News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Nº 10 - O CULTO DO BRAGUISMO - Por brigada da relote

Started by A.COSTA, 18 de July de 2014, 23:39

Previous topic - Next topic

A.COSTA

10º texto

"O CULTO DO BRAGUISMO" - brigada da relote


Não é fácil escrever sobre este assunto tão díspar e único mas ao mesmo tempo tão coletivo como o futebol deve ser praticado. Principalmente quando antes de nós vêm vários textos de qualidade a relatarem o mesmo sentimento que nos une neste clube, nesta cidade, neste espaço virtual, neste braguismo cada vez mais forte e enraizado na nossa gente, mas que muitos fazem força para o desvalorizar, tentando manchar-nos com intolerância, violência e ignorância.

Nós somos aqueles que mudam o humor de acordo com o resultado do jogo, que acompanham este período de especulações e definições do mercado de transferências, que ficamos apreensivos e ansiosos com o próximo jogo, à espera do golo que nos garanta a vitória!

O Sp. Braga é tudo para nós, e a partir dele tudo se origina.

É o Sp. Braga que está acima das extravagâncias, vaidades, das rixas gratuitas, dos conflitos egocêntricos e da vingança que os outros procuram para nos abater. Não somos grandes ou únicos. Nem o queremos ser. Esses não são exemplo para ninguém. A copiar que se copiem os melhores.

Porque hoje é dia de futebol, de confraternizar, de rivalizar com o adversário sendo ele de que clube for, de saborear a vitória, de lamentar a derrota, ou de se indignar com o empate. É dia de celebrar a beleza da partida, por mais que ela não seja tão bela assim, porque ali estão os limites postos pelo desafio, o gosto doce da superação, o amargo do erro, a exaltação do objetivo alcançado. Que saudades de Dublin.

O adversário está caído. Vencemos!

Era o nosso fado. Coimbra vestida de vermelha e branco. Porque assim quisemos, porque mais força fizemos. O futebol é um desporto onde a certeza poucas vezes prevalece. Quase nunca. Algumas equipas carregam no seu sangue a arte de contrariar a lógica. E este Braga consegue-o. E nós somos as vitaminas que este clube precisa para continuar a sua vocação. É esta beleza toda que nos difere de todos os outros. Somos mágicos. Somos enormes. Somos braguistas. Quer em casa, quer fora.

Estamos no início de temporada e ela está lá, paciente à espera do seu fiel e habitual morador. A cadeira de sonho dos braguistas.

Por muito que se critique, por muito que se censure (e até com certa razão) o estádio AXA, estes pouco mais de dez anos de existência coincidem com o melhor momento da história desportiva do Sp. Braga. Habituámo-nos a lutar pelos primeiros lugares, a morder os calcanhares aos grandes e a participar com brio nas provas internacionais. O Benfica deixou de jogar em casa e até os triunfos sobre os encarnados são mais saborosos. É a nossa casa.

É ela, mansa e acolhedora, que recebe, compreensiva, a avalanche de sentimentos que rondam uma batalha. É nela que se misturam paixão, ódio, alívio, apreensão, alegria, tristeza, festa, deceção, sorriso, lágrimas. É certamente impossível encontrar outro lugar onde se viva tantos sentimentos livremente, e ver que ao nosso lado muitos estão a partilhar a mesma condição. Aquela meia-final, com o Benfica, no longo caminho até Dublin me irá acompanhar para todo o sempre.

A casa dos braguistas é o estádio AXA e o cimento da bancada é a nossa razão de ser. Simples e humilde, tal como o velhinho 1º de Maio. Apesar de vivermos tempos onde se tenta impor um determinado padrão, na minha opinião, um estádio capaz de abrigar o verdadeiro sentimento pelo clube deve ter o cimento da bancada completamente à mostra. Simples, assim, mas o bastante para acolher e deixar extravasar o que há de mais puro nos braguistas, a paixão pelo seu clube, edificando-se um culto vermelho ao Sp. Braga, que cada um traz consigo para iluminar o nosso caminho!

Nas bancadas do AXA, há sentimento, há alma. E mesmo que vazia (ou aparente pelo cinzento que não é preenchido), a mera admiração traz-nos à mente as lembranças ou a mera imaginação dos momentos de euforia ali vividos. Desde a inauguração do estádio, ao golo do Renteria ao St. Liège, do Matheus ao Celtic, do Mossoró ao Benfica, do Lima ao Partizan, às vitórias sobre o Sevilha, Arsenal, Liverpool, Benfica, entre tantas e tantas outras maravilhas proporcionadas pelos nossos Gverreiros do Minho.

O Braguismo viverá a partir do sagrado espaço da nossa cadeira, do aconchego da morada do braguista que fará com que o Sp. Braga nunca seja esquecido. Jamais será! Está na história e nos corações dos braguistas. No meu, no teu, no nosso.

Obrigado Sp. Braga, por nos proporcionar tantos momentos de alegria a quem te quer bem! E não é tão pouca gente assim! #Estamos Juntos.


"brigada da relote" – Miguel Gonçalves – sócio e adepto do S.C.Braga
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

barinho

Grande texto e fiquei a saber que o brigada e eu somos parentes ;D.Tens o mesmo nome que eu!

JotaCC

Grande Miguel, só faltou falar na brigada da Hiace  :D ;)

Zav


PauloLopes

Palavras com sentimento do "nosso" Diretor Desportivo.
Belo texto Miguel, um abraço.

El Che

Muito bom Miguel, saudades do ambiente de Dublin


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

BigBraga

É muito gratificante ler esse teu comentário sobre algo que nos move, a união Braguista sempre a prevalecer e cada vez mais unânime. Parabéns pelo texto.
BRAGA É MUITO À FRENTE!!!

brigada da relote

Agradeço a todos os comentários a agradeço ao A.COSTA pelo convite que me endereçou para participar neste iniciativa. Primeiro, estava intermitente por falta de tempo, depois por não saber como descrever este sentimento, depois por não saber se iria ser bem gostar... Enfim, e acabou por sair de uma acentada e assim ficou.

Barinho, desconhecia tal informação, mas qualquer coisa, facilmente me encontras pelo facebook.

Sim, Jota, a Hiace dos meus pais que nos levou à gloriosa Coimbra e outras viagens a seguir o Braga em plena ramboia e cowboyada. Grandes momentos em família. Pena o Miguel nunca poder beber, como convém.

Obrigado Zav. Obrigado Paulo Lopes, mas eu não posso ser o tal DD, nem em part-time. :P Obrigado BigBraga, fico contente por gostarem.

El Che, grande viagem a Dublin com as nossas peripécias no avião à ida, quando a felicidade e a esperança ainda reinava.

A.COSTA

Publicamente ... parabéns Miguel pelo texto e obrigado pela disponibilidade. Sabia com quem contar.

Hiace ???? Faltou esse episódio marcante + as entrevistas à televisão e rádios nesse dia.  ;) ;) ;) ;) ;) Além da conquista, afinal o mais importante de tudo.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

rb_bl_21

https://www.youtube.com/watch?v=U27CRKmVnCg
Ele pode ter mudado muito (tá mais labrego :p) mas não deixou de dizer umas boas verdades!

A partir dos 2:00!

Massa humana, massa humana..