News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/02

Started by Bruno3429, 21 de February de 2016, 09:22

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: "Equipa está motivada para vencer este jogo especial que apaixona os adeptos'
Miguel Machado

Apesar do pouco tempo de preparação para o dérbi e para um duelo com o nível de exigência que tem um 'clássico' com o eterno-rival — devido ao jogo europeu na quinta-feira e regresso atribulado da Suíça, apenas na sexta-feira — Paulo Fonseca não quer que "isto sirva de desculpa" e promete uma equipa do SC Braga "determinada" e com os olhos postos na "conquista dos três pontos", na partida desta noite, frente ao Vitória de Guimarães, a partir das 20.30 horas, no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 23.ª jornada da I Liga.
Técnico dos Guerreiros reconhece que este duelo é especial para os adeptos, mas afirma que também é especial para os treinadores e jogadores e que só a vitória interessa ao SC Braga para continuar a consolidar o quarto lugar no campeonato.
"É um jogo que apaixona os adeptos, mas que também nos apaixona a nós. Não há que esconder. É um facto que este dérbi ficou encravado entre a nossa eliminatória europeia, mas não nos servirá de desculpa. Queremos vencer e a equipa está motivada", afirmou Paulo Fonseca, ontem, na antevisão do dérbi com o Vitória SC, não deixando, porém, de lamentar o pouco tempo para preparar o jogo.
"Claro que gostaria de ter tido mais tempo para preparar este jogo porque é realmente um jogo especial", frisou.
À partida para este duelo, estão dez pontos a separar as duas equipas minhotas, que ocupam o quarto e quinto lugares da Liga, com vantagem do SC Braga, que já na primeira volta tinha vencido em Guimarães por 1-0. Mais uma vitória bracarense esta noite resolve, praticamente, a questão do objectivo do quarto lugar do SC Braga.
"Queremos vencer, independentemente de ser com o Vitória de Guimarães. Somos a equipa que tem a melhor segunda volta e queremos continuar este objectivo de fazer uma melhor pontuação do que conseguimos na primeira volta do campeonato", afirmou Paulo Fonseca, reconhecendo que se o Braga vencer fica já com uma "margem de conforto grande" na defesa do objectivo do quarto lugar.
No entanto, o treinador do SC Braga não está à espera de um dérbi fácil e recordou que o Vitória já não perde fora de casa desde a 7.ª jornada da I Liga.
"O SC Braga está sempre à alerta com todas as equipas. Não subestimamos ninguém. Mas este é um Vitória mais forte do que defrontamos na primeira volta, onde o Sérgio Conceição tinha chegado à pouco. Hoje, a equipa está mais à sua imagem e reforçou-se bem, com jogadores de qualidade. Mas vamos jogar ao ataque, com postura ofensiva que nos caracteriza, para não sermos surpreendidos", apontou Paulo Fonseca, que admitiu fazer alterações no onze inicial do SC Braga, na lógica da rotatividade que tem feito até aqui.

Correio do Minho

Bruno3429

MARCELO GOIANO REGRESSA PARA O CLÁSSICO

Depois de ter cumprido castigo na UEFA Europa League, falhando assim a deslocação a Sion, o lateral Marcelo Goiano está de regresso aos convocados e é opção para a receção ao Vitória SC, em jogo a contar para a 23.ª jornada da Liga NOS. O clássico minhoto disputa-se este domingo, às 20h30, no Estádio Municipal de Braga.

Em sentido inverso, Boly e Tiago Sá, que integraram a convocatória para Sion, não entram, desta feita, na lista de Paulo Fonseca, que chamou 19 jogadores. Crislan juntou-se aos indisponíveis depois de ter abandonado o treino deste sábado com suspeitas de estiramento ligamentar no joelho esquerdo. O avançado será reavaliado no regresso aos treinos.

Os 19 eleitos para o dérbi do Minho são: André Pinto, Wilson, Luíz Carlos, Baiano, Rui Fonte, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Josué, Marafona, Alan, Arghus, Vukcevic, Mauro, Marcelo Goiano e Matheus.

PAULO FONSECA: "ESTE É UM JOGO QUE APAIXONA OS ADEPTOS"

Este domingo é dia de dérbi. O SC Braga recebe o Vitória SC (20H30) e o Minho já suspira pelo desafio. Frente a frente estarão o quarto e quinto classificado da Liga NOS. O treinador dos bracarenses, Paulo Fonseca, admite que este é um jogo de motivação extra, apesar das poucas horas de recuperação. "Este é um jogo que apaixona os adeptos mas que nos apaixona também. O jogo contra o Vitória ficou entre as duas eliminatórias da Liga Europa mas nós não podemos fugir disso. Não vai haver desculpas. No entanto, a verdade é que só regressamos ontem, treinamos hoje (sábado) e, por isso, gostaria de ter tido mais tempo para preparar este encontro", disse.

Paulo Fonseca vai ainda mais longe e sublinha que o pouco ou nenhum descanso não pode nem vai servir de desculpas. "Não há desculpas. A equipa está motivada. Queremos vencer seja contra quem for. Temos a melhor segunda volta do campeonato e queremos manter esse registo com vitórias e um futebol de qualidade", referiu.

Quanto ao adversário, Paulo Fonseca admite que está mais forte desde o desafio da primeira volta. "Não subestimamos ninguém e achamos que o Vitória está mais forte. A equipa está identificada com o treinador e vem de uma série de jogos sem perder. Reforçou-se bem no mercado de inverno, mas nada altera o nosso pensamento que passa por vencer".  Questionado sobre as quatro competições em que os Gverreiros estão inseridos e a aproximação de uma fase decisiva, Paulo Fonseca foi claro. "Não estabelecemos prioridades porque todas as provas são importantes. É um risco e é desgastante, mas estamos adorar. Aliás, acredito que todas as equipas gostassem de estar no nosso lugar", terminou.

ABEL FERREIRA: "GOSTAMOS DE JOGAR CONTRA EQUIPAS DESTE VALOR"

O SC Braga B retomou o caminho dos triunfos na última quarta-feira, após a vitória contra o Farense (1-2). O objetivo dos gverreiros é, claro está, dar seguimento aos resultados positivos. Este domingo a equipa de Abel Ferreira defronta o Feirense, em Santa Maria da Feira, (16 horas), mas os minhotos não se vergam perante o segundo classificado da II Liga. "Vamos defrontar uma equipa que pratica bom futebol e que gosta de dividir o jogo. O Feirense tem um estilo de jogo bem vincado e vai, certamente, procurar um bom resultado. É perante estes adversários que nos sentimos mais à-vontade e que gostamos de jogar. Vamos a Santa Maria da Feira par conquistar um bom resultado e proporcionar um bom jogo de futebol", referiu.

Esta sexta-feira chegou a notícia que Joca, Gamboa, Bruno Wilson e José Gomes estão convocados para um estágio de preparação da Seleção Nacional Sub-20, motivo que deixa a estrutura bracarense satisfeita. "É o sinal evidente que, enquanto estrutura, estamos a trabalhar no caminho correto. Os próprios jogadores percebem que estamos a valorizá-los seja a curto ou médio prazo", sublinhou.

GOLEADA NO REGRESSO

Mais de três semanas depois, o SC Braga/AAUM voltou com força. Na jornada de reatamento da Liga Sport Zone futsal – interrompida para dar lugar ao Europeu 2016 –  os gverreiros regressaram às vitórias e às goleadas. A equipa de Paulo Tavares venceu, este sábado, o Belenenses, por 6-0. André Machado (2), André Coelho (2), Vítor Hugo e Tiago Cruz assinaram os golos. Com este triunfo, os minhotos ocupam o quarto lugar da tabela com 30 pontos. Já o Belenenses desceu à nona posição.

SUB-19: PONTAPÉ DE SAÍDA AGRIDOCE

A primeira jornada da fase de manutenção do campeonato nacional de juniores não começou como desejado para o SC Braga. A equipa de Rui Tomé empatou com o Feirense (1-1), numa partida onde o objetivo passava pela conquista dos três pontos. Didi fez o golo minhoto no final da primeira parte, mas a equipa da casa viria a empatar no início da segunda. Na segunda jornada, os Gverreiros do Minho recebem o Gil Vicente.

Ficha de jogo: Clemente, João, Queirós (Bianchi 16') , Teles, Brito, Bola, Vasco, Xavier (Xadas 60'), Didi, Sala e Pedrinho.

SCBraga

JotaCC

"Equipa motivada para jogo especial"
Braga Paulo Fonseca diz que não pode servir de desculpa o facto de só ter tido um treino para preparar o dérbi

O moral está em alta em Braga. O triunfo na Suíça, frente ao Sion, abre excelentes perspetivas para a continuidade na Liga Europa, mas Paulo Fonseca deixa a promessa que a equipa vai alterar o chip e concentrar- se unicamente em vencer hoje o Vitória de Guimarães, no sempre escaldante dérbi do Minho. Calendário sobrecarregado obriga a alterações no onze arsenalista.
O facto de só ter regressado anteontem a Portugal e ter realizado apenas um treino de preparação, para o jogo de hoje à noite, não serve de atenuante a Paulo Fonseca. "Não vai haver desculpas, a equipa está motivada. Gostaria de ter tido mais tempo para preparar este jogo, que é realmente especial. Apaixona os adeptos e a nós também", adianta o técnico, assegurando que "vão existir alterações" na equipa inicial, em relação à que defrontou os suíços do Sion.
"Queremos vencer, independentemente de ser com o Vitória de Guimarães. Somos a equipa que tem a melhor segunda volta e queremos continuar a sê- lo", fez notar Paulo Fonseca, considerando que o adversário "está mais forte" do que na primeira volta, em que o golo de Rafa fez a diferença (0-1).
"Não subestimamos ninguém. Nessa altura, o treinador tinha entrado há pouco tempo e hoje já é uma equipa à sua imagem. Foi uma das equipas que mais se reforçou neste período, jogadores que vieram acrescentar qualidade", disse Paulo Fonseca, deixando a garantia de que "jamais" irá desistir de alguma das quatro competições em que o Braga participa. "Vamos fazer as coisas de forma pensada, mas de maneira nenhuma menosprezar alguma delas", explicou, apelando aos adeptos do Braga para receberem Sérgio Conceição com "bom senso e equilíbrio".



Por dentro

Rafa muito desejado
As boas exibições de Rafa têm enchido as medidas aos grandes emblemas europeus, sobretudo aos ingleses. António Salvador segurou o internacional português em janeiro e não está disposto deixá-lo abaixo da cláusula de 20 milhões de euros.
Licá e Otávio à espera
O criativo Otávio e o extremo Licá, jogadores cedidos pelo F. C. Porto, permanecem em dúvida nos vimaranenses para o dérbi com o Braga. Ainda condicionados por lesões, só esta manhã, após um ligeiro treino, saberão a decisão final dos médicos.

JN

JotaCC

Bracarenses no "G8" das equipas que estão em todas as frentes
Minhotos ainda não foram afastados de nenhuma prova, tal como Man. City, Juventus ou Dortmund. Técnico diz- se orgulhoso

O Sporting de Braga é a única equipa portuguesa que ainda não foi eliminada de nenhuma das competições em que participa nesta época 2015- 16. Além de ocupar o 4. º lugar da I Liga, objetivo declarado para esta temporada, a equipa de Paulo Fonseca está em vantagem sobre o Rio Ave nas meias- finais da Taça de Portugal ( venceu 1- 0 na primeira mão), vai discutir com o Benfica um lugar na final da Taça da Liga e está lançada para os oitavos da Liga Europa, após ter vencido o FC Sion por 2- 1.
Paulo Fonseca está a cumprir – e a superar – todos os objetivos propostos para a sua primeira época na Pedreira, com o próprio a reconhecer que não esperava continuar em todas as frentes nesta fase da temporada. "Claro que no início da época os sonhos são muitos, mas não me passou pela cabeça que fosse possível ainda estarmos em todas as provas no fim do mês de fevereiro", disse ao DN Paulo Fonseca, o último treinador a conquistar um troféu para o FC Porto, a Supertaça de 2013.
Embora viva uma realidade diferente, a verdade é que o Sp. Braga tem menos derrotas do que os três grandes, a quem já bateu o pé – pontuou no Dragão e afastou os leões da Taça de Portugal. O Sporting já perdeu sete jogos, o Benfica oito e o FC Porto nove. O Sp. Braga, por sua vez, conta apenas com cinco derrotas.
Entre todas as equipas que competem nas provas da UEFA, só há mais sete clubes que continuam em todas as provas. Manchester City, Juventus, Zenit, PSG e Dortmund são as figuras de cartaz desta lista, que também inclui os russos do Krasnodar e, curiosamente, os suíços do FC Sion. Ou seja, pelo menos uma destas equipas vai cair já na próxima quarta- feira.
"Uma coisa é certa, a partir de quarta- feira só serão sete as equipas nessa condição e eu desejo que não seja o Sporting de Braga a sair desse lote restrito", comentou Fonseca, referindo- se à eliminatória com o FC Sion, que fica decidida quarta- feira em Braga ( 17.00). Recorde de vitórias na mira O técnico admite que integrar um lote do qual já não fazem parte equipas como Bayern, Barcelona ou Real Madrid é um orgulho, mas não deixa de alertar que o Sp. Braga ainda não ganhou nada.
"É um privilégio estarmos nesse lote de oito equipas, mas estamos na mesma posição do que todas elas: ainda não ganhámos nada. É verdade que não temos essa obrigação, mas temos essa ambição. É algo que nos prestigia e orgulha
Treinador Sporting de Braga é a equipa portuguesa que menos perdeu nesta época e que já festejou vitórias por 24 vezes em 37 jogos para quatro competições bastante e eu como treinador do Sp. Braga só posso estar contente, principalmente por ver a minha equipa associada a outras que são vistas como grandes baluartes do futebol europeu", sublinhou o técnico de 42 anos, que após ter dado um passo atrás, ao regressar ao Paços de Ferreira após deixar o FC Porto, está a realizar uma boa época no Sp. Braga, que já lhe vale o estatuto de treinador com melhor percentagem de vitórias no emblema minhoto ( ver texto ao lado).
Este registo ganha particular relevo pela razia que o plantel do Sp. Braga sofreu no último verão. Nomes como Pedro Tiba, Tiago Gomes, Aderlan Santos, Danilo, Pardo, Zé Luís ou Éder, que tiveram um papel importante na Pedreira no passado recente, deixaram o clube, mas a equipa não se ressentiu de nenhuma dessas saídas.
Na receção ao V. Guimarães, o Sp. Braga ambiciona somar a sétima vitória consecutiva em casa, um registo que o clube não alcança desde 2011- 12, na altura com Leonardo Jardim. Aliás, Paulo Fonseca pode ficar a um passo de se tornar o primeiro técnico a ganhar oito jogos seguidos na Pedreira, mas para já nada mais interessa do que vencer o eterno rival no clássico do Minho.

DN

JotaCC

Reinício vitorioso do SC Braga/AAUM
Vitória gorda por 6-0 do SC Braga/AAUM sobre o Belenenses em jogo a contar para a 17ª Jornada de Liga SportZone de Futsal.

A partida não podia ter tido melhor início para os bracarenses, já que, logo no primeiro minuto de jogo, se adiantavam no marcador por intermédio de Tiago Cruz. Apanhados em desvantagem, os de Belém tentaram reagir, mas sem grande sucesso. Assim, quem aproveitou esse adiantamento foram os da casa que, à passagem do minuto quatro, numa boa jogada de contra ataque, faziam o 2-0 por intermédio do seu capitão André Machado. O Jogo estava animado com boas jogadas de parte a parte: o Belenenses tentava reduzir e o SC Braga/AAUM dilatar a vantagem e foi o que aconteceu, pois no minuto catorze, num golo de belo efeito, André Machado desvia de calcanhar do guarda-redes adversário, fazendo o 3-0, resultado com que se atingiu o minuto vinte.

No segundo tempo, o Belenenses entrou com a disposição de alterar o rumo dos acontecimentos e quem brilhou nessa altura foi o guardião bracarense Vítor Hugo com um punhado de boas defesas, impedindo que os azuis chegassem ao golo. O SC Braga/AAUM, à semelhança do primeiro tempo, aproveitava esse adiantamento na quadra para lançar fortes ataques que dariam o seu fruto ao minuto vinte e seis quando, numa boa combinação, André Coelho marcava o 4-0. Esse golo foi a machadada final nas aspirações azuis. Já no final da partida, de novo por André Coelho (39`), os bracarenses faziam o 5-0 para, segundos volvidos, Vítor Hugo fechar o jogo com chave d`ouro, marcando o 6-0 num bom remate de fora da área.

No final do encontro, o técnico bracarense Paulo Tavares estava satisfeito com o regresso às vitórias e com o desempenho da sua equipa: "estou muito contente por regressarmos às vitórias, mas mais  do que isso, satisfeito porque melhoramos em termos defensivos principalmente no nosso critério na posse de bola. Melhoramos também as movimentações defensivas e ofensivas". O técnico lamentou o volume de jogos a que os seus jogadores vão estar sujeitos nos próximos quinze dias, salientando que "temos umas semanas complicadas com 50% do plantel no apuramento universitário, um treino antes do Olivais, o Sporting para a Taça e o Benfica, a meio da semana, para o campeonato. Mas não vamos baixar a cabeça", finalizou.

Por seu lado, o técnico do Restelo, Carlos Teixeira, estava resignado com a derrota, mas na sua opinião por números exagerados: "foi uma vitória  normal  do Braga mas no meu entender por números exagerados. Eles foram muito pragmáticos no ataque. Fomos à baliza uma mão cheia de vezes e não marcamos, mas esta derrota não vai afetar os nossos objetivos".



Ficha Técnica

SC Braga/AAUM: Vitor Hugo (1); Tiago Brito; Tiago Cruz (1); André Machado (C) (2) e Nilson

Suplentes: Xot; André Coelho (2); Miguel Almeida; Paulinho Roxo; Rafael Lopes; Marinho e André Gomes

Treinador: Paulo Tavares

CF Os Belenenses: Carlos Paulo; Bruno Pires; Nando; Pinto e Dario

Suplentes: João Silva; João Pires; Gonçalo Farinha; Bruno Paulo; Tiago Carvalho; João Marques e Jota

Treinador: Carlos Teixeira

Ação Disciplinar

Nada assinalar

Árbitros

Ruben Santos (AF Porto) e Eduardo Coelho (AF Aveiro)

MODALIDADES.COM.PT

JotaCC

"O Braga acabará por ser campeão"
Os presidentes de Câmara de Braga e Guimarães aceitaram o repto de O JOGO, vestiram a pele de adepto do clube da respetiva cidade - e são-no ambos - para falarem da partida desta noite e não só

"O Braga, mais do que o V. Guimarães, tem vindo a afirmar-se como uma grande coletividade a nível nacional" "O Braga não tinha a maioria das preferências na região. Hoje, regista uma adesão imediata dos mais novos" "A Taça da Liga é importante, a Taça Intertoto também, mas a Taça de Portugal e o campeonato são de outra dimensão" "O Braga foi fortemente prejudicado por decisões de arbitragem quando ficou em segundo no campeonato"

O autarca bracarense herdou de um avô a paixão pelo maior clube da cidade. Fala de futebol e torce como o comum dos adeptos. E admite que gostaria de discutir o título com o vizinho e rival



Ricardo Rio é um adepto com memória. Memória de quando despertou para o futebol, mas também de momentos marcantes no principal clube da cidade, cujo crescimento sustentado destaca.
O presidente da Câmara de Braga vai à bola?
—Vai frequentemente. Não vai sempre à bola, mas sempre que a agenda permite faz questão. Já ia enquanto adepto comum e obviamente também o faz hoje, nos mesmos moldes, enquanto responsável camarário.
Vai ver o Braga por ser adepto ou por ser o clube da cidade?
— É público que não sou exclusivamente do Braga. Sou um desses malditos biclubistas...
Biclubista ou benfiquista?
— Não, sportinguista. Mas o braguismo é de berço, foi-me injetado pelo meu avô, que foi dirigente histórico do Braga e que eu sempre acompanhei na sidas ao futebol, e mantém-se até hoje .Obviamente, sempre que o Braga está em jogo é o Braga que tem de ganhar. Vou como adepto, já levo 38 anos de sócio, as minhas filhas são sócias desde o dia em que nasceram e a minha mulher desde que casou comigo. Cultivamos essa ligação Braga.
As primeiras memórias as de futebol vêm, então, da infância...
— Vêm precisamente do meu avô, que não falhava um jogo, muitas vezes até fora de casa. Foi dirigente do Braga, da Associação de Futebol de Braga, ia assistira todos os jogos da equipa, dos escalões de formação no Campo da Ponte e eu ia muitas vezes com ele, ao sábado e ao domingo de manhã. Depois, também, ao Estádio 1.º de Maio, onde ele tinha o lugar na tribuna. Era a pessoa com quem eu mais ia ao futebol.
Pedro Proença disse na semana que passou que será inevitável que o Braga e o Guimarães venham a ser campeões. Gostaria que acontecesse durante o seu mandato?
— Já no ano passado, a propósito da final da Taça de Portugal, enalteci isso mesmo – só um presidente da Câmara teve a oportunidade de levantar um troféu mais relevante. A Taça da Liga é importante, a Taça Intertoto é importante, mas a Taça de Portugal eo campeonato são troféus de outra dimensão. É um motivo de especial satisfação para o autarca que esteja associado, ainda que indiretamente, a esse feito do clube. Concordo com o Pedro Proença. O Braga, mais do que o V. Guimarães, tem vindo a registar um crescimento sustentado, tem vindo a afirmar-se como uma grande coletividade a nível nacional. É hoje manifestamente o quarto grande. Nesse sentido, se não houver fatores externos a condicionar, como da última vez que estivemos nessa disputa, se conseguirmos continuar com este trabalho de crescimento sustentado do clube, o Braga acabará por ser campeão.
Que fatores externos são esses?
—Na última vez que estivemos na disputa do campeonato nacional, quando ficámos em segundo lugar, o Sporting Clube de Braga acabou por ser fortemente prejudicado por decisões de arbitragem, decisões disciplinares, etc. que obviamente foram penalizadoras.



"Paulo Fonseca é um dos melhores da sua geração"

"Tenho grande admiração pelo trabalho do Paulo Fonseca. É um treinador muito sereno, competente e ambicioso. Teve, no seu percurso de evolução, um salto precoce na altura em que assumiu o FC Porto, se calhar sem as condições que outros tiveram posteriormente. Mas o que já tinha feito no Paços de Ferreira e voltou a fazer no Braga demonstra que é um dos melhores treinadores da sua geração e será, seguramente, um grande treinador do futebol português dos próximos anos. Alguns dos melhores treinadores da atualidade passaram pelo Braga em anos recentes: Peseiro, Jesus, Jardim... ".



43

A idade do presidente da Câmara de Braga, eleito em 2013, após 37 anos de governação socialista. Licenciado com mestrado em Economia pela Universidade do Porto, é casado e pai de três filhas.


2018
O ano para o qual Braga avançou com uma candidatura a Cidade Europeia do Desporto. O município já acolheu provas internacionais de modalidades como ciclismo, andebol ou karaté.



"Ver o Braga e o V. Guimarães discutir o título"

"Prefiro que o V. Guimarães tenha um bom desempenho, até porque do ponto de vista económico tem reflexos positivos para Braga"

Rivalidade desportiva não significa, no entender de Ricardo Rio, viver de costas voltadas para quem vive a meros 20 quilómetros. Pelo contrário: ter os dois rivais a ganhar troféus é algo positivo, refere
A rivalidade entre Braga e Guimarães é como antigamente?
— Existirá sempre. Isso também se reflete a nível nacional: não foi pelo facto de o Sporting não ganhar campeonatos durante muitos anos que a disputa com o Benfica se esbateu. Entre Braga e Guimarães, apesar de o desempenho do Braga nos últimos anos ser superior – o V. Guimarães desceu de divisão em tempos não muito distantes –, a rivalidade desportiva, e exclusivamente essa, vai continuar.
No ano em que o Braga ganhou a Taça da Liga, o V. Guimarães ganhou a de Portugal. Pareceu provocação...
— Numa ótica regional, extrafutebol, é positivo. Do ponto de vista desportivo, haverá sempre um toque especial nesta disputa entre as duas coletividades mais próximas.
Braga pode invejar os adeptos do vizinho?
— Esse é um fenómeno que tem vindo a ser esbatido. O Braga não tinha a maioria das preferências no concelho e na região. Hoje em dia regista uma adesão imediata dos mais novos, tem feito um trabalho extraordinário de ligação às escolas. É o clube de toda a região, tem adeptos por todo o país e, felizmente, não tem suscitado anticorpos nem é visto como um clube a abater. Pelo contrário, granjeia a simpatia da generalidade dos adeptos, até por ser dos que praticam melhor futebol.
O que invejarão os do V. Guimarães no Braga?
—O desempenho desportivo dos últimos anos, que não é ocasional. O Braga tem tido um crescimento muito sustentado no campo desportivo, social, até patrimonial – a Academia é muito importante nesta matéria –, no reconhecimento internacional... O prestígio que tem granjeado no plano nacional e internacional deve ser motivo de inveja, salvo seja, de todos os adeptos e não apenas do V. Guimarães.
Prefere ver o Braga discutir os lugares cimeiros com o V. Guimarães ou um Braga forte e um V. Guimarães fraco?
— Prefiro que os dois sejam mais fortes. Levando ao limite a afirmação do Pedro Proença, bom seria se tivéssemos, um dia, o Braga e o V. Guimarães a disputarem o título nacional. Seria algo absolutamente extraordinário. Prefiro que o V. Guimarães tenha um bom desempenho, até porque do ponto de vista económico tem reflexos positivos na cidade de Braga.



"Que Marcelo nos entregue a Taça"

"Este estádio projeta a cidade internacionalmente. Do ponto de vista prático, para o adepto, é menos confortável"

Assistiu à Gala dos Guerreiros ao lado do futuro Presidente da República. Falaram de futebol?
—Também. Eu dizia- l he, como todos os bracarenses desejam, que no próximo mês de maio ele nos possa entregar a Taça de Portugal, ao que ele respondeu nos mesmos moldes em que o fez depois publicamente – nesse dia não terá, publicamente, nenhuma preferência, mas ficaria muito satisfeito se esse facto pudesse ocorrer.
Que vantagens tem o clube e a cidade pelo facto de Marcelo Rebelo de Sousa ser adepto do Braga?
— Termos adeptos que são protagonistas nacionais é uma forma de projeção do clube, enriquece a sua visibilidade, traz o clube para a berlinda noticiosa, nem que seja a título de curiosidade, e nesse aspecto o professor Marcelo Rebelo de Sousa deu sempre um contributo muito importante para essa afirmação do clube ao longo dos anos.

O JOGO

Bruno3429

Braga/AAUM goleia Belenenses e sobe ao 3º lugar
Escrito por  Paula Ferreira Lobo

6-0 foi o resultado de um jogo sem grande história. O Braga/AAUM recebeu e venceu o Belenenses, ascendendo assim ao terceiro lugar.

A expressiva vitória da equipa da casa começou a desenhar-se logo no primeiro minuto, com Tiago Cruz a inaugurar o marcador quando ainda estavam pessoas a entrar no pavilhão desportivo da Universidade do Minho (que, ainda assim, não teve muito público a assistir ao regresso da Liga Sport Zone). Os homens de Carlos Teixeira ainda estavam a digerir o golo quando Tiago Brito e André Machado desenharam uma grande jogada de ataque, que o capitão dos «guerreiros do Minho» terminou da melhor forma: a marcar. Aos três minutos os «azuis do Restelo» já perdiam por dois, e o treinador parou o jogo para falar com os seus jogadores. O time out trouxe mais organização ao jogo do Belenenses, mas o Braga/AAUM controlava a partida, não dando espaços ao adversário para finalizar. Dario foi o primeiro a conseguir dispor de uma boa oportunidade para marcar, já perto dos dez minutos, mas a pontaria foi tão certeira que a bola embateu na barra, e saiu.

No jogo que marcou a estreia do internacional português Marinho com a camisola dos arsenalistas, foi a "prata da casa" a assumir as despesas de colocar a equipa na rota de regresso às vitórias caseiras (recorde-se que na última jornada disputada em Braga, a 19 de dezembro, o Braga/AAUM empatou em casa diante do Sporting). André Machado, capitão de equipa e o mais antigo jogador no plantel bracarense, deu uma lição de classe ao assinar o terceiro golo do Braga/AAUM, segundo na sua conta pessoal no jogo: de costas para a baliza, e apesar da pressão de um adversário, percebeu que Carlos Paulo já estava no chão e tocou a bola por cima do guarda-redes.

Perante novo golpe, e apesar de ainda faltarem seis minutos para o intervalo, os lisboetas mostravam-se desorientados, e sem ideias para dar a volta ao jogo. Ainda assim, com menos de dois minutos para jogar, Jota trabalhou bem sobre André Gomes e rematou forte, mas o poste negou o golo ao camisola 10 do Belenenses, o mais esclarecido dos atletas da equipa visitante. Antes do final da primeira parte ainda houve um caso no jogo, no momento em que a bola bate no braço de Vitor Hugo, quando o guardião estava um passo à frente do limite legal. Muitos protestos por parte do banco do Belenenses perante a inação da dupla de arbitragem.

O reatar da partida parecia trazer mais e melhor Belenenses, com a primeira oportunidade do segundo tempo a sair dos pés de Jota e a obrigar Vitor Hugo a grande defesa. Até ao minuto 25 a equipa de Belém estava mais aguerrida e criava mais dificuldades aos bracarenses, mas no minuto seguinte André Coelho esfriou o ímpeto forasteiro ao dilatar a vantagem da sua equipa. Uma grande jogada de entendimento com Paulinho Roxo permitiu ao jovem arsenalista aparecer na cara de Carlos Paulo solto de marcação, e nas melhores condições para finalizar da melhor maneira, oportunidade que não desperdiçou. Com novo balde de água fria, e já tendo cometido quatro faltas, o Belenenses ficou condicionado, obrigando o seu guardião a muitas - e boas - intervenções. O Braga/AAUM controlava completamente o jogo, e as jogadas de golo eram poucas dos dois lados. Numa jogada de ataque do Belenenses, Nilson corta a bola com a mão, e novamente os homens do Belenenses protestaram - com razão - com a dupla de arbitragem, que nada assinalou.

Apesar disso, os homens de Lisboa não tinham argumentos para contrariar o futsal dos homens de Braga, que não estavam satisfeitos com o 4-0 no marcador, e continuaram a procurar o golo. E conseguiram-no, por mais duas vezes. Primeiro foi André Coelho que, novamente, aumentou a diferença no placar, quando faltavam apenas 50 segundos para o fim. Quando se achava que as contas estavam seladas eis que Paulo Tavares pára o jogo, a 23 segundos, para instruir os seus jogadores para a última jogada de ataque a partida. As palavras do treinador resultaram em golo do homem mais recuado no terreno: Vitor Hugo. O guarda-redes internacional português que esteve ao serviço da seleção nacional no europeu desferiu um pontapé do meio da rua e não deu hipóteses ao seu adversário, selando o resultado em meia dúzia de golos, todos do Braga/AAUM.

FutsalGlobal

JotaCC

UNIDOS PELO ATAQUE SEPARADOS PELA DEFESA
PARADOXO A escalada do Vitória, mais goleador, não se refletiu numa aproximação ao rival em termos pontuais. O Braga defende melhor


"É um Vitória mais forte do que na primeira volta, à imagem do treinador"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga
"O Braga é sempre forte. Tem um plantel grande e de qualidade"
Sérgio Conceição
Treinador do V. Guimarães


Com 28 golos marcados depois do primeiro dérbi, o V. Guimarães é ligeiramente mais produtivo do que o Braga em termos ofensivos. Está, porém, muito longe da consistência defensiva dos arsenalistas

Na primeira volta, o V. Guimarães recebeu e perdeu com o Braga, por 1-0
Há um novo bombardeiro no Minho: chama-se V. Guimarães e apresenta-se na Pedreira com mais dois golos marcados do que o Braga, desde que as duas equipas se defrontaram à sexta jornada da I Liga. Sob o comando de Sérgio Conceição, o Vitória renasceu das trevas ao melhorar em termos ofensivos (passou deuma esquálida média de 0,5 golos por jogo para 1,75), alcançou o quinto lugar, que garante apuramento europeu, e nesta altura até soma mais dois disparos certeiros do que o rival, que tem média de 1,62 golos/ jogo. A verdade é que o fosso pontual aumentou entre as duas equipas.
Quando o Braga deixou o Estádio D. Afonso Henriques com uma vitória na bagagem (1-0), as duas equipas estavam separadas por seis pontos; atualmente, o Vitória está a 10 dos arsenalistas, que seguem na quarta posição, e esse distanciamento explica-se com a maior consistência defensiva da equipa de Paulo Fonseca, que apenas consentiu 11 golos ao longo das 16 jornadas posteriores ao primeiro dérbi minhoto da época, totalizando no fim desse período 30 pontos. Já o Vitória sofreu 26 golos, conquistando menos quatro pontos. É por aqui que as semelhanças ficam turvas.


"QUERIA MAIS TEMPO MAS NÃO HÁ DESCULPAS"
PAULO FONSECA Equipa voltou da Suíça apenas na sexta-feira, após a vitória em Sion, e o técnico do Braga só teve um treino para preparar a estratégia para o dérbi. Nada que lhe reduza a ambição

Líderes: o Braga é a melhor equipa da segunda volta da I Liga, com 13 pontos em 15 possíveis Objetivo: na primeira volta o Braga fez 29 pontos, registo que Paulo Fonseca pretende campeão" "Jamais desistirei de alguma competição. Vamos apostar em todas, fazendo as coisas de forma pensada"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


Entre elogios ao adversário e promessas de um Braga motivado e ofensivo, o treinador dos arsenalistas desvalorizou ainda o regresso de Sérgio Conceição ao Municipal. "É uma situação normal", atirou
Em fase de calendário apertado, a preparação do Braga para o dérbi minhoto foi condicionada pela viagem à Suíça, onde na quinta-feira derrotou o Sion, por 2-1, para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Após uma sessão ligeira, na sexta-feira, ainda na Suíça, só ontem de manhã a equipa treinou com os olhos postos no V. Guimarães. Paulo Fonseca admitiu, por isso, que "gostava de ter tido mais tempo para preparar este jogo apaixonante especial", mas garantiu que "a equipa está motivada e não vai haver desculpas".
Paulo Fonseca voltou a lembrar que o Braga é "a equipa com melhor segunda volta no campeonato"e pretende "continuar a perseguir o objetivo de fazer mais pontos na segunda volta do que na primeira". Foi neste contexto que o técnico arsenalista enquadrou o dérbi, sempre com o desejo de aliar "aos bons resultados um futebol de qualidade". "Já temos uma vantagem pontual significativa para o V. Guimarães e, se vencermos, ficaremos obviamente mais confortáveis. Mas não sei se ficará resolvido, porque ainda falta muito campeonato", afirmou o treinador sobre a estabilidade do quarto lugar, que o Braga ocupa atualmente com dez pontos de avanço para o rival.
Para Paulo Fonseca, o V. Guimarães cresceu com Sérgio Conceição e também melhorou com a intervenção no mercado. "O Braga está sempre em alerta com todas as equipas, não subestimamos ninguém", sublinhou o técnico, destacando os argumentos do adversário. "O V. Guimarães foi das equipas que mais se reforçaram neste período de transferências, bons reforços, bons jogadores, que vieram acrescentar qualidade a um plantel já por si bom. Além disso, é uma equipa motivada pelos resultados, com características muito próprias, e já não perde fora desde a sétima jornada, no início de outubro, portanto obrigatoriamente vamos ter que apresentar uma postura ofensiva e ambiciosa para não sermos surpreendidos", perspetivou.
Este dérbi marcará o regresso de Sérgio Conceição ao Estádio Municipal de Braga, situação entendida como "perfeitamente normal" por Paulo Fonseca. O treinador espera apenas "que as pessoas sejam equilibradas e respeitosas" na forma como irão receber o técnico do V. Guimarães. "Essa é uma questão que não me diz nada, não me diz respeito. O que espero é que haja sempre bom senso e equilíbrio por parte das pessoas, tanto aqui, a receber o Sérgio Conceição, como em todos os estádios", vincou.



"Quatro frentes? É um risco que adoramos"

O Braga orgulha-se de ser a única equipa portuguesa ainda presente em quatro provas e continua sem dar primazia a alguma em particular. Garantia de Paulo Fonseca. "Todas as competições são prioritárias para nós. Percebo que estamos a entrar numa fase de decisões e que o Braga, na cabeça das pessoas, irá apostar em alguma competição especial, mas nós só pensamos no próximo jogo. É difícil dentro desse risco fazer uma escolha neste momento. Agora, é um risco que nós estamos a adorar, um risco que gostava de ter sempre. É desgastante? É, mas acredito que todas as equipas gostariam de estar no nosso lugar", atirou o treinador do Braga.



GOIANO REGRESSA SEM BOLY
Lateral volta a ser opção depois de cumprir castigo na Liga Europa, enquanto o defesa-central fica a descansar

Conforme já se esperava, Marcelo Goiano regressou à lista de convocados de Paulo Fonseca, depoisdenão ter sido chamado para defrontar o Sion, na Liga Europa, por estar castigado. O brasileiro vai recuperar o seu lugar no lado esquerdo da defesa, enquanto Baiano irá voltar ao corredor direito. No centro da defesa também haverá uma alteração. Na habitual gestão dos centrais, Paulo Fonseca, desta vez, deixou de fora Boly, que fora titular na Suíça ao lado de André Pinto. Assim, Ricardo Ferreira regressa ao onze para fazer dupla com André Pinto. "Sabem que dificilmente jogam os mesmos jogadores e não é difícil perceber que, com tão curto intervalo de tempo, naturalmente vão existir alterações na equipa", afirmou Paulo Fonseca, sem detalhar. É muito provável também a titularidade de Marafona em detrimento de Matheus.



CRISLAN VOLTOU A LESIONAR-SE

Crislan  voltou ao departamento médico do Braga. O avançado brasileiro saiu mais cedo do treino de ontem, com suspeitas de estiramento ligamentar no joelho esquerdo, e será reavaliado amanhã, quando a equipa retomar os trabalhos depois do jogo com o Vitória de Guimarães. Crislan tem sido forçado a parar várias vezes, devido a problemas físicos, sendo que já não é utilizado desde a vitória sobre a Académica (3-0), no dia 6 de janeiro. Por agora, o ponta de lança é um dos três lesionados do plantel, juntamente com Ringstad e Djavan.


O JOGO