News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 14/09

Started by Bruno3429, 14 de September de 2016, 08:09

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guerreiros do Minho prontos para o regresso à Europa
Carlos Costinha Sousa

Estão de regresso ao Estádio Municipal de Braga as emoções fortes do futebol europeu, com a disputa do primeiro jogo da edição de 2016/2017 da Liga Europa, com o Sporting Clube de Braga a receber os belgas do KAA Gent, a partir das 20.05 horas, no encontro que marca o arranque da participação dos bracarenses na competição.

É o regresso dos Guerreiros do Minho à Liga Europa, depois da eliminação, na temporada passada, nos quartos-de-final da competição aos pés dos ucranianos do Shakthar Donetsk (2-1 e 4-0), equipa que, curiosamente, vai ser também novamente adversária dos bracarenses no grupo H da presente edição da prova.

Em 2016/2017, o SC Braga está integrado no grupo H da competição, defrontando na luta pelo apuramento para os 16 avos-de-final da prova, os belgas do KAA Gent, os ucranianos do Shakthar Donetsk e os turcos do Konyaspor. Os ucranianos são rivais já conhecidos dos bracarenses, que se estreiam em duelos frente ao Gent e ao Konyaspor, num grupo considerado muito equilibrado, mas no qual os bracarenses têm legítimas aspirações de poderem assegurar um dos dois lugares que dão acesso à fase seguinte da prova.

O primeiro jogo é já amanhã, frente aos belgas do KAA Gent. Seguem-se viagens à Ucrânia, para defrontar o Shakthar Donetsk (dia 29 de Setembro) e Turquia para jogar contra o Konyaspor (dia 20 de Outubro), no terceiro jogo da fase de grupos. A 3 de Novembro os bracarenses recebem os turcos, para no dia 24 do mesmo mês viajarem à Bélgica. O sexto e último jogo da fase de grupos da competição disputa-se em Braga, com a receção aos ucranianos.

O Sporting Clube de Braga avança para a sua 11.ª participação nas competições europeias, no que diz respeito à antiga Taça UEFA ( 8 ) e Liga Europa ( 3 ). Ao longo dos últimos 12 anos, o SC Braga somou oito presenças na prova, o que significa que nesse período de tempo apenas por quatro vezes os Guerreiros do Minho não marcaram presença na competição, quer por não terem garantido o apuramento para a prova, quer por terem participado na Liga dos Campeões (2010/11 e 2012/13).

Ao todo, nas suas participações nesta competição, os bracarenses somam um total de 73 jogos e estão prontos para darem início a mais uma temporada europeia que vai permitir somar às estatísticas bracarenses, pelo menos mais os seis jogos que fazem parte desta fase de grupos da Liga Europa.

Belgas são o primeiro obstáculo do SC Braga

Sem registo ainda de duelos entre os Guerreiros do Minho e os Buffalos, o jogo de amanhã marca, para além da estreia do Sporting Clube de Braga na edição de 2016/2017 da Liga Europa, a estreia de partidas entre as duas formações. É mais um ingrediente que aumenta as expectativas das duas equipas para o jogo e também vai aumentar, certamente, as emoções que se vão viver no encontro.

A fase de grupos da Liga Europa arranca no Estádio Municipal de Braga, com a promessa de um bom espectáculo entre duas equipas que demonstram registos bastante impressionantes no que diz respeito às competições europeias, nomeadamente à Liga Europa: o SC Braga perdeu apenas um dos seus últimos jogos europeus disputados em casa, enquanto o Gent está, actualmente, imbatível na edição deste ano da prova, recordando que na temporada passada o KAA Gent disputou a Liga dos Campeões.

Entre as duas equipas nunca houve qualquer duelo, mas não é a primeira vez que o SC Braga defronta equipas belgas ou o Gent equipas portuguesas. Em 2011, os bracarenses defrontaram o Club Brugge tendo assegurado um empate a uma bola na Bélgica, sendo derrotados por 2-1 em casa, na fase de grupos da prova. Em 2009, ainda como Taça UEFA, o SC Braga começou por empatar a uma bola em casa do Standard Liège, tendo garantido uma vitória clara, por 3-0, em sua casa.

Por sua vez, o único registo histórico de um duelo do Gent com equipas lusas prende-se com o ano de 2010, quando os belgas defrontaram o Sporting, na fase de grupos, tendo ganho por 3-1 em casa e sido goleados em Lisboa por 5-1.
Para chegar a Braga os belgas terão que cumprir aproximadamente 1400 quilómetros e viajam com o intuito de manterem a sua caminhada na competição praticamente irrepreensível.

No entanto, os bracarenses contam com o seu público e um plantel que tem demonstrado qualidade para tentar dar início a uma caminhada que se espera triunfal, tendo como meta mínima a repetição da edição da Liga Europa de 2010/2011 em que marcaram presença na final de má memória, disputada e perdida em Dublin (1-0) frente ao FC Porto.
Os dados estão lançados e agora resta aos Guerreiros do Minho lutarem para garantir que ultrapassam o primeiro obstáculo de uma caminhada que se espera triunfal.

Correio do Minho

Bruno3429

FOCO TOTAL NO GENT SEM PENSAR NA LUZ
Peseiro considera vital entrar a ganhar na Liga Europa

A mensagem é clara, vem de cima e serve de mote para contagiar todo o grupo arsenalista. José Peseiro considera vital entrar a ganhar na Liga Europa e por isso prescinde de fazer alterações de vulto no sentido de gerir o esforço do plantel antes da visita ao Benfica. O técnico ainda tem questões para clarificar, como a opção pelo guarda-redes e se concede uma oportunidade a Stojiljkovic para voltar a ser titular, mas a partir daí dificilmente a estrutura habitual será mexida.
Ao contrário do que pode suceder entre os adeptos, a equipa técnica bracarense está ciente das dificuldades que o Gent vai colocar, tratando-se de uma equipa que na época passada marcou presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O Sp. Braga está em fase de crescimento e resolveu com mérito os dois últimos compromissos no campeonato, ganhando e somando 6 golos. Haverá tempo para dar oportunidades a elementos de segunda linha que prometem acrescentar alguma qualidade, mas por agora Peseiro pretende consolidar o seu onze, melhorar as rotinas coletivas e apenas intervir no caso de sentir que algum jogador pode acusar a sobrecarga competitiva.
Rival invicto
Quando disputou a Liga dos Campeões pelo Sp. Braga, em 2012/13, e depois de garantir a entrada na fase de grupos, Peseiro viu a sua equipa ser surpreendida em casa pelo Cluj na 1ª jornada, dado que condicionou o resto da campanha. Agora, entrar a ganhar é o objetivo imperioso, ainda para mais contra um Gent que está invicto nos 10 jogos oficiais que realizou esta época (6 vitórias e 4 empates).

Autor: Vítor Pinto

Record

Bruno3429

Cerca de 10.000 euros em multas para os três «grandes» e o Sp. Braga
Liga abre processo disciplinar a Rui Costa
Por Redação       

A Liga de Clubes divulgou esta terça-feira os jogadores castigados resultantes da 4ª jornada e no mapa surge a indicação de um processo disciplinar a Rui Costa.

O dirigente benfiquista foi expulso no final da partida com o Arouca, juntamente com Joel Pinho, diretor-desportivo do clube aveirense, que também está a contas com um processo disciplinar.

O administrador da SAD encarnada ter-se-á envolvido numa discussão com o diretor-desportivo do Arouca, por causa de um lance e arbitragem, e ambos receberam ordem de expulsão pelo árbitro Fábio Veríssimo, conforme se verifica no site da liga de clubes.

Quanto a multas aos clubes, o Sporting e o Sp. Braga foram os mais penalizados pelo órgão que rege o futebol português ao aplicar uma multa de cerca de 3 mil euros a cada clube pelo comportamento dos adeptos. Os dois clubes foram ainda multados em 306 euros pelo atraso no início do jogo e em 765 euros por outras coisas que não estavam dentro dos parâmetros na organização do jogo.

O FC Porto foi multado em cerca de 2 500 euros, o Benfica com 1 454 euros e o Paços de Ferreira com 1 722.

Maisfutebol

Bruno3429

Óscar Benítez com novas queixas físicas

Os guerreiros do Minho voltaram na manhã desta quarta-feira ao trabalho tendo em vista a estreia na presente edição da Liga Europa, que irá ocorrer diante dos belgas do Gent.

A grande novidade da sessão matinal, que foi aberta durante os primeiros quinze minutos à comunicação social, foi a ausência de Óscar Benítez. O extremo argentino cedido pelo Benfica no último dia do mercado chegou a Braga lesionado, entretanto recuperou, mas hoje voltou a apresentar novas queixas físicas que deverão ser impeditivas do extremo dar o seu contributo no jogo de amanhã.

De fora continua igualmente o trio de lesionados composto por Luís Aguiar, Ricardo Ferreira e Oti.

Face às ausências, José Peseiro chamou ao apronto o defesa-central da equipa B, Artur Jorge, e o guarda-redes dos juvenis, Rogério.

A Bola

Bruno3429

Estatuto europeu exige a passagem

Depois de na época passada ter chegado aos quartos de final da Liga Europa, o Braga joga a competição deste ano com altas expectativas. O histórico na fase de grupos é muito favorável

O Braga já jogou a fase de grupos da Liga Europa ou Taça UEFA por cinco vezes e apurou-se sempre para a fase seguinte. Um registo interessante que representa também um acréscimo de responsabilidade para a equipa de José Peseiro, à partida para mais uma participação europeia.

A estreia é amanhã frente ao Gent, equipa belga que ainda não perdeu nesta época em dez jogos oficiais já realizados (quatro nas pré-eliminatórias da Liga Europa e seis no campeonato). Teoricamente é o adversário que mais se equivale ao Braga no Grupo H; o Shakhtar Donetsk está num patamar superior e o Konyaspor uns furos abaixo. Pelo histórico, os arsenalistas têm tudo para seguir em frente.

O Braga jogou a fase de grupos pela primeira vez em 2006/07 e passou em terceiro, atrás do AZ Alkmaar e do Sevilha e à frente do Slovan Liberec e do Grasshopper. Eliminaria depois o Parma e só seria travado pelo Tottenham, nos oitavos de final. Na época seguinte, o Braga ficou em segundo lugar num grupo ganho pelo Bayern Munique. O Bolton também passou; Aris de Salónica e Estrela Vermelha ficaram pelo caminho. Logo a seguir, porém, o Braga foi eliminado pelo Werder Bremen.

Em 2008/09, os minhotos ficaram à frente do Heerenveen e do Portsmouth e avançaram para os 16 avos de final com o Milan e o Wolfsburgo. Depois afastaram o Standard de Liège e caíram aos pés do PSG nos oitavos de final. Em 2011/12, o Braga foi segundo, atrás do Brugge mas à frente de Birmingham e Maribor. O Besiktas foi o carrasco na eliminatória que se seguiu.

Por fim, na época passada, o Braga fez história ao vencer pela primeira vez um grupo, superiorizando-se a Marselha, Slovan Liberec e Groningen. Ultrapassou depois Sion e Fenerbahçe, perdendo apenas perante o Shakhtar Donetsk, já nos quartos de final. Foi uma campanha marcante. No currículo do clube, só a de 2010/11 foi melhor, com presença na final, embora o Braga, nesse caso, fosse proveniente da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Belgas de má memória

Na última vez que jogou em casa diante de uma equipa belga, o Braga perdeu. Foi na fase de grupos da Liga Europa em 2011/12, diante do Brugge, por 2-1. Hélder Barbosa marcou o golo da equipa então treinada por Leonardo Jardim, que no jogo da segunda volta, na Bélgica, arrancou um empate a um golo (Ewerton foi quem faturou para os minhotos). Amanhã será uma estreia: Braga e Gent nunca se defrontaram.

O Jogo

JotaCC

José Peseiro aposta no mesmo onze

BRAGA José Peseiro deverá apresentar amanhã, diante os belgas do Gent, na jornada inaugural da fase de grupos da Liga Europa, o mesmo onze que derrotou o Boavista, por 3-0, na última ronda da Liga. A confirmar-se, será a primeira vez que o treinador dos minhotos repete um onze na presente temporada.
Com a saída de Boly para o F. C. Porto e com Ricardo Ferreira ainda entregue ao departamento médico, Rosic permanecerá como primeira opção no centro da defesa. O jovem sérvio, de 23 anos, foi utilizado em dois jogos e o Braga saiu sempre vencedor, não sofrendo golos. O meio-campo ofensivo, apesar de vários jogadores poderem desempenhar essa função, ficará entregue a Ricardo Horta. No ataque, com a quebra de jejum de golos de Hassan, no passado fim de semana, o internacional egípcio será a principal referência dos arsenalistas.
Fonte recuperado
Recuperado de lesão, Rui Fonte aumenta o leque de opções de José Peseiro para o ataque, até porque o reforço Douglas Coutinho não foi inscrito na UEFA. Oti e Luís Aguiar, por lesão, juntam-se a Ricardo Ferreira no grupo de indisponíveis.



Arbitragem Jorge Sousa no Benfica-Braga e Hugo Miguel no Tondela-F. C. Porto

O portuense Jorge Sousa foi nomeado para dirigir o jogo grande da jornada, o Benfica-Braga, na segunda-feira. O árbitro internacional volta a merecer plena confiança do Conselho de Arbitragem, depois de ter cometido alguns erros no F. C. Porto-Vitória de Guimarães, na ronda anterior. No Tondela-F. C. Porto estará Hugo Miguel, árbitro de Lisboeta que não traz boas recordações aos dragões. Nos dois jogos que dirigiu na época passada, os azuis e brancos empataram com o Marítimo (1-1) e perderam com o Sporting (2-0). João Pinheiro, de Braga, vai dirigir o Rio Ave-Sporting, partida em que os leões vão procurar manter o registo 100% vitorioso. Na temporada transata, esteve na derrota vila-condense com o Tondela (2-3).

JN

JotaCC

ESTATUTO EUROPEU EXIGE A PASSAGEM
Minhotos nunca foram eliminados na fase de grupos da Liga Europa ou Taça UEFA. Eis o desafio para nova aventura

Na primeira passagem pelo clube, José Peseiro jogou a fase de grupos mas da... Liga dos Campeões. Ficou em último e por isso não foi sequer repescado para a Liga Europa

Depois de na época passada ter chegado aos quartos de final da Liga Europa, o Braga joga a competição deste ano com altas expectativas. O histórico na fase de grupos é muito favorável



O Braga já jogou a fase de grupos da Liga Europa ou Taça UEFA por cinco vezes e apurou-se sempre para a fase seguinte. Um registo interessante que representa também um acréscimo de responsabilidade para a equipa de José Peseiro, à partida para mais uma participação europeia.
A estreia é amanhã frente ao Gent, equipa belga que ainda não perdeu nesta época em dez jogos oficiais já realizados (quatro nas pré-eliminatórias da Liga Europa e seis no campeonato). Teoricamente é o adversário que mais se equivale ao Braga no Grupo H; o Shakhtar Donetsk está num patamar superior e o Konyaspor uns furos abaixo. Pelo histórico, os arsenalistas têm tudo para seguir em frente.
O Braga jogou a fase de grupos pela primeira vez em 2006/07 e passou em terceiro, atrás do AZ Alkmaar e do Sevilha e à frente do Slovan Liberec e do Grasshopper. Eliminaria depois o Parma e só seria travado pelo Tottenham, nos oitavos de final. Na época seguinte, o Braga ficou em segundo lugar num grupo ganho pelo Bayern Munique. O Bolton também passou; Aris de Salónica e Estrela Vermelha ficaram pelo caminho. Logo a seguir, porém, o Braga foi eliminado pelo Werder Bremen. Em 2008/09, os minhotos ficaram à frente do Heerenveen e do Portsmouth e avançaram para os 16 avos de final com o Milan e o Wolfsburgo. Depois afastaram o Standard de Liège e caíram aos pés do PSG nos oitavos de final. Em 2011/12, o Braga foi segundo, atrás do Brugge mas à frente de Birmingham e Maribor. O Besiktas foi o carrasco na eliminatória que se seguiu. Por fim, na época passada, o Braga fez história ao vencer pela primeira vez um grupo, superiorizando-se a Marselha, Slovan Liberec e Groningen. Ultrapassou depois Sion e Fenerbahçe, perdendo apenas perante o Shakhtar Donetsk, já nos quartos de final. Foi uma campanha marcante. No currículo do clube, só a de 2010/11 foi melhor, com presença na final, embora o Braga, nesse caso, fosse proveniente da fase de grupos da Liga dos Campeões.



DADOS
PRESENÇAS
18
Quarto clube português com mais jogos internacionais, o Braga estreou-se na UEFA em 1966/67 e vai iniciar a 18.ª participação
GRUPOS
5
O Braga passou sempre que jogou a fase de grupos da Liga Europa/Taça UEFA. Foram cinco vezes
FINAL
2011
O Braga foi finalista, há cinco anos, da competição depois de ter sido repescado da Liga dos Campeões, onde ficou no terceiro lugar do seu grupo.
GENT
10
O adversário de amanhã do Braga ainda não perdeu na presente temporada e já disputou uma dezena de jogos oficiais



APTO RUI FONTE RECUPEROU E GERA EXPECTATIVA

Recuperado da lesão que sofreu na pré-época ao serviço do Benfica, Rui Fonte está a trabalhar a cem por cento desde o início da semana e em condições de ser chamado. Face à longa paragem, porém, José Peseiro pode querer esperar mais um pouco para lançar o avançado. Seja como for, está criada a expectativa, sendo que os únicos casos clínicos do plantel atualmente são Ricardo Ferreira, Oti e Luis Aguiar.



GOLO PEDRO SANTOS FOI PREMIADO

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol elegeu o golo de Pedro Santos ao V. Guimarães como o melhor da primeira jornada do campeonato. O extremo teve 27,78 por cento dos votos, seguido de André Horta (Benfica), com 16,67 por cento, e Frederico Venâncio (V. Setúbal), com 5,56. Pedro Santos é um dos três candidatos a prémio de melhor golo de agosto, a par de André Silva (FC Porto) e Pedrinho (Paços de Ferreira).

O JOGO

JotaCC

ANDEBOL: ABC VOLTA A CASA

Miguel Sarmento está em dúvida e Miguel Bandeira, de 18 anos, faz a estreia nos convocados de Carlos Resende Ao quinto jogo oficial da temporada – depois da Supertaça, em Setúbal, dos dois encontros da qualificação para a Champions, na Áustria, e da partida da segunda jornada do Campeonato, em Fafe – o ABC, campeão nacional, regressa hoje ao pavilhão Flávio Sá Leite, 102 dias depois do último jogo ali disputado, frente ao Benfica, e que valeu o título. Em encontro em atraso da primeira jornada, às 19h00, os academistas recebem o Boa Hora, uma das equipas que subiram esta época ao principal escalão, não devendo contar com Miguel Sarmento, que saiu queixoso da partida de Fafe, mas estreando Miguel Bandeira, ponta-direita de 18 anos contratado ao Penedono. Ricardo Pesqueira deverá voltar a jogar. Também às 19h00, joga-se o Madeira SAD-Avanca, neste caso em partida antecipada da terceira jornada.

O JOGO

Bruno3429

«Estamos preparados para o ataque do Gent» - André Pinto

André Pinto, sub-capitão do SC Braga, não tem medo do poderio ofensivo do Gent, adversário que irá marcar a estreia dos guerreiros do Minho na presente edição da Liga Europa.

Em dez jogos oficiais realizados esta época, os belgas somaram seis vitórias e quatro empates, tendo marcado vinte e três golos contra os sete sofridos. Feitas as contas, o atual terceiro classificado do campeonato belga tem uma média superior a dois golos por jogo mas, em conferência de antevisão ao desafio, André Pinto garantiu que a defesa arsenalista está preparada.

«Sabemos que eles têm um ascendente no ataque. No entanto, nós temos encarado isso como um facto normal. Eles jogam num campeonato que é muito mais aberto do que o nosso, mais exposto. Contudo, nós estamos preparados e vamos tentar fazer o nosso trabalho da melhor forma», afirmou, alertando para a necessidade de os arsenalistas somarem já os três primeiros pontos na fase de grupos.

«Nós estamos cientes de que a margem de erro é reduzida e, por isso, temos que vencer», avisou.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: Martínez e Djavan convocados para a receção ao Gent
Dupla regressa aos eleitos de Peseiro, Benítez de fora
Por Bruno José Ferreira   

O médio argentino Tomás Martínez e o lateral brasileiro Djavan são as novidades da convocatória do Sp. Braga para a receção ao Gent, agendada para as 20h05 desta quinta-feira, e que assinala a estreia dos minhotos nas competições europeias esta época.

A dupla regressa aos eleitos numa lista com 19 elementos, da qual não faz parte Benítez. O extremo cedido pelo Benfica foi convocado para o jogo com o Boavista, mas não treinou esta quarta-feira a contas com uma mialgia na coxa esquerda, pelo que sai da convocatória.

Fora do embate devido a lesão ficam Ricardo Ferreira, Luís Aguiar e ainda Oti. À semelhança do que acontece com Douglas Coutinho, último reforço dos bracarenses, Ricardo Ferreira e Luís Aguiar não foram inscritos para disputar as provas da Uefa.

Convocados do Sp. Braga

Guarda-redes: Marafona e Matheus;

Defesas: Velázquez, André Pinto, Rosic, Baiano, Djavan e Goiano;

Médio: Bakic, Martinez, Ricardo Horta, Pedro Tiba, Vukcevic e Mauro;

Avançados: Wilson Eduardo, Hassan, Stojiljkovic, Pedro Santos e Alan.


André Pinto e o Gent: «Jogam ao ataque, mas estamos preparados»
Capitão do Sp. Braga garante que a equipa ainda não pensa no Benfica
Por Bruno José Ferreira   

André Pinto, defesa central do Sp. Braga que tem envergado a braçadeira de capitão em virtude da ausência de Alan, assume que os arsenalistas estão preparados para defrontar o Gent. O jogador de 26 anos garante que a equipa está apenas focada no embate com os belgas e ainda não pensa no Benfica.

«Sabemos que que o Gent tem um ataque perigoso e temos de encarar isso como um facto natural. Jogam ao ataque, mas estamos preparados para os enfrentar. A margem é muito mais reduzida na Liga Europa, há poucas jornadas e a margem de erro é mínima. Queremos um resultado positivo e isso é a vitória. O próximo jogo é o mais importante e só estamos focados no Gent», referiu André Pinto.

O defesa voltará a fazer dupla no eixo com Rosic, depois da saída de Boly e em virtude da lesão de Ricardo Ferreira. André Pinto diz que o sérvio «é um jogador com enorme qualidade e, tal como os outros, está preparado para dar o seu contributo à equipa».

Em final de contrato com o emblema bracarense, André Pinto foi questionado se já tinha sido abordado tendo em vista a renovação do seu vínculo contratual com os minhotos, mas escusou-se a falar sobre o tema. Esta quinta-feira o jogador fará o décimo jogo da sua carreira na Liga Europa.

Maisfutebol

Bruno3429

MARTÍNEZ E DJAVAN REGRESSAM AOS CONVOCADOS

As entradas de Martínez e de Djavan são a nota de destaque da convocatória elaborada por José Peseiro para a receção ao KAA Gent, no jogo que marca o arranque da temporada europeia para os Gverreiros do Minho. O SC Braga defronta, esta quinta-feira, o clube belga, a partir das 20h05, no Estádio Municipal.

O médio argentino e o lateral brasileiro integram uma lista que compreende 19 nomes e que não conta, comparativamente com o desafio anterior, com Benítez, ala argentino que não treinou esta quarta-feira, devido a uma mialgia na coxa direita. O apronto, que contou com Rogério (guarda-redes dos sub-19) e Artur Jorge (central da equipa B), também não teve, no relvado, os lesionados Ricardo Ferreira, Oti e Luis Aguiar.

José Peseiro convocou, no final, os seguintes elementos: Velázquez, Rosic, A. Pinto, Wilson, Bakic, Hassan, Martínez, Baiano, Djavan, Stojiljkovic, R. Horta, P. Santos, Tiba, Marafona, Alan, Vukcevic, Mauro, M. Goiano e Matheus.


JOSÉ PESEIRO: "ESTAR AO NOSSO MELHOR NÍVEL"

As noites da UEFA Europa League regressam esta quinta-feira ao Estádio Municipal de Braga. O SC Braga recebe os belgas do KAA Gent na 1.ª jornada do Grupo H. José Peseiro, técnico dos Gverreiros do Minho antevê um jogo de elevado grau de dificuldade, perante um "adversário de grande qualidade". Contudo, o técnico garante um SC Braga determinado em arrancar a prova com uma vitória. "O KAA Gent não perdeu em nenhum dos dez jogos, somando seis vitórias e quatro empates e contabilizando 23 golos marcados e sete sofridos. Mais do que estes números, todos sabemos aquilo que esta equipa fez na Liga dos Campeões do ano passado, onde passou aos oitavos de final num grupo muito complicado. Por tudo isto, e por aquilo que observámos, sabemos que vamos defrontar uma equipa de grande qualidade e que, tal como nós, tem o objetivo de passar à fase seguinte".

Confiante, José Peseiro garantiu uma equipa sem quaisquer receios, mas ciente das dificuldades que KAA Gent irá criar. "Queremos vencer este jogo, sabendo que vai ser complicado. Vamos ter de estar ao nosso melhor nível, comprometidos, pacientes e inteligentes na forma de abordar o jogo, contando ainda com a ajuda do nosso público. Não temos receio, nem medo de ninguém, mas sabemos que vai ser uma partida muito difícil", disse realçando o valor das equipas que integram o Grupo F, juntamente com os Gverreiros do Minho: "Estamos inseridos num grupo muito equilibrado e temos que pensar jogo a jogo. Qualquer uma das quatros equipas é candidata a passar à próxima fase e nós queremos muito chegar lá".

ANDRÉ PINTO: "ESTAMOS PREPARADOS"

André Pinto, um dos capitães do SC Braga, foi o jogador que acompanhou José Peseiro na conferência de antevisão do encontro que marca o arranque da temporada europeia no Minho. O internacional português mostrou-se identificado com o perfil do adversário, elogiando os seus atributos. "Sabemos que a força do Gent está sobretudo no ataque, encaramos isso com naturalidade, tendo consciência de que a média de golos também resulta do seu campeonato, que é um campeonato mais aberto, mais exposto. Estamos preparados para os enfrentar e para fazer o nosso trabalho", vincou, sem beliscar aqueles que são os objetivos do SC Braga para este Grupo H e para o jogo desta quinta-feira em particular: "Como o treinador referiu, sabemos que nesta prova a margem de erro é mínima. Isso leva-nos a encarar este jogo com o intuito de obter um resultado positivo que é a vitória."

O defesa salientou o perfil distinto da equipa belga, tendo até em conta o seu sistema tático predileto, e noutro âmbito contornou a curiosidade de o calendário do SC Braga reservar também para os próximos dias uma deslocação ao terreno do SL Benfica. "Só estamos focados no jogo com o Gent", notou, antes de lhe ser pedida uma análise às mudanças operadas na defesa do SC Braga e, nomeadamente, à entrada de um reforço na equipa. "O Rosic é um jogador com enorme qualidade e que está pronto para dar o seu contributo à equipa, como os outros", referiu sobre o sérvio, contratado esta temporada e que foi titular diante do Boavista FC, formando precisamente dupla com André Pinto.

SCBraga

Bruno3429

PESEIRO: «SÓ ME PASSA PELA CABEÇA PÔR O MELHOR ONZE FRENTE AO GENT»
Jogo com o Benfica ainda não preocupa

Um "jogo de muita paciência e inteligência" é o que antevê José Peseiro na hora de avaliar o encontro entre Sp. Braga e Gent da 1.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa agendado para quinta-feira (20H05). O técnico dos bracarenses reconhece o poderio do adversário, mas 'aposta as fichas' no jogo que se realiza quatro dias antes da partida com o Benfica, para a Liga NOS.

"O Gent ainda não perdeu qualquer jogo. Tem 23 golos marcados e 7 sofridos e, mais do que esses números, os portugueses sabem o que o gent fez na Champions o ano passado: apurou-se com o Zenit para os 'oitavos', num grupo dificílimo. Tem uma boa equipa, com muita qualidade, num grupo muito difícil. Se o ano passado tinha objetivos na Champions, na Liga Europa deste ano também os tem. Vai ser um jogo extremamente difícil e temos de estar ao melhor nível, ser pacientes e inteligentes, com o apoio do nosso público. É o jogo mais importante que vamos ter agora por isso não faz sentido pensarmos ainda no Benfica. A margem de erro é bem menor. Se queremos passar a fase de grupos, não passa outra coisa na minha cabeça que não apresentar a melhor equipa para este jogo", afirmou esta quarta-feira em conferência de imprensa.

Peseiro avalia o grupo H - onde estão também o Shakhtar Donetsk e o Konyaspor - como "muito equilibrado", assumindo qualquer uma das quatro equipas como fortes candidatas à passagem à fase seguinte. "Queremos estar lá e jogar muito bem reforçados pelo apoio que temos de ter amanhã", sublinhou.


Para o técnico dos brancarenses, o facto do Sp. Braga nunca ter sido eliminado na fase de grupos da Liga Europa não conta nada para o encontro de amanhã.

"A história, boa ou má, não conta nada para o presente. Os objetivos foram bem delineados no início da época. Vamos fazer o que temos vindo a fazer: trabalhar a nossa forma de jogo. Não mudámos a nossa estratégia até agora, mas pontualmente podemos fazê-lo consoante o adversário. O Gent é uma equipa com muita largura, com muito jogo interior e não sabemos qual a estratégia que vão usar amanhã. Temos de ser cada vez mais fortes dia a dia e consolidar processos. Quando atacarmos tem de ser com todos e quando defendermos também terá de ser com todos".

Autor: Sofia Lobato

BENÍTEZ FORA DA LISTA DE CONVOCADOS
Avançado falha Gent devido a lesão

O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, convocou esta quarta-feira Martínez e Djavan para a receção ao Gent, na quinta-feira, da primeira jornada do Grupo H da Liga Europa.

Os dois jogadores tinham falhado o jogo com o Boavista, do campeonato, no domingo (vitória por 3-0), mas estão de volta às opções do técnico.

De fora, fica Benítez, extremo emprestado pelo Benfica, que salta da convocatória devido a lesão (não treinou esta quarta-feira).

O técnico revelou ainda que Rui Fonte "ainda não está em condições para dar o seu normal", embora já treine com os colegas de equipa.

Ricardo Ferreira, Luís Aguiar e Oti continuam a recuperar de lesões.

Sporting de Braga e Gent defrontam-se às 20:05 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado pelo francês Benoit Bastian.

A lista dos convocados:

Guarda-redes: Marafona e Matheus.

Defesas: Baiano, Velázquez, Rosic, André Pinto, Marcelo Goiano, Djavan.

Médios: Bakic, Pedro Tiba, Vukcevic, Mauro, Martínez.

Avançados: Wilson Eduardo, Alan, Hassan, Stojiljkovic, Pedro Santos, Ricardo Horta.

Autor: Lusa

Record