News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/05

Started by JotaCC, 29 de May de 2015, 08:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

A caneca já está... só falta o caneco!

É uma espécie de tónico motivacional: uma caneca personalizada a inspirar os guerreiros para o principal 'caneco'. "Tragam a Taça de Portugal", foi a mensagem transmitida pelo director do Correio do Minho, Paulo Monteiro, e Sónia Machado, responsável da empresa Signa, a todos os jogadores do plantel do Sp. Braga, na cerimónia informal que serviu para entregar alguns presentes especiais evocativos da final da Taça de Portugal, agendada para domingo, frente ao Sporting.

O poster gigante do Correio do Minho com as caricaturas do plantel - da autoria de Adão Silva - já está no balneário dos guerreiros, como mote de inspiração para a final histórica.
"Vamos trazer a Taça", garantiu Rúben Micael, na resposta ao apelo dos dois directores.
Para além do optimismo partilhado pelos jogadores, não faltaram elogios ao trabalho do caricaturista bracarense.

"Está um espectáculo, mesmo parecidos", confessaram alguns dos guerreiros, no momento em que receberam a caneca personalizada com a caricatura.
A caneca já mora no plantel bracarense... resta agora o caneco: a tão desejada Taça de Portugal para o museu do Sp. Braga.

Presentes simbolizam momento histórico

Um símbolo a marcar o momento histórico que o Sp. Braga está a viver. O Correio do Minho - em parceria com a Signa - ofereceu a todos os jogadores do plantel do clube bracarense, assim como ao presidente, António Salvador, e treinador, Sérgio Conceição, uma caneca personalizada evocativa da final da Taça de Portugal, com a caricatura feita por Adão Silva, colaborador do Correio do Minho.

"Entendemos que a presença no Jamor devia ser marcada por um momento especial. Como símbolo desta presença histórica e incentivo para que tragam a Taça de Portugal para Braga", sublinhou o director do Correio do Minho, Paulo Monteiro, elogiando o trabalho de Adão Silva, "o melhor cartonista que conhecemos da actualidade".
"Numa equipa de bons, só podem estar os melhores, esteve connosco desde a primeira hora nesta iniciativa", frisou o responsável, destacando a caminhada do Sp. Braga esta temporada e a confiança na conquista da Taça de Portugal.

Do lado da Signa, Sónia Machado lembrou a importância de a empresa bracarense se associar ao Sp. Braga, "uma grande equipa, o clube da cidade", naquele que considera ser "um momento de especial relevância para todos os bracarenses". "Serve também para apoiarmos a equipa do Sp. Braga e incentivarmos para trazerem a Taça de Portugal para Braga. Faz todo o sentido estarmos associados a este momento importante para o clube e para a cidade", destacou a empresária.

As canecas com as caricaturas dos Guerreiros do Minho - da autoria de Adão Silva - e muitos outros brindes serão, igualmente, oferecidos hoje no programa especial da Antena Minho e Correio do Minho, que terá lugar em pleno centro da cidade, na Arcada, entre as 9 e as 15 horas.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Éder chega ao Jamor com três anos de atraso
Braga Avançado conquistou a Taça de Portugal em 2012, mas estava em litígio com a Briosa na final da competição

Éderzito Lopes, vulgo Éder, será, depois de amanhã, a principal referência ofensiva do Braga na final da Taça de Portugal, frente ao Sporting. Aos 27 anos, o avançado internacional português pisará pela primeira vez o palco mítico do Jamor, isto apesar de no seu palmarés constar a conquista da Taça de Portugal de 2011/12, então pela Académica, sendo que não participou no jogo decisivo da competição.
Pode dizer-se que Éder chega ao Jamor com três anos de atraso, dado que na altura em que a Briosa foi pela última vez ao Estádio Nacional há muito o ponta de lança deixara de fazer parte das opções de Pedro Emanuel, então treinador da equipa de Coimbra. Curiosamente, como agora, o adversário da final foi o Sporting, sendo Marinho a decidir cedo, aos quatro minutos, o vencedor do troféu.
Na época 2011/12, Éder fez três jogos pela Académica na Taça de Portugal, antes de ser suspenso de toda a atividade, em rota de colisão com o clube, que o queria transferir no mercado de janeiro para o West Ham, de Inglaterra. A proposta não agradava ao jogador e aos seus representantes. A poucos meses do final de contrato, não cedeu aos planos da Briosa e esteve meio ano sem jogar. Apareceu depois, na nova época, como reforço do Braga, onde se mantém.
Nessa Taça de Portugal um dos dois títulos que tem, a par da Taça da Liga de 2012/13 – apontou dois golos. Ficou em branco com o F. C. Porto (3-0), marcou um ao Leixões (5-2) e outro ao Aves (3-2). Nas meias-finais, com a Oliveirense, já não constava do plantel.
Na atual edição da Taça de Portugal, Éder soma três golos (Alcains, Belenenses e Rio Ave). Curioso é que nenhum dos 33 golos em jogos oficiais que já marcou pelo Braga foi frente ao Sporting. A única vez que faturou perante os leões foi pela Académica, a 18 de dezembro de 2011 (1-1, para a Liga). Pouco depois, deu-se o divórcio.


À MARGEM

Equipa parte esta manhã rumo a Oeiras
Dia de partida dos Guerreiros do Minho rumo a Oeiras, onde ficarão concentrados. Com todo o plantel convocado, incluindo o quarteto que ainda não se treina a 100% (Tiago Gomes, Mauro, Rúben Micael e Zé Luís), a equipa reúne-se bem cedo no Estádio Municipal de Braga e, às 9 horas, segue viagem. Admite-se que os adeptos marquem presença à saída do autocarro, incentivando a equipa para a final de depois de amanhã. Nas redes sociais, muitos braguistas afirmaram que vão estar presentes. "Contamos com o apoio de Braga", adiantou o clube, na página oficial no Facebook. Sabe-se que o veículo com os jogadores e equipa técnica, à saída do estádio, subirá as ruas António José Lisboa e São Martinho, rumando de seguida ao Sul do país. Esta tarde (17.15 horas), o Braga faz o treino de adaptação ao palco da final.



Conceição quer prémio
Sérgio Conceição só amanhã faz a antevisão da final, mas, ontem, ao site federativo, o técnico do Braga voltou a falar sobre o jogo. "Vencer a Taça seria prémio justo para o Braga", admitiu. No entanto, o treinador considerou o Sporting "favorito", devido à história do clube de Alvalade.


Vigilância na A1
As áreas de serviço na A1 vão ter depois de amanhã policiamento reforçado. Está previsto que os autocarros parem em zonas diferenciadas (Mealhada, Pombal e Leiria). Perto do Jamor, a PSP juntará as colunas de veículos, tentando criar condições para que a chegada seja em simultâneo.


Cruz Vermelha no apoio
A centena e meia de autocarros fará a maior parte do percurso pela A1 (Porto-Lisboa), em três colunas de 50 viaturas. Cada uma colunas terá o acompanhamento de uma ambulância da Cruz Vermelha, pronta a socorrer qualquer emergência.


Oito mil de autocarro
Os 150 autocarros reservados para o jogo do Jamor vão transportar, no total, quase 8000 adeptos do Braga. Só a autarquia bracarense garante 103 veículos, sendo que a partida está marcada para as 5.30 horas de amanhã.

JN

JotaCC

Paulo Tavares: " esta equipa merece um terceiro jogo"
SC Braga/AAUM e Sporting CP defrontam-se este sábado dia 30/05, pelas 16h, no Pavilhão da Universidade do Minho em Gualtar (Braga), no 2º jogo das meias-finais dos play-offs da Liga SportZone de Futsal.

Após o desaire sofrido no passado sábado em Odivelas, os "Guerreiros do Minho" estão obrigados a vencer os leões se quiserem continuar em prova. A situação não é nova para equipa porque já haviam perdido o primeiro jogo contra o Burinhosa e depois deram a volta à eliminatória. Indubitavelmente, o fator casa é muito importante para os bracarenses. O técnico Paulo Tavares ainda não sabe se poderá contar com o contributo de Vítor Hugo e Tiago Brito que treinaram de forma condicionada. Só no dia do jogo, o técnico saberá se estão aptos para dar o contributo à equipa.

Do outro lado, estará o sempre favorito à conquista do campeonato e atual campeão nacional, o Sporting CP. Os Leões vêm a Braga em vantagem na elevatória, mas com o handicap de terem perdido os dois jogos para o campeonato diante dos bracarenses. Nuno Dias não contará para este encontro com os lesionados Paulinho e João Benedito. Temos, assim, todos os condimentos para assistirmos a um grande espetáculo de futsal. As duas equipas reeditam as meias-finais do play-offs da época passada.

Na antevisão do encontro, Paulo Tavares, técnico bracarense, crê que a equipa irá jogar olhos nos olhos com o Sporting: "as equipas já se conhecem muito bem, sabem o trabalho uma da outra, não há, por isso, razões para mudar nada. O Sporting não nos vai apresentar nada de novo do que aquilo que já conhecemos, assim como nós ao Sporting. Só quero que eles ponham em prática aquilo que treinámos durante a semana e venceremos. Merecemos ir a um terceiro jogo". O técnico aproveitou a oportunidade para desejar o melhor sucesso para a equipa de futebol 11: "acredito que vão trazer a taça para Braga e a equipa de futsal está com eles".

Por seu lado, o guarda-redes Pli começou por dizer que: "a equipa está extremamente motivada para este jogo e o facto de termos vencido o Sporting para o campeonato fez-nos ultrapassar aquela barreira psicológica. Eu só peço aos meus "meninos" que, dependendo do resultado, lutem até ao fim". O guarda-redes anunciou que irá abandonar a modalidade está época e uma ida a final seria digna de um filme: "depois de tantos anos a defender as cores deste clube chegar à final no meu último ano seria um sonho digno de um filme".

MODALIDADES.COM.PT

JotaCC

"FRIEZA DE KRITCIUK É IMPRESSIONANTE"
CERTIFICADO Guarda-redes russo vai defender a baliza do Braga na final da Taça e, na opinião de Quim, está à altura da responsabilidade

"O Sporting tem vários jogadores que podem decidir. Se contar apenas com o Slimani, pode aparecer o Tanaka a resolver o jogo"
Quim Ex-guarda-redes do Braga


Nervos de Kritciuk são de aço e não se alteram conforme as ocasiões. "É sempre o mesmo em treinos e jogos", garante o ex-companheiro de Quim, dando conta de um guardaredes refinado

Dono da baliza quando o Braga ganhou a Taça da Liga (2012/13), na última final disputada pelos minhotos, Quim tem a certeza de que o seu legado está em ótimas mãos. O guarda-redes chegou a ter Kritciuk como concorrente e depressa percebeu que o russo tinha qualidade suficiente para jogos de grande responsabilidade, como será no domingo a
final da Taça de Portugal. "Qualidade não lhe falta. É um guarda-redes muito frio e não acusará por certo a responsabilidade. A frieza dele é impressionante. Dá confiança à equipa. Nos treinos ou nos jogos, não muda, trabalha sempre da mesma forma. É um guarda-redes jovem e, obviamente, ainda comete erros, mas faz parte da evolução de quem ocupa uma posição tão específica", expõe.
A capacidade de Kritciuk para melhorar e corrigir erros é, aliás, uma das características muito apreciadas pelo guarda-redes do Aves. "Evoluiu muito. Os guarda-redes russos vêm de uma escola diferente da nossa. Precisou de tempo para ambientar-se. Passada essa fase, foi melhorando de treino para treino as condições técnicas", conta, elogiando o trabalho que russo desenvolveu a "jogar com os pés". "Quando ele tinha que jogar dessa forma, denotava dificuldades e ficávamos sempre algo nervosos. Ainda bem que melhorou, por que no futebol português não temos outra hipótese em 80 por cento das ações", explica. Com o Sporting, o perigo não tem rosto definido. "Têm vários jogadores que podem decidir. Se contara penas como Slimani, pode aparecer a resolver o Tanaka...



Sem espaço para o erro

Quem estará em piores lençóis na final do Jamor, Kritciuk (Braga) ou Rui Patrício (Sporting)? Pela experiência que teve, Quim conta que o volume de trabalho sempre foi maior ao serviço dos arsenalistas do que quando defendia a baliza do Benfica. "No Braga, tinha mais trabalho. No Benfica, a dificuldade era manter a concentração. Um erro era fatal".



PRÉMIO GAMBOA CERTO NA LISTA

Estreado na última jornada e envolvido nos trabalhos da equipa principal há duas semanas, Gamboa segue com a equipa para Oeiras. Será um prémio para o trinco, cujas características são do agrado de Conceição. A convocatória não foi divulgada, mas é ponto assente que Tiago Gomes, Mauro, Micael e Zé Luís, anteriormente condicionados, entram nos planos do treinador.



JAMOR TREINO HOJE À HORA DO JOGO

O plantel às ordens de Sérgio Conceição despede-se esta manhã de Braga, tendo como destino um hotel em Oeiras. Às 17h15, hora do jogo da final da Taça de Portugal, os profissionais arsenalistas subirão ao relvado do Estádio do Jamor para cumprir um treino de adaptação, com 15 minutos abertos à Comunicação Social. Para sábado, está previsto um treino integralmente fechado.



CONCEIÇÃO JÁ SE VIU COM A TAÇA NA MÃO

A fé de Sérgio Conceição num desfecho histórico da final da Taça é de tal forma grande que o treinador teve uma curiosa visão. "Já me imaginei com a Taça na mão, ganha pelo Braga", confessou o treinador ao sítio da FPF, atribuindo o favoritismo ao Sporting. "No entanto, nós ultrapassámos adversários muito difíceis, casos do Benfica e V. Guimarães", lembrou..



APOIO AMBULÂNCIAS SEGUEM AUTOCARROS

Os 150 autocarros que irão transportar os adeptos do Braga no domingo até ao Estádio do Jamor serão divididos em três colunas de 50 viaturas. Numa nota colocada no seu sítio oficial na internet, o clube informou que cada uma dessas colunas "terá o acompanhamento de uma ambulância da Cruz Vermelha" para "socorrer qualquer emergência" que se verifique.

O JOGO

JotaCC

#4
AS BRAGUINHAS VÃO COM FÉ
Entre os milhares de adeptos que vão ao Jamor estão muitas... adeptas, que têm o espírito carregado do desejo de uma grande festa antes do S. João. Mas... o S. João pode ser já depois de amanhã

Em vários pontos da cidade, desde, por exemplo, o centro até à Universidade do Minho, sente-se que os bracarenses anseiam que chegue domingo. A possibilidade de conquistar, frente ao Sporting, a segunda Taça de Portugal, depois de 1966, está a mobilizar os sócios e simpatizantes do Braga. Estão previstos 12 mil adeptos do clube no Jamor e, para lá chegar, ninguém pensa no dinheiro que vai gastar para participar numa tarde que esperam ser memorável. Há quem viaje desde a Alemanha, França, Luxemburgo ou Moçambique, como é o caso de Artur Monteiro, filho do antigo diretor-executivo dos arsenalistas, e pague 900 euros para não falhar o jogo com o Sporting. Dos 145 autocarros que entre as 5h30 e as 7h30 deixarão Braga rumo a Lisboa, 103 foram fretados pela Câmara Municipal de Braga, 22 por empresas particulares e um pelas Braguinhas, o grupo feminino de apoio ao clube. A maioria dos bracarenses, exceto os que viajam em viatura própria, paga apenas o bilhete do jogo (entre 15 e 30 euros) e só se preocupa com o convívio na viagem e antes do início do jogo, com os panados, os rissóis, os bolinhos de bacalhau, o arroz pica no chão, o porco assado, o vinho – "muito e bom" –, e em levar água e assadeiras nas bagageiras dos autocarros.
Com quase dez anos, as Braguinhas têm cem sócias e, para o Jamor, contarão com familiares, enchendo quatro autocarros. "Pagam só o bilhete de 15 euros", informou Maria da Graça, principal organizadora das Braguinhas. "As mulheres do Braga são todas mágicas. Há uma grande paixão pelo clube; sofrimento só quando os homens do apito nos prejudicam. Fizeram tudo para o Sporting ficar em terceiro e, agora, lá para aqueles lados [Lisboa] já dizem que a Taça é deles. Pode ser que lhes corra mal...", atirou a dinâmica Maria da Graça, que já anda "ansiosa há uns dias".
Soraia Pinto, estudante de Turismo em Barcelos, voltou às Braguinhas há cinco anos e agora, garantiu, "nunca mais" se há de separar delas. "Estamos sempre unidas e se num jogo aparece alguém para se infiltrar no grupo, corremos logo com a pessoa", avançou a sócia do Braga, que elege "o Pardo" como o mais bonito. "Se ele for para outro clube, o nosso "Pipé" deixa de ser bom", avisou.
Carla Braga, que está a fazer o mestrado em Engenharia Industrial, é a primeira Braguinha. "Fui a primeira a inscrever-me. No estádio, anunciaram que seria criado um grupo de apoio feminino, Desde aí tem sido muito bom, todos sofremos, também sou de gritar e, nesta viagem de sonho, espero gritar muitas vezes, de preferência o 'golo'", sorriu.


Uma viagem também com direito a porco assado no Jamor

Foi com orgulho que Hélder Pereira, de São Pedro de Este, cumpriu a promessa feita no ano passado, quando o Braga esteve perto de chegar à final da Taça de Portugal. "O meu pai organiza normalmente excursões de família e os meus amigos desafiaram-me a pagar o autocarro se este ano o nosso Braga fosse ao Jamor." E assim teve de ser. "Os 55 passageiros do meu autocarro só pagam os bilhetes do jogo. Arranjei de 15 e de 25 euros e alguns foram oferecidos pela FPF; o resto é comigo." Incluindo o prato principal do repasto nos jardins do Jamor. "O porco sou eu que ofereço e terei de pagar 500 euros a uma empresa de catering de Lisboa, que o vai assar na hora", completou, com um sorriso de esperança na concretização de um momento histórico.


BANDEIRA DO BRAGA NO LEÃO DE CASA
Eugénia Graça, das Braguinhas, acredita tanto na conquista da Taça que já deixou uma promessa ao marido quando regressar

Das cinco Braguinhas com que O JOGO falou ontem à tarde, no parque do Estádio Municipal, Eugénia Graça, que fez questão de já ter pintado uma unha com o emblema do Braga, garantiu que acredita tanto na vitória que já avisou o marido... "O meu homem é sportinguista, tem lá no jardim um leão que pesa para aí uns 500 quilos – não pergunte do que aquilo é feito –, e já lhe disse que, se o Braga ganhar, chego lá, faço um furo na cabeça do leão e espeto uma bandeira do Braga", prometeu a dona Eugénia, que se lembra de ver, em 1966, quando tinha cinco anos, "as pessoas em cima das camionetas a passar nas avenidas" e que termina com um incentivo a Sérgio Conceição: "É um bom treinador. O Jesus e o Lapategui [Lopetegui] falam e não são expulsos; o nosso fala e é castigado."




ALAN É O EXEMPLO DE DEDICAÇÃO

Andreia Marques, estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Católica de Braga, nasceu em Guimarães, reside nas Taipas, mas sempre foi do Braga. "Lá em casa, é metade do Vitória e metade do Braga. O meu pai e o meu avô paterno sempre me incutiram os valores deste grande clube", contou Andreia, que já teve um ataque de ansiedade num jogo disputado em Coimbra, "por causa da polícia", e considera "André Pinto o mais bonito e Alan o melhor de todos". "É um exemplo do que deve ser um jogador profissional", considerou.



Há quem gaste 900 euros para ir ao Jamor
Filho mais velho de Artur Monteiro fará mais de 16 mil quilómetros para ver o Braga

João Monteiro vai a Lisboa

João Lobo Monteiro, 23 anos, mestre em Comunicação Social, é um apaixonado pelo futebol e pelo andebol. Filho mais novo de Artur Monteiro, que foi diretor-executivo do Braga entre 1998 e 2006, depois de ter estado na Direção do ABC, João passou pela Universidade do Minho para tratar de "uns assuntos" e contar a O JOGO que o irmão Artur, mais velho dez anos, chega amanhã de Moçambique para ver a final. "Gasta 900 euros, mas está uma semaninha e é bem melhor do que aconteceu na final de Dublin, com o FC Porto. O jogo foi na quarta-feira, chegou na terça à noite, quarta de manhã cedo fomos para Dublin e no dia a seguir seguiu para Moçambique", contou, mas o "Braga merece". Filho de Artur Monteiro, diretor do Braga entre 1998 e 2006, é um dos emigrantes que não vão perder a final



Bebidas alcoólicas sob maior controlo
A PSP "não quer ver repetidos" na final da Taça os desacatos ocorridos na festa do Benfica

Para "evitar que se repitam" no Jamor, domingo próximo, na final da Taça de Portugal, cenas desagradáveis como os desacatos que, há duas semanas, mancharam a festa do título do Benfica no Marquês de Pombal, em Lisboa, a Polícia de Segurança Pública (PSP) tomou medidas suplementares, com o objetivo de controlar o consumo de bebidas alcoólicas e restringir a circulação de garrafas de vidro, facilmente arremessáveis. "É um jogo disputado num estádio com características especiais e, para a venda de bebidas alcoólicas, os estabelecimentos serão devidamente fiscalizados", anunciou o comandante da divisão de Oeiras, Daniel Gomes, ontem de manhã, no Estádio Nacional. Apesar de não ter sido divulgado o número de efetivos, o contingente policial será o "adequado" para um jogo de "risco elevado". A PSP pede ao público que chegue com "a devida antecedência" ao recinto e que, se possível, utilize os transportes públicos. "Se vierem em viaturas particulares, sigam as indicações colocadas nas vias de acesso ao Estádio Nacional e entrem com a devida antecedência para o estádio. As portas serão abertas duas horas e meia antes do início do jogo", afirmou o subintendente Daniel Gomes. A PSP aguarda ainda o parecer positivo da Comissão Nacional de Proteção de Dados para utilizar um drone durante o jogo. O pedido foi feito, mas, se a resposta não chegar a tempo, a polícia abdicará da utilização da aeronave não tripulada para monitorizar os espectadores, informou o subintendente.

O JOGO

Bruno3429

#5
De 66 a 2015: capacetes e coxas para ganhar no Jamor
Arsenalistas voltam ao palco mítico 17 anos depois. O Maisfutebol foi sentir o pulso à cidade minhota
Por Bruno José Ferreira

A cidade de Braga fervilha com o aproximar da final da Taça de Portugal. A dois dias do importante jogo no Estádio Nacional, contagem decrescente que pode inclusive acompanhar no site oficial do clube arsenalista, a palavra Jamor é uma das mais pronunciadas entre as conversas dos bracarenses.
   
Não admira. Em 94 anos de história trata-se da quinta vez que os minhotos disputam aquela que é conhecida como a prova rainha do futebol português, contando já com um troféu no currículo. A última presença braguista no Jamor data de 1998, altura em que os minhotos foram derrotados pelo FC Porto.
   
Já lá vão 17 anos, portanto, desde a última tentativa do Sp. Braga pôr novamente a mão no caneco. Ambição do presidente António Salvador desde que assumiu os destinos do Sp. Braga, partilhada com e pelos adeptos.
   
«No domingo é muito mais que um clube que está em causa, é uma cidade, o envolvimento de uma região em prol de um jogo de futebol que toda a gente quer vencer», assumiu recentemente o líder máximo do Sp. Braga, António Salvador, à margem de um almoço que juntou os heróis de 66, ano que os minhotos se sagraram campeões da Taça de Portugal.
   
150 autocarros com guerreiros de capacete
   
Os bilhetes a que o Sp. Braga teve acesso (11966) esgotaram, pelo que é esperada a presença de cerca de doze mil espectadores arsenalistas no Topo Sul do Jamor. Do Minho partirá uma coluna de 150 autocarros fretados pela câmara em parceria com alguns empresários da região e colocados gratuitamente à disposição dos associados.
   
A partida está agendada para as 5h30, quase 12 horas antes do apito inicial do madeirense Marco Ferreira. A mata do Jamor é o destino, destino esse que é separado do Estádio Municipal de Braga por 376 kms de asfalto.
   
Depois do prometido piquenique na mata, a festa, em tons de vermelho, está garantida na bancada. Incorporando o espírito de «Guerreiros do Minho», os adeptos do Sporting de Braga vão entrar na bancada do Jamor com capacetes de cartão ao estilo dos guerreiros romanos.

Para além disso, dos dez mil capacetes que serão distribuídos pelos adeptos, a SAD do clube dos arcebispos vai igualmente distribuir pelos seus adeptos bandeiras e balões alusivos ao Sp. Braga.
   
Para aqueles que não conseguiram o ingresso mágico, até porque a procura foi superior à oferta, a Câmara Municipal de Braga promete recriar na Praça do Município, no coração de Braga, um pouco das emoções do Jamor com a instalação de um ecrã gigante que irá transmitir o jogo.
   
Adepta especial que tem uma foto a cores de 66    

Entre os milhares de adeptos do Sp. Braga estará uma adepta especial. A sua presença até nem é novidade nos jogos da equipa de Sérgio Conceição, mas ganha destaque pelo facto de ter assistido às quatro finais que os arsenalistas já disputaram em Oeiras.

Amélia Morais, ou simplesmente Melinha, como é reconhecida por acompanhar os bracarenses, já prepara a deslocação do próximo domingo.
   
«Se Deus nosso senhor quiser eu com 79 anos, se durar até domingo, lá vou por aí fora numa alegria como em 66; que coisa mais bela, mais rica», refere a adepta em conversa com o Maisfutebol, recordando que já há 49 anos acompanhou o Sp. Braga na sua primeira aventura no Jamor.
   
«Estive lá em 66 meu amigo, tinha casado há quatro anos e tinha 30 anos na final de 1966», aponta Melinha. A associada do Braga, uma das mais carismáticas, revela até que se pode gabar de ter uma foto a cores da histórica final.
   
«Aqui em Portugal ainda era a preto e branco, mas um senhor alemão tirou-me uma fotografia a cores com uma máquina que tinha um grande canudo, que eu até disse 'ei que porra, dá mesmo para ver Braga por um canudo'», atirou.
   
Fotografias à parte, o que não sai da memória de Amélia Morais, que com 79 anos vai pela quinta vez ao Jamor com o seu Sp. Braga, é a imagem da bola a bater na rede da baliza do V. Setúbal.

«Foi o Perrichon mesmo à última da hora, quase a apitar que meteu o golo, se não íamos para penáltis», certifica a senhora que costuma passear o seu braguismo pelos estádios.
   
«Só um analfabeto é que pergunta se vou ao jogo»
 
Melinha confirma que os bilhetes que chegaram a Braga foram insuficientes para todos aqueles que gostariam de marcar presença no Jamor. Inclusive, até lhe pediram o cartão de associada emprestado para tirar bilhete.
   
«Até me ri», referiu Amélia Morais enquanto soltou uma enorme gargalhada. «Sim senhor! Vou emprestar o meu cartão e eu fico em casa a olhar para o teto. Só um analfabeto é que pede uma coisa dessas e pergunta se vou ao jogo. Se o Braga ainda não fez um jogo na Europa sem eu estar presente, não ia ir aqui na minha pátria?»
 
O farnel ainda não está pronto, ainda há tempo para isso, mas Melinha já sabe o que vai levar na bagagem e o que quer trazer no regresso.
   
«Não vou levar muitas coisas. Gosto muito de coxas, mas é coxas de comer», atirou com uma nova gargalhada ainda mais forte. «Vou levar duas coxas de frango e uma de coelho, e levo também umas bifanas. Para beber levo água, não vale a pena levar vinho porque tenho medo de me emborrachar. O que interessa é depois trazer a taça», concluiu.
   
O desejo está formulado, e já agora fica também a promessa feita. Caso a Taça de Portugal viaje para o Minho, Melinha junta-se à «festa de arromba». «Vou para lá para o centro da cidade, dançar até arrombar».
   
Um autocarro com as cores do rival
   
No meio do mar vermelho que vai rumar do Minho em direção ao sul, pelo menos um autocarro vai partir da cidade dos arcebispos em direção ao Jamor com esperança em tons de verde. O Núcleo do Sporting em Braga teve apenas direito a 55 bilhetes por parte do clube de Alvalade, pelo que é esse o número de adeptos que vai transportar a Oeiras.
   
«Só iremos 55 pessoas organizadas e de autocarro. Se tivéssemos 500 ou 600 bilhetes mesmo assim não chegavam, mas só tivemos direito a 55 bilhetes, por isso vai apenas um autocarro organizado pelo nosso núcleo», refere Daniel Pereira, presidente do Núcleo do Sporting na cidade bracarense.
   
O líder dos sportinguistas da cidade de Braga diz que não há qualquer sentimento especial no núcleo por a final se disputar diante do clube da cidade:

«Temos um sentimento normalíssimo, como se tratasse do Porto, do Benfica ou do Guimarães. O Sporting está habituado a marcar presença na final, o núcleo já organizou outras viagens ao Jamor, por isso, apenas para alguns elementos que vão pela primeira vez é que há algum nervoso miudinho, mas é normal», refere.
   
Daniel Pereira espera um clima de festa no encontro da final da Taça de Portugal.

«Vamos preparados e com todos os condimentos para fazer um churrasco. Queremos apoiar condignamente o Sporting, sem violência. No fundo, estar em família, rever pessoas que não se vê há muito tempo e comer e beber à boa maneira portuguesa». Os autocarros dos leões que partem do norte do país, vão concentrar-se na área de serviço da Nazaré às 10h30, para daí seguir em direção ao Oeiras, ao Estádio do Jamor.
   
A dois dias do jogo do ano para Sporting e Sp. Braga, é inegável que a cidade dos arcebispos já fervilha com a disputa da Taça de Portugal e com a deslocação ao Jamor. Perrichon, o tal heróis de 66, veio da Argentina para assistir ao jogo e, também ele transmitir a sua força.

Os bracarenses estão a postos para o jogo de domingo, às 17h15.

Maisfutebol

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Sporting CP e Sp. Braga prontos para o jogo
Sporting CP e Sp. Braga disputam a Taça de Portugal domingo, no Estádio Nacional, no Jamor, a partir das 17h15.

Sporting CP e Sp. Braga já prepararam o jogo, agora o tempo é de afinar os pormenores finais para enfrentar o desafio.

A equipa lisboeta realiza esta manhã mais um treino no centro de estágio de Alcochete. O grupo apresenta-se na máxima força. Diego Capel começou a semana a fazer trabalho condicionado mas já trabalha sem qualquer limitação.

A formação leonina volta ao Estádio Nacional sábado, véspera do encontro, pelas 18h30.

Bracarenses viajam para Lisboa

A equipa bracarense viaja hoje para Lisboa com todo o plantel convocado, incluindo o quarteto que ainda não se treina a 100 por cento (Tiago Gomes, Mauro, Rúben Micael e Zé Luís)

Esta tarde (17h15) a equipa dos "arsenalistas" faz mais um treino.

Os 150 autocarros que viajarão de Braga para Lisboa deverão transportar um total de 8000 adeptos.

As áreas de serviço na A1 terão domingo policiamento reforçado. Está previsto que os autocarros parem em zonas diferenciadas (Mealhada, Pombal e Leiria). Já perto do Jamor a PSP juntará as colunas de veículos de forma a criar condições para que a chegada se faça em simultâneo.

Amanhã (sábado) os dois treinadores farão a antevisão do encontro em conferência de imprensa, a que se seguirá uma outra que reunirá o árbitro e os capitães das duas formações.

A nova entrada norte do Estádio Nacional deverá facilitar a operação de segurança do jogo e diluir a habitual aglomeração de pessoas junto à praça da maratona.


RTP

JotaCC

Sérgio Conceição tenta reerguer troféu na primeira final como treinador
O treinador do Sporting de Braga, Sérgio Conceição, pode conquistar no domingo pela segunda vez uma Taça de Portugal de futebol, na sua segunda presença na final, a primeira como técnico.

O treinador do Sporting de Braga, Sérgio Conceição, pode conquistar no domingo pela segunda vez uma Taça de Portugal de futebol, na sua segunda presença na final, a primeira como técnico.

O timoneiro dos bracarenses venceu no Estádio Nacional, em Oeiras, em 1997/98, como jogador do FC Porto, precisamente frente ao Sporting de Braga, por 3-1.

Por seu lado, o treinador do Sporting, Marco Silva, nunca ergueu o troféu, mas comanda mais jogadores que o fizeram do que o seu homólogo de Braga.

Adrien Silva soma dois troféus, ao serviço do Sporting em 2007/08, embora não tendo disputado a final, e pela Académica, em 2011/12, quando estava emprestado pelos 'leões' e venceu-os no Jamor, por 1-0 (golo de Marinho).

Além do médio internacional luso, somam um troféu o guarda-redes Rui Patrício, os laterais direitos Cédric e Miguel Lopes, o central Paulo Oliveira e o extremo Nani.

Antes de ser vendido ao Manchester United, Nani venceu pelo Sporting a Taça de 2006/07, numa final com o FC Porto em que foi titular. Liedson revolveu (1-0).

Não utilizado nessa temporada, Rui Patrício venceu na seguinte, em 2007/08, atuando de início no 2-0 ao FC Porto, decidido com um 'bis' do suplente Tiuí.

Miguel Lopes, o 'rival' de Cédric na lateral direita 'leonina', ganhou em 2009/10, tendo sido titular na equipa do FC Porto que bateu na final o Desportivo de Chaves (2-1).

Emprestado à Académica, como Adrien, o defesa direito Cédric venceu o Sporting na final de 2011/12, tendo sido igualmente titular.

Em 2012/13, foi a vez de Paulo Oliveira vencer, ao serviço do Vitória de Guimarães. Alinhou de início no centro da defesa, no triunfo por 1-0 sobre o Benfica.

Do lado minhoto, Ruben Micael venceu dois troféus, em 2009/10 e 2010/11, ambos pelo FC Porto, mas sem ter alinhado no Jamor. Foi suplente não utilizado na segunda, na goleada por 6-2 ao Vitória de Guimarães.

Por seu lado, Alan venceu em 2005/06, época em que fez parte do 'onze' portista que no Jamor venceu o Vitória de Setúbal por 1-0, e Éder foi utilizado pela Académica na temporada 2011/12, mas estava afastado da equipa na final.

Apesar de já não integrar o plantel bracarense, o médio Custódio pode somar um segundo troféu, depois de ter participado no triunfo do Sporting em 2006/07, sendo suplente utilizado na final com o Belenenses. Em 2001/02, pertencia ao plantel do Sporting, mas não jogou na Taça.

NOTICIAS AO MINUTO

JotaCC

Adeptos incentivam equipa à partida para Lisboa

Cerca de cinco dezenas de adeptos do SC Braga, munidos de bandeiras, cachecóis e tarjas de incentivo, fizeram questão de despedir-se da equipa, na manhã desta sexta-feira, antes da viagem com destino a Lisboa.

Jogadores, equipa técnica e restante ´staff´ foram efusivamente saudados e brindados com palavras de estímulo na contagem decrescente para a final da Taça de Portugal com o Sporting, no domingo.

Às 17.15 horas – horário do pontapé de saída da final – terá lugar o treino de adaptação ao relvado do Estádio Nacional.

A BOLA

JotaCC

Bracarenses despedem-se dos "Guerreiros" com incentivos
Equipa do Braga a caminho de Lisboa com moral em alta.

Não será por falta de apoio que a equipa do Sporting de Braga, se poderá queixar. Os "Guerreiros" estão a caminho de Lisboa, onde domingo defrontam no Jamor o favorito Sporting CP.

À partida de Braga, dezenas de adeptos braguistas fizeram questão de se despedir, com enormes incentivos. O objetivo será concerteza meter na bagagem dos comandados de Sérgio Conceição, uma grande dose de moral.

RELVADO

JotaCC

Taça Portugal: Dito: «Sporting está melhor, mas Braga pode vencer»

Dito, titular na única final da Taça de Portugal de futebol entre Sporting de Braga e Sporting, em 1982, considera que os 'leões' estão melhor, mas que existem hoje menos diferenças entre as equipas.
Os bracarenses perderam essa final por 4-0, com golos do famoso tridente ofensivo dos 'leões' na época, composto por António Oliveira (dois), Jordão e Manuel Fernandes, e Dito assume que o Sporting era mais forte.

Então com 20 anos, o mais novo em campo juntamente com o também bracarense José Carlos, que cumpriria 20 poucos meses depois, Dito não jogou a central, como era hábito, mas no meio-campo.

"Fomos com enormes expectativas, sabendo que na altura existia a diferença que acho que não existe agora em termos de capacidade e qualidade das equipas, agora não é tão grande", afirmou o antigo defesa, à agência Lusa.

Recordou a eliminação do Benfica no '1º de Maio', denominador comum a quase todos os trajetos que levaram o Braga a finais da Taça de Portugal (com exceção de 1976/77), nesta edição nas meias-finais, ele que viria, anos mais tarde, a representar os 'encarnados'.

"Fomos para a final com a intenção de atrapalhar o mais possível a vida ao Sporting e ter sucesso, mas era de facto muito complicado. O Sporting nesse ano era muito forte, foi campeão e fez a 'dobradinha', tinha uma frente de ataque fortíssima, e as possibilidades que tínhamos eram muito reduzidas", lembrou.

Para Dito, aliás, "a presença na final, com o Estádio Nacional cheio, já foi, só por si, uma coisa extraordinária".

Recordou o fato branco com laço a condizer que o técnico 'arsenalista' Quinito usou e na memória ficou ainda, além da "tristeza" pela derrota, "a beleza da festa que é ver o Estádio Nacional completamente cheio".

"Aquilo é a essência do futebol português", frisou.

Para domingo, o antigo internacional luso espera equilíbrio, embora considere que o Sporting esteja numa melhor fase.

"Neste momento, sinceramente, acho que o Sporting é ligeiramente superior, mas é uma final e o Braga tem condições para ganhar, sem dúvida nenhuma", assegurou.

Dito considerou importante que Ruben Micael recupere para dar mais soluções ao meio-campo minhoto e desvalorizou a ausência do 'trinco' brasileiro Danilo.

"Só o jogo em si poderá dizer [o que poderá ser decisivo], se acontecer um golo cedo ele modifica-se completamente, se o resultado estiver igual na primeira parte as abordagens serão depois diferentes na gestão da partida, e a equipa que mostrar mais atrevimento de querer ganhar o jogo poderá ganhar", anteviu.

Se o Braga conquistar o troféu junta-o a um quarto lugar no campeonato, o que seria uma "época excelente" do clube minhoto, concluiu.

FUTEBOL365

JotaCC

Sporting ou Braga, um deles vai levar a Taça
O Sporting quer salvar a época no domingo, com a conquista da sua 16.ª Taça de Portugal de futebol, frente ao Sporting de Braga que procura confirmar o estatuto de quarto 'grande'.


Os "leões" vão disputar a sua 27.ª final na competição, depois de terem ficado precocemente afastados da luta pelo título nacional e de terem assegurado o terceiro lugar na I Liga, diante dos "arsenalistas", quartos a 18 pontos do Sporting, que vão disputar o troféu pela quinta vez.

Marco Silva comanda a equipa favorita no encontro de domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, não só pelo historial, nem pela vantagem pontual, mas também pelo saldo positivo dos embates perante a formação de Sérgio Conceição, que venceu em Braga, por 1-0, com um golo tardio de Tanaka, e goleou em Lisboa, por 4-1.

O treinador do Sporting teve oportunidade de gerir o plantel praticamente desde que garantiu a presença no Jamor, a 08 de abril, para se apresentar no jogo decisivo com a sua melhor equipa, contando com o avançado argelino Slimani, que teve uma presença intermitente no 'onze' desde a Taça das Nações Africanas de 2015.

Pelo contrário, o técnico do Sporting de Braga ainda ficou obrigado a segurar o quarto posto na última jornada da I Liga, quando quebrou um ciclo de cinco jogos sem vencer na prova, tendo, para domingo, como 'baixa' confirmada o médio Danilo, que integra a seleção brasileira no Mundial de sub-20, e Ruben Micael, Zé Luís, Mauro e Tiago Gomes em dúvida, todos por lesão.

Para chegar à final e tentar quebrar o jejum de sete anos sem troféus, o Sporting começou de forma fulgurante, ao vencer por 3-1 o FC Porto, no Estádio do Dragão, superando depois três adversários secundários (Sporting de Espinho, por 5-0, Vizela, por 3-2, e Famalicão, por 4-0), antes de eliminar o Nacional nas meias-finais, com o empate 2-2 na Madeira e a vitória por 1-0 em Lisboa.

A quinta 'caminhada' do Sporting de Braga até à final da Taça, que conquistou uma vez, começou de forma mais suave, com o triunfo por 4-1 diante do 'distrital' Alcains, seguindo-se quatro eliminatórias com primodivisionários, no terreno do rival Vitória de Guimarães (2-1), do agora bicampeão Benfica (2-1), em casa com o Belenenses (7-1) e a duas mãos com o Rio Ave (3-0 em Braga e 1-1 em Vila do Conde).

No domingo, o Sporting volta a dispor da oportunidade de igualar o FC Porto no número de conquistas da Taça, cujo último triunfo remonta a 2007/08, enquanto o Sporting de Braga procura reeditar o sucesso da estreia, em 1965/66, depois de três finais perdidas, a penúltima das quais frente aos 'leões' (4-0).

Sporting e Sporting de Braga disputam no domingo a 75.ª final da Taça de Portugal, a partir das 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras.

SIC

Bruno3429

«Vamos fazer história e erguer a Taça» - António Salvador

A comitiva do SC Braga já se encontra na capital portuguesa, alojada no hotel Lagoas Park, em Oeiras. António Salvador mostrou-se um homem «calmo», e nada «ansioso». O presidente do clube minhoto afirmou que este é um «momento único na vida do clube», e reforça o «desejo de dar uma alegria aos adeptos».

A final da Taça de Portugal joga-se no próximo domingo (às 17.15 horas), e o dirigente dos arsenalistas espera «que o Jamor sirva de inspiração». «Estou convencido de que vamos fazer história e erguer a taça».

António Salvador avisa que «a equipa mais concentrada é a que vai ganhar», e sublinha o facto do Estádio Nacional ir receber «três boas equipas». «A equipa de arbitragem está com mérito nesta final».

A equipa do SC Braga, orientada por Sérgio Conceição, treina no palco do jogo pelas 17.15 horas.

A Bola

Bruno3429

TP: Sp. Braga já treinou no Jamor
Zé Luís, Tiago Gomes, Mauro e Rúben Micael integraram sessão com 23 jogadores
Por David Marques     

O Sporting Braga já está em Lisboa, onde efetuou esta sexta-feira à tarde um treino de adaptação ao relvado do Estádio do Jamor, onde joga no domingo a final da Taça de Portugal frente ao Sporting.

Nos 15 minutos abertos à comunicação social, Sérgio Conceição teve à disposição 23 jogadores.

Zé Luís, Tiago Gomes e Mauro, que têm trabalhado condicionados, fizeram corrida e alongamento com o restante plantel, tal como Rúben Micael, não sendo possível perceber, durante os 15 minutos abertos à comunicação social, se continuam com problemas físicos.

Sp. Braga e Sporting defrontam-se no domingo às 17:15.

Maisfutebol