News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/05

Started by Bruno3429, 09 de May de 2015, 08:54

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga-Marítimo (antevisão): contas para selar
Minhotos querem segurar quarto lugar, insulares ainda têm uma réstia de esperança europeia
Por Bruno José Ferreira     

O MOMENTO

Sp. Braga: o conjunto bracarense não soma qualquer triunfo nos últimos quatro jogos, ainda que pelo meio tenha garantido a presença no Jamor com um empate com sabor a vitória em Vila do Conde. Nas últimas três jornadas da Liga o Sp. Braga conseguiu apenas dois pontos, fruto de dois empates conseguidos depois da derrota em Guimarães. Apesar disso, os Guerreiros têm uma margem de conforto de cinco pontos para o quinto classificado.

Marítimo: o acesso europeu via sexto lugar da Liga ainda permite à equipa insular estar ligada matematicamente a essa aspiração, ainda que de forma ténue. O conjunto de Ivo Vieira joga uma das últimas cartadas nesse sentido, tendo uma margem de erro praticamente nula. O Marítimo não perde há seis jornadas, mas apenas conseguiu um triunfo nesse período.

AUSÊNCIAS

Sp. Braga: Mauro, Djavan e Zé Luís (condicionados).

Marítimo: Dyego Sousa e Fernando Ferreira (lesionados), Gegé (suspenso pelo clube).

DISCURSO DIRETO

Sérgio Conceição: «Nos últimos oito jogos perdemos um, é a tal história do copo meio cheio ou meio vazio. Não há nem euforia por estarmos no bom caminho naquele que é o nosso trajeto no campeonato e na Taça de Portugal, nem há nenhum tipo de ansiedade por esses tais quatro jogos. Queremos regressar às vitórias, que é importante para atingir rapidamente o quarto lugar».

Ivo Vieira: «O nosso objetivo é discutir o jogo com o Sporting de Braga, em que iremos tentar conquistar pontos, pois sabemos que temos capacidade para isso, frente a um adversário que já assegurou um lugar nas competições europeias na próxima época. A equipa tem capacidade e trabalhou durante a semana para que as coisas possam correr bem no jogo».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Supremacia inequívoca do Sp. Braga no que às receções ao Marítimo diz respeito. O conjunto minhoto soma 24 triunfos em 38 jogos com os insulares. Apenas por quatro vezes o Marítimo venceu na cidade dos arcebispos, registando-se ainda uma dezena de empates. Na época passada o encontro entre os dois emblemas terminou empatado a uma bola. O último triunfo maritimista em Braga foi há nove anos, na temporada 2006/2007.

Maisfutebol

JotaCC

"Próxima época? Falamos depois da Taça"
SÉRGIO CONCEIÇÃO Treinador do Braga diz-se "totalmente focado" nos objetivos que ainda tem e revelou que só vai conversar com Salvador sobre o seu futuro depois da final do Jamor

"Tenho mais um ano de contrato e, que eu saiba, não há qualquer tipo de questão sobre o meu futuro" "Jogar contra o Braga já é uma montra para as outras equipas. Espero um jogo competitivo"
Sérgio Conceição Treinador do Braga


No imediato, e ainda antes de ter falado sobre os planos para a próxima época, Conceição apontou a uma vitória no jogo de hoje para garantir o "mais rapidamente possível" o quarto lugar na I Liga

A conferência de Imprensa de ontem focou-se sobretudo no jogo desta noite com o Marítimo, mas, a fechar a conversa com os jornalistas, Sérgio Conceição foi convidado a revelar se já estava a preparar a próxima época em Braga. A resposta surgiu com naturalidade. "Obviamente que o clube já está a trabalhar nisso, eu é que ainda não, mas apenas porque continuo totalmente focado nos jogos que ainda nos faltam realizar. Ainda temos muito para ganhar esta época e não podemos aliviar a nossa tensão diária com outros assuntos. Não quero, nem o devo fazer", começou por referir. Insistiu-se no tema, desta vez com outro tipo de abordagem: tendo em conta a boa época que a equipa está a realizar, será que Sérgio Conceição pode garantir a continuidade em Braga? "Tenho mais um ano de contrato. Mas, afinal, vocês sabem de alguma coisa que eu não sei? Sabem, por exemplo, se o presidente me quer mandar embora? É que vocês costumam andar bem informados [risos]. Agora mais a sério: vamos conversar no final da temporada, depois do dia 31. No entanto, tenho mais um ano de contrato e, que eu saiba, não há qualquer tipo de questão sobre este assunto", acrescentou.
Antes disso, porém, falou-se do encontro com o Marítimo, mas também do facto de o Braga estar há quatro jogos sem conseguir vencer. "Nos últimos oito jogos, também só perdemos uma vez... É a tal história do copo meio cheio ou meio vazio. No grupo de trabalho, não há euforia por estarmos no bom caminho no campeonato e na Taça de Portugal, como também não existe nenhum tipo de ansiedade extra por esses quatro jogos sem vitórias. Sabemos da importância desta partida para alcançarmos o mais rapidamente possível o nosso objetivo, que é ficar em quarto lugar, e os jogadores vão sentir a adrenalina do costume por saberem que têm de vencer", explicou.
Os elogios à "qualidade coletiva e individual" da equipa do Marítimo serviram ainda para Sérgio-Conceição voltar a colar o Braga aos três grandes clubes do futebol português. "Ouvi as declarações do treinador do Marítimo e percebi que jogar contra o Braga já é uma montra para as outras equipas, algo que só serve para demonstrar ainda mais a nossa qualidade. Ou seja, este é sempre um jogo apetecível para os nossos adversários. Nesse sentido, espero uma partida competitiva, difícil, mas em que vamos querer regressar às vitórias."
Sérgio Conceição recordou dou ainda o "bom trajeto" do Marítimo desde que Ivo Vieira assumiu o comando técnico da equipa – "Tal como nós, só perderam um jogo nos últimos mos oito", sublinhou –, mas mudou rapidamente o rumo do discurso para elogiar os seus jogadores pela atitude demonstrada nas últimas semanas. "Sinceramente não sinto que os meus jogadores já estejam a pensar na final da Taça de Portugal. Quem está próximo mo do grupo sabe como eles têm vivido o dia a dia de uma forma fantástica. Sinto-os muito concentrados no trabalho."



Tiago Sá serviu para elogiar os mais novos

Tiago Sá, o habitual titular da baliza da equipa B (31 jogos realizados esta época na II Liga), está entre os convocados da Seleção Nacional para o Mundial de sub-20. Sérgio Conceição aproveitou a notícia para elogiar o trabalho feito na formação. "Para o clube, é sempre importante ter jogadores a representar as seleções. Posso dizer que estamos atentos e acompanhamos todos os jovens. Queremos potenciar ao máximo os jogadores da equipa B e estou certo de que alguns podem vir a ser importantes para os plantéis que o clube vai formar nas próximas épocas", afirmou o treinador do Braga.



RÚBEN REGRESSA AO BANCO
Médio-ofensivo está totalmente recuperado e vai regressar hoje à competição, embora deva começar o jogo no banco

Se nada de anormal acontecer no treino matinal de hoje, Rúben Micael vai voltar a fazer parte da lista de convocados do Braga, depois de ter falhado os jogos com o Rio Ave e o Paços de Ferreira devido a uma lesão muscular que o afetava desde a partida com o V. Guimarães, realizada a 17 de abril. Ao que tudo indica, Sérgio Conceição não vai apostar no médio na equipa titular, devendo manter a configuração do meio-campo que jogou em Paços de Ferreira, com Danilo, Pedro Tiba e Luiz Carlos. Na lista de ausentes confirmados para a partida desta noite estão apenas os lesionados Djavan, Mauro e Zé Luís, sendo de referir que são todos dados como recuperáveis para os últimos jogos da época, em especial a final da Taça de Portugal, frente ao Sporting. A lista oficial de convocados para hoje só será divulgada ao início da tarde.



DEFESA EM ALERTA AMARELO

O Braga entra esta noite em campo com três dos habituais titulares em perigo de exclusão para o jogo com o Sporting. Aderlan Santos, André Pinto e Baiano estão a apenas um cartão amarelo de terem de cumprir um jogo de castigo, uma situação que coloca três dos habituais quatro titulares da defesa em risco de falhar a deslocação a Alvalade. A situação de Santos e Baiano já se arrasta há algumas jornadas – no caso do central, desde o jogo da primeira volta com o Belenenses –, enquanto André Pinto passou a estar perto da exclusão depois do confronto com o P. Ferreira.

O JOGO

JotaCC

Encher o copo e beber da Taça
Braga-Marítimo Acelerar reserva do quarto para pensar no Jamor

O Braga quer vencer hoje o Marítimo e assegurar o mais rapidamente possível o quarto lugar na Liga, de forma a concentrar-se depois totalmente na final da Taça de Portugal.
Sem triunfar há quatro jogos, mas também só com uma derrota nos últimos oito encontros oficiais, Sérgio Conceição olha com pragmatismo para o momento da equipa: "É a tal questão do copo meio cheio ou meio vazio. Não há grande euforia por estarmos no bom caminho no campeonato e na Taça de Portugal, nem ansiedade pelos tais quatro jogos sem ganhar", realçou o treinador dos arsenalistas.
Uma vitória esta noite, conjugada com empate ou derrota do V. Guimarães depois de amanhã, na Choupana, com o Nacional, garante ao Braga o quarto posto e consequente apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. "O objetivo é regressar aos triunfos, de forma a atingir o mais rapidamente possível o quarto lugar", realçou Sérgio Conceição.
O treinador acha que os jogadores vão estar focados no jogo com os madeirenses, sem pensarem na final da Taça, sentimento que estende a si próprio. "Se vou continuar no Braga? Tenho mais um ano de contrato, não sei de nada. É conversa para termos depois de 31 de maio", atirou.

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC