News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/11

Started by Bruno3429, 09 de November de 2016, 08:24

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Braga homenageou os seus muitos campeões
Carlos Costinha Sousa

Braga reconheceu e homenageou, ontem, o sucesso dos seus campeões. A terceira edição da Gala do Desporto de Braga deu a conhecer e permitiu uma espécie de agradecimento da cidade, do concelho e do distrito aos muitos atletas, árbitros, equipas, clubes e dirigentes desportivos bracarenses que, ao longo do último ano, alcançaram resultados de elevado mérito desportivo, conquistando títulos nacionais e internacionais nas mais diversas modalidades.

Mas para além das mais de duas centenas de campeões que viram o seu esforço, dedicação, sacrifício, vontade e mérito reconhecidos pela Câmara Municipal de Braga e pela cidade, foram também homenageados os seis bracarenses que representaram a 'Augusta' cidade de Braga em duas das maiores competições desportivas a nível mundial: os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos Brasil 2016.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, mostrou-se satisfeito por mais uma vez a cidade de Braga homenagear os seus campeões, prometendo "continuar a dotar Braga das infra-estruturas e dos espaços necessários para ser uma cidade eclética para quem pratica desporto a nível competitivo, mas também amador", referiu o autarcar, acrescentando que o novo grande desafio da cidade é a "a candidatura de Braga a Cidade Europeia de Desporto em 2018".

Homenageados também ontem foram os cinco vencedoras das categorias que estiveram a votação nesta gala do desporto, com a jovem Andreia Sousa a ser eleita como Árbitro do Ano, enquanto Carlos Resende e João Luís Nogueira, ambos em representação do ABC/UMinho, foram escolhidos como treinador e dirigente do ano, respectivamente.

Na categoria de Evento Desportivo do Ano e após uma votação em que os bracarenses puderam participar, o eleito foi o Campeonato do Mundo de Rope Skipping, que levou a melhor sobre a Rampa da Falperra, a Meia Maratona de Braga, o Campeonato Muncial Universitário de Karaté e a Volta a Portugal em Bicicleta.

O final da III Gala do Desporto de Braga foi abrilhantado pela entrega do prémio de Mérito e Excelência, com o ABC/UMinho, que esteve em grande destaque nesta edição da gala, a ser reconhecido, mais uma vez, pelo ano que realizou depois de conquistar o Campeonato Nacional da Andebol e a Taça Challenge.

Homenageados:

DESPORTO ADAPTADO
Equipa APD Braga (basquetebol), campeã nacional, vencedora da Taça de Portugal e da Supertaça
Diana Oliveira (judo ADC Manhente)
Eunice Raimundo, José Carlos Macedo e Abílio Gonçalves (boccia SC Braga)
ATLETISMO
Teresa Silva (Benfica)
Mariana Machado, Fábio Martins e Ricardo Lima (SC Braga)
Paulo Rosário (Sporting)
BILHAR
Bruno Santos (SC Braga), João Roque (SC Braga) e Luís Vale (SC Braga)
BOXE
Catarina Lopes (SC Braga)
CANOAGEM
Márcia Faria, Miguel Carabana, Inês Rodrigues, Lia Raposo, Adriana Peixoto e Bianca Vieira (CN Prado)
DANÇA DESPORTIVA
Hugo Abelheira e Catarina Dias, João Relha e Alicja Ciesielska, Miguel Fernandes e Adel Zaikman (Apolo Braga)
FUTEBOL
Equipa do SC Braga vencedora
da Taça de Portugal
KARATÉ
Tânia Matos e Guilherme Gonçalves (Clube Wado Gym Braga)
NATAÇÃO
Jorge Silva, João Lopes, José Lopes, Margarida Neves, Hugo Neves, Lucas Pereira, Fábio Pereira e João Pereira (SC Braga)
ORIENTAÇÃO
João Novo, João Magalhães, Ana Pacheco, Joana Fernandes, Luís Pinheiro, Ana Castanheiro, Daniel Magalhães e Eduardo Leite (Ponto Com)
PESCA DESPORTIVA
António SIlva (Rola Clube Pesca)
TAEKWONDO
Sara Vital, Sofia Cruz, Tomás Cruz, DAniel Costa, Gabriel Coutinho, Mário Silva, Júlio Ferreira, Michel Fernandes, José Rodrigues, Gabriel Abreu, Francisco Costa, Rui Silva, Ana Coelho, Joana Cunha, Joana Nogueira, Patrícia Bastos e Francisco Costa (SC Braga)
TÉNIS
Hugo Maria, Gonçalo Ferreira, José Ferreira, Marc Ortega, Nuno Vilas Boas (CT Braga)
Rita Vilaça (Academia João Maio)
XADREZ
Sara Soares (Clube Xadrez de Braga)
Ivo Dias e Mariana Silva (A2D Didáxis)
ANDEBOL
Equipa do ABC/UMinho campeã nacional, vencedora da Taça de Portugal e da Taça Challenge
Equipa da AAUM medalha de bronze nos Jogos Europeus Universitários
ATLETISMO
Jéssica Augusto (Sporting)
BILHAR
Sara Rocha (AA Coimbra)
FUTEBOL/FUTSAL
Luís Maximinano (Sporting)
José Diogo Dalot (FC Porto)
Equipa de Futebol 11 da AAUM, Campeã Europeia Universitária
Equipa de Futsal da AAUM, medalha de bronze nos Jogos Europeus Universitários
KICKBOXING E MUAY THAI
João Soares, Ricardo Sousa e Diogo Fernandes (Boxe Clube de Braga)
NATAÇÃO
Tamila Holub (SC Braga)
PATINAGEM
Carlos Loureiro e António Trabulo
(Hóquei Clube de Braga)
TAEKWONDO
Ana Coelho, Joana Cunha, Mário Silva, Júlio Ferreira, Michel Fernandes, José Rodrigues (SC Braga/AAUM)
Beatriz Fernandes, Francisco Costa, João Ferreira, Nuno Costa, Patrícia Bastos, Rui Bragança, Ana Coelho, Joana Cunha, Marisa Simões, Michel Fernandes e Júlio Ferreira (AAUM)
TIRO COM ARMA DE CAÇA
Paulo Mucha e Ricardo André (CC Braga)
TRIATLO
Rita Lopes e Renato Teixeira (TriBraga)
CANOAGEM
Emanuel Silva (Sporting)
Joana Vasconcelos (Benfica)
Nuno Silva (AAUC)
FUTEBOL/FUTSAL
Fernanda Alves e Isabela Pereira (AAUM)
ORIENTAÇÃO
Davide Machado (Ponto Com)
PATINAGEM
Sofia Silva (Hóquei Clube Carvalhos)
OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS
José Carlos Macedo, Tamila Holub, Domingos Vieira e Mário Peixoto (SC Braga) Jéssica Augusto e Emanuel Silva (Sporting).

Correio do Minho

JotaCC

Só há dois centrais para a Liga Europa

A indisponibilidade física de Velázquez, Ricardo Ferreira e André Pinto reduz para dois o lote de centrais disponíveis para o jogo de dia 24, em Gent, desafio em que uma vitória vale o apuramento para os dezasseis avos de final da Liga Europa.
Só Rosic e Artur Jorge estão em condições de jogar na Bélgica, o que também acontecerá quatro dias antes, na receção ao Santa Clara, para a Taça de Portugal. Mas, aqui o técnico José Peseiro, em caso de necessidade, poderá recorrer a um central da equipa B, como Bruno Wilson ou Lucas Cunha.
O Braga inscreveu apenas três centrais nas provas europeias. Dois estão lesionados (Velázquez e André Pinto) e a exceção é Rosic. Um quarto central (Ricardo Ferreira), que também está magoado, nem sequer foi inscrito. Depois, na chamada lista B da UEFA, incluiu Artur Jorge, chamado de urgência à formação principal, e José Gomes, mas que é lateral e ainda não jogou. Com os belgas, caso necessite, José Peseiro terá assim de adaptar um médio, com Mauro a ser o mais cogitado.
Entretanto, após a a resposta desfavorável das "segundas linhas" no jogo de domingo nos Barreiros com o Marítimo, alguns dos jogadores habitualmente menos utilizados têm nova chance hoje (19.30 horas), nos Balaídos, num amigável frente ao Celta de Vigo.

JN

JotaCC

Vício de marcar em todos os jogos parou na Madeira
Arsenalistas deixaram de rivalizar com o Benfica na capacidade em acertar nas balizas dos adversários na I Liga. O Marítimo foi o travão à pontaria dos guerreiros

Muito poupada no capítulo dos remates, frente ao Marítimo, a equipa arsenalista não conseguiu alvejar, pela primeira vez, a baliza. E até esteve em campo o ala Pedro Santos, o melhor marcador


Pedro Santos ficou em branco, na Madeira, frente ao Marítimo

O jogo particular com o Celta de Vigo, agendado para hoje, às 19h30 (hora portuguesa), no Estádio dos Balaídos (Espanha), será um interessante tubo de ensaio para os rematadores arsenalistas. Frente ao Marítimo, o Braga deixou de ser a única equipa que acompanhava o Benfica na faculdade para marcar em todos os jogos do campeonato e acabou por ser derrotada na Madeira, perdendo uma preciosa oportunidade para alcançar o segundo lugar, deixando para trás FC Porto, Sporting e Vitória de Guimarães.
Fazer golos era uma das rotinas mais saudáveis dos bracarenses, sendo necessário vasculhar na Liga Europa para se encontrar o último dos raros jogos em que a pontaria não havia funcionado: aconteceu na Ucrânia,f rente aoShakht ar Donetsk, de Paulo Fonseca, numa derrota por 2-0. Já o primeiro episódio de uma secura que se tornaria uma raridade ao longo da época verificou-se na "longínqua" Supertaça, contra o Benfica (derrota por 3-0), disputada ainda no começo de agosto, numa altura em que o descomplicador Rafa ainda alinhava pelos minhotos. Desde então, mesmo com exibições pouco convincentes pelo meio, o poder de fogo dos arsenalistas passou a manifestar-se com impressionante assiduidade em jogos da I Liga, estagnando somente contra o Marítimo, numa jornada que poderia ter sido crucial em termos classificativos.
A esquálida soma de remates efetuados (apenas sete contra 12 da equipa madeirense) ajuda a perceber o surpreendente divórcio com os golos, sendo uma explicação pouco plausível a ausência forçada do ponta de lança egípcio Hassan, com sobrecarga muscular. Basta pensar que Pedro Santos, o melhor marcador dos bracarenses (tem cinco golos apontados), alinhou de início, sendo substituído na segunda parte pelo montenegrino Stojiljkovic, quando o treinador José Peseiro arriscava tudo, depois de ter lançado Wilson Eduardo e Ricardo Horta, outros dois atacantes finalizadores.



REMATES
3
Nos Barreiros, só três remates do Braga seguiram o caminho da baliza.



Gala distingue heróis da Taça
Diretor executivo Rui Casaca agradeceu "a emoção" que a cidade tem transmitido à equipa

Um dos pontos altos da III Gala do Desporto de Braga, promovida pela Câmara Municipal, foi a homenagem à equipa do Braga, vencedora da Taça de Portugal, sob o comando de Paulo Fonseca. Perante vasta plateia, constituída por atletas, dirigentes de clubes e diversas personalidades do concelho, o grupo foi representado no palco do Teatro Circo pelo diretor executivo Rui Casaca e pelo capitão Alan, depois de terem sido pronunciados, um por um, os nomes de todos os envolvidos na conquista do troféu, incluindo o do atual técnico do Shakhtar.
Rui Casaca aproveitou para agradecer o carinho dos adeptos e dos bracarenses, reportando-se a uma das noites mais longas da cidade, no seguimento da conquista da Taça. "Gostaria de felicitar a Câmara por esta organização e pelo reconhecimento que tem em relação aos atletas e clubes que representam a região. As nossas vitórias engrandecem o clube e a emoção que esta cidade nos tem transmitido tem um significado muito especial para nós. Obrigado Braga", testemunhou. Presentes no Rio de Janeiro, Emanuel Silva (canoagem), Jessica Augusto (atletismo) e Tamila Holub (natação) também foram agraciados.



3 QUESTÕES A PEDRO MACHADO

"A equipa ressentiu-se do desgaste"

1 José Peseiro diminuiu a produção ofensiva da equipa na Madeira, com a colocação de Benítez na esquerda e Xeka na posição 10?
— Não se pode dizer taxativamente que tais opções diminuíram a capacidade concretizadora do Braga. A equipa já tem mecanismos ofensivos assimilados e os jogadores novos não significaram grandes alterações. Todos os jogadores já estão identificados com a forma de jogar de José Peseiro; não me parece que esses dois jogadores tenham tido um peso relevante no resultado final.

2 O jogo com o Konyaspor, para a Liga Europa, desgastou os jogadores?
—O Braga jogou reduzido a dez jogadores durante cinquenta minutos e teve de virar um resultado negativo. Foi uma partida muito desgastante e a equipa, naturalmente, ressentiu-se. Para além disso, o período de descanso entre o jogo europeu e o do Marítimo foi curto. E jogar na Madeira também não é fácil...

3 Qual é o sistema mais adequado para o Braga utilizar: o 4x4x2 ou o 4x3x3?
—O Braga já estava habituado ao 4x4x2 e as mudanças implicam sempre tempo de adaptação. Além disso, o atual plantel não é o mesmo da temporada passada. Nota-se que os jogadores se sentem mais à vontade a jogar no sistema que era utilizado na época anterior. A mudança de um sistema para outro requer sempre tempo de adaptação e treinos.

O JOGO

Bruno3429

#3
TAÇA CTT: SC BRAGA ENCABEÇA O GRUPO C

Decorreu na manhã desta quarta-feira, na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o sorteio da 3.ª Fase da Taça CTT, competição que o SC Braga conquistou em 2012/13. Os Gverreiros encabeçam o Grupo C, que inclui ainda as equipas do Rio Ave FC, CS Marítimo, e SC Covilhã. O arranque desta fase da competição está previsto para os dias 30 de novembro e 1 de dezembro sendo que, por força dos compromissos europeus, o SC Braga se viu obrigado a alterar as datas. Na 1ª jornada, a disputar entre os dias 29 e 30 de dezembro, os Gverreiros do Minho recebem o Rio Ave FC no Estádio Municipal.

A 2ª jornada, a disputar entre os dias 2 e 5 de janeiro, contempla a receção ao SC Covilhã, fechando-se a fase na semana seguinte e com a visita ao CS Marítimo. Concluídas as três jornadas, o vencedor do Grupo C transita para a Final Four da competição, a ser disputada nos dias 25, 26 e 29 de janeiro de 2017, no Estádio do Algarve

Jornada 1 | SC Braga – Rio Ave FC | 29-30 de dezembro

Jornada 2 | SC Braga – SC Covilhã | 2-5 de janeiro

Jornada 3 | CS Marítimo – SC Braga | 11-12 de janeiro

LEGIÃO GALARDOADA NA III GALA DO DESPORTO

A cidade de Braga congratulou, esta terça-feira, os melhores do desporto bracarense na III Gala do Desporto de Braga. Numa cerimónia organizada pela Câmara Municipal de Braga e realizada no Theatro Circo, o SC Braga acabou por ter muitas razões para sorrir ao ver 39 atletas do clube – entre desporto adaptado, atletismo, bilhar, boxe, futebol, natação e taekwondo – serem reconhecidos pelos sucessos desportivos alcançados. Entre as distinções, destaque para a homenagem à equipa de futebol que na temporada passada conquistou a Taça de Portugal, bem como a Tamila Holub, José Carlos Macedo, Domingos Vieira e Mário Peixoto, atletas que elevaram bem alto o nome de Portugal e do SC Braga ao marcarem presença nos Jogos do Rio de Janeiro 2016.

Este foi mais um ano recheado de sucessos, onde mais uma vez fica evidenciado todo o ecletismo de um clube que cresce e trabalha de olhos postos no topo, e que cimenta a cada dia a sua posição na elite do desporto nacional e internacional.

Eis os gverreiros reconhecidos:

Desporto Adaptado: José Carlos Macedo; Eunice Raimundo; Abílio Gonçalves

Atletismo: Mariana Machado; Fábio Martins; Ricardo Lima

Bilhar: Bruno Santos; João Roque; Luís Vale

Boxe: Catarina Lopes

Futebol: Plantel principal 2015/2016

Natação: Jorge Jesus Silva; João Francisco Lopes; José Paulo Lopes; Margarida Malheiro Neves; Hugo Miguel Neves; Lucas Medeiros Pereira; Fábio Pereira; João Pereira; Tamila Holub.

Taekwondo: Sara Vital; Sofia Cruz; Tomás Cruz; Daniel Costa; Gabriel Coutinho; Mário Silva; Júlio Ferreira; Michel Fernandes; José Rodrigues; Gabriel Abreu; Daniel Costa; Francisco Costa; Rui Silva; Ana Coelho; Joana Cunha; Joana Nogueira; Patrícia Bastos; José Rodrigues

Participantes Jogos Olímpicos e Paralímpicos: José Carlos Macedo; Tamila Holub; Domingos Vieira; Mário Peixoto

Muitos Parabéns a todos, Gverreiros!

PORTUGAL COM ESPANHA, INGLATERRA E ESCÓCIA

O sorteio do Euro 2017 realizou-se, esta terça feira, em Roterdão, na Holanda, e ditou que a Seleção Nacional portuguesa integre o grupo D, juntamente com Espanha, Inglaterra e Escócia.
Após eliminar a seleção romena no play-off de acesso ao Europeu, com o contributo das Gverreiras do Minho Sílvia Rebelo e Andreia Norton, esta será a primeira vez que a formação lusa irá participar numa fase final de um Campeonato Europeu de futebol feminino. De recordar que a competição decorre, na Holanda, entre os dias 16 de julho e 6 de agosto.

Eis o calendário de Portugal na fase de grupos:

19 de julho | Espanha – Portugal (Doetinchem)

23 de julho | Escócia – Portugal (Roterdão)

27 de Julho | Portugal – Inglaterra (Tilburgo)

SCBraga