News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/07

Started by Bruno3429, 25 de July de 2015, 09:22

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sporting de Braga vence Sheffield Wednesday por 2-1
Paulo Machado

O SC Braga venceu, ontem, o Sheffield Wednesday por 2-1 no terceiro e último jogo de preparação que decorreu no estágio, realizado no Algarve. Rodrigo Pinho estreou-se a marcar (8 m), enquanto a equipa inglesa chegou ao empate na segunda parte, por intermédio de Lavery (68 m). A res-posta dos Guerreiros do Minho foi imediata, com Alan a facturar o golo da vitória (77 m), na sequência de um pontapé de canto. E foi Rafa quem esteve ao melhor nível, na assistência para o primeiro golo e a criar desequilíbrios no jogo ofensivo do SC Braga. A equipa braca-rense começa a colher os primeiros frutos da introdução de um novo conceito de jogo, ainda em fase de amadurecimento.

O jogo com o Sheffield até foi o mais equilibrado, ironicamente, neste ciclo de três particulares, na medida em que a equipa liderada por Paulo Fonseca revelou maior domínio de jogo nos encontros com o Bristol e Aston Villa, mas não foi além do empate em ambos. E, ontem, acabou por garantir a primeira vitória, apesar de algumas dificuldades, perante a resposta revelada pela formação inglesa, comandada por Carlos Carvalhal.

O debate em torno da reformulação do ataque ganhou um novo episódio com a aposta na dupla de brasileiros: Rodrigo Pinho e Crislan. Jogando de uma forma mais aberta no ataque, os reforços do SC Braga até revelaram um bom entendimento, destacando-se a capacidade de Rodrigo Pinho em abrir espaços para a baliza contrária. Nas movimentações da equipa, todavia, foi Rafa quem desequilibrou, provocando rasgos na defesa do Sheffield. Logo na primeira parte, o avançado do SC Braga teve duas primorosas assistências para Rodri

go Pinho, e num desses lances nasceu o golo inaugural, com o brasileiro a mostrar frieza na hora da finalização. No meio campo, a equipa perdeu algum fulgor com a dupla Vukcevic/Luíz Carlos, mas ganhou alguma consistência defensiva.

O jogo foi dividido em duas partes com o factor vento a condicionar a estratégias de ambas as equipas. Por isso mesmo, o SC Braga deparou-se com maiores dificuldades na segunda metade e o Sheffield Wednesday revelou-se mais ofensivo, sobressaindo a velocidade de Marco Matias a criar dificuldades à defesa do Braga e pautar um bom entendimento com Lavery.

A equipa do Braga sofreu algumas alterações, mas a dupla atacante acutou mais tempo, face ao teste pretendido por Paulo Fonseca sobre a dupla Crislan/Pinho. Acontece que na segunda parte foi quase nulo o funcionamento ofensivo, com o espanhol Joan Román a passar um pouco ao lado do jogo. Por outro lado, quem espalhou magia foi Alan, principalmente através de alguns recortes técnicos e a jogar descaído para as alas.

Fruto do ascendente na segunda parte, com naturalidade, foi o Sheffield quem chegou ao golo, numa jogada de persistência e La-very a ganhar uma bola dividida a Tiago Gomes, empurrando depois para a baliza do SC Braga... foi a explosão de alegria de um milhar de adeptos ingleses que marcaram presença neste jogo. Já sem grandes pontos de interesse, fica a nota para a reacção do SC Braga e chegou ao golo da vitória, com a assinatura brilhante de Alan a finalizar um pontapé de canto cobrado por Tiago Gomes. E assim escreveu este triunfo, fechando da melhor forma o estágio da pré-época no sul do país.

Correio do Minho

Bruno3429

Nuno Campos: «Evolução deixa-nos satisfeitos»
ADJUNTO AGRADADO COM O COMPORTAMENTO COLETIVO

A vitória diante do Sheffield Wednesday justificou palavras elogiosas do adjunto Nuno Campos para com o grupo. "Vimos muitas coisas positivas, sobretudo na primeira parte", assinalou, salientando "a evolução registada pela equipa".

Na metade inicial "a equipa esteve bem, controlando os momentos do jogo. Dispusemos de várias ocasiões claras de golo e, globalmente, a evolução deixa-nos satisfeitos".

Já depois do descanso "o vento e o futebol mais direto do adversário retiraram fluidez, mas o triunfo registado está de acordo com o que se passou em campo", disse, elogiando os atacantes Crislan e Rodrigo Pinho: "Estão mais adaptados e vão conhecendo melhor as ideias do treinador. Isso deixa-os mais confortáveis e traduz-se numa melhoria de produção."

Olhando globalmente para o estágio algarvio, Nuno Campos observou "um crescimento gradual do grupo a todos os níveis. Quando as cargas físicas forem menores veremos uma equipa mais próxima do que pretendemos", concluiu.

Regresso

O Sp. Braga realiza esta manhã o seu último treino durante o estágio algarvio, com o treinador Paulo Fonseca a falar aos jornalistas antes da sessão. Ao fim da tarde a comitiva viaja de avião, com destino à cidade do Porto. O médio Mauro sofreu uma contusão e não tomou parte no encontro de ontem.

Rivais do Minho disputam Diego Rubio
BELENENSES É OUTRA HIPÓTESE

Apesar de não entrar nas contas imediatas de Jorge Jesus, Diego Rubio, de 22 anos, faz parte dos planos futuros do Sporting, cuja SAD pretende colocar este avançado num clube de primeira linha em Portugal, estando o jogador referenciado por Sp. Braga e V. Guimarães.

Record sabe que os rivais minhotos concorrem entre si pela cedência de Rubio, tendo formalizado o interesse. Aos leões, interessa garantir que o internacional chileno possa competir com regularidade na Liga, de preferência num clube que aspire a mais do que a manutenção. A percentagem de salário a pagar pelo destinatário poderá ser a chave deste processo. Ao que o nosso jornal apurou, Paulo Fonseca privilegia a contratação de um ponta-de-lança mais experiente para o Sp. Braga, o que coloca Rubio mais perto do V. Guimarães. O Belenenses também já manifestou interesse no empréstimo de Rubio, mas parte atrás dos minhotos, segundo fonte oficial do Sporting.

Record

Bruno3429

Sp. Braga venceu (2-1) Sheffield de Carlos Carvalhal
Pinho e Alan marcaram os golos dos arsenalistas

O Sp. Braga conseguiu o primeiro triunfo da pré-época, ao bater os ingleses do Sheffield Wednesday, equipa treinada por Carlos Carvalhal, por duas bolas a uma, no Campo da Nora, no Algarve.

Além do técnico Carlos Carvalhal, o Sheffield atuou de início com os portugueses Semedo e Marco Matias. 

Ao terceiro jogo com equipas britânicas, depois de empatar diante do Aston Villa e com o Bristol City, os Guerreiros sentiram o sabor do triunfo, com golos de Rodrigo Pinho e Alan.
 
A equipa de Paulo Fonseca colocou-se em vantagem logo aos sete minutos, altura em que Rodrigo Pinho abriu o ativo. Rafa serviu o avançado brasileiro que, isolado, bateu o guarda-redes do clube que disputa o segundo escalão do futebol inglês.
 
O Sheffield Wednesday chegou ao empate à passagem do minuto 67, com um golo de Lavery. Nove minutos depois, aos 76', a equipa minhota colocou-se novamente em vantagem na sequência de um pontapé de canto. Tiago Gomes bateu o canto e foi o capitão Alan a fazer o desvio que valeu o triunfo.
 
Este sábado, os Guerreiros terminam o estágio no sul do país, não tendo averbado qualquer derrota nos três jogos de preparação realizados no Algarve. Pelas 9.30 horas Paulo Fonseca fará, em conferência de imprensa, o balanço do estágio e das primeiras semanas de trabalho.

Sp. Braga (1ª parte): Kritciuk; Baiano, Boly, André Pinto, Djavan; Vukcevic, Luíz Carlos, Pedro Santos, Rafa; R. Pinho e Crislan.
 
Sp. Braga (2ª parte): Tiago Sá; M. Goiano, Santos, A. Pinto, Tiago Gomes; Pedro Tiba, Battaglia, Alan, Joan Román; Rodrigo Pinho e Crislan.
 
Jogaram ainda: Fábio Martins, Alef, Pottker e Gonçalo Silva.

Maisfutebol

JotaCC

BOM FUTEBOL PARA EMBALAR O SISTEMA
ESTREIA No triunfo de ontem já se assistiu ao futebol prometido por Fonseca. Ter dois avançados em campo também ajudou ao sucesso...



A primeira vitória do Braga no estágio do Algarve coincidiu com a aposta de Paulo Fonseca na estreia em simultâneo da dupla de avançados que tem à disposição no plantel: Rodrigo Pinho e Crislan. Desta vez, e ao contrário do que aconteceu nas partidas anteriores (empates com o Aston Villa e Bristol City), o treinador optou por oferecer a titularidade aos jogadores com as características ideais, pelo menos no plano teórico, para encaixar na missão específica de cada uma das posições do 4x4x2 (Rafa e Pedro Santos foram, por exemplo, os médios-ala, dois jogadores que cumprem o requisito de saber jogar por dentro). Resultado: o Braga já foi capaz de apresentar um bom futebol durante grande parte do primeiro tempo, sempre com eficácia e segurança no passe, e uma boa capacidade para pressionar alto a defesa do Sheffield Wednesday, equipa do Championship que é orientada pelo bracarense Carlos Carvalhal.
No ataque, sobressaiu ainda a boa ligação entre Rafa e Rodrigo Pinho, que depois de uma primeira tentativa logo aos quatro minutos – o remate do brasileiro saiu rente ao poste – acabaria por dar em golo logo a seguir, aos oito: novo passe do internacional português a rasgar a defesa inglesa e Rodrigo Pinho a aparecer bem no corredor central para finalizar com toda a calma e classe.
Para o arranque da segunda parte, Paulo Fonseca fez oito alterações na equipa, tendo mantido em campo apenas o defesa-central André Pinto e a dupla de avançados brasileira, que continua sem concorrência à altura a nível interno – ontem o Braga acabou o jogo com dois extremos, Pottker e Fábio Martins, a ocupar as duas posições do centro do ataque.
Como seria de esperar, a produção da equipa decresceu bastante durante esse período, muito por culpa de um meio-campo demasiado macio na recuperação (Pedro Tiba e Battaglia) e de dois alas pouco agressivos do ponto de vista físico (Alan e Joan Román). O golo do empate do Sheffield Wednesday acabou por chegar com alguma naturalidade, tendo sido anulado já perto do final apenas pelo instinto de Alan, na sequência de um pontapé de canto bem batido por Tiago Gomes.
Para a história ficou a boa exibição do Braga durante a primeira parte, altura em que a equipa se apresentou com um onze mais próximo daquele que Paulo Fonseca terá desenhado para iniciar o campeonato, daqui a três semanas.



Rafa: 7 Assumiu o jogo e a equipa... cresceu

Só foi utilizado nos primeiros 45 minutos, os melhores do Braga, altura em que comandou o ataque da equipa; assumiu o jogo, procurou a bola e ainda fez o passe que isolou Rodrigo Pinho no lance do primeiro golo (8'). Muito do êxito dos arsenalistas na próxima época passa pelos pés do internacional português, que ontem mostrou estar à altura de corresponder ao grande desafio que tem pela frente.



LESÃO MAURO VAI PARAR ALGUNS DIAS

Titular nos dois primeiros jogos do estágio algarvio, Mauro falhou a partida de ontem devido a um problema físico que o manterá afastado dos relvados nos próximos dias. André Pinto, que tinha falhado a partida com o Bristol City devido a lesão, acabou o jogo completamente esgotado. Ricardo Ferreira (lesionado) e Matheus (opção) também não jogaram ontem.


ESTÁGIO TREINO ANTES DA DESPEDIDA

O plantel realiza esta manhã o último treino do estágio no Algarve, regressando depois, já ao final da tarde, a Braga, numa viagem que será feita de avião. Ao que tudo indica, amanhã será dia de folga para os jogadores, que voltam a treinar na segunda-feira já a pensar no jogo do dia 29 frente ao Rio Ave. No próximo sábado será a vez de receber o Lille, na partida de apresentação aos sócios.



Aplausos até do "adversário"
OPINIÕES Carlos Carvalhal elogiou futebol do Braga; Nuno Campos falou em "evolução natural" da equipa

"Já se viram alguns traços do futebol de Paulo Fonseca no Braga"
Carlos Carvalhal
Treinador do Sheffield Wednesday


Carlos Carvalhal alertou para a necessidade de dar tempo a Paulo Fonseca para a implementação de "novas ideias" de jogo. Nuno Campos gostou do entendimento entre Crislan e Rodrigo Pinho

Nuno Campos, adjunto de Paulo Fonseca, e Carlos Carvalhal, treinador do Sheffield Wednesday, estavam de acordo no final da partida: o Braga já apresentou traços bem vincados do estilo de Paulo Fonseca. Para isso, sublinharam a "natural assimilação" por parte dos jogadores de uma forma de jogar que precisa de tempo. "Já se viram coisas positivas durante a primeira parte. Tivemos sempre a bola e criámos várias situações de perigo. Depois do intervalo, o jogo foi diferente, também fruto do vento e do futebol mais direto do adversário. Nesse período não estivemos tão bem,sobretudo nos duelos, mas no cômputo geral percebeu-se que há uma evolução na equipa e que estamos no bom caminho", referiu Nuno Campos, numa ideia detalhada depois por Carvalhal, cuja equipa foi apoiada por cerca de dois mil adeptos britânicos. "O Braga está num processo de transformação do seu jogo, que é algo que demora tempo. As pessoas têm de perceber que é preciso maturar as novas ideias, mas, mesmo assim, já se viram alguns traços do futebol de Paulo Fonseca.O Braga ainda tem algumas limitações no sector ofensivo, e é público que estão à espera de reforços para o ataque, mas já estão num plano muito aceitável para esta fase."
No ataque do Braga surgiu a grande novidade de ontem, com a utilização em simultâneo de Crislan e Rodrigo Pinho. Campos a pl a udiu a aposta. "Os jogadores também se vão conhecendo melhor e estão cada vez mais adaptados às ideias do treinador. Como consequência, têm mais facilidade em criar situações de golo e vão-se sentindo cada vez mais confortáveis. Estamos satisfeitos com todos e com a evolução demonstrada neste jogo", rematou o adjunto.



Abraço Votos de uma boa época

No final do jogo realizado em Ferreiras, Carlos Carvalhal, que orientou o Braga durante parte da temporada 2006/07, e Paulo Fonseca abraçaram-se. Os dois treinadores trocaram votos de uma boa época.



CRISLAN, O TOTALISTA DA TITULARIDADE

Brasileiro foi o único jogador a ser titular nos três jogos já realizados. Continuam a faltar mais soluções para o ataque
Apesar de ter privilegiado a rotação do plantel nestes primeiros testes da pré-temporada, Paulo Fonseca foi "obrigado" a utilizar Crislan de início nos três jogos realizados durante o estágio do Algarve. O avançado brasileiro é neste momento o único jogador capaz de desempenhar a função de ponta de lança, uma vez que Rodrigo Pinho tem demonstrado que funciona melhor como segundo avançado, posição em que foi utilizado ontem. Crislan foi titular com AstonVilla (45 minutos), Bristol City (68') e Sheffield Wednesday (82'), mas ainda não marcou qualquer golo. Os outros dois totalistas do plantel antes da partida de ontem eram Santos e Mauro, sendo que apenas o defesa entrou, logo no arranque da segunda parte. Esta insistência em Crislan é apenas mais uma prova da falta de opções para o centro do ataque.



DUREZA DE SASSO NO REENCONTRO

Para além de Carlos Carvalhal, o jogo de ontem marcou ainda o reencontro de três jogadores portugueses com uma equipa nacional: Semedo (foi o capitão do Sheffield Wednesday), Marco Matias e Filipe Melo. Sasso, que foi emprestado por um ano pelo Braga, também foi titular na equipa inglesa, tendo sido substituído no arranque da segunda parte. O regresso do defesa-central francês ficou marcado, no entanto, por uma entrada duríssima sobre Rodrigo Pinho, ainda na zona de meio-campo, que lhe valeu o cartão amarelo – num jogo oficial, teria sido expulso.

O JOGO

JotaCC

Vitória dá confiança mas há muito a fazer

Braga Depois de dois empates, arsenalistas fecham jogos no estágio do Algarve batendo o Sheffield Wednesday
Sporting de Braga fechou o estágio algarvio com uma vitória, por 2-1, sobre o Sheffield Wednesday, orientado pelo português Carlos Carvalhal. O resultado dá confiança aos bracarenses, mas não apaga o muito trabalho que Paulo Fonseca ainda tem pela frente.

Alan desempatou o jogo e permitiu ao Braga fechar bem o estágio
As exibições da equipa no triunfo de ontem e nos dois empates anteriores deste estágio algarvio (0-0 com o Aston Villa e 1-1 com o Bristol City) já permitem concluir que caminho Paulo Fonseca quer percorrer, embora haja alguns obstáculos para ultrapassar.
Os jogadores procuram ainda habituar-se às ordens implantadas pelo novo técnico – posse de bola e aposta no jogo interior –, depois de uma época a jogar de outra forma, mas acabaram por ter a melhor entrada em Na primeira oportunidade como titular, aproveitou para se mostrar. Criou perigo nos minutos iniciais e marcou um golo. Boas movimentações no ataque. No pior período da equipa, foi o único jogador que pegava na bola e tentava jogar no meio-campo adversário. Tecnicamente tem tudo para fazer a diferença. jogo deste estágio, chegando cedo ao golo, por Rodrigo Pinho (8 m), que surgiu isolado após passe de Rafa.
Com bola mas sem ocasiões, o Braga viu o Sheffield, que joga no segundo escalão inglês, melhorar com o passar dos minutos, criando ascendente que se cimentou na segunda parte e resultou no golo do empate (68).
Mas Alan respondeu da melhor forma a um canto de Tiago Gomes (77) e deu o triunfo ao Braga, curiosamente no seu pior período.


Ecos

Treinador faz balanço
Prestes a terminar o estágio de pré-temporada no Algarve, o último dia do retiro começará esta manhã (9.30 horas), com uma conferência de Imprensa de Paulo Fonseca. O técnico do Braga falará pela primeira vez desde que se iniciaram os trabalhos com vista à nova temporada. A equipa ainda treina hoje em Loulé e regressa ao Minho, ao final do dia, de avião.
Dois jogos para afinar
Após três jogos com equipas inglesas, no Algarve, o plantel bracarense, que depois de amanhã retomará a preparação na "Pedreira", terá, até ao início da Liga, mais dois jogos com equipas estrangeiras, para afinar a máquina. Primeiro, no próximo sábado, recebe o Lille, de França. Na semana seguinte (dia 8.), visita o Deportivo da Corunha.

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Paulo Fonseca faz balanço positivo do estágio algarvio
POR JOÃO JOSÉ PEDRO

Termina hoje o estágio que o SC Braga realizou no Ria Park, Algarve. Para trás ficou uma semana de trabalho e três jogos particular, diante Aston Villa (0-0), Bristol (1-1) e Sheffield Wednesday (2-1).

Ao início da manhã, o treinador Paulo Fonseca fez o balanço do trabalho realizado em solo algarvio. As conclusões são satisfatórias.

«O balanço é bastante positivo. Temos de compreender que existiram mudanças significativas no plantel e estão a ser incutidas novas ideais», começou por dizer o treinador bracarense que tem ensaiado o 4x4x2, esquema que irá implementar durante a época.

«Temos o propósito de implementar uma forma de jogar complexa e que pede aos jogadores uma grande abertura, disponibilidade e até coragem. Os jogadores têm revelado abertura, têm tido coragem e já estão metidos nesta forma de pensar o jogo. Eles já perceberam que podem tirar enormes vantagens», mas como é óbvio, Fonseca reconhece que «ainda temos muita coisa a melhorar.»

A Bola

Bruno3429

Paulo Fonseca: «Estamos à procura de jogadores para o ataque»
Treinador faz um «balanço positivo» do estágio do Sp. Braga
Por Redação     

Paulo Fonseca falou este sábado pela primeira vez desde que se iniciaram os trabalhos de pré-temporada do Sp. Braga, com um balanço do estágio no Algarve, e uma avaliação ao que falta no plantel ao nível do ataque.
   
«O balanço é bastante positivo, temos de compreender que existiram mudanças significativas no plantel e que há ideias novas. Estamos a implementar uma forma de jogar que é complexa, que pede abertura, disponibilidade e até coragem. Concluo que os jogadores revelaram essa abertura, perceberam que podem tirar daqui enormes vantagens. Escolhemos jogos com grau de dificuldade elevado, pelas características do futebol inglês. Mas vimos intenções coletivas, mesmo havendo muita coisa a melhorar», afirmou o treinador, citado pelos site do clube.
   
«Em termos defensivos a equipa esta estável, mas há que enquadrar o contexto. Se o Sp. Braga vai ser uma equipa que joga instalada no meio-campo ofensivo, que é o contexto de jogo mais difícil, este também é o processo mais difícil de trabalhar. Chegaremos ao início do campeonato num plano mais aceitável, mas é algo que carece de tempo. Os jogadores estão a ir de encontro às nossas ideias», garantiu Paulo Fonseca.
   
As faltas são sobretudo no ataque. «Como é sabido nós estamos à procura de jogadores para essa posição e eles vão chegar. O Crislan e o Rodrigo têm crescido de forma notória, mas vêm de contextos diferentes e precisam de tempo para se adaptar», disse o técnico, recusando que o clube vá «entrar em loucuras».
   
«Não nos vamos precipitar. Quem vier terá de acrescentar qualidade, sabemos o que queremos, jogadores que não deixem dúvidas», frisou. E sobre saídas, apenas uma negativa. «Sem querer individualizar, para a mim a questão do Vukcevic não deixa qualquer dúvida. Tem sido um dos jogadores que mais me tem surpreendido e vai fazer parte do plantel».

Maisfutebol

JotaCC

"Queremos jogadores que não deixem dúvidas"
Treinador fez balanço positivo do estágio que terminou no Algarve com uma vitória (2-1) sobre o Sheffield Wednesday

Paulo Fonseca falou este sábado pela primeira vez desde que se iniciaram os trabalhos de pré-temporada, tendo feito um balanço positivo do estágio no Algarve. "O balanço é bastante positivo, temos de compreender que existiram mudanças significativas no plantel e que há ideias novas. Estamos a implementar uma forma de jogar que é complexa, que pede abertura, disponibilidade e até coragem. Concluo que os jogadores revelaram essa abertura, perceberam que podem tirar daqui enormes vantagens. Escolhemos jogos com grau de dificuldade elevado, pelas características do futebol inglês. Mas vimos intenções coletivas, mesmo havendo muita coisa a melhorar", afirmou.
O treinador sublinhou a estabilidade defensiva da equipa e reconheceu que os processos ofensivos ainda não estão no ponto. "Em termos defensivos a equipa esta estável, mas há que enquadrar o contexto. Se o Braga vai ser uma equipa que joga instalada no meio-campo ofensivo, que é o contexto de jogo mais difícil, este também é o processo mais difícil de trabalhar. Chegaremos ao início do campeonato num plano mais aceitável, mas é algo que precisa de tempo", disse.
Paulo Fonseca também reconheceu a necessidade de reforçar o plantel no ataque, que tem estado entregue apenas a Crislan e Rodrigo Pinho. "Como é sabido nós estamos à procura de jogadores para essa posição e eles vão chegar. O Crislan e o Rodrigo têm crescido de forma notória, mas vêm de contextos diferentes e precisam de tempo para se adaptar. Mas não nos vamos precipitar. Quem vier terá de acrescentar qualidade, sabemos o que queremos, jogadores que não deixem dúvidas", acrescentou O Braga não vai, porém, entrar em loucuras, adiantou Paulo Fonseca, reiterando o que já havia sido dito por António Salvador: "Senti o presidente despertar as pessoas para a realidade. Temos um plantel muito jovem, é a realidade do nosso futebol, e os três grandes fizeram um esforço incomparável, mas o presidente disse, e muito bem, que percebemos a nossa realidade e não vamos entrar em loucuras. Mas atenção, nada nos retira ambição, os objetivos são aqueles que proferi na minha primeira intervenção", finalizou.

O JOGO