News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/04

Started by JotaCC, 20 de April de 2015, 08:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

ABC/UMinho apura-se para a final Taça Challenge

Portugueses que trabalham na Noruega desfraldaram ontem, em Stord, a bandeira nacional a festejar a segunda presença do ABC/UMinho a terceira final europeia e a segunda da Taça Challenge. A equipa lusa já tinha jantado quando seguiu, via internet, o jogo do Benfica com o Odorhei e ficou a saber que não vai disputar a final a duas mãos com os encarnados mas com os romenos.

No jogo da segunda mão das meias-finais, ocorreram dois momentos-chave na etapa complementar. No segundo período, os noruegueses chegaram por duas vezes a vantagens dilatadas, com 15-11 aos quatro minutos e 19-15 aos 12. Com João Paulo Pinto desqualificado aos 7 minutos da segunda parte e a perder por quatro, a 18 minutos do fim, Carlos Resende pediu um time- out. Foi o primeiro dos dois momentos-chave: a equipa minhota corrigiu as acções, tanto a defensiva como a atacante, passando a cometer menos erros, e reequilibrou o jogo.

O segundo dos dois momentos-chave ocorreu quando o cronómetro indicava aos 18 minutos da segunda parte. Nuno Grilo restabeleceu o empate a 19-19.
A equipa portuguesa não só igualou a expressão do jogo no marcador como elevou a fasquia para os noruegueses.
Porque o resultado da primeira mão em Braga tinha sido 25-18, agora o Stord, com 19 golos sofridos no seu recinto, precisava de margem superior a 8 golos, por ter sofrido em casa mais um do que os que tinha marcado no Pavilhão Flávio Sá Leite.
O ABC/UMinho chegou ainda à vantagem de 20-21. Nos sete minutos finais os escandinavos, a praticar um jogo mais eficaz do que tinham feito na primeira mão e incentivados pelo público, deram a volta ao marcador: 22-21 ao minuto 23. Nessa fase derradeira, os pupilos de Carlos Resende foram gerindo o avançar do cronómetro, com o tempo a correr a seu favor.
É possível que o declínio dos bracarenses, visto no início da segunda parte, tenha a ver com quebra física, paralela à que se passou no jogo com o Sporting para o campeonato.
Ao longo da primeira parte o ABC não só foi a primeira equipa a marcar (aos 2 minutos, 0-1 por Ricardo Pesqueira), como esteve a vencer por dois aos 7 minutos, quando em entrada pela ponta direita Carlos Martins fez o 4-6.
Depois disso foi quase sempre com diferenças à tangenciais que o marcador evoluiu, até ao 12-11 ao intervalo.
Na etapa complementar, a quebra dos de Braga teve expressão em vários passes errados que não só não resultaram em golo como deu ocasiões para os nórdicos converterem.

Carlos Resende: "Estávamos a perder por quatro e era possível alterar algumas coisas"

"Senti que estávamos a perder por quatro e que era necessário alterar alguma prestação. Esse resultado não nos era favorável, dada a distância que faltava para acabar o jogo. Senti que era possível alterar algumas coisas. Foi isso que alterámos. Apesar de não estar satisfeito com o resultado deste jogo, pela eliminatória tenho que estar satisfeito", explicou Carlos Resende, sobre a inversão que operou ao pedir um time-out, aos 12 minutos da etapa complementar, quando os nórdicos venciam por 19-15.

O treinador do ABC/UMinho considera que a equipa suíça de arbitragem pendeu para o clube da casa. "Se o treinador do Stord lá em Braga se queixou do calor e dos árbitros, acho que hoje [ontem] eles têm que agradecer ao que foi a complacência dos árbitros suíços, que acabaram por nos pedir desculpa por um erro gritante", comentou.

Sobre a recuperação da equipa que agora tem pela frente a final da Taça Challenge e o terceiro lugar do campeonato nacional com o Benfica, diz-nos que "há um conjunto numeroso de jogadores que ainda vão competir nos Campeonatos Nacionais Universitários. Outros jogadores que estão lesionados têm que parar. Eles nem têm treinado, têm vindo a jogar".
Quanto ao próprio, garante que "nada pesa", embora realce que tem de estar amanhã pelas 8.15 horas a cumprir deveres profissionais como professor.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

SANTOS: UMA VOLTA A FUGIR AO CASTIGO
Central brasileiro está em risco de exclusão desde a visita ao Belenenses, adversário que os arsenalistas reencontram na sexta-feira

Numa prova de resistência invulgar para um central, Santos cumpriu, frente ao V. Guimarães, o 14.º jogo consecutivo na I Liga sem ver cartões e por isso continua impermeável ao perigo de suspensão

No jogo da primeira volta no Estádio do Restelo, onde o Braga ganhou por 1-0 com um golo marcado precisamente por ele, Santos juntou o quarto amarelo ao acumulado do campeonato e ficou em risco de exclusão. Desde aí, o defesa-central tem feito uma gestão perfeita da situação, ao ponto de completar uma volta a resistir ao castigo. Trata-se por isso de um ciclo imaculado e pouco comum para um jogador que atua na sua posição.
Na sexta-feira, o Braga recebe o Belenenses, num jogo em que vai tentar regressar às vitórias, depois da derrota no dérbi com o Vitória de Guimarães ( 1- 0), e Sérgio Conceição vai poder continuar a contar com o defesa central, que já soma 14 partidas consecutivas no campeonato sem ser admoestado pelos árbitros.
O próprio treinador dos arsenalistas já teve cuidados especiais com a situação, quando o substituiu aos 78 minutos do jogo com o Penafiel para salvaguardar a sua presença na deslocação ao D. Afonso Henriques.
Santos já cumpriu um jogo de castigo neste campeonato, com o Rio Ave, logo na sexta jornada; tal aconteceu porque tinha sido expulso no jogo anterior, frente ao Nacional. Amarelado frente a Arouca, Benfica, Vitória de Guimarães e Belenenses, correu o risco de voltar a enfrentar nova suspensão pouco tempo depois do vermelho na Choupana, mas esse cenário não se confirmou. A folha disciplinar do brasileiro, na I Liga, está limpa desde a 13.ª jornada.
Santos falhou apenas três jogos do campeonato até agora. Além da suspensão que cumpriu ante o Rio Ave, ficou de fora no arranque da segunda volta, nas partidas com o Boavista e o Moreirense, neste caso devido a lesão. O brasileiro forma com André Pinto a dupla mais utilizada do campeonato e contribui para o facto de o Braga ter a terceira defesa menos batida do campeonato, com apenas 18 golos sofridos e só superada por FC Porto (12) e Benfica (15). É ainda o segundo jogador com mais minutos no plantel (2892') esta época, atrás de André Pinto (2960').



Último golo também foi aos azuis

Santos já marcou quatro golos esta época, dois no campeonato e dois na Taça de Portugal. Curiosamente, também foi diante do Belenenses que faturou pela última vez: foi na goleada, por 7-1, nos quartos de final da Taça de Portugal. De resto, o brasileiro já tinha marcado aos azuis, no tal jogo em que viu o último amarelo no campeonato e em que marcou o golo da vitória. De resto, o Belenenses é mesmo o alvo predileto de Santos no futebol português: totaliza cinco golos frente aos lisboetas, três no Braga e dois no Trofense.




VALENTE DECIDIU DOS ONZE METROS

"Vamos dar tudo para inverter esta situação"
Cristiano Bacci
Treinador do Olhanense
"Jogo equilibrado e bem disputado. Prevaleceu o espírito de luta e união"
Gonçalo
Jogador do Braga B


O Braga B venceu ontem o Olhanense com um golo de grande penalidade, pelo médio Nuno Valente, que voltou a dar oxigénio à formação bracarense na luta pela permanência. Uma primeira parte elétrica valeu o preço dos bilhetes, sobretudo pelas oportunidades de golo que saíram dos pés de Pedrelli, para os algarvios, e de Vukcevic e Didi, para os visitantes. Mas seria apenas a insistência do Braga B que viria a dar resultados práticos, aos 18 minutos. Uma jogada dura de Diakhité sobre Erivaldo foi o suficiente para Artur Soares Dias marcar penálti, convertido por Nuno Valente. Até ao intervalo, o jogo manteve um ritmo alto, um cenário que viria a mudar após o intervalo, já que o Braga decidiu gerir a vantagem.

O JOGO

JotaCC

Vitória com o Belenenses vale regresso à Europa

Agora a 10 pontos do Sporting, o Braga sabe todavia que se vencer sexta-feira (20.30 horas), em casa, o Belenenses, garante, no mínimo, o quinto lugar na Liga e assegura o regresso às provas europeias. Hoje, a equipa volta aos treinos.

JN

Bruno3429

Tiago Gomes renderá Djavan diante do Belenenses 

O português Tiago Gomes, de 28 anos, deverá ser a escolha do treinador do SC Braga, Sérgio Conceição, para a receção ao Belenenses, na sexta-feira, no encontro da 30.ª jornada da Liga, face ao impedimento disciplinar de Djavan, que viu o quinto amarelo no 'derby' minhoto, em Guimarães (0-1).

Como se pode ler na edição impressa de A BOLA desta segunda-feira, o castigo a Djavan obriga o treinador do quarto classificado do campeonato a mudar de lateral-esquerdo e a voltar a apostar em Tiago Gomes, opção a que já lançou mão antes em 13 jogos do campeonato mas que já não joga na Liga há mais de um mês: frente ao Benfica, a 14 de Março, foi o último jogo que realizou.

O regresso do SC Braga aos treinos, na manhã desta segunda-feira, à porta fechada (10 horas) servirá também para reavaliar Rúben Micael. O médio internacional português abandonou o encontro com o V.Guimarães na primeira parte, com queixas musculares, mas tudo leva a crer que o madeirense é recuperável para o duelo diante do clube da cruz de Cristo, na sexta-feira.


Avançado Vitinho recomendado por Deco


O avançado brasileiro Vitinho, de 24 anos, melhor marcador do Campeonato Estadual de Santa Catarina (Brasil), com 11 golos em 15 jogos pelo Guarani de Palhoça, foi recomendado pelo internacional português, agora empresário, ao SC Braga, para reforçar o ataque.

Como se pode ler na edição impressa de A BOLA desta segunda-feira, o 'mágico', campeão europeu no FC Porto em 2004 (marcou o segundo golo dos dragões, então orientados por Mourinho, ao Mónaco, na final da Champions, em Gelsenkirchen, 3-0) seguiu a carreira de empresário e aposta em jovens valores que surgem no seu Brasil natal.

Recorde-se que Deco já tinha sugerido ao emblema presidido por António Salvador outro ponta-de-lança brasileiro: Crislan, de 23 anos, avançaado do Atlético Penapolense, pelo qual lidera a lista de melhores marcadores do Campeonato Estadual de São Paulo (Brasil).

A Bola

JotaCC

Ruben Micael ainda trabalha condicionado
MÉDIO AINDA EM DÚVIDA PARA O JOGO COM BELENENSES

O plantel do Sp. Braga regressou esta segunda-feira aos treinos, numa sessão na qual Sérgio Conceição contou com todo o plantel no relvado. No entanto, o técnico dos minhotos tem ainda uma dor de cabeça, já que Ruben Micael trabalhou de forma condicionada, ainda devido ao encontro do fim de semana passado, diante do V. Guimarães.

O médio, que padece de uma mialgia na coxa direita, segue assim em dúvida para o encontro com o Belenenses, agendado para as 20.30 de sexta-feira.

RECORD

JotaCC

PSP DETEVE HOMEM POR TER ARREMESSADO UM 'PETARDO' AOS ADEPTOS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

No dia 17 de abril, pelas 23H00, na cidade de Guimarães, na Alameda Alfredo Pimenta, depois do final do jogo entre o Vitória Sport Clube (VSC) e o Sporting Clube de Braga (SCB), a PSP deteve um cidadão de 34 anos de idade, por ter arremessado um artigo pirotécnico (petardo), na direção dos adeptos do Sporting Clube de Braga.

O detido foi notificado para comparecer hoje, nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal de Guimarães.