News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/10

Started by Bruno3429, 15 de October de 2015, 08:04

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Filipe Augusto: "Encaramos todos os jogos para vencer"
Miguel Machado

O SC Braga já está em contagem decrescente para a estreia na Taça de Portugal esta temporada 2015/2016. Depois de ter sido finalista na edição anterior, o clube arsenalista começa, sábado, em Viseu, um novo 'assalto' ao Jamor. A partida da 3.ª eliminatória da prova rainha do futebol português inicia mais um ciclo difícil para os Guerreiros do Minho, seguindo-se Marselha (Liga Europa) e FC Porto (I Liga), mas Filipe Augusto afirma que a equipa, neste momento, está apenas focada no duelo com os oitavos classificados da II Liga.

"Encaramos todos os jogos como muito importantes e com o único objectivo de procurar a vitória. Segue-se o Viseu, para a Taça de Portugal, é muito importante para nós, e queremos vencer para passar à próxima fase", referiu, ontem, o jovem médio brasileiro de 22 anos, um dos reforços do SC Braga para esta época, que não tem sido muito utilizado pelo treinador Paulo Fonseca, mas que pode ter em Viseu uma oportunidade de estrear-se como titular na equipa.

"Se jogar, espero aproveitar a oportunidade e vou dar o meu melhor para ajudar os meus companheiros. O mais importante é que a equipa saia vencedora", destacou, tranquilo, Filipe Augusto, antes do treino da tarde. O médio mostra-se ainda compreensivo com o facto de não estar a ser opção para o treinador. "Cheguei em cima do fecho do mercado e preciso de tempo para entender bem as ideias do treinador. E a concorrência no plantel é também forte", apontou o brasileiro, mostrando-se, no entanto, "feliz em Braga" e motivado "para fazer uma boa época" no clube.

Correio do Minho

Bruno3429

Vukcevic voltou mas deve ser resguardado
DESGASTE NA SELEÇÃO

O regresso de Vukcevic aos trabalhos foi uma das principais notas do treino vespertino do Sp. Braga. O médio foi titular por Montenegro nas derrotas contra a Áustria e Rússia, só não tendo disputado os últimos cinco minutos da partida de Moscovo. Dessa forma, tudo indica que Paulo Fonseca lhe vai dar descanso nesta deslocação da Taça de Portugal, ao Fontelo, de forma a ter um dos seus trunfos do meio-campo em plenas condições físicas para os duelos contra Marselha e FC Porto.

Tal como Record havia adiantado, Ricardo Ferreira já se encontra em condições, havendo uma probabilidade elevada de atuar em Viseu para ganhar ritmo, embora Pedro Monteiro seja igualmente uma opção a ter em conta face aos impedimentos de André Pinto e Arghus. O lateral-direito Baiano também está apto, José Gomes e Artur Jorge, da equipa B, trabalham com o plantel principal e o azar bateu à porta de Rodrigo Pinho. O avançado está em gestão de esforço, fez treino condicionado e encontra-se em dúvida.

Record

JotaCC

Quase meia equipa deixou a "Pedreira"
Braga Guerreiros regressam em Viseu à Taça de Portugal após a dramática final do Jamor

Na época em que se cumprem 50 anos desde que conquistou aquele que continua a ser o seu único troféu na prova, o Braga inicia depois de amanhã (18 horas), no reduto do Académico de Viseu, a participação na Taça de Portugal de 2015/16.
Quase cinco meses após a dolorosa derrota na final da competição, no Jamor, frente ao Sporting, no desempate nos penáltis, os guerreiros do Minho retomam a corrida a um troféu que continua a ser um sonho do presidente António Salvador.
Muita coisa mudou entretanto na formação braguista, a começar no treinador, com Sérgio Conceição a deixar o comando da equipa, precisamente no rescaldo de uma final mal perdida, pois a seis minutos do termo do tempo regulamentar, o Braga batia o Sporting por 2-0.
Paulo Fonseca está agora no comando da turma bracarense e, do ponto de vista psicológico, nem terá muito trabalho para recuperar os jogadores do trauma vivido no Jamor. Desde logo, dado que quase meia equipa da final deixou o Braga. Dos 14 jogadores que alinharam no Estádio Nacional, a 31 de maio, seis foram transferidos, a saber: Aderlan Santos, Rúben Micael, Pardo e Éder (titulares) e Salvador Agra e Sasso (suplentes utilizados). Dos restantes oito, André Pinto (lesionado) é baixa confirmada em Viseu. No Fontelo, também não é certa a utilização de Baiano (vem de lesão), isto enquanto não se sabe se Djavan, Mauro,Luiz Carlos, Rafa e Alan jogarão, dado que há a questão da rotatividade e vários jogadores espreitam uma oportunidade. Na baliza, Kritciuk, titular no Jamor, deve ceder a vez a Matheus, até aqui só utilizado na Liga Europa.

Antevisão Filipe Augusto pronto para ser opção

Só com duas curtas participações, nos jogos com o Marítimo e o Slovan Liberec, Filipe Augusto assumiu, ontem, estar "preparado" para jogar depois de amanhã em Viseu. "Caso seja essa a decisão do treinador, espero estar à altura e responder à exigência. O mais importante é sair da eliminatória com um triunfo", disse o jogador brasileiro, na antevisão do jogo. Cedido pelo Rio Ave, o médio, de 22 anos, chegou à "Pedreira" no fecho do mercado: "A concorrência é forte e tenho de esperar pela minha oportunidade. Quando isso acontecer terei de a aproveitar", disse, confiante.

JN

JotaCC

"CHEGUEI TARDE E VOU APROVEITAR EM VISEU"
BRAGA Filipe Augusto encara o jogo da Taça de Portugal como uma preciosa oportunidade para conquistar de vez a titularidade

"Dediquei-me no Valência. Jogava pouco por opção do treinador" Filipe Augusto Médio do Braga
Espanha: pelo Valência, entrou em ação contra o Atlético de Madrid e o Barcelona

Por entre elogios aos companheiros do meiocampo, o brasileiro aposta numa "boa temporada" e garante que a fadiga não será um problema quando o Braga enfrentar o Marselha e o FC Porto

Filipe Augusto foi titular contra o V. Setúbal e suplente utilizado diante do Slovan Liberec e do Marítimo

A etiqueta de reforço sonante não escancarou as portas da titularidade a Filipe Augusto. Depois de ter alinhado de início contra o V. Setúbal, na segunda jornada do campeonato, o médio teve apenas mais duas presenças na equipa como suplente utilizado (Slovan Liberec e Marítimo) e depois acabou por ser diluído pela "forte concorrência". A visita ao Ac. Viseu, para a Taça de Portugal, reveste-se por isso de superlativa importância. "Caso seja titular, aproveitarei da melhor maneira possível. Quero ajudar os meus companheiros a conseguir a vitória", referiu.
Emprestado pelo Rio Ave, o jogador brasileiro recorda ter chegado já com o comboio arsenalista em marcha e não se espanta com a sua pontual utilização. "Quero fazer uma boa temporada, mas há que dar tempo ao tempo. Cheguei em cima do fecho das inscrições e este tem sido um período de adaptação às ideias do treinador.
Quando aparecer a oportunidade, irei aproveitá-la da melhor forma", vincou, garantindo que não foi por falta de empenho que se tornou num crónico suplente no Valência, sob o comando de Nuno Espírito Santo, na época passada. "Era uma opção do treinador, que até me conhecia bem. Dediquei-me sempre ao máximo no trabalho", contou.
De volta à nova aventura, ao serviço do Braga, Filipe Augusto promete que a equipa não se deslocará a Viseu a tirar o pé do acelerador pela aproximação das partidas com o Marselha (Liga Europa) e o FC Porto (campeonato). "Tem a importância dos outros jogos", reagiu, certo de que o grupo saberá lidar bem com o cansaço
motivado pelo calendário carregado. "É normal que essa fadiga se manifeste. Estamos a jogar duas vezes por semana e, por isso, os jogadores ressentem-se um pouco do cansaço. Mas o Braga está preparado para disputar essas duas competições; temo-nos preparado para enfrentar esse cansaço e jogar com a máxima intensidade", assegurou.

TENDINITE RODRIGO PINHO GERE ESFORÇO

Afastado da competição desde finais de agosto (jogou pela última vez contra o Boavista), Rodrigo Pinho não deverá reaparecer contra o Ac. Viseu, para a Taça de Portugal. O avançado debate-se com uma tendinite e está a cumprir, à parte do grupo, um programa de gestão de esforço. O departamento médico do Braga tem ainda a seu cargo os centrais Arghus e André Pinto.

REFORÇOS MAIS DOIS BÊS CHAMADOS

De olho na equipa B, Paulo Fonseca chamou o central Artur Jorge e o lateral esquerdo Zé Gomes à equipa principal. Com o montenegrino Vukcevic regressado da seleção, os dois jovens defesas reencontraram Pedro Monteiro, que se estreou como titular frente ao Arouca, para compensar as baixas, por lesão, de André Pinto, Arghus e Ricardo Ferreira (já recuperado).

Meio-campo cheio de canhões
O Braga é a equipa com mais golos marcados por médios (oito) em jogos do campeonato

Vigiar bem a habitual dupla de avançados não basta para entupir o poder de fogo dos arsenalistas. O 4x4x2 implementado por Paulo Fonseca prima pelo dinamismo e pela liberdade total para rematar, de tal forma que, nesta altura, o Braga é a equipa com mais golos marcados por médios (oito) em jogos do campeonato, tendo contribuído para esta marca Pedro Santos, Joan Román, Vukcevic (dois), Alan (dois) e Rafa (dois). O Sporting persegue, à distância de um golo, esta curiosa capacidade de finalização.
Apesar da igualdade entre Vukcevic, Alan e Rafa na I Liga, o terceiro, recém-chegado da Seleção Nacional, parece embalar para uma temporada recheada de tiros certeiros, o que já não é novidade desde que despontou ao serviço do Feirense. É que o médio ala também faturou contra o Groningen, na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, sendo nesta altura o melhor marcador dos bracarenses. Já o ataque, que se tem revelado um verdadeiro carrossel de opções, foi responsável até ao momento por quatro golos no campeonato, assinados por Crislan, Rui Fonte e Stojiljkovic (dois golos); e por apenas um, de Hassan, na Liga Europa.

O JOGO

JotaCC

O sonho comanda Carlos Eduardo
Será de reencontros o jogo com o Braga para o jovem extremo, que considera faltar alguma identidade ao adversário

"Desde que saí do Braga não parava em nenhum lado. Optei pelo Ac. Viseu, pela confiança que depositaram em mim, e quero recuperar o tempo perdido por más decisões que tomei", admite. "Penso que dantes era uma equipa mais à Braga, com jogadores como o Hugo Viana e o Mossoró"
"No ataque são rápidos, com jogadores como o Rafa, mas nada nos impede de sonharmos – não temos nada a perder"
Carlos Eduardo
Extremo do Ac. Viseu

Eliminar o Braga será uma tarefa difícil mas não impossível: assim considera Carlos Eduardo, que leva três jogos completos consecutivos e se vem assumindo na equipa de Ricardo Chéu

Carlos Eduardo é por estes dias o eleito para responder a uma montanha de perguntas, da parte dos colegas, sobre o Braga, adversário que vai pisar o relvado do Fontelo no jogo da Taça de Portugal deste sábado. Isto porque o extremo brasileiro formado no Santos chegou a Portugal, em 2009, para representar a formação bracarense. "Os meus colegas têm-me questionado sobre o Braga, vai ser bom estar do outro lado, defendi aquele clube durante quatro anos e tenho um carinho especial por ele", adianta, antevendo um Braga "diferente" desde 2013, ano em que saiu para o Tirsense. "O Braga está muito mudado desde esse tempo. Penso que era uma equipa mais à Braga, com jogadores como o Hugo Viana e o Mossoró. Ainda assim, o favoritismo está todo do lado deles, têm um ritmo superior, com jogadores internacionais e isso conta. No ataque são rápidos, com jogadores como o Rafa, mas nada nos impede de sonharmos. Não temos nada a perder", comenta, revelando que continua a visitar a cidade. "Nas folgas costumo ir a Braga, onde fiz bons amigos. O Alan deu-me sempre muito suporte e tinha também o Mauro e o Baiano", refere, lembrando os dérbis com o V. Guimarães, onde, mesmo em escalões jovens, havia sempre muita "rivalidade".
Depois de uma experiência falhada no Timisoara (Roménia), o jogador de 22 anos considera que acertou na decisão de vir para Viseu.

O JOGO

A.COSTA

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

A.COSTA

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo