News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/11

Started by Bruno3429, 27 de November de 2015, 08:15

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga vence Slovan Liberec e segue em frente na Liga Europa
Joana Russo Belo

Apuramento selado e o primeiro lugar do Grupo F à vista. O SC Braga levou a melhor no duelo com o FC Slovan Liberec, ao vencer por 2-1, numa reviravolta de raça, dos pés de Ricardo Ferreira e Crislan, com o golo do triunfo a surgir ao cair do pano, já nos descontos. Registo, exclusivamente, vitorioso do SC Braga nos jogos em casa da Liga Europa e os milhões no horizonte da passagem aos 16 avos-de-final. Resta agora pontuar na última jornada para garantir o primeiro lugar do grupo.

Começou por cima o SC Braga, com Rafa a dar logo nos primeiros segundos sinal de perigo, mas foi o Liberec a provocar calafrios na defesa arsenalista, a colocar à prova Matheus, na primeira oportunidade. Forte remate frontal de Kerbr e o brasileiro a voar, defendendo para canto.
Numa primeira parte marcada pela toada de parada/resposta - com lances perigosos dos dois lados - os guerreiros acabaram por ter mais posse de bola e domínio territorial, contudo demoraram muito nas decisões, cometeram alguns erros e o Liberec foi crescendo.

Aos 25 minutos, um lance polémico na área checa deu a ideia de ter ficado uma grande penalidade por marcar a favor do SC Braga...Hassan parece ter sido agarrado em falta por um defesa checo. O árbitro nada assinalou.
E foi o Slovan a deixar em sentido a defesa arsenalista. Bakos, à boca da baliza, atirou por cima e Goiano salvou, quando Bakos tentava servir Shala. À terceira, Efremov gelou a pedreira. O russo dominou a bola, após um passe longo, driblou Djavan e, na cara de Mattheus, atirou em cheio para o fundo da baliza.

Balde de água fria, mas uma reacção guerreira do SC Braga, que dispôs de duas excelentes ocasiões para empatar: Ricardo Ferreira cabeceou para defesa de Koubek e depois foi Hassan a cabecear ao ferro. E desta vez, também à terceira, houve festejos. Após combinação entre Rafa e Hassan, Alan rematou cruzado para a baliza, com o defesa Bakos e Ricardo Ferreira ainda a tocarem na bola antes de entrar. Desfeitas as dúvidas, a UEFA atribuiu o golo ao central bracarense, que se estreou a marcar em provas internacionais.

O empate até servia o apuramento, mas nem por isso, os guerreiros esmoreceram. Pelo contrário. Rafa obrigou Koubek a defesa apertada e Hassan voltou a ver o poste negar-lhe o golo, numa segunda parte de domínio total dos arsenalistas.

Os checos pouco incomodaram Matheus - à excepção de um lance de Efremov anulado por posição irregular - e foi o SC Braga a carregar à procura do golo. Quase sempre com Alan em destaque. Crislan, Hassa e Rafa desperdiçaram lances flagrantes e Alan só não marcou, porque um defesa salvou em cima da linha de golo. Demorou, mas nos descontos, Crislan fez explodir a pedreira. Magia de Rafa, num soberbo passe a oferecer ao avançado o golo da vitória.

Paulo Fonseca: 'Seria muito injusto sair daqui sem a vitória'

Confirmado o primeiro objectivo da época: a passagem aos 16 avos-de-final da Liga Europa. E uma satisfação pelo feito que Paulo Fonseca não conseguiu esconder na sala de imprensa do Estádio Municipal. São quatro vitórias em cinco jogos do Grupo F - "há que dar os parabéns aos jogadores, porque só há duas equipas na Liga Europa com este registo" - e a ambição seguinte é clara: "terminar o grupo no primeiro lugar". "Seria muito injusto sair daqui sem a vitória, pelo que fizemos na segunda parte, pela forma como reagimos ao golo de desvantagem. A vitória foi, inteiramente, justa", sublinhou o técnico do SC Braga.

Quanto à análise à partida, Paulo Fonseca diz ter sido "um jogo difícil" perante "um bom adversário que não tinha perdido fora". "Na primeira parte. o Slovan criou-nos dificuldades, mas em termos de ocasiões foram repartidas. Ao intervalo corrigimos na nossa primeira fase de construção e a segunda parte foi mais próximo daquilo que somos enquanto equipa, criámos inúmeras ocasiões e era muito injusto sair daqui sem ter vencido", explicou.

Paulo Fonseca considera que o SC Braga foi sempre uma equipa "dominadora" e "serena" na segunda parte, num resultado que só pesa por escasso, perante "tantas oportunidades de golo".
"Fomos algo passivos no momento de construção do Slovan, em muitos momentos não condicionámos a primeira fase de construção da equipa adversária e, na nossa primeira fase de construção, estávamos com quatro ou cinco jogadores muito atrás, o que nos dificultava a saída para o ataque e a nossa reacção ao momento da perda. Foi aí que corrigimos, passámos a ter muito mais bola, a circular pacientemente de forma a encontrar os espaços e criámos imensas ocasiões", acrescentou.

Com o apuramento já confirmado, os guerreiros do Minho vão agora lutar por fechar as contas do Grupo F no primeiro lugar. "Não vamos à Holanda passear [casa do Groningen], vamos com o intuito de garantir o primeiro lugar", deixou claro Paulo Fonseca, lembrando a "ambição" da equipa. "Esta equipa é ambiciosa, se não fosse, não tinha conseguido vencer, porque o empate tinha garantido o apuramento. A ambição da equipa ficou aqui bem patente", disse, confessando estar algo surpreendido com a campanha na Liga Europa.
"Tenho de ser sincero, não esperava estar tão bem nesta competição. Este feito de quatro vitórias em cinco jogos deve-se à ambição destes jogadores, que têm sido brilhantes".

Correio do Minho

Bruno3429

Alan: «Vamos trabalhar para o 1.º lugar»
CAPITÃO FALA DA NOVA META
Autor: PEDRO MALACÓ

Cumprido o objetivo do apuramento, o experiente Alan foi perentório a afirmar que a ambição do balneário passa por garantir o primeiro lugar do grupo no desafio a disputar na Holanda.

"Sabíamos que este era um jogo de dificuldade acrescida, mas tivemos várias oportunidades de golo e realizámos um grande jogo", começou por referir o extremo brasileiro, garantindo que "a equipa está de parabéns": "Corrigimos a postura ao intervalo, subimos mais no terreno e tudo melhorou."

Já em relação aos horizontes para a próxima fase da Liga Europa, Alan não se alongou muito, mas lá reconheceu a ambição de colocar no passaporte o selo da liderança.

"Somos uma equipa jovem mas bem experiente e temos tudo para fazer uma boa campanha nesta prova, pelo que vamos trabalhar para isso", justificou Alan, que adiou o discurso sobre o jogo de segunda-feira, com o Benfica, para colocar o foco no sucesso frente ao Slovan Liberec: "Temos muito talento, cabeça e queremos passar em primeiro lugar, pelo que vamos trabalhar para isso, mas agora vamos descansar e pensar depois no jogo com o Benfica."

Ambição na Taça

Noutro contexto, Paulo Fonseca não se furtou a comentar o sorteio da Taça de Portugal e a eliminatória frente ao Sporting, mas garantiu que a concentração está no próximo jogo, apesar de assumir que encara o horizonte competitivo com um desfecho favorável ao Sp. Braga. "O que posso dizer sobre a Taça de Portugal é que ficamos satisfeitos por o jogo ser em casa contra um adversário de enorme valia em quem pensaremos a seu devido tempo, mas não será diferente dos outros naquilo que diz respeito à nossa ambição", disse o técnico.

Record

Bruno3429

Qualificação e vitória para um Sp. Braga convincente
Minhotos garantiram o triunfo sobre o Slovan Liberec (2-1) já no tempo de compensação.

Bastava um empate e esse foi o resultado que perdurou até aos 92' do jogo entre Sp. Braga e Slovan Liberec. Nesse momento, Rafa desmarcou Crislan e o brasileiro, que começou o jogo no banco, foi mais eficaz que os companheiros, assinando o golo que garantiu o quarto triunfo dos minhotos no Grupo F (2-1) e que confirmou a qualificação para os 16 avos-de-final da Liga Europa.

Como tem sido regra nesta fase de grupos, o Sp. Braga foi sempre uma equipa sólida, equilibrada a defender e versátil a atacar. Muitas vezes rebocada pela criatividade de Rafa, a formação portuguesa colocava regularmente em sobressalto um adversário com dificuldades nas transições defensivas.

Ainda assim, seria o Slovan Liberec a marcar primeiro. Aos 35', Dmitri Efremov correspondeu com igual qualidade ao brilhantismo do passe longo que recebeu: parou a bola no peito, contornou Djavan e rematou de forma cirúrgica para o primeiro poste.

Soava a injustiça a vantagem checa, mas a verdade é que não durou muito tempo. Aos 42', Alan, sempre muito activo e com uma leitura de jogo bem acima da média, entrou na área e desferiu um remate cruzado, que foi desviado para a baliza já em cima da linha de golo. Os créditos foram divididos a meias entre o avançado Marek Bakos e o defesa Ricardo Ferreira.

Depois do intervalo, Paulo Fonseca não mexeu no seu 4-4-2 mas mudou a dinâmica na frente de ataque, com a troca de Rui Fonte por Crislan. Hassan continuava perto do golo, mas apenas perto. O empate era suficiente para confirmar a qualificação, mas o Sp. Braga queria mais. E fez por isso.

Jé em tempo de compensação, Rafa conduziu a bola pela direita e descobriu um espaço disponível na área. Crislan percebeu a intenção, fez a diagonal, recolheu a bola e projectou-a para o poste mais distante da baliza de Koubek. Estava garantida a vitória e uma vantagem de três pontos para gerir na última jornada. Derradeiro objectivo: fechar as contas com o primeiro lugar no bolso.

Publico

Bruno3429

BRAGA GANHA E APURA-SE NA LIGA EUROPA

Com um golo nos descontos de Crislan, o Sporting de Braga venceu o Slovan Liberec, 2-1, e qualificou-se para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol ficando perto de confirmar o primeiro lugar do grupo F.
O tento do avançado brasileiro aos 90+2, após grande passe de Rafa, veio repor justiça no resultado após uma excelente segunda parte dos minhotos, depois do Slovan Liberec ter-se colocado em vantagem na primeira parte.
O Sporting de Braga volta a esta fase da Liga Europa quatro temporadas depois (2011/12), época em que foram eliminados pelo Besiktas e na última jornada, em Groningen, precisa de um ponto para vencer a 'poule'.
O Slovan Liberec fez uns bons primeiros 45 minutos, mas claudicou nos segundos, ficando o Braga a dever mais um par de golos ao resultado final.
Ainda assim, a equipa checa foi a melhor que passou por Braga nesta fase de grupos e vai agora decidir com o Marselha, em casa, o apuramento na derradeira ronda.
O Braga entrou a todo o gás e logo aos 20 segundos criou muito perigo com uma grande jogada individual de Rafa, cortada no limite pela defesa checa.
Mas o Slovan Liberec respondeu com personalidade, retirando a bola aos minhotos e trocando-a com qualidade. Aos 13 minutos, esteve perto do golo com um 'tiro' de Kerbr que obrigou Matheus a grande defesa para canto
O Braga teve a sua primeira grande oportunidade pouco depois, quando Hassan, já bem dentro da área, rematou de pronto, mas o guardião checo impediu o golo que parecia certo (17).
Aos 29 minutos, Bakos surgiu na cara de Matheus sem oposição, mas rematou muito por alto, de pé esquerdo, gorando nova boa ocasião para inaugurar o marcador.
Quatro minutos depois, outra vez Bakos perante Matheus, mas mais descaído sobre a direita e com menos ângulo, preferindo tentar assistir o colega no 'coração' da área, mas o passe foi intercetado.
De tanto ameaçar, o Slovan Liberec marcou mesmo: passe de cerca de 30 metros a apanhar a defesa bracarense completamente descomposta no lado esquerdo, Efremov tirou depois Djavan do caminho e, com muita calma, rematou para o fundo da baliza (35).
O Braga voltou a 'acordar' e no mesmo minuto (38) dispôs de duas excelentes oportunidades para empatar pelas cabeças de Ricardo Ferreira (defesa do guarda-redes) e Hassan (bola na barra).
O golo dos minhotos surgiria pouco antes do intervalo (42), por Ricardo Ferreira, que confirmou quase em cima da linha de golo um remate de Alan após uma bela jogada de envolvimento que passou ainda por Rafa e Hassan.
Os da casa voltaram a entrar bem na segunda parte e aos 52 minutos, Hassan, com um desvio subtil após centro de Marcelo Goiano da direita, enviou a bola ao poste.
Crislan entrou para o lugar de um apagado Rui Fonte aos 60 minutos e Rabusic substituiu um desgastado Efremov pouco depois, mas o Slovan Liberec nunca conseguiu ser tão perigoso na segunda metade como fora na primeira e seria o Braga a estar sempre mais perto do segundo golo do que o adversário.
Destaque para o 'jovem' de 36 anos Alan, que fez uma grande partida e que, aos 77 minutos, viu ser-lhe retirado em cima da linha o golo que merecia marcar, mas que estaria reservado para o compatriota Crislan.

Jornal da Madeira

Bruno3429

Sporting de Braga apura-se para os 16 avos de final da Liga Europa

O Sporting de Braga qualificou-se para os 16 avos de final da Liga Europa em futebol, ao vencer em casa com o Slovan Liberec, por 2-1, em jogo da quinta jornada do Grupo F.

Em Braga, Efremov colocou os checos em vantagem aos 35 minutos, mas Ricardo Ferreira empatou aos 42 e Crislan deu o triunfo aos 90+2.

Com este triunfo, o Sporting de Braga passou a ter 12 pontos, mais três do que o Marselha, que venceu o Groningen (2-1), e cinco do que o Slovan Liberec, que decidem o segundo lugar de apuramento na última ronda.

Diário de Notícias da Madeira

Bruno3429

EUROPA LEAGUE: SC BRAGA VENCE SLOVAN (2-1) E GARANTE APURAMENTO

Já está! O SC Braga qualificou-se esta quinta-feira para os dezasseis avos de final da Liga Europa. Os gverreiros venceram o Slovan Liberec (2-1) e a faltar uma jornada para o fim da fase de grupos já asseguraram a presença na próxima fase da competição. Um ponto era o suficiente para os minhotos se apurarem, mas a equipa de Paulo Fonseca não se acomodou.

Uma entrada fulgurante permitia antever o ritmo que o SC Braga queria imprimir. Os checos precisaram de dez minutos para se encontrarem e Efremov deu o primeiro sinal de perigo. Os minhotos não se acanharam e Hassan esteve pertíssimo do golo, com um remate que saiu direto ao poste. Rafa era um dos homens endiabrados e, aos 25', fez uma maldade a um adversário – daquelas que deixam os adeptos com as mãos na cabeça – e isolou Rui Fonte. O desfecho não foi o pretendido. Com o SC Braga a mandar no encontro, os checos surpreenderam em contra-ataque e chegaram ao golo por intermédio de Efremov. A vantagem não durou muito tempo, já que aos 42' Ricardo Ferreira foi à grande área adversária empatar. Combinação perfeita entre Alan e Rafa com o capitão a rematar cruzado e Ricardo Ferreira a finalizar da melhor forma. Com a igualdade ao intervalo, o SC Braga tinha o apuramento garantido, mas, mais uma vez, não se limitou a jogar para o resultado.

No segundo tempo, os minhotos dominaram e estiveram, por mais do que uma ocasião, perto do golo. Rui Fonte, Hassan e Rafa foram os mais perdulários. O egípcio, inclusive, acertou novamente com o esférico nos ferros da baliza defendida por Koubek. Os bracarenses não abrandavam e o Slovan pouco ou nenhum trabalho dava a Matheus. Quando os adeptos já faziam as contas à vida com o empate, eis que Rafa tem mais um toque de Midas e isola Crislan. O brasileiro com toda a calma do mundo coloca a bola fora do alcance do guarda-redes e assina o golo da reviravolta. Corria o minuto 92 quando o Estádio Municipal de Braga celebrou a liderança do Grupo F e o apuramento para os dezasseis avos de final da Liga Europa.

PAULO FONSECA: "QUATRO VITÓRIAS EM CINCO JOGOS É ASSINALÁVEL"

Conquistado um dos objetivos da época, Paulo Fonseca mostrou-se satisfeito com o apuramento para os dezasseis avos de final da Liga Europa, depois da vitória obtida sobre o Slovan Liberec (2-1). "Foi difícil mas já sabíamos o que nos esperava. Nesta campanha, o Slovan Liberec ainda não tinha perdido fora de casa e queria manter esse estatuto de invencibilidade. Felizmente não conseguiu. Quanto a nós acreditamos sempre até ao fim. Cinco jogos em quatro vitórias é um feito assinalável", referiu.

Apesar do apuramento garantido, o treinador dos minhotos deixou claro que o SC Braga vai à Holanda para ganhar no último jogo da fase do Grupo F, diante do Groningen. "As oportunidades de golo foram repartidas na primeira parte, mas na segunda estivemos mais próximos da nossa identidade. Acreditámos na vitória até ao último minuto e vencemos com justiça. Somos uma equipa ambiciosa e, apesar de apurados para a próxima fase, garanto que não vamos à Holanda em passeio para defrontar o Groningen", assegurou.

SCBraga

JotaCC

Reação do Bragy premiada com bons descontos
Liga Europa Arsenalistas selam qualificação e ficam a um ponto de garantir o primeiro lugar

Minhotos estiveram focados no jogo e sem o Benfica na mente

O Braga, ou o Bragy, como se diz em checo, teve de esperar pelo período dos descontos para alcançar um triunfo merecidíssimo sobre o Slovan Liberec, que deu outro sabor à qualificação dos minhotos para os 16 avos de final da Liga Europa. O empate com que se chegou à fase das compensações já servia para os guerreiros selarem uma qualificação antecipada, mas o esforço da equipa foi premiado com um golo de Crislan, um herói improvável, ao cair do pano.

Rafa foi um perigo à solta no ataque do Braga. Foi dele a assistência que permitiu a Crislan fazer o golo da vitória já nas compensações
O jogo até nem começou bem para os arsenalistas, que sofreram um golo a seguir à meia hora, assinado pelo russo Efremov, a aproveitar uma brecha na defesa minhota. Mas a reação foi boa e permitiu atingir o empate antes do intervalo, num golo atribuído a Ricardo Ferreira, apesar de o próprio ter admitido que não tocou na bola, empurrada para a linha fatal pelo avançado Marek Bakos, um dos mais temíveis atacantes da turma checa, só que o fez na baliza errada. Azar o dele!
Agradeceu a equipa de Paulo Fonseca, que antes disso já podia ter empatado, mas o melhor período do Braga surgiria no segundo tempo, em que procurou verdadeiramente a vitória, perante um opositor em quebra, que parecia satisfeito com a igualdade e incapaz de incomodar Matheus e seus pares, como o fizera na primeira parte.
Alan (78) e Rafa (82) estiveram muito perto do golo, Hassan fartou-se de errar o alvo e acabou por ser Crislan, que rendera Rui Fonte, a apontar o 2-1, fazendo rebentar a festa da falange minhota, ontem todavia não muito numerosa. Muitos braguistas devem ter apontado a mira ao Benfica, que joga na "pedreira" na segunda-feira, mas a equipa, como Paulo Fonseca prometera, envolveu-se totalmente neste jogo europeu e não pensou no compromisso seguinte.
No fundo, o empate seria extremamente injusto para o Braga que, em cinco jogos na Liga Europa, já venceu quatro. Um registo inédito, que, dentro de duas semanas, o obriga ainda a ter de empatar na Holanda, para receber mais 500 mil euros de prémio, correspondentes a cada primeiro classificado. Ontem, além do meio milhão da qualificação, arrecadou 360 mil euros pelo triunfo, 240 mil dos quais garantidos nos descontos. Há descontos que valem bem a pena!



"Cinco jogos, quatro vitórias... Muito bom!"

"Sinceramente, não esperava um percurso tão bom na Liga Europa. Agora, temos de dar continuidade ao trabalho, que é recente, mas que está a dar alguns frutos", felicita-se o treinador do Braga, após a confirmação do apuramento para o grupo dos últimos 32 da Liga Europa.
"Cinco jogos, quatro vitórias... É muito bom! É um percurso assinalável. Mas, não vamos à Holanda para passear. Vamos para conseguir o primeiro lugar do grupo", acrescenta Paulo Fonseca, salientando "o triunfo justo" sobre o Liberec.
E porque a agenda aperta e o campeonato está aí à porta – jogo com o Benfica, na segunda-feira –, Fonseca volta aos treinos já hoje de manhã. "Nem tinha pensado nesse jogo. Agora, sim, vamo-nos preparar para mais um desafio muito difícil", disse o treinador do Braga.


Por dentro

"Fair-play" na UEFA
Referenciado pela UEFA devido a "dívidas por saldar" a várias entidades, o Braga negou, ontem, estar em incumprimento. Fonte do clube revelou já terem sido pagas verbas alegadamente em falta e disse não haver motivo para se falar em desrespeito pelo "fair-play" financeiro.

Baixa no aquecimento
Pavelka, médio e capitão do Slovan Liberec, lesionou-se no aquecimento e já não foi a jogo. No seu lugar, alinhou Svejdik. Nas bancadas, os checos contaram com o apoio de duas centenas de simpatizantes, mais do que estava previsto.

Mauro preterido
Com 19 jogadores convocados para o encontro com o Liberec, Paulo Fonseca decidiu sacrificar Mauro. O médio brasileiro perdeu espaço na equipa após o jogo em Marselha para a Liga Europa e, desta vez, nem no banco se sentou.

Benfica e sete espiões
Adversário do Braga na segunda-feira (21 horas, Sport TV!), em novo jogo no Estádio Municipal, o Benfica enviou ontem um espião à "Pedreira". Destaque, entre oito clubes em trabalho de observação, para as presenças do Manchester United e do Barcelona.



Braga e Sporting na reedição da final
Taça de Portugal Sorteio dos oitavos também ditou visita do F. C. Porto ao Feirense

O sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal, realizado ontem de manhã em Lisboa, trouxe a curiosidade de ver repetida, nesta fase da prova, a final da época passada entre Braga e Sporting, ganha pelos leões no desempate por grandes penalidades, após uma emocionante igualdade a dois golos no final dos 90 minutos regulamentares e do prolongamento. Candidatos assumidos a chegarem de novo ao Jamor, bracarenses e leões vão defrontar-se no Minho, a 15, 16 ou 17 de dezembro, datas agendadas pela FPF para os jogos desta quinta eliminatória.
O F. C. Porto, que em teoria é o outro favorito a conquistar o troféu, tendo em conta a eliminação do Benfica na ronda anterior, volta a jogar fora com um adversário de um escalão inferior, neste caso o Feirense, atual quarto classificado da 2.ª Liga. Recorde-se que, até agora, os dragões afastaram, com facilidade, o Varzim e o Angrense, numa temporada em que também têm como objetivo vencer a Taça de Portugal, algo que não conseguem desde 2010/11.
Para além do Braga-Sporting, sem dúvida o embate de maior cartaz da eliminatória, o sorteio de ontem ditou apenas mais dois jogos entre clubes da Liga, o Vitória de Setúbal-Rio Ave e o Boavista-Académica, todos com pergaminhos na competição. De resto, há mais duas partidas que põem em confronto emblemas da divisão principal e da 2.ª Liga (Desportivo das Aves-Nacional e Estoril-Penafiel) e uma entre equipas do escalão secundário (Gil Vicente-Portimonense).
Quanto ao Amarante, a surpresa da prova e único representante do Campeonato de Portugal (terceiro escalão do futebol nacional) nesta ronda, tinha a expetativa de receber um grande nos oitavos de final, só que as bolinhas da sorte reservaram-lhe a visita do... Arouca. Depois da sensacional eliminação do Marítimo, domingo passado, trata-se de mais uma equipa da Liga, mas as perspetivas de uma grande receita para os amarantinos ficaram furadas.

JN

JotaCC

Sp. Braga repete apuramento de 2011-12. Belenenses ainda sonha
Equipa de Paulo Fonseca venceu o Slovan Liberec (2-1), com Crislan a ser herói. Bracarenses entre os 15 já apurados

Belenenses tem de ir ganhar a Florença para se apurar

O Sp. Braga garantiu ontem o apuramento para os dezasseis avos de final da Liga Europa. Os guerreiros do Minho venceram o Slovan Liberec, por 2-1, com golos de Ricardo Ferreira (43 minutos) e Crislan (90'), depois de começarem o jogo a perder. Os bracarenses voltam a passar a fase de grupos da prova quatro épocas depois – em 2011-12 foram eliminados pelo Besiktas.
Na última jornada, em Groningen, os minhotos precisam apenas de um ponto para vencer o grupo F. "Temos quatro vitórias em cinco jogos e os jogadores estão de parabéns. Não vamos à Holanda passear mas para garantir o primeiro lugar", disse o treinador Paulo Fonseca no final do jogo.
Ontem, na Pedreira, a equipa bracarense entrou bem e aos 20 segundos criou perigo com uma grande jogada de Rafa. O Liberec respondeu com personalidade e aos 13' Kerbr obrigou Matheus a grande defesa. Depois aos 35 minutos Efremov atirou para o 1-0.
O golo do empate minhoto surgiu pouco antes do intervalo (42'), por Ricardo Ferreira, que confirmou quase em cima da linha de golo um remate de Alan (fez um grande jogo, quem diria que tem 36 anos). O empate até servia ao Sp. Braga, mas aos 60 minutos Crislan entrou para o lugar do apagado Rui Fonte e acabou por vestir a pele de herói ao marcar aos 90'.
No outro jogo do grupo, o Marselha venceu (2-1) o Groningen e só precisa de um empate frente ao Liberec para se juntar aos bracarenses na fase seguinte.

Restelo não viu golos (0-0) O Belenenses pode queixar-se, mas de si próprio. A equipa de Sá Pinto desperdiçou boas ocasiões para vencer os polacos do Lech Poznan, ontem, no Restelo, num jogo que terminou empatado (0-0).
Tiago Silva falhou uma grande penalidade aos 36 minutos – atirou por cima da baliza – e logo a seguir uma oportunidade ainda mais flagrante. Tiago Caeiro, sozinho, diante de Buric chutou em seco, para desespero de Sá Pinto.
Os azuis do Restelo não aproveitaram o empate entre o Basileia e a Fiorentina de Paulo Sousa (2-2), que os deixava numa boa posição para discutir o apuramento em Florença. Sá Pinto ainda pode sonhar, mas só um milagre permitirá seguir em frente, já que, para além de ter de vencer a Fiorentina, tem de esperar que o Lech Poznan não consiga fazer o mesmo diante do campeão suíço, já apurado. "Pela primeira vez estamos na fase de grupos e temos cinco pontos, quando ninguém pensava que iríamos pontuar (...) Queremos ganhar à Fiorentina. Temos ambição, acreditamos sempre que é possível", disse Sá Pinto. Tottenham apurado O Tottenham assegurou os dezasseis avos ao bater o Qarabag, por 1-0, em partida da 5.ª jornada do grupo J. Harry Kane foi o autor do golo que permite aos spurs enfrentar o Mónaco sem pressão. Já a equipa de Jardim está obrigada a ganhar, depois da derrota com o Anderlecht (2-0).

No grupo K, o Schalke 04 ganhou (1-0) ao APOEL de Mário Sérgio e Nuno Morais, com um golo de Choupo-Moting e apurou-se. Tal como o Sparta de Praga, que venceu o Asteras Tripolis, por 1-0.

Já apurados estão Borussia Dortmund, Molde, Nápoles, Rapid Viena, Krasnodar, Lazio, St. Étienne, Basileia, Tottenham, Schalke 04, Ath. Bilbao, Liverpool, Villarreal e Sparta Praga. › A uma jornada do final da Liga Europa já está tudo decidido em quatro grupos (C, E, G e K). De resto, 15 equipas já têm presença assegurada nos dezasseis avos de final e 12 já sabem que não vão continuar em prova.

GRUPO B O Sporting de Braga esteve a perder, mas no final fez a festa do apuramento graças aos golos de Ricardo Ferreira e Crislan. O Belenenses não foi além de um empate a zero e ainda viu Tiago Silva (ao lado) falhar uma grande penalidade



Sporting joga em Braga no grande duelo dos oitavos-de-final

O sorteio ditou a reedição da final da época passada, enquanto o FC Porto se desloca a Santa Maria da Feira

Após eliminar o Marítimo, o Amarante recebe agora o Arouca

TAÇA DE PORTUGAL O sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, realizado ontem, ditou que se reedite a final da época passada entre o Sp. Braga e o Sporting, clube detentor do troféu. A partida realiza-se no Estádio Axa, faltando ainda decidir o dia em que será disputada (15, 16 ou 17 de dezembro).

Sancho Freitas, representante do Sporting no sorteio, garantiu que a equipa irá entrar em campo "para ganhar" por forma a justificar as "responsabilidades acrescidas" por ser o atual detentor do troféu. Ainda assim, lamentou que o jogo não se realize em Alvalade, mas prometeu um leão "determinado" para vencer um adversário "fortíssimo" como é a equipa treinada por Paulo Fonseca.

Esta será a 16.º vez que bracarenses e sportinguistas se encontram para a Taça de Portugal, sendo que os leões venceram nove desses duelos, enquanto os minhotos apenas três. Nos jogos disputados em Braga, registam-se três vitórias para cada lado e um empate. De resto, o Sp. Braga venceu três eliminatórias, enquanto o Sporting foi cinco vezes apurado no confronto direto entre as duas equipas, tendo ainda ganho duas finais, a última das quais na época passada, no desempate por grandes penalidades.

Outro dos candidatos à conquista da Taça de Portugal é o FC Porto, que vai deslocar-se a Santa Maria da Feira para medir forças com o Feirense, da II Liga. Um confronto que se realiza pela quinta vez na história da Taça de Portugal, com os dragões a terem ganho três partidas e empatado uma, o que corresponde a dois apuramentos dos portistas. Rodrigo Nunes, presidente do Feirense, admitiu que será "um dia de festa" na cidade, onde existem "muitos adeptos por energia" tistas". Ainda assim, quanto às possibilidades da sua equipa, admitiu que tem "um por cento de hipóteses". Contudo, não escondeu a satisfação pelo resultado do sorteio: "Ainda bem que calhou o FC Porto. Nesta fase da prova queremos sempre encontrar os grandes." Amarante volta a sonhar O Amarante, tomba-gigantes da eliminatória anterior ao afastar o Marítimo, vai voltar a jogar em casa, desta vez frente ao Arouca, também da Liga principal. Por terra caiu o sonho de receber um grande. Ainda assim, António Duarte, presidente dos amarantinos, diz haver uma palavra que domina na Taça de Portugal: "É o possível." "O Amarante acha que antes de começar está 0-0, o Arouca tem 95% de favoritismo, mas até ao final do jogo tudo é possível", frisou António Duarte, líder da única equipa em prova que não é dos campeonatos profissionais, esperançado em repetir o feito alcançado diante do Marítimo.
Os oitavos-de-final da Taça de Portugal terão ainda mais duas partidas que vão opor equipas da Liga. Desde logo o Vitória de Setúbal-Rio Ave, que se defrontaram uma vez nesta prova, também nos oitavos-de-final na temporada 2013/14, com triunfo dos vilacondenses, por 1-0.
Já o Boavista recebe a Académica, dois históricos que já conquistaram o troféu, e que se defrontaram em seis eliminatórias, tendo os boavisteiros sido apurados em cinco ocasiões.
Certo é que nos quartos-de-final estará pelo menos uma equipa da II Liga, uma vez que um dos jogos oporá o Gil Vicente ao Portimonense. O Penafiel irá tentar juntar-se a este lote, mas tem pela frente uma deslocação à Amoreira para defrontar o Estoril, e o histórico não é favorável aos penafidelenses, que perderam as duas eliminatórias que disputaram com os "canarinhos".
Uma referência ainda para o Desportivo das Aves, que depois de eliminar Moreirense e União da Madeira nas eliminatórias anteriores, terá agora pela frente a terceira equipa da Liga, o Nacional.
Ulisses Morais, treinador dos avenses, admitiu à agência Lusa que se torna "cada vez mais complicado" continuar em prova. Ainda assim, o técnico deixou uma promessa: "Vamos à luta e queremos eliminar o Nacional."

DN


JotaCC

É UMA DELÍCIA VER ESTE BRAGA MASSACRAR

Crislan deu a vitória ao Braga com um golo marcado já nos descontos; arsenalistas não mereciam ter sofrido tanto e Rafa voltou a assinar uma grande exibição O Braga assegurou ontem a melhor prestação de sempre numa fase de grupos de uma prova europeia, depois de ter garantido a quarta vitória em apenas cinco jogos. Mais importante do que isso foi, no entanto, a qualificação para os 16 avos de final da Liga Europa, ainda que o segundo objetivo europeu da época, a obtenção do primeiro lugar do grupo, tenha ficado adiado para a última jornada, em virtude do triunfo (2-1) do Marselha sobre o Groningen. Ontem, o Braga voltou a realizar uma exibição enorme, sobretudo durante a segunda parte, altura em que se multiplicaram as oportunidades de golo (foram quase duas mãos-cheias...), mas foi preciso esperar pelo tempo de compensação para Crislan selar um triunfo que parecia escapar por mero azar – ou ineficácia na hora de finalizar, dependendo da perspetiva.
Para esta partida, Paulo Fonseca voltou a chamar Boly e Djavan para a defesa – André Pinto sentou-se no banco –, entregou o meio-campo a Luiz Carlos e Vukcevic e fez avançar a dupla Rui Fonte e Hassan no ataque.Duranteaprimeiraparte, o Slovan Liberec mostrou as virtudes que os fizeram marcar golos em 24 dos 25 jogos realizados esta temporada – apenas o Braga, na partida da primeira volta, deixou esta equipa em branco – e o remate certeiro de Efremov acabou por premiar o atrevimento dos checos, que ainda antes desse momento já tinham assustado Matheus. Nessaaltura,eapesardoencontro estar quase sempre repartido, o Braga sentia mais dificuldades do que tem sido habitual para articular o seu jogo, muito por culpa da lentidão da dupla de meio-campo na circulação de bola. Depois do golo sofrido, Rafa começou finalmente a assumir o comando das operações, e o golo do empate, já perto do intervalo, surgiu após uma excelente combinação coletiva. A estatística ao intervalo ajudava a perceber o equilíbrio, até no marcador – 56% de posse de bola para o Braga, que fez sete remates contra seis dos checos.
Na segunda parte, tudo mudou. E para melhor. Os arsenalistas cresceram em agressividade, começaram a circular a bola com maior velocidade, enquanto Rafa, mas também Alan, tratavam de criar os desequilíbrios na defesa do Slovan, sempre bem acompanhados pelos dois laterais (Djavan e Goiano). Ao crescimento do Bragafaltava,porém,ummaior poder na zona central do ataque, onde Rui Fonte pareceu estar sempre a mais. Fonseca percebeu isso e lançou Crislan. A partir desse momento, os arsenalistas encostaram em definitivo o Slovan à sua área – não fizeram nenhum remate em toda a segunda parte –, ao mesmo tempo que se sucediam as oportunidades junto da baliza de Koubek. O golo, esse, é que tardava em aparecer. E quando já poucos acreditavam, Rafa (quem mais?) colocou Crislan na cara do guarda-redes checo para o momento de maior euforia da noite. Naquele minuto 92, fez-se justiça e o Braga voltou a mostrar que está uma senhora equipa. O Benfica que se cuide.



Golo anulado

Arbitragem segura, com apenas um lance duvidoso que nem as imagens televisivas conseguiram desfazer em absoluto: aos 53 minutos, o árbitro bielorrusso anulou um golo ao Slovan Liberec por eventual fora de jogo de Efremov – que cruzaria depois para o cabeceamento de Kerbr.


FILME DO JOGO

13' Excelente defesa de Matheus, a remate potente de Kerbr que seguiu na direção do ângulo superior.
Luiz Carlos controla Svejdik
17' Rui Fonte ganha nas alturas e serve Hassan, que dispara de primeira para uma defesa formidável de Koubek.
29' Grande oportunidade para o Slovan. Cruzamento de Coufal e Bakos, à entrada da pequena área, atira muito por cima.
33' Após um ressalto, a bola vai parar aos pés de Bakos. O avançado, isolado, prefere tentar assistir um companheiro, mas Goiano corta o lance.
35' [0-1] Excelente passe longo de Bartosak, a encontrar Efremov nas costas de Djavan. O extremo entra na área e ainda finta o lateral do Braga antes de rematar para o fundo das redes.
38' Livre batido por Alan para o coração da área, onde surge Ricardo Ferreira a cabecear forte na direção de Koubek. Na sequência do lance, novo cruzamento, mas desta vez foi Hassan a cabecear à barra.
42' [1-1] Excelente combinação entre Rafa, Hassane Alan, com o brasileiro a rematar já dentro da área; Bakos, na tentativa de afastar a bola do caminho da baliza, marca na própria baliza, mas a UEFA atribui o golo a Ricardo Ferreira.
52' Cruzamento de Goiano, com Hassan a rematar de primeira ao poste.
69' Mais uma arrancada de Rafa, a servir Crislan, mas o tiro do brasileiro bate com estrondo em Coufal.
77' Na sequência de um canto, Alan remata para golo, mas a bola é cortada em cima da linha de baliza.
82' Jogada individual de Rafa; o extremo isolase depois de fintar dois adversários, mas Koubek é rápido a sair dos postes e impede o segundo golo do Braga.
88' Remate de Hassan dentro da área, novamente ao lado.



BRAGA UM A UM

Matheus 6 O guarda-redes das taças mostrou novamente que Paulo Fonseca pode alternar na baliza e manter a mesma segurança. Sem responsabilidades no golo sofrido, brilhou aos 13 minutos com uma grande defesa a remate de Kerbr.

Goiano 6 Surgiu novamente no lado direito da defesa, à semelhança do que aconteceu com o União da Madeira, e revelou grande pujança no apoio ao ataque. Fez um corte providencial aos 30 minutos.

Ricardo Ferreira 6 Mesmo com André Pinto recuperado de lesão, continua de pedra de cal no centro da defesa. Os cortes importantes e as saídas a jogar de classe mostraram porquê. Cabeceou com muito perigo aos 38 minutos.

Boly 6 Poupado em Faro, na Taça de Portugal, voltou ao onze com a segurança habitual. Ganhou muitos duelos e incorporou-se bem no plano ofensivo, subindo pelo lado esquerdo.

Djavan 6 Um mês depois, voltou à competição e jogou ao estilo que lhe é característico, ou seja, em alta velocidade pelo esquerdo. Ganhou várias vezes a linha de fundo e cruzou muito, embora nem sempre da melhor maneira.

Vukcevic 5 Prometeu com o primeiro remate do jogo, logo no minuto inicial, mas demorou a impor-se na zona de ação. Estabilizou com o passar do tempo, mas globalmente esteve discreto.

Luiz Carlos 6 Teve uma ou outra desatenção no passe na primeira parte, mas esteve sempre muito determinado. Assumiu o jogo no centro e circulou bem a bola para os alas.

Alan 7 Tal como Boly, descansou na Taça de Portugal e voltou fresco para realizar uma atuação de alto nível, elogiada por Paulo Fonseca no final. Segurou a bola, deu quase sempre a melhor sequência às jogadas e driblou adversários com facilidade. Teve participação direta no primeiro golo do Braga.

Hassan 7 Não marcou, é certo, mas só uma vez podia ter feito mais. Nas restantes, viu o guarda-redes e os ferros (duas vezes) negaram-lhe o festejo. Deu ainda nas vistas pelos desvios à ponta de lança a deixar os colegas em boa posição: num deles, abriu caminho ao golo do empate.

Rui Fonte 4 Sem confiança, passou ao lado dos lances principais do Braga. Por duas vezes, na primeira parte, até provocou a irritação dos adeptos.

Crislan 6 Deu mais agressividade ao ataque e teve o condão de decidir o jogo.

Pedro Santos Chamado aos 85 minutos, não teve jogadas de registo.

Wilson Eduardo Entrou nos descontos.



Rafa, Alan e Hassan deram espetáculo

Rafa: 8 Fintas e passes para todos os gostos

Rafa esteve endiabrado, expondo todas as suas potencialidades: técnica, velocidade e criatividade. Partindo do lado esquerdo do ataque, o extremo do Braga criou constantes desequilíbrios quer em ações individuais quer em passes de rotura. Ao camisola 18 do Braga, só faltou mesmo o golo para a exibição roçar a perfeição. Aos 82 minutos, esteve muito perto de o conseguir, num arranque fabuloso em que só pecou por adiantar um pouco a bola na hora de finalizar. Antes, já tinha ameaçado de fora da área, mas nunca desistiu e manteve a inspiração, premiada com a excelente assistência para o golo de Crislan.



Substituições Paulo Fonseca foi ao banco encontrar a solução

Sem poder contar com Stojiljkovic, que não está inscrito para as provas europeias, Paulo Fonseca voltou a apostar em Rui Fonte e Hassan. No entanto, o português sentiu mais uma vez dificuldades para se impor, demonstrando enorme falta de confiança para conseguir ligar o jogo da equipa – chegou mesmo a ser assobiado logo depois de ter falhado os primeiros dois passes no jogo. Fonseca percebeu isso e acrescentou Crislan ao jogo na segunda parte; o brasileiro trouxe a agressividade que Rui Fonte nunca conseguiu dar à equipa e, nos descontos, ainda marcou o golo da vitória. Melhor era impossível.



Paulo Fonseca "A prioridade é sempre o próximo jogo"
O quarto triunfo em cinco jogos na competição europeia é motivo de orgulho para o técnico, que não se cansou de sublinhar ambição da equipa. A vitória, disse, é mais do que justa

"Criámos inúmeras ocasiões e seria extremamente injusto sairmos daqui sem vencer" "Os jogadores estão de parabéns, mas queremos manter o primeiro lugar do grupo. Não vamos à Holanda passear" "O empate chegava para nos apurarmos mas a ambição permitiu-nos chegar à vitória" "Ainda não pensei no Benfica. Amanhã [hoje] estaremos aqui para treinar e pensar no Benfica"

O Benfica só a partir de hoje entra no vocabulário e no pensamento da formação minhota, cujo treinador ontem reconheceu surpresa perante o bom momento na Europa
A ambição da equipa bracarense foi a ideia chave por trás do discurso de Paulo Fonseca após o triunfo sobre o Slovan Liberec, que classificou de justo. "Criámos inúmeras ocasiões e seria extremamente injusto sairmos daqui sem vencer", destacou.
"Foi um jogo difícil perante um adversário que não tinha perdido fora e nos criou dificuldades. Conseguimos a quarta vitória em cinco jogos e os jogadores estão de parabéns, mas queremos manter o primeiro lugar do grupo. Não vamos à Holanda passear", garantiu o técnico.
Depois de uma primeira parte com ocasiões repartidas, como reconheceu, Fonseca fez algumas correções táticas ao intervalo, nomeadamente na primeira fase de construção tanto na própria como na do adversário, que inicialmente não conseguiram condicionar e explicando que ambas as situações estiveram diretamente ligadas: "Na nossa primeira fase de construção tínhamos quatro ou cinco jogadores muito atrás e isso dificultava a nossa saída para o ataque. Depois, passámos a ter mais bola e a circular de forma mais paciente à procura de abrir espaços, o que fomos conseguindo".
Questionado sobre prioridades, nomeadamente se chegaria uma altura da época em que teria de gerir a aposta na Europa ou no campeonato, o treinador da equipa minhota atirou: "A prioridade é sempre o próximo jogo". E, recorrendo ao que dissera pouco antes Alan, reforçou que "esta é uma equipa ambiciosa". "O empate chegava para nos apurarmos, mas a ambição permitiu-nos chegar à vitória. Temos de manter estes níveis de ambição e dar continuidade a um trabalho recente mas que está a dar alguns frutos", acrescentou.
Paulo Fonseca reconheceu que a participação na Liga Europa "tem superado as expectativas". "Tenho de ser sincero e reconhecer que não esperávamos estar tão bem neste momento da competição, mas isto deve-se à ambição deste grupo de jogadores, que tem sido brilhante", insistiu o treinador, que apontou o facto de só outras três equipas terem os mesmos quatro triunfos em cinco jornadas desta prova da UEFA.
Segue-se o Benfica na agenda do Braga, segunda-feira, para a Liga. Em casa os guerreiros do Minho mão têm derrotas, mas Fonseca não quis, ainda, projetar a partida: "Ainda não pensei no Benfica. Agora vamos para casa e amanhã [hoje] estaremos aqui para treinar e pensar no Benfica". Já o Sporting, adversário nos oitavos da Taça, mereceu comentário: "Ficámos satisfeitos por o jogo ser em casa contra um adversário de enorme valia".

O JOGO

JotaCC

Alan: "Muito fortes em casa"

"Temos uma equipa nova, mas experiente. Queremos passar em primeiro"

Alan, capitão e uma das figuras do Braga no jogo de ontem, destacou o poderio da equipa quando atua no Municipal bracarense. "Sabíamos que ia ser difícil, mas somos muitos fortes em casa. Fomos melhorando e conseguimos marcar. Foi um grande jogo da nossa parte, estamos de parabéns", começou por declarar, apontando as alterações estratégicas ao intervalo como fundamentais: "Acertámos posições, subimos no terreno e isso facilitou o nosso jogo".
O ala diz que o Braga "tem tudo para fazer uma boa campanha" europeia. "Temos uma equipa nova mas experiente. Queremos passar em primeiro", disse ainda.
Alan, 36 anos, elogiou o plantel, que descreve como "tendo muita cabeça, muita maturidade, apesar de ser jovem". "Há muito talento e vamos crescer ainda mais", garantiu.
Confrontado com a receção ao Benfica, no domingo, disse que a prioridade agora é "descansar". "Depois, sim, vamos pensar no próximo jogo", disse o brasileiro.



"ACHO QUE NÃO MARQUEI"


A UEFA atribuiu o primeiro golo do Braga a Ricardo Ferreira, que reconheceu ter sido um adversário (Bakos) a fazer autogolo. "Acho que não fui eu que marquei. Penso que o último a tocar na bola foi um jogador do Liberec. Não sei se toquei na bola ou não", afirmou o central, para quem este triunfo "dá moral" para o jogo com o Benfica. "Será difícil mas estamos confiantes, sabemos das nossas qualidades".



CRISLAN DEDICOU O GOLO A ALEF

Contente pelo golo marcado, "ainda para mais na Liga Europa e que nos permitiu apurar-nos", Crislan não tem dúvidas: "o Braga é uma equipa que em casa não deixa os adversários respirar, tal como ficou de novo provado". O avançado explicou a quem dedicou o golo. "Foi ao Alef. Porque é um amigo, com quem brinco muito." Alef ainda não se estreou pelos minhotos.


MARCA SANTOS CAUSA SUSTO MAS SAI BEM

Atingido acidentalmente pelo cotovelo de um adversário já nos descontos, Pedro Santos saiu de maca , com colar cervical, e deixou o Braga reduzido a dez nos instantes finais do jogo. Mas não passou de um susto; o extremo passou na zona mista sem mazelas. Noutro plano, Ricardo Ferreira forçou o amarelo perto do fim e vai cumprir castigo com o Groningen.


ESPIÕES BENFICA PREPARA A VISITA

Numa noite em que o Municipal de Braga registou uma assistência abaixo das expectativas, destacou-se a presença de vários clubes sonantes. O Benfica aproveitou para preparar a próxima jornada do campeonato, na qual visita o Braga, e teve a companhia, na observação, de Montpellier, Celta de Vigo, Bétis, Lorient, Barcelona, Manchester United e West Ham.

O JOGO

Bruno3429

'Fair play' financeiro cumprido

O SC Braga já regularizou as dívidas que levaram o painel de controlo financeiro de clubes da UEFA a referenciar o emblema português, esta semana, por alegado desrespeito pelo fair play financeiro, noticia A BOLA.

Deste modo, os bracarenses garantem que o nome do clube já não constará no próximo relatório da UEFA.

Manchester United e Barcelona espiaram no Estádio Municipal

Emissários de grandes clubes europeus marcaram presença ontem no jogo entre SC Braga e Liberec.

Destaque para os colossos Barcelona e Manchester United, não esquecendo Celta, Sevilha e Bétis (todos de Espanha), o West Ham (Inglaterra), Montpellier e Lorient (França).

Um representante do Benfica, próximo adversário dos arsenalistas na Liga, também assistiu ao desafio da Liga Europa.

A Bola

Bruno3429

Liga Europa: o apurado, o resistente e o sobrevivente
Sp. Braga está nos 16 avos de final, Sporting continua a depender de si e o Belenenses ainda pode ter esperança

A quinta jornada da fase de grupos da Liga Europa 2015/16 foi de boas recordações para as três equipas portuguesas em prova. Com encontro que ficou marcado nesta quinta-feira para a próxima eliminatória da Taça de Portugal, Sp. Braga e Sporting estiveram ao nível do que lhes era exigido para o penúltimo jogo desta etapa europeia.

O Belenenses está vivo, mas noutro plano: não depende só de si.

O Sp. Braga está apurado para os 16 avos de final, como está habituado, e Paulo Fonseca já assumiu que o primeiro lugar é para manter. Por partes. Em seis participações em fases de grupos da Taça UEFA e Liga Europa, os guerreiros do Minho passaram sempre para as eliminatórias: 2006/07, 2007/08, 2008/09, 2010/11, 2011/12 e na atual.

A equipa portuguesa até começou mal o jogo ficando a perder com o Slovan Liberec, mas reagiu muito bem. O Sp. Braga precisava apenas de um empate para seguir em frente; não se ficou por aí e foi buscar o triunfo. Agora, basta empatar em Groningen para manter o primeiro lugar do Grupo F; ou tal até não será preciso se o Marselha não ganhar na República Checa. Nesta quinta-feira, os franceses subiram ao segundo lugar ultrapassando o Liberec, que agora ficou obrigado a vencer os franceses na última jornada.

Sp. Braga-Liberec 2-1

Marselha-Groningen 2-1

O Sporting venceu de forma clara – e inédita – na Rússia com mais uma aposta de Jorge Jesus em várias das suas opções não tão utilizadas – desta vez já foram cinco e não tantas (9!) como na Albânia. A aposta vingou e os leões que ainda só dependiam de si para se manterem na Liga Europa assim continuam para última jornada ao vencerem pela primeira vez uma equipa russa fora de casa.

A estreia a vencer adversários russos também já tinha acontecido nesta época, na primeira mão do play-off da Liga dos Campeões frente ao CSKA Moscovo. Agora, surgiu o primeiro triunfo na Rússia. Em fases de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting tinha defrontado em duas épocas distintas o Spartak Moscovo – o melhor que tinha conseguido era um empate: em 2000/01, os leões perderam (3-1) em Moscovo e (0-3) em Alvalade; em 2006/07 empataram (1-1) fora e voltaram a perder (1-3) em casa.

Depois de perder a final da Taça UEFA 2004/05 em Alvalade (1-3) com o CSKA, o Sporting conseguiu nesta época o primeiro triunfo (2-1) já referido, mas voltou a sair derrotado (1-3) da capital russa. Relegados para esta Liga Europa, os verde e brancos portugueses foram mais uma vez batidos em Alvalade por este Lokomotiv (com mais um 1-3), frente a quem, agora nesta quinta-feira, mataram o borrego com a vitória por 4-2.

Jorge Jesus também teve a sua matança particular, pois o treinador leonino também se estreou a vencer na Rússia. E continua sem ter empatado. Duas derrotas em São Petersburgo e outra com o Spartak Moscovo ao serviço do Benfica e a deste ano com o CSKA já pelo Sporting eram o registo 100 por cento negativo até esta quinta jornada do Grupo H da Liga Europa.

Os leões estavam obrigados a ganhar para não serem eliminados. Agora, mantêm-se obrigados a vencer o Besiktas em Alvalade, mas, já, para serem apurados. A equipa turca de Ricardo Quaresma colocou-se nesta quinta-feira na liderança deste Grupo H ao vencer o Skenderbeu e está a um ponto do apuramento. O Lokomotiv também só depende de sua viagem à Albânia. E, se o Sporting vencer o Besiktas, à equipa russa até pode bastar o empate com o Skederbeu; mas, neste caso, os resultados de ambos os jogos serão fundamentais para um desempate que será feito por esse item.

Lokomotiv Moscovo-Sorting, 2-4

Besiktas-Skenderbeu, 2-0

O Belenenses sobrevive até à última jornada da fase de grupos. Mas esta equipa portuguesa não depende só de si. E até podia, mas o jogo acabou em branco quando os azuis do Restelo até dispuseram de um penálti. O 0-0 igualou o resultado da Polónia e o Lech, com os mesmos, pontos mantém-se à frente do Belenenses.

À equipa portuguesa é necessário vencer em Florença – não só porque precisa sempre de fazer melhor resultado que o Lech Poznan, nem que seja no número de golos marcados em respetivos triunfos – mas também porque a Fiorentina de Paulo Sousa precisa apenas de um empate na receção ao Belenenses para ser a segunda classificada no Grupo I, onde o Basileia assegurou apuramento e o primeiro lugar nesta quinta-feira.

Belenenses-Lech Poznan, 0-0

Basileia-Fiorentina, 2-2

Além de Sp. Braga e Basileia, esta quinta jornada da fase de grupos deixou mais nove equipas apuradas para os confrontos a eliminar onde já estavam desde a ronda anterior Molde, Borussia Dortmund e Rapid Viena. Aquelas nove equipas são: Krasnodar, Villarreal, Lazio, Saint-Etiénne, Tottenham, Schalke 04, Sparta Praga, Athletic Bilbao, Liverpool.

GRUPO A

Molde-Fenerbahçe, 0-2

Cerltic-Ajax, 1-2

Fenerbahçe e Ajax discutem em campos distintos na última jornada quem passa. Com dois pontos acima e vantagem no confronto direto, à equipa turca basta empatar.

GRUPO B

Rubin Kazan-Sion, 2-0

Liverpool-Bordéus, 2-1

O Sion garante o apuramento com um ponto. O Rubin Kazan, com vantagem no confronto direto, mas menos três pontos, tem de vencer e esperar que os suíços percam.

GRUPO C

Krasnodar-B. Dortmund, 1-0

PAOK-Qabala, 0-0

GRUPO D

Légia Varsóvia-Midtjylland, 1-0

Brugge-Nápoles, 0-1

O Midtjylland passa com um empate frente ao Brugge se o Légia não vencer em Nápoles. Os belgas estão apurados se vencerem na Dinamarca. Os polacos seguem em frente se ganharem e houver um empate no Midtjylland-Brugge.

GRUPO E

Dínamo Minsk-Viktoria Plzen, 1-0

Villarreal-Rapid Viena, 1-0

GRUPO G

Rosenborg-Saint Étienne, 1-1

Lazio-Dnipro, 3-1

GRUPO J

Monaco-Anderlecht, 0-2

Qarabag-tottenham, 0-1

O Monaco tem de ganhar em Inglaterra e esperar que o Anderlecht não vença o Qarabag na Bélgica.

GRUPO K


Schalke 04-APOEL, 1-0

Sparta Praga-Asteras Tripolis, 1-0

GRUPO L

AZ-Partizan, 1-2

Augsburgo-Ath. Bilbao, 2-3

O Augsburgo tem de vencer 3-1 na Sérvia para tirar o apuramento ao Partizan (que pode perder até 0-2).

Maisfutebol

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

SC BRAGA/AAUM CONTRA A TRADIÇÃO

É como se de uma espinha atravessada se tratasse. Isto porque o Burinhosa é uma das equipas que o SC Braga/AAUM ainda não venceu em provas oficiais. Este sábado, os Gverreiros cruzam-se com o Burinhosa numa partida a contar para a 13.ª jornada da Liga Sport Zone Futsal. Haverá desforra? Tiago Cruz, ala dos minhotos, antevê um desafio complicado. "Nós sabemos bem das dificuldades que nos esperam, mas a equipa está a trabalhar com afinco e com atenção a todos pormenores para, dessa forma, contrariar as adversidades que o adversário possa causar. Com concentração defensiva e objetividade no ataque, podemos arrecadar mais três pontos", sublinhou

Para o internacional português, as transições é um dos aspetos a reter de um conjunto que está a três pontos dos bracarenses. "Trata-se de uma equipa muito forte a jogar em casa. Jogam de forma pressionante, nunca dão um lance como perdido e são fortes nas transições rápidas, onde aplicam muita intensidade". A partida está agendada para as 18H30, no Pavilhão Gimnodesportivo da Burinhosa.

SCBraga