News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/11

Started by JotaCC, 09 de November de 2015, 08:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

Funchal com vista para o pódio

O Sporting de Braga pode ascender, esta noite (21 horas, Sport TV1), ao terceiro lugar da tabela classificativa, se vencer na deslocação ao Estádio da Madeira, casa emprestada do União. Na ressaca europeia, a equipa de Paulo Fonseca vai entrar em campo a saber que o Rio Ave deixou os três pontos na casa do Marítimo, resultado que abre as portas do pódio aos arsenalistas, atualmente no quinto lugar, com menos um ponto do que vila-condenses e Benfica.
Sem o médio Vukcevic, que não foi dispensado pela Federação da Macedónia, o Braga terá pela frente um adversário que volta a jogar na condição de visitado, depois de os jogos com o Benfica e o F. C. Porto terem sido adiados.
A última vez que o União da Madeira jogou em casa para o campeonato foi a 20 de setembro. A equipa de Norton de Matos não ganha para a Liga desde a primeira jornada e vai tentar somar a segunda vitória.


Prolongar retoma com golo de Pedrinho

O Freamunde, que nos últimos seis jogos venceu quatro e empatou dois, continua a subir na tabela. Aos 34 minutos, surgiu o penálti (alegada falta de Núrio sobre Celeste), que Pedrinho converteu. Na segunda parte, Abel Ferreira apostou em Piqueti e Ogana, ao mesmo tempo, mas estas alterações pouco trouxeram à equipa, que não criou nenhuma situação clara de golo.

JN

JotaCC

DOIS MESES PARA CRESCER
Equipa é mais vulnerável a jogar fora e o calendário obriga a superar-se nesse capítulo: cinco dos próximos oito jogos são na condição de visitante. Regresso de André Pinto ajuda

A derrota em Marselha confrontou o Braga com uma das raras debilidades desta época: só longe da Pedreira é vulnerável. O União da Madeira será o próximo teste à resistência, agora com André Pinto


André Pinto encabeça um pelotão que tem pela frente desafios bem difíceis

É espantoso olhar para o percurso do Braga – três derrotas em 14 jogos no total das competições – e recordar as várias baixas inesperadas que a equipa tem sabido superar: o central André Pinto, operado ao ombro esquerdo na sequência da lesão que sofreu como Vitória de Guimarães, a 27 de setembro, voltou ontem aos convocados; o lateral-esquerdo Djavan ainda recupera e mantém o lateral-direito Marcelo Goiano bem adaptado ao lugar. Se o plantel já deu excelentes sinais de poder disputar a zona europeia da tabela, há, no entanto, um aspeto em que terá, forçosamente, de superar-se, até ao final do ano. As únicas derrotas aconteceram na condição de visitante eé nessa que Fonseca mais vezes enfrentará, neste período, em cinco dos oito encontros do calendário. Depois de perder em Marselha, o treinador afirmou que espera muito mais do Braga, na Choupana, diante do União da Madeira, e será importante para os objetivos da SAD que assim seja, pois as várias frentes insistem em afastá-lo da Pedreira. Ultrapassada esta jornada, segue-se a deslocação a Faro, para a Taça de Portugal, e uma dupla jornada caseira – Slovan Liberec, na Liga Europa, e Benfica, no campeonato – e visitas ao Moreirense, Groningen (UEFA) e Tondela. O P. Ferreira encerra 2015 na Pedreira, e 2016 arranca no Bonfim. Crescer longe de casa é o desafio que se segue neste fenómeno de consistência que, apesar de todos os sobressaltos, tem sido o Braga de Fonseca, que em breve voltará a contar com Djavan para enfrentar o calendário.



JOGOS EM CASA
3
Derrotado apenas por três vezes e sempre na condição de visitante, o Braga terá apenas três jogos em casa, até ao final do ano: Liberec, Benfica e Paços de Ferreira



Sérvia não esperou por Vukcevic

Convocado pela Sérvia para um jogo particular com a Macedónia, o médio Vukcevic não foi autorizado pela respetiva federação a apresentar-se mais tarde na seleção e teve de ser riscado da convocatória do Braga para o encontro com o União da Madeira. Atitude diferente teve a federação egípcia, que autorizou o ponta de lança Hassan a jogar esta noite e a juntar-se, depois, à seleção que defrontará o Chade na fase de apuramento para o Mundial de 2018. De regresso à convocatória estão Aarón e Stojilikovic.



UM SALTO À BOLEIA DE PEDRINHO

"Adversário leva três pontos por culpa de um erro escandaloso do árbitro auxiliar"
Abel Ferreira Braga B
"Fomos fortes. Não me lembro de uma oportunidade do Braga"
Carlos Pinto Treinador do Freamunde


Uma grande penalidade com assinatura de Pedrinho garantiu, ontem, a vitória do Freamunde no 1.º de Maio e um salto na classificação que aproxima a equipa de Carlos Pinto da discussão da subida, à custa da ingenuidade do Braga B e também do moral fortalecido pela série de bons resultados: são já seis jogos sem derrotas. A urgência com que o Freamunde procurou a vantagem, apesar de cair sistematicamente em fora de jogo, ajudou a definir o rumo da partida, que um deslize de Núrio numa disputa de bola com Celeste precipitou o penálti do 0-1, por indicação do árbitro assistente. Seguiu-se uma corrida inglória por um golo bracarense a que a defesa visitante e o jovem Dani, em estreia como titular na baliza, resistiram bem.

O JOGO

JotaCC

SC Braga: André Pinto convocado para o assalto ao pódio

O regresso de André Pinto e a ausência de Vukcevic são as principais novidades da lista de convocados do Sporting Clube de Braga, que hoje defronta, a partir das 21 horas, a equipa do União, em partida que encerra a jornada dez da I Liga.
O defesa central regressa às opções de Paulo Fonseca depois de ter estado ausente por lesão desde o jogo em casa do Vitória de Guimarães, no final do mês de Setembro. Agora, o jogador português volta a ser uma possibilidade para assumir o lugar ao lado de Boly, no centro da defesa bracarense. De regresso também aos eleitos de Paulo Fonseca estão o espanhol Aarón Ñiguez e o sérvio Stojiljkovic, que não fizeram parte das opções para o jogo com o Marselha, a contar para a Liga Europa, por não estarem inscritos n a prova.
Baixa que acaba por ser inesperada, apesar de Paulo Fonseca ter admitido, na conferência de imprensa de antevisão da partida de hoje, que ia promover alterações no meio campo, é a do médio Vukcevic, já que a federação do seu país não libertou o jogador do estágio da selecção de Montenegro tendo em vista o particular com a Macedónia.
De fora dos escolhidos, mas por opção técnica, ficaram ainda Arghus e Joan Román.

Os convocados são os seguintes:
Guarda-redes - Kritciuk e Matheus
Defesas - Marcelo Goiano, Baiano, Boly, André Pinto, Ricardo Ferreira
Médios: Mauro, Filipe Augusto, Alan, Luiz Carlos, Pedro Santos, Aarón
Avançados: Rui Fonte, Rafa, Hassan, Stojiljkovic, Crislan, Wilson Eduardo

CORREIO DO MINHO

Bruno3429

André Pinto avança
STOJILJKOVIC VOLTA À TITULARIDADE NO ATAQUE
Autor: ANTÓNIO MENDES

O regresso de André Pinto é a principal novidade que Paulo Fonseca levou na bagagem para a Madeira. O defesa-central esteve parado devido a uma lesão no ombro esquerdo, no dérbi de Guimarães, a 27 de setembro, passando a ser uma opção credível para o onze, até porque Paulo Fonseca não tem conseguido fazer uma gestão na dupla de centrais, em funções das constantes ausências no eixo defensivo.

Aarón e Stojiljkovic são as restantes novidades na convocatória, em relação aos escolhidos para Marselha, na Liga Europa. O espanhol e o sérvio até podem entrar diretamente no onze, pois Paulo Fonseca deve voltar ao chip do campeonato, procurando gerir a carga de jogos e de viagens dos seus jogadores.

Nesse sentido, a dupla de médios deve voltar a ser composta por Luiz Carlos e Filipe Augusto, até porque a lista de 19 jogadores que ontem seguiram para a Madeira não integra Vukcevic, pois o montenegrino não foi libertado pela Federação do seu país do arranque do estágio para o confronto perante a Macedónia.

Record

Baldinotti

Luiz Carlos para renovar


O SC Braga está, segundo A BOLA, interessado em prolongar a ligação com o médio Luiz Carlos, cujo contrato termina no final da presente temporada.

Com 12 jogos realizados esta temporada, o brasileiro, que chegou ao clube em 2013 proveniente do Paços de Ferreira, tem sido uma peça importante na equipa de Paulo Fonseca.

abola

Bruno3429

U. Madeira-Sp. Braga, 0-1 (crónica)
Stojiljkovic abre caminho para o pódio
* por Raúl Oliveira

O Sporting de Braga alcançou a segunda vitória fora de casa ao vencer o União da Madeira, por 1-0, no Estádio da Madeira, na partida que encerrou a 10ª jornada da Primeira Liga. Uma cabeçada solitário de Stojiljkovic que permite à equipa de Paulo Fonseca ultrapassar o Rio Ave e chegar ao terceiro lugar.

O União começou bem a partida, ganhando dois pontapés de canto, um livre à entrada da área e até construindo a primeira oportunidade de golo, na sequência de um rápido contra-ataque, aos 8 minutos, que Breitner por pouco não converteu.

Contudo, o Sporting de Braga foi tomando conta do jogo e acabou por se instalar no meio campo unionista, respondendo com duas oportunidades de golo, por Araón e Rafa, aos 17' e 18 minutos , respectivamente. O União começou então a defender em bloco e a apostar claramente no contra-ataque para chegar à baliza de Kritciuk. Mas faltou sempre discernimento e engenho na hora de criar o desequilíbrio final necessário para alcançar o golo.

Os bracarenses, que vinham de uma goleada aplicada ao Belenenses (4-0) na jornada anterior, também evidenciaram os mesmos defeitos, mas desta feita para furar o bem organizado bloco defensivo dos madeirenses. 
Contudo, a equipa de Paulo Fonseca não desistiu e até podia ter ido para o descanso a vencer. Stoilijkovic protagonizou a melhor oportunidade do encontro em cima do minuto 45, quando surgiu isolado e atirou forte, para uma defesa apertada de Renny Vega, que desviou a bola para a trave. O esférico ainda sobrou para Filipe Augusto que serviu Stoilikovic, mas o sérvio atirou às malhas laterais, já com o guardião do União batido. 

A primeira parte terminou com o Sporting de Braga a controlar as operações e com uma grande margem de posse de bola em relação ao adversário. O início do segundo tempo trouxe mais do mesmo, mas também um jogo mais interessante.

O domínio continuou a ser do Braga, com o União a espreitar o contra-ataque. O primeiro lance de perigo foi assinado por Luiz Carlos, aos 56', ao atirar à entrada da área, mas muito por cima. O União respondeu no minuto seguinte, por intermédio de Breitner, que a passe de Amilton, atirou forte à entrada da área, mas também por cima.

Logo de seguida, o bracarense Hassan serviu Aarón sobre a direita, mas o colega atirou às malhas laterais.
O que poderia nesta fase acontecer em qualquer das balizas foi conseguido pelo Braga, aos 63'. Na marcação de um canto sobre a esquerda, Aarón encontrou Stojiljkovic junto ao primeiro poste, que desviou sem oposição para o fundo das redes.

Em desvantagem, Luís Norton de Matos refrescou o ataque, fazendo entrar Miguel Fidalgo e Élio Martins para os lugares de Breitner e Eder Farias. E foi o recém-entrado Miguel Fidalgo que teve o empate nos pés, aos 78 minutos. Valeu a atenção de Kritciuk com uma grande defesa. 

Aos 82 minutos, Hassan fez um grande trabalho na esquerda e com um cruzamento rasteiro para o segundo poste, serviu Stojlikovic, mas o sérvio chegou atrasado para o desvio.

O União da Madeira deu o tudo por tudo nos minutos finais, mas o Braga tapou todos os caminhos para a sua baliza e segurou os três pontos que lhe permitem chegar ao terceiro lugar.

Maisfutebol

Bruno3429

CINCO GOLOS EM NOVE JOGOS
Stojiljković assina melhor arranque de sempre num clube
Texto por Duarte Monteiro

O SC Braga parece contar com uma frente de ataque com garantia de golos. Para lá de Hassan contratado ao Rio Ave, também Nikola Stojiljković tem provado dotes de goleador desde que chegou aos arsenalistas do Minho.

Com o golo apontado esta segunda-feira à noite na Madeira, diante do União (0x1), o avançado sérvio de 23 anos assinou o quinto golo ao serviço do SC Braga, confirmando o melhor arranque da carreira num clube - cinco golos em nove jogos.

Stojiljković estreou-se a marcar com um «bis» frente ao Marítimo, na 5ª jornada da Liga portuguesa. Voltou depois a marcar na Taça de Portugal, frente ao Ac. Viseu, antes de apontar um dos golos com que o SC Braga goleou o Belenenses (4x0), na 9ª jornada.

Agora, uma ronda depois, novo golo do ex-jogador do Rad Beograd e Cukaricki, elevando para cinco o total na presente época. Um registo que supero os quatro golos em em nove jogos apontados pelo Cukaricki, em 2013

Zerozero

Bruno3429

Paulo Fonseca surpreendido com o terceiro lugar

O treinador do SC Braga, Paulo Fonseca, reconheceu que está surpreendido com o atual terceiro lugar da sua equipa já nesta altura do campeonato, isto quando estão cumpridas apenas dez jornadas.

«Apesar desta reação final do Arouca, a vitória assenta bem ao SC Braga e poderíamos ter mais um golo de vantagem, num jogo difícil. A primeira parte foi sentido único e os números são demonstrativos da diferença entre as duas equipas. Na segunda parte a reação foi boa», afirmou Paulo Fonseca, em declarações à Sport TV.

O técnico dos guerreiros está muito satisfeito com o terceiro lugar.
«Se me dissessem no início da época que estaríamos no terceiro lugar nesta altura eu diria que era uma visão muito otimista, mas a verdade é que estamos e agora vamos continuar em busca dos nossos objetivos.»

A Bola

Bruno3429

Stojiljkovic coloca Braga no pódio da Liga
JOÃO FARIA

O Sporting de Braga isolou-se no terceiro lugar da Liga de futebol, ao vencer, esta segunda-feira, por 1-0, na Choupana, frente ao União da Madeira, no jogo que fechou a décima jornada do campeonato. O sérvio Stojiljkovic marcou o único tento do desafio.

O jogo chegou empatado sem golos ao intervalo, com Stojiljkovic a assinar o momento mais vibrante do primeiro tempo, num remate que embateu na barra, mesmo à beira do descanso.

O mesmo avançado sérvio, ao minuto 63, fez o único golo do jogo, num golpe de cabeça, após um pontapé de canto apontado por Aarón.

O União procurou o empate, mas não conseguiu, em parte por demérito dos seus avançados, mas também devido a duas boas intervenções do guarda-redes Kritciuk.

JN

Bruno3429

Sp. Braga de passada larga no campeonato
NUNO SOUSA

"Minhotos" fecharam a 10.ª jornada da Liga com um triunfo difícil na Madeira e continuam perseguição ao FC Porto.

Só quando o FC Porto cumprir na Madeira o teste que o Sp. Braga superou nesta segunda-feira é que se saberá ao certo quantos pontos separam as duas equipas, mas, para já, os minhtos mordem os calcanhares aos "dragões", que ocupam o segundo lugar. Tudo porque a equipa de Paulo Fonseca bateu, no Funchal, o União por 0-1, no final da 10.ª jornada.

Foi já no período de compensação do primeiro tempo que surgiu a primeira grande ocasião de golo. Aarón Ñíguez descobriu Stojiljkovic na área contrária, com um passe teleguiado, e o avançado sérvio rematou em potência, com a bola a passar por baixo do corpo do guarda-redes Renny Vega (o venezuelano substituiu o ausente André Moreira) e a acabar devolvida pela trave.

O primeiro aviso do atacante ex-Cukaricki assustou, o segundo remate resolveu o jogo. Aos 62', na sequência de um pontapé de canto, Stojiljkovic saltou ao primeiro poste e desviou para a baliza do União, abrindo a caixa-forte que Norton de Matos tem aperfeiçoado desde o início da temporada.

O União, coeso a defender e compacto num 4x5x1 muito combativo, garantiu sempre intensidade nas suas acções, com Hamilton em plano de destaque no ataque. Foi dos seus pés que nasceu o primeiro lance de perigo dos anfitriões, aos 54', com um cruzamento atrasado que Breitner não foi capaz de aproveitar.

Se a primeira investida dos insulares foi desbaratada pelos pés do médio venezuelano, a segunda — e última — parou nas mãos de ferro de Kritciuk. Aos 76', o guarda-redes russo defendeu, de forma instintiva, um desvio de Miguel Fidalgo à boca da baliza, após assistência de Élio Martins, num lance construído por dois homens lançados em campo no segundo tempo. Dessa forma, estendeu para 502 o rol de minutos consecutivos sem sofrer golos na Liga.

Nessa altura, o União encaixava já no 4x4x2 do Sp. Braga, com uma dupla atacante, mas Paulo Fonseca calculou bem o risco ao apostar na experiência de Alan. O médio de 36 anos ajudou a segurar as pontas e nem o pulmão infindável de Gian, do outro lado, surtiu efeito. Os minhotos estão a um ponto do FC Porto, que tem um jogo a menos (precisamente frente aos madeirenses). E continuam a brilhar no campeonato.

Publico

Bruno3429

O caminho da vitória na Ilha estava na cabeça de Stojiljkovic

Um golo bastou para deixar o SC Braga no pódio da classificação. Stojiljkovic assinou o momento da partida ao finalizar da melhor forma um cruzamento tirado com conta, peso e medida por Filipe Augusto. Os Gverreiros do Minho venceram o União (0-1) e saem da Madeira com o estatuto de terceiro classificado da Liga NOS. O desafio diante da equipa liderada por Norton de Matos não se adivinhava fácil, mas os minhotos foram donos e senhores do encontro. Dominaram ao longo de toda a primeira parte e Aarón, Hassan e Stojiljkovic tiveram, por mais do que uma ocasião, perto do golo. Ora com o pé, ora com a cabeça, Vega negou sempre a festa do SC Braga.

Com o nulo ao intervalo, os minhotos não abrandaram e surgiram no segundo tempo ao ataque. Depois de várias investidas, Stojiljkovic fez de cabeça o golo que carimbou a vitória. Corria o minuto 63, quando o avançado saltou mais alto e descobriu o caminho para a felicidade. Depois seguiu-se uma resposta natural do União, mas Kritciuk esteve sempre à altura dos acontecimentos. Até ao final do jogo, nota para o regresso de André Pinto à competição depois de ter estado afastado dos relvados devido a lesão.

Paulo Fonseca: "A vitória assenta-nos na perfeição"

O triunfo sobre o União da Madeira coloca o SC Braga com estatuto na tabela classificativa, mas na opinião de Paulo Fonseca a vitória sobre os madeirenses não foi fácil de ser conquistada. "Não há jogos fáceis. Embora esta vitória nos assente bem, este foi um jogo difícil. Na primeira parte o desafio teve sentido único e, por isso, podíamos ter saído para o intervalo com mais um golo de vantagem", referiu.

Depois do golo dos minhotos o União reagiu, mas na ótica do técnico dos bracarenses a partida estava controlada. "Tivemos variadíssimas oportunidades para marcar mais do que um golo. Tivemos sempre com ascendente e nunca passamos por grandes dificuldades. Estamos satisfeitos com a pontuação que temos e com a classificação, mas não nos deixamos iludir", sublinhou.

SCBraga

Bruno3429

Braga vence na Madeira e chega ao pódio

Acabou a partida, que terminou com um triunfo justo da equipa mais eficaz. O União da Madeira também teve oportunidades para fazer mexer o marcador, mas Kritsyuk esteve em bom plano na baliza dos bracarenses.

O União da Madeira, que ainda tem de acertar calendário com FC Porto e Benfica, sofreu a sua quinta derrota na I Liga

O Braga subiu ao terceiro lugar da I Liga, ao vencer fora o União da Madeira, por 1-0, no jogo que encerrou a 10.ª jornada. No Estádio da Madeira,um golo do sérvio Nikola Stojiljkovic, aos 63 minutos, valeu ao Braga o sexto triunfo no campeonato, segundo em terreno alheio, e o salto para a terceira posição, com 20 pontos, menos seis do que o líder, o Sporting, e a um do FC Porto, que tem menos um jogo. O Benfica é quarto, com 18, e também tem um jogo em atraso.

O União da Madeira, que ainda tem de acertar calendário com FC Porto e Benfica, sofreu a sua quinta derrota na liga e efetivou a sua descida para o 16.º e penúltimo lugar, seis pontos, tantos quanto a Académica (17.º) e mais um do que o Tondela (18.º).

PAULO FONSECA
"Eu nunca tinha ganho na Madeira"

Paulo Fonseca recorda que o Braga não vencia na Madeira há três temporadas

Sobre o jogo: "Não há jogos fáceis. Apesar da reação do União na parte final do jogo julgo que a vitória nos assenta bem. Criámos situações de golo para termos chegado ao intervalo já em vantagem. Na primeira parte o jogo teve sentido único, os números são bem demonstrativos. Na segunda parte, depois do nosso golo, houve a reação do União".

Sobre a classificação: "O Braga não ganhava na Madeira há três temporadas e eu nunca tinha ganho aqui. Atingimos os 20 pontos, o que me parece muito bom para esta fase da temporada. Se me perguntasse no início da época, diria que estar nesta fase no terceiro lugar era um perspetiva bastante otimista. Estamos muito satisfeitos, mas estamos muito longe do final do campeonato. É importante estarmos em todas as competições, mas resta ainda muito trabalho"

O Jogo

Bruno3429

U. Madeira-Sp. Braga, 0-1 (destaques)
Cabeçada de Stojikljkovic valeu pódio
*por Raúl Oliveira

Figura: Stojilikovic
O avançado sérvio somou, frente ao União da Madeira, o seu quarto golo na Liga. Lutou imenso para colocar a sua equipa na frente do marcador e ajuda-la a somar os três pontos. A defensiva unionista bem tentou tapar-lhe os caminhos, mas perseverança de Stojilikovic acabou por fazer a diferença no local e momento certos: oportuna cabeçada em resposta a um canto marcado por Aarón.
 
Momento: golo aos 63'
O golo de Stojilikovic abriu o muro defensivo do União da Madeira, aos 63'. Até então, a luta do Sporting de Braga vinha sendo inglória perante o acerto defensivo dos insulares. O avançado sérvio fez o mais difícil numa partida que exigiu muita paciência por parte da sua equipa, e talvez por isso tenha sido abraçado efusivamente pelos seus colegas de equipa no final do jogo.
 
OUTROS DESTAQUES:
 
Renny Vega
O guardião venezuelano, apesar da sua já longa experiência entre os postes, evidenciou algum nervosismo em alguns lances que mereciam uma resposta mais segura. No golo sofrido tem de dividir as culpas com os colegas da defesa, apesar do oportunismo de Stojilikovic .
 
Kritciuk
Ao contrário do seu homólogo na equipa do União da Madeira, o guardião russo mostrou-se sempre seguro na hora de recolher ou interceptar o esférico conduzido pelo ataque do União. E revelou-se ainda decisivo ao negar o empate, que esteve nos pés de Miguel Fidalgo, aos 78'.
 
Rafa e Hassan
O avançado luso e o médio egípcio foram incansáveis na tarefa para tentar derribar o muro defensivo madeirense, ora a servir colegas, ora a tentar o golo. Hassan interveio no tento partida. Rafa ficou muito perto de marcar. E ambos correram o campo todo! 
 
Breitner e Farías
O médio brasileiro e o avançado venezuelano foram sacrificados por Norton de Matos logo após o golo do Braga, em troca por Miguel Fidalgo e Élio Martins. Até à substituição, ambos lutaram imenso, mas não foram capazes de fazer mais do que isso.

Maisfutebol