News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/05

Started by Bruno3429, 26 de May de 2016, 08:36

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SALVADOR PROCURA NOVO TREINADOR
Já há acordo para Paulo Fonseca sair

Está por horas o anúncio oficial da saída de Paulo Fonseca do Sp. Braga e António Salvador já encetou contactos para encontrar um substituto à altura de quem lhe conseguiu dar a primeira Taça de Portugal. Os próximos dias serão de telefonemas e de reuniões, um pouco à imagem do que se passou nos verões transatos visto que os últimos cinco treinadores não ficaram, por diferentes razões, mais do que uma época no Minho.

Anteontem, António Salvador e Paulo Fonseca chegaram a acordo para a rescisão de um contrato que ambos tinham prometido cumprir e que só terminava em junho de 2017. Apesar de querer manter o homem que guiou a equipa à conquista da Taça de Portugal, Salvador foi sensível às explicações de Paulo Fonseca e a SAD será compensada em cerca de 500 mil euros pela sua saída.

A primeira aventura no estrangeiro, no Shakhtar Donetsk, proporcionará a Paulo Fonseca um contrato milionário que lhe garante um valor dez vezes superior ao que auferia no Minho, isto para além da possibilidade de lutar por títulos. Apesar de já ter a proposta nas mãos há várias semanas, o treinador optou por negar as evidências, fazendo até um comunicado a desmentir a sua saída.
Por Braga, abre-se agora um período de vazio onde António Salvador terá de parar grande parte da preparação da nova temporada e concentrar-se em encontrar um treinador à altura do seu grau de exigência.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

#1
ABC/UMinho vence Benfica e está a um passo do título nacional
Carlos Costinha Sousa

Mais uma vitória da raça e a merecida vantagem na final para o ABC/UMinho. Ontem, perante um Pavilhão Flávio Sá Leite novamente quase a rebentar pelas costuras, os bracarenses não deram hipóteses ao Benfica e somaram um triunfo por 27-23. E com este resultado, os academistas estão a apenas um passo da conquista do título nacional.
Como já se esperava, a primeira parte decorreu de forma muito equilibrada e com as emoções à flor da pele, sempre com as duas equipas a não permitirem que o adversário se conseguisse distanciar no marcador.

O ABC/UMinho entrou melhor em campo, colocou-se em vantagem e conseguiu mesmo aumentar para dois golos de vantagem no marcador. No entanto, a reacção benfiquista não tardou e o jogo foi tomando uma toada de parada e resposta, sempre com os bracarenses em vantagem, mas com o Benfica a conseguir ir anulando a diferença de golos.
E este jogo de parada e resposta manteve-se até ao fim dos primeiros 30 minutos, com o resultado a fixar-se numa vantagem, ainda que curta, para os academistas que venciam por 13-12.

Durante a primeira metade da partida estiveram em evidência Hugo Rocha, que apontou quatro golos e conseguiu ajudar a equipa a manter-se no comando do marcador, assim como Pedro Spínola, muito eficaz no ataque e também a cumprir muito bem na hora de defender, mas também, e desta vez pela negativa, a dupla de arbitragem do encontro. Tiago Monteiro e António Trinca, ao longo do primeiro tempo, tiveram algumas falhas na avaliação de alguns lances o que acabou por prejudicar, ainda que de forma não muito grave, a equipa academista. Pedro Seabra, por exemplo, foi excluído por duas vezes ainda na primeira parte, sendo que nas duas delas não se viram motivos para tal decisão dos árbitros.

Mas o ABC/UMinho voltou a demonstrar, perante essas contrariedades, muita garra, força, determinação e coragem e continuou a disputar o jogo pelo jogo.
A entrada academista na etapa complementar voltou a ser mais forte e o ABC conseguiu não só manter-se na frente do marcador, mas também aumentar essa vantagem até uma diferença de quatro golos, quando decorria o minuto 38 da partida (17-13).

Mas nos minutos seguintes o ABC/UMinho acabou por vacilar um pouco, cometeu alguns erros a nível ofensivo, que o Benfica aproveitou muito bem para conseguir anular a vantagem no marcador, sendo que aos 15 minutos da segunda parte o empate voltou a fixar-se no marcador (18-18). E logo a seguir os forasteiros conseguiram mesmo a primeira vantagem do jogo.

Mas logo a seguir voltou a vir ao de cima a garra bracarense, com o ABC a não se deixar intimidar, a partir para o jogo com toda a força e a conseguir inverter novamente o resultado e colocando-se com nova vantagem de quatro golos (23-19), a sete minutos do final da partida.
E o tão desejado triunfo já não fugiu ao ABC/UMinho. Com uma qualidade invejável nas decisões, quer ofensivas, quer defensivas, os academistas conseguiram mesmo levar a vantagem no marcador até ao fim, vencendo por 27-23.

Correio do Minho

JotaCC

Braga Valência quer nova cedência de Danilo mas guerreiros rejeitam hipótese

O Valência quer prolongar a cedência de Danilo Barbosa por mais um ano. O médio brasileiro, de 20 anos, que no último verão foi cedido ao clube espanhol por 250 mil euros, com opção de compra, poderá manter-se na equipa che. "Estamos a procurar negociar com o Braga para tentar ampliar a cedência", revelou, ontem, Suso García Pitarch, diretor desportivo do Valência. Na altura do empréstimo, foi fixada uma opção de compra de 14,75 milhões de euros, mas o Valência entende que o jogador não correspondeu ao esperado e pretende reavaliá-lo dentro de um ano. Um assunto que, no entanto, não agrada ao Braga. Ontem, o presidente António Salvador, em declarações à "Cadena Ser" foi claro: "Nova cedência é impossível. O jogador pertence ao Braga e se o Valência não exercer a opção de compra ele terá de voltar".


ABC pode ser campeão na Luz
Andebol Play-off da 1.ª Divisão Nacional

O ABC está a uma vitória de garantir o título da 1.ª Divisão Nacional de andebol, depois de, ontem, ter batido, o Benfica, por 27-23, no terceiro jogo da final do playoff e ficar com uma vantagem de 2-1 na eliminatória. Depois de amanhã, no pavilhão da Luz (17 horas), as equipas defrontam-se, naquele que poderá ser o jogo decisivo.
Os bracarenses entraram melhor na partida, faturaram primeiro e estiveram na frente do marcador durante a etapa inicial, com uma boa resposta das águias, que foram igualando o resultado, sem, contudo, conseguirem ganhar ascendente. Pouco antes do intervalo, os locais alcançaram uma vantagem de dois golos, que os embalou para a segunda parte.
A distância duplicou em pouco tempo, mas a partir dos 40 minutos vários ataques bem sucedidos da equipa lisboeta, em contraponto com algumas falhas ofensivas dos minhotos, deixaram o jogo empatado 1818. O Benfica aproveitou a oportunidade para, pela primeira e única vez na partida, se colocar a vencer.
A desvantagem teve o dom de despertar o ABC. Rapidamente a equipa da casa voltou a comandar o marcador, alcançando uma margem de quatro golos que soube gerir de forma a não deixar fugir o triunfo.

JN

JotaCC

Douglas certo por dois milhões, Sandro e Vukcevic mais longe
Defesa do Trabzonspor, pedido de Jesus com mais de um ano, está certo. Meio-campo é agora o principal foco de preocupação

Douglas foi o primeiro pedido de Jorge Jesus para o eixo da defesa mas na altura o Trabzonspor apresentou números irrecusáveis e que não obrigavam o central a baixar o seu patamar salarial. As negociações prolongaram-se há um ano mas Jesus teve mesmo de se virar para Naldo, que deve agora deixar Alvalade, e Ciani, que chegou e saiu no espaço de um mês.
A contratação de Douglas deve obrigar a uma reformulação/renovação do lote de centrais leoninos; Douglas, Coates e Rúben Semedo são intocáveis. Logo, Naldo e Ewerton são os grandes candidatos à saída e ainda há Paulo Oliveira que, ao que o DN apurou, tem a possibilidade de sair para um clube italiano.
Tobias Figueiredo deve, à semelhança do que se passou com Rúben Semedo, iniciar a temporada, na condição de emprestado, no Vitória de Setúbal. Ataque ao meio-campo Nas últimas horas, dois alvos que o Sporting tinha identificado para o meio-campo afastaram-se bastante de Alvalade e, curiosamente, dois futebolistas que têm a versatilidade de poderem atuar nas posições esta época ocupadas por William Carvalho e Adrien.
Falamos do montenegrino Vukcevic, atual futebolista do Sporting de Braga, e do brasileiro Sandro, ligado ao Queens Park Rangers.
O primeiro era visto por Jorge Jesus como um perfeito substituto para aquela zona do meio-campo, caso qualquer dos titulares não pudesse atuar, o segundo está mais capacitado para jogar na posição recuada habitualmente desempenhada por William.
Ambos por razões diferentes estão mais longe. Vukcevic está a um ano de terminar contrato com o Sporting de Braga mas está em negociações para renovar contrato. Numa primeira fase, António Salvador, presidente do emblema minhoto, pediu 10 milhões de euros pelo futebolista de 24 anos, contudo, o Sporting não fechou a porta e acalentou a esperança de poder fechar negócio por sensivelmente metade desse montante. Com outros alvos em mente, Jorge Jesus deixou cair, por agora, Vukcevic, mas a verdade é que dificilmente terá Sandro, um jogador com um avultado ordenado, no qual o seu clube de origem não parece muito interessado em comparticipar. E o internacional brasileiro também não está recetivo a baixar...

DN

JotaCC

Rafa para fechar antes do Euro
Luís Filipe Vieira e António Salvador podem atingir um acordo em breve para a transação do extremo

Os encarnados têm pressa em saber com o que contam para a nova época. Com a partida de Gaitán, ter Rafa rapidamente é uma prioridade, podendo custar 15 milhões de euros, mais cedências de atletas

Rafa será um dos trunfos de Fernando Santos no Europeu de França
O Benfica está a apertar nas negociações com o Braga para finalizar o contrato com Rafa ainda antes do começo do campeonato da Europa, agendado para 10 de junho. Cumprido o derradeiro compromisso bracarense, a final da Taça de Portugal, que os minhotos conquistaram perante o FC Porto, estão agora abertas todas as vias para se discutir o acordo pelo extremo.
As boas relações entre os presidentes de Benfica e Braga, Luís Filipe Vieira e António Salvador, respetivamente, podem ser determinantes para o sucesso de uma operação que, como O JOGO atempadamente revelou, pode atingir um valor global de 15 milhões de euros. O negócio incluiria a cedência de jogadores ao Braga, estando em cima da mesa os nomes do médio Pelé e do lateral Marçal, havendo ainda a hipótese de o avançado Rui Fonte permanecer no Minho em definitivo. A ida de Gaitán para o Atlético de Madrid abriu um buraco no onze que Vieira quer ver rapidamente preenchido com Rafa. A intenção é ter o plantel definido o mais depressa possível para o ataque ao tetra.

O JOGO

JotaCC

SALVADOR PROCURA SUCESSOR DE FONSECA
Treinador já acertou a rescisão com o Braga e ainda vai levar três adjuntos para o Shakhtar. Braga está no mercado



Depois de não ter colocado entraves à saída de Paulo Fonseca, o presidente do Braga colocou-se no mercado à procura de um novo treinador. Opções não são muitas, mas Salvador está tranquilo

António Salvador e Paulo Fonseca já chegaram a acordo para a rescisão do contrato e o treinador vai ser anunciado brevemente (em princípio na próxima semana) no Shakhtar Donetsk. Tal como O JOGO escreveu, o Braga vai receber uma compensação financeira equivalente ao ano de contrato que lhe sobrava, ao qual acrescerá ainda o valor dos contratos dos três adjuntos que vão acompanhar Paulo Fonseca na aventura ucraniana: Nuno Campos, Pedro Moreira e Tiago Leal. António Ferreira, treinador de guarda-redes que trabalhou com Fonseca em Paços de Ferreira, também seguirá viagem para a Ucrânia. Sendo assim, da equipa técnica que esteve este ano no Braga, apenas Jorge Vital (treinador dos guarda-redes) continuará no clube.
Paulo Fonseca conversou com António Salvador sobre a sua saída apenas na segunda-feira, após a conquista da Taça de Portugal, tendo acertado os termos da rescisão de contrato durante a tarde de terça-feira. O presidente do Braga compreendeu as justificações apresentadas por Paulo Fonseca para deixar o projeto a meio (tinha mais um ano de contrato) e já começou a procurar um novo treinador para a próxima temporada. No entanto, a oficialização da saída de Fonseca só deverá acontecer na próxima semana, uma vez que ainda há questões burocráticas para resolver, desde logo o pagamento da indemnização a que o Braga terá direito.
Agora que está consumada a saída de Paulo Fonseca – uma notícia avançada por O JOGO há mais de duas semanas e que mereceu um desmentido no site do Braga –, António Salvador vai começar a encetar contactos para encontrar o próximo treinador, algo que ainda não aconteceu. Nesta altura, e a nível interno, não sobram grandes opções disponíveis no mercado, sobretudo depois de se saber que Nuno Espírito Santo, a primeira opção, vai prosseguir a carreira no estrangeiro. Lito Vidigal, que fez um excelente trabalho no Arouca, também já foi colocado por António Salvador numa lista de potencias alvos, mas, sabe O JOGO, não está no topo das prioridades.



VALOR
600
A saída de Paulo Fonseca e dos adjuntos Nuno Campos, Pedro Moreira e Tiago Leal deve render ao Braga uma verba a rondar os 600 mil euros



Luiz Carlos confirma saída

A SAD do Braga já tem conhecimento da saída de Luiz Carlos no final desta época, depois do médio ter rejeitado a proposta de renovação de contrato que lhe foi apresentada. Aos 30 anos, e depois de três temporadas no clube, Luiz Carlos está a preparar-se para prosseguir a carreira no estrangeiro, de onde recebeu duas propostas muitos tentadoras do ponto de vista financeiro (China e Turquia). O Braga ainda tentou a renovação, mas não conseguiu apresentar argumentos financeiros suficientes para convencer o médio a ficar.



DEFESA LAZAR ROSIC ESTÁ "CONTROLADO"

Tal como O JOGO revelou na edição de ontem, Lazar Rosic está perto de ser a primeira contratação para a próxima época. O Braga tem a situação do defesa-central "controlado", podendo oficializar brevemente o negócio, que deverá ser feito por uma verba a rondar os 250 mil euros. Internacional sub-20 pela Sérvia, Rosic é jogador do FK Vojvodina, por quem realizou 29 jogos esta época.



SELEÇÃO STOJILJKOVIC FICOU A "DESCANSAR"

A seleção da Sérvia venceu (2-1) o Chipre, no primeiro de três jogos particulares agendados para esta fase da temporada. Desta vez, Stojiljkovic não foi utilizado, nem sequer esteve no banco de suplentes, numa opção explicado pelo selecionador Slavoljub Muslin. "Ele teve um jogo intenso no domingo, estava cansado, e optei por dar a oportunidade a outros", afirmou.



Ringstad aposta em grande época
Depois da "adaptação", lateral quer explodir em Braga

Apesar de ter sido pouco utilizado, o lateral prepara a estreia a titular na seleção da Noruega que vai defrontar Portugal. Ringstad contou ainda a "aventura" em Braga

Ringstad chegou em janeiro, depois de ter terminado o contrato que o ligava ao Lillestrom, mas, com a época já em andamento, acabou por ser pouco utilizado por Paulo Fonseca. Os oito jogos que fez, cinco como titular, acabam por ser "normais" para quem chegou a um "país diferente", e com um "futebol também diferente". "Passei algum tempo a adaptar-me à forma como a nossa equipa joga e ao campeonato português. Mas quando decidi ir para o Braga, também me preparei mentalmente para ser paciente. Sabia que tinha de esperar pelas minhas oportunidades", confessou o lateral-esquerdo, que recordou também a lesão que lhe "atrasou" a integração. "Depois de dois bons jogos em janeiro, estive dois meses afastado com um problema numa virilha. Seguiu-se uma situação nova para mim: na Noruega, depois de uma lesão, normalmente ganhamos ritmo nas equipas de reservas, mas no Braga voltei logo à equipa e fiz cinco jogos em abril". A fechar a temática, Ringstad ainda garantiu que estará "melhor preparado" para arrancar a próxima época em "grande". Para já, pode contentar-se com a "forte probabilidade" de se estrear a titular na seleção da Noruega, precisamente no jogo particular frente a Portugal, que se realiza no domingo. "Estou preparado, mas o treinador é que decide", disse.



Alan com proposta
Capitão de equipa tem convite para ficar, faltando apenas saber em que funções

António Salvador e Alan vão reunir brevemente para acertar o futuro do ainda capitão do Braga. O presidente arsenalista pretende continuar a contar com o brasileiro, que termina contrato no final do próximo mês, ainda que a possível decisão de continuar a jogar também esteja dependente do próximo treinador, que, como se sabe, ainda não foi escolhido. António Salvador vai conversar com Alan para saber qual é a sua intenção relativamente ao futuro, pretendendo, no entanto, que o brasileiro continue ligado no clube, seja na condição de jogador ou integrado na estrutura (papel ainda por definir). Esta temporada, Alan participou em 35 jogos, 22 como titular, mas foi perdendo preponderância na equipa nos últimos meses.

O JOGO

JotaCC

A Taça é nossa, mas outros títulos virão
Ideias
José Manuel Fernandes


Fomos, este fim-de-semana, a capital do desporto em Portugal. Por mérito inquestionável do Sporting Clube de Braga, que conquistou a Taça de Portugal, e do ABC, que venceu a Taça Challenge em Andebol. São duas competições importantíssimas: uma no desporto rei, a outra numa modalidade que está no top 5 do desporto português.
O ABC, vinte e três anos depois da sua primeira final europeia, conquistou pela primeira vez a Taça Challenge em andebol e trouxe para Braga um dos mais prestigiados troféus do andebol internacional. Com a curiosidade de o ter feito na primeira final exclusivamente portuguesa da história da competição e conseguindo um troféu que, em Portugal, apenas o Sporting tinha vencido, dado que Benfica e Sporting da Horta já tinham disputado finais mas sem lograrem vencer. É mais um título, num palmarés riquíssimo, do melhor clube português de andebol, que pode ser ainda enriquecido com o triunfo no campeonato nacional.

Desculpem-me! Mas pelo simbolismo e importância da conquista da Taça de Portugal e dadas as minhas funções de presidente da Assembleia Geral do S.C. de Braga, assumo um particular destaque ao Futebol.
Desde a saudosa final de 1966, tínhamos perdido em quatro finais. Não esqueceremos a da época passada, em que deixamos fugir o 'pássaro' da mão: o Sporting Club de Portugal empatou já nos descontos e depois ganhou nos penáltis.

No domingo, assistimos a semelhanças perturbadoras! O Porto fez o empate (2-2) nos descontos e fomos - novamente - a penáltis. No mesmo dia, 22 de Maio, há 50 anos, o SC de Braga tinha ganho a Taça de Portugal. Esta coincidência prenunciava que todas as forças do universo iriam estar connosco e a 'conspirar' a nosso favor! Foi o que aconteceu. Tivemos na baliza o Marafona, que se tornou grande e herói ao defender duas penalidades, e uma enorme calma dos jogadores do SC Braga na concretização das mesmas. O mérito do SC Braga na conquista do troféu é inquestionável. Fomos fortes em termos físicos, tácticos e psicológicos.

Esta vitória, é a "cereja em cima do bolo" de uma década em que tivemos no SC Braga, de forma consecutiva, um crescimento sustentável. Conquistámos a Taça de Portugal, a Taça da Liga, a Taça Intertoto, fomos vice-campeões nacionais e por duas vezes estivemos na fase de grupos da Liga dos Campeões. Estas são marcas indeléveis de um crescimento sem paralelo no futebol português e que permitem ao Braga sonhar com mais conquistas, mais troféus e até títulos.

Este sucesso tem um guerreiro no comando: António Salvador. Faz uma gestão rigorosa e ambiciosa, constrói o imediato enquanto planeia o futuro. Em simultâneo, conquista e atinge excelentes resultados desportivos, consegue que o clube tenha as contas em dia e constrói alicerce e caminho para mais e melhor. Este trabalho gera confiança, respeito e até admiração, em Portugal e na Europa. A ambição, o futuro e a sustentabilidade estão sempre presentes, como demonstra a concretização da academia do SC Braga, que permitirá reforçar a sustentabilidade do Clube, as suas condições de trabalho, nomeadamente na área da formação desportiva.
Estou certo que a conquista desta Taça é o 'clique' para ainda mais sucesso.

É ainda a prova que os títulos não são um exclusivo de Lisboa ou Porto. Somos capazes. Com um orçamento muito inferior, conseguimos fazer mais.
Pretendo ainda reafirmar que o sucesso desportivo do SC Braga acrescenta valor à nossa região.
Por Braga, e graças ao nosso Braga, já passaram aqui grandes equipas europeias como o Milan, Sevilha, Tottenham, Bayern de Munique, PSG, Celtic, Arsenal, Liverpool, Manchester United... que colocaram o clube no mapa do grande futebol e a região com a notoriedade que só um veículo como o futebol proporciona.
Ganha a cidade, a região e todas as suas forças. Ganhamos todos!

Insisto que o desporto, e o futebol em particular, para além da formação de jovens e da promoção dos valores, é também relevante do ponto de vista da economia do território.
Presumo que ninguém duvida que através do SC de Braga promovemos, dinamizamos, tornamos a nossa região mais atractiva. Em simultâneo, reforçamos a nossa pertença, as raízes e o amor à Terra.

O Sporting Clube de Braga é um clube com história, construída por pessoas com uma paixão única e grande abnegação. É esta alma que marca a identidade de um clube, com capacidade de luta e firmeza permanentes na defesa de valores e do desporto como valorização humana e referência de uma terra e de uma região, com uma força tanto maior quanto as exigências e as batalhas que se nos deparam ao longo dos tempos e que queremos sempre maiores. Alicerçado na história, construiu um presente de sucesso que projecta um futuro ainda mais promissor.
O SC Braga corresponde à imagem da região: empreendedor e ambicioso. Somos todos do Minho. Guerreiros por natureza. Damos o máximo, não atiramos a toalha a chão, estamos habituadas às dificuldades e a vencê-las.
A Taça é nossa, mas outros títulos virão.

CORREIO DO MINHO

Bruno3429

Stojiljkovic pode sair para a Alemanha

A BOLA noticia esta quinta-feira que a saída de Nikola Stojiljkovic está iminente.

O ponta-de-lança tem ainda mais quatro anos de contrato, mas não possui cláusula de rescisão e a boa época que realizou com os bracarenses, assim como pela seleção da Sérvia, fez com que tivesse mercado aberto na Alemanha.

A Bola

Bruno3429

SC Braga nos quartos de final da Euro Winners Cup

O SC Braga venceu, esta quinta-feira, os bielorussos do Bate Borisov, por 5-2, em Catania, carimbando a passagem aos quartos de final da Euro Winners Cup de futebol de praia.

Os bracarenses Bê Martins e Léo bisaram e Taiarui também fez o gosto ao pé na vitória do emblema do Minho.

Na sexta-feira, às 17.30 horas, a equipa portuguesa disputa o acesso às meias finais com o Kryla Sovetov ou o Krystall.

A Bola

JotaCC


JotaCC