News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/10

Started by Bruno3429, 15 de October de 2016, 08:13

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Taça de Portugal: SC Braga com máximas cautelas para duelo com AD Oliveirense
Joana Russo Belo

O peso da responsabilidade não abre espaço a facilitismo, sobretudo num troféu assumido, novamente, esta época, como meta. O SC Braga - detentor da Taça de Portugal - estreia-se na prova diante da AD Oliveirense, do Campeonato de Portugal, com a noção clara de que não poderá existir relaxamento.

"Temos de defender um troféu que é um dos objectivos e um troféu que é histórico para o SC Braga. Defrontamos um adversário que tem menos recursos do que o SC Braga, portanto, sentimos que somos melhores. A Oliveirense não tem nada a perder e tudo a ganhar, nós, num jogo destes, não temos nada a ganhar e tudo a perder", lembrou José Peseiro, na antevisão ao jogo da terceira eliminatória da prova rainha do futebol nacional.
Para o técnico, "só há surpresas nestes jogos quando a equipa que é melhor não sente a responsabilidade do jogo, não se foca no jogo, permitindo ao adversário acreditar", por isso, acrescenta, tem noção exacta do que vão encontrar: "uma equipa que irá estar motivadíssima e com muitos jogadores com qualidade. É um jogo com responsabilidade máxima, porque temos de vencer, não há outro resultado. Depende de nós. Esperamos um adversário valoroso e temos o máximo respeito, mas faz todo o sentido entendermos que depende mais de nós para passar esta eliminatória".

O jogo entre Oliveirense e SC Braga vai disputar-se no Estádio Municipal de Famalicão, mudança que Peseiro não valoriza: "quer fosse sintético ou relvado, a responsabilidade é a mesma. Não é isso que nos deverá criar um clima facilitador, porque muitas equipas da I Liga e das grandes já foram eliminadas por equipas da II Divisão. Há imensos casos, porque as equipas mostraram valor e as que têm mais recursos não estiveram focadas no jogo. É relvado, mas mais do que isso, somos uma equipa que queremos jogar bem e vencer", sublinhou o treinador, lembrando que o adversário "também quer fazer uma surpresa".

"Por isso é que esta Taça tem esse envolvimento emocional, há sempre surpresas. No final desta eliminatória, haverá surpresas e nós não queremos que isso aconteça connosco, com todo o respeito e consideração que temos pelo adversário", frisou, assumindo que ainda não digeriu a final da Taça de Portugal da época passada, ao serviço do FC Porto, perdida precisamente para o SC Braga. Questionado sobre qual das finais perdidas - da Taça de Portugal pelo FC Porto ou final da Taça UEFA pelo Sporting - custou mais, foi peremptório: "a dor que está mais perto é a mais sentida do que a que está mais longe".

O favoritismo claro está do outro lado de campo, no actual detentor da Taça de Portugal. Mas na equipa da AD Oliveirense não falta "ambição" e vontade de "fazer história" perante um grande do futebol português. Frente-a-frente vão estar equipas de escalões e argumentos diferentes, no entanto, Alexandre Ribeiro lembra que, no futebol, nem sempre o favoritismo leva a melhor.
"Uma surpresa? Trabalhámos a semana toda para isso e com esse pensamento e ambição. Vamos tentar fazer Taça, por isso, é que esta prova é tão rica e fértil em emoções. E se aconteceu já com outras equipas, porquê que não pode acontecer connosco?", referiu o treinador da formação famalicense, que esta tarde mede forças com o SC Braga.

Numa semana "claramente diferente" em Oliveira Santa Maria, "por todo o mediatismo" em torno do jogo, Alexandre Ribeiro confessa que os jogadores não se atemorizaram em campo por defrontarem uma equipa da I Liga e actual detentora do troféu. Pelo contrário. "A equipa trabalhou bem, está com uma vontade enorme de jogar com o SC Braga. Não existe receio, nem temor, mas uma vontade enorme de mostrar a nossa qualidade. Estes jogos servem também para os jogadores mostrarem valor e a motivação é elevada por isso", sublinhou.
Apesar da confiança, o técnico é claro na abordagem ao encontro e tem consciência das dificuldades que vão encontrar: "vai ser um jogo difícil, frente a um adversário muito forte, mas vamos poder usufruir deste jogo de Taça e tentar passar. Mas temos a noção de que vai ser um jogo complicado".

Alexandre Ribeiro apela, por isso, ao colectivo para tentar surpreender e terminar com o rótulo de tomba-gigantes.

"Se formos uma equipa organizada e funcionarmos como um todo, com uma grande solidariedade, organização e competência, poderemos sair vencedores. A nossa maior arma tem de ser o nosso colectivo", frisou o treinador, de 37 anos, que cumpre a primeira época ao comando dos famalicenses.

O técnico alertou ainda para a "qualidade" do seu plantel - em jeito de aviso ao SC Braga - recheado com jogadores experientes como Jorginho (extremo que já passou pelo V. Setúbal), o ponta-de-lança Vítor Hugo (ex- -Varzim) ou João Rodrigues, o melhor marcador da equipa com quatro golos.

Correio do Minho

Bruno3429

RESPEITO MÁXIMO PELA AD OLIVEIRENSE
José Peseiro garante total concentração para "defender um troféu histórico" para o clube

É com a máxima concentração e respeito que o técnico do Sp. Braga, José Peseiro, encara o duelo com a AD Oliveirense, a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Um troféu que os arsenalistas venceram na temporada transata, curiosamente ao seu atual treinador, na altura ao serviço do FC Porto.
"É um jogo de responsabilidade máxima porque temos de vencer, não há outro resultado. Esperamos um adversário valoroso, que encaramos com máximo respeito, mas faz todo o sentido entendermos que depende mais de nós a passagem desta eliminatória", vincou o técnico. "Temos de defender um troféu que é histórico para o Sp. Braga. Vamos defrontar um adversário com menos recursos do que nós, portanto, faz sentido que nos sintamos melhores", frisou.

Apesar da diferença qualitativa entre as duas formações, José Peseiro admite haver cautelas para evitar surpresas. "A AD Oliveirense não tem nada a perder, mas sim tudo a ganhar. Só há surpresas quando a equipa que é melhor, e o Sp. Braga é melhor, não sente a responsabilidade do jogo e não se foca", alertou o treinador, de 56 anos, afastando um clima de desconcentração, devido à proximidade do jogo com o Konyaspor, para a Liga Europa: "Não, não pode, nem deve. Estamos desejosos de jogar porque o pior que pode acontecer a uma equipa é estar muito tempo sem competir. A presença, mais uma vez, nas finais das Taças em Portugal é um objetivo que foi colocado no início da época."

Autor: Tiago Ribeiro

Record

JotaCC

"HÁ QUE DEFENDER TROFÉU HISTÓRICO"
José Peseiro não quer a equipa folgada contra a AD Oliveirense e aposta num regresso ao Estádio do Jamor

"A final que custou mais? A dor que está mais perto é a mais sentida"
José Peseiro
Treinador do Braga


Face à aproximação do jogo com o Konyaspor, que poderá ser decisivo nas contas da fase de grupos da Liga Europa, o técnico do Braga admite lançar na Taça alguns dos jogadores menos utilizados


Gestão: a pensar na visita ao Konyaspor, técnico não vai dispensar todos os titulares

Uma equipa desfocada do objetivo será o pior inimigo do Braga. José Peseiro partiu deste pressuposto para sublinhar a ideia de que os seus jogadores estão expressamente proibidos de relaxar na eliminatória com a AD Oliveirense, a contar para a III eliminatória da Taça de Portugal. "Temos que defender um troféu que é histórico para o Braga e vamos defrontar um adversário que tem menos recursos do que nós. Sentimos que somos melhores, enquanto AD Oliveirense não tem nada a perder. Só há surpresas nestes jogos quando a melhor equipa não sente a responsabilidade", analisou o técnico dos arsenalistas, embora lembrando que a equipa de Famalicão "tem bons jogadores, alguns que vieram da II Liga". "Esperamos um adversário com valor e vamos encará-lo com o máximo de respeito, embora sentindo que a passagem desta eliminatória depende mais de nós", juntou.
Em campo, surgirá um Braga diferente do habitual. A visita aos turcos do Konyaspor, recheada de importância pela necessidade de pontuar na fase de grupos da Liga Europa, estará ao virar da esquina e José Peseiro assume que alguns titulares poderão "descansar", abrindo espaço para outras opções. "É provável que alguns que não têm jogado possam jogar. Os treinos são sempre determinantes, mas um jogo é sempre uma boa prova e, nesse sentido, a partida com a AD Oliveirense servirá para alguns se mostrarem, dando-me boas dores de cabeça. Há que procurar novas soluções", avaliou, descartando, porém, a possibilidade de proceder a uma revolução no onze. "Um titular não deve estar muito tempo parado. Estamos, aliás, desejosos de jogar", testemunhou.
José Peseiro tem na mira "as finais" da Taça de Portugal e da Taça da Liga (já ganhou uma pelos minhotos), conforme ficou determinado no começo da época, e não esconde que a derrota no Jamor, ao serviço do FC Porto, contra o Braga que agora comanda, é uma ferida que ainda dói, bem mais do que a final da Taça UEFA perdida pelo Sporting. "A dor que está mais perto é a mais sentida", atirou.



Tentou demover Hugo Viana
Velho conhecido de Hugo Viana, José Peseiro não entusiasmou o jogador quando este revelou a intenção de terminar a carreira, no final da temporada passada. "Sou amigo dele e disse-lhe que seria cedo para se retirar do futebol. E havia vários clubes interessados nele", contou o treinador, não poupando nos elogios ao esquerdino. "Era excelente, treinei-o no Sporting e Braga e deu muito a este clube. Podia ter feito uma carreira ainda mais top", apreciou.



VELÁZQUEZ E RUI FONTE DE INÍCIO
Central e avançado, ambos por estrear, vão ganhar rodagem contra a AD Oliveirense, entre outros menos utilizados

Só mesmo por questões físicas é que Velázquez, emprestado pelo Atlético de Madrid, e Rui Fonte, cedido, em definitivo, pelo Benfica, chegam a meados de outubro ainda por utilizar. O central e o avançado encontram-se por fim em condições de serem utilizados, sem restrições, e o técnico José Peseiro deverá incluí-los no onze inicial que subirá ao relvado do Municipal de Famalicão para a eliminatória com a AD Oliveirense, na perspetiva de retirar dividendos disso num futuro muito próximo, possivelmente já contra os turcos do Konyaspor, para a Liga Europa. Tendo em conta o baixo grau de dificuldade da partida desta tarde, embora sem descurar na qualidade, Peseiro deverá dar tempo de jogo ao médio-ofensivo Martínez e poupar um dos habituais alas titulares: Pedro Santos ou Wilson Eduardo.



MÉDIO XECA REQUISITADO AOS BÊS

Totalista em jogos da II Liga, pela equipa B, o médio Xeca (na foto) foi a surpresa na lista de convocados do Braga. José Peseiro já estreou nesta época o central Artur Jorge, igualmente oriundo dos bês, e também poderá lançar hoje o nigeriano Chidi, incorporado na equipa principal desde o verão. Tendo por base a anterior convocatória, relativa ao jogo com o Arouca, o treinador chamou ainda o guarda-redes Tiago Sá, o central Velázquez e o médio Luis Aguiar, prescindindo de Matheus, Vukcevic, Bakic, Ricardo Horta e Douglas Coutinho.

O JOGO

JotaCC

ABC testado por Dínamo invicto
Campeão nacional joga em casa, para a Champions, contra equipa que ainda não sofreu derrotas

"Conhecemos bem esta equipa e não vai haver surpresas"
Guarda-redes do ABC


Após uma vitória em casa, o ABC volta a jogar em Braga para a Champions e o triunfo é obrigatório para se manter na corrida a um lugar no play-off seguinte, a que só ascendem os dois primeiros desta poule
O ABC recebe hoje, no Parque de Exposições de Braga, o Dínamo de Bucareste, em jogo da quarta jornada do Grupo D da Champions. Os campeões portugueses buscam a segunda vitória, depois dejáteremderrotadooHolstebro. A tarefa dos minhotos não parece nada fácil, pois a formação romena ainda não sofreu qualquer derrota nesta poule: venceu o Motor Zaporozhye e empatou com o Besiktas e o Holstebro.
Carlos Resende conhece o adversário de hoje. "O Dínamo é uma formação forte, com uma primeira linha dotada de jogadores com boa capacidade de remate exterior e, também por força dessa qualidade, vem de encontro àquilo que é a nossa postura defensiva, com uma defesa bastante agressiva", referiu o técnico, para fazer uma análise global do grupo: "À partida, este é um grupo com seis equipas muito semelhantes".
O calendário é exaustivo para todas as equipas. Esta semana, depois de ter jogado em Nantes, o ABC voltou a jogar, na quarta-feira, para o campeonato português, contra
Humberto Gomes o Madeira SAD, tendo triunfado. O Dínamo teve a mesma exigência na liga dos seu país, mas foi menos bem sucedido, pois foi derrotado pelo Dobrogea Sud, por 32-29, o que o fez perder a liderança da prova precisamente para esse opositor.
Serão 60 minutos que colocarão frente a frente jogadores que sabem muito bem o valor do adversário, como referiu Humberto Gomes. "Conhecemos bem esta equipa, tivemos acesso aos três vídeos dos três jogos que disputaram para a Liga dos Campeões e não vai haver grandes surpresas", revelou o capitão academista.

O JOGO

JotaCC

Peseiro inicia tratamento à dor
Braga Técnico admite ainda não ter esquecido derrota pelo F. C. Porto

os minhotos à terceira final da Taça de Portugal seguida, o técnico ribatejano sabe o que o espera no imediato. "Temos que defender um troféu que é histórico para o Braga", realçou, lembrando que, face aos objetivos do clube, "só podemos continuar a pensar nisso, se vencermos este primeiro jogo".
José Peseiro assumiu o favoritismo face ao opositor do terceiro escalão. "O adversário tem menos recursos e sentimos que somos melhores. Mas eles não têm nada a perder. Só há surpresas quando a melhor equipa não sente a responsabilidade e permite veleidades ao adversário", apontou.
José Peseiro admitiu que vai poupar alguns jogadores, dado que o Braga visita na próxima quinta-feira os turcos do Konyaspor, em jogo importante da Liga Europa. De resto, na convocatória, destaque para as ausências de Matheus, Goiano, Vukcevic, Bakic e Ricardo Horta, por opção técnica. Na lista, de 19 jogadores, realce para a estreia de Xeka, da equipa B. André Pinto, Ricardo Ferreira e Benítez, lesionados, continuam de fora.


Oliveirense Foco na surpresa com 10% de chances

José Peseiro assumiu on- tem ainda não ter totalmente digerido a derrota, pelo F. C. Porto, na final da Taça de Portugal da época passada, frente ao Braga. Isto surge quando a agora sua equipa inicia esta tarde (17 horas), em Famalicão, frente à Oliveirense, a defesa do troféu. "A dor que está mais próxi- ma é a mais sentida", admitiu o técnico arsenalista, na antevisão do jogo de hoje.
A resposta surgiu quando lembraram a José Peseiro ter perdido duas finais – a outra foi em 2005, pelo Sporting, para a Taça UEFA.
Alexandre Ribeiro, técnico da Oliveirense, diz "ser possível" eliminar o Braga, embora admita haver apenas 10% de hipóteses. "Nem que fosse só 1%. Lutaríamos por isso", vincou, ao JN, ciente da "vontade enorme" da equipa em "tentar a surpresa". Só o avançado Gabriel Aquini, lesionado, é baixa. Apesar de o jogo não dar na televisão, a Oliveirense mudou-o para Famalicão por questões de segurança e recomendação da PSP.

JN

JotaCC

SC Braga e FC Porto entram hoje em ação frente a adversários do terceiro escalão
Finalistas da última edição defrontam AD Oliveirense e Gafanha na 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

Sporting de Braga, detentor do troféu, e FC Porto procuram hoje confirmar o favoritismo frente à AD Oliveirense e ao Gafanha, que alinham no terceiro escalão, e qualificar-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol.

Bracarenses e portuenses, que se defrontaram na final da época passada, com a vitória a pender para os minhotos no desempate por grandes penalidades, estreiam-se na edição deste ano, frente a adversários teoricamente acessíveis, mas com a 'obrigação' de se deslocarem a terreno alheio.

Tanto o Braga como o FC Porto deverão apresentar equipas compostas por habituais 'segundas linhas' frente à AD Oliveirense, terceira classificada da Série A do Campeonato de Portugal, e ao Gafanha, líder destacado da Série D do mesmo escalão.

Sporting, que na quinta-feira foi vencer (1-0) a Famalicão, equipa da II Liga, e Benfica, que no sábado venceu no Estoril o 1.º de DEzembro, do Campeonato de Portugal, por 2-1, jão estão na quarta eliminatória da prova.

Além dos 'arsenalistas' e dos 'dragões', há outro primodivisionário a estrear-se hoje na Taça de Portugal 2016/2017, o Boavista, que visita o estádio da União de Leiria, do Campeonato de Portugal.

SAPO DESPORTO