News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/09

Started by Bruno3429, 15 de September de 2016, 08:15

Previous topic - Next topic

Bruno3429

José Peseiro: "Preparados para um jogo muito difícil"
Paulo Machado

José Peseiro espera um "jogo de muita paciência e inteligência" esta noite na recepção aos belgas do Gent, naquela que será a estreia do SC Braga na presente edição da Liga Europa e com o objectivo firme de confirmar o apuramento para os oitavos-de-final. "A margem é reduzida" afiançou o treinador do SC Braga e, nesse sentido, refuta a ideia de fazer qualquer poupança, muito concretamente numa alusão ao jogo que se segue para o campeonato, frente ao Benfica.

Diante do actual terceiro classificado do campeonato belga, Peseiro diz que a sua equipa "quando atacar tem de ser com todos e quando defender tem de ser com todos". "O Gent, não sendo conhecido mediaticamente, é um adversário muito forte", apontou o treinador, numa alusão à carreira que esta equioa tem efectuado nos últimos dois anos. Todavia, o técnico do SC Braga assume que a sua equipa está preparada para enfrentar adversidades.
"Estamos preparados para um jogo muito difícil em que temos de estar ao nosso melhor nível, comprometidos, organizados e pacientes, contando também com o apoio incondicional do nosso público", salientou José Peseiro.

Prometendo "apresentar a melhor equipa" até porque "não faz sentido que assim não seja", o treinador não quis fazer alusão ao jogo com o Benfica, próximo compromisso interno dos bracarenses depois da Liga Europa. "Este é o jogo mais importante que temos neste momento, segunda-feira é com o Benfica e não faz sentido estar a pensar nisso", atirou.

Sobre o Gent, o treinador teceu elogios à equipa que há dois anos foi campeã na Bélgica. "Os portugueses sabem o que o Gent fez na época passada na Champions. Num grupo com o Zenit, o Valência e Lyon deixou o Valência e Lyon fora dos oitavos. Entendemos que esta equipa tem valor pelos números apresentados este ano e pela observação que fizemos", disse.

O treinador do SC Braga acrescentou que o "adversário habitualmente joga em 3x4x3", assumindo que o SC Braga não está habituado a defrontar equipas que jogam neste sistema. Questionado se o facto de o Sp. Braga ter passado sempre a fase de grupos é motivo de maior pressão, Peseiro desvalorizou esse dado histórico. "Os objectivos do Braga foram bem delineados no início da época, são passar à fase seguinte, independentemente de ter passado ou não", concluiu.

Tomás Martínez e Djavan são novidades nos convocados

O médio Tomás Martínez e o lateral brasileiro Djavan são as novidades da convocatória do SC Braga para a recepção ao Gen. A dupla regressa aos eleitos numa lista com 19 atletas, da qual não faz parte Benítez.
O extremo cedido pelo Benfica foi convocado para o jogo com o Boavista, mas não treinou ontem devido a lesão.

A lista completa dos convocados do SC Braga para o jogo desta noite com o Gent é a seguinte: 

Guarda-redes: Marafona e Matheus
Defesas: Velázquez, André Pinto, Rosic, Baiano, Djavan e Goiano
Médios: Bakic, Martinez, Ricardo Horta, Pedro Tiba, Vukcevic e Mauro
Avançados: Wilson Eduardo, Hassan, Stojiljkovic, Pedro Santos e Alan.

Benítez ausente devido a lesão

O extremo argentino Benítez, emprestado pelo Benfica, apresentou queixas e falhou o treino de ontem. O atleta está a contas com uma mialgia na coxa esquerda, pelo que ficou de fora da convocatória. "Ele chegou cá com alguns problemas e quando pensávamos que estava bom surgiu um problema pequeno, não é nada de alarmante, mas não vamos arriscar", explicou José Peseiro, na conferência de imprensa.

Fora do embate devido a lesão ficam Ricardo Ferreira, Luís Aguiar e ainda Oti. À semelhança do que acontece com Douglas Coutinho, último reforço dos bracarenses, Ricardo Ferreira e Luís Aguiar não foram inscritos para disputar as provas da UEFA. José Peseiro explicou que o central Ricardo Ferreira não entrou na lista dado o longo período de recuperação e Douglas Coutinho pela "incerteza sobre a sua adaptação, dado que vem do futebol brasileiro".

Correio do Minho

Bruno3429

Treinador do Gent diz que vai disputar 2º lugar com o Sp. Braga
Belga considera que os minhotos têm «grandes jogadores de nível europeu»
Por Bruno José Ferreira     

Hein van Haezebrouck, treinador do Gent, perspetivou esta quarta-feira o embate com o Sp. Braga, a contar para a 1ª jornada do Grupo H da Liga Europa. O técnico diz que os ucranianos do Shakhtar Donetsk são favoritos à vitória do grupo, pelo que vê o Sp. Braga como principal rival.

«O Shakhtar é o favorito do grupo, mas não podemos desconsiderar o Sporting de Braga, que tem grandes jogadores a nível europeu. Nós e o Sp. Braga vamos disputar o segundo lugar do grupo, mas não podemos esquecer Konyaspor, como ontem se viu com o Benfica, pois o Besiktas empatou frente a um adversário que era favorito a vencer. Não podemos baixar os braços e vamos ter de dar tudo para tentarmos passar à fase seguinte», referiu em conferência de imprensa.

O técnico de 52 anos promete um Gent a jogar ao ataque na Pedreira, fiel aos seus princípios. «O Gent é uma equipa que gosta de jogar ao ataque e não vamos alterar o nosso modo de jogar. Se tivemos que defender, assim o faremos, mas não vamos mudar a nossa matriz de jogo. Não alteraremos o nosso modo de jogar», atirou.

Capitão confiante num bom jogo

Nana Asare, defesa e capitão da equipa belga, acompanhou o treinador Hein van Haezebrouck na habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo, realizada na sala de imprensa do Municipal de Braga. O ganês revelou estar confiante: «Estamos confiantes para esta partida, o nosso último jogo correu-nos muito bem. A nossa equipa está sempre preparada para vencer e é isso que vamos fazer. A nossa intenção passa por aí», atirou.

O conjunto belga apresenta-se na Pedreira sem contar com o defesa Taravel e com o médio Dejaegere, ambos lesionados.

Maisfutebol

Bruno3429

Liga Europa regressa à Pedreira
Texto por José Bragança

As noites de Liga Europa estão de regresso ao Estádio Municipal de Braga. Esta quinta-feira, os minhotos recebem os belgas do Gent, às 20h05, em partida do Grupo H.

A poucos dias de visitar o Estádio da Luz, em partida da Liga portuguesa, José Peseiro avança para a prova europeia ciente de que só um Braga a top poderá somar os três pontos numa prova onde os arsenalistas têm tradição.

Sem Rafa, que se mudou para o Benfica, o treinador do Braga vai tentando manter a dinâmica da equipa, necessariamente diferente, agora sem aquela que vinha sendo a estrela da companhia.

Os minhotos defrontam o Gent, emblema belga que na temporada passada chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões; caiu aos pés dos alemães do Wolfsburg. Na fase de grupos, a antiga equipa do portista Depoitre deixou pelo caminho o Valencia e o Lyon no seu grupo e surpreendeu pela forma de jogar (três centrais).

Hein van Haezebrouck, o treinador, procura ter mais homens no meio-campo e, dessa forma, ter a equipa em bloco no momento de atacar e de defender. Para tal, tentam controlar a posse e dar amplitude ao seu futebol quando têm a bola.

A diferença passa por...

BRAGA
Pedro Santos

Tem sido um dos jogadores em grande momento no clube. Dá muita dinâmica ao futebol de ataque dos minhotos e neste encontro, se estiver inspirado, poderá ser por ele que passará a decisão.

GENT
Espírito de grupo

A jogar fora de portas, a união do grupo do Gent poderá ser essencial para a turma belga sair com pontos de Braga.

"O jogo mais importante é frente ao Gent, nem faz sentido pensar no Benfica. A fase de grupos da Liga Europa são seis jogos e, por isso, sabemos que a margem de erro é reduzida. Não me passa pela cabeça pensar em rotações, vai jogar a equipa mais forte."
José Peseiro

Zerozero

JotaCC

"Vamos apresentar a melhor equipa"
Braga Duelo com o Benfica ainda não entra nas contas de José Peseiro, que foca toda a concentração na receção ao Gent e na conquista dos três pontos na primeira jornada



Minhotos estão preparados para contrariar o 3x4x3 do Gent

O Gent não é um nome forte na Europa, mas José Peseiro colocou um travão numa eventual euforia que possa existir. Para o encontro desta noite, no arranque do Grupo H da fase de grupos da Liga Europa, o treinador do Braga pediu "paciência e inteligência". "O Gent, em 10 jogos oficiais nesta temporada, ainda não perdeu nenhum. Mas mais do que esses números, os portugueses sabem que o Gent, na época passada, na Liga dos Campeões, deixou o Valência e o Lyon fora dos oitavos", recordou José Peseiro.
O técnico dos arsenalistas reconhece que a sua equipa não está habituada a defrontar adversários que utilizem o 3x4x3 e com "muita gente no ataque", mas garante um Braga preparado para superar as adversidades. "Temos de estar no nosso melhor nível, com inteligência, paciência e bem organizados". E para que o jogo termine com um resultado favorável, José Peseiro espera contar com o 12.º jogador. "Precisamos do apoio incondicional no nosso público", apelou.
No segundo lugar da Liga, em igualdade pontual com o Benfica, próximo adversário no campeonato, o treinador dos minhotos garantiu uma equipa focada no objetivo presente. "Não faz sentido pensar já no Benfica. A margem de erro na Liga Europa é menor, só com seis jogos, por isso vamos apresentar a melhor equipa. Estamos focados no objetivo imediato e não no objetivo global", justificou.
Matheus será a novidade no onze. O treinador explicou a aposta: "Quem tem Marafona e Matheus pode estar descansado. Não há uma competição definida para cada guarda-redes".



André Pinto cheio de determinação

Aposta de José Peseiro para o centro da defesa, André Pinto não teme o poderio ofensivo da equipa belga. "Têm um ataque perigoso, mas temos de encarar isso como um facto natural. Estamos preparados", afirmou. "Queremos um resultado positivo e que passa pela vitória", acrescentou, determinado, o defesa.



Lesão trava Benítez

O argentino Benítez ficou fora dos convocados devido a uma mialgia na coxa esquerda. Suplente não utilizado no triunfo sobre o Boavista, o extremo, cedido pelo Benfica, fica novamente com a estreia adiada com a camisola arsenalista.

JN

JotaCC

Sp. Braga estreia-se na Europa com a visita à Luz à vista
Bracarenses recebem hoje os belgas do Gent, para a Liga Europa, e jogam com o Benfica na próxima segunda, para o campeonato. José Peseiro promete foco total na prova europeia

O Sp. Braga inicia hoje, em casa, frente aos belgas do Gent, a sua participação na Liga Europa, à procura de repetir ou até melhorar o feito da época passada, em que chegou aos quartos-de-final passando em primeiro do grupo e ultrapassando duas rondas a eliminar.
Este ano, os bracarenses estão inseridos no grupo H, que também conta, além do Gent, com os turcos do Konyaspor e com o Shakhtar Donetsk. Os ucranianos foram os responsáveis pelo afastamento dos "guerreiros" na época passada e, este ano, são orientados por Paulo Fonseca, que trocou o Sp. Braga pelo vice-campeão ucraniano. O primeiro adversário é o Gent, segundo classificado na fase regular do campeonato belga da época passada e terceiro no play-off de apuramento do campeão. É uma equipa que causou sensação no ano passado, ao chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, passando em segundo [só atrás do Zenit] de um grupo que também tinha Valência e Lyon. Nos "oitavos" caiu perante o Wolfsburgo.
José Peseiro reconheceu qualidade ao Gent e às outras equipas do grupo. "[O Gent] É uma equipa boa, de muita qualidade e este é um grupo muito difícil. Todos conhecem o Shakhtar Donestk e o Konyaspor também é uma equipa muito forte", disse, lembrando que o Gent vai querer passar o grupo, tal como fez na temporada passada na Champions. Algo para Peseiro parece certo: se o Sp. Braga não estiver ao seu melhor nível, não ganha à equipa belga. O treinador pediu união, organização, mas também paciência e inteligência. "Vai ser um jogo extremamente difícil, temos que estar no nosso melhor, comprometidos e organizados, vai ser preciso muita paciência e inteligência. Atacar tem que ser com todos e defender tem que ser com todos também, temos que ser muito unidos e coesos", afirmou, na antevisão da partida.
Para o encontro frente ao Gent, Peseiro não pode contar com os lesionados Óscar Benítez, Rui Fonte, Ricardo Ferreira, Luís Aguiar e Oti. O treinador dos bracarenses referiu-se concretamente à situação do argentino emprestado pelo Benfica. "Ele chegou cá com alguns problemas e quando pensávamos que estava bom surgiu um problema pequeno, não é nada de alarmante, mas não vamos arriscar", explicou o técnico, que revelou que Matheus será o titular na baliza em vez de Marafona e que já pode contar com Martínez e Djavan, que tinham falhado a partida do campeonato com o Boavista no passado domingo.
Na próxima segunda-feira, o Sp. Braga tem mais um jogo importante, no Estádio da Luz, frente ao Benfica, mas Peseiro nem quer ouvir falar dessa partida, uma vez que está 100% focado no Gent. "A margem de erro na Liga Europa é muito menor do que no campeonato e não está na minha cabeça outra coisa que não seja apresentar a melhor equipa para vencer este jogo", garantiu.

PUBLICO

JotaCC

José Peseiro enaltece Gent e garante que não pensa no jogo da Luz
Man. United desloca-se ao terreno do Feyenoord sem Rooney, Luke Shaw e Valencia por opção de José Mourinho

LIGA EUROPA O Sporting de Braga inicia esta noite (20.05, SIC) a sua presença na Liga Europa, depois de ter rubricado na passada temporada uma campanha extraordinária que só foi travada pelos ucranianos do Shakhtar Donetsk nos quartos-de-final da prova, precisamente seu adversário nesta fase de grupos e que tem como treinador Paulo Fonseca, técnico bracarense na pretérita época.
Hoje na Pedreira o adversário são os belgas do Gent, que, segundo José Peseiro, têm um passado que obriga os minhotos a respeitar o opositor.
"O Gent, não sendo conhecido mediaticamente, é um adversário muito forte. Os portugueses sabem o que o Gent fez na época passada na Champions. Num grupo com o Zenit, o Valência e Lyon deixou o Valência e Lyon fora dos oitavos. Entendemos que esta equipa tem valor pelos números apresentados neste ano e pela observação que fizemos", referiu o técnico, que já estipulou uma meta nesta competição para os bracarenses. "Os objetivos foram bem delineados no início da época e são passar à fase seguinte, independentemente de ter passado sempre ou não."
Há uma coisa que José Peseiro garante. Apesar de estar no segundo lugar, com os mesmos pontos do Benfica, não se vai deixar influenciar hoje pela deslocação de segunda-feira à Luz. "O jogo mais importante é frente ao Gent, nem faz sentido pensar no Benfica. A fase de grupos da Liga Europa são seis jogos e, por isso, sabemos que a margem de erro é reduzida. Não me passa pela cabeça pensar em rotações, vai jogar a equipa mais forte."
No mesmo grupo está, como dissemos atrás, o Shakhtar de Paulo Fonseca, que defronta na Turquia o Konyaspor, 3.º classificado na época passada do seu campeonato, tendo o técnico português realçado que o seu adversário ainda não perdeu qualquer jogo nesta temporada.
Em Roterdão, diante do Feyenoord, José Mourinho regressa a uma prova que não disputa desde 2002-2003, quando venceu a Taça UEFA, agora denominada de Liga Europa, ao serviço do FC Porto. Já se percebeu que esta não é uma competição prioritária para o Manchester United, pois Mourinho deixou em Manchester Wayne Rooney, Luke Shaw e Antonio Valencia, três habituais titulares dos red devils. Mourinho antecipou mesmo a titularidade de Marcos Rojo no lado esquerdo da defesa.
Na Suíça, o Olympiacos de Paulo Bento, depois de eliminar o Arouca, vai enfrentar o Young Boys, carrasco do Shakhtar de Paulo Fonseca na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Precisamente à Grécia desloca-se a Fiorentina de Paulo Sousa para defrontar o PAOK de Hugo Almeida, que iniciou a sua estada em Salonica com dois golos na jornada inaugural, contudo, o ponta-de-lança lesionou-se e a sua presença no encontro desta noite está fortemente ameaçada.
Uma nota ainda para o Inter de Milão, que recebe os israelitas do Hapoel Beer Sheva, em que milita Miguel Vítor. A equipa italiana estreou-se no último domingo, com o Pescara, o antigo leão João Mário, porém, o médio internacional português fica a descansar para o fim de semana, visto que não foi inscrito por Frank de Boer para as provas europeias.

DN

JotaCC

"NÃO TEMOS MEDO DE NENHUMA EQUIPA"
José Peseiro quer entrar a ganhar numa prova em que a margem de erro é "muito pequena"

José Peseiro assume o objetivo de garantir o apuramento na fase de grupos da Liga Europa, mas também sublinhou a qualidade dos adversários, a começar já hoje pelo Gent


Ontem de manhã, José Peseiro dirigiu o último treino antes do encontro de hoje

O Braga começa hoje a sua sexta participação numa fase de grupos da Liga Europa frente ao Gent, um "adversário muito complicado", segundo José Peseiro, que detalhou os recentes feitos da equipa belga. "Queremos ganhar, mas não vai ser fácil. Esta época, o Gent tem seis vitórias e quatro empates nos dez jogos que realizou, tendo marcado 23 golos e sofrido apenas sete. Na última época, jogaram na Liga dos Campeões, onde chegaram aos oitavos de final depois de eliminarem na fase de grupos o Valência e o Lyon." Apesar disso, Peseiro sublinhou que não tem medo de "nenhuma equipa",mesmo que este Gent se prepare para apresentar problemas táticos aos quais o Braga não está habituado. "Têm o mesmo treinador da época passada e jogam em 3x4x3. Têm largura, mas também apresentam um bom jogo interior, com uma boa circulação de bola. São fortes no ataque, porque metem sempre muitos jogadores na área adversária. Mas não sei se eles vão jogar assim aqui em Braga",prosseguiu. "Eles também sabem da nossa força. Para vencermos, teremos de estar ao nosso melhor nível; temos de ser uma equipa concentrada, inteligente e paciente. Sei que os adeptos nos vão apoiar, mas não esperem facilidades", acrescentou.
Apesar do jogo com o Benfica ser já na próxima segunda-feira, Peseiro garante a melhor equipa na partida de hoje, tendo até dado  uma explicação curiosa para justificar a aposta total neste jogo da Liga Europa. "Esta fase de grupos tem apenas seis jogos e a margem de erro é muito curta, ao contrário do que acontece no campeonato. Vamos na máxima força e sem pensar no jogo com o Benfica. Ainda falta muito para segunda-feira..."
O grupo, diz o treinador, é "muito equilibrado", não só pela conhecida "força do Shakhtar", mas também pela "qualidade" do Konyaspor. Apesar disso, o Braga apurouse nas cinco vezes que disputou uma fase de grupos da Liga Europa, algo que, no entanto, não indica "qualquer vantagem" para o jogo de hoje. "Ainda temos muito para evoluir, podemos jogar melhor, mas a nossa equipa está preparada para ganhar ao Gent".



Benítez lesionado, Fonte de fora
Djavan e Tomás Martínez são as novidades numa lista com seis estreantes na Europa

Óscar Benítez e Rui Fonte vão ser os principais ausentes do jogo desta noite. O argentino "voltou a lesionar-se", enquanto o português ainda "não está preparado" para a exigência de um desafio da Liga Europa, explicou José Peseiro. "Benítez chegou a Braga lesionado, recuperou, mas quando pensávamos que já estava bem voltou a ter um pequeno problema. Nesta altura, preferimos não arriscar", detalhou o treinador. Esse "pequeno problema" é, segundo informação do clube, uma "mialgia na coxa direita". "No que diz respeito a Rui Fonte, teve uma lesão relativamente prolongada e ainda não está nas condições ideais para ser chamado", acrescentou Peseiro.
Na lista de 19 convocados, destaque para os regressos de Djavan e Tomás Martínez,que falharam o jogo com o Boavista por opção, mas também para a presença de seis jogadores que nunca participaram nas competições europeias: Marafona, Velázquez, Rosic, Pedro Tiba, Tomás Martínez e Ricardo Horta. Para além de Óscar Benítez, também estão lesionados Ricardo Ferreira, Luis Aguiar e Oti.



Pinto não fala da renovação
Defesa acaba contrato no próximo ano, mas optou pelo silêncio quando foi convidado a abordar o tema

Por entre elogios ao novo companheiro do centro da defesa, o sérvio Rosic, André Pinto sublinhou ainda a "força do ataque" do Gent. Sobre a possível renovação de contrato é que nem uma palavra...

André Pinto está a três meses e meio de poder assinar um contrato com outro clube. A ligação do defesa-central ao Braga termina em junho do próximo ano e, apesar de haver a intenção da parte do Braga de prolongar o contrato com um dos seus capitães de equipa, a verdade é que as negociações não têm conhecido avanços significativos nos últimos tempos. Confrontado ontem com o assunto, na conferência de Imprensa de antevisão do jogo com o Gent, André Pinto optou pelo... silêncio. "Não quero falar sobre esse assunto. Estamos aqui para abordar o jogo com o Gent, nada mais do que isso", disse. Curiosamente, do lote de jogadores mais importantes no plantel, André Pinto é o único que está a menos de um ano de terminar contrato com o Braga.
Quanto ao jogo, André Pinto destacou o poder ofensivo da equipa do Gent, revelado pelo número de golos marcados esta época. Apesar disso, o internacional português também encontrou explicação para isso. "É verdade que eles são fortes ofensivamente e que têm marcado muitos golos, mas temos de perceber que o campeonato deles também é mais aberto. Estamos preparados para as exigências deste jogo", garantiu.



Rosic e a "correção" de Peseiro

Com a saída de Boly e a lesão de Ricardo Ferreira, André Pinto teve, no último jogo, um novo companheiro no centro da defesa, o sérvio Rosic. "Ele tem muita qualidade, já o demonstrou, mas temos ainda o Velázquez...", disse. Nesse momento, Peseiro interrompeu o defesa para lhe recordar que também há Artur Jorge, central da equipa B que tem treinado com o plantel principal. "É verdade, esqueci-me dele. Espero que ele não fique chateado comigo", brincou André Pinto.



MATHEUS ESTREIA-SE A TITULAR

Guarda-redes brasileiro é o escolhido para o jogo de hoje, mas José Peseiro descarta a "regra da rotatividade"
Matheus vai ser titular pela primeira vez na receção desta noite ao Gent. A revelação foi feita pelo próprio José Peseiro, que tinha oferecido a titularidade a Marafona nos primeiros cinco jogos da temporada. "Qualquer treinador que tenha Matheus e Marafona no seu plantel pode estar descansado. São dois guarda-redes de grande qualidade, tal com é o Tiago Sá, ainda que mais novo e menos experiente." Apesar desta troca na baliza, Peseiro recusou a ideia de rotação predefinida consoante as competições. "Isto não quer dizer que o Matheus vai jogar sempre na Liga Europa e o Marafona no campeonato... Tudo depende do momento. Hipoteticamente, até pode jogar o Matheus no Estádio da Luz na próxima segunda-feira e o Marafona na quinta seguinte frente ao Shakhtar. Não vou fazer rotação", explicou.



TREINADOR DO GENT AO "ATAQUE"

Hein van Haezebrouck, treinador do Gent, elogiou ontem a "experiência europeia" do Braga, com quem espera "discutir o segundo lugar"do grupo depois de ter oferecido o "total favoritismo" ao Shakhtar Donetsk. "Somos uma equipa que gosta de jogar ao ataque e não vamos alterar o nosso modelo para este jogo com o Braga, tal como já o fizemos na época passada nos confrontos com o Valência e o Lyon [na Liga dos Campeões]. Mas se tivermos de defender face a um Braga mais ofensivo também o faremos sem nenhum problema", afirmou o treinador belga.

O JOGO

JotaCC

Braga estreia-se na Liga Europa sem Benítez
O Sporting de Braga inicia esta quinta-feira a campanha na Liga Europa de futebol com um jogo no seu terreno frente aos belgas do Gent, na primeira jornada do Grupo H.

O detentor da Taça de Portugal, que na época passada chegou aos quartos de final da Liga Europa e que em 2011 perdeu o troféu na final para o FC Porto, reúne algum favoritismo frente à equipa belga, num jogo em que não vai poder contar com o extremo argentino Benítez, lesionado.
A equipa de José Peseiro, que segue em segundo na I Liga, com 10 pontos, menos dois do que o líder Sporting, vai ter pela frente o terceiro classificado do campeonato belga, que ainda não perdeu após seis jornadas e segue com 12 pontos, menos um do que o comandante, o Zulte Waregem.
Além do jogo entre Braga e Gent, a ronda inaugural do Grupo H terá ainda a receção dos turcos do Kanyaspor ao Shakhtar Donetsk, equipa ucraniana que na época passada eliminou os minhotos nos 'quartos' e que agora é treinada por Paulo Fonseca, precisamente o ex-técnico 'arsenalista'.
O encontro no Estádio Municipal de Braga tem início às 20h05 e será arbitrado pelo francês Benoit Bastian.

O JOGO

Bruno3429

Sporting de Braga estreia-se esta quinta-feira na Liga Europa
Equipa bracarense em preparação para o embate da Liga Europa
Hugo Delgado - Lusa

Os "guerreiros do Minho" começam esta quinta-feira a sua caminhada no grupo H da Liga Europa frente aos belgas do Gent.

José Peseiro afirmou na conferência de imprensa de antevisão da partida, que este iria ser um jogo extremamente difícil e que a equipa tinha de estar no seu melhor, comprometida e organizada.

"Vai ser um jogo extremamente difícil, temos que estar no nosso melhor, comprometidos e organizados, vai ser preciso muita paciência e inteligência. Atacar tem que ser com todos e defender tem que ser com todos também, temos que ser muito unidos e coesos", disse.

A equipa bracarense não poderá contar com o extremo argentino, Benítez, que se encontra lesionado.

A equipa de José Peseiro, que segue em segundo na Primeira Liga, com 10 pontos, menos dois do que o líder Sporting, vai ter pela frente o terceiro classificado do campeonato belga, que ainda não perdeu após seis jornadas e segue com 12 pontos, menos um do que o comandante

Além do jogo entre Braga e Gent, a ronda inaugural do Grupo H terá ainda a receção dos turcos do Kanyaspor ao Shakhtar Donetsk, equipa ucraniana que na época passada eliminou os minhotos nos "quartos" e que agora é treinada por Paulo Fonseca, precisamente o ex-técnico "arsenalista".

O encontro no Estádio Municipal de Braga tem início às 20h05 e será arbitrado pelo francês Benoit Bastian.

RTP

Bruno3429

Braga cauteloso perante Gent ousado
A UEFA Europa League dá "pouca margem de erro", pelo que José Peseiro vai apresentar um Braga na máxima força - já Hein van Haezebrouck, do Gent, promete uma equipa "a jogar ao ataque".

Sabendo que a UEFA Europa League tem "pouca margem de erro", José Peseiro vai apresentar um Sp. Braga na máxima força esta quinta-feira. Já Hein van Haezebrouck, do Gent, promete uma equipa "a jogar ao ataque".

José Peseiro, treinador do Braga

Em dez jogos, o Gent tem seis vitórias e quatro empates. Para além disso, basta ver o que fez na Champions League da época passada, deixando para trás Lyon e Valência na luta pelo apuramento. É uma equipa com muita qualidade, mas o nosso objectivo é passar à próxima fase. O jogo mais importante é frente ao Gent, logo nem faz sentido pensar no Benfica [próxima jornada do campeonato]. A fase de grupos da Europa League são seis jogos e a margem de erro é reduzida. Não me passa pela cabeça pensar em rotações, por isso vai jogar a equipa mais forte.

Hein van Haezebrouck, treinador do Gent

Somos uma formação que joga muito ao ataque e não vamos mudar. Na época passada, frente a Lyon, Zenit e Valência na Champions League, não alterámos o nosso estilo, por isso não é contra o Braga que o vamos fazer. Integramos um grupo equilibrado onde todos são fortes. O Shakhtar Donetsk é favorito, mas não podemos desconsiderar o Braga, um clube que tem grandes jogadores e muita experiência europeia.

UEFA

Bruno3429

LE: Sp. Braga-Gent, 1-1 (crónica)
Deu para recompor do susto
Por Bruno José Ferreira 

Tinha a palavra o Sp. Braga para limpar a imagem lusa numa jornada europeia sem vitórias, mas o minhotos não conseguiram ir além do empate caseiro a uma bola diante dos belgas do Gent na jornada inaugural do Grupo H da Liga Europa.

Um empate que até acaba por nem ser mau de todo para o conjunto de Peseiro, que foi completamente abalroado pelos belgas no início do encontro. O cenário estava tudo menos benéfico para a equipa portuguesa, a única em prova, mas depois do susto inicial o Sp. Braga conseguiu recompor-se e deixar uma imagem menos pálida.

André Pinto, de cabeça, apontou o golo que anulou a vantagem conseguida muito cedo por Milicevic também num lance de bola parada, de livre.

Entrada à «Búfalos»

Com a alcunha de Búfalos, os belgas fizeram jus à forma como são conhecidos e entraram fortes na Pedreira, sem receios e a assumir por completo as despesas do jogo. Peseiro prometeu um Sp. Braga preparado, mas a verdade é que a disposição tática do Gent, aliada ao jogo muito musculado trocou por completo as voltas à equipa portuguesa.

Depois de cinco minutos de troca de bola com domínio absoluto, o Gent marcou mesmo na cobrança exímia de um livre direto. De nada valeu a estirada de Matheus perante o remate seco e colocado de Milicevic, que gelou o anfiteatro bracarense.

O ímpeto dos minhotos exigiu uma resposta, notou-se uma tentativa de esbracejar, mas a corrente provocada pelos belgas fazia ecoar assobios das bancadas para a prestação arsenalista e uma postura frenética de Peseiro no banco de suplentes.

Capitão resgata Guerreiros

Cenário atemorizador para o Sp. Braga, até aparecer o capitão André Pinto a resgatar a equipa. Na sequência de um livre cobrado por Wilson Eduardo o defesa apareceu sem marcação no coração da área, cabeceando para o fundo das redes. Falhou a tentativa do Gent deixar os arsenalistas fora de jogo, aproveitou André Pinto para empatar o encontro aos 26 minutos.

Se é verdade que os pupilos de Peseiro não passaram de forma descarada a controlar o jogo, não é menos verdade que os pesos da balança se equilibraram e o Sp. Braga até acabou a primeira metade por cima.

Já no último minuto Pedro Santos ficou perto de emendar uma defesa incompleta de Rinne a remate de Baiano e Bakic obrigou o guarda-redes da equipa belga a fazer um voo tremendo para evitar o segundo bracarense.

Equilíbrio de forças e de oportunidades

Na segunda metade o equilíbrio foi o tónico dominante, sem que nenhum dos emblemas assumisse o protagonismo de forma vincada. A equipa belga pareceu atingir os limites físicos em contraponto com um maior fulgor por parte do Sp. Braga.

Em comunhão com o futebol praticado, dividiram-se oportunidades para fazer o marcador voltar a funcionar. Bakic atirou ao ferro de cabeça em mais um livre cobrado para a área e Wilson Eduardo quase fez um desvio letal na cara do guarda-redes sueco do Gent.

Do outro lado Coulibaly tentou por várias vezes aproveitar os erros da defesa bracarense, inclusivamente esteve isolado, mas alongou-se na tentativa de ultrapassar Matheus e perdeu, a exemplo de outras, a oportunidade para abanar as redes.

Empate festejado pelo Gent, junto dos seus adeptos, o Sp. Braga desceu cabisbaixo às cabines. Queria mais a equipa de Peseiro, mas atendendo ao que se passou nos noventa minutos, o resultado até nem foi penalizador para os minhotos. As baterias arsenalistas centram-se agora na deslocação da próxima segunda-feira à Luz, para medir forças com o Benfica.


LE: Sp. Braga-Gent, 1-1 (destaques)
Um velho conhecido a impor a força na Pedreira
Por Bruno José Ferreira       

FIGURA: Anderson Esiti

Velho conhecido do futebol português, o médio nigeriano que passou pelo Leixões e pelo Estoril encheu o meio campo com uma força física impressionante. Desnivelou a luta no miolo, já de si mais povoado pelo Gent, ditando as regras no setor intermediário. Por vezes exagerou na dureza, levando a que o árbitro o avisasse várias vezes, mas ainda assim impressionou pela robustez. Aliou a força física ao critério a distribuir jogo. O melhor em campo, também por demérito do meio campo bracarense, com Tiba e Bakic como novidades, que foi muito débil.

MOMENTO: André Pinto opera resgate (24')

A cabeça do capitão teve o condão de sacudir a equipa e fazer o Sp. Braga entrar em jogo. Na sequência de um livre cobrado por Wilson Eduardo o defesa encostou com serenidade para o fundo das redes, não entrando na tentativa de ilusão da defesa adversária. Tento importantíssimo, contra a corrente do jogo, a não deixar a Pedreira ruir.

NEGATIVO: Ricardo Horta baixa de última hora

Em dia de aniversário, Ricardo Horta não pôde dar o seu contributo ao conjunto bracarense. A contas com uma virose, o médio que assumiu a funções de construtor de jogo nos dois últimos jogos saltou fora da convocatória. Bakic aproveitou a ausência e estreou-se a titular com a camisola do Sp. Braga.

OUTROS DESTAQUES:

André Pinto

Ao décimo jogo na Liga Europa o capitão do Sp. Braga estreou-se a marcar. Não foi na tentativa de ilusão por parte da equipa do Gent e apareceu sozinho para cabecear para o golo. Prestação positiva a defender, ainda que no segundo tempo tenha permitido que Coulibaly ficasse isolado, coroada com um golo. 

Simon

Um diabo à solta no ataque do Gent, que para sorte do Sp. Braga saiu a cinco minutos do intervalo com problemas físicos. Rapidíssimo, o atacante nigeriano de 21 anos provocou vários desequilíbrios na esquerda.

Baiano e Goiano

Foram sujeitos a trabalho extra. Mesmo não rubricando exibições propriamente exuberantes, os laterais do Sp. Braga foram as principais vítimas do estilo de jogo do Gent. Correram quilómetros para manter o equilíbrio da equipa de José Peseiro.

José Peseiro: «Na segunda parte foi um jogo tremendo»
Por Bruno José Ferreira     

Declarações de José Peseiro, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, depois do empate caseiro a uma bola com os belgas do Gent, no jogo de estreia da equipa portuguesa na presente edição da Liga Europa.

«Foi um grande jogo, como esperava, contra uma boa equipa. Não entrámos bem, ou antes, o Gent entrou melhor do que nós. Acho que depois conseguimos equilibra-nos como equipa, melhorar a organização, impedir a construção do Gent desde trás. No final do da primeira parte empatamos e até podíamos ter feito mais. Na segunda parte foi um jogo tremendo, aberto, com oportunidades de golo das duas partes, mas mesmo assim penso que poderíamos ter vencido 2-1».

«É um ponto, faltam cinco jogos, estamos na luta. Jogámos contra uma grande equipa, de Champions, volto a dizer que eliminou o Valência e o Lyon. Batemo-nos desta forma, gostaríamos de vencer, não vencemos, agora temos de pensar no próximo jogo».

[Golo anulado ao Gent?] «Não sei se marcaria aquele livre, um pontapé àquela distância só se não tivesse braços [livre que deu o golo ao Gent]. Também poderia dizer que o Pedro Santos foi travado na área. Sobre o lance, é um bloqueio, para mim é falta».

[Tática inicial (4x3x3) não funcionou, a exemplo do que aconteceu com o Benfica. Porquê?] «Não funcionou porque se calhar não estava preparada para funcionar. Amanhã escreve que não funcionou, que o treinador deveria ter feito de outra maneira e está certo».

[Maus resultados das equipas portuguesas poderá estar relacionado com o calendário?] «São coisas pontuais. Para um país que é campeão europeu acho que as nossas equipas deveriam ter feito mais, conquistámos apenas três pontos, mas podíamos ter feito mais. Inclusivamente a equipa portuguesa que jogou melhor de todas foi a que perdeu. O futebol é espetacular mesmo por isto».


José Peseiro: «Gent surpreendeu-nos no início»
Treinador do Sp. Braga após o empate
Por Redação       

José Peseiro, treinador do Sp. Braga, em declarações à SIC após o empate 1-1 contra o Gent:

«Não fico satisfeito com o empate. Merecíamos vencer. O adversário surpreendeu-nos no início. Consentimos muita rotação de bola, mas só nos criaram problemas na bola parada. Fomos crescendo ao mudar para o nosso habitual 4x2x3x1. No segundo tempo o Gent teve uma oportunidade e nós quatro ou cinco».

«O Gent é uma equipa perigosíssima, não é uma equipa qualquer. Tenho de dar os parabéns à minha equipa. Peço ao público para apoiar a nossa equipa até ao fim. Depois, no fim, que se manifeste. Precisamos da nossa massa associativa. Não é bom que um jogador seja assobiado. A mim podem assobiar à vontade».

«Temos de recuperar para a Luz. Já conhecemos o calendário».

Maisfutebol