News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/09

Started by Bruno3429, 27 de September de 2016, 08:22

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guardiões com identidade guerreira
Joana Russo Belo

Criar uma identidade única. Num ADN à SC Braga e guerreiros do Minho desde os escalões de formação à equipa sénior. É este o grande desafio da escola de guarda-redes do SC Braga, que ontem abriu mais uma temporada de trabalho, no Estádio 1.º de Maio. São cerca de 50 jovens atletas, de vários escalões - numa escola aberta também a outros clubes - que todas as segundas-feiras vão treinar para chegar ao topo.

Marafona, Matheus, Tiago Sá e Rute Costa - guarda-redes das equipas principais - deram o pontapé de saída na nova época e deixaram o testemunho.
"Este foi o maior clube que representei na minha carreira e chegar até aqui é difícil", confessou Marafona, num sentimento partilhado por Tiago Sá. "Comecei como vocês, aqui na escola. Têm de trabalhar muito para defenderem penáltis pelos SC Braga", revelou o guardião.

Há nove anos que a escola de guarda-redes forma atletas com um grande objectivo: "a prioridade é formação interna dos nossos guarda-redes, para que tenham uma identidade clara e para quando virmos um guarda-redes do clube, tanto nos iniciados como juniores, se veja que há identidade", explicou Jorge Vital, coordenador da escola, lembrando "os grandes guarda- -redes" em 13 anos de percurso no clube, casos de Eduardo e Quim. "O SC Braga sempre deu grandes guarda-redes tanto à selecção como ao próprio clube".

Herói Armando homenageado

A abertura da escola de guarda-redes do SC Braga contou com um momento especial: Armando da Silva, antigo guardião arsenalista e herói da conquista da Taça de Portugal em 1966, de 77 anos, recebeu das mãos dos actuais guarda-redes do plantel principal uma camisola personalizada e evocativa da conquista dos troféus em 1966 e na temporada passada.

Correio do Minho

Bruno3429

PRIMEIRA VEZ PARA MARAFONA NA EUROPA
José Peseiro deverá preterir Matheus frente ao Shakhtar Donetsk

Matheus defendeu a baliza bracarense frente ao Gent, perdeu o lugar na Luz e voltou à titularidade na última partida dos guerreiros do Minho no campeonato, frente ao V. Setúbal. Mas Marafona, que saiu tocado da Luz e não foi convocado para o jogo com os sadinos, já está completamente disponível e deverá ser a escolha de José Peseiro para a baliza dos bracarenses, na próxima 5ª feira, em Lviv, frente ao Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca.
Ao contrário das primeiras análises, o treinador dos arsenalistas não vai fazer rotação nos guarda-redes entre o campeonato e as taças nacionais e a competição europeia. Irá para a baliza quem o treinador entender que está em melhores condições.

Matheus correspondeu nas duas vezes em que foi chamado esta época mas Marafona também não tem comprometido e, por isso, Peseiro, certamente com os conselhos de Jorge Vital, o responsável pela preparação dos guarda-redes, decidirá sem qualquer tipo de formatação prévia.
Curiosamente, Marafona foi uma escolha de Paulo Fonseca em janeiro deste ano, quando o Sp. Braga perdeu Kritciuk e precisou de recrutar outro guarda-redes que desse boas garantias, tendo a escolha recaído no então titular da baliza do Paços de Ferreira, equipa onde na época anterior, mas quando Marafona ainda defendia a baliza do Moreirense, o atual treinador do Shakhtar Donetsk tinha brilhado de novo.
Com Paulo Fonseca, defendeu por 14 vezes a baliza dos guerreiros do Minho enquanto Matheus defendia nas taças nacionais e em duas rondas europeias. Mas na final da Taça de Portugal que o Sp. Braga conquistou no Jamor frente ao FC Porto quem foi para a baliza foi Marafona.
Note-se ainda que Marafona, que até já foi chamado à nossa Seleção principal, ainda não tem qualquer jogo nas provas europeias, avizinhando-se, por isso, a possibilidade de fazer a sua estreia precisamente em Lviv, na próxima 5ª feira, no estádio onde o Shakthar faz os seus jogos desde que Donetsk se tornou uma cidade debaixo de fogo.

Autores: Eugénio Queirós e José Mário

Record

JotaCC

De olhos postos na defesa das balizas
Braga Clube assinalou o arranque da nona temporada da Escola de guarda-redes. Mais novos ouviram conselhos dos mais velhos

O Estádio 1.º de Maio, casa do Sporting de Braga antes da mudança de aposentos, foi palco de um encontro de guarda-redes, ex-guarda-redes e aspirantes a guarda-redes, organizado no âmbito do início dos trabalhos da Escola de guarda-redes do clube, a entrar no nono ano de funcionamento.


Cerca de meia centena de jovens treinam todas as segundas-feiras na Escola de guarda-redes

A Marafona, Matheus e Tiago Sá, os homens das balizas na equipa principal, juntaram-se Curro Harrillo, Tiago Pereira e Clemente, guardiões da equipa B, e Rute Costa, guarda-redes da equipa feminina do clube, mais meia centena de atletas, dos 7 aos 18 anos, que foram todo ouvidos para os conselhos dos mais habituados à solidão do ofício. Quais remates, as perguntas foram defendidas – perdão, respondidas – antes do primeiro treino da nova época.
Jorge Vital, treinador de guarda-redes da equipa principal e coordenador da escola, salientou a importância da aposta na formação de guarda-redes. "Ao longo das anteriores temporadas, conseguimos criar identidade Braga nos guarda-redes que por cá passaram. Seja na equipa principal, nos juniores ou iniciados, um guarda-redes do Braga tem um conjunto de princípios, de comportamentos e de atitudes em jogo que são características do Braga, um clube que tem formado guarda-redes de excelência. Esta formação que aqui damos, com técnicos categorizados, garante que não só o Braga como o futebol português terão guarda-redes de qualidade no futuro", referiu o ex-guardião.
A iniciativa serviu também para homenagear um dos nomes grandes das balizas arsenalistas. Aos 77 anos, Armando da Silva, guarda-redes do Braga na final da Taça de Portugal de 1966, recebeu uma camisola alusiva à conquista de 22 de maio deste ano, dia em que os braguistas fizeram a festa no Estádio do Jamor.



Central André Pinto mais longe de Lviv

A utilização de André Pinto no jogo de depois de amanhã (18 horas, SIC), em Lviv, frente ao Shakhtar Donetsk, da segunda jornada da Liga Europa, continua em dúvida. O central voltou ontem a falhar o treino do Braga, mantendo-se à margem do plantel, a recuperar de um traumatismo no pé esquerdo. Ainda que não esteja descartado, o tempo de recuperação escasseia, abrindo caminho à dupla Artur Jorge/Rosic no eixo defensivo, à semelhança do sucedido no sábado, na receção ao Vitória de Setúbal. Ontem, a novidade passou pela integração de Oti, que teve alta do departamento clínico, mantendo-se os restantes jogadores indisponíveis. Entretanto, a UEFA nomeou o alemão Tobias Stieler para arbitrar o jogo na Ucrânia.


André Pinto

Com José Peseiro de cabeça às voltas com as ausências na defesa, André Pinto teima em não desanuviar o cenário. O central dos "arsenalistas" continua longe do relvado e, a três dias do embate com o Shakhtar, não dá sinais de que possa recuperar a tempo do reencontro com Paulo Fonseca, em Lviv.

JN

JotaCC

TUDO POR ANDRÉ PINTO
Ausente desde que se lesionou, há mais de uma semana, na Luz, o central ainda não treinou ontem. Apesar do esforço dos responsáveis do clube, dificilmente jogará em Lviv, com o Shakhtar

Central deve viajar para a Ucrânia, mas tudo indica que não poderá defrontar a equipa de Paulo Fonseca. Nunes, antigo jogador do clube, envia mensagens de confiança "ao miúdo Artur Jorge" e a José Peseiro


André Pinto ainda não está fora de combate, mas não há muito tempo para a sua recuperação

André Pinto voltou ontem a não treinar e dificilmente poderá ser utilizado, quinta-feira, em Lviv, com o Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, na segunda jornada do Grupo H da Liga Europa. Lesionado desde o dia 19, quando saiu aos 72' do jogo na Luz, com o Benfica, o central de 26 anos ficou a recuperar no ginásio e, mesmo que hoje treine com limitações, deve viajar para a Ucrânia. A estratégia dos responsáveis minhotos é fazer todos os possíveis para que seja utilizado.
Com Ricardo Ferreira e o uruguaio Emiliano Velázquez impossibilitados de jogar, também por problemas físicos, José Pese iro terá de apostar na mesma dupla de centrais da receção ao V. Setúbal (Rosic e Artur Jorge) se se confirmar que André Pinto não está em condições de defrontar a equipa ucraniana.
Nunes, defesa-central do Braga entre 2004 e 2006, defende que, não se sabendo se André Pinto recupera, "é sempre uma dor de cabeça" para o treinador e, caso não esteja disponível, "a equipa ressentir-se-á por não ter centrais experientes que são importantes no equilíbrio coletivo". O agora treinador, neste momento sem clube – foi adjunto de Nandinho na época passada no Gil Vicente –, sublinhou que por vezes"o azar de uns é a sorte de outros por terem oportunidade de jogar, o que seria difícil senão houvesse lesões ". E, acrescentou que o "único remédio" de José Peseiro "é não entrar em lamentações". Terá, por isso, que"demonstrar confiança no onze e, sobretudo, no jogador que tem menos rodagem e experiência a nível internacional".
Como é o caso de Artur Jorge, central de 22 anos da equipa B que ocupou o lugar de André Pinto no jogo contra o Benfica e,no sábado, fez dupla com Rosic, contra os sadinos ."Ansiedade vai sentir. A eventual estreia na Liga Europa mexe de certeza com o miúdo, como com qualquer profissional. Depende do apoio e da confiança que lhe for dada. Deve, acima de tudo, pensar que há jogadores muito mais experientes que também acusam imenso a responsabilidade."



AVALIAÇÃO DE NUNES

Central experiente faz sempre falta
"O André Pinto é um jogador experiente e é uma referência do Braga. Tem uma boa estatura, é muito forte no jogo aéreo, com boa leitura de jogo e se não recuperar faz falta à equipa."

Rosic adaptou-se e é capaz de cumprir
"O Rosic ainda jogou pouco, mas o Braga reforça-se, todos os anos, com jogadores que acabam por ser importantes. O sérvio adaptou-se bem e tem capacidade para cumprir. Com tempo só tem a melhorar."

Artur Jorge não tem que ter medo
"O Artur Jorge é da equipa B, tem apenas um jogo completo na principal, mas tem um ponto a favor: o pai dele [antigo central] pode dar-lhe bons conselhos. Depende do carácter dele, mas não tem que ter medo de jogar contra o Shakhtar."



Herói de 1966 homenageado

Marafona, Matheus e Tiago Sá deram ontem uma camisola do clube a Armando, um dos heróis da conquista da Taça de Portugal em 1966. Um ato simbólico que decorreu durante a visita dos três guardiões ao 1.º de Maio para presenciarem um dia de trabalho da escola de guarda-redes do Braga. Fundada há nove anos, tem cerca de 50 atletas da formação, coordenada por Vital.


DESTA VEZ SRNA NÃO PODE JOGAR
O lateral croata, autor de um dos golos do 4-0 de abril deste ano, está lesionado. Uma baixa importante para Paulo Fonseca

Srna não estará em condições de defrontar o Braga. O experiente lateral-direito do Shakhtar Donetsk, que está no clube desde 2003/04 e que participou em qualquer coisa como 504 jogos, treinou ontem com limitações, juntamente com os defesas Rakitskyy e Márcio Azevedo. Por isso, o autor de um dos quatro golos do jogo com o Braga, disputado a 14 de abril deste ano, a contar para a segunda mão dos quartos de final da Liga Europa de 2015/16, não deverá fazer parte das opções de Paulo Fonseca para a receção à sua anterior equipa, quinta-feira, em Lviv. Segundo o site oficial do Shakhtar, o técnico português já contou ontem, no complexo de Svyatoshinskyi, em Kiev, com Anton Kanibolotskyi, guarda-redes de 28 anos e um dos suplentes de Pyatov, e com Vyacheslav Shevchuk, defesa-esquerdo de 37 anos.


OTI TREINA MAS NÃO É SOLUÇÃO

A recuperar de um problema físico desde a pré-época, Oti  começou ontem a treinar no relvado. O avançado ganês ainda trabalhou com algumas limitações, mas caminha para a recuperação total. O jogador que, na época passada, marcou três golos nos 15 jogos em que foi utilizado, por Abel Ferreira, na equipa B, não estará, por isso, muito longe de ser mais uma solução para José Peseiro. O treinador do Braga utilizou-o, no estágio de pré-temporada, no Algarve, com duas equipas inglesas: o Notthingam Forest e o Wigan, jogo em que participou até ao final.

O JOGO






JotaCC

Baliza aberta na Liga Europa e também no campeonato

A baliza bracarense não tem dono. Parece, pelo menos, ser essa a ideia de José Peseiro nos próximos tempos, pelo menos enquanto esta opção resultar. O treinador quer os seus dois guarda-redes – Tiago Sá é o número três da hierarquia – a lutarem pelo lugar na Liga e na Liga Europa em todos os jogos e não a esperarem pela sua vez, como acontecia quando estava predeterminada a competição em que seriam titulares.
Na antecâmara da deslocação a Lviv, na Ucrânia, para o desafio com o Shakhtar Donetsk, a baliza está totalmente em aberto, lê-se na edição desta terça-feira de A BOLA.
A opção de José Peseiro, a manter-se em vigor, acaba por promover a livre concorrência e devolve toda a responsabilidade pela escolha do treinador aos próprios guarda-redes.

A BOLA

Bruno3429

ABEL FERREIRA: "LUTAR ATÉ AO ÚLTIMO SEGUNDO"

O SC Braga B defronta esta quarta-feira, pelas 17H00, o CD Aves, em jogo a contar para 9.ª jornada da Ledman LigaPRO. Após três empates consecutivos, os Gverreiros do Minho entram em campo com o claro desejo de regressar aos triunfos. O técnico Abel Ferreira deu voz às intenções dos bracarenses, na antevisão a um jogo que se espera de grau de dificuldade elevado, perante um "adversário forte" e que será "um grande obstáculo" às intenções dos gverreiros. "Esperamos um adversário muito forte. O CD Aves é, porventura, uma das melhores equipas deste campeonato. É uma equipa que tem um processo de jogo muito bem definido e uma identidade muito própria. Conta com jogadores muito experientes e efetuou um investimento muito forte com o objetivo de subir à I Liga. Portanto, temos um grande obstáculo para ultrapassarmos e um grande desafio para nós. É uma grande oportunidade para continuarmos a crescer enquanto equipa. Vamos encontrar um tipo de dificuldades que ainda não tivemos até agora. É uma equipa que tem um jogo interior muito forte e que o alterna muito bem com o jogo exterior".

A equipa tem apresentado um futebol perfumado e de grande qualidade, mas não tem conseguido aliar isso a vitórias. Contudo, Abel Ferreira reitera que a equipa acredita no trabalho que está a desenvolver, vincando que os seus jovens jogadores estão envolvidos num processo de crescimento sustentado em que, naturalmente, o erro está mais presente. "Acima de tudo é preciso acreditar naquilo que estamos a fazer. O processo está bem feito e os frutos estão aí. Os jogadores percebem perfeitamente aquilo que têm que fazer em cada momento de jogo, mas nem sempre o fazem bem, o que é normal visto que estamos numa fase de aprendizagem. Temos perfeitamente identificado aquilo que é o nosso processo e a nossa forma de jogar. Na nossa equipa o erro está naturalmente mais presente, mas é aqui que os jogadores crescem, aprendem e onde têm uma oportunidade de, após um erro, continuarem a crescer. Há três questões 'mágicas' que eu coloco aos meus jogadores na vitória, no empate ou na derrota, no erro ou no sucesso: 'O que é que isto significou para mim?', 'O que é que eu posso aprender com o que aconteceu?' e 'O que é que eu vou fazer da próxima vez?'. A nossa análise parte sempre destas três perguntas e fazemo-la em cada jogo, procurando corrigi-la no jogo seguinte. Vamos ser fiéis à nossa identidade, está bem definido o que cada um tem de fazer e vamos lutar até ao último segundo pelos três pontos".

SC BRAGA SAD – CONVOCATÓRIA
SPORTING CLUBE DE BRAGA – FUTEBOL, SAD
CONVOCATÓRIA DA ASSEMBLEIA GERAL

Nos termos legais e estatuários e a pedido do Conselho de Administração da Sociedade, convoco os Senhores Accionistas da SPORTING CLUBE DE BRAGA – FUTEBOL, SAD, NIPC 504205498, com sede no Estádio Municipal de Braga, Parque Norte – Monte Castro, Apartado 12, União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, 4700-087 Braga, com o capital social de 6.000.000,00€ (seis milhões de euros), para reunir em Assembleia Geral Ordinária, no Auditório do Estádio Municipal de Braga, sito no Parque Norte – Monte Crasto, União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, em Braga, no dia 27 de Outubro de 2016, pelas 17h00, com a seguinte,

ORDEM DE TRABALHOS:

Ponto Um – Deliberar sobre o relatório de gestão e contas do exercício findo;

Ponto Dois – Deliberar sobre proposta de aplicação de resultados;

Ponto Três – Proceder à apreciação geral da Administração e Fiscalização da Sociedade;

Ponto Quatro – Aprovar o Orçamento da Sociedade (artigo 13.º, alínea a), dos Estatutos da Sociedade);

Ponto Cinco – Apreciação, discussão e votação de proposta de alteração aos Estatutos da Sociedade.

SCBraga

JotaCC

LE: Sp. Braga testado com Paulo Fonseca, Man Utd e Inter procuram vitórias

O Sporting de Braga procura a primeira vitória no grupo H da Liga Europa em futebol, deslocando-se a Lviv para defrontar o Shakhtar Donetsk, na quinta-feira, num jogo que se adivinha muito complicado para a equipa de José Peseiro.

Será um encontro entre técnicos portugueses, com o Braga a reencontrar o seu treinador da última época, o também português Paulo Fonseca, agora no Shakhtar, grande favorito no grupo H e que venceu na Turquia o Konyaspor (1-0) na estreia.

O Braga entrou mal na competição, face ao empate consentido na 'Pedreira' perante os belgas do Gent (1-1), numa ronda inaugural com várias surpresas, em especial as derrotas dos candidatos Manchester United e Inter de Milão.

José Mourinho, pouco habituado à segunda competição da UEFA – que venceu na última vez que a disputou (pelo FC Porto em 2003) – viu os 'red devils' perderem na visita ao Feyenoord e nesta ronda têm que fazer melhor na receção aos ucranianos do Zorya.

No grupo K, o Inter de Milão, comandado pelo antigo internacional holandês Frank De Boer, vem de uma inesperada derrota frente aos desconhecidos israelitas do Hapoel Beer-Sheva, por 2-0.

O central Miguel Vítor, ex-Benfica, marcou um dos golos do triunfo em San Siro, num jogo em que João Mário ficou de fora, devido a lesão, estando agora em dúvida para a visita ao Sparta de Praga, que se apresenta com um novo treinador.

No mesmo grupo, os israelitas recebem agora o Southampton, de Cédric Soares e José Fonte, que venceu tranquilamente na estreia (3-0 ao Sparta de Praga).

Outros portugueses em ação nesta Liga Europa serão também os técnicos Paulo Bento, no Olympiacos, e Paulo Sousa, na Fiorentina, que trazem resultados distintos na estreia. Os gregos venceram e os italianos empataram.

Nesta segunda jornada o Olympiacos, que conta com Diogo Figueiras e André Martins e que somou três pontos em casa do Young Boys, recebe os cipriotas do APOEL, enquanto a Fiorentina, depois de empatar na Grécia com o PAOK, joga em casa com o Qarabag.

Depois de alcançar uma reviravolta no primeiro jogo, 4-3 em casa do Maccabi Telavive (esteve a perder por 3-0), o Zenit, que deverá contar com Luís Neto, recebe o AZ Almaar, enquanto o Nice, de Ricardo Pereira, na liderança da Liga francesa, desloca-se ao campo do Krasnodar, depois de derrotado em casa pelo Schalke 04 (1-0).

Na ronda realce ainda para o Panathinaikos, de Zeca, que viaja até ao terreno do Celta de Vigo. Os dois emblemas têm maus resultados na estreia: os espanhóis empataram em casa do Standard Liège e os gregos perderam em casa com o Ajax.
Programa da jornada:

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016
FK Astana - Young Boys, 16:00
Gabala FK - Mainz, 16:00
Steaua - Villarreal, 18:00
Zurich - Osmanlispor, 18:00
Ajax - Standard, 18:00
Celta de Vigo - Panathinaikos, 18:00
Shakhtar - Sp. Braga, 18:00
AA Gent - Konyaspor, 18:00
Schalke 04 - RB Salzburg, 18:00
FK Krasnodar - Nice, 18:00
Liberec - PAOK, 18:00
Sparta - Inter, 18:00
Fiorentina - FK Karabakh, 18:00
H. Beer Sheva - Southampton, 18:00
Zenit - AZ, 20:05
St.Etienne - Anderlecht, 20:05
Dundalk FC - Maccabi Tel Aviv, 20:05
Austria Wien - Plzen, 20:05
Athletic Bilbao - Rapid Wien, 20:05
Genk - Sassuolo, 20:05
Man Utd - Zorya, 20:05
Olympiakos - Apoel, 20:05
Roma - Astra Giurgiu, 20:05
Fenerbahce - Feyenoord, 20:05
.
FUTEBOL365

Bruno3429

HASSAN, DJAVAN E MARAFONA REGRESSAM

O SC Braga treinou esta terça-feira pela última vez antes da viagem para Lviv, na Ucrânia, onde na quinta-feira os Gverreiros defrontam o FC Shakhtar. No final da sessão, o treinador divulgou a lista de convocados, que contempla 20 nomes. A saber: Rosic, Wilson, Bakic, Hassan, Martínez, Baiano, Djavan, Rui Fonte, Stojiljkovic, R. Horta, P. Santos, Tiba, Marafona, Alan, Vukcevic, Artur Jorge, Mauro, Tiago Sá, M. Goiano e Matheus.

A comitiva sai do Aeroporto Francisco Sá Carneiro num voo marcado para as 9h30 desta quarta-feira, treinando na Arena Lviv às 20 horas locais (mais duas horas do que em Portugal). Antes, pelas 19h30, José Peseiro e um jogador farão a antevisão da partida referente à 2ª jornada da fase de grupos da UEFA Europa League.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Marafona, Djavan e Hassan de volta
Jogadores tinham falhado jogo com o V. Setúbal no passado fim de semana
Por Redação

Depois de terem falhado o jogo com o V. Setúbal para a Liga, o guarda-redes Marafona, o lateral Djavan e o avançado Hassan fazem parte dos planos de José Peseiro para o jogo de quinta-feira contra o Shakhtar Donetsk, a contar para a Liga Europa.

Os arsenalistas cumpriram nesta terça-feira pela última vez em solo português antes de seguirem para a Ucrânia numa viagem marcada para a manhã desta quarta-feira. Após a sessão, o técnico dos bracarenses deu a conhecer a lista de 20 convocados para o encontro diante da equipa orientada por Paulo Fonseca.

Convocados do Sp. Braga: Rosic, Wilson, Bakic, Hassan, Martínez, Baiano, Djavan, Rui Fonte, Stojiljkovic, R. Horta, P. Santos, Tiba, Marafona, Alan, Vukcevic, Artur Jorge, Mauro, Tiago Sá, M. Goiano e Matheus.

O jogo com o conjunto ucraniano está agendado para as 18 da tarde (hora de Portugal continental)

Maisfutebol