News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/03

Started by Bruno3429, 20 de March de 2016, 07:48

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga-União (antevisão): entre a euforia e a sobrevivência
Minhotos galvanizados recebem União às 20h30 deste domingo
Por Bruno José Ferreira       

O Sp. Braga recebe o U. Madeira neste domingo (20h30) no jogo que fecha a jornada 27 da Liga e que pode acompanhar EM DIRETO no Mauisfutebol.

MOMENTO

Sp. Braga: regresso às competições internas depois de mais uma cartada histórica nas competições europeias. Os minhotos estão pela segunda vez na sua história nos quartos de final da Liga Europa depois de terem batido o Fenerbahçe (4-1) na Pedreira. Pedreira em que poucos conseguiram passar incólumes esta época. Na Liga o Sp. Braga perdeu por três bolas a zero em Belém na última ronda.

União da Madeira: duas posições acima da linha de água, os insulares não podem parar para respirar uma vez que a diferença pontual para os ligares de descida é de, à entrada para a 27ª jornada, apenas de dois pontos. Os pupilos de Norton de Matos precisam de uma lufada de ar fresco na medida em que não somaram qualquer triunfo nas últimas sete jornadas do campeonato.

AUSÊNCIAS

Sp. Braga: Ringstad e Rui Fonte (lesionados).

União da Madeira: André Moreira, Ricardo Campos, Kisley, Élio e Nilson (lesionados) e Joãozinho (emprestado pelo Sp. Braga).

DISCURSO DIRETO

Paulo Fonseca (Sp. Braga): «Achamos que é importante somar os três pontos porque podemos cavar um fosso para o quinto classificado. Isso seria importante para nós tendo em conta que estamos nas outras competições e essa vantagem dá-nos uma almofada para podermos gerir a situação».

Norton de Matos (União da Madeira): «O União da Madeira irá lutar da mesma forma, como em todos os jogos que tem feito. Não será um União conformado, mas sim a lutar pelo resultado. Espero um Sp. Braga forte, que irá querer confirmar este momento de euforia que se vive em Braga».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

O registo de confrontos entre o Sp. Braga e o União da Madeira com os minhotos na condição de anfitriões tem o equilíbrio como tónico dominante. Em cinco jogos disputados até agora na cidade dos arcebispos registam-se dois triunfos para cada emblema e um empate. O Sp. Braga venceu os últimos dois duelos em 1994 e 1995. O União foi feliz duas vezes consecutivas em Braga nas duas épocas anteriores, ou seja nos anos 1990 e 1991.

Maisfutebol

Bruno3429

Paulo Fonseca: "mais um jogo difícil que queremos vencer"
Miguel Machado

Sem euforias e totalmente concentrados para mais um jogo difícil. Paulo Fonseca quer vencer hoje o União da Madeira, na 27.ª jornada da I Liga, e promete uns Guerreiros do Minho determinados em manter a senda das vitórias. Objectivo, destacou o treinador arsenalista, é continuar a consolidar o quarto lugar no campeonato e, se possível, "cavar" ainda mais o fosso para o quinto classificado, Arouca, que está a seis pontos (e que já jogou ontem e perdeu com o Sporting).

"É importante somar os três pontos porque podemos cavar um fosso para o quinto. Isso seria importante para nós tendo em conta que estamos nas outras competições e essa vantagem dá-nos uma almofada para podermos gerir melhor a situação", afirmou ontem Paulo Fonseca, na antevisão da partida de hoje com os madeirenses, adversário de quem não espera facilidades. Para sublinhar isso, Fonseca recordou os resultados já alcançados pelo União da Madeira com os três primeiros classificados.
"É fácil perceber que vamos ter um jogo difícil. O União é uma equipa que se dá bem neste tipo de jogos e os resultados comprovam-no. Recuperou da desvantagem de dois golos no Dragão, que ganhou ao Sporting e empatou com o Benfica. Vai ser uma equipa a defender bem e a querer explorar o contra-ataque", perspectivou o treinador.

A liderar uma equipa com a moral em alta, depois do apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa, conquistado a meio da semana com uma vitória épica por 4-1 na recepção aos turcos do Fenerbahçe, Paulo Fonseca assegurou que os seus jogadores sabem mudar o chip e que deixou esse alerta no balneário. "Tenho a certeza de que tenho um grupo equilibrado que sabe diferenciar as circunstâncias dos jogos e o que eles implicam. É fundamental focarmo-nos no União, que queremos vencer, e percebermos que o jogo com o Fenerbahçe conta rigorosamente nada, zero. Já fiz esse apelo aos jogadores, porque queremos somar mais três pontos para conseguirmos o nosso objectivo interno de fazermos mais pontos na segunda do que na primeira volta", frisou Fonseca.

Correio do Minho

Bruno3429

CRISLAN CONVOCADO PARA O CF UNIÃO

O regresso do avançado Crislan é a nota de maior destaque na convocatória do SC Braga para a receção ao CF União, agendada para este domingo (20h30). O jogador brasileiro volta a poder ser utilizado por Paulo Fonseca, o que não acontece desde 6 de janeiro, aquando do encontro com a Académica (3-0). Também Luíz Carlos e Aarón regressam às opções, depois de terem falhado, por motivos distintos, o encontro com o Fenerbahçe SK.

Os 19 convocados para o encontro da 27ª jornada da Liga NOS são: Boly, Luíz Carlos, Crislan, Aarón, Baiano, Djavan, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Josué, Marafona, Alan, Arghus, Mauro, Marcelo Goiano e Matheus.

PAULO FONSECA JÁ MUDOU O FOCO

O período de intervalo pode não ser muito, mas Paulo Fonseca garante que o SC Braga já desligou do jogo com o Fenerbahçe e reformulou objetivos para a receção ao CF União, a contar para a 27.ª jornada da Liga NOS (domingo, 20h30). "Tenho a certeza de que tenho um grupo equilibrado, que sabe diferenciar as circunstâncias dos jogos. É fundamental que nos foquemos no jogo com o União, porque o queremos vencer e porque o jogo passado, contra o Fenerbahçe, conta absolutamente nada para esta jornada, zero. Portanto, e eu já fiz esse apelo ao grupo, temos de nos focar no que aí vem e esquecer rapidamente o que se passou na quinta-feira. Queremos vencer e precisamos de vencer, porque temos o objetivo de fazer mais pontos na segunda volta do que na primeira e continuamos a persegui-lo", projetou.

Aliás, Paulo Fonseca lembrou a marca deste CF União nos jogos contra as melhores equipas da Liga NOS para antecipar um desafio exigente. "Sentimos dificuldades contra esta equipa na primeira volta e vamos ter um jogo difícil. Esta equipa recuperou de uma desvantagem de dois golos frente ao FC Porto, ganhou ao Sporting e empatou com o Benfica, portanto é fácil de perceber que se dá bem neste tipo de jogos e que vai apostar em defender bem e em sair rapidamente para o ataque", anteviu, comentando por fim o momento que se vive em torno do SC Braga e que é de grande expectativa quanto ao desfecho das várias frentes em que o clube está envolvido. "Sonhar todos sonhamos, mas eu não sonho enquanto estou acordado. À medida que avançamos nas competições, as dificuldades aumentam, mas também nós gostaríamos de conquistar troféus e vamos trabalhar para isso. Há um clima de euforia nos adeptos, mas que aqui dentro tem de ser vivido com grande equilíbrio", analisou.


GVERREIROS SEM MEDO DOS LOBOS DO MAR

Dois pontos separam o Varzim SC e o SC Braga B. A vitória dos Lobos do Mar na última jornada, diante o Sporting 2-1, colocou a equipa de Nuno Capucho dois degraus acima dos minhotos na escadaria da classificação da II Liga. Ainda assim, José Gomes afiança que este domingo o SC Braga B quer dar a reviravolta na tabela. "Nós andamos à procura de uma vitória que nos tem fugido há semanas. Acreditamos, convictamente, que se colocarmos em campo o que temos vindo a treinar estaremos mais perto de vencer. Os últimos resultados tornam-se enganadores porque fizemos o suficiente para ganhar. Apesar de sermos uma das equipas mais jovens do campeonato, temos uma identidade madura e isso reflete-se na forma como interpretamos a ideia de jogo", disse.

Da Póvoa de Varzim chega um adversário confiante e motivado, factos que os Gverreiros já identificaram. "O Varzim é uma equipa experiente que está em ascensão na tabela e atravessa uma fase positiva. Nas últimas onze jornadas apenas perdeu dois jogos e isso reflete a boa fase que vive", identificou. Esta semana ficou marcada de forma positiva para José Gomes. O lateral esquerdo foi titular em Penafiel e recebeu a notícia que foi chamado por Edgar Borges para um estágio de preparação da Seleção Nacional Sub-20. Motivo que, diz, encher de orgulho. " Estou muito feliz por esta chamada. Tudo se torna mais fácil quando representamos um clube como o SC Braga. Este clube é um grande a nível nacional e vem afirmar-se internacionalmente", afirmou.

O desafio entre SC Braga B e Varzim SC está marcado para este domingo, às 15 horas, no Estádio 1º de Maio.


SUB-15 | GOLEADA NO TERRENO DO RIO AVE

Depois do empate concedido na receção ao Vitória SC (2-2), o SC Braga deu a resposta em forma de goleada, derrotando o Rio Ave FC por 5-1 em Vila do Conde. A equipa bracarense dominou o encontro por completo, vincando de forma clara a sua superioridade e arrasando um adversário muito bem colocado nesta Série Norte da 2.ª Fase do Campeonato Nacional. O central Guilherme abriu o marcador aos 23 minutos, tendo depois surgido em jogo a inspiração de Eduardo Ribeiro, avançado que esteve intratável na definição dos lances construídos pelos Gverreiros.

Edu aumentou para 2-0 à passagem da meia-hora e bisou aos 36′. Não satisfeito, fechou o hat-trick pessoal aos 50 minutos, cabendo a Guilherme o fecho de contas no que a golos do SC Braga diz respeito. Com os três pontos entregues, o melhor que o Rio Ave FC conseguiu fazer foi reduzir a desvantagem para 1-5, resultado final. O SC Braga continua na perseguição ao líder FC Porto, prometendo uma discussão muito intensa pelo primeiro lugar.

Os Gverreiros alinharam com: Bruno, Dario, Guilherme, Kevin, Abílio, Tiago Gonçalves (Edgar, 52′), Diogo Vieira, Eduardo Soares, Eduardo Ribeiro, Nuno Cunha (Vaz, 55′) e Jota.

SCBraga

JotaCC

Plano de Fonseca quase a dar certo
Braga Sporting ajuda e falta vencer hoje o União da Madeira

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, disse, ontem, esperar aumentar a vantagem para o quinto lugar depois da 27.ª jornada da Liga, para poder gerir o resto da época. O técnico da turma minhota, que falou ao início da tarde, viu depois os seus desejos parcialmente satisfeitos, com a goleada do Sporting ao Arouca. Agora, para alargar de seis para nove pontos o avanço, "só" tem de vencer hoje em casa o União da Madeira.
"Achamos que é importante somar os três pontos, porque podemos cavar um fosso para o quinto classificado. Isso seria importante, tendo em conta que estamos nas outras competições e essa vantagem [eventuais nove pontos] dá- nos uma almofada para podermos gerir a situação", referiu Paulo Fonseca.
Noutro âmbito, o técnico do Braga disse esperar dificuldades da equipa insular, recordando que o União recuperou de dois golos de desvantagem com o F. C. Porto, ganhou ao Sporting e empatou com o Benfica. "É uma equipa que se dá bem neste tipo de jogos e os resultados comprovam-no".
Paulo Fonseca comentou ainda a circunstância de ter sido chamado apenas um jogador do Braga (Rafa Silva) para a seleção principal portuguesa, isto depois de, recentemente, ter referido que considerava haver sete futebolistas da sua equipa em condições de serem convocados.
"Disse que tínhamos alargado o leque de opções do selecionador, mas de maneira nenhuma queria influenciar as opções de Fernando Santos. Acredito que os que não estão agora vão estar no futuro. Há um núcleo de jogadores que tem vindo a ser chamado e é natural que o selecionador aposte neles", disse, a respeito.



Por dentro

Crislan de volta
O regresso do avançado Crislan é a nota de destaque na convocatória do Braga. O brasileiro não compete há dois meses e meio, mas até poderá ser hoje titular.
União estreia Rúben
O defesa esquerdo Rúben Lima estreia-se nos convocados do União, no jogo de hoje em Braga. O lateral deve render Joãozinho, que por estar cedido pelos minhotos não pode jogar.

JN

JotaCC

SC Braga /AAUM reencontra o caminho das vitórias
Depois de quatro jogos sem vencer, o SC Braga/AAUM regressou às vitórias ao golear o CS São João por 7-1 em jogo relativo à 20ª Jornada da Liga SportZone de Futsal.

O CS São João foi presa fácil para os bracarenses sedentos de vitórias. A primeira parte resume-se praticamente aos golos marcados pelo SC Braga/AAUM que, no primeiro minuto de jogo, por intermédio do seu capitão André Machado, abria o caminho da goleada. Dois minutos depois, Tiago Brito ampliava a vantagem para 2-0. Com uma defesa muito passiva e premiável, os de Coimbra não aguentavam a avalanche ofensiva dos bracarenses. Marinho (7`) estreava-se a marcar no campeonato com a camisola do SC Braga e fazia 3-0. Veio depois o 4-0 novamente por Tiago Brito (10`). A partir daqui baixaram um pouco as linhas e quem aproveitou para dar um ar da sua graça foi o CS João que conseguiu marcar o seu golo de honra através de Vasco Seco, reduzindo o marcador para 1-4. O SC Braga/AAUM voltava a despertar para o jogo e André Gomes (16`) marcava o 5-1 para depois o internacional portugês Tiago Brito, que estava de pé, no último minuto da primeira parte fazer um hat-trick, apontando o 6-1, resultado com que se atingiu o intervalo.

O segundo tempo não tem muito para contar, pois os bracarenses geriram a seu belo prazer o resultado obtido no primeiro tempo e ainda conseguiram marcar o 7-1 pelo estreante Marafona que, depois de vários meses lesionado, regressou em grande à competição. Com o resultado feito, ambos os treinadores aproveitaram para dar minutos a jogadores menos utilizados, pensando nos próximos jogos.

No final do encontro, o técnico do SC Braga/AAUM, Paulo Tavares, estava contente com a vitória e aproveitou para a dedicar aos seus adeptos: "esta vitória vai inteiramente para eles que nos apoiam do princípio ao fim do jogo. Mesmo depois do desaire frente ao Gualtar continuam apoiar a nossa equipa. Este foi o adversário ideal para regressarmos às vitórias, mas não está tudo bem só por termos goleado, ainda temos muito trabalho pela frente", finalizou.

O técnico do CS São João, Alcides Lopes, estava resignado com a derrota: " foi um jogo sem história nenhuma. Trouxemos uma abordagem a pensar nos próximos jogos e o Braga não é do nosso campeonato. Parabéns ao SC Braga/AAUM".



Ficha de Jogo

SC Braga/AAUM: Vitor Hugo; André Machado (C) (1); Tiago Brito (3); Tiago Cruz e André Coelho

Suplentes: Xot; André Gomes (1); Marafona (1); Marinho (1); Nilson; Miguel Almeida e Paulinho Roxo

Treinador: Paulo Tavares

CS São João: Leandro; Jardel (c); Gustavo Martins; André Batalha e Cássio

Suplentes: Gregório; Zeca; Zito; Miguel Silva; Luisinho; Vasco Seco (1); André Matos; Bruno e Francisco Cardoso

Treinador: Alcides Lopes

Árbitros

Wilson Soares e Eduardo Coelho (AF Aveiro)

Ação Disciplinar

Amarelos: Nilson e André Coelho (SC Braga/AAUM)- Batalha; Zeca; Jardel; Gustavo e Miguel Silva (CS São João)

Vermelhos: Miguel Silva (CS São João) (acumulação)

MODALIDADES.COM.PT

JotaCC

"TÍTULOS? NÃO SONHO ACORDADO..."
BRAGA Paulo Fonseca coloca um travão na euforia dos adeptos depois do apuramento na Liga Europa

Treinador assegura que tem um grupo de trabalho equilibrado e capaz de lidar com a euforia do momento; jogo com o U. Madeira "importante" para aumentar distância para o quinto classificado




Paulo Fonseca respondeu ontem a alguns adeptos do Braga que, através das páginas de O JOGO, tinham considerado que agora só falta acrescentar títulos ao crescimento que o clube tem tido ao longo dos últimos anos. "Todos podemos sonhar,mas não o faço enquanto estou acordado. As dificuldades vão aumentar", afirmou Fonseca. "As vitórias como esta com o Fenerbahçe trazem maior responsabilidade. Todos queremos conquistar um troféu, e vamos trabalhar para isso, mas também é preciso perceber as circunstâncias de cada uma das competições, até porque o grau de dificuldade vai aumentar com o passar dos jogos. Há um clima de euforia nos adeptos que advém da passagem aos quartos de final, mas para nós, internamente, tudo isto tem de ser encarado com equilíbrio", acrescentou.
Na abordagem ao jogo com o U. Madeira, Fonseca pareceu antever a derrota do Arouca em Alvalade, uma vez que falou na necessidade de vencer, esta noite, para se distanciar do quinto classificado. "Se vencermos, ganharemos uma almofada de conforto que nos permitirá gerir melhor as outras competições", referiu, já depois de ter sido questionado sobre a forma como controlará a euforia dos jogadores após uma partida tão especial como aquela com o Fenerbahçe. "Tenho um grupo equilibrado e que sabe diferenciar as circunstâncias de cada um dos jogos. É fundamental focarmo-nos no jogo com o U. Madeira, que queremos vencer. A vitória sobre o Fenerbahçe conta zero para amanhã [hoje]. Já fiz esse apelo aos jogadores, eles têm de esquecer o jogo de quinta-feira. Recordo que temos o objetivo de fazer mais pontos do que na primeira volta." Paulo Fonseca elogiou ainda o adversário de hoje e lembrou que a equipa de Norton de Matos "recuperou de dois golos" no jogo do Estádio do Dragão, "venceu o Sporting e empatou com o Benfica". "Eles dão-se bem com estes jogos, porque defendem bem e são perigosos no contra-ataque", finalizou.



PAULO FONSECA

"Todos podemos sonhar, mas eu não o faço enquanto estou acordado. As dificuldades vão aumentar cada vez mais"
"Tenho jogadores equilibrados mentalmente"
"Se vencermos o U. Madeira, ganharemos uma almofada de conforto que nos permitirá gerir melhor as outras competições"




JOGOS
22
O Braga vai realizar hoje o 22.º jogo em 2016. Este ano, garantiu 11 vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Segue-se a paragem para os compromissos das seleções



Seleção: não foi agora, será depois

Na semana passada, Paulo Fonseca falou em sete jogadores do Braga com possibilidades de serem convocados para a Seleção Nacional, mas Fernando Santos optou por chamar apenas Rafa para os jogos com a Bulgária e Bélgica. "Claro que não fiquei desiludido. Nunca foi minha intenção condicionar o selecionador, apenas disse que tínhamos alargado o leque de opções. Com naturalidade, Fernando Santos apostou no núcleo de jogadores que tem vindo a ser chamado, mas acredito que os nossos jogadores vão lá estar no futuro", explicou.



Crislan reentra na melhor hora
JOGO Resultados após jogos da Liga Europa não são famosos; avançado regressa mais de dois meses depois

O Braga não se tem dado bem com as ressacas europeias, tendo vencido apenas três dos nove jogos que realizou após a Liga Europa. Paulo Fonseca agradece regresso de Crislan...

A lesão de Rui Fonte e a aposta pouco frequente, durante as últimas semanas, em Wilson Eduardo, deixaram o ataque do Braga entregue quase que em exclusivo a Hassan e Stojiljkovic, e logo num período de exigência máxima e sobrecarga competitiva. Por isso, o regresso de Crislan, ausente da competição devido a lesão desde o dia 6 de janeiro [vitória por 3-0 na receção à Académica], é uma excelente notícia para Paulo Fonseca, que vê aumentar o leque de opções para o ataque,numa altura em que a época vai entrar na fase decisiva. Para além da chamada do avançado, destaque ainda para os regressos de Luiz Carlos e Aarón, que tinham ficado de fora da partida com o Fenerbahçe por motivos diferentes – o brasileiro teve de cumprir um jogo de castigo, enquanto o médio espanhol não está inscrito na Liga Europa. Em sentido inverso, saíram da lista de convocados Vukcevic e André Pinto, que apresentavam sinais de desgaste, para além de Wilson Eduardo, por mera opção.
Ao contrário do que tem sido habitual, Paulo Fonseca não deve fazer muitas alterações relativamente ao onze inicial que venceu (4-1) o Fenerbahçe, até como forma de tentar virar uma tendência de resultados menos positivos após os jogos da Liga Europa. Até ao momento, o Braga venceu apenas três, num total de nove, curiosamente um deles frente ao U. Madeira, na partida da primeira volta (os outros dois foram com o Marítimo e Tondela); há ainda quatro empates (Arouca, FC Porto, V. Guimarães e novamente Arouca) e duas derrotas (Benfica e, mais recentemente, o Belenenses). Vencer e alargar a vantagem sobre o quinto classificado, o Arouca, é o objetivo assumido por Paulo Fonseca para esta noite.


VITORIAS
3
Nos nove jogos que se seguiram aos confrontos da Liga Europa, o Braga venceu três, empatou quarto e perdeu dois



Taça da Liga ainda sem data

A meia- final da Taça da Liga entre Benfica e Braga, que se jogará no Estádio da Luz, continua sem data definida, um problema de calendário que se adensou com a qualificação das duas equipas para a fase seguinte das competições europeias. Neste momento, e olhando para o calendário, existe uma data disponível, 20 de abril, uma quarta-feira. "Não está fácil de encontrar uma data...", afirmou Paulo Fonseca. "Há essa preocupação e está em estudo a melhor altura para se jogar. Certamente que os dois clubes vão chegar a um acordo."


MIGUEL PEDRO
O antes e o depois da vitória sobre o Fenerbahçe

"Quando os turcos empataram, o desânimo apoderou-se de muitos adeptos. Mas a equipa puxou por eles, deu-lhes força"

1 Começo a escrever esta minha crónica no dia anterior ao jogo da segunda mão da Liga Europa, entre o SC Braga e os turcos do Fenerbahçe. Faço-o propositadamente pois, apesar de a crónica ser publicada no domingo, e nessa altura já sabermos o resultado de tal jogo, o que gostava de transmitir aos leitores faz mais sentido desconhecendo o desfecho da partida.
A equipa sofreu duas derrotas seguidas: na Turquia (na 1.ª mão) e em Belém, contra o Belenenses, para a Liga NOS. E a reação que estas derrotas provocaram em muitos adeptos e seguidores do Braga foi diversa. Convém dizer que duas derrotas seguidas, esta época, é uma anormalidade, o que, por si só, diz muito do valor e do percurso da equipa. Mas o que é certo e que, em conversas com muitos braguistas, detetei discursos diferentes. Para uns, mais pessimistas, estas derrotas adivinhavam-se como uma inevitabilidade. Mais cedo ou mais tarde a equipa iria ressentir-se do cansaço do acumular de jogos nas várias competições onde participa; dizem estes mais pessimistas que isto da rotatividade é muito bonito mas que o plantel do Braga tem algumas limitações. Por isso, será urgente fazermos opções em função dos objetivos concretos e realisticamente atingíveis, tal como o 4.º lugar na Liga NOS e a conquista da Taça.
Para outros, os otimistas, as duas derrotas pouco ou nada representam. Por um lado, porque no jogo da Turquia a equipa do Braga esteve bem, afirmativa, e em nada foi inferior ao poderoso adversário. Foi um jogo normal, em termos de rendimento, e só foi negativo para nós por um detalhe, um erro. Além disso, continuam os mais otimistas, o jogo contra o Belenenses foi, para os objetivos traçados, totalmente secundário, pois a equipa estava, na verdade, muito descaracterizada. E em todas as épocas e em todas as equipas há sempre um jogo mau e este terá sido o nosso jogo mau. Devemos continuar assim, pois só nos espera a vitória.
E há, também, os moderados: para estes, o cansaço existe, claro, mas a alma guerreira dos jogadores, o afeto e a entrega dos adeptos e o saber e a liderança do treinador e equipa técnica serão suficientes (e têm sido suficientes) para conseguirmos os objetos realisticamente atingíveis (o 4.º lugar parece estar já ali ao dobrar da esquina) e a Taça de Portugal, mas também para nos manter vivo o sonho de ir longe na Liga Europa. E tudo o que daqui vier, é um ganho extra. Por isso, saber se a "poupança" ou "secundarização" do jogo com o Belenenses foi ou não uma boa aposta, só o futuro o poderá demonstrar. E o futuro (no momento em que escrevo estas palavras) é já o segundo jogo contra o Fenerbhaçe.

2 Continuo a escrita desta crónica já depois do jogo com os turcos. E que jogo!!! Todos os adjetivos já foram utilizados para qualificar esta vitória do Braga: nos jornais, nas televisões, nos blogues e nas redes sociais. Por isso, não vou qualificar esta passagem do SC Braga aos quartos de final da Liga Europa. Mas não posso deixar de escrever sobre duas coisas: a primeira, que me deixa satisfeito e orgulhoso. Quando os turcos empataram no último minuto da primeira parte, o desânimo apoderou-se de muitos adeptos (de mim, por exemplo), pois tratou-se de um golpe injusto e desalentador. E parecia que as coisas estavam perdidas ou, pelo menos, num patamar quase inalcançável. Senti nas bancadas tal desânimo durante todo o intervalo. Pois bem, foi a equipa que puxou pelos adeptos, deu lhes força, alma e energia (cansaço? Qual cansaço?). E os adeptos responderam na partilha dessa magia que por vezes acontece nos estádios de futebol. E, no final do encontro, éramos todos o mesmo, éramos todos só um.

3 Uma segunda coisa, esta menos boa: um comentador de rádio (da Antena 1) e outro da televisão (na SIC Notícias) que, na sua inestimável liberdade de opinião, menorizaram e menosprezaram a gigante vitória do Braga, referindo mesmo que o SC Braga só se apurou graças a uma arbitragem incompetente. Com amigos destes, quem precisa de inimigos!?

O JOGO

JotaCC

Grande Braga

João Ricardo Pateiro

1 Memorável, Inesquecível, Inolvidável, assim foi a noite europeia do Sporting de Braga.
Foi um privilégio estar na "Pedreira", na última quinta-feira, a relatar o jogo para a TSF. Um jogo cheio, daqueles em que nunca olhamos para o relógio, pois o tempo passa a correr.
Que grande exibição do Sporting de Braga, uma equipa superiormente treinada por Paulo Fonseca, e que joga praticamente de olhos fechados.
Merece música: "Braga, Braga, Braga... Vamos à vitória... Braga, Braga, Braga... És a nossa Glória..."
E, agora, venha o Shakhtar Donetsk!
Este Braga não embarca em traumatismos ucranianos!!!

2 A minha música da semana vai para Islam Slimani, do Sporting, pela excelente temporada que está a fazer. Uma adaptação do tema de Roberto Carlos, "Lady Laura".
Fica assim, para o ponta-del-ança do Sporting: "É Slimani... Bola na baliza... É Slimani... Festa em Alvalade... É Slimani...
O craque argelino, é Slimani."

3 De 1975 a 2015, ou seja, em 40 anos, o Sporting foi campeão quatro vezes. Só quatro vezes! Dá uma média de um título por década. É muito pouco para um clube como o Sporting.
Um clube com tantos adeptos não pode ganhar apenas quatro campeonatos em quarenta anos!
O Leão ficou muito magro, mas, mesmo assim, encontrou forças para ir à caça.
E esta caçada, na Reserva 2015/2016, é fundamental para provar se o Leão ainda pode ser o rei da selva.

4 Foi o meu pai que me pôs o "bichinho" do futebol.
Na minha memória ficaram as tardes de domingo, em que íamos à bola de mão dada. Eu tinha sete ou oito anos e adorava todo o ritual que antecedia a ida ao futebol. Ter de almoçar mais cedo, sair de casa, o encontro com os amigos no local combinado...
Recordo-me que íamos numa carrinha Peugeot, com mudanças ao volante.
E recordo um amigo do meu pai que me marcou: O Senhor Pereira!
O Senhor Pereira não ia ao futebol de uma forma qualquer. Levava lanche, uma almofada e vinho do Porto!
Ainda hoje, vou à bola, em trabalho, com a minha almofada!!! Há gente que nos marca. O que tenho a dizer ao meu pai?!? Obrigado.

O JOGO