News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/02

Started by JotaCC, 04 de February de 2015, 08:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Dolly Menga: "vou dar tudo pelo Sp. Braga"

Ambição e a garantia de "dar tudo" pelo novo clube. Dolly Menga - o único reforço oficial da equipa principal do Sp. Braga no mercado de Inverno - já treinou, ontem, com o novo grupo de trabalho e mostrou-se cheio de vontade de ajudar a equipa na concretização das metas para esta temporada.
O avançado, ex-Benfica B, deixou claro que foi Sérgio Conceição [treinador que conhece do tempo em que jogou no Standard de Liège] o principal motivo que o fez aceitar, sem hesitações, o convite.

"Foi muito bom saber que um clube como o Sp. Braga estava interessado em mim. Outra das razões que me fez aceitar de imediato este projecto foi o facto de já conhecer o treinador Sérgio Conceição. É bom saber que existem pessoas que se lembram de nós e das nossas qualidades, não os vou deixar mal, vou dar tudo pelo Sp. Braga", garantiu o avançado, em declarações ao site oficial do clube.

Confessando estar "ainda mais entusiasmado depois de ter entrado neste estádio" e "cheio de vontade de jogar neste relvado", Menga definiu-se como um jogador "rápido, agressivo" e com um "bom remate".
O internacional angolano destaca a beleza do Municipal - "é diferente, muito bonito" - e deixou uma mensagem aos adeptos. "Vi muitos jogos na televisão e sei que são uns adeptos que adoram o clube e estão sempre a puxar pela equipa. Posso dizer-lhes que vou dar tudo em campo, já conheço muito bem o campeonato e quero ser uma mais-valia. Quero ser feliz aqui", rematou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

ESTREIA DE MENGA PREVISTA PARA HOJE
Acabado de chegar à Pedreira, antigo jogador do Benfica B deve alinhar de início com o Rio Ave

Apreciador das características de Dolly Menga, Sérgio Conceição aproveitará o último jogo na Taça da Liga para dar-lhe rodagem. Ontem, já treinou com a equipa


Falhado o apuramento para as meias- finais da Taça da Liga, o Braga deverá apresentar-se esta tarde em Vila do Conde com uma equipa secundária, composta maioritariamente por jogadores menos utilizados, alguns bês e uma novidade no ataque: Dolly Menga.O internacional angolano, contratado no fecho do mercado por três épocas e meia para compensar a saída de Sami, treinou ontem, pela primeira vez, na Pedreira, e mostrou estar em condições de ser utilizado, sem reservas, sendo uma forte possibilidade a inclusão no onze inicial.
Estando muito pouco em jogo na partida com o Rio Ave para além do profissionalismo dos jogadores e do prestígio do clube arsenalista, Sérgio Conceição está à vontade para experimentar várias soluções e terá alguma pressa em testar Menga, embora conheça bem as suas características desde que ambos coincidiram no Standard de Liège. Como é sabido, o treinador foi mesmo um dos entusiastas da contratação, mas tem a noção de que o ex-jogador do Benfica B terá de queimar etapas rapidamente para se apresentar em condições de entrar na equipa em jogos do campeonato, no qual a equipa segue embalada rumo a um desejado apuramento europeu, ou na meia-final da Taça de Portugal, frente ao adversário desta tarde. Utilizado somente em jogos da II Liga (disputou 12) pelos encarnados, Dolly é uma incógnita no principal campeonato português, pelo que a despedida da Taça da Liga será uma boa oportunidade para se adaptar, ainda que num contexto diferente, esvaziado de objetivos desportivos e de vários habituais titulares nas duas equipas.
Já com a deslocação ao Estoril no horizonte, Conceição guardará, esta tarde, alguns dos principais trunfos dos bracarenses e, nessa medida, é pouco crível que arrisque a utilização duradoura dos avançados Zé Luís e Éder, de modo a evitar afastamentos prolongados, devido a lesões, como se verifica com Pardo.

9 CAMISOLA
O ex-jogador do Benfica B herda o número 9 do romeno Rusescu, cedido, por empréstimo, há um ano pelo Sevilha



Decidido a "ser feliz" na Pedreira

Entusiasmado com a nova aventura em Braga, Dolly Menga explicou, em entrevista ao sítio oficial do clube na internet, ser um avançado "rápido, agressivo e com bom remate". "Quero muito ter sucesso aqui", testemunhou, prometendo aos adeptos bracarenses total dedicação. "Vou dar tudo em campo e quero ser uma mais-valia. Vim para ajudar e quero ser feliz aqui. Foi muito bom saber que um clube como o Braga estava interessado em mim", referiu, dizendo-se ansioso por jogar na Pedreira. "É diferente, muito bonito", assinalou.



FÁBIO MARTINS NA RAMPA

Melhor marcador da equipa B, com nove golos, Fábio Martins será uma das principais atrações dos arsenalistas na partida com o Rio Ave. Tido como futuro sucessor de Rafa na esquerda do ataque da equipa principal, o extremo tem despertado a atenção de Sérgio Conceição, que chegou a analisá-lo durante a pré-época, enviando-o depois para os bês, e deverá estrear-se pela equipa principal. Titularem 23 partidas da II Liga, chegou a ser convocado por Conceição para o jogo com a Académica, a contar para a fase de grupos da Taça de Liga, mas acabou por não saltar do banco de suplentes.



3 QUESTÕES A JOÃO TOMÁS

"Dolly Menga já está habituado à pressão"

1 Estando o Braga já afastado das meias- finais da Taça da Liga, o jogo com o Rio Ave é propício à estreia de Dolly Menga?
—Será uma boa oportunidade. Não se trata de um jogo decisivo e, por isso, é natural que sejam poupados alguns dos jogadores mais utilizados. O Rio Ave também já fez poupanças nesta prova, como se verificou nos jogos com a Académica e o União da Madeira.Faz todo o sentido que isso aconteça. É um contexto confortável para um jogador que acaba de chegar a um clube. Não há pressão neste tipo de jogos e, por isso, tem mais a ganhar do que a perder. Mesmo assim, o Dolly Menga é um jogador habituado a situações de pressão, porque vem do Benfica. Jogará com grande empenho, pois terá a noção de que neste tipo de jogos é que se conquistam posições. Pedro Martins e Sérgio Conceição vão estar muito atentos às respetivas equipas, especialmente aos jogadores menos utilizados. Há sempre muito para conquistar neste tipo de jogos, a começar pela confiança dos treinadores.

2 Face à saída de Sami, justificava-se a contratação de Menga?
— Talvez. Não sendo um ponta de lança fixo, permite ao treinador projetar um ataque com maior mobilidade. Mesmo assim, não me parece que Sérgio Conceição altere a matriz de jogo por causa dele. O Braga joga sempre com dois médios-defensivos, um 10 e dois alas bem abertos, no apoio ao ponta de lança. Ou seja, o Dolly Menga terá de se enquadrar nas alas ou como ponta de lança de referência na área. O padrão de jogo do Braga está bem definido, mas Menga será sempre uma solução diferente para o ataque, porque é um jogador explosivo e rápido.

3 O jogo desta tarde poderá dar ideias a Pedro Martins e a Sérgio Conceição, a pensar na meia- final da Taça de Portugal, na qual Rio Ave e Braga vão defrontar-se?
—Muito pouco. O grande foco de interesse será o rendimento dos jogadores menos utilizados. Aguardo, porém, com muita expectativa essa meia- final da Taça. Na época passada, os dois clubes defrontaram-se nas duas taças e o Rio Ave le vousempre a melhor; veremos como será nesta época. São duas excelentes equipas, muito bem orientadas, que estão a fazer campeonatos muito bons.



SANTOS APTO PARA O ESTORIL

Afastado da competição desde o jogo com o FC Porto, para a Taça da Liga, Santos deixou de ser uma preocupação para o departamento médico. O central já trabalha sem restrições, estando previsto o regresso na visita ao Estoril, do próximo domingo, a contar para o campeonato. O central Boly e o extremo Pardo são, por isso, as únicas baixas dos arsenalistas.



BLOQUEIO QUASE 10 ANOS SEM VENCER

O Estádio do Rio Ave está longe de ser um palco propício a vitórias para o Braga. Na época passada, os minhotos empataram lá uma vez para o campeonato e perderam duas para a Taça de Portugal e para a Taça da Liga, acabando afastados das duas competições. O último triunfo (1-2), para a Liga, aconteceu a 14 de outubro de 2005, sob o comando de Jesualdo Ferreira.



GOLOS ALAN LIDERA NA TAÇA DA LIGA

Tapado por Rúben Micael em jogos do campeonato, Alan tem aproveitado os jogos da Taça de Portugal e da Taça da Liga para fazer o gosto ao pé, sendo o melhor marcador da segunda taça, com dois golos. O primeiro golo na edição desta época verificou-se contra o União da Madeira, o segundo ocorreu de penálti contra o FC Porto, jogo que terminaria com um empate (1-1) na Pedreira.



NIKIEMA MUDOU-SE PARA O TIMISOARA

Pouco utilizado nos bês do Braga, Nikiema (na foto) rescindiu contrato e assinou por dois anos e meio com o Timisoara (Roménia). O médio do Burquina Faso chegou a Portugal em 2011 para jogar pelos juniores, tendo ascendido à equipa B no ano seguinte. Em 2013/14, foi cedido, por empréstimo aos polacos do Piast Gliwice, juntamente com o central Hebert.

O JOGO

JotaCC

Dolly cheio de vontade deve ir a Vila do Conde
Despedida da Taça da Liga pode valer aparição do reforço arsenalista frente ao Rio Ave

ONDE ESTÁ DOLLY? Talvez a caminho de Vila do Conde! Dolly Menga, o avançado contratado pelo Braga ao Benfica na data limite do mercado de transferências pode ser a maior novidade da equipa de Sérgio Conceição, no jogo desta tarde, com o Rio Ave, que assinala a despedida dos minhotos da Taça da Liga.
Num jogo sem interesse competitivo, dado que as duas equipas já estão eliminadas da meia-final, Sérgio Conceição deverá levar Dolly Menga a Vila do Conde, com o intuito de acelerar a ambientação à nova equipa do ex-jogador do Benfica B. De resto, a participação no jogo não é de excluir, embora não deva jogar de início. Nem mesmo a vertente esbater que existem pessoas que se lembram de nós e das nossas qualidades, não as vou deixar mal", prometeu.

Santos recuperado
Aderlan Santos já está apto a competir, mas deverá ser poupado neste jogo. O técnico do Braga vai chamar vários jogadores que não têm alinhado com frequência e outros elementos da equipa B, entre os quais estará presente Fábio Martins, autor de dez golos na 2.ª Liga.

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC

SC Braga vence em Vila do Conde (2-0)

Já sem quaisquer hipóteses de apuramento para as meias-finais, Rio Ave e SC Braga fecharam esta tarde a participação na Taça da Liga. Os visitantes levaram a melhor, com dois golos sem resposta.

Tiago Gomes, de livre direto, abriu o marcador aos 28 minutos, enquanto Fábio Martins, num remate cruzado dentro da área, fez o 2-0.

Na segunda parte, os vila-condenses ainda tentaram reagir, mas o futebol praticado baixou de qualidade e o marcador já não viria a sofrer alterações.

A BOLA

JotaCC

Sporting Braga vence na despedida à Taça da Liga
I
Os bracarenses visitaram esta quarta-feira o Estádio dos Arcos e baterem o Rio Ave por duas bolas a zero. A Académica também fechou a sua participação na Taça da Liga com uma vitória, sobre o União da Madeira por 3-1.
Com o estreante Dolly Menga no onze inicial, a equipa de Sérgio Conceição apresentou vários jogadores para o jogo da última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, que dizia respeito ao Grupo D (FC Porto apurou-se).

O Sporting de Braga passou para a frente do marcador por intermédio do lateral esquerdo Tiago Gomes, aos 28 minutos de partida.

Fábio Martins, avançado de 21 anos, que milita pela equipa B dos Arsenalistas, aumentou a vantagem para o Sporting de Braga aos 45 minutos de jogo.

O resultado manteve-se inalterado até ao final da partida e acabou o grupo D da Taça da Liga em segundo lugar com sete pontos, atrás do FC Porto (com dez).

RTP

JotaCC

TL: Rio Ave-Sp. Braga, 0-2 (crónica)
Astúcia minhota fez diferença em jogo de bocejos

Sporting de Braga e o Rio Ave terminaram a sua prestação na edição deste ano da Taça da Liga, numa partida de fraca qualidade, em que os minhotos acabaram por ser mais eficazes ao apontar dois golos, ainda na primeira parte, que foram os únicos antídotos para os frequentes bocejos nas bancadas.
 
Num jogo em que as duas equipas entraram em campo sabendo em que independentemente do resultado, já não tinha qualquer ambição na competição, os minhotos acabaram por ser mais astutos, construindo a vantagem com os tentos de Tiago Gomes e Fábio Martins, em duas falhas do adversário.
 
A jogarem apenas pela honra, os dois técnicos a apostaram em jogadores menos utilizados e em elementos da formação júnior (Rio Ave) e equipa B (Sp. Braga), cedo se percebeu que o parco entrosamento e a inexperiência dos jogadores iria condicionar a qualidade da partida, agudizando o facto de nenhuma das equipas ter objetivos na competição.
 
Os primeiros minutos foram o espelho desses predicados, com um futebol demasiado mastigado na intermediária, muitos passes falhados, e pouca objetividade nas saídas para o contra-ataque.
 
Ainda assim, foram os minhotos a querem mostrar algo mais, fazendo uso da maior rotatividade de Tiago Gomes, na lateral canhota, e de Luíz Carlos, no meio-campo, para tentarem causar alguns desequilíbrios, e, sobretudo, mostrarem maior intencionalidade.
 
O Rio Ave pagava a fatura de ter uma equipa muito "tenrinha" e com poucos minutos de jogo, fazendo com que as tentativas de saídas para o contra-ataque fossem, quase sempre, anuladas pela defensiva minhota.
 
Nesta toada, parecia claro que só num lance fortuito o marcador poderia funcionar, algo que aconteceu já perto da meia-hora, quando Tiago Gomes, na marcação de um livre, aparentemente inofensivo, percebeu o adiantamento do guardião do Rio Ave Cássio, para executar um "chapéu" perfeito para o 1-0.
 
Só em desvantagem o Rio Ave pareceu ganhar ânimo para reagir, mas dificuldades na construção de jogo eram indisfarçáveis na formação vila-condense, que mostrava-se desarticulada sempre que tentava sair para o contra-ataque, e só num par de lances de bola parada conseguiu criar perigo relativo, em dois remates do reforço Habib.
 
Do outro lado, os bracarenses assumiam uma postura mais expectante, mas mostravam-se atentos aos deslizes do adversário, sobretudo nas alas.
 
Numa dessas investidas, já na compensação da primeira parte, Fábio Martins dilatou a vantagem para os visitantes, numa arrancada, facilitada por um ressalto de bola, e finalizada com um remate que ainda desviou no poste até fixar o 2-0 com que se chegou ao intervalo.
 
No regresso do descanso, o Rio Ave ainda prometeu uma reação, impondo mais ritmo e velocidade no jogo, mas, de novo, sem disfarçar as dificuldades na finalização, apesar de passar a jogar com uma frente de ataque com quatro elementos, com a entrada de Ernest.
 
O Braga preferia dar a iniciativa ao adversário nesta fase, e pouco fazia para procurar o terceiro golo, espreitando, de quando vez, o contra-ataque, onde Fábio Martins tentava impor a sua velocidade, mas sempre muito desapoiado.
 
Com a evidente falta de qualidade, e motivação, acabou por ser, novamente, de bola parada, que o perigo voltou a rondar as balizas. Luís Gustavo, por duas vezes, de livre, atirou por cima, enquanto que nos "arsenalistas", Marcelo Goiano foi mais assertivo, atirando ao poste da baliza de Cássio, também de livre.
 
Nesta toada, os últimos minutos acabaram por ser penosos de assistir, com a partida resumida a inconsequentes correrias e com muitas faltas, numa ausência de futebol que fez apito final ser de alívio para todos.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Taça da Liga: Sp. Braga e Académica vencem
Estudantes batem madeirenses, bracarenses ganham em Vila do Conde.

Sporting de Braga e Académica saíram vitoriosos dos seus compromissos para a Taça da Liga, esta tarde de quarta-feira. Nenhum dos jogos tinha influência nas contas finais do Grupo D, que já tinha como vencedor assegurado o FC Porto.

Os bracarenses foram vencer fora o Rio Ave, por 2-0. Os golos foram apontados por Tiago Gomes, aos 28 minutos, e Fábio Martins, aos 45.

Em Coimbra, a Académica derrotou o União da Madeira, por 3-1. Os insulares marcaram primeiro, por Filipe Chaby, aos 11 minutos, mas os estudantes deram a volta ao resultado com golos de Olascuaga (27'), Aníbal Capela (57') e Marinho (78').

Classificação final do Grupo D:

1.º FC Porto, 10 pontos
2.º Sp. Braga, 7 pontos
3.º Académica, 6 pontos
4.º U. Madeira, 6 pontos
5.º Rio Ave, 0 pontos

RELVADO