News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 05/10

Started by Bruno3429, 05 de October de 2016, 09:29

Previous topic - Next topic

Bruno3429

OLHOS NO FUTURO
Dez jogos, 13 golos marcados e outros tantos sofridos. Não é brilhante, mas...

Ao fim de dez jogos, o Sp. Braga regista 13 golos marcados e outros tantos sofridos. As análises comparativas valem o que valem mas dá para verificar que se trata de um registo bem diferente do conseguido na primeira passagem de José Peseiro pelos guerreiros do Minho, na época de 2012/13, quando fechou este ciclo com um total de 19 golos marcados e 14 sofridos. Ou seja, este Sp. Braga está a marcar e a sofrer menos.
Em 2012/13, note-se, o primeiro ciclo de dez jogos determinou o apuramento, via playoff, para a fase de grupos da Champions (Udinese afastada nos penáltis, após duas igualdades a uma bola), com o Sp. Braga a conseguir 4 vitórias e 4 empates e a encaixar duas derrotas (Paços e Cluj).Volvidos 4 anos, os guerreiros do Minho chegaram até aqui com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, sendo que nas contas menos positivas pesam os 3-0 encaixados no primeiro jogo oficial da época, a Supertaça, perdida para o Benfica.
O que mudou entretanto? Bem, talvez seja curial recordar que nesse Sp. Braga 2012/13 , na equipa que perdeu por 2-3 no campo do Manchester United, alinhavam Beto, Ismaily, Rúben Micael, Rúben Amorim, Hugo Viana e Éder, entre outros craques. Mas agora o que importa é...olhar o futuro.


Artur e Rosic a segurar defesa

Nos últimos 3 jogos – que percorrem todos os resultados possíveis –, o Sp. Braga tem tido apenas duas soluções para o eixo da defesa. Artur Jorge, chamado da equipa B, e Rosic, chegado esta época a Braga, têm dado o seu melhor. Com eles, os guerreiros bateram o V. Setúbal, perderam em Lviv face a um adversário de outra galáxia e estiveram a um passo de conseguir vencer em Arouca. André Pinto, Ricardo Ferreira e Velázquez (ontem já trabalhou no relvado) fazem falta mas os miúdos aguentaram-se.

Autor: Eugénio Queirós

Record

JotaCC

Velázquez e Oti retomam treinos com bola

O defesa central uruguaio Emiliano Velázquez e o avançado ganês Emmanuel Oti recuperaram das lesões que os afastaram dos trabalhos de campo nas últimas semanas e retomaram os treinos com bola. Outros dois defesas centrais, André Pinto e Ricardo Ferreira, e o atacante Benitez continuam a recuperar de lesões, mas devem ter alta médica nos próximos dias.
Após um dia de folga, que se seguiu ao empate em Arouca (1-1), na última jornada do campeonato, a equipa do Braga fez ontem o primeiro treino de um período de duas semanas sem competições, devido ao calendário internacional da FIFA, que mobilizou seis jogadores braguistas para as respetivas seleções: os portugueses Marafona (A) e Ricardo Horta (sub-21), os montenegrinos Bakic e Vukcevic, o sérvio Stojilkovic e o egípcio Hassan.
O Braga tem o próximo desafio marcado para o fim de semana de 15/16 deste mês, no campo da A.D. Oliveirense (Famalicão), para a Taça de Portugal.

JN

Bruno3429

Emmanuel Oti já está à disposição

O avançado ganês Emmanuel Oti foi a grande novidade do último treino do SC Braga. Oti é o primeiro dos cinco jogadores que estavam entregues ao departamento clínico do clube a regressar ao ativo.

Emiliano Velázquez, emprestado pelo Atlético Madrid aos Guerreiros, também já se integrou com o grupo de trabalho, tenfo feito trabalho específico.

José Peseiro não pode contar com Marafona (Portugal), Ricardo Horta (Sub-21), Hassan (Egito), Stojiljkovic (Sérvia), Vukcevic e Bakic (Montenegro) por estarem ao serviço das respetivas seleções.

A Bola

JotaCC

ECLIPSE DA DUPLA
Hassan e Stojiljkovic deixaram de fazer golos depois de Peseiro os ter separado. Esta época, ainda só marcaram por uma vez...

Stojiljkovic e, sobretudo, Hassan precisam de mais minutos para chegar ao golo do que na última temporada. Peseiro tem evitado juntá-los em campo, e ainda há Rui Fonte para lançar...


Há saudades desta dupla do atque bracarense

Hassan e Stojiljkovic valeram 29 golos na última época (um terço do total do Braga), num feito capaz de os transformar numa das duplas de ataque mais temíveis em Portugal. No entanto, esta temporada, José Peseiro optou por separá-los em campo por "questões de ordem tática" – entende que com a perda de Luiz Carlos, Josué e Rafa não tem jogadores no meio-campo com capacidade para suportar esta dupla de pontas de lança – e com isso desapareceram também os golos no plano individual. Hassan tem sido quase sempre a primeira opção do treinador (titular em oito de dez partidas), mas ainda só marcou por uma vez, num total de 731 minutos de competição; Stojiljkovic também só festejou numa ocasião, ainda que com menos tempo de jogo, apenas 236 minutos repartidos por sete encontros, cinco deles na condição de suplente utilizado. Na comparação coma época passada, os dois jogadores precisam agora de mais tempo para chegar ao golo, sobretudo Hassan, que com Paulo Fonseca marcava a cada 232 minutos e, até este momento, "gastou" 731 minutos para fazer um golo. Neste esquema de José Peseiro, têm sido os extremos a chegar com maior frequência ao golo, com Pedro Santos (quatro) e Wilson Eduardo (três) em plano de destaque neste particular. O eclipse da dupla de goleadores da época passada está diretamente relacionada com a forma como a equipa se tem disposto em campo, mas também, no caso de Stojiljkovic, pela ausência dos minutos de jogo na comparação com aqueles que lhe foram oferecidos na época passada. Apesar da pouca eficácia revelada nesta época, os dois jogadores voltaram a ser chamados às respetivas seleções para os próximos compromissos internacionais.
A esta equação dos avançados há, porém, um dado novo a acrescentar para o que se segue: Rui Fonte. O avançado está completamente recuperado da lesão que o impossibilitou de estar disponível no início da época e continua à espera de uma oportunidade para se estrear pelo Braga (já esteve três vezes no banco). Ainda que com características diferentes de Hassan e Stojiljkovic, falta perceber como é que Peseiro vai encontrar espaço para introduzir Rui Fonte na rotatividade no ataque, até porque Hassan e Stojiljkovic ainda só coabitaram em campo durante 66 minutos, e sempre nas fases finais de três partidas diferentes. Curiosamente, ou talvez não, num desses jogos, a receção ao Rio Ave, Stojiljkovic marcou o golo que deu o empate (1-1) aos arsenalistas.



MINUTOS
66
Esta época, Hassan e Stojiljkovic só coabitaram em campo durante 66 minutos. E o sérvio marcou o golo do empate na receção ao Rio Ave...



Avançados já treinam nas seleções

Apesar da pouca eficácia de Hassan e da escassez de minutos de Stojiljkovic durante esta época, os dois avançados voltaram a ser chamados às respetivas seleções tendo em vista os jogos de qualificação para o Mundial'2018. O Egito defronta o Congo, em Brazavile, no próximo domingo, enquanto a Sérvia visita já amanhã a Moldávia antes de receber a Áustria, em Belgrado, também no domingo. Vukcevic e Bakic, que foram chamados à seleção do Montenegro, vão jogar frente Cazaquistão (sábado) e Dinamarca (terça-feira).



AUSENTES
9

Para além dos três lesionados, José Peseiro não contou, no regresso ao trabalho, com mais seis internacionais: Marafona, Ricardo Horta, Vukcevic, Bakic, Stojiljkovic e Hassan



TREINOVELÁZQUEZ REGRESSA AO RELVADO

Velázquez voltou ontem a treinar no relvado, ainda que de forma condicionada, enquanto Oti reapareceu já integrado, colocando-se à disposição de José Peseiro para os jogos que se seguem. No regresso ao trabalho depois do empate (1-1) frente ao Arouca, o plantel do Braga contou apenas com três ausentes por lesão: Óscar Benítez e os defesas Ricardo Ferreira e André Pinto.

O JOGO

Bruno3429

LEANDRO: "ESTOU A CUMPRIR UM SONHO DE CRIANÇA"

São dias felizes os que Leandro vive atualmente na sua jovem carreira. A realizar um excelente início de temporada – é o melhor marcador do SC Braga B com três golos e um dos jogadores mais utilizados por Abel Ferreira – o avançado cumpre agora o sonho de representar a Seleção Nacional, após ter sido chamado por Emílio Peixe para o estágio de preparação para o Campeonato do Mundo Sub-20, que se realiza na Coreia do Sul, em 2017. A tornar ainda mais especial esta sua estreia, Leandro deparou-se com a feliz coincidência de poder realizar "um sonho de criança", na sua cidade natal, Rio Maior, onde a equipa lusa se encontra a trabalhar. "Representar a Seleção Nacional é um sonho de criança. Claro que o facto de estarmos na minha cidade torna este momento ainda mais especial, mas vestir esta camisola já é uma realização que eu esperava há muito tempo".

Neste momento marcante da sua carreira, Leandro conta com o apoio especial do companheiro e amigo Xadas, com quem assume ter "uma amizade muito forte". "A relação que tenho com o Xadas é muito boa. Agora temos a oportunidade de estar juntos no clube e na seleção e claro que temos uma amizade muito forte, tanto dentro como fora do campo. É verdade que ele me tem ajudado bastante a ser integrado na equipa mas os outros colegas também têm sido acessíveis", frisou.

O avançado de 19 anos assumiu ainda estar a ser bem recebido por todos e que, por isso, a integração está a ser fácil. O grupo, esse, qualifica de "unido e muito trabalhador", prevendo grandes coisas para o futuro. "Acho que o facto de eles já estarem juntos há muito tempo ajuda à integração de jogadores novos. Este é um grupo unido, muito trabalhador, que pode atingir coisas ainda melhores do que aquelas que já atingiu".

SCBraga