News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/03

Started by JotaCC, 25 de March de 2015, 08:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador vai propor compra de acções detidas pela Câmara de Braga

O presidente do Sporting Clube de Braga vai pedir uma assembleia-geral extraordinária para os sócios aprovarem a compra das acções que a Câmara Municipal de Braga está disposta a alienar, disse ontem António Salvador. No final da última reunião de câmara, o presidente da autarquia disse ser uma "possibilidade" a alienação da parte que tem na SAD arsenalista, por causa da nova lei das finanças locais que diz que o passivo das sociedades onde os municípios têm posições passa a contar para a sua capacidade de endividamento.

"É uma possibilidade que não pomos de parte, aliás, nós entendemos que a relação e colaboração com as SAD's, nomeadamente com os clubes, não requerem uma participação da CMB nos respectivos capitais, mas obviamente que teremos que equacionar a forma como vamos fazer essa alienação para não desestabilizar a respectiva gestão", disse então o autarca.

António Salvador diz ter sido apanhado de "surpresa" pela notícia, mas não está preocupado e quer aproveitar a intenção de Ricardo Rio para o clube ficar com a maioria da SAD. "Não quero acreditar que o presidente Ricardo Rio queira fazer negócio com terceiros à custa dessas acções", frisou, sendo que, na mesma reunião camarária, Ricardo Rio já antecipava que "dificilmente a CMB conseguirá recuperar o valor que na altura investiu na aquisição das acções".

Salvador vai pedir, assim, uma assembleia-geral extraordinária para que os sócios do Sp. Braga se pronunciem sobre a questão, estando "convencido que vão votar favoravelmente", ficando o clube com o controlo maioritário da SAD minhota (detém actualmente 37 por cento).
António Salvador diz compreender as dificuldades e limitações a que as autarquias agora estão mais sujeitas, mas sempre foi dizendo que "não seria a participação da CMB" na SAD bracarense a trazer-lhe problemas.
"A SAD do Sp. Braga é saudável, tem capitais próprios positivos e o dobro do capital social, teve quase sempre resultados positivos ao longo de mais de dez anos, a excepção foi no ano passado", notou o dirigente.
A relação com a câmara não ficará afectada, garante. "Sempre tivemos relações cordiais com este e anteriores executivos. Temos até estado a conversar para encontrar uma solução para os terrenos da Academia do Braga e, há cerca de um mês, entreguei-lhe em mãos uma solução, que fica perto do actual estádio', revelou. Segundo António Salvador, são terrenos camarários, mas a câmara não teria que gastar dinheiro nenhum na edificação do projecto. O dirigente quer construir "sete campos de futebol e concentrar toda a formação". "É um projecto essencial para o Sp. Braga e permitirá também libertar o Estádio 1.º de Maio, o Campo da Ponte e o das Camélias para outros clubes da cidade", afirmou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

SÉRGIO CONCEIÇÃO FALHA DOIS JOGOS
Técnico não estará no banco nas partidas com o Gil Vicente, na I Liga, e o Rio Ave, na Taça de Portugal

Na sequência do desentendimento com José Eduardo Simões, no final do Braga-Académica, o treinador será suspenso 20 dias. Por agora, o Conselho de Disciplina só comunicou os processos disciplinares

Sérgio Conceição foi expulso pela terceira vez esta temporada
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou processos disciplinares a Sérgio Conceição, treinador do Braga, José Eduardo Simões, presidente da Académica, que protagonizaram uma acesa troca de palavras no túnel de acesso aos balneários após o jogo que envolveu as duas equipas na noite de sexta-feira, na abertura da 26.ª jornada do campeonato. Cabe à Comissão de Instrução e Inquérito da Liga analisar os processos disciplinares e, segundo apurou O JOGO, o castigo de Sérgio Conceição será de 20 dias, suspensão que deverá ser oficializada amanhã. Este período de suspensão é contabilizado a partir do dia do jogo com a Académica, 20 de março, e vai implicar a ausência do treinador arsenalista do banco em duas partidas. Sérgio Conceição ficará na bancada com o Gil Vicente, em Barcelos, no dia 3 de abril, em jogo da 27.ª jornada do campeonato; e ainda na receção ao Rio Ave, a 7 de abril, a contar para a primeira mão das meias- finais da Taça de Portugal. O regresso ao banco será na 28.ª jornada da I Liga, quando o Braga receber o Penafiel.
Esta foi a terceira vez que Sérgio Conceição foi expulso na presente temporada. Frente ao Benfica e ao Sporting, porém, o treinador recebeu apenas multas monetárias e não foi castigado. Agora, o técnico dos minhotos não vai mesmo escapar à suspensão, sendo que, desta feita, até foi expulso já depois de o jogo terminar e não no decurso do mesmo, como tinha acontecido com águias e leões.
À imagem de Sérgio Conceição, Rui Casaca também foi expulso por Bruno Paixão depois da partida.O diretor-executivo do Braga foi multado em 153 euros, por protestos junto da equipa de arbitragem. A mesma coima foi aplicada ao presidente do clube, António Salvador. Recorde-se que os arsenalistas ficaram descontentes com o trabalho de Bruno Paixão, reclamando um penálti por assinalar sobre Zé Luís já nos minutos finais.



153
EUROS
O presidente do Braga, António Salvador, e Rui Casaca, diretor-executivo, foram multados por protestos junto da equipa de arbitragem



3 QUESTÕES A JOSÉ NUNO AZEVEDO
"Ausência do treinador é desvantagem"

1 De que forma analisa a estreia de André Pinto nos convocados da Seleção Nacional?
—É a recompensa pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer. Não tinha, à partida, uma posição clara na equipa, mas afirmou-se e, neste momento, é claramente um indiscutível do Braga.Como tal, foi premiado, com mérito total do jogador.

2 Já é o terceiro jogador do Braga a estrear-se na Seleção esta época. Que comentário lhe merece?
—O Braga tem um bom desempenho coletivo, apesar destes últimos resultados, e individualmente isso é potenciador. Tem que ver com o rendimento coletivo onde se destacam os jogadores portugueses. O Braga tem muitos jogadores portugueses e, por isso, isto torna-se possível.

3 Será uma desvantagem para a equipa não ter o treinador no banco?
—É a mesma coisa que se falava sobre Fernando Santos. Treinador é para estar no banco; senão está em desvantagem, mas é superável pela equipa e pelo coletivo.



JÁ SÃO TRÊS AS ESTREIAS NA SELEÇÃO

Depois de Pedro Tiba e Tiago Gomes, André Pinto também conseguiu debutar na equipa das Quinas esta época
Com a chamada de André Pinto à Seleção Nacional para o jogo de preparação comCabo Verde, passaram a ser três os jogadores do Braga que se estrearam nas contas da equipa das Quinas na presente temporada. O primeiro a ser convocado foi Pedro Tiba. O médio foi chamado por Paulo Bento para o primeiro jogo de qualificação para o Euro'2016, frente à Albânia, mas não chegou a entrar. Seguiu-se Tiago Gomes, este já com Fernando Santos ao leme da Seleção. O lateral-esquerdo aproveitou as lesões de Eliseu e Fábio Coentrão e integrou a lista de eleitos para os jogos com a Arménia e a Argentina, tendo jogado no segundo. Agora, surgiu a vez de André Pinto, o central que é o jogador mais utilizado por Sérgio Conceição na I Liga. No que toca a internacionais lusos, recorde-se, o plantel conta ainda com Éder, Rúben Micael e Rafa.



EQUIPA B VAI JOGAR NO MUNICIPAL

Ao contrário do habitual, o jogo entre o Braga B e o União da Madeira, marcado para sexta-feira, às 15h00, e a contar para a 35.ª jornada da II Liga, vai ter lugar no Estádio Municipal de Braga. Esta alteração tem a ver com o facto de o Estádio 1.º de Maio estar ocupado com provas de atletismo. Será, por isso, uma estreia no palco principal do clube por parte da equipa treinada por Abel Ferreira (na foto). Noutro plano, refira-se que Djavan foi eleito pelos adeptos do Braga, nas redes sociais, o melhor jogador dos minhotos no empate (0-0) frente à Académica.



Salvador quer clube com a maioria da SAD
Presidente do Braga pretende que os sócios tenham a palavra em AG

Dirigente arsenalista vai pedir uma assembleia geral extraordinária para os sócios do clube aprovarem a compra das ações que a Câmara Municipal de Braga (CMB) está disposta a alienar
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, admitiu, na segunda-feira, a "possibilidade" de a autarquia alienar a parte do capital que tem na SAD do Braga por causa da nova lei das finanças locais que refere que o passivo das sociedades onde os municípios têm posições passa a contar para a sua capacidade de endividamento na proporção da percentagem do capital detido. "Obviamente que teremos de equacionar a forma como vamos fazer essa alienação para não desestabilizar a respetiva gestão", afirmou então o edil bracarense. Embora "surpreendido" com estas declarações, António Salvador, presidente do Braga, não está preocupado e vai aproveitar a intenção manifestada por Ricardo Rio para o clube ficar com a maioria da SAD, da qual detém atualmente 37 por cento; já a autarquia detém 17 por cento.O líder dos arsenalistas vai, por isso, pedir para marcar uma assembleia geral extraordinária para que os associados do Braga se pronunciem sobre esta questão. "Estou convencido que vão votar favoravelmente", afirmou António Salvador à Lusa. "A SAD do Braga é saudável, tem capitais próprios positivos e o dobro do capital social, teve quase sempre resultados positivos ao longo de mais de dez anos, a exceção foi no ano passado", sublinhou.
"Não quero acreditar que o presidente Ricardo Rio queira fazer negócio com terceiros à custa dessas ações", acrescentou ainda António Salvador, seguro de que a relação com a Câmara Municipal de Braga não será afetada. "Sempre tivemos relações cordiais com este e anteriores executivos. Temos até estado a conversar para encontrar uma solução para os terrenos da Academia do Braga e, há cerca de um mês, entreguei-lhe em mãos uma solução, que fica perto do atual estádio", refere, garantindo que aCâmara não terá de gastar dinheiro nenhum na edificação do projeto, embora sejam terrenos camarários.

O JOGO

JotaCC

RÁDIO PÕE PARDO NA LISTA DE FC PORTO E MARSELHA

A rádio colombiana Antena 2, especializada em desporto, avançou ontem com o interesse do Marselha e do FC Porto no extremo colombiano Pardo, dos quadros do Sporting de Braga. O jogador de 24 anos, adianta a estação, poderá deixar o emblema minhoto por uma verba a rondar os seis milhões de euros. Pardo chegou a Portugal em abril de 2013, transferido do Deportivo de Medellín.

O JOGO

JotaCC

MATADORES SEM BALAS
O ano de 2015 não tem sido fácil para os pontas de lança da seleção, Éder e Hugo Almeida

Três golos a dividir por dois. É este o fraco registo, em 2015, de Éder e Hugo Almeida, os únicos pontas de lança chamados por Fernando Santos para o jogo com a Sérvia. O outro avançado, Danny, ainda está a zero.

A temporada não está a ser famosa e o ano de 2015 só confirma a tendência. Os dois pontas de lança convocados por Fernando Santos para o duelo com a Sérvia, de apuramento para o Euro 2016, andam com a pontaria pouco afinada, numa seca de golos que o selecionador nacional espera que termine domingo, frente à seleção dos Balcãs.
Hugo Almeida, um dos jogadores mais experientes da seleção, com 56 internacionalizações, está a viver uma das piores épocas da carreira. A primeira metade, no Cesena, em Itália, acabou sem o avançado sentir o sabor do golo, transferindo-se, em janeiro, para o Kuban Krasnodar, da Rússia. No Leste europeu, o ponta de lança alinhou em apenas quatro jogos e apontou um único golo até ao momento, número inferior aos do seu rival na luta por um lugar no onze da seleção. Éder não teve muitas mais razões para celebrar em 2015, é verdade – dois golos em 14 jogos pelo Braga, mas a temporada tem sido um nadinha melhor para o atacante arsenalista. Éder foi aposta de Sérgio Conceição em 32 partidas de 2014/15 e apontou oito golos, valor, ainda assim, superior ao outro avançado – não ponta de lança – chamado pelo engenheiro. Danny brilha na Rússia há muitos anos, mas em 2014/15 soma apenas cinco golos em 33 jogos, valor que baixa para um zero redondo nas seis partidas disputadas neste ano civil.
Os extremos e o astro
Olhando para os jogadores que costumam jogar nas alas do ataque, o melhor dos "outros" é Nani. O jogador que o Manchester United emprestou ao Sporting já marcou quatro golos ( 13 jogos) em 2015, mais um do que Ricardo Quaresma, do F. C. Porto, que soma mais partidas (15), mas muito menos minutos que o colega de seleção. Entre os outros convocados por Fernando Santos, destacam- se os quatro golos de João Mário pelos leões e os dois apontados pelos laterais Eliseu e Antunes.
O melhor, normalmente, fica para o fim e esta estatística não é exceção. Cristiano Ronaldo está num planeta à parte e, mesmo com a tão divulgada baixa de forma em 2015, arrasa as contas: o jogador do Real Madrid leva 10 golos em 15 jogos de 2015. Resta perguntar: como seria se estivesse em boa forma?


ÉDER

Estreia em 2012
O primeiro jogo de Éder pela seleção foi em setembro de 2012, contra o Azerbaijão. O ponta de lança entrou para os três últimos minutos.
Aposta no Mundial
Chegou ao Brasil como terceiro avançado, mas as lesões de Hugo Almeida e Postiga levaram Paulo Bento a apostar em Éder nos três jogos. Foi titular apenas na despedida contra o Gana.
Um 2013/14 negro
A época que conduziu ao Mundial ficou marcada por uma lesão: Éder só jogou 16 partidas e marcou quatro golos.
0 golos por Portugal
Éder já soma 16 internacionalizações na seleção A, mas ainda procura o primeiro golo com a camisola das quinas.



Clube quer quota municipal na SAD

O CLUBE vai convocar assembleia-geral extraordinária para os sócios votarem a compra das ações que a Câmara Municipal de Braga detém na SAD.
A decisão surge após o presidente da Câmara, Ricardo Rio ter previsto a "possibilidade de alienação" da quota de 17% que o município detém na SAD. O autarca justifica- se com a nova lei das finanças locais, que estipula que o passivo das sociedades nas quais os municípios têm posições passa a contar para a capacidade de endividamento das câmaras na proporção da percentagem do capital detido.
O presidente da SAD do Braga diz ter sido "apanhado de surpresa", mas quer aproveitar para que o clube (detentor de 37% das ações) passe a ter posição dominante na sociedade. António Salvador diz estar "convencido de que os sócios votarão favoravelmente", afirma compreender as dificuldades e limitações a que as câmaras agora estão mais sujeitas e acrescenta que a relação com a Câmara não será afetada. "Temos até estado a conversar para encontrar solução para os terrenos da Academia do Braga e, há cerca de um mês, entreguei em mãos uma solução, que fica perto do atual estádio", disse o presidente dos arsenalistas.



" O MOMENTO MAIS BELO DA MINHA CARREIRA "
Tiago Brito é o novo herói do futsal luso, depois de apontar o golo que permitiu estar no Europeu

NASCIDO no seio de uma família com tradição no futsal português, alavanca do histórico Freixieiro, Tiago Brito não acusou o peso da responsabilidade rapidamente se tornou numa das figuras da modalidade. O ala do Braga, de 23 anos, já ganhou um espaço na seleção e, na primeira prova oficial com as quinas, foi decisivo na qualificação de Portugal para o Europeu do próximo ano, na Sérvia, ao marcar o 4-1 frente à Roménia, mesmo à beira do fim.
"É um sonho realizado ajudar Portugal a estar no Europeu, ainda mais com o golo decisivo. Até agora, é o momento mais belo da minha carreira", realça Tiago Brito, salientando o forte espírito de grupo da seleção.
"Apesar de termos de ganhar por três golos, a equipa nunca deixou de acreditar, mostrámos união e sabíamos que o nosso valor daria o apuramento. Foi mais do que justo", considera, desfazendo-se em elogios a Ricardinho. "É, claramente, o melhor jogador do Mundo e uma pessoa fantástica fora do campo. Sou um privilegiado por ter partilhado o quarto com ele durante o estágio. Não parei de aprender", revela o futsalista, prometendo mais e melhor ao serviço do Portugal.
"Quero representar o meu país em fases finais de Europeus e Mundiais. E, quem sabe, vencê-los. O processo tem sido desenvolvido com muita qualidade e acredito que, um dia, Portugal poderá ganhar uma grande competição", diz, confiante, sem comentar as propostas de Benfica e Sporting. "Estou tranquilo em relação ao futuro".

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC