News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/02

Started by Bruno3429, 25 de February de 2016, 07:59

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Esforço e glória rumo aos oitavos-de-final
Miguel Machado

Missão cumprida! O SC Braga garantiu o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa ao empatar, em casa, com o Sion a dois golos, na segunda 'mão' dos 16-avos-de-final, resultado suficiente para os Guerreiros do Minho fazerem a festa depois da vitória na Suíça por 2-1.

E havia mesmo razões para os guerreiros estarem desconfiados, como tinha avisado na véspera Paulo Fonseca. Apesar da confiança do SC Braga, face à vantagem conseguida na Suíça, o Sion apresentou-se na 'pedreira' sem nada a perder e com vontade de surpreender. A equipa bracarense até entrou a mandar no jogo, mas destemidos os helvéticos arriscaram tudo e aos 16 minutos chegaram ao golo, num toque soberbo de calcanhar de Gekas, após passe de Assifuah, com o avançado grego a antecipar-se aos defesas arsenalistas. Lance algo consentido do SC Braga, empolgou o Sion, mas teve também forte reacção da legião minhota, a subir no terreno com autoridade e a criar muitas dificuldades à defesa suíça, sobretudo pelo flanco esquerdo onde Goiano esteve muito dinâmico. Aos 22 minutos, cruzamento do lateral esquerdo brasileiro foi cortado com o braço por Ruefli (fora da área) mas o árbitro nada assinalou. Carregava o SC Braga e aos 24, novo cruzamento de Goiano não teve o devido desvio de Hassan na área, num falhanço do egípcio. Com o Sion 'encurralado' na sua área, aos 26 minutos, o SC Braga beneficiou de um penálti, bem assinalado, a castigar um corte com o braço de Assifuah na área. Chamado a converter, Josué, com classe, enganou Vanins e empatou o jogo (1-1).

No entanto, durou pouco os festejos bracarenses, porque dois minutos volvidos, perante muitas facilidades da defesa do SC Braga, o grego Gekas bisou no jogo (com muita sorte à mistura) e voltou a colocar o Sion em vantagem. Lance infeliz onde Matheus ainda defendeu o primeiro desvio de Assifuah para o poste, deixou, porém, algumas dúvidas se o suíço Assifuah não estava em fora de jogo... após o cruzamento de Carlitos.
Novo balde de água fria e a verdade é que este segundo golo do Sion, aos 29 minutos, que empatou a eliminatória (1-2), criou desassossego no SC Braga, e até ao intervalo foram os suíços que tiveram mais uma situação perigosa, num remate fulminante de Fernandes a rasar o poste da baliza de Matheus.
Na segunda parte, o duelo foi impróprio para cardíacos, com a eliminatória em aberto até derradeiro apito do árbitro israelita.

O SC Braga entrou forte, fez logo o empate (2-2), aos 48 minutos (2-2) Stoijiljkovic - à matador' - após uma triangulação com Rafa, e no minuto seguinte podia ter dado a reviravolta no marcador por Hassan, com o avançado a fazer um trabalho brilhante na área do Sion mas a pecar na finalização.
A partir daqui, tudo podia ter acontecido. O SC Braga teve oportunidade de matar a eliminatória por mais duas vezes, especialmente por Hassan, perdulário aos 58 e 79 minutos, mas o Sion também podia ter chegado ao golo... Valeu a exibição de Matheus entre os postes, aos 70 minutos, a defender um míssel de Fernandes. E no cair do pano, aos 90+3, com a equipa do SC Braga já em 'modo' solidário a defender o resultado, valeu aos Guerreiros a barra a segurar um tiro do lateral do Sion, Ruefli.

Correio do Minho

Bruno3429

LUIZ CARLOS: «QUEREMOS JOGAR SEMPRE»
Aborda a rotatividade

Paulo Fonseca tem levado a rotatividade ao extremo e o grupo tem-se dado bem com isso. Luiz Carlos foi poupado com o V. Guimarães, ontem voltou a ser titular no meio-campo e respeita a aposta do técnico. "Nós, jogadores, queremos jogar sempre e trabalhamos para isso. O treinador depois escolhe e nós respeitámos as escolhas dele", vincou o médio, realçando que com o Sion o mais importante foi conseguido.

"O apuramento não foi fácil, mas já sabíamos que seria assim. Estamos habituados a jogos difíceis e este foi apenas mais um. Este grupo é bom e forte, jogue quem jogar. Lutámos muito e isso viu-se no final. Garantimos o mais importante, que era passar", disse.

Record

Bruno3429

Haverá companhia para este Braga cada vez mais europeu?

O Sp. Braga é a primeira equipa apurada para os oitavos de final da Liga Europa 2015/16 depois de ter empatado 2-2 em casa frente ao Sion. O empate desta quarta-feira foi o suficiente para a equipa portuguesa fazer valer o triunfo na primeira mão (2-1) conseguido (na semana passada) na Suíça.

Os guerreiros do Minho continuam a disputar quatro frentes de competição (Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa) e, nesta competição em concreto, vão assumindo um estatuto de equipa habitual nesta (fase da) prova.

Em 17 participações nas competições europeias, o Sp. Braga está pela quarta vez nos oitavos de final da Liga Europa/Taça UEFA. Estas quatro ocasiões aconteceram todas no período dos últimos dez anos – sendo que o melhor registo em absoluto foi a final da edição 2010/11. Os outros oitavos de final foram nas edições da Taça UEFA 2008/09 e 2006/07.

O Sp. Braga foi a primeira equipa a apurar-se para os oitavos de final da Liga Europa dado a antecipação do seu jogo relativamente à data marcada para os encontros da segunda mão deste 16 avos de final. Nesta quinta-feira haverá mais duas equipas portuguesas em campo e ambas tentam inverter as derrotas da semana passada.

Nos outros 13 jogos que fecharão o lote dos últimos 16 da prova há vários outros portugueses a lutarem pelo apuramento sendo que as hipóteses variam entre o mais do que provável e o muito difícil.

Maisfutebol

JotaCC

Os deuses da bola foram todos do Braga
Empate sofrido com o Sion e muita fortuna na qualificação dos arsenalistas para os oitavos de final

Réussite! Termo francês cuja tradução mais próxima para o futebolês de cá é qualquer coisa como "sortite", essa imponderabilidade da bola de que tanto se queixou o treinador gaulês do F. C. Sion, tramado por um remate à barra da baliza do Braga, já nos suspiros do jogo, que daria o 3-2 e o apuramento aos suíços. O azar deles foi a fortuna da equipa minhota, qualificada no parto difícil de um empate (2-2) que fez prevalecer o triunfo nos Alpes, na semana passada, por 2-1.

Stojilkovic remata para o segundo e decisivo golo do Braga, empatando o jogo a dois. Depois, foi sempre a sofrer, até aos últimos instantes da partida
Minuto 90+4. O Braga já tinha sobrevivido a uns valentes sustos, mas aquele remate de Vincent Ruefli pôs a "pedreira" à beira da taquicardia. Disparada à entrada da área, a esférica parecia levar o timbre de golo, que seria o da derrota e o da eliminação do Braga, mas uma qualquer divindade da bola levou-a a refletir-se no alumínio da baliza de Matheus. Místico como é, o guarda- redes brasileiro do Braga logo se pôs a contemplar as estrelas e a erguer as luvas à bondade celestial.
Para trás ficara todo um jogo disputado palmo a palmo, que o F.C. Sion, após a derrota caseira da primeira mão, abordou com a coragem dos condenados. Certinha a defender e a atacar com a precisão do cuco suíço, a equipa helvética não demorou a ter lucro, num belo golo, um toque de calcanhar, uma insolente zlatanice de Theofanis Gekas (16 m).
O Braga logo empatou, na marcação de um penálti, convertido por Josué (27 m), mas o F. C. Sion não demorou a voltar à frente do marcador e a equilibrar os números da eliminatória, com mais um golo de Gekas, um grego de 35 anos, anafadinho, que mostrou por que em tempos foi visto como um temível rato de área, melhor goleador da Bundesliga em 2006/07, com a camisola do Bochum.
A perder, o Braga voltou mais expedito para o segundo tempo. Teve a retribuição em "cash", com o golo de Stojiljkovic (48 m). Ali se viu que já não podia haver prolongamento, o que teve o condão de desamarrar as táticas. O jogo quebrou-se mais e Hassan teve o 3-2 nos pés. Também os suíços estiveram perto de marcar, num remate de Fernandes, de fora da área, a que Matheus respondeu com uma parada elástica.
Na emergência, já no finalzinho, o Braga trocou um avançado por um defesa – Hassan deu o lugar a André Pinto –, mas ainda levou mais um grande susto, naquele remate de Ruefli. A barra ainda deve estar a tremer.

JN

JotaCC

A desconfiança de Paulo Fonseca justificava-se e o Sp. Braga teve que sofrer
Os bracarenses empataram a dois golos em casa com o Sion e apuraram-se para os "oitavos" da Liga Europa

O alerta foi deixado por Paulo Fonseca na véspera e confirmado pelo Sion no relvado: apesar da vitória do Sp. Braga na primeira mão, por 2-1, o duelo entre portugueses e suíços estava longe de estar resolvido. Aproveitando erros da defesa minhota, os helvéticos estiveram por duas vezes na frente do marcador e ao intervalo a eliminatória estava empatada, mas um golo de Stojiljkovic, no início da segunda parte, colocou o Sp. Braga pela quarta vez nos oitavos-de-final da Liga Europa.
Paulo Fonseca tinha afirmado na antevisão da partida que o Sp. Braga estava "desconfiado", mas "bem preparado para um jogo difícil". Os receios do treinador faziam sentido, mas os minhotos, principalmente no primeiro tempo, não mostraram ter a lição bem estudada. Com quatro alterações no "onze" em relação ao jogo da primeira mão — entraram Goiano, Ricardo Ferreira, Josué e Mauro —, o Sp. Braga não demorou a assumir o controlo, mas pareceu não estar preparado para o trunfo lançado por Didier Tholot. A precisar de vencer, o treinador francês apostou em Theofanis Gekas e o avançado grego mostrou que, aos 35 anos, mantém muita qualidade: aos 16', na primeira jogada de perigo criada pelos helvéticos, Gekas aproveitou as facilidades dadas pela defesa do Sp. Braga e, de calcanhar, marcou.
Apesar de tímida, a resposta minhota foi eficiente. Perto da meia hora, o árbitro considerou que Hassan foi derrubado na área e, na transformação do penálti, Josué fez o 1-1. No entanto, os bracarenses não tiveram tempo para respirar de alívio. Na jogada seguinte, a defesa do Sp. Braga foi lenta a reagir e o oportuno Gekas fez o segundo golo suíço, que colocava a eliminatória empatada.
Após o intervalo, o Sp. Braga surgiu em campo diferente. Mais agressivos — na primeira parte os "arsenalistas" fizeram apenas três faltas — os minhotos entraram mais pressionantes e a qualidade de Rafa faz a diferença: aos 48', o internacional português assistiu Stojiljkovic que, com alguma confusão à mistura, fez o 2-2.
Nos minutos seguintes o Sp. Braga pareceu ter o jogo controlado, mas um remate perigoso de Edimilson, aos 70', voltou a desestabilizar a equipa de Fonseca, que recuou no terreno. O Sion deu o tudo por tudo e, já nos descontos, Rüfli esteve perto de dar o apuramento aos suíços, mas o remate do defesa acertou na barra da baliza de Matheus, para alívio dos adeptos do Sp. Braga.

PUBLICO

JotaCC




Paulo Fonseca "Estes jogadores têm feito coisas magníficas"
ENTUSIASMO Treinador do Braga ficou satisfeito com a exibição, mesmo durante a primeira parte, mas assume desgaste em alguns elementos do plantel...

"Quando disse que não estava feito, não o fiz por estratégia. Sabia que isto podia acontecer, porque o Sion tem uma boa equipa" "Este jogo prova a dificuldade que vai ser a partir daqui. Espero que o Braga não seja a única equipa portuguesa nos oitavos de final" "Não me acho um 'expert' em eliminatórias. As coisas têm acontecido devido ao trabalho dos jogadores" "Rotação? É fundamental que os jogadores percebam o que está a ser feito"

Fonseca voltou a ter sucesso numa eliminatória (36 num total de 44) e disse esperar ter a companhia do FC Porto e Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

Paulo Fonseca admitiu que a sensação de estar nos oitavos de final da Liga Europa é "ótima", sobretudo depois de uma eliminatória "difícil". "Quando disse que não estava feito, não o fiz por estratégia. Sabia que isto podia acontecer, porque o Sion tem uma boa equipa e só tinha perdido por uma vez antes de jogar contra nós". Apesar do sofrimento nos momentos finais, o Braga seguiu em frente; e agora, até onde poderá chegar? "Este jogo prova a dificuldade que vai ser a partir daqui. Ainda não pensei no que poderá ser o nosso futuro, mas sempre disse que queremos ir o mais longe possível. Espero que o Braga não seja a única equipa portuguesa nos oitavos de final. Desejo felicidades ao Sporting e ao FC Porto", afirmou.
Depois de uma primeira parte de "sentido único", com o Sion a marcar nas "únicas oportunidades que teve", o Braga entrou melhor na segunda. "Sinceramente, não havia muita coisa para dizer aos jogadores ao intervalo, porque estava quase tudo a ser bem feito. Teríamos de ter algumas preocupações defensivas. Disse-lhes que a eliminatória não estava decidida e que ainda tinham 45 minutos. Estes jogadores têm feito coisas magníficas. Eles acreditaram sempre, mesmo quando estavam a perder. A parte final foi complicada, o jogo direto do Sion criou-nos dificuldades, mas soubemos responder". Paulo Fonseca foi ainda convidado a comentar o facto de, ao longo da carreira, ter sido bem sucedido em 36 das 44 eliminatórias que disputou. "Não me acho um 'expert'em eliminatórias. As coisas têm acontecido devido ao trabalho dos jogadores. As minhas equipas têm sabido gerir esses momentos a nível emocional. Desconhecia essa estatística, mas espero melhorá-la". A concluir, o treinador do Braga falou sobre o "desgaste" no plantel. "Rotação? É fundamental que os jogadores percebam o que está a ser feito. Não é só o cansaço físico, devemos gerir também o cansaço mental.Alguns destes jogadores não estavam habituados a tantos jogos e outros estão sobrecarregados, como é o caso dos laterais", concluiu.


A Figura
Rafa 7 Velocidade e uma assistência primorosa

Não é nenhuma novidade que Rafa está a tornar-se um caso sério no Braga, voltando ontem a mostrar, mesmo sem o brilho de outras exibições, que é o dínamo da equipa e o jogador capaz de resolver casos complicados. Decisivo na jogada do penálti, ao cruzar para a área num lance em que Assifuah jogou com a mão, a espaços foi metendo velocidade no jogo, com arrancadas com a bola colada aos pés, impondo respeito aos helvéticos com passes para os avançados arsenalistas. A assistência para o segundo golo, da autoria de Stojiljkovic, foi mesmo muito boa, tendo ainda ficado perto de marcar aos 68 minutos.



REPETIÇÃO ASSOBIOS PARA LUIZ CARLOS

Luiz Carlos voltou ontem a sentir a animosidade dos adeptos (já acontecera com o Estoril). O descontentamento com o rendimento da equipa, fez do médio o alvo principal dos assobios vindos das bancadas, fosse por uma aparente demora a libertar a bola ou por um passe errado. Na verdade, em muitas situações nem se perceberam bem as razões das críticas.



PRETERIDO ALAN FOI PARA A BANCADA

Utilizado em Sion e preterido no dérbi com o Vitória de Guimarães, o capitão Alan  não surgiu na ficha do jogo, o que também causou surpresa, dada a alternância competitiva que Paulo Fonseca tem dado ao brasileiro. Alan estava convocado, e até apontado ao onze, mas por opção técnica cedeu o lugar a Josué, que se estreou a titular na Liga Europa com os arsenalistas.



Josué e o golo "especial"

"Sonhar? Só estamos autorizados a descansar para o jogo de sábado..."


Josué marcou o primeiro golo pelo Braga, na conversão de uma grande penalidade, num momento que considerou ser "especial", sobretudo para a equipa. "O meu golo foi importante para garantir o apuramento. Foi um momento especial e importante também para mim", reconheceu o médio, que validou as dificuldades sentidas pelo Braga nos minutos finais. "Não há eliminatórias fáceis na Liga Europa. Apesar de termos ganho na Suíça, este era um jogo difícil. Andámos atrás do resultado e conseguimos a qualificação, que é o mais importante", reconheceu. Josué acrescentou ainda que a equipa teve "muitas oportunidades para marcar" e o que o Sion foi eficaz na primeira parte. "Foram duas vezes à nossa baliza e fizeram dois golos. Apesar disso, estivemos sempre concentrados e tranquilos". E agora, será que os jogadores estão autorizados a sonhar na Liga Europa? "Só estamos autorizados a descansar bem, porque no sábado temos mais uma batalha pela frente com o Arouca", concluiu.


NÚMEROS NOS "OITAVOS" PELA QUARTA VEZ E "STOI" ARTILHEIRO

O Braga apurou-se pela quarta vez para os oitavos de final da Liga Europa/Taça UEFA. Em 1997/98 os arsenalistas foram eliminados pelo Schalke 04 e em 2008/09 pelo PSG. Já em 2010/11, após passarem o Liverpool, chegaram à final de Dublin. Já Stojiljkovic chegou aos 12 golos em todas as provas e é o melhor marcador da equipa esta época, tendo largado Hassan (11 no Braga e um no Rio Ave).



MARCA SÉRIE DE JARDIM PODE SER ULTRAPASSADA EM AROUCA

Mesmo sem um jogo brilhante, e com vários sustos à mistura, o empate também serviu para o Braga igualar um registo que estava na posse da equipa orientada por Leonardo Jardim, obtido na época 2011/12, quando houve uma sequência de 12 jogos sem derrotas no conjunto de todas as competições. A equipa de Paulo Fonseca vai tentar em Arouca, no sábado, superar essa marca.



VIP FERNANDO SANTOS ENTRE MUITOS E ILUSTRES ESPIÕES

Fernando Santos, selecionador nacional, foi um dos atentos espectadores na Pedreira e saiu naturalmente satisfeito. Estavam também "ilustres" espiões de grandes clubes. A lista era extensa, ficam aqui alguns dos mais colunáveis: Benfica, FC Porto, Liverpool, Manchester United, Barcelona, Tottenham, Sevilha, Celta, Milan, Aston Vila, Bétis, West Ham, entre outros.



ELOGIOS MATHEUS REALÇA BOA ENTRADA NA SEGUNDA PARTE

Matheus reconheceu que o Braga sentiu "dificuldades" para eliminar o Sion, mas destacou a boa entrada na segunda parte, altura em que chegou o golo de Stojiljkovic. "Foi um momento importante. Entrámos fortes e acabámos por marcar", explicou, antes de falar da luta com Marafona. "Estamos sempre a torcer um pelo outro. Fico feliz com a minha boa exibição", disse.



ROTAÇÃO LUIZ CARLOS ELOGIA QUALIDADE DO PLANTEL

Depois de ter ficado de fora com o V. Guimarães, Luiz Carlos regressou ontem à titularidade. "Temos um grupo forte e todos os jogadores têm dado uma excelente resposta. Acredito que vai ser assim até ao final da época". O médio brasileiro disse ainda que a equipa já está "habituada a jogos difíceis" com o de ontem e que "não vai haver tempo para festejar", porque sábado há novo jogo.

O JOGO


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC