News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/02

Started by JotaCC, 17 de February de 2015, 08:49

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Avançados voltam aos golos

Um regresso em grande aos golos. Depois de algum tempo afastados dos festejos, Zé Luís e Éder voltaram a sorrir frente ao Arouca, ao selarem os golos que deram o triunfo da 21.ª jornada, que permitiu ao Sp. Braga cimentar o quarto lugar e aproximar-se cada vez mais do Sporting, terceiro classificado, mantendo, de resto, uma importante distância para o Vitória de Guimarães (5.º).
Com 13 jogos esta temporada, Zé Luís carimbou o quinto golo com a camisola arsenalista na I Liga, num registo notável, já que o avançado cabo-verdiano é o jogador que menos minutos necessita para marcar pelos guerreiros: 97 minutos, num total de 488 disputados no campeonato.
O internacional festejou diante do Nacional (5.ª jornada), Rio Ave (6.ª), FC Porto (7ª) e Vitória de Setúbal (17.ª), este último, a 18 de Janeiro, no regresso após três meses de ausência devido a lesão. Quase um mês depois, Zé Luís voltou a fazer o gosto ao pé, num golo que abriu caminho ao triunfo diante do Arouca.
O fim-de-semana foi feliz, sobretudo, para Éder. O avançado já não marcava há quase dois meses, num longo período de ausência no campeonato, que durava desde o Paços de Ferreira, à 14.ª jornada, em Dezembro. Desde então, o internacional marcou para a Taça de Portugal, mas ficou em branco durante seis partidas do campeonato: Marítimo, Sporting, V. Setúbal, Boavista, Moreirense e Estoril. Aliás, perdeu mesmo a titularidade no dérbi com os cónegos, da 19.ª jornada.
"Fico contente por eles, os pontas-de-lança vivem do golo. Sei que o Éder e o Zé Luís me dão diariamente uma reposta positiva sobre a finalização deles, não tenho dúvidas nenhumas. Depois há fases boas e fases menos boas. É importante relembrar a resposta que o Éder deu quando estivemos três meses só com um ponta-de-lança", elogiou o técnico Sérgio Conceição, no final do jogo com o Arouca.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

"ZÉ LUÍS PODE TER ÉPOCA EXPLOSIVA"
Selecionador de Cabo Verde considera que o avançado amadureceu na Hungria e que agora só tem de ser regular

"O Zé Luís está a exibir tudo o que tem de melhor: capacidade física e um instinto goleador"
Rui Águas
Selecionador de Cabo Verde


Cabo-verdiano marcou pela quinta vez na I Liga e, dessa forma, estabeleceu um novo recorde pessoal na prova. Temporada mais eficaz da carreira foi a de 2010/11, quando assinou dez golos pelo Gil na II Liga

Zé Luís está um jogador diferente daquele que, no verão de 2013, rumou ao Videoton com o objetivo de dar um impulso à carreira. As estatísticas dão conta de uma eficácia em frente à baliza nunca vista até aqui, como se percebe pelo facto de, domingo, com o Arouca, ter marcado pela quinta vez nesta edição da I Liga. O número pode não impressionar os mais exigentes, mas a verdade é que representa um novo máximo de carreira do avançado na competição. E isto, segundo Rui Águas, é o resultado visível da "maturidade que ganhou na passagem pela Hungria". "Desde que conheço o Zé Luís que lhe deteto qualidades. Mas agora está a atravessar uma ótima fase na carreira e a exibir tudo o que tem de melhor: capacidade física e instinto goleador", referiu a OJOGO o selecionador de Cabo Verde.
Apesar de já ter superado o melhor registo de golos na I Liga, Zé Luís ainda está um pouco aquém da época mais profícua neste capítulo do jogo. Em 2010/11, quando cumpria a segunda temporada como sénior do Gil Vicente, o internacional cabo-verdiano festejou por dez vezes na II Liga. Uma regularidade que ajudou os gilistas a subirem de escalão e que, segundo Rui Águas, tem agora de transportar para o escalão principal para poder ser reconhecido como um avançado de elite. "O Zé Luís precisa de jogar com assiduidade e de fazer golos, porque os pontas de lança dependem disso. Mas, pelo que tem mostrado, acho que esta época pode ser muito importante para ele explodir", sustentou.
Para já, Zé Luís destacou-se como o segundo melhor marcador do Braga na I Liga, atrás de Éder (seis golos), que também marcou ao Arouca. Sábado, com o Nacional, terá hipótese de o igualar... ou passar.



Viu a segunda CAN pela televisão

Disputar a Taça de África das Nações continua a ser um objetivo por cumprir para Zé Luís. O avançado foi um elemento importante no apuramento de Cabo Verde para as edições de 2013 e 2015, mas acabou por ver as duas pela televisão. Há dois anos, apresentou motivos pessoais para não ser chamado e foi dispensado pela Federação. Desta vez foi uma lesão muscular sofrida em outubro, durante o aquecimento do jogo com o Benfica, a impossibilitá-lo de ajudar os Tubarões Azuis, que acabariam afastados na fase de grupos da CAN.



TREINO EXPECTATIVA POR PARDO E BOLY

As dúvidas sobre a disponibilidade de Felipe Pardo para o encontro de sábado, na receção ao Nacional, adensaram-se nos últimos dias. Esperava-se que o colombiano regressasse aos treinos de conjunto no decurso da última semana, mas, à semelhança de Boly, voltou a trabalhar de forma condicionada na manhã de ontem, por força da lesão sofrida em janeiro.



BILHETES NACIONAL ENTRE 4 E 15 EUROS

Após três vitórias seguidas, o Braga defronta no sábado o Nacional com o objetivo de, no mínimo, manter a diferença para Sporting (terceiro) e V. Guimarães (quarto). Os bilhetes para o encontro já se encontram à venda e variam entre os quatro e os cinco euros para os sócios sem lugar anual. O público em geral pode adquirir ingressos por oito ou 15 euros.



AGENDA SEMANA SEM DIREITO A FOLGA

A proximidade entre os jogos com o Arouca e o Nacional levou Sérgio Conceição a optar por não conceder uma folga ao plantel durante esta semana. O treinador do Braga quer toda a gente concentrada no embate com os madeirenses e, depois de ontem os titulares com os arouquenses terem feito recuperação, esta manhã arrancará a preparação da 22.ª jornada.



I LIGA FÁBIO "FELIZ COM A ESTREIA"

O jogo com o Arouca ficará para sempre marcado na carreira de Fábio Martins, que cumpriu, anteontem, a estreia na I Liga. O extremo entrou aos 82 minutos para o lugar de Pedro Tiba e, no final, revelou toda a felicidade na rede social Facebook. "Feliz com a estreia na I Liga, principalmente com uma vitória tão importante. Obrigado a todos pelo apoio e pelas mensagens", escreveu.



Abel e Hugo são os rostos da revolução de Salvador
Treinador e diretor-desportivo da equipa B foram substituídos pelos dois ex-jogadores do clube. Agostinho Oliveira ficará na formação apenas até ao fim da época

A equipa B ocupa um preocupante 21.º lugar na II Liga – o primeiro acima da linha de água –, enquanto os juniores A falharam o acesso à fase de apuramento do campeão

Maus resultados na II Liga estiveram na origem da saída de Fernando Pereira, que acertou na manhã de ontem a rescisão. Presidente arsenalista aproveitou a ocasião e injetou sangue novo na estrutura

Dolly Menga recebe as primeiras instruções de Abel Ferreira
António Salvador revolucionou por completo a estrutura do Braga B e do departamento de futebol de formação do clube. Desiludido com os resultados produzidos esta temporada, o presidente da SAD despediu o treinador da equipa secundária, Fernando Pereira, retirou Paulo Mendes do cargo de diretor-desportivo e, para os lugares de ambos, contratou Abel Ferreira e Hugo, respetivamente. O último irá ainda desempenhar as funções de coordenador do futebol jovem, substituindo Agostinho Oliveira, cujo contrato expira no final da temporada e não deverá ser renovado.Até lá está incumbido de auxiliar o antigo central do clube nesta fase de transição.
A rescisão de contrato com Fernando Pereira, que mantinha uma relação de proximidade com Sérgio Conceição, foi anunciada na manhã de ontem. Na mesma altura, o Braga revelava ter chegado a acordo com Abel para assumir os destinos da equipa B, prendendo-o a um contrato válido por duas épocas e meia.De resto, o antigo treinador do Sporting B já orientou o treino da tarde, realizado no Campo da Ponte, onde também esteve António Salvador.O líder bracarense conversou um pouco com os jogadores e, volvidos alguns minutos, deixou o local na companhia de Agostinho Oliveira. Por essa altura já Hugo trabalhava nos gabinetes do Estádio 1.º de Maio.
Na base das mudanças estão os maus resultados que a equipa B e as de formação vêm tendo.A primeira ocupa um preocupante 21.º lugar na II Liga – o primeiro acima da linha de água – e esta época voltou a perder pontos na secretaria devido a um erro na utilização de jogadores. Nos escalões-menores, os juniores A falharam o acesso à fase de apuramento do campeão, depois de na última temporada terem conquistado o título, enquanto os juniores B caíram logo na primeira fase do campeonato.



AS APOSTAS DE SALVADOR

Abel Ferreira
36 anos

Produto da formação do Penafiel, Abel jogou no Braga entre 2004 e 2005, rumando depois ao Sporting. Por força de uma série de lesões, o ex-lateral acabou a carreira de jogador em 2011 e iniciou a de treinador. Campeão pelos juniores A dos leões em 2011/12, concluiu a última edição da II Liga em sexto.
Hugo
38 anos

Formado no Braga, fez carreira como central e representou Sampdória, Sporting e V. Setúbal antes de terminar a carreira no Beira-Mar, no final da época de 2012/13. Chegou a tirar o curso de I Nível de treinador, mas o pontapé de saída após ter deixado de jogar será dado como dirigente.


3 QUESTÕES A ARTUR MONTEIRO
"Projeto não valoriza jogadores da região"

1 Era necessária esta revolução na equipa B e no futebol de formação do Braga?
Penso que sim. As expectativas em torno do trabalho desenvolvido desde o início da época saíram um pouco defraudadas. A equipa está mal classificada no campeonato, corre o risco de cair para os lugares de descida ao Campeonato Nacional de Seniores e nunca se percebeu muito bem qual era o seu objetivo. Depois, não sei por que carga de água o Braga perde pontos na secretaria em duas temporadas quando apresenta todas as condições para alcançar os melhores resultados possíveis. Isto foi um absurdo.

2 Acredita que este projeto está a falhar? Se sim, como justifica esta falhanço?
—Não tenho dúvidas de que está. O objetivo inicial era que o projeto se centrasse à volta dos jogadores saídos da formação do clube e consistia em prepará-los para poderem constituir mais-valias para a equipa principal. No entanto, até agora isso não se verificou. O Braga não pode ser como o Benfica, o Sporting e o FC Porto, que se dão ao luxo de cederem jogadores a outras equipas.Além disso, não há qualquer jogador da região no plantel, como acontecia há uns anos com o Barroso, o Paulo Jorge ou o Castanheira.

3 Foi dirigente do Braga durante as épocas em que o Abel jogou no clube e conhece muito bem o Hugo. Esta nova dupla o que pode dar de novo ao Braga?
—Acima de tudo, a mística de que falava e que se perdeu com a saída dos jogadores da região. São duas pessoas jovens, ambiciosas, inteligentes, e tenho a certeza de que vão introduzir no Braga essa nova filosofia. O Abel é um treinador com muito potencial, é muito bem formado e fez um excelente trabalho nos juniores e na equipa B do Sporting. O Hugo é uma pessoa com ideias consistentes e, tal como o Abel, conhece os cantos à casa. Por isso têm tudo para formar uma dupla de sucesso.
Artur Monteiro, diretor-executivo do Braga de 1998 a 2007

O JOGO

JotaCC

Abel à frente da equipa B e Hugo na calha para diretor

ABEL FERREIRA é o novo técnico do Braga B, substituindo Fernando Pereira, O ex-lateral direito, de 36 anos, regressa ao ativo após ter estado, na época passada, a treinar a equipa B do Sporting.
Em risco de descida – está em 21. lugar na 2.ª Liga, entre 24 equipas, sendo que descem os três últimos – a SAD do Braga tenta inverter série de maus resultados, com Abel a voltar à "pedreira", depois de ter jotécnica gado nos guerreiros em 2004/05 e 2005/06.
Fernando Pereira tinha sido indicado no início da época por Sérgio Conceição, técnico da equipa principal, mas deixa funções, tal como o seu adjunto, Nuno Pinto. A estreia do novo treinador será amanhã, na receção ao Farense, da 28.ª jornada da 2.ª Liga.
A SAD confirmou ainda que o contrato de Abel é válido até junho de 2007. Com o novo treinador chega também o técnico-adjunto João Martins. Mantêm-se na equipa os adjuntos Vítor Castanheira e Jorge Vital.
Além da "chicotada", Paulo Mendes, diretor desportivo da equipa B e Agostinho Oliveira, coordenador do futebol de formação, vão deixar o clube. A informação ainda não é oficial, mas deverá ser confirmada em breve, sendo que tudo o indica que o substituto nas duas funções será Hugo Vieira, antigo central, que jogou no Braga entre 1993/94 e 1996/97, tendo depois saído para a Sampdoria, de Itália. Entretanto, a equipa principal retomou ontem os treinos, já a pensar na receção do próximo sábado (17 horas), ao Nacional, da 22.ª jornada da Liga. Boly e Pardo continuam em regime de treino condicionado.

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


MeZut#

BRAGA
Marcelo Goiano operado quarta-feira


Defesa-direito contraiu lesão ao serviço da equipa B frente ao Freamunde, enquanto Pardo e Boly estão de regresso ao trabalho.
Marcelo Goiano, que se lesionou no joelho direito no passado fim de semana, no jogo em que o Braga B foi derrotado (1-0) pelo Freamunde, vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica esta quarta-feira para resolver o problema meniscal.

Entretanto, Pardo e Boly já começaram a fazer treino integrado, embora ainda não cumprindo todos os exercícios.


O JOGO
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

brigada da relote

Mamoke Akaunu impressionou Sporting e Sp. Braga
JOVEM DO NELSON FC ESTEVE EM PORTUGAL


O avançado Mamoke Akaunu, do Nelson FC, passou a última semana no nosso país a mostrar-se aos responsáveis de Sporting e Sp. Braga, segundo adianta o portal inglês "Pendle Today", tendo deixado boas indicações nos dois clubes.

Akaunu, de 18 anos, está há apenas um mês no atual clube, da NWCFL Premier Division (9.ª divisão do futebol inglês), tendo impressionado emissários dos dois clubes portugueses, mas também de clubes da Premier League e Championship. Quem o diz é Adam Keizer, diretor executivo do Nelson FC.

"Há uma série de clubes da Premier League e do Championship interessados neles e alguns deles ofereceram-lhe um período à experiência. Recebeu uma oferta para ir a Portugal na última semana para passar algum tempo no Sporting e no Sp. Braga. Segundo ouvi, os dois clubes ficaram impressionados e ele também gostou", disse o diretor do clube.

RECORD

brigada da relote

ABEL FERREIRA
"Nunca poderia rejeitar este convite"
Abel Ferreira é o novo treinador da equipa B do Braga, onde está com "alma de guerreiro"


Abel Ferreira está de regresso a Braga, agora como treinador da equipa B, depois de ter representado os minhotos como jogador. O antigo lateral diz ser um orgulho. "Agradeço à estrutura do futebol e do seu presidente este convite, nunca o poderia rejeitar. Numa altura em que eu precisei, enquanto jogador, o clube abriu-me essa porta. E no momento em que o clube precisa de ajuda, estou aqui com alma de guerreiro para dar tudo de mim para que o Braga possa concretizar os seus objetivos, percebendo sempre que estamos aqui para servir a equipa principal", afirmou, em declarações reproduzidas no site oficial do clube.

"O grande objetivo é ensinar, treinar e potenciar jogadores para a equipa principal. Quero ter uma boa relação com o treinador principal para que possamos alcançar os nossos objetivos", assegurou Abel.

"De uma coisa podem ter a certeza: vamos lutar sempre para vencer. Podemos não vencer sempre, mas vamos lutar sempre para vencer", garantiu, antes da estreia com o Farense, esta quarta-feira.

"Estudámos o adversário com o tempo que tivemos, mas fundamentalmente temos de estar focados naquilo que temos que fazer enquanto equipa", finalizou.

O JOGO

brigada da relote

Avançado do Nelson FC «impressiona» Sporting e Sp. Braga
Jovem esteve a treinar em Portugal


O jovem Mamoke Akaunu, avançado dos ingleses do Nelson FC, esteve a treinar no Sporting e no Sp. Braga e parece ter impressionado os dois clubes portugueses.
 
«Há uma série de clubes da Premier League e do Championship interessados neles e alguns deles ofereceram-lhe um período à experiência. Recebeu uma oferta para ir a Portugal na última semana para passar algum tempo no Sporting e no Sp. Braga. Segundo ouvi, os dois clubes ficaram impressionados e ele também gostou», disse o diretor do clube, Adam Keizer, ao jornal Pendle Today».
 
Akaunu, de 18 anos, está há apenas um mês no atual clube, da NWCFL Premier Division (9.ª divisão do futebol inglês) e estreou-se logo a marcar. «Quando regressar ao clube vai analisar todas as opções», explicou o responsável do Nelson FC, que garante não estar «surpreendido com tanto interesse no jogador».

MAIS FUTEBOL