News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 10/03

Started by Bruno3429, 10 de March de 2016, 08:08

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guerreiros à conquista de Istambul
Miguel Machado

Entre as 16 melhores equipas da Liga Europa esta época 2015/16, o SC Braga entra hoje em campo, na Turquia, com o orgulho lusitano de ser o único representante de Portugal nos oitavos-de-final da competição. A atravessar um excelente momento de forma, os Guerreiros do Minho têm pela frente um desafio difícil contra o Fenerbahçe, actual líder da liga turca, mas a equipa de Paulo Fonseca tem também razões suficientes para sonhar com um resultado positivo nesta primeira mão, de uma eliminatória que se prevê de alta intensidade na luta pelo acesso aos quartos-de-final.
O objectivo do SC Braga — que está pela quarta vez na sua história nos oitavos-de-final das provas da UEFA — passa por alcançar um resultado que deixe, acima de tudo, a eliminatória em aberto para o jogo da segunda mão, em Braga, a 17 de Março.

A exemplo dos jogos decisivos anteriores, Paulo Fonseca deve apresentar algumas mudanças no onze titular, mas dentro da lógica e estratégia que o treinador arsenalista tem bem definida no grupo, apostando sempre na equipa mais forte para abordar uma partida exigente, contra um Fenerbahçe recheado de internacionais turcos e algumas estrelas mundiais, como o avançado holandês Robin van Persie, para além dos portugueses Nani e Bruno Alves (extremo e central que devem ser titulares), e o médio Raul Meireles. Nos possíveis titulares no Fenerbahçe estão também os brasileiros Souza e Fabiano (ex-FC Porto).
Entre as dificuldades-extra para a equipa bracarense, esta tarde/noite em Istambul, nota ainda para o habitual ambiente hostil que é proporcionado pelos fanáticos adeptos turcos, de autêntica guerrilha nas bancadas.
A bola começa a rolar às 18 horas (portuguesas) com arbitragem do francês Clément Turpin.

Correio do Minho

Bruno3429

Coragem no inferno amarelo
Texto por Luís Rocha Rodrigues

Difícil? Sim. Exigente? Também. Medonho? Talvez, no início. Impossível? Nunca! A página de história que se segue para o Braga está cheia dificuldades, mas será com a crença que a equipa de Paulo Fonseca se apresentará em Istambul, para defrontar o Fenerbahçe, de Vítor Pereira.

Os turcos até podem ter ficado satisfeitos com o sorteio e o nome do adversário não deve significar um grande temor para os adeptos, mas não será por isso que o Şükrü Saracoğlu não deixará de se apresentar como um verdadeiro inferno, em termos de ambiente, tal é a paixão e sincronização dos seguidores do clube.

Mas aí poderá estar a arma da equipa de Paulo Fonseca. Será justo dizer que os acompanhantes de futebol dificilmente acreditam que os minhotos serão capazes de contrariar o poderio do adversário e, portanto, a postura terá que ser a de, com rigor e disciplina, acreditar que nada há a perder.
Frente a um adversário que gosta de privilegiar a posse, quer em quantidade, quer em qualidade, aos minhotos não se exige algo muito diferente do que aquilo que aconteceu na Suíça na eliminatória anterior: contenção inicial e, depois, objetividade na transição.

Rotatividade em equação

A equipa de Vítor Pereira tem como prioridade recuperar o título e vai disputando a liderança com o Besiktas, o que abre espaço para a possibilidade de o português fazer gestão da equipa.

A diferença passa por...

FENERBAHÇE
Nani
Está na melhor fase da temporada e promete ser uma grande dor de cabeça para os minhotos. Sendo um extremo conhecido, impera que os laterais minhotos sejam sempre bem fechado para que as situações de um-para-um não sejam fatais.

BRAGA
Matheus
Numa equipa onde Rafa é a estrela, o guarda-redes brasileiro, que até nem costuma jogar para o campeonato, tem sido fulcral nas partidas europeias. Numa noite em que se prevê que volte a ter muito trabalho, o melhor Matheus será vital para que a chama do Braga se mantenha intacta na eliminatória.

O Braga pode surpreender os adeptos turcos mas a mim não me surpreende. Tenho a plena consciência do valor do Braga. É uma equipa agressiva, organizada e tem argumentos. Com os argumentos e defeitos que temos, e um ambiente fantástico, vamos lutar pela vitória
Vítor Pereira

Eu quero sempre algo mais e isso passa pela vitória. É assim que pensamos em qualquer jogo. Vamos defrontar o adversário mais difícil até ao momento e por isso temos a noção de que é importante não sofrer golos, levando assim a eliminatória para Braga
Paulo Fonseca

Zerozero

Bruno3429

TAÇA CTT AINDA SEM DATA
Calendário preenchido

Com a passagem do Benfica aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, a final da Taça CTT terá de ser adiada pois os bicampeões nacionais estão outra vez sem calendário para disputar esta competição.

A decisão da prova devia ser disputada a 16 de abril, mas até lá não há datas para o jogo das meias-finais em falta, entre Benfica e Braga. Os minhotos jogam na próxima semana para a Liga Europa, segue-se uma jornada de campeonato no fim de semana seguinte e depois há a paragem de seleções durante duas semanas. O campeonato regressa no fim de semana a 2/3 de abril e, a partir daí, metem-se os jogos da Champions – a 2ª mão será a 12 ou 13 de abril.

Convém sublinhar que este problema ainda pode ficar mais complicado caso o Sp. Braga também consiga eliminar o Fenerbahçe e assegurar a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa. Neste caso o clube minhoto também vai ficar com o calendário sobrecarregado e será mais complicado encontrar uma data. À espera da resolução deste processo encontra-se o Marítimo, que já assegurou a presença na final após ter batido o Portimonense.

Record

Bruno3429

#3
'Guerreiros' defrontam Fenerbahçe de Vítor Pereira na Turquia
O duelo tem início agendado para as 18h00 de Lisboa.

O Sporting de Braga, única equipa portuguesa ainda em prova na presente edição da Liga Europa de futebol, defronta esta quinta-feira os turcos do Fenerbahçe, em jogo da primeira mão dos oitavos de final, a ser disputado em Istambul.

Os 'arsenalistas', orientados por Paulo Fonseca, chegam à Turquia motivados com o recente triunfo por 3-1 sobre o FC Porto, em jogo da 25ª jornada da Liga portuguesa, e tentam ultrapassar esta fase da prova pela segunda vez, depois de em 2010/11 terem não só passado os 'oitavos' como ainda chegado à final, na qual perderam com o FC Porto por 1-0, em Dublin.

Do lado turco estarão, além do treinador português Vítor Pereira, vários jogadores lusos, como Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.

O encontro, com início agendado para as 18h00 de Lisboa, terá arbitragem do francês Clement Turpin.

Sapo Desporto

JotaCC

Sporting de Braga desafia ricaços turcos
Istambul Equipa minhota atira-se à Liga Europa sem medo do Fenerbahçe nem complexos de inferioridade da bolsa

Vítor Pereira diz que Braga não o surpreende e espera equilíbrio

Prémio de apuramento para os quartos de final: um milhão de euros. Para o Fenerbahçe, não dá para um salário mensal de Van Persie, que vence 300 mil todas as sextas-feiras... Ao Braga, dará um jeitaço.
Paulo Fonseca de olho na vitória e nos craques do Fenerbahçe
Este é só um sinal do que será uma certa concorrência desleal. Nada, contudo, que interfira nos desígnios da bola. Vítor Pereira, treinador português do grande "Fener", não se convence e fica de plantão: "Aqui só conhecem o F. C. Porto, o Benfica e o Sporting, mas, a mim, o Braga não me surpreende. Será uma eliminatória difícil". O homólogo dos Guerreiros também observa a discrepância de meios, mas não entrega os pontos: "O rival é um clube com enorme poder. Contratou dois jogadores ao United [ndr: Nani e Van Persie] e tem um orçamento incomparavelmente maior que o nosso, mas nós só pensamos em vencer", diz Paulo Fonseca.
À partida para Istambul, ontem, no aeroporto do Porto, o presidente do Braga também verificou o desequilíbrio de meios. "O Fenerbahçe investiu 40 milhões em jogadores, nós gastámos quatro milhões", disse António Salvador, que gere o futebol do clube com 18 milhões anuais. Um décimo do bolo do líder da liga turca.
Se os orçamentos marcassem golos, o Braga perderia 10-0. Acontece que, no campo, são onze contra onze, como atalha Vítor Pereira. "É natural que o Braga e o Paulo Fonseca pensem assim, mas todos sabemos que será uma eliminatória equilibrada. E se somos favoritos temos de o provar no relvado", acrescenta o treinador bicampeão pelo F. C. Porto, em 2012 e 2013 (sucedeulhe... Fonseca), e que, agora, encanta os adeptos do Fenerbahçe, que tem três internacionais portugueses (Nani, Bruno Alves e Raul Meireles) e mais cinco estrelas com passado na liga portuguesa (Markovic, ex-Benfica, Fabiano, Abdoulaye Ba, Souza e Diego, todos ex-F. C. Porto).
Seja como for e com quem for – o Fenerbahçe não terá Markovic (lesionado) nem Diego (castigado) e Meireles é dúvida –, o Braguinha, também moralizado pelo triunfo sobre o F. C. Porto (3-1), vai com tudo para o jogo da primeira mão (a volta é na próxima quinta-feira).
A bola começa a pinchar quando os sinos do Bom Jesus dobrarem pelas 18 horas. Dá na SIC. "Pela primeira vez, Portugal vai ver um jogo do Braga em sinal aberto", zomba António Salvador.



Van Persie escaldado com Guerreiros

Quando a Imprensa turca lhe pede para analisar o Braga, a Robin Van Persie logo lhe ocorre outra eliminatória, da fase de grupos da Champions, em 2012, quando o então jogador do M. United teve de se haver com os Guerreiros do Minho. "Lembro-me bem. Foram dois jogos muitos duros. Ganhámos em Portugal, por 3-1, mas, em Old Trafford, foi muito complicado. Estivemos a perder 2-0 e vimo-nos em dificuldades para ganhar por 3-2". Para avaliar o atual Braga, o holandês tem outra referência: "Ainda vamos ver vídeos e estudar o Braga. Mas desde já digo que não é qualquer um que ganha 3-1 a uma grande equipa da Europa como é o F. C. Porto".



Nani, uma estrela no futebol turco com direito a ária

É um dos momentos arrepiantes num dos estádios mais vibrantes do Mundo. Uma bela ária turca, que os fervorosos adeptos do Fenerbahçe dedicam a Nani, o craque português que incendeia as bancadas do recinto do "Fener", na sucessão de refinadas fintas e de truques prodigiosos. Que o Braguinha os ponha a bailar o vira!



Futsal Benfiquistas goleiam bracarenses na Luz e isolam-se à condição na liderança

Em jogo antecipado da 25.ª jornada, o Benfica cilindrou o Braga, por 7-0, e isolou-se na liderança, com mais três pontos que Sporting, que tem menos um jogo. Aos 11 minutos, o ex bracarense Fábio Cecílio abriu o marcador e deu o mote para a goleada.


Saleiro falha penálti na compensação

Num primeiro tempo equilibrado, com poucos motivos de interesse, as equipas tentaram impor o seu futebol, mas não criaram grandes oportunidades. Aos 78 minutos, Thales rematou com estrondo à barra. Em tempo de compensação, Fernando sofreu falta dentro da grande área, mas, Saleiro, chamado a cobrar o penálti, permitiu a defesa a José Costa.

JN


JotaCC

Braga só tem 10% do orçamento dos turcos. Mas sobra confiança
Minhotos defrontam o Fenerbahçe, em Istambul. Presidente e treinador lembram poderio financeiro do clube de Vítor Pereira, mas querem deixar eliminatória em aberto

Quinze jogos consecutivos sem perder – a última derrota foi a 10 de janeiro, em Alvalade, com o Sporting. É com este registo, e moralizado com a vitória ( 3- 1) sobre o FC Porto no domingo, que o Sporting de Braga defronta hoje ( 18.00, na SIC) o Fenerbahçe, em Istambul, na primeira mão dos oitavos- de- final da Liga Europa.

A missão não é fácil. Tal como lembrou ontem à partida para Istambul o presidente António Salvador, o clube turco treinado por Vítor Pereira, que é líder no seu país e onde alinham os internacionais portugueses Nani, Bruno Alves e Raul Meireles, "gastou nesta época 40 milhões de euros em contratações, contra os quatro milhões do Braga, ou seja, 10%". "Mas mais uma vez vamos para disputar este jogo e a eliminatória que, como sabem, não acaba aqui", garantiu confiante o líder dos minhotos.

O treinador Paulo Fonseca admitiu que este será o jogo "mais difícil" da sua equipa até ao momento na Liga Europa e também lembrou a diferença dos orçamentos dos dois clubes. "É uma equipa com enorme poder, que foi buscar este ano dois jogadores ao Manchester United [ Van Persie e Nani]. Tem um orçamento não sei quantas vezes superior ao Sp. Braga. Mas a nossa vontade tem de ser superior à dos jogadores do Fenerbahçe", atirou o técnico dos minhotos, confiante num bom jogo dos bracarenses: "Acredito muito na minha equipa e que podemos fazer aqui um bom jogo. Vamos defrontar o adversário mais difícil até à data, mas isso não nos inibe. O mais importante é não sofrer golos e levar a eliminatória para Braga."

Fonseca quer manter a boa série de resultados da equipa e tem fé nos seus jogadores, até porque considera que a Liga Europa "é boa oportunidade para os futebolistas quererem mostrar o seu valor". "Mas eles sabem que para ultrapassar este difícil obstáculo têm de estar focados. Sinto- os motivados para este jogo e para o que têm de fazer", assumiu, garantindo que não vai alterar a filosofia da equipa nem ordenar marcações individuais – "temos de ter preocupações especiais com o Nani e com todos os outros, mas a nossa forma de defender não está preparada de acordo com os adversários". Os elogios de Vítor Pereira Do lado do Fenerbahçe existe um enorme respeito pelo Sporting de Braga, como fez questão de vincar Vítor Pereira. "Aqui na Turquia os adeptos só conhecem o Benfica, o Sporting e o FC Porto. Mas eu conheço muito bem o Braga, que tem crescido muito, que já disputou uma final europeia, que recentemente lutou pelo título, que está recheado de bons jogadores e que se bate com os três grandes. Pode surpreender os adeptos na Turquia, mas a mim não", referiu. O treinador do Fenerbahçe entende que o favoritismo neste jogo da primeira mão seja dado à sua equipa, mas garantiu que a única vantagem que tem é o facto de conhecer bem o adversário: "Tenho sempre acompanhado o futebol português. Até na Arábia. A única vantagem que poderei ter é conhecer muito bem a equipa que vou defrontar, com o scouting e a observação que fazemos. Mas eu conheço mais ainda o Braga, porque sei a identidade e a qualidade da equipa."

O avançado holandês Robin van Persie também não espera facilidades, recordando os confrontos com os minhotos no Manchester United: "É um jogo interessante e difícil. O Braga ganhou 3- 1 ao FC Porto, e isso diz muito. Disputei dois jogos contra o Braga no Manchester United e ambos foram difíceis. Mesmo em casa, só ganhámos por 3- 2, foi complicado." O Fenerbahçe não divulgou a lista de convocados, mas Diego ( ex- jogador do FC Porto) e Markovic ( ex- Benfica) são baixas por lesão. O português Raul Meireles está em dúvida.

DN

JotaCC

Sp. Braga faz "escala" em Istambul a sonhar com a final de Basileia
Bracarenses procuram quarta vitória em quatro jogos em solo turco frente a um Fenerbahçe "recheado" de caras conhecidas

Mesmo podendo escolher, dificilmente o Sp. Braga encontraria melhor altura para disputar a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. A equipa de Paulo Fonseca chega ao primeiro de dois embates com o Fenerbaçhe "embalada" por uma série de 15 jogos sem perder (nove vitórias e seis empates) e com o "extra" de um triunfo motivador conseguido no domingo, frente ao FC Porto. Mais ainda, a estatística dos encontros disputados em solo turco é muito favorável aos minhotos. É que os únicos representantes portugueses na actual edição da Liga Europa (depois das eliminações de FC Porto e Sporting) contam por vitórias os três anteriores encontros na Turquia (Sivasspor, Besiktas e Galatasaray).

Face ao último encontro para a Liga, o técnico bracarense vê regressar ao lote de convocados os médios Filipe Augusto e Josué, com o esquerdino emprestado pelo FC Porto a espreitar a titularidade. Depois de descansarem no jogo do campeonato, o guarda-redes Matheus, o defesa Goiano e o médio Vukcevic devem recuperar os lugares frente ao Fenerbahçe, com a única dúvida de Paulo Fonseca a surgir no eixo da defesa. O técnico minhoto tem três opções válidas, mas é provável que André Pinto, que também não jogou frente ao FC Porto, seja titular ao lado de Willy Boly, relegando Ricardo Ferreira para o banco.

À partida para o encontro, Paulo Fonseca não esqueceu as qualidades do adversário, mas preferiu centrar-se nos jogadores bracarenses, que diz terem capacidade suficiente para conseguirem um bom resultado no jogo de hoje, que permita ao Sp. Braga "sonhar" com a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa pela segunda vez na sua história.

"Respeito muito as qualidades do Fenerbahçe. Até à data, vai ser o nosso adversário mais difícil, mas só pensamos em vencer. Acredito muito nos meus jogadores e no que eles podem fazer. Acredito sinceramente num resultado positivo", afirmou o técnico na conferência de imprensa.

Do outro "lado" do campo vão estar muitas caras conhecidas do futebol português. À cabeça Vítor Pereira. O ex-técnico do FC Porto, que assumiu o comando do Fenerbahçe no início da temporada, conta no plantel com os portugueses Nani, Raul Meireles e Bruno Alves, bem como alguns jogadores que passaram por Portugal, como é o caso de Souza, Diego (FC Porto) ou Markovic (Benfica).

Pela sua experiência em Portugal, o técnico não guarda boas recordações dos jogos com o Sp. Braga. Na época 2012-13, perdeu uma final da Taça da Liga frente aos "arsenalistas", que foram também responsáveis pela eliminação do FC Porto da Taça de Portugal desse ano.

Por isso mesmo, o técnico antevê um bom jogo de futebol, entre duas equipas com qualidade, mas nenhuma favorita. "Não vejo favoritos. O Sp. Braga pode surpreender os nossos adeptos, mas a mim não. Conheço muito bem este clube e esta equipa e sei do que é capaz. Vejo-os com legítimas aspirações a passar a eliminatória", afirmou Vítor Pereira.

Fora das opções do técnico para receber o Sp. Braga estão Diego (castigo) e os lesionados Markovic e Raul Meireles. O central Bruno Alves é uma dúvida, mas no caso de estar apto, deverá ser titular no centro da defesa turca.

PUBLICO

JotaCC

"A NOSSA VONTADE TEM DE SER SUPERIOR"
ESTRATÉGIA Apesar do valor do adversário, Paulo Fonseca aposta em vencer em Istambul para aplicar a última estocada na Pedreira

Apostado em replicar os anteriores êxitos do Braga na Turquia, Paulo Fonseca acredita que o ambiente infernal do estádio do Fenerbahçe vai inspirar os seus jogadores. Vitória sobre o FC Porto é passado



O Fenerbahçe é o terceiro colosso de Istambul a receber o Braga. Depois das vitórias sobre o Besiktas e o Galatasaray, os arsenalistas transformaram-se numa terrível assombração para os turcos e Paulo Fonseca aposta numa nova conquista histórica, na esteira das anteriores. "É claro que acredito que podemos repetir o que o Braga já fez em Istambul. Se não acreditasse, não estaria com este discurso e sei que o Fenerbahçe tem um plantel valiosíssimo. Foi buscar dois jogadores ao Manchester Unite de tem um orçamento não sei quantas vezes maior do que o Braga", assinalou,embora decidido a silenciar desta vez os adeptos do Fenerbahçe que costumam fazer do seu estádio um inferno. "A nossa vontade tem de ser maior do que a dos jogadores do Fenerbahçe. Pelo valor do adversário e também pelo ambiente que vamos enfrentar, acredito que podemos fazer um jogo muito positivo", juntou.
Para que não restassem dúvidas, o treinador dos arsenalistas deixou bem claro que conta vencer na primeira mão da eliminatória dos oitavos de final. "Quero sempre algo mais e isso passa pela vitória. É assim que pensamos em qualquer jogo.Vamos defrontar o adversário mais difícil até ao momento e, por isso, temos a noção de que é importante não sofrer golos, levando assim a eliminatória para Braga", analisou, assegurando ao mesmo tempo que a equipa não se sente nas nuvens por somar jogos sem derrotas e ter batido, na última jornada do campeonato, o FC Porto. "Queremos prolongar ao máximo esta série de bons resultados. Há sempre o risco de dispersão, mas esta competição é uma excelente oportunidade para estes jogadores se mostrarem e valorizarem. Eles percebem que o jogo com o FC Porto já faz parte do passado; já viram bem este Fenerbahçe e sabem que têm de estar cem por cento focados para ganhar", repetiu.
Quanto ao conhecimento que os portugueses do Fenerbahçe têm do Braga, será uma mais-valia relativa para o adversário na perspetiva de Paulo Fonseca. "É sempre uma vantagem ter alguém no clube que conhece bem a nossa equipa, como é o caso do Vítor Pereira, da mesma forma que nós conhecemos bem as suas ideias e alguns jogadores já atuaram em Portugal", ripostou.



Nem Nani muda a "filosofia"

Por mais estragos que Nani possa fazer num jogo, e nesta época já foram várias as equipas vitimadas pelo seu talento, o internacional português não terá qualquer polícia à perna da parte do Braga. Só isso implicaria um ruído estranho no motor do Braga e Paulo Fonseca dispensa semelhante experiência, embora reconhecendo que o extremo merece atenções redobradas. "Se tivéssemos essa preocupação, teríamos que fazer marcações a todos os jogadores, porque todos são fortes. Não vamos alterar em nada a nossa filosofia. Vamos ter especiais atenções com o Nani e com os outros."



"Eles gastaram 40 milhões"
DIFERENÇAS António Salvador, presidente do Braga lembrou, à partida para Istambul, que o clube gastou, em contratação de jogadores, dez por cento do investimento do Fenerbahçe

"Só as boas equipas perdem poucas vezes. O Fenerbahçe tem quatro derrotas e nós cinco"
António Salvador
Presidente do Braga


O investimento do adversário turco claramente superior ao do Braga não impede, segundo António Salvador, de encarar a eliminatória "com ambição e alma" para continuar a fazer história

Orgulhoso poro Braga ser o único representante português na Liga Europa, António Salvador partiu com a equipa para Istambul com fé e otimismo. "O valor da equipa turca não está acima dos adversários que o Braga encontrou até chegar a esta fase da Liga Europa. Encontrámos sempre boas equipas", lembrou o presidente do Braga que não se atemoriza com a maior capacidade financeira dos turcos. "O Fenerbahçe gastou 40 milhões de euros em contratações de jogadores, o Braga gastou quatro milhões, ou seja dez por cento do que investiu o Fenerbahçe. Isso não nos retira a ambição, a vontade e a alma de discutir a eliminatória e é isso que vamos fazer", prometeu. "Estamos confiantes e não me canso de dizer que esta equipa está preparada mentalmente para enfrentar qualquer adversário e em qualquer campo", assegurou.
António Salvador considerou que "esta eliminatória será disputada por duas equipas" e apresentou o saldo da época para justificar a opinião. "Vamos defrontar uma grande equipa, que esta época só perdeu quatro vezes, e nós cinco. Só as boas equipas é que perdem poucas vezes, sabemos por isso as dificuldades que vamos encontrar", salientou.
O facto de o Fenerbahçe ser orientado por um treinador português, Vítor Pereira, não terá influência no desfecho final. "Isso não conta. O que conta é que têm uma excelente equipa e terão um apoio fantástico. O Braga já está habituado a grandes ambientes e estes jogadores estão preparados para tentar seguir em frente", argumentou.
Por ser a equipa com "menos derrotassem Portugal" e por estar "há 15 jogos sem perder", o Braga tem, de acordo com Salvador, "potencial para disputar qualquer jogo contra que adversário for". E tem também jogadores no plantel que permitem fazer a rotatividade. "O nosso treinador não se cansa de dizer que nesta equipa não há titulares e escolhe sempre os que entende que são os melhores. Provavelmente na Turquia haverá mudanças no onze, mas isso é normal; é fruto da gestão do nosso plantel, que é preparado para cada jogo ", concluiu o presidente do Braga.



Josué sabe que não se calam
Ano e meio no Bursaspor bastou para o médio entender como "a cultura turca é especial"

Virar o público do Fenerbahçe contra a equipa será sempre pura ficção. Ao serviço do Bursaspor, experiência que durou uma época e meia, Josué depressa percebeu que os jogos nunca acabam para os adeptos turcos do clube de Istambul e, por isso, duvida que o adversário esmoreça caso o Braga se adiante no marcador. "Esta cultura turca é muito especial. Dificilmente ficam contra a equipa e até já tive a felicidade de ganhar aqui por 3-0. E eles nunca deixaram de apoiar", recordou. A única via possível para o sucesso do Braga dependerá, por isso, exclusivamente dos seus jogadores. "Temos de nos agarrar à nossa qualidade. Queremos fazer um grande jogo e lutaremos muito, faremos tudo para passar esta eliminatória, alimentados pelo espírito de conquista", prometeu o médio.
Defrontar equipas turcas não é, de resto, uma especialidade exclusiva de Josué. O próprio centro campista fez questão de recordar que o capitão Alan marcou presença nas anteriores deslocações vitoriosas do Braga a Istambul. "O Braga já jogou aqui com o Besiktas e o Fenerbahçe e o Alan, por exemplo, teve a experiência de ganhar a essas equipas. Estamos aqui para a luta e muito confiantes".



ENCAIXE EM BUSCA DE MAIS MILHÕES

O Braga chega aos oitavos de final já com 5,71 milhões de euros garantidos, sem contemplar aqui os direitos de transmissão. Só pelo triunfo nos "quartos", frente ao Sion, arrecadou 750 mil euros e, caso seja bem sucedido com o Fenerbahçe, somará mais um milhão. As meias- finais da Liga Europa proporcionam um encaixe de 1,5 milhões em caso de vitória.



APOSTA ONZE COM TRÊS NOVIDADES

As repetições são raras no atual Braga. A política de rotatividade implementada por Paulo Fonseca está para durar e, nessa medida, são previsíveis as entradas do central André Pinto, do médio Vukcevic e do ala Josué. Em foco nas partidas com Arouca o FC Porto, Pedro Santos deverá surgir no banco de suplentes para ser lançado, como trunfo, na primeira oportunidade.


Êxito Três vitórias nas deslocações à Turquia

O Braga encontrará em Istambul "um público muito forte", como definiu António Salvador. O presidente do Braga lembrou, porém, que os minhotos têm-se "dado bem na Turquia". O histórico regista três vitórias: em 2008, para a Taça Intertoto, ganhou por 2-0 ao Sivasspor; em 2012, começou por vencer o Besiktas (1-0), em fevereiro, para a Liga Europa, e em outubro derrotou o Galatasaray, por 2-0, para a Liga dos Campeões.



"EM PORTUGAL HÁ OS GRANDES E... O BRAGA"
VÍTOR PEREIRA Treinador realça crescimento do Braga, comparável aos três grandes em Portugal, e espera que o Fenerbahçe, para além da sua qualidade, tire partido do apoio do público

"Sei qual é a identidade do Braga e a sua qualidade. Querem afirmar-se na Europa e vão querer mostrar que têm argumentos" "Recentemente o Braga lutou pelo título. Isso diz muito" "Vão jogar os que estão melhor, não porque são portugueses ou brasileiros"
Vítor Pereira Treinador do Fenerbaçhe


Favoritismo que Paulo Fonseca atribuiu aos turcos foi de certa forma contrariado pelo técnico do Fenerbahçe. "Terá de ser provado em campo, com bom futebol. Sei a qualidade do Braga"

Do outro lado da barricada, Vítor Pereira diz compreender a "argumentação" de Paulo Fonseca. Mal o sorteio ditou o embate entre Fenerbahçe e Braga, o treinador dos bracarenses anunciou que a equipa turca partiria como favorita para os oitavos de final da Liga Europa e teve como resposta o silêncio do seu homólogo.Na véspera da primeira mão da eliminatória, despachou em três tempos a questão: "É natural que o Paulo diga isso, mas o favoritismo terá de ser provado em campo, com bom futebol. Sei qual é a identidade do Braga e a sua qualidade.Querem afirmar-se na Europa e vão querer mostrar que têm argumentos. Nós vamos jogar com a paixão dos nossos adeptos e os nossos argumentos", perspetivou.

Bem-disposto e paciente a responder a todas as questões dos jornalistas turcos, Vítor Pereira foi explicando depois que o Braga será uma criatura em constante mutação, nunca uma mera repetição. Sempre forte, mas diferente de época para época, à luz das ideias dos seus treinadores. "O Braga joga em função do que pensa o seu treinador. Há uma época era diferente", referiu, deixando bem claro que não montará um onze recheado de jogadores com passado no futebol português só porque vem de lá o próximo adversário. "Vou escolher a equipa que nos der mais garantias, sem pensar se são portugueses, turcos ou brasileiros. O que me interessa é que ofereçam garantias e que ajudem a equipa a ganhar o jogo".
À espera de um adversário "muito organizado, agressivo e com bons jogadores", Vítor Pereira garante que não se surpreenderá em nada. "Tentaremos anular as virtudes do Braga num ambiente fantástico. Vamos lutar por um bom resultado que nos permita estar à frente na eliminatória", anunciou, garantindo que há mais vida para além dos três grandes em Portugal. Chama-se, naturalmente, Braga. "Na Turquia há a ideia de que em Portugal existem três grandes clubes: Benfica, FC Porto e Sporting. Só que o Braga é um clube que tem crescido muito, disputou uma final europeia e lutou recentemente pelo título. E bate-se perfeitamente com os grandes".



SALEIRO DESPERDIÇOU PENÁLTI

O Oriental desperdiçou uma excelente oportunidade para conquistar os três pontos, já perto do final, quando Saleiro falhou a conversão de um penálti. Durante o primeiro período foram os da casa que estiveram no comando do jogo e criaram três boas oportunidades para marcar. Primeiro com João Amorim, que saiu lesionado do lance, a obrigar o guarda-redes José Costa a boa defesa; depois, por Valdo Alhinho e Henrique Gomes, que não tiveram a calma necessária para finalizar. No período complementar, o Braga B ainda reagiu ao domínio da equipa da casa e Thales teve nos pés a hipótese de marcar, mas foi a turma comandada por Litos que esteve mais próximo de conseguir a vitória.

O JOGO


Bruno3429

PAULO FONSECA: "A NOSSA VONTADE TEM DE SER MAIOR DO QUE A DO FENERBAHÇE"

O SC Braga já está em terras turcas ciente das dificuldades que lhe espera. O sorteio dos oitavos de final da Liga Europa colocou o Fenerbahçe no caminho dos minhotos e à vista salta, desde logo, uma grande diferença: o orçamento. O dos turcos é substancialmente superior ao SC Braga, mas esse grande pormenor não retrai e muito menos diminui a ambição da equipa de Paulo Fonseca. Até porque no capítulo dos números nem tudo é contra. O técnico explica porquê: "Acredito que podemos repetir o que o Braga já fez aqui contra o Besiktas e o Galatasaray. Se não acreditasse, não estaria aqui com este discurso e sei que o Fenerbahçe tem um plantel valioso, foi buscar dois jogadores ao Manchester United e tem um orçamento não sei quantas vezes maior do que o SC Braga. Mas a nossa vontade tem de ser maior à dos jogadores do Fenerbahçe. Pelo valor do adversário e do ambiente, acredito que podemos fazer um jogo positivo", disse.

Numa eliminatória decidida a duas mãos, o resultado da primeira tem um peso crucial na decisão final. Os Gverreiros estão a par desse facto e, por isso, Paulo Fonseca deixa claro que não sofrer golos poderá ser o empurrão para uma caminhada rumo aos 'quartos'. "Eu quero sempre algo mais e isso passa pela vitória. É assim que pensamos em qualquer jogo. Vamos defrontar o adversário mais difícil até ao momento e por isso temos a noção de que é importante não sofrer golos, levando assim a eliminatória para Braga", referiu.

A realizar uma temporada que tem arrancado atenção dos entendidos a nível nacional e internacional, o SC Braga leva cinco jogos consecutivos sem perder na presente edição da Liga Europa. De acordo com o técnico minhoto, a marca é para manter. "Queremos prolongar ao máximo esta série de bons resultados, há sempre esse risco de dispersão, mas esta competição é uma excelente oportunidades para estes jogadores se mostrarem e valorizarem. Eles percebem que o jogo com o FC Porto já faz parte do passado. Os jogadores já viram bem este Fenerbahçe e sabem que têm de estar cem por cento focados para ganhar", finalizou.

JOSUÉ: "JÁ GANHEI AQUI..."

Josué está de regresso à Turquia e a um estádio onde já foi feliz. Na legião desde janeiro, o médio tem sido um dos jogadores em destaque na equipa de Paulo Fonseca. Para trás ficou a experiência de um ano e meio ao serviço do Bursaspor, clube turco que representou antes de tomar a direção em destino ao Minho. O Gverreiro já venceu no Estádio do Fenerbahçe e espera repetir a felicidade esta quinta-feira. "Esta cultura turca é muito especial. Dificilmente ficam contra a equipa, mesmo a perder. Já tive a felicidade de ganhar aqui 3-0 pelo Bursaspor e eles nunca deixaram de apoiar a equipa. Conhecemos bem o adversário, tal como eles estudaram bem o Braga. Temos que nos agarrar à nossa qualidade. Queremos fazer um grande jogo amanhã e lutaremos, faremos tudo para passar esta eliminatória", referiu.

JUSTIÇA NAS MÃOS DE JOSÉ COSTA

À primeira impressão um empate diante do Oriental pode ser considerado um mau resultado para o SC Braga B. Claramente favorito na partida, os Gverreiros não tiveram medo de assumir o domínio do jogo e assim o fizeram. Foram, no entanto, até onde o relvado ou o seu mau estado permitiu. E não foi muito longe. Num desafio onde o estado do terreno apresentou-se como adversário da estratégia do SC Braga B, foram as bolas diretas uma das armas da equipa de Abel Ferreira. O Oriental, por sua vez, surgiu no encontro desesperado por pontos para alimentar a esperança da manutenção e deixou que a emoção tomasse o lugar da razão. Ainda assim, a primeira parte ficou manchada por uma grande penalidade que ficou por marcar a favor dos bracarenses. Fortes foi derrubado dentro de área, mas o árbitro assinalou livre por entender que a falta terá sido cometida fora.

No segundo tempo, o jogo não mudou de cara e permaneceu, dessa forma, muito pálido. Os atacantes minhotos ainda dispuseram de várias oportunidades, mas saiu dos pés de Thales a mais perigosa. Remate do meio da rua do lateral que saiu direto ao ferro da baliza do Oriental. No período de descontos, José Costa assumiu a postura de super-herói. Grande penalidade a favor do Oriental no último lance do jogo e a oportunidade dos lisboetas triunfarem. A vitória esteve nos pés de Saleiro, mas a defesa da tarde esteve na mão de José Costa, que adivinhou o lado e repôs a justiça num desafio onde o relvado foi o principal adversário do SC Braga B.

Ficha de jogo: José Costa, Bruno Wilson, Artur Jorge ( C), Loum, Joca (Alex 85'), Oti, Simão (Gamboa 63'), Thales, D'alberto, Chidi e Fortes (Fortes 63').

SCBraga

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC

Sp. Braga procura ultrapassar "inferno" de Istambul
A equipa do Sp. Braga corre para a conquista de um resultado positivo na Turquia

O Sp. Braga, única equipa portuguesa ainda em prova na presente edição da Liga Europa de futebol, defronta hoje os turcos do Fenerbahçe, em jogo da primeira mão dos oitavos de final, a ser disputado em Istambul.
Os "arsenalistas", orientados por Paulo Fonseca, chegam à Turquia motivados com o recente triunfo por 3-1 sobre o FC Porto, em jogo da 25ª jornada da Liga portuguesa, e tentam ultrapassar esta fase da prova pela segunda vez, depois de em 2010/2011 terem não só passado os "oitavos" como ainda chegado à final, na qual perderam com o FC Porto por 1-0, em Dublin.
Do lado turco estarão, além do treinador português Vítor Pereira, vários jogadores lusos, como Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.
O encontro, com início agendado para as 18H00 de Lisboa, terá arbitragem do francês Clement Turpin.
Os bracarenses têm três jogadores lesionados: Ringstad, Crislan e Rui Fonte.
Na antevisão do encontro o treinador Paulo Fonseca disse convicto: "Acredito muito na minha equipa e penso que podemos fazer um bom jogo. Entramos sempre com o pensamento na vitória mesmo percebendo que pela frente vamos ter o adversário mais difícil até este momento".

RTP



JotaCC

Sporting de Braga enfrenta na Turquia Fenerbahçe de Vítor Pereira
O encontro terá arbitragem do francês Clement Turpin.

O Sporting de Braga, única equipa portuguesa ainda em prova na presente edição da Liga Europa de futebol, defronta esta quinta-feira os turcos do Fenerbahçe, em jogo da primeira mão dos oitavos de final, a ser disputado em Istambul. Os 'arsenalistas', orientados por Paulo Fonseca, chegam à Turquia motivados com o recente triunfo por 3-1 sobre o FC Porto, em jogo da 25.ª jornada da Liga portuguesa, e tentam ultrapassar esta fase da prova pela segunda vez, depois de em 2010/2011 terem não só passado os 'oitavos' como ainda chegado à final, na qual perderam com o FC Porto por 1-0, em Dublin. Do lado turco estarão, além do treinador português Vítor Pereira, vários jogadores lusos, como Bruno Alves, Raul Meireles e Nani. O encontro, com início agendado para as 18:00 de Lisboa, terá arbitragem do francês Clement Turpin.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

LE: Fenerbahçe-Sp. Braga, 1-0 (crónica)
Bracarenses deram-se a conhecer, mas Topal aproveitou erro

Ao fim de 16 jogos, o Sp. Braga perdeu, mas deu-se a conhecer à Turquia, onde Vítor Pereira disse que não o conheciam, mostrando aos turcos que pode discutir a passagem aos quartos de final da Liga Europa com o Fenerbahçe.

A equipa de Paulo Fonseca perdeu pela margem mínima, mas fez frente à equipa da casa e aguentou até aos 82 minutos. Esteve melhor na primeira metade do que na segunda, mas tem a próxima eliminatória à distância de apenas dois golos.

Ou seja, tudo se poderá decidir na Pedreira.

No Estádio Sukru Saracoglu, o Fernerbahçe, com Bruno Alves a titular, levou a melhor, mas sofreu para chegar ao golo. No primeiro tempo a partida foi equilibrada e as duas equipas anularam-se mutuamente, não permitindo grandes ocasiões para nenhum dos lados.

O melhor que se viu foi um remate de Hassan, aos 18 minutos, e algumas tentativas de Van Persie, bem apoiado por Sen. Matheus mostrou serviço, mas nunca em remates totalmente perigosos para a baliza bracarense.

O momento de maior aflição do Sp. Braga foi mesmo a saída forçada de Ricardo Ferreira, logo aos 15 minutos, devido a lesão.

No segundo tempo, entrou melhor a equipa de Vítor Pereira e notou-se alguma quebra do Sp. Braga. Mais controlador e ameaçador o Fenerbahçe, com Van Persie mais uma vez a ser o mais ativo.

Sen também, mas saiu aos 66 minutos para dar lugar a Nani. O jogo mudou, começando a jogar-se mais pelo interior do que pela ala direita, mas o rumo era o mesmo: a baliza de Matheus.

O Sp. Braga ia tentando responder por Wilson Eduardo e Hassan, mas foi Josué quem proporcionou a defesa mais difícil do jogo. Foi aos 77 minutos, já com Raúl Meireles em campo, num remate de pé esquerdo fora da área a obrigar Demirel a esticar-se e a defender para canto.

Mas quem não marca sofre e o destino era mesmo a baliza de Matheus. Aos 82 minutos, Luiz Carlos meteu a bola onde não devia e Topal não desperdiçou. Pegou no esférico, movimentando-se bem no corredor interior, até chegar à entrada da área e sem oposição rematou para o 1-0.

Assim, sem mais golos, vantagem mínima para o Fenerbahçe numa eliminatória com mais 90 minutos para se jogar na segunda mão em Portugal. Tufan e Luiz Carlos, é certo, devido a castigo, não farão parte dessa partida.

Paulo Fonseca: «Não merecíamos ter sofrido aquele golo»
Treinador do Sp. Braga depois da derrota diante do Fenerbahçe (0-1)
Por Redação     

Paulo Fonseca, treinador do Sp. Braga, em declarações à «SIC», depois da derrota diante do Fenerbahçe (0-1), em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

- Em primeiro lugar, não o posso deixar de fazer, tenho de prestar elogios aos meus jogadores, porque neste ambiente tiveram coragem de não fugir às nossas ideias de jogo. Viemos aqui não para defender, mas para tentar jogar. Demonstrámos aqui hoje que não estamos aqui nesta fase por estar, estamos porque temos qualidade. Mais uma vez o fizemos, diante de um adversário de grande valia em que em nada fomos inferiores. Tivemos ocasiões para marcar, estivemos bem em ternos defensivos e não merecíamos ter sofrido aquele golo no final do jogo.

[Como aconteceu esse golo?]

- Foi numa saída nossa, tínhamos os dois médios amarelados, não havia possibilidade de fazer falta. Acabaram por ganhar a bola e fazer um remate fora da área. Um golo que não era esperado nesta altura depois de termos tido um grande controlo sobre o jogo.

[Acredita que o Braga pode virar a eliminatória em casa?]

- Depois do que os meus jogadores fizeram aqui, não posso deixar de acreditar que é possível, sabendo que o adversário está em vantagem e é uma grande equipa. Mas se acredito, acredito.


Marcelo Goiano: «Jogámos de igual para igual com o Fenerbahçe»
Defesa do Sp. Braga depois da derrota na primeira mão dos oitavos de final na Liga Europa
Por Redação     

Marcelo Goiano, defesa do Sp. Braga, em declarações à «SIC», depois da derrota diante do Fenerbahçe (0-1), em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

- Tínhamos a consciência de que ia ser difícil, contra uma equipa de qualidade, com bons jogadores, mas o Sp. Braga está de parabéns, jogámos de igual para igual. Agora é esperar pelo segundo jogo e tentar a qualificação em casa.

[Como foi o lance do golo do Fenerbahçe?]

- É um lance que acontece, mas agora temos de pensar no segundo jogo e pensar nos quartos.

[É possível?]

- Claro, claro que é possível.

André Pinto: «Virar a eliminatória? Ficou aos olhos de toda a gente»
Defesa mostrou-se confiante para o jogo da segunda mão em Braga
Por Redação 

André Pinto, defesa do Sp. Braga, em declarações à «SIC», depois da derrota diante do Fenerbahçe (0-1), em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.


- Está tudo em aberto, levamos o jogo para Braga, contamos com o apoio dos nossos adeptos, temos tudo para passar esta eliminatória.


[Boas oportunidades, mas o golo sofrido pode dificultar a eliminatória]
- A verdade é que defrontámos uma grande equipa, num ambiente difícil, de realçar a atitude da nossa equipa. Discutimos o jogo pelo jogo e em grande parte do jogo fomos superiores, mas infelizmente, numa perda de bola nossa, eles conseguiram um golo. Podíamos ser nós a conseguir a vantagem, mas está tudo em aberto.

[O Sp. Braga pode virar esta eliminatória?]
- Ficou aos olhos de toda a gente. O jogo podia ter caído para uma vantagem a nosso favor. Infelizmente isso não sucedeu, mas a equipa revelou grande carácter.

[Segunda derrota nesta edição, mas o Braga na primeira deu a volta]
- Sim, é um facto, ajuda à confiança. Mas falando desta eliminatória, temos legitimidade para querer passar esta fase.

Maisfutebol