News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/05

Started by JotaCC, 27 de May de 2015, 08:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Alan: "Queremos fazer história outra...

Confiantes e com vontade de conquistar a vitória na final da Taça de Portugal. Alan afirmou ontem que os jogadores do Sporting Clube de Braga estão a preparar a final da taça com muita concentração e tendo em mente apenas o objectivo da vitória.
Numa iniciativa que decorreu, no centro da cidade, organizada por uma conhecida marca de cerveja, o jogador abordou o importante jogo de domingo, começando por considerar que este é um desafio bem diferente dos dois jogos do campeonato, que os arsenalistas perderam frente ao Sporting.

"Os jogos da Taça são completamente diferentes. Perdemos os dois jogos do campeonato, mas numa final da Taça tudo pode acontecer. Contámos agora com mais jogadores e temos que fazer melhor para ganhar", considerou o atleta, lembrando ainda que a equipa não está ansiosa, mas sim concentrada em preparar bem o jogo frente aos leões, um jogo que considera "importante para as duas equipas. É uma final histórica, num estádio histórico. Tem que se salientar a grandeza daquele estádio que faz também com que seja um jogo muito importante. Para mim vai ser mais um ponto alto na minha carreira e espero trazer o troféu para Braga".

Questionado sobre a presença dos vencedores da Taça de Portugal em 1996 no jogo, Alan con siderou que espera que sirvam de "inspiração para nós e que tragam energia positiva para dar mais força aos jogadores para fazer história mais uma vez".

Alan considerou ainda que o Sp. Braga merece este troféu que virá coroar de glória o "campeonato incrível" realizado: "ganhar títulos é sempre bom e queremos trazer a taça. O clube tem crescido muito e vai continuar a crescer e conquistar uma Taça de Portugal seria mais um ponto positivo para esse crescimento. Fizemos um campeonato incrível, facilitamos um pouco nos momentos finais, mas penso que Deus escreve direito por linhas tortas".

Quanto à arbitragem, para Alan Marco Ferreira é um árbitro como todos os outros e que só espera que faça um bom trabalho. "Espero que o árbitro faça um bom trabalho como nós vamos tentar fazer o nosso. O árbitro está lá para fazer o papel dele. Toda a gente quer que o árbitro faça o melhor possível e eu espero que ele faça um bom espectáculo como também os jogadores e os adeptos", declarou.
Mostrando confiança, Alan afirmou não temer ninguém: "somos homens, 11 contra 11 e por isso não temos medo de ninguém. Vamos lá para lutar e, como se costuma dizer, final é para ganhar. Acredito que vai ser um bom espectáculo".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

"SOU HOMEM E NÃO TEMO NINGUÉM"
ALAN Capitão do Braga acredita que à terceira tentativa da época o Sporting cairá de vez, o que significará vencer a Taça de Portugal

Prestes a atingir "o ponto mais alto da carreira", Alan avisa que no Jamor o Braga será totalmente diferente da equipa frágil que visitou Alvalade

"Espero que o árbitro Marco Ferreira faça um bom trabalho; nós faremos o nosso"
"Facilitámos um pouco no fim, mas Deus escreve direito por linhas tortas"
Alan
Médio do Braga




Como numa final da Taça de Portugal "tudo pode acontecer" por ter "um contexto totalmente diferente" dos jogos do campeonato, Alan dá pouca importância às derrotas que o Braga averbou nesta época contra o Sporting. O extremo avança para o Jamor otimista e vai dando conta de um Braga fortalecido pelo restabelecimento de vários jogadores. "Por um lado, contamos com mais jogadores, o que não aconteceu em Alvalade; por outro, vamos jogar melhor", prometeu, deixando bem claro que não há sector ou jogadores do Sporting que lhe tirem o sono. "Sou um homem, não temo ninguém. Serão onze contra onze, daí que não há motivos para ter medo de ninguém. É uma final para ganhar", vincou.
Num registo de boa disposição, Alan aguarda o terceiro jogo da época com o Sporting cheio de ambição e, em nome do grupo arsenalista, desmente qualquer tipo de ansiedade. "O grupo só está preocupado com a preparação do jogo. Eventualmente só no domingo teremos alguma ansiedade pelo começo do jogo", estimou, certo de que disputar a
final da Taça de Portugal não é um momento extraordinário somente para o Braga. "É um jogo importante tanto para o Braga como para o Sporting. Não é uma prova qualquer: vamos disputar uma
da Taça de Portugal, num estádio histórico e grandioso", vincou. O capitão dos bracarenses tem, por isso, a noção de que está prestes "a atingir o ponto mais alto da carreira". "Só espero trazer para Braga o troféu. Esta cidade merece", sentenciou.



Futuro O contrato vai terminar sem preocupações

Em fim de contrato,contrato Alan mantém o que afirmou em maio, em entrevista a O JOGO: o futuro dependerá de de uma conversa com o presidente António Salvador quando terminar oficialmente a época. Até lá, o empenho do extremo será total. "Ainda não acabou a época", lembrou, aludindo à importância da final da Taça. Aos 35 anos, o extremo não fala sequer em  terminar a carreira e, por entre evasivas, assume o desejo de continuar ligado ao aos minhotos. "Tenho casa em Braga e conto ficar por cá. O contrato termina da daqui a poucos dias, mas não estou preocupado. Só falarei quando terminar o contrato",



Autógrafos Meia hora sem parar

Presente numa ação promocional de um dos "sponsors" do Braga, que teve como palco a esplanada de um café do centro da cidade, Alan demorou a receber luz verde para partir. Após ter respondido às questões dos jornalistas, o capitão dos arsenalistas deu autógrafos e tirou fotografias com adeptos durante cerca de meia hora, respondendo a todas as solicitações com simpatia. Pelo meio, ouviu incentivos para a final da Taça de Portugal.



Onyeka assinou por dois anos
Avançado nigeriano de 19 anos jogava no Ribeirão e vai começar a próxima época na equipa B

Depois de já ter assegurado a contratação de Ogana (avançado, 19 anos, do Ribeirão), o Braga chegou agora a acordo com Onyeka, que assinou um contrato válido para as duas próximas temporadas. O jovem jogador nigeriano, que tal como Ogana também é avançado e tem 19 anos, começou esta época no Salgueiros 08, tendo-se transferido em janeiro para o Ribeirão. Entre os dois clubes, que disputaram o Campeonato Nacional de Seniores (CNS), Onyeka apontou 10 golos em 21 jogos, enquanto Ogana, que cumpriu a época toda no Ribeirão, tem um registo ligeiramente melhor, com 16 golos em 32 partidas.
Ao que tudo indica, esta dupla de avançados vai começar a próxima época integrada nos trabalhos da equipa B, havendo ainda a curiosidade de Ogana já ter sido observado pelos responsáveis do Braga, uma vez que já esteve, em novembro, a treinar à experiência nos minhotos. As indicações deixadas pelo avançado, que trabalhou com a equipa B ainda no tempo de Fernando Pereira (foi substituído em fevereiro por Abel), foram boas e é por isso que os arsenalistas partiram agora para a contratação de um dos melhores marcadores do CNS.



Todos aptos para o Jamor
Sérgio Conceição vai ter a equipa na máxima força para a final de domingo com o Sporting

Mauro, Rúben Micael, Tiago Gomes e Zé Luís vão recuperar a tempo de jogar a final da Taça de Portugal, embora só o médio português tenha, neste momento, um lugar garantido no onze
O treino de ontem não trouxe novidades relativamente aos quatro jogadores lesionados – segundo informação disponibilizada pelo clube, Tiago Gomes, Mauro, Rúben Micael e Zé Luís continuam a trabalhar de forma "condicionada" e à margem do restante plantel –, mas O JOGO sabe que se nada de anormal acontecer nos próximos treinos (uma nova lesão, por exemplo), Sérgio Conceição terá todos os elementos disponíveis para a final do Jamor.
Tal como já foi escrito nas páginas de O JOGO, Rúben Micael é o caso mais simples de resolver, até porque tem si do poupado nos últimos tempos para reaparecer bem no jogo de domingo, muito provavelmente como titular. As situações mais delicadas para o departamento médico do Braga, mas também para Sérgio Conceição, estavam nas recuperações de Mauro e Zé Luís, que já não competem há várias semanas; apesar disso, os últimos dias de trabalho deixaram toda a estrutura arsenalista bastante otimista. No caso destes dois jogadores, falta apenas desvendar se vão ser titulares, uma pergunta a que apenas Sérgio Conceição poderá responder neste momento. No entanto, o meio-campo, com Luiz Carlos e Pedro Tiba, funcionou bem frente ao V. Setúbal, assim como Éder, ponta de lança que tem dado uma excelente resposta nos últimos jogos.
Relativamente ao lado esquerdo da defesa, e independentemente da recuperação de Tiago Pinto, deverá ser novamente entregue a Djavan, que também esteve bem no último jogo.



PERRICHON JÁ ESTÁ EM PORTUGAL

O herói da final de 1966 vai assistir ao jogo de domingo no Jamor. Ontem, já estava em Braga e, emocionado, declarou "amor" ao clube
Miguel Perrichon, que marcou o golo da vitória (1-0) sobre o V. Setúbal na final da Taça de Portugal de 1966, chegou ontem a Portugal para assistir, a convite do Braga, à final de domingo frente ao Sporting. "Obrigado ao presidente do Braga e a todas as pessoas lindas deste meu querido clube. Sempre sonhei com o dia em que regressaria. Fico muito feliz por o Braga ir representar o Minho ao Estádio do Jamor, onde já fomos campeões. Amo este clube do fundo do coração", afirmou, emocionado, o antigo avançado, agora com 74 anos. Miguel Perrichon será um dos jogadores da equipa de 1966 que estarão hoje num almoço com António Salvador, que decorrerá na zona VIP do Estádio Municipal de Braga. Depois, a convite do clube, os antigos jogadores irão ainda assistirá final da Taça de Portugal no Jamor.



MATHEUS DESTACADO PELA UEFA

A UEFA, através do seu site, anunciou ontem as revelações do campeonato português durante esta época, tendo colocado um arsenalista na equipa inicial. Matheus (na foto) foi considerado o melhor guarda-redes do onze ideal das "revelações", tendo sido destacada a "exibição de sonho" na vitória (2-1) sobre o Benfica, na terceira partida que o guarda-redes realizou em Portugal. "Esse jogo deu a conhecer o guardião brasileiro ao futebol português e serviu de mote para uma grande temporada", pode ainda ler-se na nota que serve para justificar a nomeação de Matheus.

O JOGO

JotaCC

Artur Jorge antevê Braga mais motivado que o Sporting

Entrevista Bola Branca. Na projecção da final da Taça de Portugal, o antigo capitão da equipa minhota, dá 60 a 70% de favoritismo ao Braga pelos índices motivacionais dos jogadores. Artur Jorge jogou na última vez que o Sporting de Braga esteve na final do Jamor, em 1998, frente ao FC Porto. 26-05-2015 19:00
O Sporting de Braga contará com o apoio de 12 mil adeptos no Jamor, para a final da Taça de Portugal, domingo, diante do Sporting. A autarquia disponibilizou 125 autocarros que já estão esgotados. O antigo capitão da equipa minhota, Artur Jorge, não está surpreendido. "É um jogo que envolve uma cidade e não um clube. Em 1982 estive na final como adepto e em 1998 como jogador e notei que era um jogo diferente, com grande simbolismo", refere, em entrevista a Bola Branca.

Sobre o jogo, o ex-jogador dá vantagem ao seu clube do coração. "O Sporting é mais rico em individualidades mas a motivação do Braga é mais alta e pode fazer a diferença. O Braga pode ter 60 a 70% de hipóteses nos factores motivacionais", considera. Contudo, Artur Jorge reconhece que "o Sporting tenta salvar a época no jogo e colectivamente está ligeiramente acima do Braga".

Os jogadores que podem ser decisivos
Numa comparação entre as equipas finalistas, Artur Jorge vê no Sporting "um plantel mais equilibrado e forte em valores individuais". "Marco Silva fez a gestão para estar na máxima força. É uma vantagem", considera. Dos nomes mais decisivos do Sporting, Artur Jorge enumera João Mário, Carrillo, Slimani, Jefferson e Nani, "jogadores que podem desequilibrar".

No Braga, Artur Jorge destaca o colectivo. "Espero que faça a diferença. Jogadores como Pardo e Éder, um jogador que está agora mais confiante, podem resolver pela capacidade de finalização", refere.
Na caminhada até ao Jamor, o Braga eliminou o Benfica na Luz e o Sporting afastou o FC Porto no Dragão. "São as equipas que merecem a final deste troféu", conclui Artur Jorge.

A final de 1998
O antigo capitão do Sporting de Braga esteve em campo na última presença do clube minhoto numa final, em 1998. O FC Porto venceu por 3-1.
"O FC Porto era uma super-equipa. Tinha jogadores de nível mundial. Mas o jogo foi equilibrado e o terceiro golo aconteceu quando o Braga estava à procura do empate", recorda.

A prova que António Salvador persegue
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, estará pela primeira vez no Jamor, no actual cargo que desempenha desde 2003. Depois da conquista da Taça da Liga, da presença na final da Liga Europa, da conquista da Taça Intertoto e de duas participações na fase de grupos da Liga dos Campeões, faltava ao líder arsenalista, uma final de Taça.
"Trabalhei com ele como jogador e como treinador. A Taça é uma ambição e desejo forte de António Salvador. A conquista de troféus vem consolidar o crescimento desportivo do Braga nos últimos anos", realça.

À espera de convites
Artur Jorge, de 43 anos, jogou 13 anos no Braga e como treinador orientou Famalicão, Tirsense, Braga B e os juniores do clube minhoto. Nesta altura, aguarda por convites depois de não ter treinado na época que agora termina.
"Os convites não foram suficientemente tentadores. Tive a oportunidade de concluir mais uma etapa do curso de treinadores e cumpri um estágio a pensar na minha valorização. A vontade é abraçar um projecto para trabalhar como treinador na próxima temporada", declara.

RR

JotaCC

Sporting e Sp. Braga escondem estratégias

Sporting CP e Sp. Braga intensificam a preparação da final da Taça de Portugal, em futebol.
A quatro dias da realização do jogo no Estádio Nacional, no Jamor, domingo, a partir das 17h00, as duas equipas concentram toda a atenção na preparação das melhores estratégias para abordar o desafio.

Nos "leões" só Capel parece treinar com limitações devido a uma milagia na coxa direita. Esta 4ª feira a equipa realiza mais um treino à porta fechada no cedntro de estágiod e Alcochete.

Da sessão de trabalho realizada na 3ª feira no relvado do Jamor a equipa leonina retirou uma conclusão: a relva tem condições para se degradar nos primeiros minutos de jogo.

À margem do encontro surgiu a notícia de que a conquista da taça, por parte da equipa de Alvalade, valerá um prémio individual de 10 mil euros a cada jogador.

Bracarenses empenhados em recuperar os lesionados

A norte a equipa dos "arsenalistas" do Minho centra as suas atenções na abordagem ao jogo e na tentativa de recuperar a 100 por cento os futebolistas Tiago Gomes, Mauro, Rúben Micael e Zé Luís que cumprem um regime de treino condicionado.

Na 3ª feira numa iniciativa promocional do encontro, no centro da cidade dos arcebispos, o capitão da equipa Alan fez um vaticínio otimista para o jgo ao afirmar: "É uma final e é para ganhar".

A turma minhota cumpre esta 4ª feira mais um treino, da parte da tarde.

O árbitro da partida será o madeirense Marco Ferreira.

RTP

JotaCC

Alan: «Trazer a Taça de Portugal seria incrível para nós»
Capitão do Sp. Braga não teme o Sporting e diz que a final é para ganhar

À margem de um evento organizado por um patrocinador do Sp. Braga, que decorreu num café do centro da cidade dos arcebispos, Alan falou aos jornalistas e perspetivou a final da Taça de Portugal do próximo domingo.
 
O capitão dos Guerreiros do Minho revela que para já «não há ansiedade», referindo que os jogadores têm apenas «preocupação em prepara bem o jogo». Alan admite que a ansiedade se fará sentir «antes do jogo».
 
Em relação ao Sporting, adversário do próximo domingo no Estádio do Jamor, Alan diz que em Braga não há medo dos leões. «Sou um homem e não temo ninguém. São onze contra onze e não temos medo de ninguém. Vamos lá encarar e como se diz, uma final é para ganhar», atirou o jogador de 35 anos.
 
A contar para o campeonato, o Sp. Braga perdeu os dois jogos com o Sporting, quer na pedreira, quer em Alvalade. Alan não teme que esses dois jogos interfiram no embate da prova rainha do futebol português. «Os jogos da taça são completamente diferentes, perdemos os dois jogos [do campeonato], mas numa final tudo pode acontecer tudo», referiu.
 
Questionado sobre a importância de vencer o troféu, Alan diz que «o jogo é importante para as duas equipas, como se trata de uma final histórica, num estádio histórico. O extrema considera o Jamor um estádio com uma enorme «grandeza» pela «cultura que tem».
 
Revelando que ainda não preparou nenhuma coreografia especial para pegar no troféu caso o Sp. Braga seja vencedor, Alan disse esperar «ir lá e trazer o troféu para Braga», porque a «cidade merece». O capitão acrescenta que «ganhar títulos é sempre bom» e «trazer a Taça de Portugal seria incrível para nós».
 
A final da Taça de Portugal, entre o Sp. Braga e o Sporting, está agendado para as 17 horas de domingo, no Jamor. Os bracarenses procuram vencer ao segundo troféu do seu currículo, depois de terem vencido em 1966.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Litos: «Queremos valorizar e exportar jogadores»
LITOS EXPLICA PROJETO DA LIGA DESPORTIVA EM MOÇAMBIQUE

De regresso à Liga Desportiva de Maputo, Litos ocupa o 2.º lugar do campeonato moçambicano à 10.ª jornada – tem menos três pontos do que o Maxaquene. Aproveitando a paragem de duas semanas na competição, devido aos jogos da seleção, Record conversou com o português para fazer um balanço.

"Tem sido positivo. Este clube dá-nos condições e recursos para trabalharmos da forma que desejamos. O nosso trabalho de há três anos já foi no sentido de preparar a equipa para o projeto que existe agora. Podemos juntar os objetivos da equipa, que passam pela conquista do título e da Taça, com a vontade de valorizar e exportar jogadores. Já existe uma parceria com o Sp. Braga e temos de preparar os jogadores se surgir a hipótese de eles irem para lá", explica o treinador de 48 anos, salientando as melhorias no país: "As coisas acalmaram. As raízes deste país e a forma de ser das pessoas fazem com que eu acredite que tudo se vai resolver. Moçambique tem tudo para ser uma das principais potências de África."

A nível da equipa, admite que há ainda muito trabalho a fazer: "Tomei a decisão de voltar já um pouco tarde e por isso o plantel já estava mais ou menos planeado. Vamos fazer alguns ajustes e tentar contratar jogadores para algumas posições em que temos lacunas. Queremos polivalência e um plantel mais forte para sermos campeões e conquistar a Taça."

RECORD

JotaCC

Alberto Pazos: «Sp. Braga já merece ganhar esta Taça»
RECORDA ÚLTIMA VIAGEM AO JAMOR

Fez há três dias 17 anos que o Sp. Braga marcou presença pela última vez na final da Taça de Portugal. Depois de terem eliminado Sporting e Benfica, os arsenalistas mediram forças no Jamor com um super FC Porto e acabariam por perder a final por 3-1.

Record chegou à fala com o treinador que esteve perto de alcançar a proeza dos heróis de 1966. O galego Alberto Pazos há muito que deixou o nosso país, mas continua a seguir de perto o percurso do clube que levou até ao Jamor. "Este Sp. Braga é uma equipa muito intensa e com enorme mentalidade competitiva, tal como era a nossa. São o espelho do seu treinador. De ano para ano, têm melhorado a sua competitividade e apresentam uma qualidade técnica assinalável. Por tudo o que fez nos últimos anos, o Sp. Braga merece ganhar esta Taça", desejou Alberto Pazos, antes de elogiar o trabalho que SérgioConceição fez durante a última época:"Cada vez mais, no futebol moderno as equipas têm de saber aproveitar bem as transições, e as que as sabem fazê-lo tornam-se mais competitivas. Saber aproveitar os espaços que os adversários dão é fundamental, até porque as boas equipas costumam dar muito pouco espaço na sua zona mais recuada. OSp. Braga sabe explorar muito bem esses espaços. Imprime a velocidade certa no momento certo. É uma das grandes virtudes desta equipa."

À altura

Pela televisão desde o país vizinho ou nas constantes viagens a Portugal, Alberto Pazos gosta de acompanhar o futebol português e também teve oportunidade para ver várias vezes o Sporting em ação. Aos elogios ao rival seguem-se conselhos ao clube que já orientou. "O Sporting tem jogadores capazes de resolver uma final a qualquer momento. São jogadores com uma maior capacidade técnica do que a maioria dos do Sp. Braga. Por isso, o Sp. Braga terá de ter concentração máxima do primeiro ao último minuto. Não pode cometer erros...", avisa, antecipando um cenário de jogo que acha bastante importante:"Será também curioso e interessante ver como as equipas reagem a um golo, quer seja marcado ou sofrido.Esse momento pode ser determinante na final."

A fechar, Pazos dá moral aos guerreiros do Minho:"Têm assimilado as experiências exigentes e sinto-os preparados para a final."

Que jogador foi à bruxa?

Apesar de já não ser treinador, Alberto Pazos respeita a privacidade dos balneários e sorri quando Record lhe pediu para recordar episódios engraçados sobre a caminhada quase triunfal dos arsenalistas em 1997/98 na Taça de Portugal. O motivo para os sorrisos foi explicado de pronto. "A melhor história eu não vos posso contar... um jogador foi à bruxa antes da final. Para pedir a vitória?Não, não!Ele só queria saber se ia ser titular", atirou, finalizando:"Não posso dizer quem foi. Ele podia não gostar de ver isso no jornal."

«A pressão está do lado do Sporting»

O Sporting ganhou por duas vezes ao Sp. Braga no campeonato, mas para Alberto Pazos o passado, por muito que seja recente, não terá qualquer influência no jogo de domingo. "As estatísticas não importam nada nas finais. Os aspetos mentais é que são importantes. A equipa do Sp. Braga tem de estar muito concentrada durante todo o jogo. Os jogadores de ambas as equipas querem dar o máximo e quem não acusar a pressão terá vantagem", atirou o galego, prosseguindo a ideia:"A pressão está do lado do Sporting, tal como a maior obrigação de ganhar, embora não os considere favoritos. Prevejo um jogo muito bem disputado e equilibrado."
Pazos foi apenas uma vez à final da Taça de Portugal, mas se há jogos que não lhe saem da cabeça, aquele com o FC Porto é um deles. Na hora de terminar a conversa com o nosso jornal, uma última palavra para os jogadores:"Desfrutem! A sensação de estar na final é única. A emoção que se vive é especial. O Jamor tem mística, por todo o ambiente que envolve a partida."

RECORD

Bruno3429

«Estamos muito perto de entrar na história» - António Salvador

António Salvador almoçou esta quarta-feira com onze dos vencedores da Taça de Portugal de 1966. O presidente dos arsenalistas salientou a vontade de voltar a fazer história no próximo domingo.

«Estamos muito perto de entrar na história. O plantel está consciente da importância do jogo com o Sporting e penso que se vencermos será o coroar de um grande ano de trabalho», salientou.

O líder da SAD comentou ainda as declarações do presidente vitoriano, Júlio Mendes, que disse que os bracarenses não fazem aquilo que deviam dado os recursos que têm.


«Há uns meses, encontrei-me com o Pimenta Machado e ele disse-me que em onze anos o Vitória só por uma vez ficou à frente do SC Braga, o que não acontecia no tempo dele na presidência do clube. Não há comparações possíveis, sabemos o que queremos e temos a noção da importância deste momento. Queremos estar mais perto dos três grandes», frisou.

Por seu lado, o autor do golo da final de 1966, Perrichon, deu a receita para os minhotos baterem o Sporting.

«Os jogadores têm de entrar em campo só com a vitória na cabeça. Se vão para lá com medo nem vale a pena sair de Braga. Os jogadores têm de dar uma grande alegria a esta cidade. O Sporting não é o Real Madrid, é uma equipa qualquer. Temos de ganhar a Taça e pensar já em conquistar o campeonato nacional», sustentou.

A Bola