News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/10

Started by JotaCC, 03 de October de 2016, 09:45

Previous topic - Next topic

JotaCC

Alma guerreira não chegou para levar SC Braga ao pódio

A alma guerreira não foi suficiente e esbarrou em algum cansaço fruto da viagem europeia a meio da semana e em algumas decisões do trio de arbitragem que acabaram por influenciar o jogo. O SC Braga falhou o acesso ao segundo lugar da Liga, ao ceder um empate em Arouca, em jogo que fechou a 7.ª jornada do campeonato, partida em que esteve em vantagem no marcador, fruto de um golo de Pedro Santos. A cinco do final, um livre muito contestado pelos arsenalistas deu a Walter González o empate e a divisão de pontos.

O SC Braga entrou forte em campo e no primeiro quarto de hora só deu mesmo futebol com as cores arsenalistas. Logo aos três minutos, Wilson Eduardo deu o primeiro aviso, num remate que passou muito perto da baliza de Bracali.

O Arouca só começou a reagir a partir dos vinte minutos, a tentar ter mais bola e Matheus foi colocado à prova com uma brilhante defesa. Cruzamento de Anderson Luís, ao segundo poste, onde surgiu Zequinha a cabecear para uma grande intervenção do guardião. Nuno Valente foi um dos homens mais atrevidos do Arouca e, após jogada de envolvimento entre Zequinha e Carleto, cabeceou por cima.

Os números ao intervalo demonstram a superioridade arsenalista: 58% de posse de bola contra 42 do Arouca, em termos de remates três para cada lado.
No segundo tempo, os guerreiros voltaram a entrar fortes e a arte de Pedro Santos fez o resto. Grande momento de futebol, numa jogada começada e terminada pelo extremo e de envolvimento com Alan. O capitão serviu Pedro Santos que, de pé direito, atirou em cheio sem hipóteses para Bracali.

O golo traduzia a superioridade bracarense, mas, em vantagem no marcador, a equipa acabou por bai xar muito o bloco, recuou no terreno perante a reacção do Arouca, e sofreu. Walter González saltou do banco para dar o empate, na sequência de um livre batido por Carleto. Matheus tocou na bola, mas deixou cair o esférico...Walter estava atento e não desperdiçou na recarga. Balde de água fria na ambição dos guerreiros a cinco minutos do apito final.

José Peseiro: "São três erros determinantes"

José Peseiro mostrou-se bastante crítico no final do jogo em Arouca, perante as decisões do trio de arbitragem chefiado por Hugo Miguel. Técnico do SC Braga não poupou nos elogios aos jogadores, que diz serem verdadeiros "guerreiros".

"Foi um bom jogo, uma primeira parte muito boa, assim como a segunda, até começarmos a sentir algum desgaste, porque jogámos há três dias, chegámos de madrugada e não conseguimos recuperar a cem por cento. Fomos enormes, fomos guerreiros, podíamos ter resolvido mais cedo, infelizmente sofremos o golo numa fase em que o Arouca pressionou mais devido à falta de frescura da nossa equipa", sublinhou o treinador, criticando depois a actuação de Hugo Miguel.

"Há um pénalti a nosso favor, claro, pénalti claro, em que o Djavan vê cartão amarelo e é transformado contra nós. Depois o nosso guarda-redes sai, bate a bola e escorregou, é uma falta que não existe, um amarelo ao nosso guarda-redes e que deu golo. Depois o Hassan é agarrado dentro da área. São três lances que podem definir o jogo, não quer dizer que perdemos por isso, mas são três erros determinantes para o jogo", explicou Peseiro. "São dois pontos perdidos pelos erros da arbitragem que nos penalizaram muito", rematou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Walter surge na hora certa
Braga desliga-se do jogo após o golo de Pedro Santos e é castigado com o empate perto do fim

"Fomos nós que procurámos mais a vitória e o Braga adiantou-se no marcador contra a corrente de jogo. Aos poucos, vamos somando pontos e confiança. Há que continuar a trabalhar"
Lito Vidigal
Treinador do Arouca
"Sentimos algum desgaste. Isso notou-se na parte final do jogo, mas fomos guerreiros e podíamos ter marcado mais golos. Ficaram dois penáltis por marcar a nosso favor"
José Peseiro
Treinador do Braga


Walter saltou do banco para dar um pingo de justiça ao duelo entre Arouca e Braga, que terminou com um empate a um golo. Os arouquenses mantêm a trajetória de recuperação na Liga, enquanto os bracarenses falharam o assalto ao segundo lugar.
Dispostos a fazer jus ao seu epíteto, os Guerreiros do Minho deixaram para trás as agruras da deslocação à Ucrânia e carregaram na tábua desde cedo. Wilson Eduardo foi um terror no arranque e quase marcava logo aos dois minutos, de livre. O Arouca demorou a acertar as peças, mas, quando o fez, estancou o fluxo ofensivo forasteiro e, com um futebol simples e prático, criou as melhores oportunidades da etapa inicial. Primeiro foi Zequinha, de cabeça, a obrigar Matheus a defesa apertada. Pouco depois, boa jogada pela esquerda, Carleto apontou à cabeça de Nuno Valente, mas o cabeceamento do médio saiu por cima.
A segunda metade abriu o com o golo de Pedro Santos, que bateu Bracali com um remate colocadíssimo. O Braga parecia bem lançado, mas eclipsou-se após a vantagem. Os culpados? Os minhotos, que adormeceram, Vidigal e o seu Arouca, que assumiram as despesas.
Walter foi lançado às feras e deu outra dimensão física ao eixo do ataque. Os locais carregaram e foram, literalmente, felizes. Carleto, de li-vre, atirou à figura de Matheus, mas o guardião de- fendeu para a frente e Walter aproveitou para empatar.

POSITIVO E NEGATIVO
+ Rosic e Jubal, dois centrais calmeirões, reis das áreas nas respetivas equipas. Wilson Eduardo deu vivacidade ao setor ofensivo bracarense. Anderson Luís ofereceu profundidade no ataque e esteve bem a defender pelo Arouca.

- Zequinha foi muito voluntarioso, é certo, mas raramente decidiu bem no ataque do Arouca. Nuno Valente esteve bastante apagado. Matheus borrou a pintura bracarense no lance do golo do empate. Alguém deu por Hassan em campo?

- Deixou passar em claro um penálti de Anderson Luís sobre Djavan, aos 22m.


Galos aproveitam expulsão e quebram jejum

Aos 12 minutos, Paulinho desperdiçou um penálti, a castigar mão na bola de D'Alberto, que foi expulso. Contra dez unidades, o Gil Vicente marcou na segunda parte, por Paulinho, de cabeça, após canto de Arthur, e Abou Toure. Leandro ainda reduziu a diferença aos 78 minutos, mas os gilistas conseguiram segurar o resultado, fechando um ciclo de oito jogos sem vencer.

JN

Bruno3429

SALVADOR: «É COM PESEIRO QUE VAMOS ALCANÇAR OS NOSSOS OBJETIVOS»
Presidente dos minhotos defende treinador no Canadá

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, disse este domingo à agência Lusa em Toronto, no Canadá, que José Peseiro "é o treinador da equipa" apesar da insatisfação de alguns adeptos.

"Não é como começa, é como acaba. É uma maratona, quem chegar em primeiro ao fim terá mais pontos. É com José Peseiro que vamos alcançar os nossos objetivos", afirmou António Salvador no sábado, dia em que o Braga empatou em Arouca (1-1) na sétima jornada da Liga NOS.

O dirigente arsenalista reconheceu que alguns dos associados e adeptos, fruto da 'grandeza' do Sporting de Braga', são exigentes e não ficam satisfeitos com algumas prestações menos conseguidas da equipa. "O José Peseiro é um grande treinador, que já deu muito no passado ao Sporting de Braga, uma Taça da Liga, uma apuramento direto para a Liga dos Campeões que foi muito importante", reconheceu.


António Salvador recordou ainda que esta temporada a equipa de futebol teve uma "grande mudança no seu plantel", a perder alguns dos seus titulares. "Não nos podemos esquecer que houve uma mudança muito grande no plantel, com a saída de cinco dos jogadores que eram titulares no ano passado. Temos mais pontos do que tínhamos a época passada com Paulo Fonseca", justificou.

Quanto à prestação na Liga Europa, após a derrota na Ucrânia com o Shakhtar Donetsk, o presidente do clube minhoto reconheceu que o próximo jogo será crucial, referindo-se ao encontro da terceira jornada do Grupo H, no terreno dos turcos do Konyaspor, a 20 de outubro.

"O Braga vai ter de ganhar no próximo jogo, na Turquia, que será decisivo, se quiser pensar em passar à fase seguinte, que é um dos objetivos a que nos propusemos", frisou.

Para António Salvador, tirando o Shakhtar Donetsk, tanto os belgas do Gent como os turcos do Konyaspor, são equipas que "não são muito conhecidas", mas "são adversários fortes", estando ainda em disputa 12 pontos, em quatro jornadas, encontrando-se "tudo em aberto".

Quanto à hipótese de Portugal perder uma equipa na Liga dos Campeões devido à modesta prestação esta temporada da prestação dos clubes portugueses, e não amealhar os pontos suficientes no 'ranking' da UEFA, o dirigente diz estar a torcer pelos três grandes.

"Aqui não há clubismo, há o futebol português, e o Sporting de Braga quer que o FC Porto, o Benfica e o Sporting vençam, para que no futuro possamos ter mais equipas nas competições europeias, nomeadamente, consigamos manter três equipas na Liga dos Campeões e duas a três equipas na Liga Europa", sublinhou.

O líder bracarense recordou ainda que o clube tem como objetivo principal esta temporada o quarto lugar na Liga portuguesa, apurando-se diretamente para a Liga Europa e posicionando-se o mais próximo dos 'três grandes', e nas competições europeias "passar aos oitavos de final".

António Salvador esteve durante o fim de semana no Canadá, nas comemorações do 30.º aniversário do Centro Comunitário Arsenal do Minho de Toronto, a filial número um do Sporting de Braga.

Record

JotaCC

Sp. Braga deixa ficar dois pontos em Arouca
O Sp. Braga cedeu ontem um empate (1-1) em Arouca, em jogo da 7.ª jornada da Liga, falhando já muito perto do fim da partida a "colagem" a FC Porto e Sporting na tabela.

José Peseiro, com diversas alterações em relação ao último jogo do campeonato, encontrou muitas dificuldades para controlar um Arouca a lutar pela sobrevivência e que optou por ceder a iniciativa, esperando em bloco o erro do adversário.
O Sp. Braga entrava forte e chamava Goiano ao corredor direito, investindo na frescura de Djavan, na esquerda. O Arouca percebia o risco de um jogo de expectativa e abraçava a ideia de que poderia explorar a irreverência de Zequinha, na esquerda. O plano ganhou forma e só uma intervenção oportuníssima de Matheus conseguiu evitar o golo.
José Peseiro, porém, viu a vitória começar a desenhar-se no pé direito de Pedro Santos (48'), após combinação perfeita com Alan. O Arouca era obrigado a desmontar a estratégia, prescindindo de Nuno Valente para chamar Crivellaro. O Sp. Braga respondia reforçando os níveis de organização, mas uma saída de Matheus acabaria por ser punida com um livre de onde nasceu o golo do empate, assinado por Walter (85').

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga empata e falha colagem a Porto e Sporting
Bracarenses estiveram a vencer até ao minuto 84, altura em que o Arouca garantiu um ponto. V. Setúbal voltou a perder em casa

I LIGA O Sporting de Braga falhou ontem a colagem ao grupo dos segundos classificados, em que estão FC Porto e Sporting, ao empatar 1-1 em Arouca. A equipa de José Peseiro esteve a vencer desde os 48 minutos, altura em que Pedro Santos marcou o quarto na Liga, mas a seis minutos dos 90 o paraguaio Walter González, na recarga a um livre de Thiago Carletto, permitiu aos arouquenses somar o segundo empate consecutivo.
A equipa de Lito Vidigal fugiu desta forma à zona de despromoção, apesar de ter os mesmos pontos que o Tondela, a primeira equipa abaixo da linha de água. Já o Sporting de Braga permanece no quarto lugar, a dois pontos de Sporting e FC Porto, e com outros tantos pontos de vantagem sobre o Desp. Chaves.

Em queda livre está o Vitória de Setúbal, que ontem foi derrotado no Bonfim pelo Marítimo por 1-0. O brasileiro Dyego Sousa, aos 55 minutos, permitiu à equipa agora treinada por Daniel Ramos somar o segundo triunfo consecutivo, estando agora no grupo dos oitavos classificados, com nove pontos.
Os sadinos, depois de um arranque promissor de campeonato, sofreram a terceira derrota consecutiva e já não vencem há quatro partidas. E o desaire da equipa de José Couceiro até podia ter sido mais dilatado, não fosse o médio brasileiro Fransérgio ter falhado um penálti em cima do minuto 90... o médio rematou ao lado.
O Boavista, que já não vencia desde a primeira jornada, voltou ontem a somar os três pontos ao bater, no Bessa ,o Moreirense por 2-0. Contudo, a equipa de Erwin Sánchez apanhou um susto quando o árbitro Jorge Ferreira mandou marcar penálti, aos 26 minutos, a castigar falta de Nuno Henrique sobre Nildo Petrolina. No entanto, o Roberto permitiu a defesa do guarda-redes boavisteiro Agayev. Pouco depois o defesa-central Lucas Tagliapietra abriu o marcador, de cabeça após cruzamento de Fábio Espinho, e a sete minutos do final da partida foi o senegalês Idris Mandiang a estabelecer o resultado final na sequência de um canto de Iuri Medeiros.
Ao averbar a quarta derrota consecutiva, o Moreirense, treinado por Pepa, afunda-se no último lugar da classificação.

DN

JotaCC

SEGUNDO LUGAR FUGIU NAS MÃOS DE MATHEUS
O Braga esteve a cinco minutos de se juntar a Sporting e FC Porto no segundo lugar da Liga. O Arouca escapou ontem do último...

Pedro Santos voltou a fazer a diferença e a colocar o Braga em vantagem, mas a boa resposta do Arouca e as mãos menos firmes de Matheus acabaram por trazer justiça ao resultado


Ninguém ficou contente com o empate em Arouca. Nuno Coelho e Vukcevic são a imagem do desalento

O Braga desperdiçou a oportunidade de se juntar a Sporting e FC Porto no segundo lugar do campeonato, com um empate que o Arouca fez por merecer, sobretudo pelo que fez durante boa parte do segundo tempo. Depois da derrota europeia de quintafeira, José Peseiro fez quatro alterações no onze, oferecendo a titularidade a Matheus, Djavan, Pedro Tiba e Alan (em detrimento de Marafona, Baiano, Vukcevic e Ricardo Horta), enquanto Lito Vidigal repetiu a equipa que conseguiu chegar ao empate na segunda parte do último jogo em Belém, com Kuka a desempenhar novamente o papel de ponta de lança – sem sucesso, diga-se.
O Braga entrou melhor, mais dominador, ainda que apenas tenha conseguido criar desequilíbrios através da verticalidade e velocidade de Djavan – num desses lances, aos 23', ficou por assinalar um penálti sobre o brasileiro, a punir falta de Anderson Luís. Com o passar dos minutos, o Arouca começou a esticar o jogo para perto da área adversária e acabou por ter as duas melhores oportunidades da primeira parte, desperdiçadas pelas cabeças de Zequinha (24') e Nuno Valente (34').
A entrada no segundo tempo fez-se com o golo arsenalista, mais um grande momento de Pedro Santos, numa excelente (e única?) jogada coletiva dos arsenalistas. Foi também o único remate que a equipa de Peseiro conseguiu colocar na direção da baliza de Bracali durante todo o jogo, num dado que ajuda a explicar o que se seguiu. Lito mexeu bem na equipa – ao contrário de Peseiro –, lançou Walter González, Crivellaro e Matheus e o Arouca melhorou significativamente a produção no último terço de terreno, ainda que o Braga, nesta fase encolhido no seu meiocampo, parecesse ter o jogo controlado. Pura ilusão, que um dos muitos livres de Carleto e a recarga de Walter González confirmaram. É caso para dizer que o Braga deixou escapar a vitória que nunca teve na mão...



FILME DO JOGO

3' Livre de Wilson Eduardo, com a bola a passar rente à barra.
24' Cruzamento da direita de Anderson Luís, a encontrar a cabeça de Zequinha ao segundo poste. A bola sai colocada, mas Matheus ainda consegue defender para canto.
34' Zequinha e Carleto desenham uma boa jogada sobre a esquerda, com novo cruzamento a encontrar a cabeça de Nuno Valente. Desta vez sai por cima.
39' Remate de Artur na sequência de um livre direto para defesa atenta de Matheus.
48' [0-1] Grande golo. Jogada de combinação entre Alan, Hassan e Pedro Santos, com este a rematar à entrada da área, de pé direito, junto ao poste da baliza de Bracali.
78' Anderson Luís ganha espaço na direita e tira um bom cruzamento, que Rosic, em esforço, corta pela linha de fundo.
79' Contra-ataque do Braga, em clara vantagem numérica, mas o cruzamento de Pedro Santos, que ia na direção do isolado Wilson Eduardo, foi cortado no último momento por Crivellaro.
85' [1-1].
86' Wilson Eduardo isolado, tenta o chapéu, mas a bola sai por cima.


PEDRO TIBA RECUO NO TERRENO E "LANCES DE BOLA PARADA"

O empate em Arouca deixou um travo de frustração a Pedro Tiba. "Os primeiros 45 minutos foram todos nossos, estivemos sempre por cima do jogo, faltou-nos ir para o intervalo em vantagem. Depois de fazermos o golo, recuámos em demasia", analisou o médio do Braga: "Podíamos ter feito mais, depois do golo. Sabíamos que os lances de bola parada são um ponto forte do Arouca."


SOLIDÁRIO SALVADOR DEFENDE JOSÉ PESEIRO EM TORONTO

António Salvador está no Canadá na celebração do 30.º aniversário do Arsenal do Minho, filial número um do clube, onde defendeu o treinador José Peseiro da contestação dos adeptos, após o empate em Arouca. "Não é como começa, é como acaba. É uma maratona, quem chegar em primeiro ao fim terá mais pontos. É com José Peseiro que vamos alcançar os nossos objetivos", afirmou o líder.


EUROPA KONYASPOR VENCE E TREPA NA CLASSIFICAÇÃO

O próximo adversário do Braga na Liga Europa venceu ontem, por 1-0, na receção ao Adanaspor, em jogo referente à sexta jornada da liga turca. O único golo da partida foi apontado por Vukovic, aos 78 minutos, e permitiu que o Konyaspor subisse ao oitavo lugar do campeonato, com nove pontos, menos sete do que o líder Basaksehir. O jogo com o Braga está marcado para o dia 20.


DOIS MESES À ESPERA DE VENCER

"Regressamos às vitórias, e devia ter acontecido mais cedo..."
Álvaro Magalhães
Treinador do Gil Vicente "Com este árbitro temos duas derrotas e duas expulsões..."
Abel Ferreira
Treinador do Braga B


Dois meses, uma derrota e seis empates depois, o Gil Vicente regressou às vitórias. Foi novamente em Barcelos perante o Braga B que, desde o minuto 11, jogou apenas com dez, após expulsão por mão na bola do lateral D'Albert, num lance que resultou num penálti falhado por Paulinho. No entanto, o avançado redimiu-se aos 50', cabeceando para golo, após canto de Arthur. O Gil Vicente apresentou-se ofensivamente mais esclarecido mas, mesmo assim, longe de ser uma equipa que intimida. O segundo golo foi apontado pelo irrequieto Touré que recebeu um passe preciso de Alphonse, o melhor em campo. O Braga B ainda reduziu, por Leandro que marcou em fora de jogo não assinalado pelo árbitro.

O JOGO

Zav

António Salvador defende Peseiro: «É um treinador que já deu muito no passado ao SC Braga»

António Salvador, em visita ao Canada, e em declarações aos jornalistas presentes no país, defendeu o treinador do SC Braga, José Peseiro, que tem sido muito criticado pela massa associativa dos 'Guerreiros', dizendo que o técnico já deu muito ao clube bracarense.

«É um grande treinador que já deu muito no passado ao SC Braga na passagem que teve, deu a primeira Taça da Liga da história do clube, teve um apuramento direto para a Liga dos Campeões, que foi muito importante, e internamente, este ano, mesmo não tendo as exibições conseguidas como gostaríamos e como os nossos adeptos gostariam, mas isso faz ver a grandeza que é o SC Braga porque os nossos adeptos são exigentes e querem que o clube ganhe mais vezes. Mas não podemos esquecer que houve uma mudança muito grande no plantel», disse o presidente do SC Braga.

Um dos objetivos da ida de António Salvador ao Canada é a implementação de escolas do SC Braga no país, para aumentar a divulgação do clube no estrangeiro:

«Queremos implementar aqui (Canada) as escolas do SC Braga através do Arsenal do Minho porque acho que é uma forma de divulgação do SC Braga, mas além disso, é uma questão social, é uma questão cultural, aonde as crianças e os mais jovens possam ter a sua aprendizagem no futebol.»

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=633860