News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 28/04

Started by Bruno3429, 28 de April de 2016, 08:12

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Capitão do Sporting Clube de Braga apelou à solidariedade
Carlos Costinha Sousa

Foi mais um a dar o exemplo e a pôr as mãos à obra. E neste caso, levou a família inteira atrás. Alan, o capitão do Sporting Clube de Braga, deu o exemplo e ontem deslocou-se a uma superfície comercial da cidade de Braga para participar, como voluntário, na recolha de alimentos que o SC Braga Solidário está a realizar, até ao próximo dia 20 de Maio, no sentido de ajudar os refugiados de guerra.

Alan, a esposa e os dois filhos puseram mãos à obra na distribuição dos sacos vazios aos bracarenses e na recepção dos mesmo sacos, mas cheios, numa acção de promoção inserida na iniciativa que está a ser realizada pelo clube.
O experiente extremo dos Guerreiros do Minho afirmou que fez questão de participar, com a sua família, nesta iniciativa, por afirmar estar muito sensibilizado para as dificuldades que os refugiados de guerra estão a passar, principalmente com o facto de milhares de crianças sofrerem com esta situação.

"Esta acção é mais uma que este clube ajuda. É uma causa nobre e todo o mundo devida ajudar. Nós vemos ao longe as situações que ocorrem em diversos países e, para mim, ver principalmente as crianças a sofrerem com estas situações, com fome, os pais sem terem o que dar para comer... isso parte-me o coração e por isso penso que todos devemos apoiar", começou por referir o jogador brasileiro, acrescentando que espera que o Estádio Municipal de Braga encha, amanhã, no jogo contra o Setúbal, mas principalmente para o apoio a esta boa causa: "espero que o estádio encha para apoiar esta boa causa. A nossa equipa continua a ser a grande equipa que é, independentemente dos resultados menos bons que possa ter alcançado, mas estamos focados e vamos fazer de tudo para ganhar o próximo jogo. Mas o mais importante é que todos apareçam no jogo para ajudar nesta iniciativa".

O jogo com o Vitória de Setúbal, amanhã, a partir das 21 horas, volta a ser, como nos últimos anos, o jogo solidário, em que os sócios, adeptos e simpatizantes bracarenses, e não só, podem 'adquirir' um ingresso para assistir à partida em troca de bens alimentares.
Alan lembrou essa situação e apelou para que o Estádio Municipal de Braga encha para talvez ser possível atingir já, e quem sabe ultrapassar mesmo, a meta das 50 toneladas de bens alimentares recolhidos.

"Espero que os adeptos participem em peso nesta iniciativa do SC Braga e que não sejam só os adeptos do Braga, mas sim os adeptos de todas as equipas. É uma boa iniciativa e todos devem ajudar", finalizou o capitão dos Guerreiros do Minho.
Recorde-se que a iniciativa do SC Braga Solidário vai decorrer até ao dia 20 de Maio.

Correio do Minho

Bruno3429

ALAN DE CAUSAS
Brasileiro deu a cara pela iniciativa solidária dos guerreiros

Alan deu ontem a cara pela causa Guerreiro Solidário, iniciativa "nobre e em que todos deveriam participar para ajudar os refugiados". O capitão confessou que sente "este drama de longe" e fica "com o coração partido".

"Para mim, ver as crianças a sofrer nesses países, com fome, corta-me o coração. A mim e a todos os pais", desabafou ontem o brasileiro, solicitando "um estádio cheio por uma boa causa", tendo em vista a ação de solidariedade de amanhã, no jogo com o V. Setúbal.

"Apesar dos resultados que temos vindo a conseguir, continuamos a ser uma grande equipa. Estamos focados e vamos fazer tudo para vencer este jogo. Espero que todos contribuam, não só os adeptos do Sp. Braga como todos os outros", registou ainda Alan, entrando na questão desportiva e lembrando o ciclo da equipa que só ganhou um jogo, ante o Tondela, nos últimos seis.


Mas será que o Sp. Braga está a pagar a fatura do excesso de jogos? Alan diz que "não é só isso", apesar da equipa desta época ter já atingido a marca de maior número de partidas (57) da história do clube. "Não vou por esse caminho. A nossa equipa está focada, é jovem, mas consciente do que está a fazer", clarificou o capitão que não tem sido tão regular na 2ª volta.

"Triste por isso? "Está a ver-me triste? Cada um tem o seu momento; eu tive o meu, o míster optou por colocar-me a jogar e estou feliz na mesma, dando o meu contributo", avisou quem já pensa na final do Jamor. "Se vou levantar a taça não sei, mas espero que sim. O importante é estar lá", confessou o camisa 31 sem especificar se será esse o último jogo da sua carreira. "Não sei. Ainda há o jogo com o Benfica e podemos estar na final da Taça CTT. Não sabemos quando é essa final", lembrou.

Autor: José Mário

SAÚL DEDICA GOLO AO IRMÃO AARÓN DO SP. BRAGA
Fez anos na terça-feira

Saúl Ñíguez fez o único golo das meias-finais e... que golo! O médio do At. Madrid, de 21 anos, dedicou-o ao irmão Aarón Ñiguez, jogador do Sp. Braga, que fez 27 anos na 3ª feira.

"É o golo mais importante da minha carreira e, provavelmente, o mais bonito. Levei a bola, vi que tinha ultrapassado dois jogadores e, ao chegar à área, preferi rematar de pé esquerdo. Depois, só não tivemos sorte na ocasião de Torres", disse.

Record

JotaCC

Alan finta o calendário...
O capitão e o provável adeus à carreira na final do Jamor

Em final de contrato com o Braga, o veterano capitão da equipa minhota não se aproveita a proverbial indefinição de agenda do futebol indígena para fintar a questão. A final da Taça, a 22 de maio, será o último jogo da carreira? Alan esquiva-se: "Não sei, até porque, após isso, ainda pode haver a final da Taça da Liga...".
Aos 36 anos (37 a 19 de setembro), Alan vai na oitava época ao serviço do Braga. No verão de 2015, renovou contrato por uma temporada, que expira a 30 de junho próximo. Foi o que bastou para se tornar no jogador que mais envergou a camisola do clube (309 vezes) e para se confirmar como melhor goleador da história do Braga nas competições europeias (o último dos 11 golos marcou-o no triunfo sobre o Marselha).
Todo um percurso que coincide com os melhores anos do Braga e da era Salvador e que exige tratamento adequado na hora de ambas as partes, jogador e clube, ponderarem o futuro desta ligação.
Alan ainda se acha em condições de jogar, mas também sabe que a hora da retirada está para breve. Seja como for, após 15 anos em Portugal (chegou ao Marítimo em 2001), este carioca de Braga, também cidadão português e casado com um portuguesa, é já um minhoto de adoção. E a possibilidade de ficar no clube, embora em funções fora dos relvados, é uma das hipóteses.
Até que tudo se decida, Alan só pensa no que resta da época: "Por agora, estamos focados no jogo com o Setúbal [ndr: amanhã, na "pedreira"], depois pensaremos na meia-final da Taça da Liga, com o Benfica. E encaramos os jogos sempre da mesma maneira".

JN


JotaCC

"DESTA VEZ ESPERO LEVANTAR A TAÇA"
O capitão desvaloriza a descida de produção da equipa e aposta num final de época festivo, no regresso ao Estádio do Jamor

"O último jogo da carreira? Não sei a data da final da Taça da Liga"
Alan
Extremo do Braga



Em fim de contrato, o extremo de 36 anos não dá qualquer pista sobre o futuro. O ponto final na carreira até pode estar próximo, mas o arsenalista mais utilizado de sempre não se mostra cansado
Alan é o arsenalista mais utilizado de sempre, com 313 jogos e 54 golos em todas as competições
Estão à porta as grandes decisões e o Braga voltará a discutir a final da Taça de Portugal. Entre os repetentes mais ilustres, o capitão Alan sonha com um desfecho vitorioso. "Se vou levantar a Taça? Não sei... Espero bem que sim. O que importa neste momento é que vamos lá", vincou, descartando ao mesmo tempo a tese de que os últimos jogos do campeonato serão uma espécie de pré-época para os finalistas FC Porto e Braga. "Continuaremos a trabalhar e a jogar da mesma forma", garantiu.
Sempre pragmático nas respostas, o extremo só opta pela ambiguidade se lhe perguntarem se o fim da carreira coincidirá com a final do Jamor. "Não sei. Ainda temos o jogo de segunda-feira [com o Benfica, para as meias finais da Taça da Liga] e poderemos ir à final. Só não sei em que dia será essa final. Não tenho ideia sobre o futuro", comentou, afiançando ao mesmo tempo não estar triste ou frustrado por ter deixado de ser habitual titular. "Cada um tem o seu momento e eu tive o meu. Continuo por isso feliz e ao lado da equipa, dando o meu contributo da melhor forma possível", referiu. Para o arsenalista mais utilizado de sempre (soma 313 jogos e 54 golos), a equipa está em primeiro lugar e não estará a pagar a fatura de ter participado na Liga Europa, apesar de ter quebrado nos últimos jogos. "Não vou por esse caminho. Apesar de termos tido alguns resultados menos positivos e da juventude, continuamos a ter uma grande equipa", sustentou.
Amanhã, frente ao V. Setúbal, todas as dúvidas serão desfeitas e Alan torce por uma Pedreira cheia, o que significaria um êxito na campanha de recolha de bens alimentares que serão distribuídos a refugiados – cada donativo equivalerá a um bilhete para o jogo. "É uma causa nobre, espero que tenha grande adesão. Eu fico de coração partido com a situação dos refugiados, especialmente das crianças, muitas delas com fome e os pais sem poderem ajudar. É muito complicado, impressiona-me porque também sou pai. Com a ajuda de todos, conseguiremos alcançar o objetivo proposto [50 toneladas em alimentos]."



Quebras duram desde 2010/11

A recente derrota do Braga em Paços de Ferreira remete para a tradição das últimas épocas no que concerne a pontas finais de campeonato modestas. É claro que a equipa ainda poderá vencer as últimas três jornadas, mas já não conseguirá repetir a série positiva de 2009/10, com três vitórias e um empate (dez pontos) sob o comando de Domingos Paciência. A partir daí, as retas finais dos bracarenses foram sempre manchadas por derrotas e por magras pontuações, mesmo quando somaram seis pontos, em 2012/13, com José Peseiro.



LATERAIS DJAVAN PERMITE REPETIÇÃO A RINGSTAD

Contratado em janeiro, Stian Ringstad está em vias de fazer, pela primeira vez, o segundo jogo consecutivo como titular. O brasileiro Djavan continua parado devido a problemas físicos e, por isso, o lateral-esquerdo norueguês deverá manter-se no muro defensivo do Braga na receção ao V. Setúbal. Face ao impedimento de Baiano (lesionado), Marcelo Goiano continuará sobre a direita.



PACK VIAGEM À LUZ CUSTA 23,5 EUROS

O Braga quer voltar a fazer história na Taça da Liga e, nessa medida, pôs à disposição dos seus sócios um pack que inclui a viagem e o bilhete a 23,5 euros para o jogo na Luz com o Benfica, na próxima segunda-feira (19h45), referente às meias-finais. Só os bilhetes custam 7,5 euros. O clube recorda que já conquistou esta competição e aposta no "acesso a mais uma final".

O JOGO

abesbilico

SOBRE PAULO FONSECA....

"Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

A grande temporada de Paulo Fonseca no comando técnico do Sporting de Braga não passa despercebida noutros países e o treinador vai somando pretendentes.

Trabzonspor, PAOK e AEK tentam convencer o técnico a deixar a Pedreira e rumar a um novo campeonato, tendo para isso na "manga" propostas milionárias.

Segundo escreve o site "Notícias ao Minuto", o presidente do Sp. Braga, António Salvador, já está mesmo a ponderar a sucessão de Fonseca, tendo já identificado o candidato ideal.

Tal como com Paulo Fonseca, Salvador pondera ir buscar um técnico à Mata Real, neste caso Jorge Simão, cujo estilo é apreciado em Braga.

Conteúdo publicado por Sportinforma"


enfim, começa a destabilização vermelha...
COM O BRAGA PARA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, MESMO QUE NUNCA SEJA CAMPEÃO!

Bruno3429

ALEF NAS OPÇÕES PARA O VITÓRIA FC

O médio Alef está entre os 19 eleitos para a receção ao Vitória FC, jogo relativo à 32.ª jornada da Liga NOS e que se disputa esta sexta-feira (21 horas). Face às ausências de Boly e Luíz Carlos (castigados) e de Baiano, Djavan, Pedro Santos, Rui Fonte e Filipe Augusto (lesionados), Paulo Fonseca voltou a convocar o lateral Anthony D'Alberto.

Recorde-se que o SC Braga Solidário desenvolve esta jornada uma ação que garante entrada a quem oferecer alimentos, prolongando assim uma iniciativa que já é tradição no clube e que este ano visa apoiar a onda de migrantes que tem procurado na Europa condições para uma vida melhor ou uma simples fuga aos conflitos vividos nos seus países de origem.

Renovando esse apelo, o SC Braga terá então esta sexta-feira as seguintes opções: Alef, André Pinto, Wilson, Crislan, Aarón, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Ricardo Ferreira, Ringstad, Josué, Marafona, Alan, Arghus, Vukcevic, Mauro, D'Alberto, Marcelo Goiano e Matheus.

SCBraga

Bruno3429

«Fico sempre insatisfeito e frustrado quando não ganho» - Paulo Fonseca

Frente ao V. Setúbal os bracarenses podem selar, definitivamente, o quarto lugar no campeonato em caso de vitória e caso o Arouca não vença o Nacional da Madeira no próximo domingo.

Paulo Fonseca fez ao início da tarde desta quinta-feira a antevisão do encontro, onde salientou que espera uma vitória diante dos sadinos, enaltecendo ainda que não ficou nada satisfeito com a exibição que culminou em derrota em Paços de Ferreira.

«Fico sempre insatisfeito e frustrado quando não ganho. Podemos jogar bem e não vencer por mérito do adversário, mas o que aconteceu no último jogo não me satisfez de todo. Já disse aos jogadores aquilo que sentia e que exibições como a de Paços de Ferreira não se podem voltar a repetir».
Os arsenalistas jogam já na próxima segunda-feira o decisivo encontro relativo às meias-finais da Taça da Liga com o Benfica, mas Paulo Fonseca afirmou que a equipa está proibida de pensar no duelo com os encarnados.

«Estamos proibidos de pensar no jogo de segunda-feira. Queremos vencer o V. Setúbal e só depois iremos pensar no Benfica. Aliás, nem há grande margem para rotação face aos jogadores disponíveis», vincou.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: Rafa regressa em convocatória que conta com Alef
Sete baixas nos minhotos
Por Bruno José Ferreira     

O regresso de Rafa é a nota de maior destaque dos convocados do Sp. Braga para a receção desta sexta-feira ao V. Setúbal. Depois de ter falhado a deslocação à Mata Real a contas com problemas físicos, o médio volta às opções do técnico Paulo Fonseca.

A chamada do médio brasileiro Alef é outra das novidades da lista de dezanove convocados. Uma das contratações mais sonantes dos minhotos, Alef ainda não somou qualquer minuto na equipa principal do Sp. Braga, tento atuado em sete jogos da II liga ao serviço da equipa B.

Fora da convocatória ficam Luiz Carlos e Boly, que cumprem um jogo de suspensão, e ainda Filipe Augusto, que se lesionou na Mata Real e não volta a jogar esta época. Este trio aumenta para sete o número de baixas na equipa bracarense uma vez que os lesionados Baiano, Djavan, Pedro Santos e Rui Fonte continuam ausentes. D'Alberto da equipa B mantém-se nos convocados.

Convocados do Sp. Braga

Guarda-redes: Marafona e Matheus;

Defesas: André Pinto, Ricardo Ferreira, Ringstad, Arghus, D'Alberto e Goiano; 

Médios: Alef, Aarón, Rafa, Josué, Alan, Vukcevik e Mauro;

Avançados: Wilson Eduardo, Crislan, Stojillkovic e Hassan.


Paulo Fonseca: «Não sinto que a equipa desconfie dela própria»
«Proibido» pensar na Taça da Liga e «obrigatório» vencer V. Setúbal, assume técnico do Sp. Braga
Por Bruno José Ferreira       

O Sp. Braga está «proibido» de pensar no jogo de segunda-feira das meias-finais da Taça da Liga, diante do Benfica, e é «obrigatório vencer» na receção de amanhã ao V. Setúbal em jogo da 32ª jornada da Liga. Quem o diz é Paulo Fonseca, que abordou a receção aos sadinos em conferência de imprensa, demonstrando-se insatisfeito com a prestação da equipa em Paços de Ferreira.

«Queremos vencer. Como disse, o quarto lugar não está garantido e é obrigatório vencer.  O V. Setúbal precisa de somar pontos e percebemos que essa intenção do adversário vai criar dificuldades. Vimos de um jogo menos positivo e queremos retomar esse futebol que tanto orgulha os nossos adeptos. Vai ser um jogo difícil, mas queremos aliar a vitória a um futebol de qualidade, que as pessoas reconhecem no Sp. Braga», referiu o treinador dos minhotos.

Fonseca é da opinião que as saídas de Rúben Semedo e Suk foram «determinantes para o resto da temporada do V. Setúbal», afirmando, ainda assim, que não há margem para pensar na Taça da Liga, em vésperas da deslocação ao terreno do Benfica: «Estamos proibidos de pensar no jogo de segunda-feira. O nosso foco é o campeonato, não existe margem», disse.

Sobre o último jogo, em que os arsenalistas foram derrotados na Mata Real, Fonseca assume que não ficou satisfeito: «O que aconteceu no último jogo não me satisfez de todo. Já lhes transmiti o que sentia e é preciso não repetir um jogo como o de Paços de Ferreira».

Nesse sentido, questionado se um triunfo será importante para galvanizar a sua equipa para o jogo com os encarnados, Fonseca assume que «todas as vitórias são importantes», afirmando ainda que não sente que «a equipa desconfie dela própria». «A equipa está confiante e, sentindo isso, acho importante vencer. Temos mais cinco ou seis jogos até final da época e é nesses jogos que queremos pensar. Queremos direcionar as energias para um resto de época que vai ser muito importante para nós», atirou.

O embate entre o Sp. Braga e V. Setúbal está agendado para as 21horas desta sexta-feira no Estádio Municipal de Braga. Os minhotos tentam garantir, definitivamente, o quarto lugar diante de um V. Setúbal que viu a cauda tabela aproximar-se perigosamente.

Maisfutebol

JotaCC

Paulo Fonseca: "Não podemos repetir a última exibição"
Na antevisão do jogo com o V. Setúbal, agendado para esta sexta-feira, Paulo Fonseca revelou que não gostou da exibição da equipa em Paços de Ferreira

Análise ao adversário: "Queremos vencer este jogo. O quarto lugar não está garantido e é obrigatório vencer. V. Setúbal também precisa de somar pontos e sabemos que nos vão criar dificuldades. Viemos de um jogo menos conseguido [em Paços de Ferreira]; habituamos as pessoas a um futebol de qualidade e queremos regressar às boas exibições. Vai ser uma partida difícil, mas queremos aliar a vitória e um futebol de qualidade" Taça da Liga "A nossa perspetiva era outra, mas atendendo ao que foi o último resultado as coisas mudaram substancialmente. Na primeira data, o tempo de descanso não era muito, mas agora vai ser o mesmo, nem 72 horas vamos ter entre os dois jogos. Mas, neste momento, o campeonato é a nossa prioridade"

Maus resultados: "Todas as vitórias são importantes para ganhar confiança. Apesar dos últimos resultados, não sinto que a equipa desconfie dela. Sinto a equipa confiante. Sentindo isso, por todos os motivos, é importante ganhar. Temos mais cinco ou seis jogos até ao final da época e é nesses jogos que queremos pensar. Vamos direcionar todas energias para um resto de época muito importante"

O JOGO

JotaCC


Bruno3429

Sp. Braga: Tribunal de Contas aprova doação de terrenos
Parecer favorável
Por Redação     

O Tribunal de Contas validou a doação de terrenos feita pela autarquia de Braga ao Sporting Clube de Braga. Nesses terrenos será edificada uma academia de futebol, cujo estatuto de «interesse público» já foi anunciado pelo Governo.

Com esta decisão, os trabalhos podem avançar rapidamente, de acordo com a opinião de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

«Esta validação não só tem um sinal de luz verde para o arranque das obras como vem legitimar e validar o nosso projeto», referiu Ricardo Rio à Lusa.

A academia nascerá nos terrenos adjacentes ao estádio do Sp. Braga. Incluirá zonas de convívio e lazer, equipamentos desportivos, lar residencial para acolhimento de jovens deslocados, espaços comerciais e outras construções.

O projeto está orçado em cinco milhões de euros e terá cinco campos de treino (dois sintéticos) e um relvado para jogos oficiais, com capacidade para 1500 lugares sentados.

Maisfutebol

Bruno3429

PAULO FONSECA: «É OBRIGATÓRIO VENCER O V. SETÚBAL»
Técnico mostrou-se confiante na garantia do 4.º lugar

O treinador do Sp. Braga admitiu esta quinta-feira ter ficado insatisfeito com a resposta da equipa no último jogo e disse ser obrigatório vencer o V. Setúbal, na sexta-feira (21 horas), na 32.ª jornada da Liga NOS.

Antes da deslocação a Paços de Ferreira, o técnico tinha avisado que não admitia uma postura de relaxamento, mas o Braga perdeu (1-0) e fez uma exibição que desagradou a Paulo Fonseca.

"Fico sempre insatisfeito e frustrado quando não ganho, mas fico mais insatisfeito quando não estamos ao nosso nível. Podemos jogar bem, dentro do que somos como equipa, e não conseguir ganhar por esta ou outra razão, ou por mérito do adversário, mas o que aconteceu no último jogo não me satisfez de todo. Os jogadores sabem o que penso sobre o que se passou e também lhes transmiti que é preciso não repetir um jogo como o de Paços de Ferreira", disse.


O técnico quer voltar às exibições "de qualidade", mostrou-se confiante na garantia do quarto lugar, mas notou que isso não está ainda garantido, pelo que "é obrigatório vencer" o V. Setúbal.

Os sadinos estão a realizar uma segunda volta pior do que a primeira, sendo mesmo a equipa com menos pontos conquistados nesta fase, tendo Paulo Fonseca destacado a importância, nesse trajeto, da saída, em janeiro, de Rúben Semedo para o Sporting e de Suk para o FC Porto.

"Se nas equipas grandes consegue-se disfarçar a saída de um ou outro jogador, porque a qualidade é muita, nestas equipas, com menor poder económico, é difícil quando saem jogadores que fazem a diferença e, claramente, a saída desses jogadores foi determinante no que tem sido a época do Vitória de Setúbal", disse.

Afirmou esperar um adversário "a abordar o jogo de uma forma muito realista e a querer conquistar pontos".

"Este é um momento da época muito específico, em que tudo pode acontecer e não queremos ser surpreendidos", frisou.

Na segunda-feira, o Sp. Braga desloca-se à Luz para defrontar o Benfica na meia-final da Taça CTT, mas Paulo Fonseca avisou que a equipa está "proibida" de pensar nesse jogo, porque a "prioridade" é o campeonato.

Sobre o desafio com os encarnados, Paulo Fonseca explicou como a derrota em Paços de Ferreira alterou os seus planos.

"A nossa perspetiva era outra, mas, atendendo ao que foi o último resultado, as coisas mudaram substancialmente. Na primeira data [prevista para 21 de abril, quatro dias depois do jogo anterior] o tempo [de descanso] não era muito, mas agora vai ser o mesmo, nem sequer 72 horas [três dias] vamos ter entre os dois jogos", disse.


MARCELO REBELO DE SOUSA SAÚDA CAMPANHA SOLIDÁRIA DOS GUERREIROS
Presidente da República é sócios dos minhotos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou esta quinta-feira a campanha solidária lançada pelo Sp. Braga, apelando à adesão a uma iniciativa que "deve contar com o carinho e a simpatia de todos".

"Na qualidade de sócio do Sporting Clube de Braga, mas também enquanto Presidente de todos os portugueses venho saudar a iniciativa do Sp. Braga Solidário e apelar aos sócios, adeptos e simpatizantes bracarenses e não só, para que aceitem o desafio de encher amanhã, sexta-feira, o Estádio Municipal de Braga, no jogo frente ao Vitória de Setúbal", pode ler-se em mensagem divulgada na página da Presidência da República na internet.

A 'Campanha Guerreiros Solidários' visa angariar 50 toneladas de alimentos não perecíveis até 20 de maio para apoiar as ações internacionais de auxílio aos refugiados.


"Os ingressos para a partida podem ser 'adquiridos' em troca de bens alimentares, que vão reverter a favor de instituições que apoiam os refugiados, uma causa que deve contar com o carinho e a simpatia de todos nós", refere ainda a nota de Belém.

O jogo entre Sporting de Braga e Vitória de Setúbal, da 32.ª jornada da I Liga, está marcado para as 21:00 de sexta-feira.

Autor: Lusa


TRIBUNAL DE CONTAS VALIDA DOAÇÃO DE TERRENOS PARA ACADEMIA
Terrenos adjacentes ao Estádio Municipal de Braga

O Tribunal de Contas (TdC) deu parecer favorável à doação de terrenos ao Sp. Braga feita pela autarquia bracarense para a construção de uma academia, já reconhecida como de "interesse público" pelo Governo.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, explicou que o visto favorável do TdC "valida a legitimidade" do processo e é um "passo em frente" para que se iniciem os trabalhos com vista à construção do centro de formação daquele clube minhoto.

Desta feita, o TdC aprovou a doação de terrenos adjacentes ao Estádio Municipal de Braga aprovada pelo executivo camarário a 14 de setembro de 2015.


"Esta validação não só tem um sinal de luz verde para o arranque das obras como vem legitimar e validar o nosso projeto", explicou Ricardo Rio.

No dia 11 deste mês, o Governo considerou "de interesse público" a construção daquela academia, num despacho assinado a 31 de março pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses, considerando que se "encontra-se em plena harmonia com objetivos estratégicos do XXI Governo no que ao Desporto diz respeito".

A academia do clube minhoto, que nascerá nos terrenos adjacentes ao Estádio Municipal de Braga, incluirá zonas de convívio e lazer, equipamentos desportivos, lar residencial para acolhimento de jovens deslocados, espaços comerciais e outras construções.

O projeto, apresentado em outubro do ano passado, está orçado em cinco milhões de euros e foi anunciado então estar previsto estar concluído ainda antes do início da próxima época, sendo que, de momento, as obras limitam-se à necessária desarborização da área.

O centro de formação 'arsenalista' será construído em três hectares, com um edifício em forma de U, um estádio para competições oficiais com 1.500 lugares e dois edifícios anexos, um dedicado à formação e outro onde ficarão instalados o museu, a loja do clube e serviços administrativos do clube e da SAD.

Será constituído por cinco campos de treino, dois em relva sintética.

A segunda fase do projeto, que só arrancará quando a academia de futebol estiver concluída, corresponderá ao pavilhão multiúsos que nascerá nas inacabadas piscinas olímpicas contíguas ao Estádio Municipal de Braga, fase orçada em seis milhões de euros (depois de já lá ter sido feito um investimento na ordem dos 9 milhões de euros).

Autor: Lusa

Record

Bruno3429

Sp. Braga-V.Setúbal (antevisão): em busca de um lugar ao sol
Minhotos a querer selar quarto lugar recebem sadinos em fuga aos últimos lugares
Por Bruno José Ferreira

MOMENTO

Sp. Braga: a derrota da última jornada em Paços de Ferreira confirmou que os bracarenses atravessam o momento menos positivo da época. Nos últimos seis jogos os pupilos de Paulo Fonseca perderam quatro e venceram apenas um, na receção ao lanterna vermelha Tondela. Em vésperas da deslocação à Luz para disputar a meia-final da Taça da Liga, e igualmente com a final da Taça de Portugal no horizonte, o Sp. Braga quer evitar dissabores no que ao quarto lugar diz respeito.

V.Setúbal: num clima de contestação e sem ganhar há doze jogos, os sadinos caíram para lugares perigosos e veem-se envolvidos nas contas da manutenção. A derrota caseira diante do Tondela, a terceira consecutiva, fez soar os alarmes, sendo que há apenas cinco pontos a separar o Setúbal dos lugares de despromoção. Depois de uma primeira volta acima das expectativas, a segunda metade do campeonato tem sido penosa e os sadinos tentam voltar aos triunfos mais de três meses depois.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Rui Fonte, Djavan, Baiano, Pedro Santos e Filipe Augusto (lesionados) e Boly e Luiz Carlos (castigados).

V.Setúbal: Diego (lesionado).

DISCURSO DIRETO

Paulo Fonseca (Sp. Braga): «Queremos vencer. Como disse, o quarto lugar não está garantido e é obrigatório vencer.  O Setúbal precisa de somar pontos e percebemos que essa intenção do adversário vai criar dificuldades. Vimos de um jogo menos positivo e queremos retomar esse futebol que tanto orgulha os nossos adeptos. Vai ser um jogo difícil, mas queremos aliar a vitória a um futebol de qualidade, que as pessoas reconhecem no Sp. Braga».

Quim Machado (V.Setúbal): «Podemos resolver já as contas da permanência. Não estamos dependentes do que A ou B possam fazer. O mais importante somos nós. Encaramos o jogo com confiança e sem medo. Depois do resultado negativo com o Tondela, queremos jogar já esta final. No outro lado está um adversário muito difícil, que tem feito uma época fantástica, tanto a nível interno como externo, mas vamos a Braga para ganhar».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Sete triunfos nas últimas oito receções ao V. Setúbal atestam a superioridade do Sp. Braga no que ao registo de confrontos diz respeito. Num total de 55 jogos disputados na cidade dos arcebispos, o Sp. Braga soma 35 triunfos, sendo que o V. Setúbal venceu por sete ocasiões em Braga, registando-se ainda sete empates. Na época passada, na derradeira jornada da Liga, o Sp. Braga goleou o V. Setúbal por cinco bolas a zero.

Maisfutebol