News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/08

Started by JotaCC, 24 de August de 2015, 12:46

Previous topic - Next topic

JotaCC

Academia desportiva arranca em setembro
Braga Município doa 12 hectares de terrenos no Parque Norte ao principal clube da cidade para acolher centro de formação

A Câmara de Braga discute, a 14 de setembro, a doação de 12 hectares de terrenos no Parque Norte para que o Sporting Clube de Braga (SCB) construa uma academia de formação de jogadores, investindo 10 milhões de euros. O clube não tem, ainda, nenhum ativo físico.

Futura academia vai ser construída junto ao Estádio Axa e terá cinco campos, um miniestádio e uma área residencial destinado sobretudo a jovens da formação
O espaço, situado ao lado do novo estádio, tem já projeto arquitetónico e de engenharia, havendo apenas que fazer a remoção de terras. O chamado Parque Norte integra os terrenos anexos ao estádio e à piscina olímpica, ainda inacabada (ver caixa). Foram comprados pelo Executivo anterior, liderado pelo socialista Mesquita Machado.
Fonte do clube disse ao JN que o investimento será feito com recurso a crédito bancário, em princípio a 20 anos. A situação financeira do clube "é estável e está controlada", até porque houve 2,5 milhões que entraram nos cofres com a entrada direta na Liga Europa e com a final da Taça de Portugal. A isto acrescem verbas de venda de jogadores e as previsíveis receitas da competição europeia.
Ao que o JN soube, a Academia terá cinco campos de futebol – que pode ser um apenas, mas de grande dimensão e que permita cinco treinos em simultâneo. Terá, ainda, balneários, uma área residencial, um edifício administrativo, e um miniestádio – para jogos da equipa B e de escalões juvenis. O "hotel" recebe os atletas dos escalões jovens, que se encontram a viver em apartamentos.
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, conhece bem as exigências de uma academia desportiva, já que foi uma sua empresa, a Britalar, que construiu o Caixa Futebol Campus do Benfica, no Seixal. Salvador garante que a academia fica pronta no começo da época 2016/17.
Ao dispor da Federação
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, explicou ao JN que a doação tem múltiplos benefícios. Por um lado, liberta o estádio 1.º de Maio, o campo das Camélias e os da Rodovia, infraestruturas que o clube utiliza atualmente. Por outro, dá destino a terrenos que não teriam uso nos próximos anos e terá ainda efeitos positivos na vida do clube, rentabilizando-o, a prazo; reanimará a zona em termos urbanísticos e trará mais-valias turísticas, mormente se a Federação Portuguesa de Futebol vier a adotar a Academia para estágio das seleções nacionais.
Em junho, o autarca e o dirigente desportivo estiveram reunidos com os vereadores da Oposição, Hugo Pires (PS) e Carlos Almeida (CDU), a quem apresentaram o projeto. Rio espera que votem a favor ou se abstenham. A CDU apresentou já um conjunto de propostas de contrapartidas, e o PS deverá fazer o mesmo.


Terrenos rejeitados em 2012
Em 2012, um grupo de empresários locais ofereceu ao clube, gratuitamente, 12 hectares de terreno na antiga pedreira da Confeiteira. A oferta foi rejeitada por Mesquita Machado (na foto) e António Salvador, com o argumento de que era necessário – e muito dispendioso – "partir pedra" para aplanar os terrenos. Além de que o espaço ficava muito perto da cidade, o que poderia ser um incentivo a saídas noturnas dos jovens. O anterior Executivo municipal gastou oito milhões na construção de uma piscina olímpica junto ao estádio, que está inacabada. Ricardo Rio disse ao JN que vai negociar com o clube a possibilidade de este vir a geri-la, com a conclusão da obra a cargo do Município.



Battaglia de saída e fé por Rubio

Os minhotos procuram arrumar a casa e o argentino Battaglia deve ser cedido ao Paços de Ferreira, clube que já formalizou o interesse no empréstimo do jogador que, na época passada, evoluiu no Moreirense, também por cedência. No capítulo das entradas, mantém-se em aberto o "dossiê" Diego Rubio, do Sporting. Os clubes chegaram a acertar as condições, mas o negócio caiu num impasse, devido à existência de um fundo de investimento, que, em 2011/12, viabilizou a contratação do jogador ao Colo-Colo. O clube de Alvalade tenta agora desbloquear a situação para que o negócio se concretize.

JN

JotaCC

Salvador tem uma semana para descobrir os reforços
Diego Rubio continua a ser o nome mais forte para reforçar o centro do ataque, mas continua a haver espaço para a contratação de mais um médio-ala. Difícil é encontrá-lo

As principais debilidades do plantel estão detetadas, faltando saber se a SAD terá capacidade para oferecer os jogadores pretendidos por Paulo Fonseca. Faltam oito dias para o fecho do mercado

Presidente bracarense ainda não decidiu se vai reforçar o plantel. É uma questão de dias
A derrota em Vila do Conde, mas sobretudo a falta de soluções ofensivas apresentadas pela equipa durante boa parte do segundo tempo, reabriram a discussão sobre as principais lacunas do plantel do Braga, numa altura em que falta cerca de uma semana para o fecho do mercado. Para além do ponta de lança, numa história com vários capítulos que se arrasta desde o arranque da pré-temporada, a estrutura arsenalista há muito identificou a necessidade de oferecer a Paulo Fonseca mais um jogador para as alas (chegou a ser tentado Hurtado, do Paços de Ferreira, que assinou pelo Reading), como forma de acrescentar competitividade e competência a um sector que conta com Rafa (continua sem assumir um papel preponderante na equipa), Pedro Santos, Joan Román, Alan e ainda Fábio Martins. Se a situação do avançado deve ser resolvida com a contratação de Diego Rubio – no sábado, já nem sequer foi titular na equipa B do Sporting, continuando apenas a faltar o acordo com o fundo que detém 40 por cento do passe –, a questão do médio-ala é mais complicada de atacar, não sendo fácil encontrar um jogador com as características pretendidas, dentro das possibilidades económicas da SAD e melhor do que os jogadores do atual plantel. Neste caso, António Salvador só atuará se surgir uma boa oportunidade de negócio, algo difícil de prever numa altura em que faltam poucos dias para fechar o mercado.



REFORÇOS
3
Rui Fonte e Alef são os reforços que ainda estão por estrear, para além de Pottker, que tem sido utilizado na equipa B



Rui Fonte diz que "está quase"

O avançado português escreveu ontem, nas redes sociais, que "está quase" a regressar aos treinos sem limitações, uma situação que deverá acontecer já no arranque desta semana. No entanto, Rui Fonte ainda não estará disponível para o jogo com o Boavista, do próximo domingo, uma vez que ainda precisará de mais algum tempo para ganhar forma. O avançado é, neste momento, o único indisponível para o jogo da próxima jornada, tendo em conta a recuperação de Tiago Gomes.

O JOGO

JotaCC


JotaCC