News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 05/11

Started by Bruno3429, 05 de November de 2015, 08:09

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Guerreiros à conquista da Gália
Rui Alberto Sequeira

O SC Braga, líder destacado do Grupo F com nove pontos, joga esta noite no Estádio Vélodrome (18 horas) perante o Marselha, a possibilidade de carimbar a presença nos 16 avos de final da Liga Europa. A vitória permite desde logo seguir em frente mas o empate pode chegar - precisando de um deslize do Slovan Liberec, segundo classificado, no estádio do 'lanterna-vermelha' Groningen - para as aspirações da formação bracarense em passar para a fase seguinte da competição.

O Braga pode ainda alcançar um feito inédito nesta jornada europeia uma vez que até hoje nenhuma equipa portuguesa conseguiu vencer os quatro primeiros encontros na fase de grupos da prova. De resto diz-nos a história que o Braga apurou-se para os 16 avos-de-final nas quatro ocasiões anteriores em que disputou a fase de grupos da Taça UEFA e da Liga Europa.

Depois de há quinze dias o Sporting de Braga ter demonstrado na capital do Minho toda a sua qualidade futebolística perante uma turma gaulesa, praticamente remetida à defesa; mas que no final da partida quase ia tendo a sorte do jogo; os pupilos de Paulo Fonseca deslocam-se a Marselha com confiança e tranquilos. Confiança pelos resultados e pela qualidade do futebol praticado quer a nível interno, quer nas provas europeias e tranquilos porque lideram confortavelmente o Grupo F e só dependem de si próprios.

O jogo no Vélodrome poderá favorecer o Sporting de Braga uma vez que a pressão está toda do lado do adversário. O desafio de hoje é mais um teste para a capacidade futebolística do plantel bracarense que Paulo Fonseca, fiel a um sistema de jogo assente num 4-4-2, tem sabido gerir, implementando uma rotatividade de jogadores que permite manter um futebol de posse de bola, defensivamente coeso e de pendor atacante, sem grandes oscilações qualitativas.
Certamente que o Marselha desta noite será bem diferente daquele que jogou na cidade dos arcebispos, mas bastará um Sporting de Braga igual a si próprio, concentrado e confiante.

Correio do Minho

Bruno3429

Um Boly sem sentimentos
DEFESA DOS MINHOTOS VOLTA A SUA FRANÇA

Boly vai voltar a atuar no seu país natal e os jornalistas franceses bem puxaram pelo central para saber que tipo de sentimento isso desperta nele. Mas não tiveram grande sucesso. "Só é diferente porque a minha família vai poder ver o jogo mais facilmente. De resto é igual, estão três pontos em disputa como em qualquer outro jogo e só penso em ajudar o Sp. Braga a conquistá-los", vincou Boly, garantindo que não teme ninguém em especial no ataque do Marselha: "Têm bons jogadores e defensivamente teremos de estar atentos a todos eles."

Vitória em Marselha garante mais um milhão
BRACARENSES RUMO AOS 16 AVOS DA LIGA EUROPA

A vitória, hoje, em Marselha garante o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa e ainda o 1.º lugar no Grupo F. Pelas duas conquistas, mais os três pontos conquistados, os minhotos arrecadam 1,3 milhões de euros aos quais ainda se somam 2,4 milhões pela chegada à fase de grupos e 1,1 milhões de euros pelos três triunfos anteriores. Logo o empate também dá a passagem, mas ainda não garante o 1.º lugar.

Record

Bruno3429

Nove vagas já em leilão - e tantos portugueses em campo!
Sp. Braga pode ser a primeira equipa portuguesa a confirmar a passagem - Sporting e Belenenses vão continuar na luta
Por Redação   

Nove equipas – entre elas o Sp. Braga, que é a primeira equipa portuguesa a entrar em ação, às 18 horas – podem festejar já nesta quinta-feira o apuramento para a fase a eliminar da Liga Europa. Sporting e Belenenses, que jogam a partir das 20.05, continuam na corrida, mas precisam de bons resultados nesta ronda - e não só - para acabarem os seus grupos num dos lugares de acesso aos 16 avos de final.

Por contraste, alguns grandes nomes do futebol europeu, incluindo três ex-campeões da Europa – Ajax, Celtic e Liverpool, correm o risco de ficar em muito maus lençóis, a um passo da eliminação, em caso de derrota. Aqui fica o ponto de situação em cada grupo, bem com o registo de jogadores e técnicos portugueses envolvidos nos 24 jogos desta quinta-feira.

Resultados e classificações

Grupo A
Ajax-Fenerbahçe (18 h)
Celtic-Molde (18 h)

O Fenerbahçe, de Vítor Pereira, Nani, Raul Meireles e Bruno Alves pode agravar ainda mais a situação delicada do Ajax se conseguir vencer, ou pontuar, em Amesterdão. O surpreendente Molde, que lidera, apura-se em caso de vitória, desde que o Ajax não ganhe o seu jogo.

Grupo B
Rubin Kazan-Liverpool (18 h)
Sion-Bordéus (18 h)

O Sion, do português Carlitos só precisa da vitória para se qualificar. Já o Liverpool, de Jürgen Klopp, precisa de inverter uma tradição, já que todas as equipas inglesas têm perdido nas deslocações a Kazan. Ainda sem vencer na Liga Europa, os «reds» - sem o português João Carlos Teixeira - vão querer aproveitar a moralização da vitória sobre o Chelsea, em Londres, para entrarem – finalmente - em velocidade de cruzeiro.

Grupo C
Borussia Dortmund-Qabala (18 h)
Krasnodar-PAOK (18 h)

Três jogos e três empates para os portugueses do PAOK, Ricardo Costa e Miguel Vítor, que precisam de pontuar na Rússia para se manterem na rota do apuramento. O Dortmund, grande dominador do grupo, fica apurado se vencer o seu jogo e o Krasnodar bater os gregos.

Grupo D
C. Brugge-Legia Varsóvia (18 h)
Nápoles-Midtjylland (18 h)

Num grupo sem portugueses, o Nápoles está a um passo da festa: apura-se ganhando, ou com qualquer outro resultado, se houver empate no Brugge-Legia. O Midjylland apura-se com o Nápoles se vencer no San Paolo e o outro jogo acabar empatado.

Grupo E
Dínamo Minsk-Villarreal (18 h)
Viktoria Plzen-Rapid Viena (18 h)

Outro grupo sem representantes portugueses, e com uma das equipas sensação desta fase: o Rapid apura-se desde já, em caso de vitória, enquanto os espanhóis do Villarreal podem ficar a um pequeno passo desse objetivo se vencerem em Minsk.

Grupo F
Groningen-Slovan Liberec (18 h)
Marselha-SP. BRAGA (18 h)

O Sp. Braga é uma das três equipas com registo perfeito – já agora, as outras duas são Nápoles e Rapid Viena – e apura-se em caso de vitória. O empate deixará a equipa de Paulo Fonseca a um pequeno passo da meta, enquanto os holandeses do Groningen podem ficar já fora da equação se perderem em casa com o Liberec.

Grupo G
Rosenborg-Lazio (20.05 h)
St. Etiènne-Dnipro (20.05 h)

Ainda ninguém poderá ficar apurado nesta jornada, mas em caso de vitória na Noruega a Lazio pode começar a fazer planos para a fase seguinte. Já o Dnipro, do português Bruno Gama terá de justificar o estatuto de finalista vencido da última edição e retificar em França a surpreendente derrota caseira com o St. Etiénne no jogo da primeira volta.

Grupo H
Besiktas-Lokomotiv Moscovo (16 h)
Skenderbeu-Sporting (20.05 h)

No grupo mais português desta primeira fase o Lokomotiv, de Manuel Fernandes, apura-se já se vencer o Besiktas, de Ricardo Quaresma, e o Sporting não ganhar na Albânia. Já um triunfo dos leões elimina de imediato os frágeis albaneses e faz a equipa de Jorge Jesus entrar num lugar de apuramento, desde que o Besiktas não ganhe o seu jogo.

Grupo I
Basileia-Belenenses (20.05 h)
Lech Poznan-Fiorentina (20.05 h)

Ninguém pode apurar-se, ou ficar eliminado, nesta jornada, mas se o Belenenses repetir a sensacional vitória de há duas semanas sobre o Basileia salta para o primeiro lugar do grupo. Num grupo em que as hierarquias estão a ser totalmente desrespeitadas, é a Fiorentina de Paulo Sousa que, contra todas as expectativas, tem de lutar pela sobrevivência na visita à Polónia.

Grupo J
Qarabag-Monaco (16 h)
Tottenham-Anderlecht (20.05 h)

Ninguém pode apurar-se ou ficar eliminado nesta jornada, no grupo mais equilibrado de todos. Ainda sem derrotas, o Mónaco, a equipa mais portuguesa do futebol francês, viajou para o Azerbaijão com quatro jogadores lusos – Ricardo Carvalho, João Moutinho, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva - além do técnico Leonardo Jardim, claro. Uma reedição da vitória na primeira volta mantém os monegascos na liderança e deixa-os muito bem encaminhados. O outro jogo é um clássico – a reedição da final da Taça UEFA de 1984, entre dois ex-vencedores do troféu.

Grupo K
Asteras Tripolis-APOEL Nicósia (20.05 h)
Sparta Praga-Schalke 04 (20.05 h)

Em Gelsenkirchen há duelo entre equipas invictas, opondo o líder Schalke ao Sparta Praga, do português Marco Paixão. Os alemães apuram-se em caso de vitória, e esse é também o resultado que mais favorece as pretensões do APOEL, de Mário Sérgio e Nuno Morais, praticamente obrigado a pontuar na visita ao lanterna vermelha, Asteras.

Grupo L
Ath Bilbao-Partizan Belgrado (20.05 h)
Augsburgo-AZ Alkmaar (20.05 h)

Ninguém pode apurar-se nem ficar eliminado nesta jornada, num grupo sem representantes portugueses. O mais próximo é mesmo o treinador do Partizan, o nosso bem conhecido Drulovic, que tem uma deslocação difícil ao País Basco. Quem vencer fica na liderança isolada, e com caminho desbravado para o apuramento. No outro jogo, Augsburgo e AZ Alkmaar discutem entre si a reentrada na luta pela qualificação: quem perder fica com vida muito, mas muito difícil.

Maisfutebol

JotaCC

Vélodrome prò recorde
As equações do treinador Paulo Fonseca e o fito do Braga num feito inaudito de uma equipa portuguesa na Liga Europa

"Como sabem, não sou bom a Geografia. E a Matemática também não é o meu forte". Na bem humorada confissão pública do treinador Paulo Fonseca está a equação, cheia de variáveis, das contas do Grupo F da Liga Europa. Para a equipa minhota, a solução, contudo, até é simples. Se empatar em Marselha, hoje, o Sporting Clube de Braga apura-se para os 16 avos de final do torneio. E no primeiro lugar, independentemente do que façam Groningen e Liberec e do que possa suceder depois nas duas jornadas finais.

Paulo Fonseca, ladeado por Boly, tentará averbar a quarta vitória europeia da época
Se sair da Provença com um ponto, o pior cenário do Braga será terminar empatado a dez unidades com os holandeses e os checos. Mas ficará sempre na frente deste campeonato a três! "Isso logo se vê, no fim. Essas contas não me interessam para nada. O importante é atingirmos os nossos objetivos", diz Paulo Fonseca, que chega a Marselha com o fito num recorde nacional, a quarta vitória seguida na fase de grupos da Liga Europa, nunca conseguida por qualquer equipa portuguesa.
O feito é de monta, mas falta-lhe a parte mais difícil, no renovado Stade Vélodrome. "Digo, agora, o que disse há duas semanas. O Marselha é um clube histórico é uma grande equipa, cheia de grandes jogadores, e só o melhor Braga, na sua máxima força coletiva, poderá bater-se pelos pontos", resume Paulo Fonseca.


À margem

Michel muito elogioso
●"O Braga é excelente. É uma equipa sem altos nem baixos. No sorteio, logo vi no que estávamos metidos. Não me enganei", afirmou o treinador espanhol do OM.
Baixas no Olympique
Dois médios, internacionais franceses, não jogarão com o Braga: Lass Diarra tem inflamação no joelho direito e Alessandrini lesão na planta do pé esquerdo.
Boly de volta a França
O central está satisfeito por voltar a França, mas diz que uma vitória do Braga não terá sabor extra. "É bom jogar aqui, mas são sempre três pontos, seja em Groningen ou Marselha", frisa o defesa.
Chutos e pontapés
Nem o regresso às vitórias melhora o ambiente no OM. No último jogo, em Nantes, Barrada pegou-se com Batshuayi. O marroquino censura o individualismo do belga.
Olho no prize-money
Com o prémio de participação e com as três vitórias, o Braga já faturou 3,48 milhões de euros. Os cifrões ainda cintilam: a vitória no grupo dá bónus de 500 mil.
Meia casa à vista
O renovado Vélodrome tem lotação para 67 mil adeptos, mas a bilheteira andará à volta dos 30 mil. Uns 1800, entre os quais muitos emigrantes, torcerão pelo Braga.

JN

JotaCC

Uma jornada de altas expectativas para Sporting de Braga e Belenenses

Após terem feito o pleno de vitórias na jornada anterior da Liga Europa, os clubes portugueses que disputam a segunda competição mais importante da UEFA partem com grandes expectativas para a quarta ronda. O Sporting de Braga pode garantir desde já a qualificação para os 16 avosde-final em caso de vitória na visita ao Marselha, enquanto o Belenenses procura repetir o triunfo sobre o Basileia, o que colocaria os "azuis" do Restelo no topo da classificação do Grupo I. O Sporting (ver texto ao lado) é o outro emblema nacional na prova.
As expectativas são elevadas, mas tanto Paulo Fonseca como Ricardo Sá Pinto preferiram moderar o entusiasmo. "O Marselha é uma equipa forte, estão motivados por jogar em casa, o que será uma dificuldade extra para nós. Eles querem ganhar para poderem passar a fase de grupos", apontou o treinador do Sp. Braga. "[Os suíços do Basileia] têm a final da Liga Europa em sua casa, estão muito motivados e querem mudar o resultado do último jogo. É um adversário poderoso, enquanto nós estamos a ir além das expectativas", sublinhou o técnico do Belenenses.
Em Marselha, o Sp. Braga vai procurar dar seguimento a uma trajectória irrepreensível na fase de grupos da Liga Europa. Os minhotos venceram as três partidas disputadas e qualificam-se para a próxima fase da competição, se vencerem. "Tal como na geografia, a matemática não é o meu forte. Depois do jogo peço a alguém que me ajude a fazer as contas. Até agora não tive qualquer preocupação em fazê-las", confessou o técnico, acrescentando: "Temos é que obrigatoriamente manter a nossa ambição e isso passa por ganhar os três pontos. A pressão está mais do lado do Marselha."
No Restelo, alimenta-se o sonho de repetir o triunfo sobre o Basileia (1-2 na Suíça): "É uma oportunidade única para fazermos história. Não temos responsabilidade de ganhar e passar, mas temos de acreditar que conseguimos ganhar a qualquer adversário. Os jogadores têm de entrar muito concentrados", frisou Sá Pinto. O treinador dos "azuis" garantiu que o objectivo continua a ser "tentar ir o mais longe possível" na Liga Europa, mas também disse que "não faz mal sonhar com coisas boas". "Estamos focados em fazer um bom jogo e obter um bom resultado", concluiu. No outro jogo do Grupo I, a Fiorentina de Paulo Sousa vai à Polónia defrontar o Lech Poznan para tentar deixar o último lugar da classificação.
Para além do Sp. Braga, outras quatro equipas dependem apenas delas mesmas para se qualificarem para a próxima fase da Liga Europa: Sion, Nápoles, Rapid Viena e Schalke 04 apuram-se para os 16 avos-de-final, se vencerem, respectivamente, Bordéus, Midtjylland, Viktoria Plzen e Sparta Praga. O Borussia Dortmund também tem a próxima fase da Liga Europa quase à vista: tem de vencer o Qäbälä e torcer para que o FC Krasnodar ganhe ao PAOK. O Fenerbahçe de Vítor Pereira visita o Ajax, em busca do segundo triunfo no Grupo A (se os holandeses não ganharem, e se no outro jogo do agrupamento o Molde vencer o Celtic, os noruegueses qualificam-se). Já o Mónaco de Leonardo Jardim defende a liderança do Grupo J no Azerbaijão contra o Qarabag.

PUBLICO

JotaCC

Sá Pinto quer fazer história e Sp. Braga pode apurar-se já
Belenenses joga com Basileia no Restelo e os minhotos deslocam-se a Marselha a sonhar com a fase seguinte da prova

Sá Pinto pretende um Belenenses "destemido e ambicioso" hoje frente ao Basileia (20.05, Sport TV ) e admitiu que seria um "sonho" terminar a quarta jornada na liderança do Grupo I da Liga Europa.
O treinador da equipa do Restelo espera um "Basileia mais forte" do que no primeiro jogo na Suíça (vitória dos azuis por 2-1). "É uma oportunidade única para fazermos história. Não temos a responsabilidade de ganhar e passar, mas temos de acreditar que conseguimos ganhar a qualquer adversário. Os jogadores têm de acreditar que podem fazer história."
Já o Sp. Braga (18.00 SportTV) é uma das quatro equipas que podem apurar-se hoje para a fase seguinte da Liga Europa se vencer o Marselha. Se o fizer alcança 12 pontos em quatro jogos, um feito inédito para equipas portuguesas nesta prova. "Tal como a geografia, a matemática não é o meu forte. Não fiz contas. Temos de manter a ambição e vencer. Depois peço a alguém que me ajude a fazer as contas", disse Paulo Fonseca, que ouviu elogios do técnico do Marselha: "O Sp. Braga não tem altos e baixos, é excelente."

DN

JotaCC

FONSECA DISPENSA MATEMÁTICA
APURAMENTO O treinador do Braga não quer encher a cabeça com um jogo de probabilidades, pedindo a vitória para garantir acesso imediato aos "16 avos"

"Tal como na geografia, a matemática não é o meu forte. Depois peço que me façam as contas"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


Já se nota diferenças no Marselha e maior resistência defensiva –e é nestes aspectos que Fonseca concentra a atenção. Treinador garante que só pensa na vitória



O Braga entra, ao final da tarde, no relvado de uma das sedes do Europeu'2016, com o pensamento firme na vitória para seguir para os 16 avos de final da Liga Europa, que será a sétima no histórico de presenças europeias. Um empate é um cenário também otimista para os arsenalistas, mas o raciocínio de Paulo Fonseca não processa equações, como o próprio reconhece: "Tal como a geografia, a matemática é coisa que não domino. No final do jogo, depois peço a alguém que faça essas contas, porque para já não tenho preocupação de as fazer". Como líder do Grupo F, a equipa bracarense quer mostrar no Estádio Vélodrome, onde se nota ainda algumas obras à volta em curso acelerado, a "ambição de vencer" e pouco importa a Fonseca se o Marselha se debate com baixas de peso, em especial o médio Diarra, e o extremo Alessandrini. Se isso será uma vantagem para o Braga? O treinador contorna a questão, porque as ausências não beliscam o que ele pensa sobre "um adversário fortíssimo. Independentemente dos nomes, será um jogo difícil. Importa olhar para a força do coletivo. Vem motivado e forte e precisa de vencer. Este jogo pode ter um carácter decisivo para eles".
É na noção de urgência de pontos do Marselha que Paulo Fonseca mais carrega na tecla da atenção. "Em função dos resultados, é natural que sintam mais pressão do que nós. Mas nunca queremos deixar de sentir pressão, no caso ambição de vencer." Uma resposta que soou a ironia entre os jornalistas franceses. "Nunca brinco quando falo dos adversários", esclarece o técnico, detetando "algumas diferenças" neste Marselha que vai recuperando no campeonato francês (duas vitórias seguidas e fora), estando "mais pragmático e consolidado em termos defensivos. Não me queiram obrigar a dizer que esta não é uma equipa forte. Tanto que investiu mais do que nós e tem jogadores de qualidade; qualquer um deles pode resolver o jogo". Fonseca tem razão: apesar de o Marselha estar numa fase de desinvestimento no plantel (a remodelação do estádio passou a ser uma prioridade), o clube da Provença apresenta uma pujança orçamental superior à do Braga e é dirigido pela multimilionária Margarita Dreyfus, cuja fortuna aparece em 160.ª posição na revista "Forbes" e já foi a 70.ª mulher mais poderosa do mundo, em 2013.
A confortável situação classificativa não serve de razão para o Braga entrar em fase de poupanças no onze para o compromisso de hoje, porque "ainda não há garantias de apuramento. Além disso, a derrota não entra no nosso imaginário. Os nossos últimos resultados também são motivadores e reforçam a confiança da equipa nas suas capacidades ".



Salvador pede paixão e competência

O percurso do Braga na Liga Europa já rendeu 3,48 milhões de euros e promete ainda uma receita extraordinária de mais um milhão (500 mil pela liderança no grupo e outro tanto pelo apuramento), além do prémio de vitória hoje. Números que fazem, naturalmente, sorrir António Salvador. O presidente da SAD, ainda no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, só pensava "na equipa enorme" que é o Marselha e "dotada de tudo em qualidade: os jogadores e os adeptos. Vão estar mais de 40 mil espectadores neste jogo e tudo pode acontecer". Salvador pede apenas que o Braga "seja competente, humilde e que jogue com paixão para vencer".



LASS DIARRA AUSENTE NO MARSELHA

Michel não conta com o médio Lass Diarra e o extremo Alessandrini para a receção ao Braga, pelo que terá de reajustar o onze num jogo de cartada decisiva para um dos objetivos do Marselha desta época. O treinador espanhol continua a considerar de "excelente" a equipa de Paulo Fonseca e elogia-lhe a estabilidade. "Não te maltose baixos e mantém se sempre próxima dos grandes na liga portuguesa ", comentou Michel,re conhecendo"a urgência de uma vitória ". Mandanda aproveitou a primazia da palavra para apresentar um Marselha diferente daquele que perdeu em Braga, há duas semanas. As duas vitórias seguidas da liga francesa fez bem à mente dos jogadores efê-l os acreditar queépossívelu ma aproximaçãoà equipa de Paulo Fonseca na classificação do Grupo F. "É importante ganhar para colarmo-nos ao Braga e seguir em frente na prova", avisa o capitão, declarando que a equipa do espanhol Michel "está mais tranquila em termos defensivos" e que pretende mostrar em campo "outra imagem" e apagar da memória a atuação na Pedreira.



"Vai ser apenas mais um jogo"
BOLY O central francês não dá grande importância ao seu regresso a França e revelou frieza para um jogo decisivo

"A única diferença neste jogo é a presença dos meus familiares na bancada" Boly Defesa-central

O defesa-central entra pela terceira vez no Vélodrome como adversário, mas agora quer conquistar a vitória que nunca conseguiu ao serviço do Auxerre. Boly desvaloriza bom momento do Marselha

Para Willy Boly a deslocação ao Marselha será como voltar a um passado que ele fez questão de afirmar que não pretende esquecer. A carreira em França, como O JOGO já descreveu na edição de ontem, não foi nada fácil, mas o central mostrou fibra para superar as provações e enfrentá-las como uma aprendizagem que o futuro devolver-lhe-ia em coisas boas. Boly tornou-se um dos pilares da defesa do Braga da era Paulo Fonseca e sentou-se na sala de conferências do Estádio Vélodrome muito confiante, como é apanágio dos vencedores. O"contentamento" pelo breve regresso aos olo francêsé ainda maior pela possibilidade de jogar com a família presente nas bancadas. Este é, de resto, o elemento que faz toda a diferença neste encontro com o Marselha para Boly, que o considera "igual a tantos outros. Trabalho para os melhores resultados da equipa e o que importa agora é a vitória ", atirou, repetindo a resposta perante a insistência da Imprensa francesa, ao tentar extrair do defesa um qualquer desabafo de revanche. "É mais um jogo como foi o do Belenenses". Foi difícil, porém, entenderem a simplicidade de Boly em querer nesta vinda à pátria "apenas os três pontos que no final podem dar o apuramento. A única diferença é que terei os meus familiares a verem-me jogar.
Aos 23 anos, Boly é no momento uma referência no eixo defensivo de uma equipa que tem sabido tapar os caminhos para a sua baliza e "se errar, tenta corrigir os erros para dar o melhor no jogo seguinte". Marselha menosprezou o Braga ?"Não faço a mínima ideia. Sei que conseguimos controlar a bola no primeiro jogo. E sobre o Marselha só sei que venceu os últimos dois jogos e mais nada". Boly entra pela terceira vez no Vélodrome como adversário a torcer para que agora saia com um largo sorriso.



Ronda europeia dos... negócios
A passagem do Braga por Marselha poderá render negócios futuros entre cidades

Não são apenas os resultados desportivos que contam nestas viagens europeias. A cidade cresce também à medida que a equipa evolui nesta prova e disso faz bandeira Sameiro Araújo, agora vereadora da autarquia, mas um nome marcante na história do clube como treinadora de referência do atletismo. Há dois anos na vereação e 40 ligados ao Braga, Sameiro Araújo conta que a presença dos arsenalistas em Marselha seja mais uma etapa na consolidação "da projeção da marca da cidade" e uma porta que se abre para a expansão dos negócios. E com essa missão vai Carlos Oliveira, da Investe Braga, empresa camarária, que aglutina e gere a rede empresarial bracarense, e leva em agenda uma série de contactos a desenvolver na curta estadia por terras da Provença. "Queremos tirar partido da participação do Braga na Liga Europa, sendo esta a primeira vez que vou fazer diligências, em conjunto coma Associação Industrial do Minho e do Braga, no sentido de conhecer empresários locais e criar relações negociais", especifica, anunciando que ontem houve já uma receção no Consulado de Portugal e hoje está já marcada uma reunião com uma entidade de desenvolvimento regional local.



NÃO HÁ AMOR COMO O DE AMELINHA
Dona Amélia, que animou a viagem do Braga até Marselha, conta que não falha uma deslocação da equipa desde 1962...

Figura indissociável entre a falange de apoiantes, dona Amelinha, como carinhosamente a tratam, fez notar desde logo a autoridade com um "vite, vite" para despachar os mais lentos a arranjar local para a bagagem no avião. O atraso de 25 minutos à saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro não atrapalhou a agenda da organização, numa viagem sobre as nuvens escuras que à chegada a Marselha descarregaram um valente aguaceiro. A simpática Amelinha, a quem não fica bem perguntar a idade, ia consolada da vida, porque o Braga é "uma paixão". O amor ao emblema nasceu aos nove anos, num tempo em que a mãe lhe batia achando que ela não tinha feito os deveres domésticos. "Desde 1962, quando o meu falecido marido me tornou sócia, nunca falhei uma deslocação do Braga ". Lá estará ela nomeio da multidão do Vélodrome.



A GREVE E O PENÁLTI DE KAROGLAN

Entre as cerca de 140 pessoas que foram a Marselha constam três ex-diretores do Braga e um deles reclama orgulhosamente o facto de "ser o mais antigo sócio". É o número 80, tantos quantos anos já leva de vida José Correia dos Santos, que juntamente com João Rodrigues conduziram o clube à I Divisão, em 1975/76. "Subimos depois de termos de adiantar dinheiro para evitar a contestação dos jogadores", recorda. Já Carvalho Ferreira passou por Braga em tempos mais europeus: "Se não fosse o golo de penálti de Karoglan, não tínhamos passado no Vitesse", lembra.

O JOGO

JotaCC

FUTEBOL SEM IDEIAS DÁ UM PONTO

"Estamos no bom caminho. Gostei do empenho dos jogadores"
Nuno Capucho
Treinador do Varzim "Com mais critério nas saídas, poderíamos ter vencido"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B


Num jogo pobre e com poucas oportunidades, o empate reflete na perfeição o desenrolar dos acontecimentos. Os bracarenses entraram melhor e chegaram cedo ao golo, porDidi,decab eça, nas equênci ade um cruzamento deNú rio Fortuna. Em desvantagem no marcador, a formação poveira nunca conseguiu impor o seu futebol e até ao intervalo não criou uma verdadeira ocasião de perigo. Com outra atitude em campo, o Varzim foi mais dominador na segunda parte e acabou premiado com um golo, numa jogada construída por Stanley e finalizada por Carneiro. Os treinadores decidiram mexer nas equipas, mas o quadro desolador no futebol jogado não se alterou e a igualdade prevaleceu.




Em Braga joga-se à bola enquanto se tira o canudo
A parceria com a Universidade do Minho tem permitido aos arsenalistas consolidarem o estatuto na modalidade. As miras para o futuro estão apontadas às Taças

"É possível discutir títulos. Apostamos na Taça da Liga e de Portugal"
Carlos Videira
Dirigente do Braga/AAUM


Desde 2007 que o Braga e a Associação Académica da Universidade do Minho se uniram no futsal. No terceiro classificado encontram-se vários jogadores que também são estudantes

Carlos Videira, 24 anos, estuda Relações Internacionais eé presidente da Associação Académica da Universidade do Minho( A A UM ). Nos últimos três anos, o jovem tem sido um dos responsáveis pelo futsal do Braga que, desde 2007, é gerido pela AAUM. "Em 2007, pôs-se a hipótese de a secção do Braga terminar em virtude da descida de divisão, existia a AAUM que competia nas provas federadas e surgiu esta oportunidade de se juntar os dois projetos", conta Carlos Videira a O JOGO.
Regressados à I Divisão em 2012, desde então o Braga tem sido presença assídua nos play-off e foi finalista de uma Taça de Portugal e da Supertaça. O objetivo passa, segundo o dirigente, por "andar a morder os calcanhares a Benfica e Sporting". "É possível discutir títulos e apostamos muito na Taça da Liga e na Taça de Portugal", assegura Carlos Videira, que contou com a ajuda de António Salvador para mediar a transferência de Fábio Cecílio para o Benfica. Contudo, a AAUM tem como prioridade que os jogadores aliem o desenvolvimento intelectual ao rendimento no futsal. "Os nossos atletas têm carreiras duais, a desportiva e a académica ou profissional. A Universidade do Minho dá um conjunto de mais-valias para que possam estudar e conciliar a atividade desportiva", refere.
No plantel treinado por Paulo Tavares, André Machado é fisioterapeuta, Tiago Brito estuda desporto, Fábio Marafona cursa contabilidade e há outros que em breve também terão o canudo enquanto fazem um brilharete no campeonato.


JOGO FINAL
José Manuel Ribeiro

Jesus é tão bom como Fonseca?
Treinador do Sporting vê-se mais capaz do que Guardiola, mas o currículo, o discurso e as opções na Liga Europa sugerem outra comparação

Um dia depois de Rui Vitória ter posto "deste tamanhinho" as últimas seis temporadas do Benfica na Liga dos Campeões, foi divulgada outra daquelas frases que Jorge Jesus não tinha qualquer necessidade de dizer: "Se sair de Portugal, chego à final da Champions na primeira época." Como sabemos, a Champions é tiro e queda, até para o Bayern de Guardiola, e a infalibilidade internacional do treinador do Sporting é conhecida. Se perdeu duas finais e uma meia-final na Liga Europa e falhou três apuramentos para os oitavos da Champions, mais um play-off de acesso, foi sempre porque lhe apeteceu. No mínimo, as habilitações europeias de Jesus são ambíguas e não ajudará nada se, com ou sem a desculpa de privilegiar o campeonato, ele voltar a falhar uma qualificação. Não é o título nacional, como afirma, que vai legitimar a estratégia de jogar na Liga Europa com segundas linhas: é o apuramento. Que se saiba, a Liga Europa não está a impedir o Braga de fazer um grande campeonato, apesar de lutar contra adversidades muito maiores do que as encontradas por Jesus em Alvalade. Portanto, a questão não é se Jorge Jesus é melhor do que Guardiola, que vai na terceira época de Bayern sem final de Champions, mas se é, pelo menos, tão bom como Paulo Fonseca. O resto é retórica desnecessária e cada vez mais cansativa.

O JOGO

Bruno3429

Roubaram as chuteiras do Braga no balneário do Marselha
ALMIRO FERREIRA, EM MARSELHA | Hoje às 12:29, atualizado às 12:58
Em Atualização | As chuteiras dos jogadores do Sporting de Braga foram furtadas do balneário do estádio, durante a noite, em Marselha, França. Jogo da Liga Europa em risco de não se realizar.

Insólito. O Sporting de Braga não tem chuteiras para defrontar, mais logo, o Marselha em jogo da Liga Europa. A equipa minhota deixou os equipamentos no balneário do estádio do jogo, o Velodrome, após o treino de quarta-feira. Esta manhã, as botas tinham desaparecido.

A polícia francesa está no local a investigar o desparecimento das 60 chuteiras - três pares por cada um dos 20 convocados. Procuram pistas e recolheram impressões digitais no balneário do Velodrome, um dos estádios designados para acolher jogos do Europeu de 2016.

O Marselha ofereceu-se para fretar um jato e providenciar uma viagem relâmpago a Braga, para recolher outros pares de chuteiras dos minhotos. Uma opção que será difícil de concretizar, apurou o JN.

O caso gerou tensão na reunião preparatória do jogo, entre clubes e UEFA e põe em risco a realização do encontro.

Se jogar, o Sporting de Braga deverá optar por adquirir chuteiras novas em França. Não vai descalço para o jogo, mas sob protesto, seguro na liderança confortável no grupo, com nove pontos, e formoso, com botas novas a estrear.

Sapatos novos a estrear, são normalmente um problema. Pior quando se tratam de chuteiras, muitas vezes feitas por medida, para assentar que nem luvas para quem trata a bola de forma cirúrgica.

Como muitos jogadores são patrocinados por marcas diferentes, prevê-se trabalho extra para os técnicos de equipamentos do Braga.

O Estádio Velodrome está em obras, a ser requalificado para a fase final do Euro2016, e na zona onde ocorreu o furto não há câmaras de vigilância. Estão fora de serviço devido aos trabalhos.

JN

Bruno3429

Roubaram as chuteiras dos jogadores no Vélodrome

Roubaram todas as chuteiras dos jogadores do SC Braga que estavam nos balneário do Estádio do Marselha (Vélodrome) durante a noite.

O SC Braga realizou na quarta-feira o treino de adaptação ao relvado e iluminação do recinto do Marselha e deixou nos balneários o equipamento (chuteiras), mas durante a noite alguém roubou tudo.

O Estádio do Marselha está em obras para o Europeu de 2016 e as câmaras de vigilância não estão ativas, mas a polícia já está a investigar a situação.

Entretanto, existiu uma reunião entre o Braga, a UEFA e os responsáveis do Marselha para tentar desbloquear a situação, mas já foi descartado a possibilidade de um avião vir a Portugal buscar as chuteiras, visto que os jogadores trouxeram todas as que têm.

A possibilidade de utilizarem chuteiras novas também não será a melhor hipótese, porque existe o risco dos jogadores contraírem lesões nos pés.

Para hoje está ainda marcada nova reunião para tentar encontrar uma solução, mas o jogo está marcado para as 18 horas.

Polícia concluiu que não houve arrombamento

A polícia de Marselha já esteve no Estádio Vélodrome para recolher os dados iniciais sobre o roubo do material desportivo do SC Braga. A primeira conclusão é que a porta do balneário não foi arrombada.

Os equipamentos ficaram ontem nas instalações, após o habitual treino de adaptação ao recinto, que se encontra em obras tendo em vista o Campeonato da Europa de 2016.

O facto de a polícia ter concluído que a porta do balneário não foi arrombada causou ainda mais estranheza, nomeadamente aos responsáveis do SC Braga.

A Bola

Bruno3429

Assalto ao Vélodrome deixou plantel do Sp. Braga sem chuteiras
JOGO COM MARSELHA AGENDADO PARA ESTA TARDE
Autor: JOSÉ MIGUEL MACHADO

Um assalto ao Estádio Vélodrome, palco do jogo desta tarde (18 horas) entre o Marselha e o Sp. Braga para a Liga Europa, foi assaltado na noite passada, tendo sido roubadas todas as chuteiras dos bracarenses e alguns souvenirs que os jogadores do emblema português haviam deixado no balneário.

Apesar do Marselha se ter disponibilizado para que novas chuteiras pudessem seguir de avião de Portugal para França, a hipótese acabou por ser colocada de lado porque não haveria forma de o novo material chegar a horas.

A polícia continua nas instalações e haverá ainda uma nova reunião entre o Sp. Braga, a UEFA e os responsáveis do Marselha.

Record

Bruno3429

Roubo em Marselha deixa jogadores do Sp. Braga sem chuteiras
Minhotos ponderam entrar em campo sob protesto no jogo da Liga Europa desta tarde
Por Sérgio Pires   
   
A pouco mais de quatro horas do início do jogo, o Sp. Braga ainda não sabe se vai entrar sob protesto para defrontar o Marselha, esta tarde (a partir das 18h) para a quarta jornada da Liga Europa. Tudo porque as chuteiras de todos os jogadores da equipa desapareceram do balneário destinado aos bracarenses no Estádio Vélodrome, num assalto que ocorreu após o treino de ontem, que serviu de adaptação da equipa de Paulo Fonseca ao relvado.

«Após o treino, deixámos todo o material no balneário, que foi trancado. No entanto, hoje, ao chegar ao estádio, reparámos que tinham desaparecido as chuteiras, todo o restante material desportivo e até os souvenirs para oferecer à UEFA e à equipa adversária. O Marselha tem de garantir a segurança nas suas instalações, tal como aconteceu há duas semanas, quando vieram jogar a Braga e também deixaram todo o material no estádio, um procedimento normal. É inacreditável imensas caixas metálicas desaparecerem assim...», contou ao MAISFUTEBOL fonte do clube minhoto.

O caso é tanto mais inusitado considerando que o Vélodrome, o segundo maior estádio francês, que será um dos palcos do Euro 2016, não tinha o sistema de vigilância ativado, pelo que o clube francês não sabe quem entrou no balneário ou a que horas.

Minhotos ponderaram ir buscar novos pares a Braga num jato privado
«Ponderámos a hipótese de um jato privado ir a Braga e voltar antes da hora do jogo para trazer pares de chuteiras para os jogadores, mas foi logo descartado porque seriam pares novos (o que é uma desvantagem para os jogadores, que precisam de um período de adaptação ao calçado). Os três pares de chuteiras que cada jogador tem a uso foram roubados», revelou ainda fonte do Sp. Braga, que já apresentou o caso aos delegados da UEFA e pondera agora jogar sob protesto devido ao handicap com que vai a jogo.

O prejuízo material, que neste caso será o menos importante, chegará quase aos dez mil euros. Porém, a grande preocupação até ao início do jogo passa por arranjar chuteiras para todos os jogadores do Sp. Braga.

A UEFA, que entretanto já confirmou a realização do jogo, estará a enveredar esforços para tentar que as marcas desportivas que patrocinam os jogadores se desloquem esta tarde ao hotel onde estão hospedados os minhotos para fornecerem chuteiras novas aos atletas.

Maisfutebol

Bruno3429

Jogadores do Braga ficaram todos sem chuteiras
Texto por Redação

É insólito mas aconteceu e o jogo está em risco de não se realizar. Os jogadores do Braga ficaram todos sem as chuteiras que iam utilizar diante do Marseille, esta noite, em jogo da Liga Europa. O roubo aconteceu no balneário dos minhotos no Estádio Vélodrome.

Segundo o Diário de Notícias, «a equipa treinada por Paulo Fonseca deixou o equipamento e as chuteiras no recinto, mas nesta quinta-feira, antes da reunião preparatória da UEFA, os arsenalistas depararam-se com a ausência das chuteiras, que estavam à responsabilidade do Marseille».

Agora, a UEFA está a tentar que as marcas que fornecem este equipamento aos jogadores do Braga, se desloquem ao hotel dos minhotos. A ideia passa por tentar resolver o caso insólito e que irá deixar o Marseille na mira da UEFA, mesmo que ainda não se saiba quem esteve na origem deste roubo.

O equipamento estava no balneário deste estádio, que será um dos palcos que vai acolher o Euro 2016, e as autoridades estão a investigar.

O zerozero.pt analisou o regulamento de competições da UEFA e o regulamento disciplinar. O artigo 11, número 2, alínea j, do regulamento disciplinar da UEFA prevê que «qualquer ato de assalto pode resultar numa punição que pode ir desde um aviso, ao cancelamento do jogo ou derrota administrativa para a equipa da casa, se for provado que existiu conivência do clube».

Zerozero

Bruno3429

TRAJETO PERFEITO ATÉ AGORA
SC Braga desafia FC Porto de 1996/97
Texto por Luís Rocha Rodrigues com Sérgio Oliveira

Está a ser histórica a participação dos bracarenses e, esta quinta-feira, o desafio é enorme, quase tão grande como a glória à mercê da equipa de Paulo Fonseca no campo histórico das estatísticas.

Até agora, são três jogos e três vitórias, algo muito raro para cores nacionais nas fases de grupos das provas da UEFA e algo que poderá assumir uma dimensão ainda maior, caso os minhotos ganhem nos Vèlodrome.

Se o fizerem, conseguem 12 pontos ao fim de quatro partidas, algo que só por uma vez foi conseguido por uma equipa portuguesa: foi o FC Porto em 1996/97, quando ganhou 2x3 ao Milan em San Siro, 2x1 ao IFK Goteborg, 0x1 e 3x0 ao Rosenborg. A equipa de António Oliveira terminaria com 16 pontos (empatou em casa contra o Milan).

O empate também será significativo, igualando as performances do Sporting em 2009/10 e do FC Porto, em 2010/11, 2012/13, 2014/15 e 2015/16, com 10 pontos em quatro desafios.

Zerozero

Bruno3429

UEFA confirma realização do Marselha-Braga
Jogo está marcado para as 18 horas

A UEFA confirmou a realização do jogo entre Marselha e Braga, da quarta jornada do Grupo F da Liga Europa, apesar de as chuteiras dos futebolistas bracarenses terem desaparecido do estádio Velódrome durante a noite.

"Confirmamos o sucedido. Os dois clubes estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma solução, por exemplo substituir as chuteiras. O jogo vai ocorrer como marcado, às 19h00 [18:00 em Portugal continental]", disse fonte oficial da UEFA.

A polícia francesa já está a investigar o caso e a retirar impressões digitais do balneário destinado aos arsenalistas.

O Jogo

JotaCC

Marselha. Sporting de Braga vai a jogo, mesmo sem as chuteiras habituais
Foi depois deste treino realizado na tarde de quarta-feira, no Estádio Velôdrome, em Marselha, que todas as chuteiras desapareceram do balneário

Jogo esteve em risco de não se realizar mas a UEFA confirma que não será adiado, depois de todas as botas dos jogadores minhotos terem sido roubadas do balneário do estádio do Marselha
A UEFA confirmou a realização do jogo entre Marselha e Sporting de Braga, da 4ª jornada do Grupo F da Liga Europa, apesar de as chuteiras dos futebolistas bracarenses terem desaparecido do estádio Velódrome.

"Confirmamos o sucedido. Os dois clubes estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma solução, por exemplo substituir as chuteiras. O jogo vai ocorrer como marcado, às 19h [18h em Lisboa]", disse hoje à agência Lusa fonte oficial da UEFA.

As chuteiras de todos os jogadores de futebol do Sporting de Braga foram furtadas do balneário do Estádio Velódrome, em Marselha, França, revelou à Lusa fonte oficial do clube minhoto.

Segundo a mesma fonte bracarense, o Sporting de Braga realizou na quarta-feira o habitual treino de adaptação ao relvado do Estádio Velódrome e, no final, rumou ao hotel onde está instalado, deixando no balneário que lhe foi atribuído no estaádio, "e que foi trancado", os diversos equipamentos, conforme prática corrente nas competições europeias.

Esta manhã, quando alguns responsáveis bracarenses se deslocaram ao estádio para a normal reunião com elementos da UEFA, os técnicos de equipamento do clube minhoto depararam-se com o furto de todas as chuteiras dos 20 jogadores convocados.

"Estamos a falar de dois, três pares de chuteiras por jogador. A única solução, na impossibilidade de mandar vir de Braga, seria ir comprar novas", com todos os riscos de lesões que o uso de chuteiras novas implica para os jogadores, explicou à Lusa.

O Marselha, responsável pelo estádio e que garantiu segurança aos responsáveis bracarenses, não tem ainda explicação para o sucedido, visto não ter câmaras de segurança nos balneários.

A polícia francesa está no local a tomar conta do sucedido, disse ainda a mesma fonte.

EXPRESSO

JotaCC

Sporting de Braga joga em Marselha sob protesto
O Sporting de Braga vai disputar o jogo de da Liga Europa de futebol diante do Marselha sob protesto, devido ao furto das chuteiras de que foi alvo no Velódrome, o estádio da equipa francesa.

Fonte oficial do clube minhoto disse à Lusa que a equipa treinada por Paulo Fonseca vai "jogar, mas sob protesto", e informou ainda que o Sporting de Braga está a providenciar chuteiras de três marcas distintas, mas, como em Marselha não há capacidade de resposta para tal, elas chegarão, "em aviões privados", de outras partes de França para as terem a tempo do jogo.

A mesma fonte revelou ainda que a polícia científica gaulesa esteve no Velódrome e "confirmou que não houve arrombamento dos balneários" onde ficou guardado o material desportivo do Sporting de Braga.

A UEFA confirmou, entretanto, a realização do jogo: "Confirmamos o sucedido. Os dois clubes estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma solução, por exemplo substituir as chuteiras. O jogo vai ocorrer como marcado, às 19:00 [locais, 18:00 em Lisboa]", disse à agência Lusa fonte oficial da UEFA.

As chuteiras de todos os jogadores de futebol do Sporting de Braga foram furtadas do balneário do Estádio Velódrome, em Marselha.

Segundo a mesma fonte bracarense, o Sporting de Braga realizou na quarta-feira o habitual treino de adaptação ao relvado e, no final, rumou ao hotel onde está instalado, deixando no balneário que lhe foi destinado no recinto marselhês, "e que foi trancado", os diversos equipamentos, conforme prática corrente nas competições europeias.

Hoje de manhã, quando alguns responsáveis bracarenses se deslocaram ao estádio para a normal reunião com elementos da UEFA, os técnicos de equipamento do clube minhoto depararam-se com o furto de todas as chuteiras dos 20 jogadores convocados.

"Estamos a falar de dois, três pares de chuteiras por jogador. A única solução, na impossibilidade de mandar vir de Braga, seria ir comprar novas", com todos os riscos de lesões que o uso de chuteiras novas implica para os jogadores, explicou à Lusa.

O jogo entre Marselha e Sporting de Braga, da quarta ronda do grupo F da Liga Europa, está marcado para as 18:00.

RTP

JotaCC

Guerreiros vão jogar sob protesto

O SC Braga revelou que irá jogar sob protesto frente ao Marselha, às 18 horas, para a Liga Europa, isto após todas as chuteiras dos seus jogadores terem sido roubadas.

Existe também o problema que a cidade de Marselha não revela a capacidade necessária para fornecer as chuteiras das três marcas que equipam os jogadores do SC Braga, pelo que as marcas em questão estão a enviar, através de avião, o equipamento que a equipa portuguesa precisa.

A BOLA