News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 31/01

Started by Bruno3429, 31 de January de 2016, 07:49

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paulo Fonseca: "Somos favoritos mas isso não diz nada"
Paulo Machado

O SC Braga parte em quarto lugar (35 pontos) para o duelo desta tarde, com início às 17 horas, frente ao Boavista, que ocupa a 17.ª posição na tabela (16 pontos). O clube bracarense detém mais de metade dos pontos que o seu adversário e é com naturalidade que Paulo Fonseca aceita, mas desvaloriza, o favoritismo atribuído pelo técnico do Boavista, Erwin Sanchez, ao SC Braga. Na antevisão da partida, Sanchez frisou que os minhotos são uma equipa mais forte, coesa e com mais soluções, atribuindo o favoritismo ao Braga.

Paulo Fonseca aceita o argumento do técnico 'axadrezado', mas nota que "isso vale zero neste momento, o que interessa é o que acontece amanhã [domingo]".
O treinador da formação bracarense deixou bem patente que a parte teórica é irrelevante e apela aos seus jogadores para colocarem em prática o favoritismo que atribuem à sua equipa. "Queremos decididamente conquistar mais três pontos e, se por estarmos melhor classificados e num bom momento, quiserem dizer que somos favoritos, não vejo problema nenhum em aceitar esse facto, embora a mim isso não me diga rigorosamente nada", sublinhou.

Paulo Fonseca também deixou escapar alguns elogios em relação ao adversário e disse esperar um Boavista "no seu melhor momento da época", com duas vitórias consecutivas no campeonato, "a acreditar que é possível" garantir a manutenção.

O treinador do SC Braga fez questão de apontar, ainda em relação ao Boavista, "joga no seu estádio, que é tradicionalmente difícil, com um público que os apoia muito, mas nós também estamos num bom momento e, objetivamente, o que queremos é conquistar mais três pontos, percebendo que vamos ter um adversário com características específicas que nos podem dificultar", como por exemplo, as bolas paradas dos boavisteiros, facto que "foi tido em conta" durante a semana de preparação, revelou o técnico.

Paulo Fonseca é da opinião de que o Boavista está "no seu melhor momento da época" e por isso espera dificuldades no Estádio do Bessa, revelando que durante a semana "foi tido em conta as características específicas" do Boavista, nomeadamente os lances de bola parada.
O jogo realiza-se no Estádio do Bessa e será arbitrado por Manuel Mota, da AF Braga.

A melhor do país nada em Braga (natação)
Joana Russo Belo

Foram os problemas respiratórios e a garganta que levaram Tamila Holub à primeira piscina. Em Maximinos, na altura, tinha a jovem ucraniana seis anos. "Isto não começou bem como uma paixão, mas como uma forma de melhorar o meu estado de saúde. Estava sempre doente e foi ideia de minha mãe inscrever-me na natação para ver se melhorava". Não só melhorou, como é agora - dez anos depois - atleta do SC Braga e a melhor nadadora a nível nacional de distâncias meio-fundo e fundo em 400, 800 e 1500 metros livres.

"Foi assim mais ou menos aos poucos, porque quando era mais nova não tinha grande vontade de fazer natação a sério, mas com o apoio da minha família e treinadores as coisas mudaram. Lembro-me perfeitamente de um treino em que gostei de nadar rápido, vi que saia tudo bem, que conseguia, e foi nesse dia que surgiu a vontade de fazer mais.
Se consigo fazer isto, é porque talvez consiga mais. E pensei, quero ver até onde posso chegar", confessou a campeã ao Correio do Minho.

Apesar de ainda ser atleta júnior, Tamila Holub detém já cinco recordes nacionais absolutos, que a colocam no topo da natação nacional e entre as 30 melhores no ranking mundial.
"Sinto aquele orgulho, porque nem todos os atletas têm o prazer de ver o seu trabalho a ter resultados. No meu caso, consigo ver mesmo que o meu trabalho árduo de todos os dias, sem excepção, está a dar frutos. E isso para mim é a maior motivação que posso ter", revelou Tamila, com uma ambição no discurso que traduz bem o extenso currículo que já detém. "Os resultados que estou a ter agora são bons, mas sei que consigo mais", garantiu.

E esse mais obriga a cinco horas diárias de dedicação e empenho: "começo logo de manhã bem cedo, das 7 às 9 horas, e depois das 18 às 21 horas. Cinco horas dentro de água, todos os dias, é um bocadinho duro, mas é uma questão de hábito, às vezes há mais motivação, outras vezes menos, mas o meu treinador puxa mais por mim. Também estudo, estou no 11.º ano e ainda faço ginásio antes de voltar à piscina ao fim do dia. Na escola este ano está a ser bem mais difícil, porque tenho tido muitos mais estágios, provas e o período anterior faltei três semanas de aulas.
Mas a minha família apoia-me muito e não me deixa colocar a escola para trás".

E é precisamente na família que Tamila encontra o maior apoio. Foi na companhia dos pais que chegou a Braga quando tinha três anos, proveniente da Ucrânia. Neste caso, a genética do leste da Europa - terra habitualmente de campeões - poderá explicar o sucesso? "Por acaso rio-me muitas vezes por causa disso. É verdade, os genes ajudam, mas só com isso não vais a lado nenhum. É com muito trabalho. Os genes não vão nadar por mim", frisou entre sorrisos.

A seis segundos dos Jogos Olímpicos

É o grande sonho. E está à distância de seis segundos. Os recordes sucessivos e o excelente momento que Tamila Holub atravessa com as cores do SC Braga abrem caminho, aos 16 anos, a um patamar que qualquer atleta sonha: a presença nos Jogos Olímpicos.
Pelo ranking mundial, a atleta bracarense está entre as 30 melhores nadadoras do mundo, mas precisa, para além disso, de fazer os mínimos da Federação Portuguesa de Natação. E aí faltam cerca de seis segundos aos 800 metros para atingir os mínimos olímpicos. Até Junho é a esta a grande meta.

"Os Jogos Olímpicos é um grande sonho. Tudo é alcançável na vida, agora tenho de manter a concentração e o foco. Falar é bonito, mas não é fácil treinar de manhã, ter um dia inteiro de aulas, ir ao ginásio e treinar outra vez à noite, custa estar sempre motivada. Mas é manter a cabeça no sítio. Acredito que é possível", revelou a jovem atleta, apontando como objectivo atingir os 8 minutos e 38 segundos, para 800 metros livres.

Considerando os Jogos Olímpicos como um marco determinante para cada atleta, Tamila não pretende apenas dizer que foi. "Um atleta não deve ficar-se pelo fui. Se foi só por ir, na segunda vez tem de tentar melhor. Cada atleta sonha sempre com algo mais. Não vale a pena sonhar, se não sonharmos em grande".

E é este pensamento de superação e ambição que permite a Tamila chegar cada vez mais longe. "Agora supero-me a mim mesma, não há nenhum tempo melhor do que o meu. É sempre a tentar superar os meus recordes", confessou, a admiradora da jovem americana Katie Ledecky. "Aos 18 anos, tem batido todos os recordes mundiais. Ela diz que gosta de sofrer e trabalhar no duro. Respeito muito pessoas assim".

Considerada um exemplo para os restantes atletas do SC Braga, Tamila Holub deixa um conselho: "acreditarem neles próprios e não terem dúvidas. Têm de ser eles a querer, enquanto não quiserem mesmo, como foi o meu caso, não adianta. Tento sempre puxar pelos mais novos. Há muita gente com potencial em Braga", rematou, sem esquecer o apoio importante e motivação "de todos os meus companheiros de equipa".

Luís Cameira: "É uma trabalhadora nata e um exemplo"

Poderia dizer-se que Tamila Holub é uma forte promessa da natação nacional. "Mas já não é promessa, é mesmo já uma certeza", deixa claro o treinador Luís Cameira. "Actualmente, a Tamila é a melhor nadadora portuguesa na especialidade, apesar de ainda ser júnior, já tem cinco recordes nacionais absolutos, portanto, em todas as categorias, já vence as provas em confronto directo com as nadadoras mais velhas", explicou o coordenador da secção de natação do SC Braga.

Treinador da jovem campeã há cinco anos, Cameira não esconde a satisfação pela ascensão da nadadora: "é uma alegria vê-la a evoluir, mas também é uma satisfação, porque é fruto do trabalho diário. A Tamila é uma trabalhadora nata e é um exemplo para todos os nadadores, não só os do SC Braga, mas todos a nível nacional. Tudo o que ela alcança é fruto do trabalho dela, é 95 por cento de trabalho e cinco por cento de talento".

Um talento que não foi descoberto logo quando começou a praticar natação, até porque, "não foi uma atleta que cedo se notou que tivesse talento para a natação".
"Em termos técnicos, não era uma atleta muito evoluída, mas tinha uma grande particularidade - a sua capacidade física era fora do normal. A partir do momento em que conseguimos aliar as duas coisas, a capacidade física ao aperfeiçoamento técnico, ela começou a evoluir muito. Depois é de uma capacidade de trabalho fora de série e de um rigor, disciplina e entrega ao trabalho sem comparação", frisou.

Luís Cameira acredita que este êxito da nadadora bracarense terá o ponto alto esta época com a presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. "É uma forte possibilidade. A evolução que ela tem tido, nomeadamente, esta época, faz-nos acreditar cada vez mais que é um sonho que se pode tornar realidade. Temos um longo trabalho pela frente".

Correio do Minho

Bruno3429

Boavista-Sp. Braga (antevisão): respirar por um canudo
Panteras precisam de pontos para subirem à tona, mas Arsenalistas têm estado segurísismos
Por Sara Marques   

O MOMENTO

Boavista: Duas vitórias seguidas, uma delas frente ao Tondela, adversário direto, e a outra, uma goleada a um V. Setúbal que tem feito um bom campeonato, moralizam as panteras. Ainda assim, a equipa comandada por Erwin Sanchez permanece abaixo da linha de água, mas com a Académica ali tão perto.

Sp. Braga: Segue embaladíssimo o Sp. Braga na caminhada desta época e com a barriga cheia depois da goleada ao Rio Ave. Depois de um arranque de campeonato um pouco inseguro, só Benfica e Sporting conseguiram vencer o conjunto de Paulo Fonseca. A equipa mostra-se com forte, segura, com personalidade, e, acima de tudo, com opções suficientes para colmatar qualquer baixa.

AUSÊNCIAS

Boavista: Tengarrinha, Henrique e Anderson Correia (lesionados); Reuben Gabriel (castigado).

Sp. Braga: Crislan e Ñiguez (lesionados); Mauro (castigado).

DISCURSO DIRETO

Erwin Sanchez: «Para sair desta situação incómoda, temos que ser ainda mais fortes e mais firmes nas coisas que estamos a fazer e a equipa em si trabalhar ainda mais. Queremos acabar com 11 jogadores, fazer mais golos e sofrer menos. Não podemos negar que o Braga está alguns degraus acima de nós e temos que ter suficiente capacidade e humildade para reconhecer isso».

Paulo Fonseca: «O Boavista joga no seu estádio, que é tradicionalmente difícil, com um público que os apoia muito, mas nós também estamos num bom momento e, objetivamente, o que queremos é conquistar mais três pontos, percebendo que vamos ter um adversário com características específicas que nos podem dificultar».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Em 100 encontros disputados entre ambas as equipas, o Boavista ganhou 44, o Sp. Braga 36, e houve 20 empates. A diferença aumenta nos jogos no Bessa, em que a equipa da casa venceu 29, os arsenalistas apenas 10, e houve 11 empates. Já esta época, na primeira volta, o Sp. Braga goleou em casa por 4-0.

Maisfutebol

Bruno3429

SUB-19: SC BRAGA VENCE TONDELA (2-1)

Os gverreiros do Minho terminaram a fase regular do campeonato com uma vitória. O SC Braga foi a Tondela vencer a formação local (2-1), graças aos golos de Xadas e Vasco. O tento do Tondela surgiu ainda na primeira parte. Com este resultado, os minhotos ficam posicionados na quinta posição, com 34 pontos falhando o objetivo de entrar no lote de clubes que integram a fase de Apuramento de Campeão Nacional, título que os gverreiros conquistaram em 2014.

O SC Braga alinhou com: Clemente, João, Izata, Teles, Lucas (Xavier 40′) , Bola, Vasco, Sala, Didi (Marques 70′), Xadas e Pedrinho (Kiki 55′).

SUB-17 ALCANÇAM A SEGUNDA VITÓRIA

Depois da estreia vitoriosa na receção ao Tondela, o SC Braga alcançou a segunda vitória em outros tantos jogos da Série Norte da 2.ª Fase do Campeonato Nacional de Juvenis. Este sábado, os Gverreiros receberam o Gil Vicente FC no Campo da Ponte e venceram, curiosamente, pelos mesmos números que tinham alcançado na jornada inaugural e, já agora, com a mesma marcha do marcador.

Reko foi quem adiantou a equipa orientada por José Carvalho Araújo, convertendo um livre direto aos 35 minutos. Essa vantagem subsistiria até ao intervalo, mas no recomeço entrou mais forte o Gil Vicente, que cedo repôs a igualdade. Mais uma vez, os sub-17 do SC Braga tiveram de ir atrás do resultado, o que só viria a ser plenamente conseguido já bem perto do apito final. Francisco, lançado durante a 2.ª parte, assinaria o 2-1 final aos 77 minutos.

Com este resultado o SC Braga passa a somar seis pontos. Na próxima jornada os Gverreiros voltam a jogar em casa, agora para receber o Padroense.

O SC Braga alinhou com: Rogério, Filipe, Sidónio, Rego, João Pedro, Nuno (Zé Diogo, 62′), Trincão (Pedro Soares, 71′), Rodrigo, Miguel, Reko e Moura (Francisco, 62′).

SCBraga

JotaCC

"Rafa? Terá duas camisolas..."
Braga Paulo Fonseca no Bessa também ao ataque dos rumores

Ricardo Ferreira poupado e Filipe Augusto de regresso

Jogo do Bessa, 20.ª jornada da Liga. O Braga entra em campo para "um jogo difícil", contra um adversário, o Boavista, "moralizado e, provavelmente, no melhor momento da época", como observa Paulo Fonseca. O treinador da equipa minhota também verifica os rumores do mercado, mas, a 24 horas do fecho do bazar, sossega-se com as garantias de António Salvador. A maior estrela da companhia está para ficar. "Rafa? Só poderão vê-lo com duas camisolas...", regozija-se Fonseca, assegurando que o avançado brilhará com as cores do Braga e da seleção até final da época.
"Estou satisfeito com este plantel. Tenho conversado com o presidente e estou tranquilo com aquilo que ele me diz. Também não quero mais nenhum jogador. Não estou surpreendido com o que se diz do Rafa, porque ele está a fazer uma grande época. Mas ele também está num grande clube e, num futuro próximo, só o vão poder ver com duas camisolas: a do Braga e a da seleção. Não acredito em mais nenhum cenário", acrescenta Paulo Fonseca.
Sobre o jogo com o Boavista, o treinador adverte para um rival "com caraterísticas específicas", sobretudo especializado nas bolas paradas ofensivas. "Podem criar- nos problemas. Mas nós também estamos muito bem e queremos conquistar os três pontos", diz Fonseca.
No início de um ciclo vertiginoso, com jogos de três em três dias, na Liga, na Taça, na Taça da Liga e na Liga Europa, Paulo Fonseca gere o plantel e deverá proceder à habitual rotação. Em comparação com último jogo, com o Rio Ave, que volta a defrontar já na quinta-feira, para a Taça, uma alteração é absolutamente forçada, porque o trinco Mauro foi expulso e terá de cumprir um jogo de castigo. Fonseca deverá recorrer à dupla Luiz Carlos-Vukcevic e ainda tem Filipe Augusto, recuperado de lesão. O defesa Ricardo Ferreira ficou em repouso para outras batalhas.



Boavista Triunfo da última época para inspirar

Bater o pé ao quarto classificado da Liga não será, com certeza, tarefa fácil para os homens de Erwin Sánchez, mas também não o era na última época e isso não impediu a pantera de, a 25 de janeiro, vencer os bracarenses, no Bessa, por 1-0. O triunfo, selado por Uchebo, serve, pois, de inspiração para o jogo de hoje, que até pode valer a melhor série do Boavista desde que voltou à Liga. Afonso será a novidade no onze, a lateral, com Hackman a fazer companhia a Idris no meio-campo defensivo.



MERCADO FECHADO E RAFA ATÉ AO FIM
Paulo Fonseca revelou que não pediu mais reforços à SAD; internacional português também está garantido até ao final da época

"Só vão ver o Rafa com duas camisolas: do Braga e da Seleção..." Paulo Fonseca
Treinador do Braga


Na antevisão do jogo com o Boavista, Paulo Fonseca reforçou a ideia de que não vai haver mais mexidas no plantel. E no caso de Rafa só admite vê-lo com outra camisola se for a da... Seleção Nacional


Portugal: médio já representou a Seleção em cinco ocasiões; ainda não marcou Confrontos: treinador do Braga venceu nos três jogos em que defrontou o Boavista

Kritciuk, Joan Román e Rodrigo Pinho partiram; Marafona, Ringstad e Josué chegaram. Paulo Fonseca revelou ontem que não vai haver mais mexidas no plantel tendo em vista a segunda metade da época, que, no caso dos minhotos, contempla a participação em quatro provas – caso único em Portugal. "Neste momento, temos o plantel fechado. Não está prevista a chegada de mais jogadores, nem sequer precisamos de mais alguém. Acreditamos que este plantel estará à altura das exigências que vamos encontrar nas quatro competições e, por isso, não será contratado mais ninguém."
Segundo o treinador, não haverá mais contratações, mas será que ainda pode haver saídas?O mercado fecha amanhã e Rafa está entre os jogadores mais cobiçados do campeonato. No entanto, Fonseca também garantiu a continuidade do internacional português. "Tendo em conta a época que está a realizar, não fico surpreendido com as notícias que dão conta do interesse dos melhores clubes em Rafa. Ele está a ter um rendimento muito elevado", começou por afirmar. "Apesar disso, ele também está num grande clube e acredito que num futuro próximo só seja possível vê-lo com duas camisolas: uma é a do Braga, e a outra é, provavelmente, a da Seleção Nacional. Não acredito em mais nenhum cenário", acrescentou. Na conversa com os jornalistas, Fonseca desvalorizou o impacto que essas notícias podem ter no jogador. "Ele é uma pessoa equilibrada do ponto de vista emocional e sei que este ruído não vai influenciar o seu rendimento", assegurou.
A concluir o tema, Paulo Fonseca contrariou a vontade manifestada por vários treinadores que dizem querer ver o mercado fechado. "Relativamente a esse assunto, estou super-tranquilo. Tenho conversado muito com o presidente e o que ele me tem transmitido deixa-me sereno. Estamos convencidos de que não sai ninguém ", finalizou.



Alef é o único que ainda pode sair

Apesar de Paulo Fonseca não ter falado sobre o assunto durante a conferência de Imprensa, Alef ainda pode deixar o Braga nesta reabertura de mercado. O médio brasileiro é o único jogador de campo que continua por estrear – soma apenas cinco jogos pela equipa B –, podendo ainda ser emprestado, mas apenas se surgir, até amanhã, uma proposta interessante também para o jogador. Alef foi o maior investimento efetuado esta época pela SAD, que pagou 750 mil euros por metade do passe do internacional sub-20 brasileiro.



LESIONADOS

2
Djavan e Crislan são os únicos lesionados do plantel do Braga. Aarón já está recuperado, mas continua de fora das opções de Paulo Fonseca



OPÇÕES REGRESSO DE FILIPE AUGUSTO

A ausência de Ricardo Ferreira, por opção, e o regresso de Filipe Augusto, recuperado de lesão, são as notas de maior destaque da lista de 19 jogadores convocados para o embate no Estádio do Bessa. O defesacentral, titular nos últimos jogos, ficará a descansar, tendo entrado para o seu lugar Arghus. Mauro, que vai cumprir castigo, também fica de fora.



FONSECA ADMITE FAVORITISMO
Treinador destacou o bom momento do Boavista, o "melhor da época", e falou na qualidade dos axadrezados nas bolas paradas

Na antevisão do jogo de hoje, Erwin Sanchez considerou que o Braga é favorito. Paulo Fonseca aceitou a ideia que, no entanto, "vale zero" em termos práticos. "O que me interessa é o que vai acontecer no jogo. Se quiserem dizer que somos favoritos por estarmos melhor classificados e num bom momento, eu aceito sem problemas, ainda que isso não me diga nada. O que me interessa é aquilo que temos de fazer para vencer este jogo". E para acrescentar mais três pontos à classificação, Fonseca sabe que a sua equipa terá de conseguir manter o nível exibicional. "Vamos encontrar o Boavista no seu melhor momento da época. É sempre difícil jogar no Estádio do Bessa, perante um adversário com características muito específicas, e muito forte nas bolas paradas ofensivas. Mas estamos preparados e queremos vencer", disse.



CARLITOS MARCA PELO SION

O Sion, adversáriodo Braga nos 16 avos de final da Liga Europa, continua a preparar o regresso à competição com vários jogos particulares, tendo vencido, ontem, por 4-1, o FC Chiasso, equipa da terceira divisão suíça. O português Carlitos, uma das principais figuras da equipa, marcou um dos golos da partida, tendo os restantes sido apontados por Geoffrey Bia, Vilmos Vanczáke e Léo Itaperuna. O Sion, que ocupa atualmente a sexta posição de um campeonato com apenas 10 equipas, regressa à competição a 7 de fevereiro, com a deslocação ao terreno do FC Zurique.

O JOGO

Bruno3429

Boavista-Sp. Braga, 0-0 (crónica)
Panteras já respiram depois de terem conseguido segurar arsenalistas a meio vapor
Por Sara Marques   

Paulo Fonseca tinha avisado que, não só o Boavista é uma equipa difícil de defrontar, como o Bessa é um reduto complicado para jogar. Os avisos do treinador arsenalistas acabaram por prever a realidade do jogo, que os 19 pontos que separam as equipas poderiam não denotar. Apesar de ter dominado grande parte do jogo, o Sp. Braga saiu do Bessa com apenas um ponto, e a situação até poderia ter sido pior. Para o Boavista, o pontinho foi precioso e já permite à equipa respirar acima da linha de água.
 
O Sp. Braga entrou em campo com a maturidade que lhe tem sido característica. Deixou, nos primeiros minutos, a iniciativa do jogo à equipa da casa, ansiosa por marcar para voltar à tona. Luisinho, Rúben Ribeiro, e Iriberri, tentavam chegar junto da baliza de Marafona – que pela primeira vez defendeu as redes arsenalistas -, mas acabavam sempre por esbarrar na defesa do Sp. Braga.
 
Depois de ter analisado a forma como o adversário trocava a bola e se movimentava no terreno, o Sp. Braga pegou no jogo e começou a controlar o ritmo da partida. Josué, Alan e Vukcevic, mandavam num meio campo que contava ainda com a ajuda de Ringstad e Baiano para levar a bola para a frente e cruzar para a área.
 
Talvez por substimar o adversário, ou até falta de energia, num mês pejado de jogos, o Sp. Braga não carregou muito no acelerador. Ia levando a bola para o último terço do terreno, confiante que o golo surgiria a qualquer momento. E parecia mesmo questão de tempo.
 
Mika nem foi obrigado a grandes defesas na primeira parte, mas os defesas não tiveram mãos a medir para impedirem males maiores.
 
O ataque do Boavista teve raras aparições na primeira parte, tendo despertado do stand-by apenas na parte final. De repente, contra a corrente do jogo, as panteras deitaram as garras de fora. Em cima do intervalo, Marafona saiu bem e defendeu para a frente um cruzamento de Afonso para a área, assim como a regarga de Renato Santos. A bola voltou a ficar em Renato Santos, que atirou contra Vukcevic.
 
Foi neste momento que o apito interrompeu o encontro e, quando recomeçou, após intervalo, o Boavista ainda parecia vir embalado com esse lance.
 
A segunda parte foi mais aberta, com jogo mais dividido, e, apesar de o Sp. Braga ter tido mais posse, o Boavista deixou a sua área de conforto e arriscou mais. Aos 52 minutos, Phillipe esteve muito perto do golo, mas, de costas para a baliza, acabou por não conseguir virar-se em condições para dar o melhor destino à bola.
 
Luisinho, Hackman e Iriberri também tentaram a sorte, mas Marafona e os defesas acabaram sempre por conseguir resolver. O primeiro ainda colocou mesmo a bola na baliza, mas estava em fora de jogo.
 
Até que, aos 65 minutos, um chapéu de Josué parecia ser o primeiro golo do jogo. Só Hackman não se deixou convencer pelo destino certo e conseguiu o corte quase em cima da linha de golo.

Paulo Fonseca, que já tinha tirado Alan para fazer entrar Rafa, voltou a mexer na equipa. Fez sair um apagado Wilson para a entrada de Hassan, mas, melhor oportunidade de golo só surgiria no último minuto de jogo, já com o Sp. Braga reduzido a 10, com a expulsão de André Pinto, aos 78. No último suspiro, a um livre de Josué na esquerda,  Arghus respondeu com uma cabeçada ao segundo poste, para defesa do guarda-redes axadrezado.
 
O Boavista conseguiu duas coisas que o treinador Erwin Sanchez pretendia: somar pontos para passar para cima da linha de água, e acabar o jogo com 11 jogadores.

Boavista-Sp. Braga, 0-0 (destaques)
Hackman segurou um meio campo que acabou por aguentar a pressão arsenalista
Por Sara Marques       

O MOMENTO:
Minuto 45, o quase golo do Boavista: Numa primeira parte em que o Sp. Braga controla o jogo, o Boavista ia marcando em cima do intervalo. Marafona saiu bem e defendeu para a frente um cruzamento de Afonso para a área, assim como a regarga de Renato Santos. A bola voltou a ficar em Renato Santos, que atirou contra Vukcevic.
 
A FIGURA:
Hackman:
Depois de ter feito dois jogos a central, o polivalente jogador foi chamado para o meio campo para colmatar a baixa de Reuben Gabriel, e correspondeu. Algumas transições ofensivas dignas de nota e um corte providencial quase em cima da linha de golo. Acabou por ser o homem forte de um encontro em que o Boavista conseguiu o ponto que permitiu à equipa passar para cima da linha de água.
 
OUTROS DESTAQUES:
 
Renato Santos: Imprevisível e irrequieto, foi o único a conseguir incomodar o guarda-redes e os defesas do Sp. Braga na primeira parte. Perto do intervalo ainda teve o golo nos pés por duas vezes, mas Marafona e Vukcevic fecharam-lhe a porta.
 
Ruben Ribeiro: Alguns bons cruzamentos para a área, mas nem sempre com os destinatários a conseguirem aproveitar. Com arrancadas rápidas, consegui algumas vezes surpreender a defesa do Sp. Braga.
 
Marafona: Estreou-se na baliza arsenalista na semana em que chegou ao clube e fez uma exibição segura, com alguns lances em que teve que se mostrar destemido e com reflexos rápidos.
 
Josué: Mais uma estreia na semana da chegada, de um jogador que se entende muito bem com o sistema de jogo de Paulo Fonseca. Ainda precisa de afinar um pouco o entrosamento com os companheiros de equipa, mas teve alguns bons pormenores na combinação com Alan, na primeira parte, e depois com Vukcevic e Stojiljkovic. Ainda viu o golo ser-lhe roubado por Hackman, quase em cima da linha de golo.
 
Ringstad: O jovem norueguês quer agarrar o lugar e tem trabalhado para isso. É um lateral que sobe rápido e cruza bem para a área, conseguindo servir por diversas vezes os companheiros da frente.

Paulo Fonseca ausente da sala de imprensa
Presidente arsenalista foi o único a falar e queixou-se das arbitragens
Por Sara Marques 

Expulso do encontro com o Boavista, o treinador do Sp. Braga, Paulo Fonseca, não falou aos jornalistas no final. Quem esteve presente na sala de imprensa foi o presidente António Salvador que se queixou da arbitragem de Manuel Mota e aproveitou para recordar o encontro com Rio Ave para a traça da Liga, realizado a meio da semana.
 
«O que se tem passado é inadmissível. A guerra que se passa na arbitragem não nos diz respeito e o Braga nem se mete nisso. Este clube merece respeito», frisou. 

«O que apelo para o resto do campeonato é isenção da arbitragem, que deixem o Braga em paz. Com este clima que existe na arbitragem, não sei onde é que isto vai parar. Esperemos que não haja azares maiores do que tem acontecido», disse ainda.

Maisfutebol

Bruno3429

Boavista empata com Sporting de Braga

O Boavista abandonou os lugares de despromoção da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar a zero na receção ao Sporting de Braga, em encontro da 20.ª jornada.

Com este resultado, os "axadrezados" ultrapassaram a Académica, somando os mesmos 17 pontos, mas melhor diferença de golos, enquanto os "arsenalistas" mantiveram-se no quarto posto, agora com 36.

Os bracarenses acabaram reduzidos a 10 unidades, depois do vermelho direto a André Pinto, aos 78 minutos.

JN

Bruno3429

ANTÓNIO SALVADOR
"Este clube merece respeito"


Presidente do Braga manifestou a sua indignação após o encontro do Bessa, com o Boavista, dizendo temer pelo futebol dado o atual ambiente que se vive em torno da arbitragem

O presidente do Braga fez uma declaração após o empate no Bessa, pedindo respeito para o clube. "Todos nós sabemos o ambiente que se vive no futebol português. O Braga em nada tem contribuído para que esse ambiente esteja assim, tem tido uma postura séria, honesta, confia nas entidades que dirigem o futebol português, mas, pelo que nos últimos jogos tem acontecido tem de marcar uma posição e dizer que merece respeito. Este clube merece respeito. O que se tem passado é inadmissível", começou por declarar.

António Salvador referiu-se, depois, às várias expulsões. "A guerra que se passa na arbitragem não nos diz respeito e o Braga nem se mete nisso. [relativamente ao jogo anterior, com o Rio Ave] A expulsão do Mauro é ridícula, em 12 faltas houve nove amarelos, todos eles mal mostrados. Hoje, houve um penálti por marcar sobre o Boly, que viu um amarelo ridículo, e a expulsão de André Pinto é ridícula. Depois, há a expulsão do nosso treinador, quando ele é expulso por aquilo que foi, outros treinadores seriam sempre expulsos. Isso condiciona uma equipa para outros jogos", disse.

E reiterou o pedido de respeito: "Pedimos respeito, temos uma equipa séria, que trabalha para vencer os jogos e hoje não saímos daqui com os três pontos porque não nos deixaram, não foi possível. Vêm aí jogos decisivos, não gosto de alarido como alguns fazem, mas, o que pelo para o resto do campeonato é isenção da arbitragem, que deixem o Braga em paz. Com este clima que existe na arbitragem, não sei onde é que isto vai parar. Esperemos que não haja azares maiores do que tem acontecido".

O Jogo

Bruno3429

Boavista e SC Braga empatam no Bessa

Boavista e SC Braga empataram a zero no Estádio do Bessa e com este resultado salta desde logo à vista a saída dos axadrezados dos lugares de despromoção, passando a somar os mesmos 17 pontos que a Académica, que este sábado foi derrotada pelo Sporting em Alvalade.

Numa partida bem disputada, equilibrada e com oportunidades de parte a parte, o SC Braga apresentou-se melhor na primeira parte, tendo o Boavista respondido na etapa complementar. Os comandados de Erwin Sánchez chegaram mesmo a introduzir a bola dentro da baliza de Marafona por intermédio de Luisinho, mas o lance foi invalidado por posição irregular do atacante.

Por sua vez, os arsenalistas estiveram bastante perto de inaugurar o marcador pouco depois, num lance em que Josué esteve perto de faturar na sua estreia com a camisola do SC Braga, mas viu Hackman tirar a bola mesmo em cima da linha.

A 12 minutos dos 90, numa altura em que Paulo Fonseca estava prestes a lançar o atacante Pedro Santos em campo, o SC Braga sofreu a contrariedade de ver o árbitro Manuel Mota expulsar André Pinto. O defesa-central deixou-se ultrapassar por Zé Manuel e o avançado do Boavista, após ganhar a posição, deixou-se cair e o árbitro exibiu o vermelho ao defesa do SC Braga. No entanto, fica a ideia de que não há falta de André Pinto sobre o atacante axadrezado. Na sequência dos protestos dos forasteiros, Paulo Fonseca recebeu ordem de expulsão.

Até final não se registaram grandes situações de perigo junto de ambas as balizas, embora no último lance do jogo o SC Braga tenha estado perto de desfazer o nulo. Após um livre cobrado por Josué, Mika teve que se aplicar para defender um cabeceamento de um jogador dos bracarenses que subiu mais alto que os adversários dentro da área.

Imediatamente a seguir, Manuel Mota deu o jogo por terminado, confirmando-se o 0x0 que permite ao Boavista somar 17 pontos, os mesmos que a Académica, mas a vantagem sobre os estudantes no fator de desempate atira a turma de Coimbra para a penúltima posição. Por seu lado, o SC Braga perdeu os primeiros pontos na segunda volta do campeonato, sendo quarto classificado com 36 pontos.

Zerozero