional a chegar à "pedreira". Os defesas centrais André Pinto e Velázquez, lesionados, e o atacante Hassan, este também em tratamentos e em gestão de esforço, foram os únicos ausentes no treino.
O internacional egípcio deverá mesmo falhar o jogo com o Santa Clara, ficando em repouso para o desafio seguinte, o corpo a corpo com o Gent, na Bélgica, previsivelmente mais difícil e determinante para as aspirações do Braga na Liga Europa.
O clube, entretanto, apela aos sócios e adeptos que compareçam em força no jogo com o Santa Clara.

JN

JotaCC

PRESSÃO ALTA ATÉ À PAUSA NATALÍCIA
BRAGA Nove jogos num mês é o ciclo que se projeta, com Liga Europa para decidir e dois grandes para visitar

Caso vença o Santa Clara, a equipa de José Peseiro vai fazer nove jogos entre 20 de novembro e 21 de dezembro, altura em que o campeonato vai parar por causa do Natal. Só FC Porto e Sporting jogarão mais



Se confirmar o favoritismo e derrotar o Santa Clara, no domingo, o Braga voltará a jogar para a Taça de Portugal a 14 ou 15 de dezembro, pelo que é forte a possibilidade de disputar nove jogos em apenas um mês. Em Portugal, neste período, só o FC Porto e o Sporting poderão competir mais (dez jogos cada um), porque estão na Liga dos Campeões e terão o acréscimo da Taça da Liga. Ora, os grupos do Braga e do Benfica nesta competição vão arrancar mais tarde em virtude dos jogos europeus e das marcações das jornadas 11 e 12 do campeonato.
O calendário vai apertar e o Braga prepara-se para viver uma sequência de jogos particularmente exigente. Além da sobrecarga, passando a atuar duas vezes por semana, a equipa de José Peseiro jogará muito do seu futuro nesta época. Às eliminatórias da Taça de Portugal juntam-se as jornadas decisivas da Liga Europa. Sem margem de erro, os arsenalistas visitam o Gent e recebem o Shakhtar com o objetivo de segurar o segundo lugar no Grupo H (por agora, têm só mais um ponto do que os belgas). O campeonato, neste ciclo, também contempla obstáculos de elevado grau de dificuldade, com as visitas ao FC Porto e ao Sporting em destaque. Dois testes muito duros para o Braga, que quer manter-se nos lugares da frente; em casa, irá defrontar Feirense, Paços de Ferreira e Moreirense (os cónegos fecharão este ciclo na tal jornada a meio da semana).
Nesta mesma altura do calendário, o Braga viveu algo semelhante na época passada. Fez oito jogos num mês, com quatro vitórias, três empates e uma derrota.


BAIXAS
3
José Peseiro prepara o duelo com o Santa Clara privado de três jogadores, todos entregues ao departamento médico: André Pinto, Velázquez e Hassan



SELEÇÃO RICARDO HORTA VOLTA HOJE

Depois de anteontem ter jogado pelos sub-21 no encontro particular com a Holanda (entrou aos 71 minutos), Ricardo Horta regressa apenas hoje ao Braga para integrar os trabalhos de preparação para o jogo com o Santa Clara, no domingo. Os restantes internacionais que estiveram nas seleções já tinham voltado início da semana, casos de Marafona, Vukcevic, Bakic e Hassan.


3 QUESTÕES A TONI

"O Braga terá de se superar"

1 Como é que um treinador gere um ciclo tão intenso?
—Primeiro, obedece a uma estratégia do método de trabalho para este período. Depois, obviamente, há que preparar os jogadores do ponto de vista emocional, porque há muitos jogos seguidos, muita competição, e têm de estar preparados para jogos intensos e contínuos. Além disso, vai-se analisando jogo a jogo o rendimento. Se o treinador entender que há desgaste num ou noutro jogador, pode ir fazendo a rotatividade, embora de forma moderada, porque não sou fã de grandes alterações; perde-se o equilíbrio. Ao fim de três ou quatro jogos, o treinador já pode fazer uma leitura.

2 Os jogadores gostam destes períodos?
—Os jogadores gostam de jogar. Antigamente era só de oito em oito dias. Com esta constância de jogos, o treinador tem a possibilidade de dar oportunidades a mais jogadores; eles gostam de jogar e participar. É mais positivo ter jogos do que treinos. Futebol é um espetáculo que se vende e as pessoas querem é ver jogos e não treinos.

3 Por aquilo que tem visto, o Braga está preparado para esta dura sequência de jogos?
— O Braga, em termos de resultados, está bem; podia até ter subido ao segundo lugar. É sinal de que está bem. Está nas frentes todas. Do ponto de vista exibicional, nem sempre tem estado ao nível dos últimos anos. O Braga terá de se superar física e animicamente, pois o campeonato vai trazer dificuldades. Quem compete corre o risco de ter desaires e, nessa fase, é importante ter força anímica e mental.

O JOGO

JotaCC

ABC CALMO ANTES DA CHAMPIONS

Envolvido na disputa da fase de grupos da Liga dos Campeões, prova em que voltará à ação no sábado, no Parque de Exposições de Braga (17h00, frente ao Besiktas, o ABC também antecipou a 12.ª jornada, tendo recebido e derrotado o Avanca por 35-25. Pedro Spínola, com sete golos em sete remates, foi o melhor dos bracarenses, que subiram ao sexto lugar.

O JOGO


Bruno3429

Peseiro quer ponta de lança em janeiro

A menos de mês e meio da reabertura do mercado de transferências, a SAD do SC Braga, liderada por António Salvador, já elegeu como prioridade máxima a contratação de mais um ponta de lança.

Tudo porque Hassan, no início do novo ano, rumará ao Egito para integrar os trabalhos de preparação do Campeonato Africano das Nações, que se realiza de 14 de janeiro a 2 de fevereiro, no Gabão.

Mediante a inevitabilidade de ficarem um mês inteiro sem os serviços do atacante que mais vezes tem sido utilizado como titular, José Peseiro aconselhou os responsáveis arsenalistas a acelerarem o processo de procura e seleção de um autêntico homem golo, que confira maior poder de fogo aos guerreiros.

O treinador bracarense ainda teria, teoricamente, duas soluções no balneário, mas Stojiljkovic não convence Peseiro e ficar apenas com Rui Fonte disponível é risco que o treinador não quer correr.

A Bola