News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/11

Started by Bruno3429, 04 de November de 2015, 08:28

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga à procura de proeza inédita nas provas da UEFA
Joana Russo Belo

Guerreiros à procura de uma proeza inédita. Os ingredientes estão quase todos do lado do SC Braga, por isso, amanhã, diante do Marselha, será uma equipa guerreira com ambição em alta e inspirada em alguns dados que podem fazer história.

Na liderança do Grupo F - com três vitórias em três jornadas - a equipa de Paulo Fonseca parte com apenas um desejo no pensamento: um triunfo no estádio Vélodrome, em França, que garanta, desde já, a proeza inédita de acesso imediato aos 16 avos-de-final da Liga Europa.

Se vencer diante dos franceses - quando ficarão a faltar duas jornadas da fase de grupos -, o SC Braga entra para a história com um registo nunca antes alcançado por nenhuma equipa portuguesa. Nenhum dos três denominados grandes - FC Porto, Benfica ou Sporting - nem nenhuma outra equipa portuguesa conseguiu vencer tantos jogos consecutivos na Europa.

Depois da última vitória frente ao Marselha, o SC Braga tornou--se na terceira equipa portuguesa a vencer os três primeiros jogos da fase de grupos de uma competição da UEFA, igualando os feitos do FC Porto (na Liga dos Campeões de 2012/13) e do Sporting (na Liga Europa de 2011/12).
Na presente edição da Liga Europa, apenas mais duas equipas conseguiram vencer os primeiros três jogos da fase de grupos: Nápoles (Itália) e Rapid Viena (Áustria). Na Liga dos Campeões, só o Zenit, de André Villas-Boas, conquistou todos os pontos em disputa.

Este brilhante arranque dos bracarenses nas competições europeias é mesmo o melhor de sempre na história do clube, podendo ficar selado com mais uma página de ouro.
Na bagagem até Marselha, o SC Braga de Paulo Fonseca leva já os nove pontos conquistados nas três primeiras jornadas e garante o apuramento em caso de vitória e até de empate. A divisão de pontos até pode ser suficiente para garantir a qualificação antecipada para a próxima fase, ainda que para isso os arsenalistas precisem de um deslize do Slovan Liberec, segundo classificado, no estádio do lanterna vermelha Groningen.

Os bracarenses até podem perder em Marselha - terão mais dois jogos para carimbar a qualificação - no entanto, os dados estão todos do lado dos guerreiros. Pela frente está o 12.ª classificado da Liga Francesa, equipa que não venceu nenhum dos últimos oito confrontos.

Román e Tiago Sá nos eleitos

Na bagagem do SC Braga até Marselha seguem duas novidades: Román e Tiago Sá. O técnico Paulo Fonseca levou o médio espanhol e o guardião até França, juntamente com mais 18 jogadores, numa lista que inclui 20 nomes.

Ainda sem Djavan - o lateral esquerdo recupera de um estiramento ligamentar - e com o defesa central André Pinto ainda a recuperar de uma lesão sofrida no ombro esquerdo, Paulo Fonseca deixou de fora o médio Aarón e o avançado Stojiljkovic, em relação à última convocatória para o jogo da I Liga com o Belenenses, uma vez que os dois jogadores não estão inscritos na UEFA.

Em sentido inverso regressam aos eleitos o médio espanhol Román (pouco utilizado pelo técnico e fora das opções nos últimos jogos) e o jovem guarda-redes Tiago Sá, que tem actuado na equipa B dos guerreiros do Minho.

A lista de convocados do SC Braga para o jogo da quarta jornada da Liga Europa é a seguinte:

Guarda-redes: Kritciuk, Tiago Sá e Matheus
Defesas: Boly, Baiano, Ricardo Ferreira, Goiano e Arghus
Médios: Luiz Carlos, Román, Rafa, Filipe Augusto, Pedro Santos, Alan, Vukcevic e Mauro
Avançados: Wilson Eduardo, Crislan, Rui Fonte e Hassan.

Encontro entre Marselha e SC Braga, líder do Grupo F, está agendado para amanhã, a partir das 18 horas.

Correio do Minho

Bruno3429

Prova de qualidade
MINHOTOS QUEREM DEFENDER BEM E ATACAR MAIS
Autor: RICARDO VASCONCELOS

O Sp. Braga pode, já amanhã, carimbar a passagem à fase seguinte da Liga Europa. Para isso, os guerreiros do Minho têm de derrotar um moralizado Marselha, que vem de dois triunfos para o campeonato. Mas a equipa de Paulo Fonseca também chega empolgada ao Vélodrome, não só pelos 9 pontos conquistados na prova, como pelos quatro jogos seguidos fora de casa sem sofrer golos. À consistência defensiva que se viu em Liberec, Guimarães, Viseu e Dragão, os minhotos também querem mostrar a ousadia que Paulo Fonseca tanto gosta e que, por exemplo, faltou no mais exigente teste até agora, precisamente diante do FC Porto.

O desgaste físico e a qualidade do adversário foram as explicações do treinador para o jogo menos conseguido do meio-campo para a frente e só parte destas 'desculpas' se poderão repetir no rescaldo do jogo de amanhã, já que no passado sábado, diante do Belenenses, vários jogadores foram poupados. PauloFonseca tem, assim, um onze praticamente na máxima força e quererá que a sua equipa dê mais uma prova cabal da sua qualidade.

Defender bem já é uma tradição no clube e para que a imagem de marca se mantenha foi pedido maior rigor ao plantel até para não se verem repetidos os inesperados erros que ditaram o 2-2 circunstancial na receção aos franceses. A consistência na retaguarda será o primeiro élan para que os homens da frente soltem toda a sua irreverência e criatividade. Salvador já pediu e Paulo Fonseca tudo fará para o que Sp. Braga volte a ficar famoso pela Europa fora.

Relvado de Faro preocupa
MINHOTOS VISITAM ALGARVE NA TAÇA DE PORTUGAL

O estado degradado da relva do Estádio S. Luís preocupa o Sp. Braga que, com vista ao jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal agendado para dia 22 (às 18 horas), fez pressão no sentido de o Farense aceitar a mudança de local para o Estádio Algarve.

O emblema da 2.ª Liga rejeita liminarmente essa possibilidade, razão pela qual os arsenalistas estão pouco crentes de que seja decretada uma alteração do recinto, esperando agora que FPF tome providências para que relvado seja recuperado.

Record

JotaCC

Joan Róman convocado para Marselha
Braga Paulo Fonseca escala 20 jogadores

O jovem médio formado no Manchester City e no Barcelona é a novidade da lista de 20 jogadores convocados pelo treinador do Braga para o jogo da quarta ronda da Liga Europa, a disputar, amanhã, no Stade Vélodrome, em Marselha. Além de Joan Román, Paulo Fonseca chamou o "rookie" Tiago Sá, internacional sub-20 e guarda-redes da equipa B.
Dois defesas ficam de fora da viagem a França: o lateral Djavan recupera de um estiramento muscular e o central André Pinto, embora já reintegrado nos treinos, convalesce de lesão no ombro esquerdo. De fora da escala também estão os avançados Rodrigo Pinho e Stojiljkovic, estes por não terem sido inscritos na Liga Europa.
A equipa minhota parte esta manhã. O voo levanta às 10.30 horas do aeroporto Francisco Sá Carneiro e tem chegada prevista para as 13.20 francesas. O Braga leva os pontos todos das três primeira jornadas, incluindo os da vitória sobre o mesmo OM (3-2). Em caso de empate, a equipa minhota apura-se para os 16 avos de final. Se ganhar, poderá garantir o primeiro lugar do grupo F.

JN

JotaCC

BOLY SEGUIU AS ESTRELAS
No regresso do defesa-central a França, para defrontar o Marselha, O JOGO foi conhecer a história de uma das revelações da época

"Ele esteve sempre à frente dos miúdos da idade dele. Aos 13 anos, já era muito forte"
Daniel Rolland Ex-Diretor da Academia de Formação do Auxerre


O defesa-central fez-se jogador em Clairefontaine, a melhor escola de formação de França, e de onde saíram estrelas mundiais como William Gallas, Nicolas Anelka, Matuidi ou Thierry Henry



Em 2014, quando se decidiu a trocar o Auxerre pelo Braga, Boly estava longe de imaginar que passaria um ano inteiro "perdido" na equipa B. "Foram momentos difíceis ", já reconheceu, mas não tanto como alguns que teve de passar até chegar ao atual estatuto de revelação do campeonato português. Na carreira, subiu graças ao "trabalho" e a muitas privações; a primeira, a família. Aos onze anos, teve de deixar a mãe, com quem vivia em Rosny, u ma pequena cidade da periferia de Paris, para tentar a sorte numa academia de futebol, o CFF Paris, antes de, dois anos depois, se instalar em definitivo em Clairefontaine, localidade que recebe o melhor centro de formação de jovens jogadores, que é supervisionado pela Federação Francesa de Futebol, e de onde saíram craques como Anelka, Saha, Gallas, Ben Arfa, Matuidi ou Henry. Como lá chegou? Através do pai de um amigo, um "senhor com conhecimentos no mundo do futebol", que lhe via potencial para mais do que uns pontapés na bola no clube lá do bairro.
Em Clairefontaine, Boly não precisou de muito tempo para se destacar, mesmo que tivesse de competir com alguns dos melhores, e, poucas semanas depois de lá ter chegado, assinou o primeiro contrato com o Auxerre. Daniel Rolland, que liderava o centro de formação do clube francês, foi quem o descobriu. "Estava lá a observar jogadores e o Boly destacou-se de todos os outros", conta, a O JOGO, Rolland, agora a "gozar a reforma". "Lembro-me bem dele, como se fosse hoje. Apesar de, naquela altura, ter apenas 13 anos, Boly era muito atlético e já ganhava todos os duelos individuais. Fui logo falar com ele, e com a mãe, e assinámos um contrato", recorda.
No entanto, Boly permaneceu mais três anos em Clairefontaine, a trabalhar com "os melhores treinadores da formação em França", e só aos 16 se mudou para Auxerre. "Ele esteve sempre à frente dos miúdos da idade dele. Melhorou muito nos anos que passou em Clairefontaine, sobretudo do ponto de vista técnico. Foi graças a esse treino que hoje é muito bom com a bola nos
pés", apontou.
O que se seguiu foi o processo natural: representou todos os escalões de formação da seleção francesa, com exceção dos sub-21 – foi convocado por uma vez, mas acabou a ver o jogo na bancada – e subiu à primeira equipa do Auxerre assim que completou 18 anos. Depois, esperou um ano para se estrear como sénior, seguindo-se 114 jogos no clube, boa parte na Ligue 1. "Teve azar, apanhou o Auxerre numa altura má. Estavam sempre a mudar de treinador... Apesar disso, os principais clubes franceses estavam a segui-lo, mas nunca chegaram a avançar. Diziam-me que desconfiavam de todos os jogadores daquela equipa, mesmo quando lhes garantia que o Boly tinha muito potencial. Felizmente não me enganei", contou.



Um "milagre" em dia de estreia

Como acontece quase sempre, foram as circunstâncias, no caso as "muitas lesões no plantel", que levaram Boly a estrear-se, pouco depois de ter completado 19 anos, na equipa principal do Auxerre, que ocupava, à entrada para essa jornada (31), o 18.º lugar na Ligue 1. O Auxerre venceu (1-0) no terreno do Toulouse com um golo marcado já nos descontos, depois de ter passado "o jogo todo a defender". Na partida seguinte, Boly marcou no empate (1-1) com o Lens e nunca mais saiu da equipa. O Auxerre acabaria esse campeonato na 9.ª posição.



CRONOLOGIA

2000 : Rosny
Com apenas oito anos, Boly começou a jogar no clube do bairro em que vivia, o Rosny.
2002 CFF Paris
Dois anos depois, com apenas onze, foi para uma academia de futebol, o CFF Paris, onde esteve em regime de internato. Só ia a casa um dia por semana.
2004 Clairefontaine
Pelas qualidades reveladas, mas também com a ajuda do pai de um amigo, conseguiu chegar ao centro de treinos de Clairefontaine, o "melhor de França". Lá, com apenas 13 anos, assinou pelo Auxerre, apesar de ter ficado a "evoluir" até aos 16.
2007 Auxerre
Foi concluir a formação já no Auxerre, para onde se mudou com 16 anos. Estreou-se na equipa principal aos 19 anos.
2014 Braga
Esta é a parte da história conhecida: contratado pelo Braga em 2014, passou a primeira época na equipa B, antes de se afirmar agora com Paulo Fonseca.



MARSELHA ROLANDO ADMITE DIFICULDADES

Ausente, por opção, do último jogo do campeonato, tal como já tinha acontecido na visita a Braga, o defesacentral português reconheceu que ainda se está a adaptar ao Marselha. "Não estou na minha melhor forma. Passei muito tempo sem jogar e não fiz a prétemporada. Mas, aos poucos, vou melhorando e conhecendo melhor os meus colegas de equipa", afirmou.



LESÃO ALESSANDRINI NÃO JOGA AMANHÃ

Romain Alessandrini é baixa no Marselha para a receção ao Braga. O avançado saiu lesionado do jogo com o Nantes, que terminou com a segunda vitória consecutiva da equipa de Michel, e enfrenta agora uma recuperação de quase três semanas. Romain Alessandrini sofreu uma rotura da Aponeurose, tecido que une os tendões dos adutores ao músculo reto abdominal.



Román regressa e Djavan fica fora
A recuperação do lateral-esquerdo não acompanhou as previsões otimistas

Uma vitória no Estádio Vélodrome coloca o Braga nos 16 avos de final da Liga Europa e com um encaixe milionário de um milhão de euros (500 mil como primeiro classificado do grupo e outro tanto pelo apuramento)

O médio espanhol não fazia parte das opções de Paulo Fonseca desde o jogo da Taça de Portugal, em Viseu, sendo a principal novidade para a visita ao terreno do Marselha

Joan Román volta a ser opção de Paulo Fonseca, desta feita, para a deslocação ao Marselha, na quarta jornada do Grupo F da Liga Europa, na qual o Braga joga a cartada decisiva para o apuramento à fase seguinte, mercê do estatuto de líder. Ausente dos planos do treinador dos arsenalistas na receção ao Marselha, na visita ao Dragão e no último encontro com o Belenenses, o médio espanhol constitui a principal novidade numa lista de vinte convocados, entre os quais Tiago Sá, terceiro guarda-redes e habitual presença nos compromissos europeus dos bracarenses.
Já se sabe que, quando é chegado o momento do Braga entrar em cena na Liga Europa, Stojiljkovic fica de fora, por não estar inscrito na prova, estando nas mesmas circunstâncias o médio espanhol Aarón. Nesse sentido, cabe a Rui Fonte – poupado frente ao Belenenses – substituir o sérvio no encaixe da dupla de avançados com o egípcio Hassan, aliás, fundamental no triunfo sobre o Marselha, há duas semanas na Pedreira e num dia marcado pela tristeza da morte do pai.
Mas não é no ataque que se encontra o desafio para Paulo Fonseca. É no meio-campo que o treinador enfrenta o maior exercício de escolha, que o próprio até considerou aliciante. As excelentes exibições de Filipe Augusto, primeira vez titular no campeonato, e de Luiz Carlos, na goleada ao Belenenses, coloca-os num confronto com os habituais titulares Mauro e Vukcevic. A comitiva do Braga parte esta manhã para Marselha, sem Djavan, que, tal como avançara O JOGO, não recuperou de um estiramento ligamentar sofrido frente ao FC Porto, e André Pinto, que ainda trabalha de forma limitada.



CONVOCADOS
20

Paulo Fonseca leva vinte jogadores para o jogo no Estádio Vélodrome, amanhã, frente ao Marselha, na quarta jornada da Liga Europa

O JOGO

JotaCC


JotaCC

Guerreiros já estão em Marselha

A comitiva do SC Braga já realizou a curta viagem até França, onde, na quinta-feira, irá medir forças diante o Marselha, em jogo para a fase de grupos da Liga Europa.

Para hoje está ainda marcado a habitual conferência de Imprensa de Paulo Fonseca e um jogador (17.30) e depois o treino de adaptação ao relvado e luz do estádio do Marselha.

O SC Braga venceu o Marselha, em casa, por 3-2.



«O Benfica fez nove pontos em quatro jogos e nós fizemos em três jogos» – António Salvador

O presidente do SC Braga, António Salvador, lamentou que a Imprensa não esteja a dar o devido valor à excelente campanha que têm vindo a fazer na Liga Europa, onde em três jogos somaram três vitórias.

«Acho graça que ontem o Benfica tenha feito nove pontos em quatro jogos e nós já temos nove pontos em três jogos, mas isso pouco importa porque já temos os objetivos bem definidos dentro do grupo», afirmou António Salvador, antes da partida para a francesa.

O presidente do SC Braga reconheceu que a deslocação ao campo do Marselha será bastante complicado.

«Vamos defrontar uma equipa enorme em toda a dimensão. Vamos jogar num estádio que vai ter 30 mil adeptos, mas o Braga já demonstrou que é uma verdadeira equipa e em oito fazes de grupo já conseguimos passar por seis vezes e acredito que vai ser a sétima.»

A BOLA

JotaCC

Salvador reclama mérito para um Braga que só sabe ganhar na Europa
O presidente dos minhotos está confiante num bom resultado em Marselha, na quinta-feira, e no apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa.

António Salvador queixa-se de falta de atenção à campanha que o Braga tem realizado na Europa. Os minhotos fizeram o pleno nas primeiras três jornadas da Liga Europa, mas o presidente só ouve falar do Benfica: "Acho interessante ouvir muita gente dizer que um outro clube português fez história ao fazer nove pontos, em quatro jogos. O Braga fez três jogos e já fez nove pontos e ninguém fala nisso".

A esta reclamação, apresentada à partida para Marselha, Salvador anexou uma mensagem de confiança plena na capacidade da equipa de Paulo Fonseca para garantir a presença nos 16 avos-de-final da Liga Europa: "Temos o nosso caminho a percorrer. Obviamente que estamos confiantes e esperamos concretizar esse objectivo".

O Braga está bem colocado, na liderança do grupo, para garantir o apuramento, há confiança, mas "o compromisso é passo a passo". Salvador lembra que, esta quinta-feira, a equipa portuguesa terá pelo frente "um clube [Marselha] enorme em tudo". "Na equipa, na qualidade dos jogadores, na dimensão do clube, dos adeptos", enumera, ressalvando, contudo, que "os jogos ganham-se com humildade, ambição, querer e paixão, como uma verdadeira equipa, como o Braga tem sido esta época".

O desafio entre Marselha e Sporting de Braga, referente à 4ª jornada do Grupo F da Liga Europa, realiza-se, esta quinta-feira, às 18h00.

RR

JotaCC

António Salvador: «Benfica na Europa? Sp. Braga venceu três em três...»
COMENTA O REGISTO DAS ÁGUIAS NA CHAMPIONS

António Salvador lamentou, na partida do Sp. Braga para Marselha, onde a equipa joga para a Liga Europa, que os bracarenses, só com vitórias no grupo F, não tenham o mesmo destaque que o Benfica, que na terça-feira somou o terceiro triunfo na Europa.

"Acho interessante que se dê destaque ao facto de um clube português [Benfica] ter ganho ontem [vitória frente ao Galatasaray por 2-1, na Liga dos Campeões] o terceiro jogo em quatro jornadas da fase de grupos, enquanto que o Sporting de Braga já ganhou três nos primeiros três encontros. Mas vamos continuar a fazer o nosso caminho, aproveitando a Liga Europa para demonstrarmos que temos uma equipa capaz de se bater contra todos os outros clubes", disse.

Quanto ao embate com o Marselha, na quinta-feira, o presidente do Sporting de Braga referiu estar ciente das dificuldades que esperam os bracarenses.

"Obviamente que estamos à espera de um jogo muito complicado, vamos defrontar um clube com grande história num estádio onde estarão, certamente, mais de 40 mil pessoas. Ainda assim, vamos com a mesma atitude que tivemos no jogo com o Belenenses, em Braga. Não são os nomes que ganham os jogos. Acreditamos ser possível vencer e nesse caso teríamos a passagem garantida", disse António Salvador.

Em caso de vitória no jogo de quinta-feira, marcado para as 18 horas, os bracarenses alcançam os 12 pontos em quatro jogos, um feito inédito para equipas portuguesas na Liga Europa.

RECORD

JotaCC

ANTÓNIO SALVADOR
"Vamos passar mais cedo do que pensávamos"

O Braga partiu na manhã desta quarta-feira para França, onde defronta o Marselha na quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa. Um triunfo coloca a equipa minhota nos 16 avos de final da prova e o presidente António Salvador mostra-se confiante, apesar do valor do adversário.

Notícias Relacionadas
Joan Román e Tiago Sá vão a Marselha
"Vamos defrontar uma equipa enorme em tudo, pela qualidade dos seus jogadores e dimensão do clube. Amanhã espera-se que tenhamos uma assistência de 40 mil adeptos. O Braga continua a ser uma verdadeira equipa, a jogar com humildade, paixão e crer. Estou à espera de uma equipa competente", afirmou o líder antes da partida.

"Nas últimas oito fases de grupos das competições europeias passámos seis. Esta vai ser a sétima. Vamos passar mais cedo do que pensávamos. Esta é uma prova importante em termos de prestígio, mas a vertente financeira para o clube também é importante", sublinhou.

Refira-se que o Braga receberá 500 mil euros pela passagem à fase seguinte e outro tanto se alcançar o primeiro lugar do grupo.

O JOGO

JotaCC

Salvador: "Benfica fez 9 pontos em quatro jogos e nós fizemos em três jogos"SC Braga defronta o Marselha na quinta-feira para a Liga Europa.

Antes da partida para Marselha, onde o SC Braga joga a quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa, o presidente do emblema minhota lamentou que a imprensa portuguesa não tenha destaca o bom percurso dos arsenalistas na prova europeia.

"Acho graça que ontem o Benfica tenha feito nove pontos em quatro jogos e nós já temos nove pontos em três jogos, mas isso pouco importa porque já temos os objetivos bem definidos dentro do grupo", afirmou, esta quarta-feira, António Salvador.

Quanto ao jogo com os franceses: "Vamos defrontar uma equipa enorme em toda a dimensão. Vamos jogar num estádio que vai ter 30 mil adeptos, mas o Braga já demonstrou que é uma verdadeira equipa e em oito fazes de grupo já conseguimos passar por seis vezes e acredito que vai ser a sétima".

SAPO DESPORTO

Bruno3429

Paulo Fonseca: «A pressão está do lado do Marseille»

Paulo Fonseca antevê um jogo «difícil» diante do Marseille, esta quinta-feira, em encontro da 4.ª jornada da Liga Europa.

«O Marseille é uma equipa forte e a jogar em casa será uma dificuldade extra para nós. O Marseille era favorito no começo desta prova. Agora, a pressão ainda está mais do lado deles», afirmou Paulo Fonseca, em conferência de imprensa.

O treinador dos minhotos disse ainda que está no sul de França sem pensar nas contas para passagem à próxima fase, que está quase garantida em face da carreira 100 por cento vitoriosa dos bracarenses. «Não trouxe a calculadora pois só penso na vitória», explicou, dizendo que o Braga está «confiante».

Depois da conferência de imprensa do técnico, a equipa fez o habitual treino de adaptação ao terreno de jogo.

Zerozero

Bruno3429

«Nunca brinco com os adversários» - Paulo Fonseca

Na projeção do jogo com o Marselha, Paulo Fonseca considerou que a «maior pressão está do lado do Marselha.» «Em face dos números no grupo é esse o quadro. Do nosso lado, a pressão que existe é a que colocamos em nós próprios e nunca queremos deixar de a ter. Queremos vencer um adversário muito forte, motivado, para quem este desafio pode ser decisivo», disse.

Da plateia, surgiu uma questão de um jornalista francês pejada de ironia: «Isso do Marselha ser forte, é a brincar ou a sério?» Paulo Fonseca foi particularmente assertivo na resposta: «Nunca brinco quando falo dos adversários e a análise que faço do Marselha é a mesma que fiz no primeiro jogo. O Marselha vem de duas vitórias seguidas, fora de casa, e parece-me que existem diferenças em relação ao jogo de Braga. Parece-me uma equipa mais pragmática.»

E foi mais longe: «Não me obriguem a dizer que o Marselha não é equipa forte, porque basta ver os jogadores que compõem o plantel. Investiu muito mais que nós e qualquer um desses jogadores pode resolver um jogo.»


«Braga não tem altos e baixos, é excelente» - Michel

Michel respira melhor no Marselha. Depois da derrota em Braga, a equipa francesa orientada pelo espanhol venceu o Lille e o Nantes, dois adversários tradicionalmente difíceis. «Agora queremos dar sequência a esta série, porque a Liga Europa é um dos nossos grandes objetivos. Ao dizer isso não faria sentido afirmar que o resultado do jogo de amanhã é pouco importante. É muito importante vencer», declarou, na conferência de lançamento da partida.

Simpático e sempre disponível para falar abertamente sobre futebol, Michel deixou elogios à equipa de Paulo Fonseca. «O Braga é uma equipa excelente, que não tem altos e baixos. Em Portugal mantém-se sempre atrás dos grandes e por vezes entre os grandes clubes. Sabíamos desde o sorteio que não era uma equipa qualquer, que era um bom adversário. Mas agora queremos provar que temos conjunto para nos bater com o Braga e com qualquer outra equipa europeia.»

Entretanto, a turma francesa tem uma baixa de última hora: o médio Lassana Diarra lesionou-se no tornozelo e vai falhar a partida, assim como Alexandrini, que tem uma lesão ligamentar num pé. Djédjé apresentou queixas num tendão e fará teste decisivo pouco antes do jogo.

A Bola

Bruno3429

Taça Portugal: calendário completo da 4ª eliminatória
Angrense-FC Porto às 17h de sábado, 21 de novembro

Já é conhecido o calendário completo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, que corresponde aos dezasseis-avos.

O Maisfutebol já tinha dado conta que o dérbi entre Sporting e Benfica tinha sido agendado para as 20 horas do dia 21 de novembro, e agora sabe-se que o Angrense-FC Porto vai disputar-se na mesma data, mas um pouco mais cedo (17h).

Estão seis jogos da ronda marcados para sábado e nove para domingo, mas tudo começa na sexta-feira, no Algarve.

Calendário completo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal:

Sexta-feira, 20 de novembro:
Portimonense-Belenenses, 20h30

Sábado, 21 de novembro:
At. Malveira-Feirense, 14h
Benfica e Castelo Branco-Gil Vicente, 15h
Trofense-Académica, 15h
Arouca-Desp. Chaves, 15h
Angrense-FC Porto, 17h
Sporting-Benfica, 20h

Domingo, 22 de novembro:
Fafe-Penafiel, 14h
Casa Pia-V. Setúbal, 14h
Boavista-Operário, 15h
Caldas-Estoril, 15h
Amarante-Marítimo, 15h
Nacional-Cova Piedade, 15h
Desp. Aves-U. Madeira, 15h
Farense-Sp. Braga, 18h
P. Ferreira-Rio Ave, 20h

Maisfutebol

Bruno3429

PAULO FONSECA
"Depois do jogo ajudam-me a fazer as contas"
por Cristina Aguiar, em Marselha [França]

Paulo Fonseca, treinador do Braga, assegurou que a matemática não é o seu forte e por isso depois do jogo em Marselha vai pedir a alguém para fazer contas...

O Braga joga esta quinta-feira em Marselha para a quarta jornada do grupo F da Liga Europa. Com nove pontos ao fim de três jogos, o Braga garante automaticamente o apuramento para a fase seguinte e o empate também poderá ser suficiente, dependendo do resultado entre os holandeses do Groningen (um ponto) e os eslovacos do Slovan Liberec (quatro pontos).

Paulo Fonseca garantiu, no entanto, que não pensa nas contas do apuramento antes do jogo com o Marselha.

"Tal como na geografia, a matemática não é o meu forte. Depois do jogo peço a alguém que me ajude a fazer as contas. Até agora não tive qualquer preocupação em fazê-las", afirmou o treinador do Braga na antevisão do jogo com o Marselha.

Os franceses não podem contar com dois jogadores importantes - Diarra e Alessandrini -, o que não chega para ficar mais frágil. "Vamos ter pela frente uma equipa fortíssima independentemente dos nomes que possam jogar. Temos que pensar é na força do coletivo", referiu.

Paulo Fonseca mantém a ideia de que o Marselha é um adversário muito complicado. "Nunca brinco quando falo dos adversários. A análise que faço agora é a que fiz antes do primeiro jogo. É preciso lembrar que esta equipa teve duas vitórias seguidas em dois jogos fora. O Marselha apresenta algumas melhorias, sobretudo está mais compacto em termos defensivos", completou.

MICHEL
"Braga não tem altos e baixos"

por Cristina Aguiar, em Marselha [França]

Treinador espanhol do Marselha elogiou o adversário português da Liga Europa e disse que já sabia no sorteio que não ia ser fácil.

Michel está agora mais tranquilo no Marselha. Depois da derrota em Braga, por 3-2, a equipa francesa orientada pelo treinador espanhol derrotou o Lille e o Nantes e, ao fim de 12 jornadas na I Liga francesa, ocupa o 12º lugar com 15 pontos. !Queremos dar sequência a esta série, porque a Liga Europa é um dos nossos grandes objetivos. Não faz, por isso, sentido afirmar que o resultado do jogo de amanhã é pouco importante. É muito importante vencer", afirmou o treinador espanhol na conferência de antevisão do jogo desta quinta-feira (18 horas) com o Braga.

Michel não se cansou de elogia a equipa de Paulo Fonseca. "O Braga é uma equipa excelente, que não tem altos e baixos. Em Portugal mantém-se sempre atrás dos grandes e por vezes entre os grandes clubes. Sabíamos desde o sorteio que não era uma equipa qualquer, que era um bom adversário. Queremos provar que temos equipa para nos bater com o Braga e com qualquer outro adversário europeu", acrescentou.

O médio Lassana Diarra é baixa de última hora, depois de se ter magoado no tornozelo e não estará assim disponível para defrontar a equipa bracarense, tal como Alexandrini, a recuperar de uma lesão ligamentar num pé. Djédjé apresenta queixas num tendão e fará teste decisivo antes do jogo.

O Jogo

Bruno3429

Fonseca: «Não tive a preocupação de fazer contas antes do jogo»
Sp. Braga pode nem precisar de uma vitória em Marselha para carimbar o apuramento
Por Redação   

O Sp. Braga pode nem precisar de uma vitória em Marselha para garantir o apuramento na Liga Europa. O empate será suficiente se o Groningen não vencer o Slovan Liberec, mas Paulo Fonseca garante que os «arsenalistas» vão apresentar-se no Velodróme com a intenção de vencer.
 
«Temos de manter a nossa ambição, que é conquistar aqui os três pontos. No final do jogo peço a alguém que me fala essas contas, mas não tive a preocupação de as fazer antes do jogo», garantiu o técnico, em conferência de imprensa.
 
Fonseca fez questão de lembrar que o Sp. Braga «ainda não garantiu o apuramento, e por isso vai apresentar a melhor equipa». Ainda assim a responsabilidade foi atirada para a equipa da casa: «O Marselha é favorito desde o início da prova, pelo que a pressão da vitória está mais presente neles do que em nós.»
 
O técnico português garantiu ainda que a equipa «está consciente do que tem vindo a fazer», e que «confia nas suas capacidades e na sua ideia de jogo», mas assumiu também que «é sempre ótimo trabalhar sobre bons resultados».

Boly volta a França: «São sempre três pontos, seja Groningen ou Marselha»
Central do Sp. Braga desvalorizou visita ao seu país
Por Redação     

Wily Boly assume estar satisfeito por regressar a França, até pela possibilidade de ter familiares nas bancadas do Velódrome, mas garante que uma vitória do Sp. Braga em Marselha não terá sabor especial.

«Estou contente por voltar a França, mas o objetivo é ganhar, seja qual for o adversário», começa por dizer, em conferência de imprensa. «É bom jogar aqui e ter a família presente, mas no final são sempre três pontos, seja em Groningen ou em Marselha», reforça depois.

Poupado nas palavras, apesar do interesse manifestado pela imprensa francesa, o antigo jogador do Auxerre deixa elogios ao ataque do Marselha, mas também lembra um dado: «O treinador avisou-nos que o Marselha é perigoso, mas só temos dois jogos sofridos. Não sofremos golos há algum tempo. [ndr. dois jogos]»


Michel: «Sp. Braga está entre os grandes do campeonato português»
Marselha recebe nesta quinta-feira o Sp. Braga. Treinador da equipa francesa mantém esperança no apuramento para a fase seguinte
Por Redação     

O treinador do Marselha elogiou o Sp. Braga na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com a equipa minhota, a contar para o Grupo F da Liga Europa.

«O Sp. Braga é uma excelente equipa. É uma equipa consistente. Está entre os grandes do campeonato português. No sorteio já sabíamos que o Sp. Braga era uma grande equipa», referiu Michel.

A equipa francesa ocupa o terceiro lugar do grupo com três pontos, menos seis do que o conjunto orientado por Paulo Fonseca e um do que o Slovan Liberec, que é segundo classificado. Apesar do arranque difícil na competição, Michel não atira a toalha e quer reagir já contra o Sp. Braga.

«O nosso capitão já o disse. Os jogadores não vão mudar a equipa. São as vitórias que a vão mudar. Não seria lógico da minha parte dizer que a Liga Europa não é importante. É claro que vamos procurar a vitória. Esta é uma competição essencial», reiterou.

Para o jogo com o Sp. Braga, o Marselha não vai poder contar com Lassana Diarra e Romain Alessandrini, ambos por lesão.

Maisfutebol

Bruno3429

A confisão de Paulo Fonseca e as contas do Braga
ALMIRO FERREIRA, EM MARSELHA

O treinador do Braga bem humurado: "Como sabem, não sou bom em geografia e matemática". Mas Paulo Fonseca não esconde que vai ao Stade Vélodrome pelo prestígio e com um recorde em vista na Liga Europa.

Um empate em Marselha, nesta quinta-feira, chega ao Braga para se qualificar no primeiro lugar do grupo F, mas Paulo Fonseca, treinador da equipa minhota, quer mais. Quer voltar a ganhar ao histórico emblema francês e avançar para os 1/16 de final da Liga Europa de futebol em grande estilo e com um recorde nacional no fito.

Após vencer o Liberec (0-1), o Groningen (1-0) e o mesmo Olympique Marseille (3-2, há duas semanas, na "pedreira"), o Braga lidera o grupo e está à beira de se tornar no primeiro clube português a ganhar quatro jogos seguidos na Liga Europa. O feito é de monta e ainda lhe falta a parte mais complicada, mas Paulo Fonseca avança cheio de fé.

"Como vocês sabem, eu não sou bom em geografia. E matemática também não é o meu forte. Essas contas do apuramento deixo-as para o fim. O que sei é que será um jogo complicado. A análise que faço agora é aque fiz há duas semanas. O Marselha é uma grande equipa e vai causar-nos muitos problemas", diz o treinador do Braga.

Além do prestígio, o Braga também joga pelos cifrões. O clube português já encaixou 3,48 milhões de euros (2,4 milhões de prémio de entrada na fase de grupos, mais três vitórias ao preço unitários de 360 mil euros) e vê mais a cintilar. O primeiro lugar do grupo vale outro prémio de 500 mil euros, o dobro do atribuído pela UEFA ao segundo classificado, que também avançará para os últimos 32 do torneio.

O presidente do clube também faz contas, mas prefere dar "mais um voto de confiança na equipa". "Vamos defrontar uma grande equipa, mas o Braga já demonstrou que também é uma verdadeira equipa. Em oito fases de grupos, conseguimos seis qualificações e tenho a certeza de que vamos já conseguir a sétima. E até com um recorde. O que acho graça e ouvir que um clube já fez história com nove pontos em quatro jogos, mas ninguém que lembra que o Braga conseguiu o mesmo em três partidas", adiantou António Salvador.

"Jogo de homens"

Do lado Marselha, o homólogo de Paulo Fonseca pede o que reclamou nos dois últimos jogos, ganhos em Lille (2-1) e em Nantes (1-0), que permitiram ao Olympique inverter a penosa tendência que estava instalada no clube, com oito jogos seguidos sem ganhar e com seis derrotas, incluindo a sofrida há duas semanas, na "pedreira".

"O que peço? Peço à minha equipa que faça um jogo de homens", atira José Miguel Gonzalez Martin Del Campo, aka Michel, como é conhecido o treinador que fez fama como futebolista do Real Madrid, nos anos 1980 e 1990.

A dois homens, o treinador do OM não poderá pedir nada: os médios Alessandrini e Lassana Diarra, internacionais franceses, não poderão jogar, porque estão lesionaos. O primeiro na planta do pé esquerdo ("É um lesão bizarra, cuja recuperação depende do jogador...", diz Michel).

Seja com quem for, o treinador do OM quer acescentar uma terceira vitória seguida, à custa do Braga, porque entende que a Liga Europa "não é desprezível" e porque "o jogo seguinte é sempre o mais importante".

"Também temos ambições na Liga Europa. Queremos ganhar ao Braga, para podermos lutar pela qualificação. Mas, sabemos que não será nada fácil. "O Braga é uma excelente equipa. É uma eqipa sem altos nem baixos. Não falamos de uma equipa qualquer. Faza sombra aos grandes de Portugal e até se intromete entre eles. Logo no sorteio, vimos que íamos ter um riva de qualidade. E isso ficou patatente no jogo que peremos em Braga", disse Michel.

Para o treinador do OM, como de todos os que estão na Liga Europa, o problema é mesmo o dos apertos de agenda, já que a equipa entrará novamente em campo já no próximo domingo, com Nice, por conta da 13.ª jornada da liga francesa. "O jogo seguinte é sempre o mais importante", insiste Michel, que estará a ponderar a rotatividade de efetivos. No eixo da defesa, que o próprio treinador diagnostica como um dos problemas da equipa, poderá surgir uma nova dupla e nova oportunidade para o português Rolando, que tem passado um mau bocado no Vélodrome.

JN

Coelho SCB

A "fonsequização" do Sp. Braga

Autor: ALEXANDRE CARVALHO

O trabalho de Paulo Fonseca em Braga merece todo o destaque possível nesta altura da temporada. Sem o investimento de outros tempos, a formação minhota apresenta um conjunto de jogadores tremendamente interessante, mas é nas mãos do ex-técnico do Paços de Ferreira que as peças se transformam numa máquina bem oleada, consistente e extremamente fiável.

Mas vamos por partes... Em comparação com a temporada transata, o Sp. Braga perdeu vários titulares. Desde logo, o capitão Aderlan e o médio-defensivo brasileiro Danilo (ambos para o Valência); Rúben Micael (Shijiazhuang Yongchang), Pardo (Olimpiakos), Zé Luís (Spartak Moscovo) e Éder (Swansea). Estamos "só" a falar de seis titulares. Só...

Para compor o plantel bracarense, António Salvador teve a sagacidade negocial (e a ajuda preciosa de Jorge Mendes) para construir um plantel com várias soluções: Filipe Augusto e Hassan (ambos ex-Rio Ave) são dois reforços de peso e de qualidade inegável; o até então desconhecido Stojiljkovic já leva 7 golos nesta temporada; Rui Fonte e Wilson Eduardo ainda procuram a melhor forma física e Ricardo Ferreira tem tapado os (muitos) buracos na defesa. Teoricamente, o nível da equipa poderia ter baixado; na prática, isso está longe de acontecer.

Tudo isto não seria possível se no banco de suplentes não estivesse um treinador acima da média. Um técnico que passou sem sucesso pelo FC Porto, mas que teve a capacidade intelectual para aceitar (de braços abertos) o regresso ao sítio onde foi feliz.

Voltar ao Paços de Ferreira foi um passo atrás? Nem por sombras...! Foi uma demonstração clara de humildade. E convenhamos... qual o técnico que tenha passado por um 'grande' e, na temporada seguinte, voltou ao clube que o lançou para a ribalta do futebol português? Com as devidas distâncias, e assim de repente... Mourinho, saiu do Benfica e foi para a U. Leiria.

Esta temporada, e apesar das muitas contrariedades registadas no arranque da temporada, com a grave lesão do internacional português André Pinto, Paulo Fonseca conseguiu pegar num conjunto de jogadores e, em pouco mais de 4 meses, construiu uma equipa que tem deixado boas indicações no campeonato (é, a par do FC Porto, a defesa menos batida da Liga, com 4 golos) e que tem brilhado na Liga Europa, com 3 vitórias em 3 jogos.

A tendência é a de melhorar e, depois de ter chegado à final da Taça de Portugal (e ter perdido para o Sporting de uma forma completamente descabida), o Sp. Braga enfrenta esta temporada com a frontalidade que lhe compete: é um candidato ao título? Claro que não. Mas vai andar 'lá em cima' até ao final da época, pode fazer um brilharete na Europa e será sempre um forte candidato à conquista de uma das taças.

Finalmente, António Salvador parece ter encontrado o treinador perfeito para levar a cabo o ambicioso projecto que tem para o Sp. Braga. As contas fazem-se no final, mas até agora o saldo é tremendamente positivo.

Record.pt
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends