News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 13/09

Started by Bruno3429, 13 de September de 2016, 07:48

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Pedro Santos é a peça-chave do onze do SC Braga
Joana Russo Belo

É a figura deste arranque de temporada dos Guerreiros do Minho: Pedro Santos. Um pequeno gigante que tem assumido o papel de destaque do SC Braga versão 2016/17 e é já o melhor marcador da equipa.

Com a transferência de Rafa para o Benfica, o extremo ganhou especial relevância no onze arsenalista e tem cumprido da melhor forma o papel. Marcou logo na primeira jornada, em Guimarães, no dérbi minhoto diante do Vitória SC, oferecendo o triunfo ao SC Braga [0-1], e voltou a festejar em casa do Estoril-Praia, na terceira jornada do campeonato, contibuindo para a vitória por 1-3. Nesse encontro, Pedro Santos abriu o livro e não só marcou, como serviu Wilson Eduardo e Hassan em dois bons momentos, desperdiçados pelos avançados.

No domingo, frente ao Boavista, o extremo voltou a ser determinante na estratégia ofensiva dos bracarenses e embalou a equipa numa altura em que os guerreiros tardavam a encontrar--se dentro das quatro linhas.


  > Com a tradicional irreverência em campo, o extremo resgatou a equipa com dribles frenéticos e uma postura atrevida, levando o ataque ao colo. Depois de Hassan ter aberto caminho à vitória, Pedro Santos sacou e converteu a grande penalidade que deu o segundo golo ao SC Braga e assistiu Wilson Eduardo para o terceiro, após uma brilhante arrancada e um contra-ataque letal. Verdadeiro gigante em campo, Pedro Santos esteve sempre ligado à corrente e foi dos pés do pequeno extremo que surgiram os lances de maior perigo dos guerreiros.

Aos 28 anos, Pedro Santos arrancou a nova época de forma soberba e os três golos apontados pelo extremo nas primeiras quatro jornadas da Liga colocam-no no topo dos melhores marcadores portugueses do SC Braga: Santos igualou o registo histórico de Chico Gordo, avançado luso-angolano - melhor marcador de sempre dos arsenalistas com 74 golos, em 177 jogos - que também apontou três golos nas primeiras quatro jornadas na época 1979/80.

Correio do Minho

Bruno3429

LUTA PELA BALIZA NA EUROPA COM AVALIAÇÃO A CADA JOGO
José Peseiro mudou a opção que vigorava no que toca à baliza

José Peseiro mudou a opção que vigorava em Braga no que toca à titularidade na baliza e, sob o seu comando, não existem regras pré-definidas. Os guarda-redes vão lutar em igualdade de circunstâncias pelo lugar na Liga Europa, com a avaliação a ser feita para cada jogo, aplicando-se o mesmo método às taças.
Essa decisão pode evitar o que sucedeu na época passada, em que Matheus disputou todos os 12 encontros dos arsenalistas na égide da UEFA, tendo Marafona sido suplente nos últimos seis, os que se disputaram após a sua contratação ao P. Ferreira. O técnico irá fazer a sua opção para a receção ao Gent, sendo certo que, caso opte por não fazer alterações ao que sucede na 1ª Liga, Marafona estará perante a sua estreia europeia aos 29 anos, um ponto relevante para a sua valorização.

Rui Fonte pronto

Excelente notícia para José Peseiro é a recuperação plena de Rui Fonte. O avançado chegou da Luz lesionado no joelho direito, mas reagiu rapidamente e excedeu as expectativas. Ontem já trabalhou sem limitações e só lhe falta adquirir o ritmo ideal para reentrar nas opções.
Entretanto, o francês Benoit Bastien foi o árbitro designado para o encontro de quinta-feira. O juiz tem 33 anos, insígnias FIFA desde janeiro de 2014 e faz a estreia em partidas de equipas portuguesas.

Autores: Vítor Pinto e Eugénio Queirós

Record

Bruno3429

Rui Fonte a postos para a receção ao Gent

O avançado Rui Fonte ultrapassou os problemas físicos que o assolaram neste início de temporada, e ao que apurou A BOLA, pode ser uma das novidades de José Peseiro na convocatória para a receção ao Gent.

Ricardo Ferreira, Oti e Luís Aguiar estão lesionados e falham o encontro com os belgas.


Benoit Bastien é o árbitro do SC Braga-Gent

O francês Benoit Bastien foi o árbitro escolhido para o jogo SC Braga-Gent, marcado para quinta-feira, às 20:05 horas, a contar para o Grupo H da Liga Europa.

O árbitro, de 33 anos, estreia-se em jogos com equipas portuguesas e será auxiliado por Hicham Zakrani e Frédéric Haquette, com Julien Pacelli a fazer o papel de quarto árbitro.

O jovem árbitro recebeu as insígnias FIFA em 2014.

A Bola

rpo.castro

Pedro Santos: e tu Rui Patrício, lembras-te dos golos do Kikas?
A figura da jornada 4 do Maisfutebol

Melhor em campo do Sp. Braga na Supertaça, melhor em campo no dérbi do Minho, destaque no empate em casa com o Rio Ave, melhor em campo com o Boavista. Pedro Santos tem deixado os minhotos no pódio da Liga e graças a novo golo e, sobretudo, à exibição é a figura da quarta jornada da Liga 2016/17 para o Maisfutebol.

Agora que já não há Rafa, o baixinho de bigode lápis é um dos principais responsáveis em campo pelo segundo lugar do Sp. Braga (ex aequo com o Benfica que defronta na próxima jornada), e, garantem, desde os tempos do Casa Pia que está habituado a ser craque da equipa.

Um antigo treinador e o melhor amigo dele, capitão do Panathinaikos, revelam diferenças de um jogador destinado a embelezar o campeonato com grandes golos, como fazia nos juniores a Rui Patrício e a um imbatível Sporting.

Pedro Santos demorou o seu tempo a despontar na Liga. No Casa Pia constituía com Diogo Salomão e Zeca um «trio maravilha», palavras do treinador de então, José Viriato.

O Kikas, como é conhecido na Encarnação, zona de Lisboa em que cresceu, chegou muito cedo a Pina Manique. Também chegou magrinho. E talentoso.

«Comecei a treiná-lo creio que ainda nos juvenis e depois levei-o até aos seniores. Já nessa altura dava nas vistas, tinha uma capacidade técnica boa, bom remate. Tinha algum individualismo, mas não enganava ninguém», conta José Viriato ao Maisfutebol.

O Pedro Santos que hoje joga pelo Sp. Braga tem, forçosamente, de ser diferente daquele que andou nos Gansos a marcar os tais grandes golos. Porque os jogadores evoluem em pensamento, experiência e, no caso de Kikas, no corpo também.

José Viriato: «Claramente, a robustez física está diferente. Evoluiu na parte técnica, mas ainda mais na parte física. O Pedro tinha de trabalhar muito porque era franzino. Agora abriu!»

Zecaridis, assim chama Pedro Santos ao capitão do Panathinaikos, refere o mesmo. «Era muito diferente do que é agora fisicamente. Está muito mais forte. Quando jogávamos, ele era a figura da equipa. Havia o Salomão também, mas o Pedro sempre marcou mais golos. Era o craque. Também o vejo mais objetivo. Continua a usar o drible, mas já não exagera.»

Ainda assim, o tamanho, como o pai «que foi um avançado do Sintrense, pequenino mas destemido», conta Viriato, nunca foi problema para um jogador que «não gosta de perder por nada», como acrescenta Zeca. Numa frase, o antigo treinador do Casa Pia define a ideia: «O Pedro era um caga-tacos e disputava as bolas todas!»

O momento de Pedro Santos é de «grande confiança, sente-se bem». Não foi sempre assim. Zeca lembra-se do tempo em que o amigo foi emprestado pelo Sp. Braga ao Astra Girgiu da Roménia: «Falava com ele praticamente todos os dias. Era difícil para ele. Pela língua, pela cidade em que estava, por estar sozinho. A mulher só lá foi ter depois. Foi má experiência, mas apareceu o Rio Ave, que foi a chave.»

O tal golo a Rui Patrício

Zeca é, obviamente, suspeito. Até pelo telefone se nota que fala com orgulho de Pedro Santos. O capitão do Pana confessa, porém, que o esquerdino do Sp. Braga precisa que o entendam.

«É o meu melhor amigo, por isso, para mim é uma pessoa espetacular. É um rapaz-palhaço, está sempre na brincadeira e só diz piadas. Gosto muito dele, mas ele precisa de confiança, que acreditem nele. Há treinadores que impõem certas barreiras, mas agora dão-lhe liberdade para ele jogar como gosta e sabe, para fazer as coisas dele», explica Zeca.

E as coisas que Pedro Santos tem feito nesta temporada têm sido de destacar. Por exemplo, aquele golo ao Vitória, em Guimarães. Goiano cruzou da esquerda, Pedro Santos apanhou-a e em vólei atirou de pé esquerdo, num remate imparável. Ao que parece, o golaço é um hábito nele.

Zeca: «Golos dele? Ui, lembro-me de vários, só fazia golos espetaculares! De canto direto, de livre direto, mas há um que me lembro sempre. Assim que me perguntou, recordei-me logo desse. Éramos juniores no Casa Pia e o Sporting não tinha nem uma derrota. Teve uma só nesse ano*, connosco. Vencemos 3-1 e o Pedro Santos fez dois golos, um de penálti. No outro, entra na área, dribla um defesa e da linha de fundo, sem ângulo, mete um chapéu ao Rui Patrício! Da linha de fundo! Acho que o Rui Patrício não se lembra, mas lembro-me eu!»

«Típico jogador habituado a sofrer»

De «família humilde, gente de trabalho», José Viriato não tem dúvidas «que muito do que o Pedro é vem daí, um típico jogador habituado a sofrer, que não teve nada de mão beijada».

Saiu do Casa Pia (3ª Divisão), passou pelo Leixões (II Liga) - «até fui eu que tive de ir levá-lo, furámos um pneu e tudo lá no norte», relata Zeca – chegou ao V. Setúbal e depois ao Sp. Braga; foi emprestado ao Astra Girgiu e ao Rio Ave. Voltou para afirmar-se no Minho. Um caso de sucesso pelos escalões acima no futebol nacional.

No Casa Pia, «treinava-se à noite e eles ganhavam 50 euros por mês e um almocinho de vez em quando». Zeca recorda que o amigo ainda fez um contrato e acha que «terá chegado a ganhar 125 euros/mês» (na verdade, foram 400 euros, ver vídeo abaixo).

Agora, o grande amigo do Kikas acha que ele «já merece mais qualquer coisinha». Novo contrato? Nada disso, «a seleção».

MAISFUTEBOL
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/sp-braga/pedro-santos-e-tu-rui-patricio-lembras-te-dos-golos-do-kikas
Quem não sente não é filho de boa gente.

JotaCC

Golos de Santos são talismã na Liga

A maior responsabilidade de marcar golos não lhe pertence, mas a veia goleadora de Pedro Santos tem sido talismã para o arranque promissor do Braga na Liga. Sempre que marcou, os minhotos venceram.
Com três golos em quatro jogos, a eficácia apresentada foi preponderante para a conquista de nove pontos, registo quer permite aos arsenalistas estarem na vice-liderança, em igualdade pontual com o Benfica (10 pontos). Com uma estreia de sonho, marcando o golo do triunfo na casa do rival Guimarães, Pedro Santos caminha a passos largos para igualar ou superar a marca dos sete golos alcançados na época passada, o melhor registo da carreira no principal escalão. O jejum na segunda jornada coincidiu com um empate caseiro, mas o apetite para o golo reapareceu e o Braga voltou a ganhar ao Estoril e Boavista.

JN

JotaCC

MELHOR ARRANQUE MOTIVA PARA O GENT
Imune às saídas de Boly e Rafa, o Braga ganhou ao Boavista e passou a somar dez pontos. É o melhor registo do clube à quarta jornada desde 2011/12 e dá confiança para o ciclo exigente que se segue




A derrota expressiva com o Benfica na Supertaça (3-0) e as perdas de jogadores importantes como Boly e Rafa não deixaram marcas aparentes no Braga, cujo arranque de campeonato é o melhor das últimas cinco épocas. Com quatro jornadas decorridas, os arsenalistas somam dez pontos, fruto das vitórias sobre o V. Guimarães (0-1), Estoril (1-3) e Boavista (3-0), e do empate com o Rio Ave (1-1). José Peseiro igualou, assim, o registo de Leonardo Jardim, que também amealhou dez pontos no arranque do campeonato de 2011/12. Daí para cá, o Braga não mais tinha passado a fasquia dos nove pontos, com Jesualdo Ferreira, em 2013/14, sendo que essa até acabou por ser uma temporada para esquecer (os arsenalistas ficaram no modesto nono lugar e falharam a Europa). Para se encontrar um início mais auspicioso do que o atual é preciso recuar a 2009/10, época em que o Braga – que viria a sagrar-se vice-campeão nacional sob o comando de Domingos Paciência – somou quatro vitórias nas quatro primeiras jornadas. Começar bem, contudo, nem sempre significa terminar bem. Na época passada, por exemplo, o Braga, apesar da época positiva que realizou, já tinha duas derrotas (com Rio Ave e Estoril) à quarta jornada.
José Peseiro regressou ao Braga com o desafio de manter ou elevar o alto nível exibido pela equipa em 2015/16 e encontrou o cenário habitual na Pedreira, ou seja, a saída de elementos importantes, neste caso Josué, Luiz Carlos, Boly e Rafa. Já tinha vivido algo semelhante na primeira passagem, quando ficou sem o goleador Lima. Desde Domingos Paciência, em 2010, que um treinador não transita de uma época para a outra no Braga. Todos têm sido forçados a reformular os onze-base. Paulo Fonseca, por exemplo, assumiu um Braga já sem Santos, Éder, Zé Luís, Rúben Micael, Pardo e Danilo. José Peseiro não tem introduzido muitos reforços no onze. Rosic e Ricardo Horta, por agora, são os únicos que estão perto de se fixar na equipa inicial. Wilson Eduardo, suplente na época passada, tem aproveitado a saída de Rafa. O técnico ainda está à procura das opções adequadas ao novo sistema de jogo, mas os resultados, mesmo em fase de crescimento,têm sido prometedores. A equipa tem razões para chegar moralizada à estreia na Liga Europa desta época, quinta-feira, em casa, ante os belgas do Gent. Avizinha-se um ciclo duro. A seguir ao Gent há a visita ao Benfica e este mês ainda reserva a deslocação ao terreno do Shakhtar Donetsk.



GOLOS
3
Pedro Santos personifica o bom início do Braga. A par de Marega (V. Guimarães) e Tasos (Feirense), é o melhor marcador do campeonato



TREINO REGRESSO AINDA SEM TRÊS

Após a vitória sobre o Boavista (3-0), o Braga iniciou logo ontem de manhã a preparação da receção ao Gent, marcada para quinta-feira, às 20h05, a contar para a primeira jornada do Grupo H da Liga Europa. Com Rui Fonte a treinar a cem por cento, José Peseiro continua privado de três jogadores, todos eles a recuperar de lesões: Ricardo Ferreira, Luis Aguiar e Oti.



ÁRBITRO FRANCÊS VAI ESTREAR-SE

Benoit Bastien, árbitro francês de 33 anos, foi nomeado pela UEFA para apitar o Braga-Gent. Internacional apenas desde 2014, o juiz vai estrear-se em jogos com equipas portuguesas. Benoit Bastien tem, no entanto, já uma experiência assinalável no principal campeonato francês, patamar que atingiu em 2011/12 e no qual já dirigiu 70 jogos.

O JOGO

JotaCC

António Duarte:"O Braga tem competência para ganhar ao Gent e ao Benfica"
Os minhotos preparam a estreia na Liga Europa e o jogo da Luz para o campeonato.

António Duarte, antigo dirigente do Sporting de Braga, acredita que a equipa orientada por José Peseiro tem "competência" para vencer o Gent, esta quinta-feira na abertura da fase de grupos da Liga Europa, e o Benfica, na partida da próxima segunda-feira, para o campeonato.
António Duarte explica que os arsenalistas "gostam destes palcos, onde se realizam jogos importantes".
Os jogadores estão a "habituar-se aos processos do novo treinador", que tem sido capaz de formar "uma equipa organizada e preparada para atacar as competições nacionais e internacionais".
O Braga estreia-se frente ao Gent, na Liga Europa. O reencontro com o Benfica, depois da derrota na Supertaça, é o desafio que encerra a 5ª jornada, na segunda-feira. Os minhotos têm três vitórias e um empate na I Liga. Ocupam o segundo lugar, em igualdade pontuar com o Benfica, e estão a dois pontos do líder Sporting.

RR

Bruno3429

PEDRO SANTOS E O MELHOR GOLO DA 1.ª JORNADA

A realizar um fantástico início de temporada, Pedro Santos vê agora reconhecidas as excelentes performances que tem vindo a desenvolver.  O golo apontado pelo extremo bracarense no triunfo do SC Braga no dérbi com o Vitória SC, foi eleito o melhor da 1.ª jornada da Liga NOS, após uma votação realizada no site do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol. Pedro Santos apontou um golo de belo efeito aos 15 minutos, com um remate de primeira, forte e colocado, indefensável para o guarda-redes adversário. O extremo de 28 anos conquistou 27,78 por cento dos votos, seguido de André Horta (SL Benfica), com 16,67 por cento, e por Frederico Venâncio (Vitória FC), com 5,56 por cento. Juntamente com André Silva (FC Porto) e Pedrinho (FC Paços de Ferreira), Pedro Santos é um dos três candidatos a vencer o prémio de Melhor Golo do mês de agosto, sendo que o vencedor desse título fica desde logo nomeado para o prémio de Melhor Golo da temporada 2016/2017.

RUI RIBEIRO NA LISTA FINAL DA SELEÇÃO SUB-17

Rui Ribeiro, guarda-redes que integra o plantel dos sub-17 do SC Braga, consta na lista final de atletas que vão disputar o 1º Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa do escalão Sub-17, entre os dias 16, 18 e 21 de setembro, no Luso, em Pampilhosa e em Taveiro. Depois de dois dias de trabalho, o selecionador José Guilherme acabou por riscar três dos 21 nomes que constavam na convocatória inicial, tendo Rui Ribeiro convencido o selecionador nacional.

Eis a lista completa de convocados pelo treinador José Guilherme:

SL Benfica: Henrique Jocu, João Monteiro, Mamadou Koné, Pedro Álvaro, Rodrigo Conceição e Umaro Embaló
FC Porto: Afonso Sousa, João Oliveira, Paulo Moreira e Romário Baró
Juventus FC: Pedro Justiniano
Liverpool FC: Rafael Camacho
SC Freiburg: Daniel Simões
SC Braga: Rui Ribeiro
Sporting CP: Bernardo Sousa, Diogo Brás, Filipe Semedo, Gonçalo Costa, Tiago Djaló e Tiago Rodrigues.
Vitória SC: André Almeida

Programa da Seleção Nacional sub-17:

16 de setembro

País de Gales-Portugal | 17H00 | Centro de Treinos do Luso

18 de setembro

Portugal-Malta | 17H00 | Estádio Municipal Sérgio Conceição

21 de setembro

Portugal-Escócia | 17H00 | Estádio Municipal Sérgio Conceição

GVERREIROS COM SORTES DISTINTAS

Sortes distintas para José Carlos Macedo e Mário Peixoto, atletas do SC Braga que se encontram no Rio de Janeiro a representar Portugal nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. José Carlos Macedo entrou da melhor na competição individual, ao vencer por 7-2 o canadiano Bruno Garneau na primeira jornada da fase de grupos. Sorte diferente teve o seu companheiro de equipa na seleção e no SC Braga, Mário Peixoto, que saiu derrotado por 4-2 do encontro com o britânico Patrick Wilson, que atualmente ocupa o oitavo posto do ranking mundial.

Mário Peixoto tem ainda esta terça feira um novo e decisivo embate, às 22H15 (hora portuguesa), diante do japonês Kazuki Takahashi, 11º classificado do ranking mundial. O bracarense está, contudo, dependente daquilo que o japonês puder fazer diante do seu carrasco Patrick Wilson. O gverreiro Domingos Vieira também se estreia esta terça-feira na prova individual, tendo encontro marcado com o sul-coreano Hyeonseok Seo, às 20H00.

Calendário de jogos:

14 de setembro

Domingos Vieira – Yuk Wing Leung (Hong Kong) | 15H00

José Carlos Macedo – Ye Jin Choi (Coreia do Sul) | 17H15

Domingos Vieira – Chrysi Morfi-Metzou (Grécia) | 22H00

SCBraga

Bruno3429

Jorge Sousa arbitra Benfica-SC Braga

O Conselho de Arbitragem anunciou as nomeações para a próxima jornada da Liga, com destaque para a receção do Benfica ao SC Braga, na segunda-feira (dia 19), que terá arbitragem de Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto.

Antes, no domingo, dia 18, o Tondela-FC Porto será arbitrado por Hugo Miguel (AF Lisboa), enquanto no Rio Ave-Sporting estará o bracarense João Pinheiro.

Eis as nomeações:

Sexta-feira, dia 16:
Nacional - Marítimo, Bruno Paixão

Sábado, dia 17:
Estoril - Moreirense, Gonçalo Martins
Vitória de Setúbal - Paços de Ferreira, Manuel Mota
Vitória de Guimarães - Belenenses, Manuel Oliveira

Domingo, dia 18:
Arouca - Chaves, Luís Ferreira
Boavista - Feirense, Bruno Esteves
Tondela - FC Porto, Hugo Miguel
Rio Ave - Sporting, João Pinheiro

Segunda-feira, dia 19:
Benfica – SC Braga, Jorge Sousa


A Bola