News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/03

Started by JotaCC, 04 de March de 2015, 08:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga na máxima força

Em busca da sétima vitória seguida (sexta no campeonato), Sérgio Conceição conta com as principais armas do plantel disponíveis para o jogo de sexta-feira, com o FC Porto, no estádio Municipal. Goiano, a recuperar de intervenção cirúrgica, é a única baixa no grupo.
Depois do susto em Vila do Conde, o médio Danilo está dado como apto e o regresso do extremo colombiano Pardo é também reforço importante para os próximos dois jogos contra os dois primeiros classificados da Liga, na defesa do quarto lugar e numa altura em que está a um ponto do Sporting, na luta secreta pelo apuramento para a 'pré' da Liga dos Campeões.
Vencer é, por isso, a palavra de ordem na recepção aos azuis e brancos, mesmo com quatro jogadores em alerta amarelo (Santos, Djavan, Pedro Santos e Pardo) que se virem um cartão falham a deslocação à Luz. Plantel volta a treinar, hoje, pelas 10 horas, à porta fechada.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

DISCURSO AO INTERVALO ACORDA OS GOLEADORES
CERTEIROS Bracarenses têm tantos golos marcados na primeira parte como nos 15 minutos iniciais do segundo tempo. Micael é o mais eficaz

Tendência para o Braga resolver os jogos após o intervalo acentuou-se durante a segunda volta. Conceição já deu alguns raspanetes aos atletas, mas as últimas palestras têm sido bastante tranquilas

Umas vezes mais duro, outras mais calmo, o discurso de Sérgio Conceição ao intervalo tem produzido efeitos bem positivos no rendimento do Braga. A equipa arsenalista revela uma tendência para crescer no regresso dos balneários e isso tem sido mais evidente desde que começou a segunda volta. Dissecando as 23 jornadas já disputadas no campeonato, facilmente se constata que os bracarenses têm tantos golos marcados nos 15 minutos iniciais do segundo tempo como em toda a primeira parte: 12. Rúben Micael foi o que mais contribuiu para este número, com três disparos certeiros. Contudo, Éder (dois), Salvador Agra, Zé Luís, Pedro Santos, Pardo, Danilo, André Pinto e até o setubalense Frederico Venâncio (todos com um) também já marcaram neste período.
As palestras de Conceição têm alternado consoante a exibição e a importância do jogo. O treinador teve uma fase em que sentiu a obrigação de dar alguns raspanetes aos jogadores para os espevitar, mas ultimamente tem adotado uma postura mais tranquila. Foi assim com o Nacional, no qual, apesar de a equipa estar a perder, fez questão de transmitir uma mensagem de confiançana reviravoltano resultado, e com o Rio Ave. Em Vila do Conde, o treinador esteve alguns minutos à conversacom os restanteselementos da equipa técnica (Jorge Rosário, Dembelé e Vítor Bruno) e só depois se dirigiu aos atletas, aconselhando-os a manterem a mesma atitude do primeiro tempo, mas alertando-os para desconfiarem sempre do Rio Ave, que poderia acordar a qualquer momento do sono profundo em que estava. Resultado: Zé Luís marcou aos 50' e abriu caminho à quinta vitória seguida na I Liga.


MELHOR MARCADOR
3
Rúben Micael é o melhor marcador do Braga entre o início da segunda parte e o minuto 60, com três golos apontados. No segundo lugar da tabela surge Éder, com dois




3 QUESTÕES A JOÃO NOGUEIRA
"Este pode ser o jogo do Rafa"

1 Considera que o jogo com o FC Porto será decisivo na luta pelo terceiro lugar?
—Será decisivo para os dois clubes.O Braga está numa luta corpo a corpo com o Sporting pelo terceiro lugar e tem um calendário difícil pela frente. Mas, para ser sincero, este é o jogo que me mete mais medo, porque o FC Porto está muito motivado, tem vindo a crescer e o Braga já provou que, esta época, é a 'besta negra' do Benfica. De qualquer forma, estamos imparáveis sob o ponto de vista dos resultados nos últimos tempos, o que me leva a prever um bom jogo.

2 Que aspetos deverá o Braga explorar para tentar derrotar o FC Porto?
—Apesar de o FC Porto ter uma boa defesa e um bom meio-campo, tem cometido alguns erros naquele espaço entre os centrais e o médio-defensivo. E penso que o Braga, como tem jogadores bastante rápidos, poderá explorá-los. É pena que o Pardo ainda não esteja na plenitude das faculdades, porque seria uma seta apontada à baliza do FC Porto. No entanto, o Braga tem revelado enorme vontade e, com o apoio do público, acredito que vencerá.

3 Em quem aposta para resolver o encontro?
—Há algumas figuras que têm emergido nos últimos tempos e que podem ser decisivos. O Rúben Micael está numa forma muito boa, o Rafa e o Pedro Tiba são excelentes jogadores... Estou convencido de que este pode ser o jogo em que o Rafa terá mais oportunidades para marcar, pelo que a minha primeira aposta é nele. A segunda é o Rúben Micael. O Zé Luís marcou com o Rio Ave, mas prevejo que vá sofrer uma grande marcação. Presidente da JF de Gualtar e sócio do Braga



Rafa entretém jornais ingleses
COBIÇADO Presença de olheiros de clubes da Premier League nos jogos faz correr muita tinta

Médio-ofensivo é quase todos os dias apontado a uma equipa diferente. Ontem, o "Daily Express" escrevia que o Manchester United queria roubá-lo ao Liverpool

Rafa agora é apontado ao Manchester United
Mais um dia, mais uma notícia a colocar Rafa na lista de compras de um clube inglês. O médio-ofensivo tem feito as delícias dos jornais de Terras de Sua Majestade, que não se cansam de o associar a equipas da Premier League, baseando-se na presença de olheiros nos jogos do Braga. Ontem foi a vez de o "Daily Express" alimentar o folclore, escrevendo que o Manchester United está determinado em desviar o internacional português do Liverpool, que, garante o tabloide, o tem referenciado desde o verão. Isto, recorde-se, depois de Tottenham, Everton e Southampton também já terem sido apontados como possíveis destinos do ribatejano no final da época.
Depois do impacto criado na temporada de estreia na I Liga, Rafa foi chamado ao Mundial e, com isso, viu a cotação de mercado disparar. Apesar de tudo, o médio-ofensivo acabou por permanecer em Braga, comum contrato melhorado e prolongado até 2019, mas a cláusula de rescisão manteve-se nos 20 milhões de euros. Logo, a probabilidade de o jovem de 21 anos ser vendido na reabertura do mercado até é elevada. Resta saber qual será a sua próxima morada, porque o destino, de acordo com a Imprensa inglesa, está encontrado: a Premier League.

CLÁUSULA 20
Rafa viu o contrato melhorado e prolongado até 2019 em agosto de 2014, mas a cláusula de rescisão manteve-se nos 20 milhões de euros



Dragões como teste à caixa de segurança

Concluída em meados de fevereiro, a caixa de segurança do Estádio Municipal de Braga terá, depois de amanhã, o primeiro grande teste, quando o Braga receber o FC Porto, na 24.ª jornada do campeonato. Os arsenalistas enviaram 1500 bilhetes para os dragões e a convicção é que os ingressos sejam vendidos num ápice, uma vez que os azuis e brancos têm a hipótese de encurtar para apenas um ponto a diferença para o primeiro lugar, colocando, assim, alguma pressão sobre o Benfica. Por isso, as forças policiais estão a montar uma operação apertada, de forma a que não se verifique quaisquer incidentes fora do recinto, como sucedeu com o Sporting, já que no interior os portistas estarão isolados pela caixa de segurança, que, recorde-se, fica num dos sectores do tabuleiro superior da bancada nascente.



VITORIA SÓ ALAN RESISTE DE 2009/10

O Braga já não vence o FC Porto para o campeonato desde 2009/10, temporada em que lutou pelo título com o Benfica até à derradeira jornada. Na altura, os arsenalistas ganharam por 1-0, com um golo de Alan, que, curiosamente, é o único elemento dessa equipa que ainda resiste no clube bracarense. Contudo, o ala brasileiro começará o jogo de sexta-feira no banco.



LEILÃO PLANTEL A AJUDAR CRIANÇA

Sensibilizados pela história de vida de Filipe Ferreira "Pipinho", que sofre da síndrome de Norrie, uma doença que necessita de tratamentos diários, os jogadores do Braga cederam uma camisola autografada por todos para ser leiloada no Facebook do jovem. A base de licitação é de 15 euros e as licitações de cinco euros. O leilão estará aberto até ao próximo dia 15 de março.



TREINO SÓ GOIANO ESTÁ INDISPONÍVEL

A preparação para o encontro com o FC Porto prosseguiu, ontem, de manhã, e aparentemente sem problemas de maior. De acordo com o boletim clínico divulgado pelo clube, apenas Marcelo Goiano se mantém à margem do grupo, por força da intervenção cirúrgica a que foi submetido há duas semanas ao joelho direito, para debelar um problema meniscal.



BÊS BOLY E MONTEIRO "REFORÇOS" DE ABEL

A recuperação em pleno de Boly, que passou fevereiro na enfermaria, constituiu mais uma boa notícia para Abel Ferreira. O francês já jogou no fim de semana pela equipa B e, se nada de anormal acontecer até lá, voltará a fazê-lo no sábado, em Matosinhos, com o Leixões. O central fará dupla com Pedro Monteiro, que em janeiro recebeu indicações para voltar do Freamunde.

O JOGO

JotaCC

Éder deixa marcas em quase metade dos jogos em casa

SÉRGIO CONCEIÇÃO tem apostado mais em Zé Luís na frente de ataque e o cabo-verdiano ainda no último jogo marcou o primeiro golo, no triunfo em Vila do Conde, por 2-0, com o Rio Ave, mas é Éder que tem melhor aproveitamento, nos encontros do Braga em casa. Pormenor a ter em conta, a dois dias da receção ao F. C. Porto, que abre a 24.ª jornada da Liga.

Éder apontou cinco golos na "pedreira"
Éder marcou cinco golos em casa, ou seja, faturou em quase metade dos jogos no Estádio Municipal. Boavista, Arouca, Benfica, Paços de Ferreira e Estoril foram as vítimas do internacional português, destacando-se, nesse lote, o tento ao Benfica, fundamental na reviravolta que Salvador Agra depois concretizou (vitória por 2-1).
Também importante foi o golo ao Estoril (2-1), quando havia 1-1. Curiosamente, fora, só marcou um golo, em Coimbra, há quatro meses.
Outro jogador com alto rendimento em casa é Pedro Santos. O médio ala tem quatro golos na "pedreira". Pardo, que espreita a utilização neste jogo após um mês devido a lesão, é o terceiro da lista, com três golos, a par de Rúben Micael. Ponta de lança de serviço nos últimos jogos, Zé Luís é o quinto da lista, só com dois golos em casa, tal como Salvador Agra. Rafa e Pedro Tiba, com um golo cada, fecham a lista.


1500 DRAGÕES E TALVEZ MEIA CASA

O Braga enviou 1500 bilhetes para o F. C. Porto, a propósito do jogo de depois de amanhã. Embora ainda não haja previsões de bilheteira, o Estádio Municipal deverá rondar a meia casa. Na época passada, no mesmo jogo, estiveram 12807 pessoas. Nesta temporada, a melhor casa foi com o Benfica (21 708).



Camisola para Pipinho e receita para o cancro

FILIPE FERREIRA, mais conhecido por Pipinho, criança de Vila Nova de Gaia que sofre de doença rara (síndrome de Norrie) vai ser auxiliada pelo Sporting de Braga, através do projeto social dos guerreiros, o "Braga Solidário".
A propósito, os minhotos doaram uma camisola autografada por todos os jogadores, para ser leiloada através do seu Facebook oficial.
Pipinho tem muitas limitações físicas e precisa de tratamento diário, que é dispendioso, nomeadamente fisioterapia e terapia da fala. Noutro âmbito, atendendo ao Dia Internacional da Mulher, que se comemora no domingo, o Braga lançou uma campanha de descontos de merchandising, sendo que 10% das receitas revertem a favor da prevenção do cancro da mama.

JN

JotaCC

Domingos avisa: "Vejo o Sp. Braga a olhar para cima"
Treinou os dois clubes, já esteve envovido numa luta entre eles pelo 3. º lugar e analisa motivações de leões e bracarenses

"Assim à primeira vista o calendário do Sporting é mais fácil, sem dúvida, mas isso na prática nem sempre é assim. O futebol é rico em surpresas."
É assim que Domingos, ex- treinador do Sporting e do Sp. Braga, olha para o calendário da luta de ambos pelo 3. º lugar da Liga. Objetivo que se for falhado pelos leões pode significar a saída de Marco Silva e sem direito a indemnização.

Para Domingos, "a luta vai ser renhida", mas pode-se dizer que "o Sporting tem a faca e o queijo na mão", não só pelo calendário "mas também porque só depende de si". No entanto, deixa um aviso aos leões: "Vejo um Sp. Braga a olhar para cima." Ou seja para o 3. º lugar do rival de Lisboa, que tem 44 pontos, mais um do que os guerreiros do Minho.
E se a equipa de Sérgio Conceição "tiver a felicidade" de conseguir pelo menos um bom resultado nos próximos dois jogos, com o FC Porto e o Benfica, "a quem já roubou pontos esta época", então os leões terão "motivos de preocupação, porque o grau de motivação dos jogadores do Sp. Braga subirá de forma gigantesca".
Leões e minhotos estão ainda envolvidos numa outra luta: a da Taça de Portugal. E ambos têm mais dois jogos ( meias- finais) para tentar chegar ao Jamor. Na opinião de Domingos esse é o grande objetivo dos dois clubes nesta altura. "Chegar aos lugares da Liga dos Campeões é importante, mas um troféu como a Taça é muito mais, porque é um troféu", defende.
Para o antigo treinador dos dois clubes, nesta altura o Sporting tem de se mentalizar que os objetivos foram redimensionados e é preciso que os jogadores percebam isso: "É preciso um choque de realidade e capacidade de sacrifício para lutar pelo 3. ª lugar e não pelo título..."
Domingos já esteve numa luta pelo 3. º lugar entre Sporting e Sp. Braga, na temporada 2010- 11. "Foi no último jogo do campeonato. O Sp. Braga perdeu por 1- 0, golo do Djaló. Foi um jogo em que não fizemos tudo o que podíamos fazer, mas julgo que o clube não estava muito interessados no 3. º lugar... já estávamos a pensar em Dublin...", disse ao DN, aludindo à final da Liga Europa, perdida para o FC Porto. Apesar disso o técnico foi convidado a treinar o Sporting.
Sobre a possibilidade de Marco Silva poder sair sem custos se falhar o objetivo de ficar pelo menos em terceiro, é coisa que não lhe diz respeito. Embora defenda que "nem sempre o treinador falha só por sua culpa, há muitos fatores". Sporting falhou o pódio 16 vezes Ficar fora dos três primeiros não é uma novidade para os leões, tendo em conta que acabaram a época 2012- 13 em 7. º , a pior classificação de sempre. Nessa época os leões tiveram quatro treinadores – Jesualdo, Vercauteren, Oceano, Sá Pinto – e terminaram a 36 pontos do campeão FC Porto. E viram ainda Benfica, Paços de Ferreira, Sp. Braga, Estoril Praia ( de Marco Silva) e Rio Ave ficar à frente.
Além dessa vez, o clube de Alvalade ficou fora do pódio por mais 15 vezes. A primeira vez foi em 1955/ 56, culpa do Belenenses, que afastou os leões do 3. º lugar em mais duas ocasiões ( 1956-57 e 1958- 59). Depois, em 1964-65, por exemplo, a novidade do pódio foi a CUF, e mais tarde, na temporada 1991-92 terminou em quarto lugar, atrás de FC Porto, Benfica e Boavista. E na temporada 2014-15 como será?

DN

JotaCC


JotaCC


Zav


JotaCC

Epicentro-Braga: olhar o pódio e baralhar o título
Dito e César Peixoto jogaram nos Guerreiros, no FC Porto e no Benfica. «Sp. Braga pode interferir na corrida pelo campeonato», avisam ao Maisfutebol

À entrada para as últimas dez jornadas da Liga, Benfica e FC Porto partem para um sprint final na luta pelo primeiro lugar. Para além do confronto direto - o FC Porto desloca-se á Luz na 30ª jornada - há ainda uma barreira comum difícil para ultrapassar: os Guerreiros de Sérgio Conceição.

Os gigantes de Lisboa e Porto têm de medir forças com o senhor do Minho. Já esta sexta-feira os dragões enfrentam os horrores da pedreira (24ª jornada), onde apenas o Sporting ousou vencer esta época. As águias ficam com a deixa dos azuis e brancos e recebem na Luz (25ª jornada) a única equipa portuguesa que de lá ousou sair com um triunfo esta época.

Ou seja; as decisões da Liga passam, inevitavelmente, por Braga. A MF TOTAL falou com Dito e César Peixoto, dois jogadores de gerações diferentes que têm algo em comum: ambos representaram os três clubes enquanto jogadores. Tanto Dito como César Peixoto passaram por Benfica, FC Porto e Sp. Braga.

A primeira reação é unânime e sai-lhes quase que espontaneamente. «O Sp. Braga pode interferir na luta pelo título». A mesma frase foi proferida quer por Dito, quer por César Peixoto. Não há dúvidas em considerar que os arsenalistas são, portanto, das barreiras mais difíceis de ultrapassar para Jorge Jesus e Julen Lopetegui.

«Braga é das poucas equipas que pode jogar de igual para igual com Benfica e Porto»

Depois de uma época menos conseguida, em que pela primeira vez na era Salvador falhou o apuramento europeu, o Sp. Braga reergueu-se e está aí de novo para morder os calcanhares aos grandes. A opinião é de César Peixoto.

«O Braga esta época voltou a ter uma grande equipa e está novamente a fazer um grande campeonato. Pode, claramente, influenciar as contas do título. No caso do Porto, já esta sexta-feira, pode comprometer seriamente a luta pelo primeiro lugar, está a quatro pontos e uma derrota nesta fase aumentará o fosso», referiu o jogador em exclusivo ao Maisfutebol.

O esquerdino começou por representar o FC Porto, seguiram-se os arsenalistas e depois mudou-se para o clube da Luz. Pelo meio passou ainda pelo V. Guimarães e pelo Espanhol de Barcelona. Acredita que a ambição dos Guerreiros em lutar pelo terceiro lugar pode «baralhar as contas do primeiro lugar», até porque afirma que «o Braga é das poucas equipas que tem capacidade de jogar de igual para igual com estas equipas e lutar pelos três pontos em cada um dos jogos».

«O Benfica tem quatro pontos de vantagem, ainda pode perder um jogo que continua na frente; isso dá tranquilidade. A prestação do Braga nestes dois jogos pode baralhar as contas, até porque ainda tem ambições de chegar à Liga dos Campeões, está apenas a um ponto do Sporting», lembrou.

«Jogos com o Braga são os mais complicados»

A exemplo de César Peixoto, também Dito representou os três emblemas. Começou em Braga, onde se formou, rumando depois ao Benfica, tendo-se transferido da Luz para o FC Porto. O percurso foi diferente, mas a opinião é a mesma.

«O Sp. Braga pode complicar o campeonato ao Benfica e ao Porto, tirando surpresas, que acontecem, os jogos mais difíceis que estes dois emblemas têm é com o Braga. Não surpreende se perderem pontos com o Braga», atira o defesa natural da Póvoa de Varzim, que continua o seu raciocínio analisando os prós e contras de Benfica e Porto nos jogos com os Guerreiros.

«O Porto joga já esta sexta-feira, depois tem o jogo da Liga dos Campeões com o Basileia, que financeiramente também é um jogo importante. Se passar estes dois testes, e o próprio jogo com o Boavista também tinha uma enorme carga emocional, acredito que este ciclo ultrapassado é um grande sinal de que está aí para a luta».

«Quanto ao Benfica, penso que, para além do jogo com o Porto, as surpresas serão mais suscetíveis de acontecer no jogo com o Braga e em Guimarães. Por isso, claramente que o Braga pode interferir na luta do título», menciona Dito.

A importância do fator casa num Braga «mortífero em ataque rápido»

Até aqui as opiniões e a abordagem ao papel que este Braga pode ter na luta entre Benfica e FC Porto pelo primeiro lugar são muito semelhantes. Os elogios ao trabalho desenvolvido por Sérgio Conceição também são comuns no discurso de César Peixoto e de Dito.

Contudo, César Peixoto introduz na discussão uma das variantes dos jogos que vão opor o Sp. Braga ao FC Porto e ao Benfica: o fator casa. Peixoto admite que os azuis e brancos poderão ter mais dificuldades pelo facto de jogarem na pedreira.

«Por norma, o Braga é muito forte em casa, com os seus adeptos a empurrar a equipa. Joguei lá e sei bem que ajuda a ter outra prestação. Na Luz é mais difícil, o Benfica é líder, está bem no campeonato e ainda recentemente goleou o Estoril. Acredito que para o Braga é claramente mais vantajoso o jogo com o Porto, por ser em casa. Mas, convém não esquecer que esta época o Braga já ganhou na Luz», refere.

Dito salienta outro aspeto; o modelo de jogo dos arsenalistas, que segundo o ex-defesa central encaixa na perfeição no tipo de jogo que tanto o Benfica como o FC Porto adotam. Para o poveiro de 53 anos de idade os extremos velozes são as principais armas do Sp. Braga e aqueles a quem Benfica e FC Porto devem dar mais atenção.

«Jogando contra estas equipas [Benfica e FC Porto] o Braga é perigosíssimo. Os lançamentos para o Rafa, para o Pardo - que não tem jogado, mas é outra referência - e mesmo para o Pedro Santos e para o Salvador Agra, que são as suas principais armas, podem ser mortíferos», diz Dito.

O ex-jogador explica o porquê destas afirmações: «Este Braga tem um modelo de jogo diferente das últimas épocas. Não assume as despesas de jogo como assumia, agora joga mais atrás e é uma equipa mortífera em ataque rápido. É uma equipa coesa e organizada a defender», conclui.

Restam poucas dúvidas de que o Sp. Braga de Sérgio Conceição, que segue no quarto lugar da classificação a apenas um ponto do Sporting, volta a colocar os minhotos entre as contas dos crónicos "três grandes". Para já, está no epicentro da luta entre o primeiro lugar entre aguais e dragões, tentando destronar os leões do pódio.

Convém não esquecer que os Guerreiros somam seis triunfos consecutivos.

MAIS FUTEBOL