News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/01

Started by Bruno3429, 15 de January de 2016, 08:23

Previous topic - Next topic

Bruno3429

ALERTA AMARELO PARA A CHOUPANA
Duas vitórias nos últimos sete jogos do campeonato colocam o 4.º lugar em risco

O Sp. Braga venceu apenas dois dos últimos sete jogos realizados para o campeonato, e um resultado menos positivo na Choupana até pode ditar uma queda na tabela classificativa. O 4º lugar está em risco e o alerta já foi dado no balneário.

Paulo Fonseca ainda mantém intactos todos os objetivos da SAD para a presente temporada, mas perder ou empatar no terreno do Nacional, e caso o P. Ferreira vença em Coimbra, coloca, pelo menos de forma provisória, a equipa fora da grande meta para o campeonato: os quatro primeiros lugares. Ainda há pouco tempo, Hassan assumiu que os minhotos estavam de olho no 3º lugar, só que a realidade é bem diferente e neste momento as atenções estão todas no retrovisor para evitar uma ultrapassagem dos castores.

Rendimento

Tem sido, sobretudo, fora de casa que o Sp. Braga tem perdido terreno para os três grandes. Para além das duas primeiras derrotas, em Vila do Conde e no Estoril, nesta fase menos positiva houve empates em Moreira de Cónegos e Setúbal e ainda a recente derrota em Alvalade. Pelo meio, o Benfica venceu no Municipal e o P. Ferreira empatou. Feitas todas as contas, foram apenas 9 pontos conquistados em 21 possíveis, números, seguramente, abaixo do que toda a estrutura estava à espera, muito embora neste período também se tenha jogado para a Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga.

O balanço não deixa de ser positivo, mas o passado pouco conta e, agora, o que interessa mesmo é o jogo com o Nacional. Vencer evita uma queda na tabela e afasta também o fantasma dos jogos fora: uma vitória nas últimas cinco deslocações, Europa incluída.

Quarteto ainda fora das opções

Quase sem descansar, os arsenalistas voltaram, ontem, aos treinos já com o doce sabor do apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal. Os mais utilizados diante do Arouca fizeram apenas treino ligeiro num dia em que Paulo Fonseca voltou a não contar com quatro jogadores. Áaron, Filipe Augusto, Rodrigo Pinho e Crislan continuam entregues ao departamento clínico e vão falhar o jogo com o Nacional. Na Choupana não são de esperar muitas alterações no onze, devendo o treinador poupar alguns jogadores apenas no jogo da Taça da Liga, no terreno do Leixões.

Ponto de situação

» Nas últimas sete jornadas, o fosso para os três grandes aumentou, fruto de apenas duas vitórias, três empates e duas derrotas, estas frente a Benfica e Sporting

» A perda de pontos deu-se sobretudo fora de casa. Os minhotos venceram em Tondela, mas empataram em Moreira de Cónegos e Setúbal, para além da já referida derrota em Alvalade

» O 4.º lugar está em risco, mas Paulo Fonseca pode orgulhar-se de ainda estar em quatro frentes

Autor: Ricardo Vasconcelos


QUARTETO AINDA FORA DAS OPÇÕES

Áaron, Filipe Augusto, Rodrigo Pinho e Crislan ausentes

Quase sem descansar, os arsenalistas voltaram, ontem, aos treinos já com o doce sabor do apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal. Os mais utilizados diante do Arouca fizeram apenas treino ligeiro num dia em que Paulo Fonseca voltou a não contar com quatro jogadores. Áaron, Filipe Augusto, Rodrigo Pinho e Crislan continuam entregues ao departamento clínico e vão falhar o jogo com o Nacional. Na Choupana não são de esperar muitas alterações no onze, devendo o treinador poupar alguns jogadores apenas no jogo da Taça da Liga, no terreno do Leixões.

Record

Bruno3429

SUB-17: SC BRAGA JÁ CONHECE ADVERSÁRIOS DA PRÓXIMA FASE

Finalizada que está a fase regular do campeonato, os Sub-17 do SC Braga já pensam na próxima etapa. A equipa de José Carvalho Araújo terminou com o estatuto de líder, mas as atenções estão direcionadas para as próximas batalhas. A segunda fase inicia a 24 de janeiro com os Gverreiros a receberem o Tondela na primeira jornada. Depois segue-se o Gil Vicente, Padroense, Nacional da Madeira e FC Porto. Os dois melhores classificados qualificam-se para a última fase que determinará o campeão nacional da categoria na presente temporada.

SCBraga

JotaCC

Banhos e spa para recuperar as energias

Nos apertos do calendário, na sucessão de jogos, Paulo Fonseca, treinador da equipa minhota, orientou, ontem, um treino ligeiro, para recuperação física de todo o plantel, sobretudo a dos titulares do desafio ganho ao Arouca, anteontem, nos quartos de final da Taça de Portugal.
Na gestão física dos jogadores, o treino foi mais uma terapia muscular, a que se seguiram todos os cuidados, com banhos e massagens aos craques. O Braga volta a jogar já depois de amanhã, na Madeira, com o Nacional, para a 18.ª jornada da Liga, e tem novo jogo marcado para quarta-feira, em Matosinhos, com o Leixões, para a Taça da Liga, o que obriga à cuidadosa administração das energias da equipa.
Todos lesionados, os médios Filipe Augusto e Aarón e os avançados Crislan e Rodrigos Pinho, continuam na enfermaria e não estarão aptos para o jogo no Estádio da Madeira, na Choupana.

JN

JotaCC

REENCONTRO NAS "MEIAS" JÁ NÃO É COINCIDÊNCIA
Terceiro cruzamento seguido nas meias-finais da Taça de Portugal não acontece por acaso. O Braga vai consolidando o seu estatuto no futebol nacional e o Rio Ave está a afirmar-se

"O Braga está a consolidar o seu crescimento; o Rio Ave consegue todos os anos criar boas equipas"
Paulo Santos
Ex-guarda-redes de Braga e Rio Ave


Se o Braga se aproximou significativamente dos três grandes nas últimas épocas, o Rio Ave também tem subido a um patamar nunca antes alcançado na história do clube. Presença nas decisões já é comum


Tarantini, do Rio Ave, André Pinto, do Braga, têm reencontro marcado Curioso: em três épocas, Braga e Rio Ave disputam quatro meias-finais

"Parece sina", dizia Paulo Fonseca, logo após a vitória sobre o Arouca, a propósito de nova meia-final entre Braga e Rio Ave na Taça de Portugal. Esta será a terceira vez consecutiva que os dois clubes se vão encontrar nesta fase da competição, sendo que em 2013/14 também mediram forças nas meias-finais da Taça da Liga. São já vários duelos em momentos decisivos, o que, além da curiosidade, prova o crescimento dos dois clubes ao longo das últimas épocas. De resto, esta será a quarta temporada consecutiva em que pelo menos um dos dois estará numa final: em 2013, o Braga ganhou a Taça da Liga, em 2014 o Rio Ave foi finalista vencido das duas Taças e, em 2015, os arsenalistas marcaram presença no Jamor, onde perderam com o Sporting.
"No caso do Braga, é a consolidação de um crescimento que já vem de alguns anos. No nosso futebol, já é considerado o quarto clube. Já ficou em segundo, já foi a uma final da Liga Europa e agora tem chegado a estas fases da Taça de Portugal, o que mostra a sua consistência. Quando os três grandes jogam com o Braga, não sabemos qual poderá ser o resultado. Por sua vez, o Rio Ave, embora com uma estrutura naturalmente mais pequena, tem gente com conhecimento e consegue todos os anos criar boas equipas, por isso tem feito bons campeonatos e até já foi à Liga Europa. A Taça de Portugal é uma competição diferente das outras, mas a equipa não deixa de ter mérito pores ta ronde está ." Eis a análise de Paulo Santos, antigo guarda-redes internacional que defendeu as cores do Braga de 2004 a 2008 e que jogou no Rio Ave entre 2010 e 2012, tendo terminando a sua carreira precisamente nos Arcos.
Neste histórico recente da Taça de Portugal, há um sucesso para cada lado, pelo que a meia-final que se aproxima será uma espécie de tira-teimas: a primeira mão será em Braga no dia 3 de fevereiro, e a segunda está marcada para 2 de março em Vila do Conde. Paulo Santos atribui favoritismo aos arsenalistas. "Vai ser uma eliminatória complicada. O Braga é mais forte e persegue esta competição há algum tempo, sobretudo o seu presidente. O Rio Ave é muito bem organizado, sai bem para o ataque rápido e poderá surpreender. Mas se o Braga levar a eliminatória com seriedade e estiver concentrado, como penso que o vai fazer, de certeza que é favorito", antevê o antigo guarda-redes.


O restrito grupo dos oito

Rio Ave e Braga fazem parte de um restrito grupo de clubes que atingiram as meias-finais da Taça de Portugal em três épocas consecutivas. Para além de Benfica, FC Porto e Sporting – sendo que os leões detêm o recorde, com oito vezes seguidas entre 1968 e 1976 –, apenas mais três equipas o conseguiram: o Belenenses, que foi a cinco meias-finais entre 1959 e 1964, o Boavista (1990-93) e o Vitória de Setúbal, com quatro presenças (1964-68; neste período, até chegou sempre à final). Para os bracarenses, esta é a terceira vez, depois de o terem conseguido em 1964-66 e 1976-79.



CURIOSIDADES

Pedro Santos já esteve dos dois lados
Pedro Santos é um dos vários jogadores com presença em todas estas meias-finais entre Rio Ave e Braga, mas com a particularidade de o ter feito ao serviço dos dois clubes, algo que Hassan também vai conseguir agora. O extremo do Braga, recorde-se, foi emprestado ao Rio Ave na segunda metade de 2013/14, assim como Kritciuk, só que o guarda-redes não alinhou em nenhum dos jogos das meias-finais dessa época.


Hassan decisivo ante a atual equipa
As duas equipas já se defrontaram uma vez nesta temporada. Foi logo na segunda jornada do campeonato, nos Arcos, com o Rio Ave a vencer por 1-0. Hassan marcou o golo e despediu-se do clube, transferindo-se para o Braga logo a seguir. O egípcio será agora uma das principais ameaças à presença do Rio Ave no Jamor.


Três confrontos em apenas 11 dias
No dia 24 de janeiro, o Braga recebe o Rio Ave para o campeonato e, três dias depois, ambos se reencontram em Vila do Conde para a Taça da Liga. Seguem-se jogos com Boavista (Braga) e V. Setúbal (Rio Ave) e, logo a seguir, mais um duelo: a primeira mão da Taça de Portugal, a 3 de fevereiro, na Pedreira.



Filipe Augusto impedido de jogar
À imagem de Hassan, o médio brasileiro também começou a atual temporada no Rio Ave e só depois se mudou para o Braga, mas em regime de empréstimo. Por isso, como mandam as leis, não poderá participar nas meias-finais, assim como nos restantes jogos com o Rio Ave esta época.



Vasta lista de reencontros
Se, do lado do Braga, há Kritciuk, Filipe Augusto, Pedro Santos e Hassan a terem já jogado no Rio Ave, na equipa de Pedro Martins existem cinco que serviram os arsenalistas: Rui Vieira, Aníbal Capela, Edimar, Ukra e Yazalde.

O JOGO

JotaCC

GOIANO E BAIANO DECISIVOS NO ATAQUE
Os dois laterais participaram em 73% dos 15 golos marcados nos últimos sete jogos

Primeiro sublinhou-se a importância do jogo interior do Braga, mas agora são os laterais (jogo exterior) que têm sido fundamentais para os muitos golos marcados...



O primeiro golo do Braga no jogo de quarta-feira com o Arouca foi o mais recente exemplo da importância que os laterais têm no jogo ofensivo da equipa: Boly recuperou a bola no meio campo defensivo, Rafa conduziu o ataque pela zona central e Alan entregou a Baiano no lado direito; com os caminhos tapados para a área, o lateral fez circular a bola novamente para o centro, comum passe para Mauro, que entregou a Luiz Carlos, antes de este lançar de imediato Goiano na esquerda. Seguiu-se o cruzamento e o golo na de Hugo Basto, provocado, em parte, pela enorme quantidade de jogadores do Braga em posição de finalizar (ver foto ao lado). No total, a bola passou por sete jogadores do Braga, numa jogada realizada sempre a alta velocidade e que contou com a participação dos dois defesas-laterais.
Isso tem sido, de resto, um dos aspetos mais significativos da fórmula apresentada por Paulo Fonseca, que procura a largura quase sempre através dos laterais. Baiano e Goiano, que são os jogadores do plantel com mais minutos de competição esta época, têm correspondido da melhor forma às exigências do treinador, ao ponto de terem participado em 11 dos últimos 15 golos apontados pelo Braga. Foram nove assistências (cinco de Baiano e quatro de Goiano) e ainda dois golos, marcados por Goiano, durante os últimos sete jogos. Nesta fase, os destinatários dos passes decisivos foram os mais variados, uma vez que apenas Rui Fonte repetiu a finalização.
Na contabilidade de toda a época, Goiano é quem mais tem sobressaído, somando já sete assistências para golo e os tais dois remates certeiros nos jogos com o Sporting e V. Setúbal. Nesta luta, no entanto, há mais um nome novo para acrescentar à rotação, para além de Djavan; é o de Stian Ringstad, lateral-esquerdo contratado ao Lillestrom nesta reabertura de mercado e que até se deverá estrear num dos próximos jogos da Taça da Liga.



GOLOS
11
Baiano e Marcelo Goiano participaram diretamente em 11 dos 15 golos marcados pelo Braga nos últimos sete jogos: são nove assistências e dois golos apontados pela dupla brasileira de laterais.


Presença numerosa no primeiro golo

No momento do cruzamento de Goiano, que resultou no primeiro golo do jogo com o Arouca – marcado na própria baliza por Hugo Basto –, o Braga colocou quatro jogadores dentro da área e mais três (Baiano incluído) à entrada da área. Só os dois defesas-centrais não estavam em condições de finalizar o lance.



TREINO REGRESSO DE AARÓN PARA BREVE

Poucas horas depois de mais um jogo, o Braga regressou ao trabalho ainda com três baixas no plantel: Filipe Augusto, Aarón e Rodrigo Pinho. Deste trio, o espanhol é o que está mais perto do regresso, uma vez que já se encontra a trabalhar no relvado; a integração total deverá acontecer nos próximos dias, ainda que dificilmente recupere a tempo da visita ao Nacional.



REGISTO RAFA CHEGOU À CENTENA

Na receção ao Arouca, Rafa chegou aos cem jogos com a camisola do Braga, um número atingido em apenas duas épocas e meia. Durante este período, o médio criativo apontou 19 golos e ainda se estreou pela Seleção Nacional (foi convocado para o Mundial do Brasil), tendo vestido a camisola das Quinas em cinco ocasiões. Esta época, já soma cinco golos nos 25 jogos realizados.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

I GALA LEGIÃO DE OURO

Conforme o consagrado na Alteração dos Estatutos do Sporting Clube de Braga, aprovada na última Assembleia Geral, terá lugar este ano a I Gala Legião de Ouro, inserida no programa das comemorações do 95.º aniversário do nosso emblema.

A título excecional, a edição de 2016 será celebrada já no mês de fevereiro, estando agendada para o dia 15. O evento tem início marcado para as 20h30 e o palco escolhido para a grande festa do Sporting Clube de Braga é o Theatro Circo, cenário de excelência e localizado no coração da cidade.

A I Gala Legião de Ouro terá transmissão televisiva e servirá também para que o Sporting Clube de Braga possa homenagear as personalidades e as instituições que o têm servido e, nomeadamente, as que se foram destacando ao longo do ano de 2015.

Nesta edição serão distinguidas as seguintes categorias, homenageando quem mais se realçou na defesa de um emblema com 95 anos de história.

Gverreiros de Ouro 2015:

– Futebolista do Ano

– Atleta do Ano

– Atleta Revelação do Ano

– Atleta Amador do Ano

– Jovem Atleta do Ano

– Treinador do Ano

– Dirigente do Ano

– Funcionário do Ano

– Parceiro do Ano

– Carreira

– Saudade

– Gverreiro de Honra

SCBraga

JotaCC

Ricardo Gomes chega por empréstimo do Vitória
Internacional cabo-verdiano reforça equipa de Manuel Machado até ao final da época. Joan Román e Rodrigo Pinho, do Braga, podem ser os próximos

O avançado Ricardo Gomes vai reforçar o Nacional, por empréstimo do V. Guimarães. Já há entendimento entre as partes, pelo que muito em breve o acordo passará a oficial.

Depois de ter sido aposta de Sérgio Conceição, Ricardo Gomes perdeu espaço no onze e a SAD aceitou emprestá-lo, recuperando-o no final da época, visto ter contrato com o Vitória.

Também o extremo-esquerdo Joan Román e o avançado Rodrigo Pinho, estes do Braga, podem chegar por empréstimo.

O JOGO

JotaCC

JOVEM DE 16 ANOS COM CLÁUSULA DE 30 MILHÕES
Francisco Trincão assinou contrato profissional

"Este é um momento especial, porque estou a viver um sonho". Foi desta forma que Francisco Trincão reagiu à prova de confiança do Sp. Braga ao dar-lhe a oportunidade de assinar o primeiro contrato profissional apenas com 16 anos de idade. O produto das escolas bracarenses rubricou um vínculo de cinco temporadas e meia e fica blindado por uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

O internacional português sub-17 chegou ao clube aos 11 anos e não se mostra amedrontado com a opção que fez em tão tenda idade. "Gosto deste clube e sei da sua grandeza, por isso assinar este contrato representa uma enorme satisfação", pode ler-se no site do Sp. Braga.

O clube minhoto considera que esta é uma "forte aposta da SAD e um investimento de futuro num dos maiores valores das escolas do clube".

RECORD

Bruno3429

TRINCÃO ASSINOU CONTRATO PROFISSIONAL

Chama-se Francisco Trincão e é uma das maiores promessas do SC Braga. O extremo, de 16 anos, é produto da formação dos Gverreiros do Minho e esta sexta-feira assinou contrato profissional com a duração de cinco épocas e meia e com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Uma forte aposta da SAD e um investimento de futuro num dos maiores valores das escolas do clube.

Trincão chegou ao SC Braga com 11 anos e rapidamente conquistou os responsáveis minhotos. A sua qualidade colocou-o entre os melhores, disso mesmo sendo prova o facto de já possuir estatuto de internacional português. O Gverreiro é uma das apostas do Selecionador Nacional Sub-17, Hélio Sousa.

Instantes depois de ter assinado, Trincão manifestou a sua felicidade. "Este é um momento especial, porque estou a viver um sonho. Gosto deste clube e sei da sua grandeza, por isso assinar este contrato representa uma enorme satisfação", disse.

O extremo é natural de Viana do Castelo, mas Braga já é a sua casa. "Estou cá há algum tempo, o que me permite conhecer bem a realidade deste clube. Trata-se de um emblema com muita projeção nacional e internacional, o que me possibilita ambicionar grandes feitos. Sei, ainda, que é um clube que trabalha muito e bem com os jovens e que fará com que evolua a cada dia", sublinhou.

O facto de as seleções jovens estarem atentas ao trabalho realizado na formação dos minhotos pesou na decisão de Trincão. "O SC Braga é um clube muito respeitado e todos sabemos que os selecionadores nacionais estão atentos. Temos todas as condições para singrar", finalizou.

Trincão tem-se destacado na formação de juvenis, que conseguiu o apuramento para a fase seguinte do campeonato com brilhantismo.


VÍTOR HUGO: "QUEREMOS LIMPAR A IMAGEM DEIXADA NA TAÇA DA LIGA"

A eliminação na Taça da Liga já é passado. Recuar no tempo não é opção e, por isso mesmo, Vítor Hugo quer vencer o CS São João e passar à segunda eliminatória da Taça de Portugal. "A nossa prestação na Taça da Liga não foi a desejada e por isso queremos limpar a imagem deixada na prova. Este jogo já peca por tardio porque, se pudéssemos, tínhamos jogado no dia a seguir. Custou ser eliminado, mas agora temos de seguir em frente", disse.

Vitor Hugo foi um dos atletas convocados pelo selecionador nacional, Jorge Braz, para o campeonato da Europa, chamada que deixa o guarda-redes muito feliz. "Tinha traçado como objetivo pessoal ser convocado e estou muito feliz por ter conseguido. Tenho de agradecer a toda a estrutura porque sozinho não tinha conseguido", agradeceu.

Paulo Tavares: "CS São João vai criar dificuldades"

Paulo Tavares vira a página e quer o plantel focado na partida deste sábado. "O CS São João é uma equipa de primeira divisão, que fez uma primeira volta abaixo das expectativas. Entretanto já se reforçou com jogadores com muita experiência de primeira divisão. No entanto, nós queremos seguir em frente na Taça de Portugal, sabendo que não será um jogo fácil", sublinhou.

A partida entre o SC Braga/AAUM e o CS São João tem lugar no Pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar. O encontro tem início às 18h30.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: cláusula de 30 milhões para miúdo de 16 anos
Juvenil Francisco Trincão assinou contrato profissional até 2021.
Por Bruno José Ferreira       

O Sp. Braga anunciou esta sexta-feira a assinatura de um contrato profissional por parte do jovem Francisco Trincão, jogador da equipa de juvenis dos minhotos que é descrito como «uma das maiores promessas» pelo clube.
 
Extremo de 16 anos, Francisco Trincão rubricou um contrato com o Sp. Braga válido para cinco épocas e meia, ou seja, até 2016, sendo que conta com uma cláusula de rescisão de trinta milhões de euros.
 
Internacional Sub-17 de Portugal, sendo aposta do selecionador Hélio Sousa, Trincão representa os escalões de formação do Sp. Braga desde os 11 anos de idade. Trata-se de «uma forte aposta da SAD e um investimento de futuro num dos maiores valores das escolas do clube», pode ler-se no site dos arsenalistas.

Maisfutebol