News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/05

Started by Bruno3429, 02 de May de 2016, 08:33

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SL Benfica-SC Braga: 'Temos de fazer um jogo perfeito'
Miguel Machado

Paulo Fonseca reconhece favoritismo do Benfica no jogo desta noite, no Estádio da Luz, das meias-finais da Taça da Liga, mas acredita que o SC Braga pode fazer história e garantir a segunda final da temporada. Jogo começa às 19.45 horas.

À conquista da final da Taça da Liga, pela segunda vez na história do clube. É com esta ambição que a equipa do SC Braga vai entrar hoje em campo, no Estádio da Luz, para o confronto com o Benfica, mas meias-finais da competição. Paulo Fonseca reconhece, no entanto, que o favoritismo está do lado dos encarnados, e que os Guerreiros do Minho terão de fazer "um jogo perfeito para vencer" na Luz.
De resto, motivação é o que não falta à equipa minhota, aponta o treinador do SC Braga.
"A possibilidade de estar em duas finais na mesma época é algo muito motivador para nós. Mas temos que perceber que vamos defrontar o Benfica no seu estádio. Claramente o Benfica é o favorito, porque joga em casa e está moralizado, fruto da época que tem vindo a fazer. Mas temos esse aliciante de conquistar duas finais no mesmo ano", reforçou Paulo Fonseca, ontem, na conferência de antevisão da partida desta noite, às 19.45 horas.
Apesar de antever "um jogo muito difícil", o treinador do SC Braga acredita também que os Guerreiros têm capacidade de chegar à Luz e ganhar.
"As nossas possibilidades, em função do favoritismo do Benfica, serão as que conseguirmos produzir no jogo. Temos que fazer um jogo perfeito para vencer o Benfica e passar a eliminatória. Sabemos disso", afirmou ainda Paulo Fonseca, recordando os dois jogos já realizados, esta época com os encarnados, ambos para o campeonato, que o SC Braga perdeu (2-0 em casa e 5-1 na Luz). "O que podemos fazer é aprender com esses dois jogos para tentar inverter esses resultados. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, em função do valor e motivação também do adversário em querer ir à final da Taça da Liga, mas como disse também temos esse objectivo e é com esse propósito que vamos jogar à Luz", frisou o treinador dos Guerreiros do Minho.
Sobre a equipa a apresentar esta noite, Fonseca reconheceu as expulsões de Vukecvic e André Ferreira, na passada sexta-feira, condicionaram as suas ideias, mas mostrou confiança nos gue-rreiros que vão entrar em campo.

Correio do Minho

Bruno3429

DJAVAN ESPREITA TITULARIDADE
Lateral voltou de lesão

Boly e Luiz Carlos não são as únicas novidades na lista de convocados de Paulo Fonseca para o embate desta noite, no Estádio da Luz. Djavan recuperou do problema físico que o impediu de ser chamado para as duas últimas jornadas do campeonato e já ontem seguiu com a comitiva arsenalista para Lisboa. O defesa-esquerdo brasileiro, que na época passada até chegou a ser jogador do Benfica, poderá, mesmo, recuperar o seu lugar no onze.
Matheus, Boly, Djavan, Luiz Carlos e Hassan serão as entradas previsíveis na equipa, em detrimento, respetivamente, de Marafona, Ricardo Ferreira, Ringstad, Vukcevic e Crislan. O sérvio Stojiljkovic deve manter a confiança do treinador e reeditar a dupla que tão bons resultados deu, por exemplo, na receção ao FC Porto para o campeonato.

ALEF QUER JOGAR OU ENTÃO... SAI
Médio é o único jogador de campo que ainda não atuou esta época pela equipa principal

Alef é o único jogador de campo que ainda não jogou esta época pela equipa principal. O médio acredita que pode vingar no clube.

"Tenho contrato até 2020. Espero que este tenha sido o meu ano de adaptação. Se nada mudar tenho de encontrar outra solução. Sou novo e quero sempre jogar", referiu ao Globo Esporte.

Record

JotaCC

Fonseca pede "jogo perfeito" para vencer

Boly e Luiz Carlos estão de volta aos eleitos nos minhotos

Já apurado para a final da Taça de Portugal, o Braga vai tentar hoje ( 19.45 horas, TVI) qualificar-se para a final da Taça da Liga. Mas, para isso, o técnico Paulo Fonseca entende ser necessário que a equipa faça um "jogo perfeito", na Luz, perante o Benfica.
Na antevisão do duelo, o treinador do Braga admitiu dificuldades para a sua equipa. "O Benfica é claramente favorito e está moralizado pelo que tem feito ao longo da época", atirou. Ainda assim, o Braga vai tentar apurar-se para uma segunda final. "Existe uma perspetiva muito aliciante de conquistar algo inédito no clube, que é estar em duas finais no mesmo ano, mas também sabemos que o Benfica é muito forte em casa, está num bom momento e perspetivamos um jogo difícil", analisou Paulo Fonseca.
O Braga jogará na Luz sem Ricardo Ferreira e Vukcevic, dois jogadores que foram expulsos de forma polémica, na sexta-feira, nos minutos finais da receção ao Vitória de Setúbal. "Não posso negar, não tenho esses dois jogadores, claro que fiquei condicionado", disse, a respeito. "O Benfica tem 48 jogos, o Braga 53, pelo a questão do cansaço é relativa. O Benfica tem a possibilidade de gerir, mas o Braga não tem, em função dos lesionados e dos castigados. Não vejo que isso possa ser um problema para o Benfica".
Na convocatória, o regresso de Djavan, após lesão, é a maior novidade. Como se esperava, Boly e Luiz Carlos estão de volta aos eleitos, após terem cumprido castigo.

JN

JotaCC

AJUSTE DE CONTAS NA LUZ
AFASTAMENTO Braga foi a única equipa a eliminar as águias na Taça da Liga nas últimas sete épocas, em 2012/13, nas... meias- finais


A Taça da Liga tem sido um burgo praticamente exclusivo do Benfica, que venceu seis das oito edições. As águias estão invictas há 37 jogos e têm 80 golos marcados contra 20 sofridos neste período
Comandados por José Peseiro, os minhotos interromperam a série de vitórias das águias em 2012/13 e venceram a prova, ante o FC Porto
A Taça da Liga tem sido uma competição de domínio praticamente exclusivo do Benfica e, apesar de todos na Luz identificarem o campeonato como a grande prioridade, a ideia passa por manter a onda vencedora na competição. Porém, para chegar a nova final, que pode ser a sétima em nove possíveis, o Benfica está obrigado a um ajuste de contas com o Braga. Isto porque os minhotos assumiram- se como a única equipa capaz de quebrar a hegemonia das águias desde que estas conquistaram aprova pela primeira vez, em 2008/09. Os arsenalistas foram os únicos a eliminar o clube da Luz na Taça da Liga nas últimas sete temporadas, interrompendo assim precisamente a série das águias no único duelo até agora entre as formações nesta competição.
Com vitórias na Taça da Liga em2008/09,2009/10,2010/11 e 2011/12, a turma benfiquista foi eliminada em 2012/13 pelos bracarenses, precisamente nas meias- finais, longe da Luz. Sob o comando de José Peseiro, agora no FC Porto, o Braga acabou por ser mais forte no desempate através da marca das grandes penalidades, depois do nulo após 120 minutos.
Na altura a dividir a liderança da Liga com o FC Porto e a disputar ainda a Liga Europa, o Benfica, orientado por Jorge Jesus, apresentou-se na Pedreira, recinto dos minhotos, com muitas alterações, acabando por ver o Braga ser mais forte; mais eficaz nos penáltis, a formação arsenalista acabaria mesmo por conquistar a Taça da Liga, vencendo na final o FC Porto, por 1-0. Os encarnados não tardaram, porém, a recuperar da eliminação e voltaram a superar a concorrência nas duas últimas temporadas, em 2013/14 e 2014/15 – além do Braga, a outra formação a vencer a Taça da Liga foi o V. Setúbal, precisamente a única a impor uma derrota durante o tempo regulamentar ao Benfica, já em 2007/08, ano em que derrotou o Sporting na final.
Em 40 jogos na prova, o clube da Luz tem apenas esse desaire ante os sadinos, somando sete empates e 32 vitórias, todas alcançadas após a eliminação frente ao V. Setúbal. Desde então, as águias têm 37 jogos sem perder (e um registo de 80 golos marcados contra apenas 20 sofridos), apresentando-se neste momento como uma equipa praticamente imparável, já que têm nove vitórias seguidas – a última equipa a parar o Benfica foi o FC Porto, em 2013/14, nas meias- finais, mas após um 0-0 foi eliminado nos penáltis, no Dragão.



"O BENFICA PODE GERIR O CANSAÇO E NÓS NÃO"
Treinador considera que o Braga só poderá ser feliz na Luz se fizer "um jogo perfeito" e sublinha que a equipa se apresentará muito desfalcada, devido a lesões e castigos


Entusiasmado com a perspetiva de uma participação em duas finais, Paulo Fonseca diz ter retirado ensinamentos das duas derrotas sofridas frente ao Benfica, nesta temporada
Diferença: o Braga soma mais cinco jogos nesta temporada do que o Benfica
Baixas: Fonseca assume que os castigos de Ricardo e Vukcevic vão "condicionar" ainda mais a equipa




Um Benfica pressionado na liderança do campeonato jamais será um Benfica em poupança, relaxado ou distraído nas meias- finais da Taça da Liga. Paulo Fonseca é defensor desta tese e torce mesmo o nariz ao aparente desgaste físico dos encarnados, prevendo uma montanha de problemas para o Braga. "O Benfica tem essa possibilidade de gerir, mas o Braga não tem em função dos lesionados e dos castigados. Não vejo que isso possa ser um problema para o Benfica", analisou, garantindo que a realidade dos bracarenses é bem diferente ou não estivessem desfalcados de Baiano, Filipe Augusto, Pedro Santos e Rui Fonte (não jogaria por estar emprestado pelo Benfica), todos lesionados, e ainda de Ricardo Ferreira e Vukcevic, ambos castigados.
Em caso de êxito, os arsenalistas irão disputar duas finais (já está apurado para a final da Taça de Portugal) na mesma temporada. "É um facto muito motivador, mas temos de perceber que vamos defrontar o Benfica no seu estádio. O Benfica é claramente favorito, está moralizado pelo que tem feito ao longo da época. Existe uma perspetiva aliciante de estar em duas finais no mesmo ano, mas também sabemos que o Benfica é muito forte em casa e está num bom momento", assinalou.
Só "um jogo perfeito" do Braga poderá ser meio caminho andado para o sucesso na Luz. E o palpite cauteloso do treinador não é por acaso: em dois jogos com os encarnados, a equipa sofreu outras tantas derrotas e terá aprendido com os erros cometidos. "Será o terceiro jogo da época com o Benfica.Temos essa experiência. Somámos duas derrotas, mas os jogos podiam ter sido diferentes e, aprendendo com essas partidas, tentaremos inverter esses resultados", estimou. Por tudo isto, o alegado cansaço do Benfica suscita alguma estupefação a Paulo Fonseca. No campeonato das equipas com mais jogos, o Braga mantém-se na liderança e, para que não restem dúvidas, o treinador atirou com números concretos. "O Benfica tem 48 jogos, o Braga tem 53, pelo que essa questão do cansaço é relativa. Ele [RuiVitória] pode fazer alterações na sua equipa, mas vai jogar o Luisão? O Samaris? O Salvio? O Jiménez? O Carcela? Que implicações isso poderá ter? Praticamente nenhumas", analisou o treinador, lamentando especialmente as perdas do central Ricardo e do médio Vukcevic. "É claro que condicionam", suspirou.


Fonseca imparável a eliminar

Os embates entre Rui Vitória e Paulo Fonseca, enquanto treinadores, dão saldo positivo ao homem que lidera a equipa minhota e que sempre deixou fora de prova o atual colega do Benfica. Em 2013/14, o FC Porto de Paulo Fonseca afastou os vimaranenses de Rui Vitória da Taça de Portugal, na quarta eliminatória. Foi, aliás, uma das três vezes em que Fonseca se sobrepôs nos "bota-fora" com o colega de profissão: também em 2013, ganhou-lhe a Supertaça e, ainda no Aves, em 2011/12, deixou os vitorianos fora da Taça de Portugal, após as grandes penalidades. Mas, olhando para os tempos mais recentes, é Rui Vitória quem se tem rido mais e melhor. Nos últimos cinco choques entre técnicos, o atual míster das águias nunca perdeu. Esta época, por exemplo, o Benfica venceu por duas vezes o Braga (5-1 na Luz e 2-0 na Pedreira), sendo que, na temporada passada, Vitória de Guimarães e Paços de Ferreira, este com Paulo Fonseca, empataram em ambos os confrontos. Em 2013/14, os minhotos também travaram (2-2) os dragões, na Liga.



DJAVAN É A DÚVIDA NA DEFESA


Lateral-esquerdo foi a principal novidade na convocatória e poderá render o norueguês Ringstad
Sem competir há duas semanas, Djavan deverá reaparecer contra o Benfica. O lateral deu boas indicações ao longo da semana e, caso não apresente qualquer sintoma de dor, trocará com o norueguês Ringstad no flanco esquerdo. Além do defesa, também o central Boly e o médio brasileiro Luiz Carlos estão de regresso às escolhas do treinador Paulo Fonseca, tudo apontando para alinharem igualmente de início de modo a compensarem as ausências de Ricardo Ferreira e Vukcevic. No ataque, Hassan formará dupla com Stojiljkovic, o que implicará o regresso de Crislan ao banco. O jogo de hoje em que se discute a presença na final da Taça da Liga, deve ainda marcar o regresso de Matheus à baliza. Foi ele quem defendeu nas jogos das e também na Liga Europa, onde os minhotos tiveram uma carreira bem meritória.



Em duas finais já não é inédito

Caso o Braga vença hoje o Benfica, disputará duas finais na mesma temporada: Taça de Portugal e Taça da Liga. Paulo Fonseca afirmou que seria um feito "inédito", mas está equivocado. Tal aconteceu em 1976/77, com os arsenalistas a disputarem a final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto (derrota por 1-0), e a final da Taça da FPF, contra o Estoril (vitória por 2-0). Esta segunda competição só durou uma época.



PROENÇA JUNTA-SE À CAMPANHA

A campanha Guerreiros Solidários - que está a ter um enorme sucesso e a merecer o apreço de muitos bracarenses - tem Pedro Proença como novo reforço. O presidente da Liga marcará presença amanhã no shopping Nova Arcada, juntamente com António Salvador, em mais uma ação de recolha de alimentos, destinados aos refugiados. O objetivo do clube é juntar 50 mil toneladas de alimentos. A campanha vai decorrer até ao dia 20 de maio próximo e continuará a ter a colaboração de futebolistas do clube. O Presidente da República também já destacou esta ação do clube.

O JOGO